terça-feira, 16 de julho de 2024

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE…

LEITURA ORANTE DO DIA 16/07/2024



LEITURA ORANTE

Mt 12,46-50 - Ser da família de Jesus


Graça e Paz
a todos os que se reúnem aqui, em torno da Palavra.
Juntos rezamos:
Agradeço-te, meu Deus,
porque me chamaste,
tirando-me das minhas ocupações do dia-a-dia,
muitas vezes difíceis e pesadas,
para aqui me encontrar contigo.
Dispõe o meu coração
na paz e na humildade
para poder ser por ti encontrado/a
e ouvir a tua Palavra.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente, na Bíblia, o texto: Mt 12,46-50, e observamos pessoas: o que fazem e o que dizem, as relações e as palavras de Jesus.
Quando Jesus ainda estava falando ao povo, a mãe e os irmãos dele chegaram. Ficaram do lado de fora e pediram para falar com ele. Então alguém disse a Jesus:
- Escute! A sua mãe e os seus irmãos estão lá fora e querem falar com o senhor. Jesus perguntou:
- Quem é a minha mãe? E quem são os meus irmãos?
Então apontou para os seus discípulos e disse:
- Vejam! Aqui estão a minha mãe e os meus irmãos. Pois quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu, é meu irmão, minha irmã e minha mãe.
Refletindo
Este texto que meditamos hoje, traz a pessoa de Maria, Mãe de Jesus. Ela e seus parentes queriam falar com ele. E ele diz que são de sua família os que fazem a vontade do Pai. Numa primeira leitura pode parecer que Jesus é deselegante com sua mãe, mas, num momento de melhor compreensão, pode-se perceber que aconteceu o contrário. Ao dizer que são de sua família os que fazem a vontade do Pai, ele incluiu sua Mãe. Ela foi a primeira , no anúncio do anjo, que disse “sim” ao projeto e à vontade do Pai.
Também, junto à cruz, lá estava ela, acolhendo a vontade de Deus de salvar a todos (Cf. Jo 19,25-27). Por isso, ela é co-redentora.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Meditando
Vejamos um destes textos do Documento de Aparecida“A máxima realização da existência cristã como um viver trinitário de “filhos no Filho” nos é dada na Virgem Maria que, através de sua fé (cf. Lc 1,45) e obediência à vontade de Deus (cf. Lc 1,38), assim como por sua constante meditação da Palavra e das ações de Jesus (cf. Lc 2,19.51), é a discípula mais perfeita do Senhor. Interlocutora do Pai em seu projeto de enviar seu verbo ao mundo para a salvação humana, com sua fé, Maria chega a ser o primeiro membro da comunidade dos crentes em Cristo, e também se faz colaboradora no renascimento espiritual dos discípulos. Sua figura de mulher livre e forte, emerge do Evangelho conscientemente orientada para o verdadeiro seguimento de Cristo. Ela viveu completamente toda a peregrinação da fé como mãe de Cristo e depois dos discípulos, sem que fosse livrada da incompreensão e da busca constante do projeto do Pai. Alcançou, dessa forma, o fato de estar ao pé da cruz em uma comunhão profunda, para entrar plenamente no mistério da Aliança.” (DAp 266)
Sou, assim como Maria, da família de Jesus?
Ou seja, digo “sim” à vontade de Deus, mesmo que seja
contrária aos meus projetos?
Busco descobrir e concretizar, a cada dia, qual é a vontade de Deus para mim, para minha família, para o mundo de hoje?

3. Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
"A oração mais perfeita é aquela em que houver mais amor. Neste segundo sentido mais amplo, pode-se definir a oração como a postura da alma que se põe aos pés de Deus para em silêncio olhar para ele ou o fitar enquanto fala com ele», disse um grande santo.
Assim, rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo com o Cântico de Maria: Lc 1

O Poderoso fez por mim maravilhas, / e santo é o seu nome.

1. A minha alma engrandece ao Senhor, / e se alegrou o meu espírito em Deus, meu salvador. – R.
2. Pois ele viu a pequenez de sua serva, / desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita. / O Poderoso fez por mim maravilhas, / e santo é o seu nome! – R.
3. Seu amor, de geração em geração, / chega a todos os que o respeitam. / Demonstrou o poder de seu braço, / dispersou os orgulhosos. – R.
4. Derrubou os poderosos de seus tronos / e os humildes exaltou. / De bens saciou os famintos / e despediu, sem nada, os ricos. – R.
5. Acolheu Israel, seu servidor, / fiel ao seu amor, / como havia prometido aos nossos pais, / em favor de Abraão e de seus filhos para sempre. – R.

