domingo, 21 de setembro de 2025

LITURGIA DIÁRIA - 21/09/2025


Tema do dia

SEJA BENDITO O NOME DO SENHOR, DESDE AGORA E PARA SEMPRE

Escutem, exploradores do necessitado, opressores dos pobres! Vocês ficam maquinando: «Quando vai passar a festa da lua nova, para diminuir as medidas, aumentar o peso e viciar a balança?» Não posso me esquecer de tudo o que essa gente faz. (Am 8,4-7)
Fonte: Arquidiocese BH em 22/09/2019

As palavras dos Papas

A lógica do lucro, se é prevalecente, incrementa a desproporção entre pobres e ricos, assim como uma exploração destruidora do planeta. Quando, ao contrário, prevalece a lógica da partilha e da solidariedade, é possível corrigir a rota e orientá-la para um desenvolvimento equitativo, para o bem comum de todos. Na realidade, trata-se da decisão entre o egoísmo e o amor, entre a justiça e a desonestidade, ou seja, entre Deus e Satanás. [...] Hoje, como ontem, a vida do cristão exige a coragem de ir contra a corrente, de amar como Jesus, que chegou ao sacrifício de si na cruz. Podemos então dizer, parafraseando uma consideração de Santo Agostinho, que por meio das riquezas terrenas devemos conquistar as verdadeiras e eternas: de fato, se há quem está pronto a qualquer tipo de desonestidade para se garantir um bem-estar material sempre aleatório, muito mais nós cristãos nos devemos preocupar por prover à nossa felicidade eterna com os bens desta terra”. (Papa Bento XVI, Homilia na Missa em Velletri, 23 de setembro de 2007)

Oração para antes de lea Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

Domingo, 25º Domingo do Tempo Comum, Ano C
Hoje, omite-se a Festa de São Mateus, Apóstolo e Evangelista
Cor: Verde


Primeira Leitura (Amos 8,4-7)
25º Domingo do Tempo Comum | Domingo - 21/09/2025

Leitura da profecia de Amos:

4 Ouvi isto, vós que maltratais os humildes e causais a prostração dos pobres da terra; 5 vós que andais dizendo: "Quando passará a lua nova, para vendermos bem a mercadoria? E o sábado, para darmos pronta saída ao trigo, para diminuir medidas, aumentar pesos, e adulterar balanças, 6 dominar os pobres com dinheiro e os humildes com um par de sandálias, e para pôr à venda o refugo do trigo?" 7 Por causa da soberba de Jacó, jurou o Senhor: "Nunca mais esquecerei o que eles fizeram".

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório Sl 112(113),1-2.4-6.7-8 (R. 1a.7b)
25º Domingo do Tempo Comum | Domingo - 21/09/2025

— Louvai o Senhor que eleva os pobres!
— Louvai o Senhor que eleva os pobres!

— Louvai, louvai, ó servos do Senhor / Louvai, louvai, o nome do Senhor! / Bendito seja o nome do Senhor / Agora e por toda a eternidade!
— O Senhor está acima das nações / Sua glória vai além dos altos céus / Quem pode comparar-se ao nosso Deus / Ao Senhor que no alto céu tem seu trono / E se inclina para olhar o céu e a terra?
— Levanta da poeira o indigente / E do lixo ele retira o pobrezinho / Pra fazê-lo assentar-se com os nobres / Assentar-se com os nobres do seu povo.

Segunda leitura I Timóteo 2,1-8
25º Domingo do Tempo Comum | Domingo - 21/09/2025

Leitura da primeira carta de São Paulo a Timóteo:

Caríssimo: 1 Antes de tudo, recomendo que se façam preces e orações, súplicas e ações de graças, por todos os homens;2 pelos que governam e por todos que ocupam altos cargos, a fim de que possamos levar uma vida tranquila e serena, com toda piedade e dignidade.
3 Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, 4 que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.5 Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus,o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo. Para isso fui designado pregador e apóstolo, mestre da verdadeira fé aos gentios. 8 Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem discussões.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Evangelho (Lc 16,1-13 – Forma breve: 16,10-13)
25º Domingo do Tempo Comum | Domingo - 21/09/2025



