domingo, 10 de agosto de 2014

LITURGIA DIÁRIA 11/08/2014


Tema do Dia

«O mestre de vocês não paga o imposto do Templo?»

Exilados na Bbilônia, Ezequiel conscientiza os compatriotas a respeito de seus pecados e tenta salvar o ‘resto de Israel’. Exorta seu povo contra a idolatria e mostra o caminho da conversão. No texto, o Profeta narra a sua visão da glória de Deus.

Oração para antes de ler a Bíblia



Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

Verde. 2ª-feira da 19ª Semana Tempo Comum


Primeira Leitura (Ez 1,2-5.24-28c)
Santa Clara - Segunda-feira 11/08/2014

Leitura da Profecia de Eze­quiel.

2No dia cinco do mês – esse era o quinto ano do exílio do rei Joaquim –, 3a palavra do Senhor foi dirigida a Ezequiel, filho do sacerdote Buzi, na terra dos caldeus, junto ao rio Cobar. Foi ali que a mão do Senhor esteve sobre ele. 4Eu vi que um vento impetuoso vinha do norte, uma grande nuvem envolta em claridade e relâmpagos; no meio brilhava algo como se fosse ouro incandescente. 5No centro aparecia a figura de quatro seres vivos. Este era o seu aspecto: cada um tinha a figura de homem. 24E eu ouvi o rumor de suas asas: Era como um estrondo de muitas águas, como a voz do Poderoso. Quando se moviam, o seu ruído era como o barulho de um acampamento; quando paravam, eles deixavam pender as asas. 25O ruído vinha de cima do fir­ma­mento, que estava sobre suas cabeças. 26Acima do fir­mamento que estava sobre as cabeças, havia algo parecido com safira, uma espécie de trono, e sobre essa espécie de trono, bem no alto, uma figura com aparência humana.
27E eu vi como que um brilho de ouro incandescente, envolvendo essa figura como se fosse fogo, acima daquilo que parecia ser a cintura; abaixo daquilo que parecia ser a cintura vi algo como fogo e, em sua volta, um círculo luminoso. 28cEsse círculo luminoso tinha o mesmo aspecto do arco-íris, que se forma nas nuvens em dia de chuva. Tal era a aparência visível da glória do Senhor. Ao vê-la, caí com o rosto no chão.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.


Responsório(Sl 148)
Santa Clara - Segunda-feira 11/08/2014

— Da vossa glória estão cheios o céu e a terra.
— Da vossa glória estão cheios o céu e a terra.

— Louvai o Senhor Deus nos altos céus, louvai-o no excelso firmamento! Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o, louvai-o, legiões celestiais!
— Reis da terra, povos todos, bendizei-o, e vós, príncipes e todos os juízes; e vós, jovens, e vós, moças e rapazes, anciãos e criancinhas, bendizei-o!
— Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos, porque somente o seu nome é excelso! A majestade e esplendor de sua glória ultrapassam em grandeza o céu e a terra.
— Ele exaltou seu povo eleito em poderio, ele é o motivo de louvor para os seus santos. É um hino para os filhos de Israel, este povo que ele ama e lhe pertence.


Evangelho(Mt 17,22-27)
Santa Clara - Segunda-feira 11/08/2014


 A Deus o que é de Deus! 

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 22quando Jesus e os seus discípulos estavam reunidos na Galileia, ele lhes disse: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. 23Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará”. E os discípulos ficaram muito tristes. 24Quando chegaram a Ca­far­naum, os cobradores do imposto do Templo aproximaram-se de Pedro e perguntaram: “O vosso mestre não paga o imposto do Templo?”
25Pedro respondeu; “Sim, pa­ga”. Ao entrar em casa, Jesus adiantou-se, e perguntou: “Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos?” 26Pedro respondeu: “Dos estranhos!” Então Jesus disse: “Logo os filhos são livres.27Mas, para não escandalizar essa gente, vai ao mar, lança o anzol, e abre a boca do primeiro peixe que pescares. Ali encontrarás uma moeda; pega então a moeda e vai entregá-la a eles, por mim e por ti”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los  em prática.Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedeis todos por mim. Amém.

