quinta-feira, 3 de outubro de 2013

LITURGIA DIÁRIA 04/10/2013




Tema do Dia

São Francisco de Assis

Baruc se apresenta logo após Jeremias, de quem foi secretário, e é mais um livro sapiencial do que profético. O texto lido hoje é um verdadeiro exame de consciência do povo, onde se recorda a fidelidade de Javé e as traições dos filhos de Israel.

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda
e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame
 e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por
 todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores
se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos
a vida eterna. Amém.

Branco. 6ª-feira da 26ª Semana Tempo Comum
S. Francisco de Assis, Rlg, memória


Primeira Leitura (Br 1,15-22)
São Francisco de Assis
Sexta-feira 04/10/13

Leitura do Livro de Baruc.

15Ao Senhor nosso Deus, cabe justiça; enquanto a nós, resta-nos corar de vergonha, como acontece no dia de hoje aos homens de Judá e aos habitantes de Jerusalém,16aos nossos reis, nossos príncipes e sacerdotes, aos nossos profetas e nossos antepassados: 17pois pecamos diante do Senhor e lhe desobedecemos 18e não ouvimos a voz do Senhor, nosso Deus, que nos exortava a viver de acordo com os mandamentos que ele pôs sob os nossos olhos. 19Desde o dia em que o Senhor tirou nossos pais do Egito, até hoje, temos sido desobedientes ao Senhor nosso Deus, procedemos inconsideradamente, deixando de ouvir sua voz; 20por isso perseguem-nos as calamidades e a maldição, que o Senhor nos lançou por meio de Moisés, seu servo, no dia em que tirou nossos pais do Egito, para nos dar uma terra que mana leite e mel, como de fato é hoje. 21Mas não escutamos a voz do Senhor, nosso Deus, como vem nas palavras dos profetas que ele nos enviou, 22e entregamo-nos, cada qual, às inclinações do perverso coração, para servir a outros deuses e praticar o mal aos olhos do Senhor, nosso Deus!

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Responsório (Sl 78)
São Francisco de Assis
Sexta-feira 04/10/13

— Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos, ó Senhor!
— Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos, ó Senhor!

— Invadiram vossa herança os infiéis, profanaram, ó Senhor, o vosso templo, Jerusalém foi reduzida a ruínas! Lançaram aos abutres como pasto os cadáveres dos vossos servidores; e às feras da floresta entregaram os corpos dos fiéis, vossos eleitos.
— Derramaram o seu sangue como água em torno das muralhas de Sião, e não houve quem lhes desse sepultura! Nós nos tornamos o opróbrio dos vizinhos, um objeto de desprezo e zombaria para os povos e àqueles que nos cercam. Mas até quando, ó Senhor, veremos isto? Conservareis eternamente a vossa ira? Como fogo arderá a vossa cólera?
— Não lembreis as nossas culpas do passado, mas venha logo sobre nós vossa bondade, pois estamos humilhados em extremo.
— Ajudai-nos, nosso Deus e Salvador! Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! Por vosso nome, perdoai nossos pecados!


Evangelho (Lc 10,13-16)
São Francisco de Assis
Sexta-feira 04/10/13


As cidades que não creram.


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 13“Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas. 14Pois bem: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós.15Ai de ti, Carfanaum! Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno.16Quem vos escuta a mim escuta; e quem vos rejeita a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações
que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los  em prática.
Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedeis todos por mim. Amém

Vim desejar um maravilhoso FDS.

VIM REGAR COM BEIJOS O JARDIM DA NOSSA AMIZADE. AGRADECER O CARINHO DA SUA VISITA E, DESEJAR UM... LINDO DIA...

FELIZ SEXTA-FEIRA PRA VOCÊ!!! - Espero que você tenha nesse dia muitas alegrias!

O Papa: É "uma vergonha" novo naufrágio em Lampedusa onde morreram 94

Papa Francisco. Foto: Grupo ACI

VATICANO, 03 Out. 13 / 04:44 pm (ACI/EWTN Noticias).- "A palavra que me vem é vergonha: é uma vergonha", exclamou o Papa Francisco ao concluir o discurso aos participantes do simpósio sobre a encíclica Pacem in terris de João XXIII, ao referir-se ao naufrágio ocorrido nesta quinta-feira nas costas da ilha de Lampedusa (Itália) onde faleceram pelo menos 93 pessoas, entre elas mulheres e crianças.

Movimento Nacional organiza caminhada em defesa da vida no Rio de Janeiro

Pôster do evento.

RIO DE JANEIRO, 03 Out. 13 / 04:14 pm (ACI/EWTN Noticias).- Com o fim de promover a dignidade humana e o direito à vida desde a concepção até a morte natural, o Movimento Nacional da Cidadania pela Vida – o Brasil sem Aborto, organizou a primeira Caminhada em Defesa da Vida na cidade do Rio de Janeiro no próximo sábado 5 de outubro.