o podeis servir a Deus e à riqueza

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Jesus Cristo, sendo rico, se fez pobre e por amor; para que sua pobreza nos, assim, enriquecesse.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus dizia aos discípulos: “Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens. 2Ele o chamou e lhe disse: ‘Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens’.
3O administrador então começou a refletir: ‘O senhor vai me tirar a administração. Que vou fazer? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha. 4Ah! Já sei o que fazer, para que alguém me receba em sua casa, quando eu for afastado da administração’.
5Então ele chamou cada um dos que estavam devendo ao seu patrão. E perguntou ao primeiro: ‘Quanto deves ao meu patrão?’ 6Ele respondeu: ‘Cem barris de óleo!’ O administrador disse: ‘Pega a tua conta, senta-te, depressa, e escreve cinquenta!’
7Depois ele perguntou a outro: ‘E tu, quanto deves?’ Ele respondeu: ‘Cem medidas de trigo’. O administrador disse: ‘Pega tua conta e escreve oitenta’.
8E o senhor elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz. 9E eu vos digo: usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas.
10 [Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. 11Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? 12E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso?
13Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”.]

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração pardepois dler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada,  meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 20/09/2025

ANO C


Lc 8,4-15

Comentário do Evangelho

A Parábola do Semeador: Lições de Fé


A pregação de Jesus atraía grandes multidões. Para além de seus discursos e exortações, Ele utilizava histórias do cotidiano, de fácil compreensão, com o objetivo de despertar nos ouvintes o desejo de conhecer mais profundamente o Reino de Deus. A parábola do semeador, por exemplo, visa encorajar os discípulos a persistirem, mesmo diante das dificuldades e fracassos. Essa parábola é registrada nos evangelhos sinóticos, onde Jesus compara o anúncio da Palavra de Deus ao trabalho de um semeador que espalha sementes sem escolher o solo.
Dos quatro tipos de terrenos descritos, três aparentam falhar: 1) no caminho, a semente é destruída; 2) sobre a rocha, ela seca; 3) entre os espinhos, ela é sufocada. Contudo, o esforço do semeador é recompensado quando a semente cai em boa terra, produzindo frutos a cem por um, como símbolo da bênção divina. Jesus explica o significado da parábola após ser questionado por seus discípulos. Os diferentes tipos de terreno representam as diversas condições dos fiéis na comunidade cristã primitiva. Alguns são seduzidos pelo Diabo, outros enfrentam tribulações, enquanto há também aqueles que são sufocados pelas angústias, pelas riquezas e pelos prazeres da vida. Finalmente, há os que preservam a Palavra e perseveram diante dos desafios.
https://catequisar.com.br/liturgia/a-parabola-do-semeador-licoes-de-fe/

Reflexão

Ao longo desta semana, o Evangelho nos apresentou diversas atividades de Jesus no meio do povo. À primeira vista, parecem ações simples, de pouca importância, mas a parábola do semeador, lida hoje, dá profundidade a toda essa aparente banalidade. Deus não age para provocar uma alteração imprevista nas situações atuais. Sua Palavra age do mesmo modo que o grão semeado na terra, que germina lentamente, mas produz frutos abundantes. A semente continua a ser lançada cada vez que lemos a Bíblia ou participamos da liturgia da Palavra. Mas, para que dê frutos, precisa encontrar um solo fértil, propício para seu crescimento. Nosso coração está preparado para acolher a Palavra de Deus e transformá-la em vida nova?
(Dia a Dia com o Evangelho 2025 - PAULUS)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/20-sabado-11/

Reflexão

«O que caiu em terra boa são aqueles que, (...) dão fruto pela perseverança»

Rev. D. Lluís RAVENTÓS i Artés
(Tarragona, Espanha)

Hoje, Jesus nos fala de um semeador que «saiu a semear» (Lc 8,5) e aquela semente era precisamente «a Palavra de Deus». Mas «crescendo ao mesmo tempo, os espinhos a sufocaram» (Lc 8,7).
Há uma grande variedade de espinhos. «Aquilo que caiu entre os espinhos são os que escutam, mas vivendo em meio as preocupações, as riquezas e os prazeres da vida, são sufocados e não chegam a amadurecer» (Lc 8,14).
-Senhor, por acaso sou culpável de ter preocupações? Já quisera não tê-las, mas vêm por todas partes! Não entendo por que hão de privar-me da sua Palavra, se não são pecado, nem vicio, nem defeito.
-Por que esquece que Eu sou o seu Pai e deixa-se escravizar por uma manhã que não sabe se chegará!
«Se vivêssemos com mais confiança na Providência divina, seguros -com uma fé firmíssima- dessa proteção diária que nunca nos falta, quantas preocupações ou aflições nos pouparíamos! Desapareceria uma quantidade de quimeras que, na boca de Jesus, são próprias dos pagãos, dos homens mundanos (cf. Lc 12,30), das pessoas que são carentes de sentido sobrenatural (...). Eu quisera gravar a fogo na vossa mente -nos diz São Josemaria- que temos todos os motivos para andar com otimismo nesta terra, com a alma desasida de tudo de tantas coisas que parecem imprescindíveis, já que vosso Pai sabe muito bem o que necessitais! (cf. Lc 12,30), e Ele vos provê de tudo». Disse Davi: «Depõe no Senhor os teus cuidados e, ele te susterá» (Sal 54,23). Assim fez São José quando o Senhor o provou: reflexionou, consultou, orou, tomou uma resolução e deixou tudo nas mãos de Deus. Quando veio o Anjo -comenta Mn. Ballarín-, não quis despertá-lo e falou em sonhos. Em fim, «Eu não devo ter mais preocupações que a tua Glória..., numa palavra, teu Amor» (São Josemaria).