DESEJO A TODOS UMA SEMANA ABENÇOADA COM A GRAÇA DA INTERCESSÃO DA VIRGEM SANTÍSSIMA. PAZ E BENÇÃO...

BOM DIA ESPÍRITO SANTO! O QUE VAMOS FAZER JUNTOS HOJE? - ABENÇOADO SEJA SEU DIA COM A PRESENÇA DE MARIA!

UMA MARAVILHOSA SEGUNDA-FEIRA PARA VOCÊ...

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 10/08/2014

10 de Agosto de 2014

ANO A



Comentário do Evangelho

A travessia

A primeira leitura, assim como o evangelho, fala de uma travessia. No caso de Elias, é uma travessia pelo deserto. Os discípulos de Jesus fazem a travessia para a outra margem do Mar da Galileia, depois do episódio dos pães. Jesus, a sós, vai à montanha para rezar. Uma e outra travessia são símbolos da vida cotidiana em que se dá o encontro com Deus. É o tempo em que Deus se aproxima do homem, como se aproximou de Elias e dos discípulos, para revelar quem Ele é e quem é o homem.
Elias atravessa o deserto fugindo da perseguição de Jezabel, mulher do rei Acab, que pretendia matá-lo, pois Elias havia degolado quatrocentos profetas de Baal que estavam a serviço da rainha. No meio da travessia do deserto, Elias pede a Deus a morte; deita-se, à sombra de um junípero, entregue às próprias forças. Misteriosamente, aparece, ali, a comida que ele precisa para continuar o seu caminho até o Monte de Deus. Lá chegando, refugiou-se numa gruta. Avisado que Deus iria passar, se pôs à entrada da gruta e experimentou a presença de Deus não como um vento impetuoso nem como um terremoto, mas como uma brisa suave. Isso foi para Elias uma lição: O Deus de Israel não é um Deus que promove a vingança, nem tampouco o ódio. O Deus que se revela sobre o Monte é um Deus misericordioso, compassivo, bondoso, suave como a brisa da tarde.
A travessia dos discípulos para a outra margem acontece depois do episódio dos pães. O lago de Genesaré é, para o nosso texto de hoje, símbolo da vida cotidiana. Na travessia, o barco é agitado pelas ondas, pois o vento era contrário. O mar é, ainda, para a mentalidade do homem bíblico, símbolo do mal e da morte. O mal agita e ameaça a vida humana e a Igreja. Ao longe, o Senhor vê o sofrimento dos discípulos (cf. Ex 3,7ss) e sai em socorro dos seus caminhando sobre as águas. Gesto simbólico que manifesta a divindade de Jesus. No Antigo Testamento é Deus quem domina a fúria do vento e do mar (cf. Sl 89,10). O medo, a escuridão da noite fazem os discípulos confundirem Jesus com um fantasma. Mesmo diante da palavra de Jesus, “sou eu”, Pedro o desafia. À palavra de Jesus ele sai do barco e caminha sobre a água, mas duvida e começa a afundar. O Senhor, no entanto, o resgata. O que faz Pedro afundar é o medo, a dúvida, a falta de confiança no Senhor. Mergulhado na sua fraqueza, em razão da sua incredulidade, Pedro irá experimentar a força do braço do Senhor que o arrancou do poder do mal e da morte.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, que eu saiba transformar minhas quedas e fracassos em ocasião para crescer na fé em Jesus, e para reforçar a disposição de deixar-me guiar pela palavra dele.

