quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE…

LEITURA ORANTE DO DIA 30/01/2025



LEITURA ORANTE

Mc 4,21-25 - Somos luz


Preparamo-nos para a Leitura Orante,
rezando com todos que nas redes sociais participam
deste momento de oração:
Creio, meu Deus, que estou diante de ti.
Que me vês e escutas as minhas orações.
Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.
Tu me deste tudo: eu te agradeço.
Foste tão ofendido por mim:
eu te peço perdão de todo o coração.
Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças
que sabes serem necessárias para mim.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

1. Leitura (Verdade)
- O que a Palavra diz?
Acolhamos a Palavra com o Salmo:
Vossa Palavra é uma luz para os meus passos /
e uma lâmpada luzente em meu caminho (Sl 118,105).
Lemos, atentamente, o texto da Palavra do dia: Mc 4,21-25.
Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 21“Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote ou debaixo da cama? Ao contrário, não a coloca num candeeiro? 22 Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. 23 Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”. 24 Jesus dizia ainda: “Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. 25 Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem”.
Entendendo melhor
Fazemos uns instantes de silêncio e recordamos o que lemos.
Neste texto, aparecem as palavras: "manifesto" "descoberto", correspondendo aos verbos referentes à luz: "acender", "iluminar", "conhecer", "julgar", "ter", "receber". A Palavra de Deus, é uma lâmpada que, antes de iluminar o caminho por onde vamos, ilumina-nos por dentro, ilumina a nossa consciência para que possamos conhecer, discernir a vontade de Deus. Nossa missão na Igreja é de ser luz. Como dizem os bispos, em Aparecida:
"Os fiéis leigos são "os cristãos que estão incorporados a Cristo pelo batismo, que formam o povo de Deus e participam das funções de Cristo: sacerdote, profeta e rei. Eles realizam, segundo sua condição, a missão de todo o povo cristão na Igreja e no mundo". São "homens da Igreja no coração do mundo, e homens do mundo no coração da Igreja." (DAp 209)

2. Meditação (Caminho)
O que a Palavra diz para nós?
Atualizamos a Palavra, ligando-a à nossa vida.
Meditando
Ao falar sobre o significado de ser “luz”, o Papa Francisco explicou: “a luz dissipa a escuridão e permite ver. Jesus é a luz que dissipou as trevas, mas elas ainda permanecem no mundo e nas pessoas”.
Neste sentido, “é tarefa do cristão dissipá-las, fazendo resplandecer a luz de Cristo e anunciando seu Evangelho”.  E essa “irradiação” deve brotar sobretudo “de nossas boas obras”.
“Um discípulo e uma comunidade cristã são luz no mundo quando direcionam os outros para Deus, ajudando cada um a fazer a experiência da sua bondade e da sua misericórdia”, disse o Papa.
Também nós somos luz. Somos filhos da luz, comunicadores da luz de Deus e agimos agora em colaboração com Deus para levar esta mesma luz a outros. O bem-aventurado Alberione entendeu muito bem esta missão, quando em oração diante do Santíssimo Sacramento, ouviu: "Daqui quero iluminar. Eu estou com vocês". Na Eucaristia está a nossa fonte de luz. Noutro momento, Alberione, ouviu: "Dou-lhes a minha luz. E me servirei de vocês para iluminar", e acolheu a Palavra com a missão de torná-la luz a todas as pessoas.

3. Oração (Vida)
O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?
Em sintonia com o coração de Jesus, rezamos:
Jesus é luz, brilhante luz do céu.
Jesus é paz, inquieta e doce paz de Deus.
Jesus é Deus. Quem vê a vida iluminado pela luz que é Jesus,
não anda em trevas, tropeça menos, também se torna luz.
Por isso eu pus a minha luz na luz imensa de Jesus.
Por isso eu pus a minha paz na paz imensa de Jesus,
e depois disso eu já não temerei, não temerei
não temerei a escuridão, a escuridão. Jesus é minha luz.
(Jesus é luz -Pe. Zezinho, scj).