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «Quando se introduz a palavra divina numa inteligência limpa dos cuidados mundanos, produz raízes profundas, produz espigas e cresce oportunamente» (São Cirilo de Alexandria)

- «A semente do Evangelho fecunda a história dos homens e anuncia uma colheita abundante. Jesus faz da mesma forma uma advertência: só no coração bem-disposto germina a Palavra de Deus» (São João Paulo II)

- «A invocação do santo Nome de Jesus é o caminho mais simples da oração contínua. Muitas vezes repetida por um coração humildemente atento, não se dispersa num “mar de palavras”, mas “guarda a Palavra e produz fruto pela constância (...)» (Catecismo da Igreja Católica, n° 2668)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2025-09-20

Reflexão

Desde a Cruz, Deus nos “abre os olhos e os ouvidos”

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, escutada a “parábola do semeador”, os discípulos perguntam ao Mestre pelo seu significado. Através duma resposta enigmática, diz-lhes porque fala em parábolas às pessoas. No núcleo desta resposta encontram-se umas palavras quase irônicas, inspiradas em Isaías.
O profeta tinha “fracassado” porque a sua mensagem não era “politicamente correta”. Mas, através deste mesmo fracasso, as suas palavras foram eficazes. É o mesmo destino de Jesus Cristo: a Cruz, da qual brota uma grande fecundidade. Aí a “parábola do semeador” é muito ilustrativa. O tempo de Jesus é o tempo da semente e da sementeira. O próprio Jesus é o grão que, “fracassando” na Cruz, morrerá dando muito fruto. Sendo elevado na Cruz —tal como tinha previsto—atrairia todos para Ele.
—Jesus, contigo o “fracasso” dos profetas aparece sob outra luz: tu Cruz é o modo de conseguir que todos os olhos e ouvidos se abram a Deus.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2025-09-20

Comentário do Evangelho

Parábolas de Jesus: O semeador


Hoje escutamos uma parábola muito importante: A do semeador. Aí aparece qual é a tarefa do cristão para santificar-se: Ser uma boa terra, preparada para acolher a semente divina. A santidade a de Deus, nós não a fabricamos.
—Mas Deus conta com nossa liberdade. Eduquemos, pois, a liberdade! Porque alguns andam “afogados” pela vida. O Que há no meu coração? Pedras? Espinhos? Terras aradas?
https://family.evangeli.net/pt/feria/2025-09-20

Meditação

A Palavra: dos ouvidos ao coração!

Pela Palavra, o Pai semeia sua semente, sua própria vida, e não exclui nenhum terreno. Crê na conversão! A semente que cai à beira do caminho, pisada e comida pelas aves, são aqueles que ouvem a Palavra, mas o diabo a arranca para não acreditarem nem se salvarem. Caída sobre pedras, brota e seca porque não há umidade, são os que, alegres, a ouvem, mas não têm raiz; na tentação voltam atrás. Caída entre espinhos, que crescem juntos e a sufocam, são os que a ouvem, mas com o tempo as preocupações, a riqueza e os prazeres da vida não lhe permitem amadurecer. A que cai em terra boa, brota e dá fruto cem por um, são os que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra e frutificam na perseverança. Que terreno estou sendo para o Pai semeador?
Coleta
Ó DEUS, vos dignastes multiplicar filhos adotivos no mundo inteiro e tornastes o sangue dos Santos mártires André e seus companheiros uma fecunda semente de cristãos; concedei que cada vez mais sejamos fortalecidos por seu auxílio e revigorados por seu exemplo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=20%2F09%2F2025&leitura=meditacao