Últimas Notícias »

Últimas Notícias »

O Papa Francisco narra o que sentiu e pensou ao ser eleito no Conclave

As reformas que o Papa quer sobre o poder e o serviço na Igreja

O Papa concede uma entrevista ao jornal italiano La Repubblica

Pela primeira vez o "Banco" do Vaticano publica seu relatório anual

Pe. Lombardi: O Papa Francisco busca a vontade de Deus junto com o Conselho de Cardeais

O Papa: Um povo que não se preocupa com os seus idosos e crianças não tem futuro

ONGs e cristãos denunciam o tráfico de órgãos das vítimas do atentado anticristão no Paquistão

Não pode haver nenhuma justificativa religiosa à violência, diz o Papa

China: Ordenados seis sacerdotes que oferecem sacrifício e dedicação até o martírio

Bento XVI poderia participar da canonização de João Paulo II e João XXIII

Mundo »

Novo Secretário de Estado Vaticano espera contagiar-se com a alegria e simplicidade do Papa


O até agora Núncio Apostólico da Venezuela e, a partir de 15 de outubro, novo Secretário de Estado do Vaticano, Dom Pietro Parolin, assegurou que espera contagiar-se durante o desempenho do seu cargo com "a alegria" e o "espírito de simplicidade" do Papa Francisco.

Também:

Vaticano »

Intenções de oração do Papa para o mês de outubro


O Vaticano divulgou que nas intenções do Papa Francisco para o mês de outubro estão aqueles que estão desesperados a ponto de desejar o fim da própria vida, e que todos sejam anunciadores da Palavra de Deus.

Também:

Vaticano »

A Igreja que é santa não é somente dos "puros" e está aberta aos mais afastados, diz o Papa


A Igreja é Santa porque sua origem é Deus que é santo e a ela pertencem não somente os "puros", mas também todos os pecadores, inclusive aqueles que estão mais afastados, disse nesta manhã o Papa Francisco na audiência geral que presidiu na Praça de São Pedro ante 50 mil pessoas.

Também:

Vaticano »

O Papa e o conselho de cardeais aprofundam no Vaticano II ao tratar o tema da reforma da Cúria


O diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, informou nesta manhã sobre o desenvolvimento da reunião do Papa Francisco com o Conselho de oito Cardeais, que ele escolheu e estabeleceu como permanente, e que se celebra no Vaticano do dia 1º a 3 de outubro.

Também:

Vaticano »

As reflexões do Papa sobre a justiça no mundo e a missão da Igreja

Em seu diálogo com o jornalista e cofundador do jornal italiano La Reppublica, Eugenio Scalfari, publicado ontem, o Papa Francisco abordou o tema da justiça no mundo, e a missão da Igreja a respeito.

Também:

Mundo »

O Papa confronta o agnosticismo no tema do bem, do mal e da alma


Em sua entrevista publicada ontem com o cofundador do jornal italiano La Reppublica, Eugenio Scalfari, o Papa Francisco se referiu ao agnosticismo e assegurou ao seu interlocutor, que não acredita na existência da alma, mesmo que ele não acredite, ele tem uma.

Quando Bergoglio derrotou os teólogos da libertação, recorda Dom Filippo Santoro

O então Cardeal Jorge Mario Bergoglio
celebra uma Missa durante a 
V Conferência em Aparecida. 
Foto: Captura do YouTube

ROMA, 03 Out. 13 / 11:01 am (ACI/EWTN Noticias).- O Arcebispo de Taranto (Itália) que serviu como sacerdote e Bispo no Brasil durante mais de 25 anos, Dom Filippo Santoro, recordou em um artigo publicado no jornal da Conferência Episcopal Italiana "Avvenire" o papel desempenhado pelo então Cardeal Jorge Mario Bergoglio –hoje Papa Francisco– quando derrotou os postulados marxistas da teologia da libertação na Conferência do Episcopado Latino-americano em Aparecida no ano de 2007.

Um papa provocador - Os que apostam na descontinuidade vão perder o jogo. João Paulo II, Bento XVI e Francisco tocam a mesma música, embora com gingado diferente

ALBERTO PIZZOLI / AFP

*Por Carlos Alberto Di Franco

O papa Francisco é um comunicador de primeira. Simples. Direto. Desimpedido. Seu estilo é surpreendentemente solto e provocador. Seu discurso é coloquial e sincero. É um papa falante, alegre, com jeitão laico. Um papa diferente. Mas é o papa. E tem plena consciência do seu ministério e de sua autoridade. Não pode ser interpretado pela metade. Ele demanda contexto. Francisco dá boas manchetes. Mas é preciso ir ao cerne do seu pensamento. Cria-se, caso contrário, a síndrome da esquizofrenia informativa: um papa fala na manchete, mas outro discursa no conjunto da matéria.