4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Hoje, com Maria, iremos ao encontro de Jesus,
na certeza de que somos da sua família,
porque fazemos a vontade de Deus.

Bênção
Jesus Divino Mestre seja para ti
a verdade que ilumina,
o caminho da santidade,
a vida plena e eterna.
Que ele te guarde e defenda.
Plenifique de todos os bens
a ti e a todos que amas.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém.
(Bem-aventurado Tiago Alberione,
fundador da Família Paulina)

Irmã Patrícia Silva, fsp

A Palavra entre nós - 16 de julho, 3ª feira, Festa de Nossa Senhora do Carmo


16 de julho, 3ª feira, Festa de Nossa Senhora do Carmo


- Hoje é dia 16 de julho, 3ª feira, Festa de Nossa Senhora do Carmo.

- Dirigindo a palavra às multidões, Jesus, interpelado por alguém, é informado que sua mãe e seus irmãos queriam falar com ele. Respondendo quem é sua mãe e seus irmãos, Jesus faz referência a todos os que fazem a vontade do Pai. Hoje a Igreja celebra Maria, a mãe de Deus, a mãe de muitas faces sob o título de Nossa Senhora do Carmo. Maria foi aquela que se dispôs a fazer a vontade de Deus, aceitou nela acontecer, pelo seu sim, o projeto do Pai, a encarnação de seu Filho amado. Peça ao Senhor a graça de acolher em seu coração a sua palavra e fazer-se servidor dela.

- Com seu coração aberto, acolha o Evangelho de São Mateus, capítulo doze, versículos quarenta e seis a cinquenta.

Naquele tempo, enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. Alguém disse a Jesus: "Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo". Jesus perguntou àquele que tinha falado: "Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?" E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: "Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe".

- Deus veio habitar no meio de seu povo. Veio até nós como missionário do Pai, como revelador do projeto de Deus que é o amor e vida para todos. Toda sua vida foi para fazer a vontade de Deus. Até mesmo no momento supremo de sua dor e de seu amor, disse: seja feita, ó Pai, a vossa vontade. O importante não é apenas o parentesco carnal que temos entre nós, mas fazer a vontade de Deus. Importa é fazer parte da família de Jesus que extrapola os laços da carne, é comprometer-se com cada pessoa pelo serviço de amor, doação defendendo a vida e destruindo as forças de morte. O que Deus quer de nós é que sejamos presença dele no coração do mundo tantas vezes marcado pelos descaminhos geradores de tristeza e dor. Façamos a vontade de Deus inspirando-nos nas palavras e ações de seu Filho amado.

- À luz do evangelho de hoje, deixe-se questionar: tenho consciência de pertencer à família de Jesus? Busco fazer o que Deus quer através de minhas palavras e gestos? Busco colocar em prática os ensinamentos de Jesus?

- “Todo aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”, diz Jesus. Refletindo sobre a importância da nossa resposta ao chamado de Deus, o nosso eis-me aqui Senhor para fazer a vossa vontade, o Papa Francisco afirmou que:

“Depois de Adão, que se esconde porque tinha medo do Senhor, Deus começa a chamar e a ouvir a resposta daqueles homens e mulheres que dizem: “Eis-me, estou disposto, estou disposta”....O Senhor dialoga sempre com aqueles que convida a percorrer esta estrada e a dizer o eis-me.... A vida cristã é isto: um eis-me, um eis-me contínuo para fazer a vontade do Senhor.…. É belo ler a Escritura, a Bíblia, buscando as respostas das pessoas ao Senhor, como respondiam, e encontrar estas respostas é tão bonito. ‘Eis-me, eu vim para fazer a Tua vontade'”.

- Termine sua oração agradecendo a Deus o dom de sua Palavra. Peça a graça de também ser sinal do seu amor para com todas as pessoas fazendo a sua vontade segundo o seu coração.

- Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.