Recadinho


Você acha que Deus exige muito de você? - Você consegue se isolar de vez em quando para rezar? - Há muitas tempestades em sua vida? - Você tem muito medo? Dê algum exemplo. - Você se fortalece na oração?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R

Comentário do Evangelho

EM MEIO ÀS TEMPESTADES

A cena evangélica desenrola-se em meio aos ventos, tempestades e ondas encapeladas, que põem em risco a vida dos discípulos, enquanto atravessam o mar da Galiléia. Além disso, é noite! A natureza toda parece ter-se colocado contra o pequeno grupo. O quê fazer neste contexto desesperador, quando todos já haviam sido tomados pelo medo?
A salvação aparece com a chegada de Jesus. Embora a tempestade continue, ele lhes recomenda a não temer, mas confiar. Quando o Mestre está com eles, podem estar seguros de que não perecerão.
A ousadia de Pedro, querendo por à prova o Mestre, acabou em fracasso. Amedrontado pelo vento furioso, começou a afundar. Sua falta de fé levou-o a duvidar da presença do Senhor. Donde o risco de quase ter sido tragado pelas ondas. Só se salvou porque recorreu a Jesus.
Este fato ilustra a vida da comunidade cristã, atribulada por perseguições, verdadeiras tempestades que devem enfrentar. Quando tudo parece concorrer para fazer a comunidade sucumbir, é preciso reconhecer a presença salvadora do Mestre. Até mesmo as lideranças, representadas por Pedro, correm o risco de perder a fé. Atitude arriscada, que pode levar a todos de roldão. Só é possível salvar-se, recorrendo a Jesus: "Senhor, salva-nos!"
Oração
Espírito de entrega nas mãos de Deus, nos momentos de tempestade, faze-me perceber a presença salvadora de quem pode impedir-me de sucumbir.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Deus eterno e todo-poderoso, a quem ousamos chamar de Pai, dai-nos cada vez mais um coração de filhos, para alcançarmos um dia a herança que prometestes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Preces – XIX Domingo do Tempo Comum – Ano A


Sacerdote: Irmãos e irmãs, junto com a Virgem Maria, São José e com toda a corte celeste adoremos a Trindade Santíssima e supliquemos:

Todos: Salvai-nos, Senhor!

1. “E, começando a afundar, gritou: ‘Senhor, salva-me!’” (Mt 14, 30). Olhai, Senhor, para a vossa Igreja, erguei-lhe com vossa mão misericordiosa, concedei-lhe sempre paz e unidade e fortificai na vossa santa doutrina todos os seus pastores e fiéis. Rezemos ao Senhor.

2. “Ouviu-se o murmúrio de uma leve brisa. Ouvindo isso, Elias cobriu o rosto com o manto saiu e pôs-se à entrada da gruta.” (1Rs 19, 13). Vós que vos manifestastes na simplicidade e mansidão de uma brisa, permiti que vos reconheçamos na humildade sublime da Sagrada Hóstia.  Rezemos ao Senhor.

3. “A justiça e a paz se abraçarão” (Sl 84, 11). Concedei aos governantes e legisladores o espírito de sabedoria para que façam da nossa sociedade um lugar de verdadeira justiça e paz. Rezemos ao Senhor.

4. “Deles é que descende, quanto à sua humanidade Cristo” (Rm 9, 4). Lembrai-vos, Senhor, do povo que vos pertence, e fazei que Israel seja conduzido à plenitude da salvação que nos dais em Jesus Cristo, o Salvador esperado. Rezemos ao Senhor.

5. “O Senhor nos dará tudo que é bom” (Sl 84, 13).Fazei participar de vossa glória nos céus e recompensai com todo o bem os nossos irmãos, amigos e benfeitores falecido. Rezemos ao Senhor.

Sacerdote: Pai todo-poderoso, que desejais a salvação de todos, escutai as preces de vosso povo, reunido em nome de Cristo e, pelo Espírito Santificador, concedei-nos a graça de vos amar para sempre. Por Cristo, nosso Senhor.

Amém.

XIX Domingo do Tempo Comum – Ano A


XIX Domingo do Tempo Comum – Ano A

Leituras e subsídios para liturgia e homilia:

Músicas para o 19º Domingo Comum (10/08/2014)


Deus está perto

1ª Opção:

Os vídeos ou áudios aqui apresentados têm o objetivo de proporcionar apenas amostras dos cantos litúrgicos suficientes para os que desejam aprender e cantar nas liturgias. As músicas completas poderão ser adquiridas em estabelecimento que comercialize músicas católicas ou pela internet nos sites especializados.