4. Contemplação (Vida)
Qual o novo olhar que a Palavra despertou em nós?
Cristo diz: "Eu sou a luz do mundo"( Jo 8,12) e
"Vocês são a luz do mundo." (Mt 5,14). Passaremos o dia vendo com a luz de Deus, as pessoas, a família, o trabalho, os estudos, todas situações, o mundo, e sobretudo as pessoas com as quais nos relacionamos mais de perto.
Queremos ser "pessoas da Igreja no coração do mundo, e
pessoas do mundo no coração da Igreja"

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Irmã Patrícia Silva, fsp

A Palavra entre nós - 30 de janeiro, 5ª feira, 3ª semana do Tempo Comum


30 de janeiro, 5ª feira, 3ª semana do Tempo Comum


– Hoje é dia 30 de janeiro, 5ª feira da 3ª semana do Tempo Comum.

– Jesus nos fala através parábolas e com palavras simples nos coloca na dinâmica do “novo Reino, o Reino de Deus”. O evangelho é como uma lâmpada que só será útil se colocada no alto para iluminar a todos. O Evangelho nos impulsiona de dentro pra fora, vai iluminando nosso coração com uma luz que irradia também no nosso exterior e que se concretiza em atitudes diárias. Deixe que a Luz do Evangelho penetre todas as áreas de sua vida iluminando e abrindo um caminho de diálogo entre você e Deus.

– Escuta o Evangelho Segundo São Marcos, Capitulo 4, versículos de 21 a 25:

“Dizia-lhes ainda: ‘Será que a lâmpada vem para ficar debaixo da caixa ou da cama? Não é para ser posta sobre o cadeeiro? De fato, nada há de encoberto que não venha a manifestar-se, e nada que tenha sido escondido que não venha à luz. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!’ E dizia lhes ainda: ‘Considerai bem o que ouvis! Com a medida com que medis, também sereis medidos, e com acréscimo! A quem tem será dado; e a quem não tem, será tirado até o que tem.”

– Comparando a uma lâmpada acesa que só possui serventia se for colocada em um candeeiro para iluminar, Jesus nos ensina que assim também é a Boa Nova do Reino que deve ser proclamada e tornar-se conhecida. O Evangelho é a luz que brilha nas trevas do mundo, todo aquele que o conhece torna-se portador desta luz e deve levá-la sem temor. Peça ao Senhor que te inspire a ser como Ele, que de maneira simples sabia iluminar com sua palavra a vida das pessoas.

– O Evangelho de Jesus é luz que te ilumina? Como você tem anunciado a Boa Nova de Jesus? Você tem sido uma luz sobre o candeeiro ou uma luz escondida debaixo da cama? Em que medida você tem se deixado verdadeiramente iluminar pelo Evangelho e ser luz para o mundo?

“Considerai bem o que ouvis”, diz o evangelho de hoje. Que a Palavra do Evangelho penetre em nossa vida e ilumine toda escuridão. Veja o que diz o poeta Affonso Romano de Sant’Anna, neste poema:

Preciso do teu silêncio
cúmplice sobre minhas falhas.
Não fale.
Um sopro, a menor vogal pode me desamparar.
E se eu abrir a boca minha alma vai rachar.
O silêncio, aprendo, pode construir.
É um modo denso/tenso - de coexistir.
Calar, às vezes, é fina forma de amar.

– Peça ao Senhor a graça do silêncio e que a sua Palavra ressoe em seu ser hoje e sempre. Peça também que Ele te ajude a se deixar verdadeiramente iluminar pelo Evangelho e ser luz para o mundo.

– Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espirito Santo. Assim como era no princípio agora e sempre. Amém.


HOMILIA DIÁRIA | 3ª Semana do Tempo Comum | Quinta-feira - 30-01-2025 - Padre José Augusto



Canal do Youtube - Padre José Augusto OFICIAL

Publicado em 30 de jan. de 2025

Evangelho (Mc 4,21-25)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Vossa palavra é uma luz para os meus passos, e uma lâmpada luzente em meu caminho.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 21 "Quem é que traz uma lâmpada para colocá-Ia debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a coloca num candeeiro? 22 Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. 23 Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça". 24 Jesus dizia ainda: "Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. 25 Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem".

