sexta-feira, 13 de outubro de 2023

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE…

Sorrindo pra Vida - 13/10/2023


Canal do Youtube - Canção Nova Play

Publicado em 13 de out. de 2023

LEITURA ORANTE DO DIA 13/10/2023



LEITURA ORANTE

Lc 11,15-26 - A favor ou contra Jesus?


Deus uniu-nos a todas as suas criaturas.
(Laudate Deum, 66)
Preparamo-nos para a Leitura Orante, fazendo uma rede de comunicação
e comunhão em torno da Palavra com todas as pessoas.
Rezamos:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Espírito Santo,
tu que habitas, pela fé, nos nossos corações,
abre-nos à Palavra!
Seja a nossa inteligência e a nossa vontade,
terreno bom,
onde tu possas trabalhar com liberdade,
de modo que a nossa vida
seja sinal da tua caridade.
Amém.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia? 
Leiamos  Lc 11,15-26, e observemos as pessoas,
o que pensam e o que esperam de Jesus.
Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”. 16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. 18Ora, se até satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa. 24Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’. 25Quando ele chega, encontra a casa varrida e arrumada. 26Então ele vai e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, esse homem fica em condição pior do que antes”
Refletindo
Um exorcismo e a expulsão de um demônio que era mudo causou admiração na multidão. Esta admiração era frequente frente aos milagres, mas não significava ainda, atitude de fé. Alguns até atribuem o exorcismo a um pacto com Belzebu! São os que têm restrições fundamentadas em dois aspectos: a dificuldade em compreender a origem e o poder de Jesus e a necessidade de um sinal. Conhecendo seus pensamentos, Jesus fala da destruição da família e do país dividido. Diz ainda que quem não é a seu favor é contra ele e quem não o ajuda a reunir e ajuntar, está espalhando. Da pregação de Jesus, entendemos também que nos uniremos quando nos amamos e dividiremos quando nos apegamos a nós mesmos e não nos preocupamos com o próximo.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Qual palavra mais nos toca o coração?
Sentimos que promovemos a comunhão na minha família,
no nosso trabalho, na Igreja?
Ou, temos a tentação de contradizer, dividir,
criticar, colocar obstáculos?
Somos a favor de Jesus Cristo presente na comunidade
ou “não ajudamos a ajuntar”?
Meditando
Em forma de oração, os bispos, na V Conferência, pediram:
“Guiados por Maria, fixamos os olhos em Jesus Cristo, autor e consumador da fé e dizemos a Ele com o Sucessor de Pedro:
“Fica conosco, pois cai a tarde e o dia já se declina.” (Lc 24,29)
Fica conosco, Senhor, acompanha-nos ainda que nem sempre tenhamos sabido reconhecer-te.
Fica conosco, porque ao redor de nós as mais densas sombras vão se fazendo, e Tu és a Luz; em nossos corações se insinua a falta de esperança, e tu os faz arder com a certeza da Páscoa. Estamos cansados do caminho, mas tu nos confortas na fração do pão para anunciar a nossos irmãos que na verdade tu tens ressuscitado e que nos tem dado a missão de ser testemunhas de tua ressurreição.
Fica conosco, Senhor, quando ao redor de nossa fé católica surgem as névoas da dúvida, do cansaço ou da dificuldade: tu, que és a própria Verdade como revelador do Pai, ilumina nossas mentes com tua Palavra; ajuda-nos a sentir a beleza de crer em ti." (DAp 554)

3. Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Salmo110(111)

O Senhor se lembra sempre da Aliança!

1. Eu agradeço a Deus, de todo o coração, / junto com todos os seus justos reunidos! / Que grandiosas são as obras do Senhor, / elas merecem todo o amor e admiração! – R.
2. Que beleza e esplendor são os seus feitos! / Sua justiça permanece eternamente! / O Senhor bom e clemente nos deixou / a lembrança de suas grandes maravilhas. – R.
3. Ele dá o alimento aos que o temem / e jamais esquecerá sua Aliança. / Ao seu povo manifesta seu poder, / dando a ele a herança das nações. – R.

Oração

Pai Nosso,
o Teu filho unigênito Jesus Cristo,
ressuscitado dentre os mortos,
confiou aos seus discípulos o mandato:
“Ide e fazei discípulos todos os povos”.
Recorda-nos que, pelo batismo,
tornamo-nos participantes da missão da Igreja.
Pelos dons do Espírito Santo, concede-nos a graça
de sermos testemunhas do Evangelho,
corajosos e vigilantes,
para que a missão confiada à Igreja,
ainda longe de estar realizada,
encontre novas e eficazes expressões
que levem vida e luz ao mundo.
Ajuda-nos, Pai Santo,
a fazer com que todos os povos
possam encontrar-se com o amor
e a misericórdia de Jesus Cristo,
Ele que é Deus convosco, vive e reina
na unidade do Espírito Santo,
agora e para sempre.
Amém.