Homilia Diária | Palavra do Dia | Evangelho de Hoje - Padre Adriano Zandoná - Mt 12,46-50 (16/07/24)



Canal do Youtube - Padre Adriano Zandoná

Publicado em 15 de jul. de 2024

Saciou de bens os famintos | (Lc 1, 46-55) #2042 - Frei Gilson




Publicado em 16 de jul. de 2024

Nossa condição de discípulos | Mãe Maria (16/07/2024) - Dom Walmor

Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 16 de jul. de 2024

Homilia Diária - 16.07.2024 | "Eis minha mãe e meus irmãos." - Padre Roger Araújo



Canal do Youtube: Padre Roger Araújo

Publicado em 16 de jul. de 2024

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 12,46-50

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

Homilia Diária | Nossa armadura na luta contra o maligno (Festa de Nossa Senhora do Carmo) - Padre Paulo Ricardo



Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 15 de jul. de 2024

É com grande alegria que a Igreja celebra hoje a Virgem Santíssima sob o doce título de Nossa Senhora do Carmo, a mais bela flor das almas unidas a Deus, armadura inquebrantável para os que lutam ao lado de Cristo, conselho prudente nas incertezas da vida e consolação perpétua nas adversidades desta existência passageira. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, 16 de julho, e imploremos à nossa dulcíssima Mãe que possamos, com ela, participar da bem-aventurança do Céu.

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 12,46-50 - 16/07/2024


Quem está dentro dos princípios do Reino pertence a família de Deus

“Naquele tempo, enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. Alguém disse a Jesus: “Olha, tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem falar contigo”. Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos?”. E estendendo a mão para os discípulos, disse: “Eis minha mãe e meus irmãos! Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.” (Mt 12,46-50)



Meus irmãos e minhas irmãs, hoje nós celebramos a festa de Nossa Senhora do Carmo. E no dia da Virgem do Carmo, somos chamados a refletir sobre a nossa pertença à família de Cristo. É isso que o Evangelho nos propõe. Não pelo sangue, mas pela vivência do Evangelho, nos tornamos membros da família de Deus. Não pelo sobrenome que pudéssemos ter de Jesus, mas simplesmente pelo nosso nome que foi pronunciado no dia do batismo e nos fez participantes da graça de sermos contados entre o número dos filhos de Deus. Essa é a graça que nós recebemos.
Maria é duplamente Mãe de Jesus, pela carne e pelo cumprimento da vontade de Deus. Cumprimento que chegou à perfeição quando, aos pés da cruz, Maria se une ao seu filho, crucificando junto dele o seu coração imaculado. Ela fez perfeitamente a vontade de Deus.

A alegria de pertencer à família de Deus

Nem a mãe de Jesus arrogou para si o privilégio de sentar-se nas primeiras fileiras quando Jesus fazia o seu discurso. Você viu no Evangelho, Maria estava do lado de fora com os chamados irmãos de Jesus, mas, na verdade, eram parentes próximos. É de uma humildade tremenda a atitude de Maria, que não quer ser privilegiada com os lugares nesta terra, porque Maria pensa nas moradas eternas.
Um belo ensinamento para todos nós, no que, muitas vezes, instintivamente, queremos os privilégios. Pela nossa natureza corrompida, queremos os privilégios desse mundo, muitas vezes nos apegamos ao nome da nossa família, sobretudo, se isso nos dá cargos e honrarias. Tudo isso vai passar. O que contará no final é se fizemos a vontade de Deus.
Por isso, quem está dentro dos princípios do Reino de Deus, esse sim pertence à família de Deus. Nas palavras de Jesus: “É meu irmão, é minha irmã e é minha mãe”. Nós queremos pertencer à família de Jesus. Por isso, façamos em tudo a vontade do Senhor.
Sobre todos vós desça a bênção de Deus todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Donizete Heleno Ferreira
Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 16/07/2024

ANO B


Mt 12,46-50

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Aquele que fizer a vontade de meu Pai