ENTRADAVídeo ou mp3PartituraCifraIndicação
Senhor tua aliançaVídeoPartituraCifra1
Alegres vamos à casa do PaiVídeoPartituraCifra2
Eis-me aqui SenhorVídeoPartituraCifra3
SALMO RESPONSORIAL
Mostrai-nos ó SenhorVídeoPartituraCifra1
ACLAMAÇÃO
Aleluia! Eu confio em nosso SenhorVídeoPartituraCifra1
Aleluia! A tua palavra, Senhor, quero ouvirVídeoPartituraCifra5
OFERENDAS
A mesa santaVídeoPartituraCifra1
Muitos grãos de trigoVídeoPartituraCifra2
No teu altar SenhorVídeoPartituraCifra3
Nos caminhos deste mundoVídeoPartituraCifra3
COMUNHÃO
É bom estarmos juntosVídeoPartituraCifra1
Na mesa sagradaVídeoPartituraCifra2
O Pai enviou seu Filho queridoVídeoPartituraCifra5
OUTROS
O pão da vida, a comunhãoVídeoPartituraCifra2
Quero ouvir teu apelo SenhorVídeoPartituraCifra4

Indicações:
1. Folhetos litúrgicos de circulação nacional.

2. Arquidiocese de Goiania – GO.
3. Diocese de Colatina – ES.
4. Arquidiocese de São Paulo – SP.
5. Site especializado em liturgia.

2ª Opção:

SUGESTÕES DE CANTOS PARA A MISSA:

Entrada:
- Eis-me aqui Senhor
- Alegres vamos a casa do Pai
- Vamos Celebrar
- Fico Feliz em vir em tua Casa
- Vai começar a Missa (Grupo Ruah)

Ato Penitencial:

- Eu Confesso a Deus
- Kirie Eleison (Com. Shalom)
- Senhor tende piedade, compadece-te
- Senhor que Vieste Salvar
- Quero Confessar
- Senhor que Vieste para Perdoar
- Pelos Pecados
- Tende Piedade
- Senhor Vós Sois o Caminho
- Kirie Eleison (Nando Mendes)
- Perdão Senhor
- Senhor, Tende Piedade (Pai de Infinita Bondade)

Glória:
- Hino de Louvor VI
- Cantemos Glória
- Glória a Deus nas Alturas
- Louvores a Deus – Liturgico
- Glória, Anjos do Céu
- Gloria, Aleluia
- Glória a Deus nas Alturas
- Gloria a Deus no Céu e Paz na Terra
- Glória a Deus nos altos Céus
- Louvores ao Pai

Salmo:

Aclamação:
- Buscai Primeiro o Reino de Deus
Ofertório:
- Minha Vida Tem Sentido
- A mesa Santa que Preparamos
- Os Grãos que se Formam Espiga
- Quando o trigo Amadurece
- A Ti meu Deus
- Um coração para amar
- De mãos Estendidas
- As nossas ofertas de Vinho e de Pão
- Pão e Vinho
- Tudo o que Tenho
- Meu coração é para Ti, Senhor
- Nesta Prece Senhor
- Bendito sejais

Santo:
- Deus é Santo
Santo - Pe. Cleidimar Moreira
Hosana, Ao nosso Deus
-Santo, Santo é
Hosana, Ao nosso Deus

Paz:
- Esteja Sempre com Você
- Bom e Agradável
- Shalom, te amo

Cordeiro:
- Cordeiro de Deus
- Cordeiro de Deus (Opção 2)

Comunhão:
- Vou cantar teu Amor
- Eis que sou o pão da Vida
- O Pão da Vida, a Comunhão
- De Coração
- Verbum Panis
- Como és Lindo
- Eu sou o Pão do Céu
- Toma e Come

Pós-Comunhão:
- Não dá mais para Voltar (Novo)
- Basta querer (Novo)
- O que Agrada a Deus
- Misericórdia Infinita
Venho Senhor

Final:
- Mãe, Mãe, Mãe