4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é de comunhão, de promoção da união de todos que encontro e por onde passo.
O papa Francisco lembra: "Em cada momento da história, estão presentes a fraqueza humana, a busca doentia de si mesmo, a comodidade egoísta e, enfim, a concupiscência que nos ameaça a todos. Isto está sempre presente, sob uma roupagem ou outra; deriva mais da limitação humana que das circunstâncias... aprendamos com os Santos que nos precederam e enfrentaram as dificuldades próprias do seu tempo. Com esta finalidade, proponho-vos que nos detenhamos a recuperar algumas motivações que nos ajudem a imitá-los nos nossos dias." (EG 262)

nção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp

Palavra se fez carne - 13 de Outubro, 6ª feira, 27ª semana do Tempo Comum


13 de Outubro, 6ª feira, 27ª semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 13 de outubro, sexta-feira da 27ª semana do Tempo comum

- No Evangelho de hoje Jesus, utilizando seu poder que vem de Deus, expulsa um espírito impuro que roubava a liberdade do ser humano, proporcionando a ele a cura desse mal. Muitos não entediam. Outros pediam-lhe um sinal do céu. Peça ao Senhor a graça de hoje, ser capaz de acolher as ações de Jesus como palavras e obras de salvação.

- Coloca-se, atento, na escuta das palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Lucas, Capítulo 11, versículos 14 a 26:

“Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Depois que o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. Alguns, porém, disseram: “É por Beelzebu, o chefe dos demônios, que ele expulsa os demônios”. Outros, para tentarem Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. Ele, porém, conhecendo seus pensamentos, disse-lhes: “Todo reino dividido internamente, ficará em ruinas. Cairá casa sobre casa. Ora, se até Satanás está dividido internamente, como subsistirá o seu reino? Dizeis que é por Beelzebu que eu expulso os demônios. Se é por Beelzebu que eu expulso os demônios, por quem, então, vossos discípulos os expulsam? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. Se, porém, é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, é porque já chegou até vós, o Reino de Deus. Quando um demônio forte e bem armado guarda sua propriedade, seus bens estão seguros; mas quando chega um mais forte do que ele e o vence, arranca-lhe a armadura em que confiava e distribui os despojos. Quem não está comigo, está contra mim; e quem não ajunta comigo, espalha. Quando o espírito impuro sai de alguém, fica vagando por lugares áridos, buscando repouso. Não o encontrando, diz: ‘Vou voltar à minha casa de onde saí’. Chegando aí, encontra a casa varrida e arrumada. Então, ele vai e traz outros sete espíritos, piores do que ele, e eles entram e se instalam ali. No fim, essa pessoa fica pior do que antes”.

- No tempo de Jesus, muitas vezes era difícil para os discípulos entenderem os ensinamentos dele. Muitas vezes, embora tenhamos o Espírito de Deus em nós, recebido pelo Batismo, também temos dificuldades de entender as palavras do Evangelho; de trazer para a nossa realidade os ensinamentos de Jesus. Precisamos pedir ao Espírito Santo que ilumine nossas mentes, e não nos deixar confundir Jesus com o espírito do mal, o Beelzebu. Peça sempre ao Senhor que lhe envie o Espírito Santo para que possas compreender as Palavras de Jesus fazendo um bom discernimento à luz do Espírito de Deus.

- Que evidências você encontra de que o Reino de Deus está, já, aqui e agora? Como vives a sua construção, ativa e comprometidamente, aqui e agora?

- “Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Depois que o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas”, diz o evangelho. No tempo de Jesus, a mudez, como outras enfermidades, era considerada possessão demoníaca. O mal impede as pessoas de falar, de falar bem. O mal distorce e perverte a linguagem do ser humano. A Palavra foi dada por Deus ao ser humano para que ele fale ao seu Criador, mas ela pode causar divisões quando mal utilizada. Precisamos estar atentos, pois é o Espírito Santo de Deus que habita em nós. Diz a música PALAVRA NÃO FOI FEITA

Palavra não foi feita
Para dividir ninguém.
Palavra é uma ponte
Onde o amor vai e vem,
Onde o amor vai e vem.

Palavra não feita para semear
A dúvida, tristeza ou o mal-estar
Destino da Palavra é a construção
De um mundo mais feliz e mais irmão.

- Termine sua oração dando graças pela presença do Espírito Santo, em sua vida. Peça ao Senhor que lhe dê a graça de caminhar com Ele, compreender suas palavras, confiar que ele pode curar-nos de todos os males. Alegre-se e confia, na certeza de que Jesus é para nós o caminho a verdade e a vida. E ao morrer na Cruz, foi ressuscitado, glorificado pelo Pai, e nos enviou o seu Espírito conforme prometera.