Você sabia que:


O incenso tem vários significados. Quando arde simboliza o zelo que deve consumir aos fiéis; seu odor agradável simboliza o aroma da virtude e a ascensão da fumaça simboliza nossa oração que se eleva a Deus.

Podcast - Ouça a história do santo do dia

Podcast

Podcast - Ouça a Homilia do Evangelho do dia

Podcast

Homilia do dia

Lucas 10,1-12

Homilia
Data
10/03/13
10/02/13
10/01/13

Podcast - Ouça o Evangelho do Dia

Podcast

Evangelho do dia

Lucas 10,1-12

Evangelho
Data
10/03/13
10/02/13
10/01/13

TERÇOS – VÍDEOS

TERÇO DA DIVINA PROVIDÊNCIA
 

TERÇO DE CURA E LIBERTAÇÃO
 

TERÇO DA FÉ
 

TERÇO DO ESPÍRITO SANTO
 

TERÇO DA LIBERTAÇÃO CANTADO - JOÃO GREGÓRIO

LITURGIA DAS HORAS

Clique no ícone abaixo
para acesso à Hora Canônica

Mensagens diárias prá vc

Terço - Mistérios Luminosos - Quinta-Feira


Terço do Rosário: Mistérios Luminosos





TERÇO DA MISERICÓRDIA - VÍDEOS






"Quando rezarem este Terço junto aos agonizantes, Eu me colocarei entre o Pai e a alma agonizante, não como justo Juiz, mas como Salvador misericordioso".

JESUS, EU CONFIO EM VÓS!!!

São Francisco de Borja - 3 de outubro


A família Borja, era uma das mais célebres do reino do Aragão, Espanha. Alcançou fama mundial quando Alfonso Borja foi eleito Papa com o nome do Calixto III. No final do mesmo século, houve outro Papa Borja, Alexandre VI, que tinha quatro filhos quando foi eleito ao Pontificado. Para dotar seu filho Pedro, comprou o ducado de Gandía, (em Valência, Espanha). Pedro, por sua vez legou seu filho João, que foi assassinado pouco depois de seu matrimônio. Seu filho, o terceiro duque de Gandía, casou-se com a filha natural de um filho de Fernando V de Aragão. Deste matrimônio nasceu em 28 de outubro de 1510 Francisco de Borja e Aragão, nosso santo, que era neto de um Papa (Alexandre VI) e de um rei (Fernando) e além disso, primo do imperador Carlos V.

Bem-aventurado Columba José Marmion - 03 de Outubro

 Columba José Marmion
Bem-aventurado
1858-1923
Fundou a Congregação Belga da Anunciação
José Aloísio Marmion nasceu na cidade de Dublin, na Irlanda, no dia 1º de abril de 1858. Seu pai, William, era irlandês e sua mãe, Ermínia, era francesa. O casal muito piedoso teve a graça de ver as três filhas se consagrarem a Deus, na Congregação das Irmãs da Misericórdia. Mais tarde, também o filho José, que ingressou no seminário diocesano da sua cidade natal, aos dezesseis anos de idade. Ele terminou os estudos de teologia no Colégio de Propaganda Fide, em Roma, onde foi ordenado sacerdote em 1881.

Santa Maria Josefa Rossello - 03 de Outubro

Santa Maria Josefa Rossello
Benedita Rossello era natural da belíssima cidade de Albissola Mariana, em Savona, na Itália. Nasceu no dia 27 de maio de 1811, descendente de uma humilde família de fabricantes de vasilhas e, desde cedo, teve de, literalmente, “colocar a mão na massa” para ajudar o pai com a modelação da argila. Mas trabalhar para a família não era o suficiente para Benedita. O que ela mais queria era trabalhar para o mundo, para os outros, para o próximo.

São Dionísio Areopagita - 03 de Outubro

São Dionísio Areopagita
culo I
Os cristãos sempre sofreram intensas perseguições, chacinas e saques durante o transcorrer dos séculos, principalmente no início da formação da Igreja. Tanto que muitos dos escritos foram queimados ou destruídos de outra forma. Por isso a memória da Igreja, às vezes, tem dados insuficientes sobre a vida e a obra de santos e mártires do seu passado mais remoto. Para que essas poucas evidências não se perdessem, ela se valeu das fontes mais fiéis da literatura mundial, que nada mais são do que as próprias narrações das antigas tradições orais cristãs preservadas pela humanidade.

Protomártires do Brasil - 03 de Outubro






Dentro da conturbada invasão dos holandeses no nordeste do Brasil, encontram-se os dois martírios coletivos: o de Cunhaú e o de Uruaçu. Estes martírios aconteceram no ano de 1645, sendo que o Pe. André de Soveral e Domingos de Carvalho foram mártires em Cunhaú e o Pe. Ambrósio Francisco Ferro e Mateus Moreira em Uruaçu; dentre outros.