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Homilia Diária | Liturgia de Hoje | Palavra do Dia - Padre Adriano Zandoná - (Mc 4,21-25) (30/01/2025)



Canal do Youtube - Padre Adriano Zandoná

Publicado em 30 de jan. de 2025

Sem desânimo | (Hebreus 10, 19-25) #2241 - Frei Gilson - (30/01/2025)




Publicado em 30 de jan. de 2025

Homilia Diária - 30.01.2025 | "Sem desânimo, continuemos a afirmar a nossa ..." (Hebreus 10, 23) - Padre Roger Araújo



Canal do Youtube: Padre Roger Araújo

Publicado em 30 de jan. de 2025

Primeira Leitura — Hebreus 10,19-25

Leitura da Carta aos Hebreus

19Sendo assim, irmãos, temos plena liberdade para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus. 20Ele nos abriu um caminho novo e vivo, através da cortina, quer dizer, através da sua humanidade. 21Temos um grande sacerdote constituído sobre a casa de Deus. 22Aproximemo-nos, portanto, de coração sincero e cheio de fé, com coração purificado de toda a má consciência e o corpo lavado com água pura.
23Sem desânimo, continuemos a afirmar a nossa esperança, porque é fiel quem fez a promessa. 24Sejamos atentos uns aos outros, para nos incentivar à caridade e às boas obras. 25Não abandonemos as nossas assembleias, como alguns costumam fazer. Antes, procuremos animar-nos mutuamente, e tanto mais quanto vedes o dia aproximar-se.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.

Crescer na Consciência | Mãe Maria (30/01/25) - Dom Walmor



Canal do Youtube: Rede Catedral

Publicado em 30 de jan. de 2025

30.01 • GENTE BRILHANTE - Mc 4,21-25 - Padre Joãozinho



Canal do Youtube: Padre Joãozinho

Publicado em 29 de jan. de 2025


Pe. Joãozinho, scj - #minisermao - (30/01/25) - GENTE BRILHANTE

Fomos feitos para ser gente brilhante. Refletimos a luz do Sol Maior: Jesus! Não tenha medo de brilhar! Quando alguém lhe der um elogio, aceite com humildade, mas reconheça que a origem de tudo que fazemos de bom está em Deus, que nos deu um corpo, uma inteligência, um coração... fez as nossas mãos e nos deu a criatividade, para sermos ecos criativos do Criador; para sermos gente intuitiva, capazes de inovar, de criar o novo, de compor uma nova canção, pintar um novo quadro, ter uma nova iniciativa, uma nova tecnologia! Tudo isso que brilha é reflexo de um Deus Criador brilhante (Mc 4,21-25).

Recebi via: WhatsApp

Homilia Diária | De que modo ouvimos os pedidos de Deus? (Quinta-feira da 3ª Semana do Tempo Comum) - Padre Paulo Ricardo



Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 29 de jan. de 2025

Dependendo do modo como ouvimos a Deus e aderimos a sua vontade, podemos progredir no amor. Quando vivemos na obediência a Deus, estamos no primeiro nível, o amor servil, que é bom e necessário. Porém, Nosso Senhor quer de nós um amor maior, gerado na medida da generosidade do nosso coração. Esse é o amor do filho, que generosamente faz além daquilo que o pai lhe pediu, ou que dá a ele muito mais do que teria a obrigação de dar. Quando amamos de forma generosa, crescemos no amor a ponto de alcançarmos o terceiro nível, o amor esponsal, de quem está constantemente unido ao Esposo Jesus Cristo. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 30 de janeiro, medite sobre o modo como você tem ouvido a Deus e, a partir disso, examine como tem respondido a Ele.

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Mc 4,21-25 - 30/01/2025


Prestai atenção!