- O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Viva sinceramente a sua conversão | Lc 11,15-26 | Padre Adriano Zandoná (13/10/23)



Canal do Youtube - Padre Adriano Zandoná

Publicado em 12 de out. de 2023

Evangelho (Lc 11,15-26)

Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio. Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”.
Outros, para tentar Jesus, pediram-lhe um sinal do céu. Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus.
Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou.
Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa. Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’. Quando ele chega encontra a casa varrida e arrumada. Então ele vai, e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, esse homem fica em condição pior do que antes”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Não dar brecha para o inimigo | (Lc 11, 15-26) #1268 - Frei Gilson




Publicado em 13 de out. de 2023

Aprendei a justiça | Mãe Maria (13/10/2023) - Dom Walmor



Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 13 de out. de 2023

Homilia Diária - 13.10.2023 | "Todo reino dividido contra si mesmo será destruído" - Padre Roger Araújo



Canal do Youtube: Padre Roger Araújo

Publicado em 12 de out. de 2023

Lucas 11,15-26

Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio. Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”.
Outros, para tentar Jesus, pediram-lhe um sinal do céu. Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus.
Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou.
Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa. Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’. Quando ele chega encontra a casa varrida e arrumada. Então ele vai, e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, esse homem fica em condição pior do que antes”.

Palavra da Salvação, 13/10/2023 com o Padre Rafael dos Santos



Canal do Youtube: WebTV Redentor

Publicado em 12 de out. de 2023

Sexta-feira, 27ª Semana do Tempo Comum

Evangelho (Lc 11,15-26)

Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”.
16Outros, para tentar Jesus, pediram-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. 18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus.
21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou.
23Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa. 24Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’. 25Quando ele chega encontra a casa varrida e arrumada. 26Então ele vai, e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, esse homem fica em condição pior do que antes”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Homilia Diária | O diabo e a plenitude da Revelação (Sexta-feira da 27.ª Semana do Tempo Comum) - Padre Paulo Ricardo



Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 12 de out. de 2023

O Evangelho de hoje, ao mesmo tempo que ilumina a missão de Cristo, nos chama a atenção para o fato de que a grande luta que temos de travar nesta vida não é contra a carne e o sangue, isto é, contra os homens que nos fazem mal, mas contra o próprio príncipe da maldade e os seus anjos, os únicos que podem precipitar-nos a alma e o corpo no Inferno. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 13 de outubro, e medite conosco mais uma página do santo Evangelho!

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 11,15-26 - 13/10/2023


Deixe Jesus libertar a sua vida do poder do mal

“Jesus estava expulsando um demônio. Mas alguns disseram: ‘É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios’. Outros, para tentar Jesus, pediram-lhe um sinal do céu. Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: ‘Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus;’” (Lucas 11,15-20)



Vemos, hoje, Jesus, neste Evangelho, em plena realização da Sua missão; Ele está a realizar a missão que constitui em nos conduzir para o Seu Reino, em nos conduzir para a casa do Pai: o Reino de Deus. E, nesse Reino, estaremos totalmente livres do tentador, livres do demônio que, a todo custo, tenta nos impedir de alcançar a salvação. É por isso que a missão de Jesus é expulsar o mal de nossa vida, é expulsar os demônios.
Então, expulsar os demônios é o primeiro passo para a implantação do Reino de Deus, todavia, sabemos que isso não é tão fácil. É preciso empenho, perseverança e firmeza nos ensinamentos de Deus, na vivência da Palavra.

Jesus promove a vida, e a libertação que Ele realiza é para a vida

Haverá sempre os partidários dos demônios, os que nos criticarão, os que criticarão as ações libertadoras, os que falarão mal dessas ações libertadoras. E algumas dessas críticas aparecem no Evangelho de hoje: Jesus é acusado de expulsar os demônios usando argumentos demoníacos, mas Ele mostra que isso não é possível. Jamais uma ação demoníaca poderia promover a vida.
Jesus promove a vida, e a libertação que Ele realiza é para a vida, pois tira-nos da morte e coloca-nos para a vida. Assim, Jesus convoca a comunidade para se unir, para libertar-se dessa ideia que tenta deturpar e desqualificar a missão d’Ele.
Cristo não se deixa levar pelas críticas, não se deixa levar por esses argumentos infundados sobre Ele. E Ele continua a missão de nos libertar, dizendo que é pelo dedo de Deus, é pela força d’Ele que Jesus realiza essas obras de libertação, promovendo assim a vida, fazendo o homem sair do pecado, sair da condução do demônio para ser acolhido no Seu Reino.
Meus irmãos, deixemos que Jesus realize essa obra em todos nós, que Ele nos liberte de todo mal, e assim sejamos conduzidos para o Seu Reino.
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.