“Naquele tempo, Jesus disse à multidão: ‘Quem é que traz uma lâmpada para colocá-Ia debaixo de um caixote ou debaixo da cama? Ao contrário, não a coloca num candeeiro? Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça’. Jesus dizia ainda: ‘Prestai atenção no que ouvis'.” (Marcos 4,21-25)



Atenção ao que estamos ouvindo de Deus

O Evangelho de hoje nos apresenta alguns provérbios ditos por Jesus. Dentre eles, vamos refletir o seguinte: “Prestai atenção no que ouvis”. “Com a mesma medida que medirdes, também vós sereis medidos”. “E vos será dado ainda mais…”
Inicialmente, meus irmãos, minhas irmãs, Jesus está nos alertando para o modo que nós ouvimos a Deus. Porque Jesus diz: “Não julgueis para não ser julgados; não condeneis para não ser condenados. Fazei o bem e evitai o mal.
Amados irmãos e irmãs, Jesus está nos falando justamente dessa realidade, que muitos de nós não estão prestando atenção naquilo que Deus tem nos orientado. Por isso nós precisamos prestar atenção no que estamos ouvindo de Deus e colocar em prática. Se Jesus está nos pedindo para que não julguemos, então não devemos julgar. Se Jesus está pedindo para que não condenemos uma pessoa, então não devemos condená-la.
Se Jesus está falando que não devemos pagar o mal com o mal, então não devemos fazer isso. Mas nós vamos arrumando desculpas: é muito difícil, é muito exigente; isso não tem como realizar, porque nós somos pobres, pecadores… E nós vamos dando desculpas para não viver a totalidade do Evangelho.
Meu irmão, minha irmã, deixem de ser covardes! Padre Ricardo, deixe de ser covarde! Jesus está nos dando uma ordem, e nós devemos obedecer-Lhe.
Nós devemos, pela Palavra de Deus, dar muitos frutos.
Desça sobre nós e permaneça para sempre a bênção do Deus que é Todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Ricardo Rodolfo
Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 30/01/2025

ANO C


Mc 4,21-25

Comentário do Evangelho

O Anúncio do Reino na Vida Cristã


Jesus continua seu ensinamento sobre a Palavra ao utilizar a imagem da lâmpada, como mencionado no Salmo 119. No Evangelho de Marcos, essa metáfora aponta para o anúncio do Reino, que é a verdadeira Boa-Nova e deve iluminar a todos. Não se trata de uma mensagem restrita a um grupo seleto, mas sim de uma luz que precisa ser irradiada com força e clareza, alcançando aqueles que estão dispostos a acolhê-la.
O evangelista enfatiza a importância da escuta atenta. A compreensão desse anúncio só ocorre quando há um coração aberto e uma busca sincera pela verdade. Inspirado em um antigo provérbio (Pr 9,9), Jesus incentiva seus seguidores a estarem sempre dispostos a aprender e a aprofundar sua relação com a Palavra. Quanto mais se recebe, mais se pode crescer espiritualmente.
A sede por Deus é infinita e somente Nele encontramos a verdadeira paz, como ensinou Santo Agostinho. Diante desse chamado, devemos nos perguntar: estamos realmente atentos à luz da Palavra? Como temos compartilhado a Boa-Nova em nossa vida diária? Que a Palavra de Deus nos fortaleça e nos guie em nossa missão!
https://catequisar.com.br/liturgia/o-anuncio-do-reino-na-vida-crista/

Comentário do Evangelho

Alegorias da lâmpada e da medida


Jesus dá continuidade a seu ensinamento sobre a Palavra por meio da imagem da lâmpada, como nos lembra o Salmo 119. Para o evangelho de Marcos, esse ensinamento aponta para o anúncio do Reino que, sendo Boa-Nova, é luz para todos. Não se restringe a um grupo isolado, nem deve manter-se escondida; porém, precisa ser irradiada abertamente com toda força, a fim de atingir a todos aqueles que estiverem prontos a acolhê-la. O evangelista enfatiza a necessidade de estar atento à escuta desse anúncio, que só é compreendido à medida que se busca e se está aberto para recebê-lo. Inspirado em um provérbio antigo (Pr 9,9), Jesus motiva seus ouvintes a sempre quererem estar mais abertos e a experimentarem mais sua Palavra. Sempre será acrescentado à medida do que já se tem. A infinita sede de Deus faz o ser humano sempre buscar mais, e este só encontra nele a quietude de seu coração, como já dizia Santo Agostinho. Estamos atentos a esse anúncio, que é luz para nossa vida e missão? Como temos anunciado a Boa-Nova? Deixemos a Palavra de Deus nos fortalecer e nos tornar fiéis em nossa caminhada!
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.
Fontes: https://www.facebook.com/ParoquiaSantaCruzCampinas e https://comeceodiafeliz.com.br/evangelho/alegorias-da-lampada-e-da-medida

Reflexão

Ao longo de sua vida pública, o próprio Jesus se caracteriza como a luz do mundo (cf. Jo 8,12), pois é ele que nos revela o Pai e nos conduz para o seu amor. A Igreja, sinal visível desse amor de Deus, deve hoje revelar a Luz com que é iluminada, mostrando ao mundo por onde deve andar e quais valores deve seguir. Não faz o menor sentido uma lâmpada acesa debaixo da cama, onde não pode iluminar. Ela deve estar em destaque, fazendo resplandecer o brilho do tesouro da fé. Temos um papel importante na sociedade, pois recebemos esse tesouro como herança espiritual e devemos anunciá-lo aos outros. Nossa luz não pode ficar escondida. Ao contrário, devemos nos estimular uns aos outros, como fala a carta aos Hebreus, para mostrar nossa riqueza ao mundo. Isso sempre com humildade e sabedoria, pois o próprio Jesus nos alerta no final do Evangelho que hoje meditamos: “A medida com a qual vocês medirem será usada para medir vocês, e ainda será aumentada”.
(Dia a dia com o Evangelho 2019 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/30-quinta-feira-8/

Reflexão

«Será que a lâmpada vem para ficar debaixo de uma caixa ou debaixo da cama?»

Rev. D. Àngel CALDAS i Bosch
(Salt, Girona, Espanha)

Hoje, Jesus nos explica o segredo do Reino do Céu. Inclusive utiliza uma certa ironia para mostrar-nos que a “energia” interna que tem a Palavra de Deus —a própria Dele—, a força expansiva que se deve estender por todo o mundo, é como uma luz, e que esta luz não pode ficar embaixo do alqueire «Dizia-lhes ainda: Traz-se porventura a candeia para ser colocada debaixo do alqueire ou debaixo da cama? Não é para ser posta no candeeiro?» (Mc 4,21).
Por acaso podemos imaginar a estupidez humana que seria colocar a vela acesa embaixo da cama? Cristãos com a luz apagada ou com a luz acesa com a proibição de iluminar! Isto sucede quando não pomos ao serviço da fé a plenitude de nossos conhecimentos e de nosso amor. Quão antinatural resulta o egoísmo sobre nós mesmos, reduzindo nossa vida ao limite de nossos interesses pessoais! Viver sob a cama! Ridícula e tragicamente imóveis: “ausentes” do espírito.
O Evangelho —pelo contrário— é um santo arrebato de Amor apaixonado que quer comunicar-se, que necessita “dizer”, que leva em si uma exigência de crescimento pessoal, de maturidade interior, e de serviço aos outros. «Se dizes: Basta! “Estás morto», diz Santo Agostinho. E São Josémaria: «Senhor: que tenha peso e medida em tudo..., menos no Amor».
«‘Se alguém tem ouvidos para ouvir, que ouça.’ Lhes dizia também: ‘Ele prosseguiu: Atendei ao que ouvis: com a medida com que medirdes, vos medirão a vós, e ainda se vos acrescentará.’» (Mc 4,23-24). Mas, que queres dizer com escutar?; Que devemos escutar? É a grande pergunta que devemos fazer. É o ato de sinceridade para com Deus que nos exige saber realmente que queremos fazer. E para saber o que devemos escutar: é necessário estar atento às insinuações de Deus. Devemos nos introduzir no diálogo com Ele. E a conversa põe fim às “matemáticas da medida”: «Ele prosseguiu: Atendei ao que ouvis: com a medida com que medirdes, vos medirão a vós, e ainda se vos acrescentará. Pois, ao que tem, se lhe dará; e ao que não tem, se lhe tirará até o que tem» (Mc 4,24-25). Os interesses acumulados de Deus nosso Senhor são imprevisíveis e extraordinários. Esta é uma maneira de excitar nossa generosidade.
Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «Me concede, Senhor, um amor que nunca diminua, para que com ele brilhe sempre minha luminária e não se apague nunca, e suas chamas sejam para mim fogo ardente e para os demais luz brilhante» (São Columbano, Abade)

- «Dos obstáculos, que perduram em nosso tempo, nos limitaremos em citar a falta de fervor, tanto mais grave quanto que vem de adentro. Esta falta de fervor se manifesta na fatiga e desilusão, na acomodação no ambiente, e sobretudo na falta de alegria e de esperança» (São Paulo VI)

- «Toda a vida de Cristo foi um contínuo ensinamento: seus silêncios, seus milagres, seus gestos, sua oração seu amor ao homem, sua predileção pelos pequenos e pelos pobres, a aceitação do sacrifício total na cruz, pela redenção do mundo, sua ressurreição, constituem a atuação de sua palavra e o cumprimento da revelação» (Catecismo da Igreja Católica, n° 561)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2025-01-30

Reflexão

O “Reino de Deus” é a soberania do “Deus presente na História”

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje —continuando com as parábolas do Reino— compreendemos que a doutrina de Cristo é “luz” para todo o mundo. Mas, onde se encontra este reino? Pilatos fez esta pergunta, mas desprezou a resposta… Jesus proclama o Reino “de Deus”, e não outro qualquer: anuncia o Deus vivo, que é capaz de atuar no mundo e na História de um modo concreto.
O aspecto novo e completamente específico da sua mensagem consiste em que esta é a hora em que Deus —de um modo que supera qualquer modalidade precedente— se manifesta na História como o seu verdadeiro “Senhor”, como o Deus vivo. A sua soberania ultrapassa o “momento”, vai além de toda a História e transcende-a. Porém, ao mesmo tempo, é algo absolutamente presente: na liturgia, no templo e na sinagoga; na oração e na vida do crente.
—Senhor, o teu poder é silencioso, mas constitui a verdadeira soberania: a glória de Cristo —a glória humilde e disposta a sofrer— não desapareceu… nem desaparecerá.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2025-01-30

Comentário sobre o Evangelho

Parábolas de Jesus: A lâmpada


Hoje, Jesus continua a descrever como deve ser a vida de um cristão. Somos como uma lâmpada que dá luz. Mas para que ilumine melhor é preciso pô-la em cima de um móvel. Teria sentido acender uma lâmpada e pô-la debaixo de uma cama? Seria absurdo! Pois igualmente absurdo é que um cristão se “esconda” na tibieza: Talvez eu não tenha sido bom, mas também não sou mau…
- Ou sou bom, ou não sirvo. Temos de ser a luz e a alegria do mundo.
https://family.evangeli.net/pt/feria/2025-01-30

Meditação

A Palavra: dos ouvidos ao coração!

Para o evangelista São Marcos parece que esta pequena parábola do Evangelho tem um sentido muito especial. O anúncio do Reino, a oferta da salvação, é uma lâmpada que não poderá ficar escondida para sempre. No momento escolhido por Deus haverá de brilhar aos olhos de todos, como a lâmpada colocada num lugar alto. Temos de ter paciência, mas também temos de fazer tudo para que ela brilhe o quanto antes. Jesus é claro em seu ensinamento: a lâmpada é para ser colocada no candeeiro, no alto, para iluminar aos que estão na casa. Assim também a Palavra de Jesus não é para um punhado de privilegiados, mas para a humanidade inteira. Ser luz do mundo significa não guardar o ensinamento de Cristo apenas para si mesmo, mas anunciá-lo, incentivando a caridade, as boas obras, com o testemunho e com a própria vida.
Oração
DEUS ETERNO E TODO-PODEROSO, dirigi nossas ações segundo a vossa vontade, para que, em nome do vosso dileto Filho, mereçamos frutificar em boas obras. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=30%2F01%2F2025&leitura=meditacao