Minha mãe e meus irmãos são aqueles que fazem a vontade do meu Pai que está nos céus.” É conhecida esta afirmação de Jesus, como é conhecida a outra, de que não basta dizer “Senhor, Senhor” para entrar no céu. É preciso fazer a vontade do Pai. Na Carta aos Romanos, São Paulo diz que não devemos nos conformar com este mundo, mas transformar-nos, renovando a nossa mente, para podermos discernir qual é a vontade de Deus.
Ele indica dois caminhos para sabermos o que Deus quer de nós. Um negativo: não se conformar com este mundo. E outro positivo: transformar-nos, renovando a nossa mente. Meu esquema de vida não pode ser o esquema que o mundo propõe. Os valores do amor se contrapõem aos valores do egoísmo. E devo passar por uma metamorfose, permitindo a renovação da minha mente. A mente é a capacidade da minha inteligência que me situa na vida.
Eu sei onde eu estou graças à atividade da minha mente. A mente, porém, enlouquece, diz São Paulo, e com a mente enlouquecida trocamos a noite pelo dia, o bem pelo mal, não sabemos onde estamos, perdemos o rumo e ficamos sem ponto de referência. Mente sadia em um corpo sadio, diziam os antigos. Renovar a mente é mudar de rumo e abrir-se ao Espírito. O Espírito de Deus equilibra a nossa mente e a transforma.
Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.
Fontes: https://catequisar.com.br/liturgia/aquele-que-fizer-a-vontade-de-meu-pai/ e https://www.comeceodiafeliz.com.br/evangelho/eis-minha-mae-e-meus-irmaos-pois-aquele-que-fizer-a-vontade-de-meu-pai-que-esta-nos-ceus-esse-e-meu-irmao-irma-e-mae-16072024

Reflexão

Carmo é sinônimo de Carmelo, um monte da Palestina, em torno do qual o profeta Elias levou o povo de Israel a descobrir a verdadeira fé, eliminando os cultos aos deuses pagãos (cf. 1Rs 18,19-46). Ao longo do século XII, o monte Carmelo começou a ser povoado por alguns homens, que mais tarde se uniram para dar vida a uma comunidade religiosa contemplativa sob a especial proteção de Nossa Senhora. Eram os rudimentos da ordem dos carmelitas. Conta-se que o superior-geral da ordem, São Simão Stock, teria tido, no dia 16 de julho de 1251, uma visão da Mãe de Deus, a qual lhe entregou um escapulário (pedaço do hábito religioso) com a promessa de salvação eterna. Difundida em diversas nações, com o apoio do povo, a festa da Senhora do Carmo, em 1726, foi estendida a toda a Igreja, por Bento XIII.
(Dia a dia com o Evangelho 2024)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/16-terca-feira-9/

Reflexão

«Todo aquele que faz a vontade de meu Pai, esse é (…) minha mãe»

Fray Valentí SERRA i Fornell
(Barcelona, Espanha)

Hoje, recordamos a Virgem sob a popular invocação de Nossa Senhora do Carmo. A Sagrada Escritura celebra a beleza da montanha do Carmelo onde o profeta Elias defendeu a pureza da fé. No texto evangélico para este dia, Jesus - o Senhor - elogia indiretamente a pureza da fé de sua Mãe Santíssima que, de modo perfeito, cumpriu a vontade do Pai do céu (cf. Mt 12,50), de tal modo que Ela é para todas as gerações de discípulos o modelo mais perfeito de como escutar e viver com fruto a Palavra divina.
Esta Palavra não pode permanecer escondida, antes há de resplandecer e iluminar todo o mundo. Por isso, os cristãos temos de ser uma espécie de “lampadários” do Evangelho através do cumprimento fiel e assíduo da vontade do Pai do Céu, como diariamente nos ensina a fazer a nossa Mãe Santíssima, que, de modo semelhante a nós, também teve de «peregrinar pelos caminhos da fé» (Concílio Vaticano II).
A propósito da fé de Maria e da sua docilidade no cumprimento da vontade do Pai, o papa santo Paulo VI comentou que Maria «tinha a fé que supunha não a evidência direta do conhecimento, mas a aceitação da verdade pela Palavra de Deus que a revela». No Reino de Deus, que Jesus inaugurou, o motivo de glória e de pertença, não se baseia no parentesco de sangue, uma vez se trata de um reino espiritual onde as relações de parentesco com Jesus se constroem a partir da obediência à sua Palavra, o que nos há de levar a amar e a servir os irmãos.
Que Ela, Maria, nos confirme na nossa vocação cristã e nos aumente o gosto de saborear as coisas espirituais e, que sob a sua guia e proteção, possamos subir aos cumes mais elevados da montanha que é Cristo, seu Filho!
https://evangeli.net/evangelho/feria/VI_0716a

Reflexão

Nossa Senhora do Carmo

Fray Valentí SERRA i Fornell
(Barcelona, Espanha)

Hoje, recordamos a Virgem sob a popular invocação de Nossa Senhora do Carmo. A Sagrada Escritura celebra a beleza da montanha do Carmelo onde o profeta Elias defendeu a pureza da fé. No texto evangélico para este dia, Jesus - o Senhor - elogia indiretamente a pureza da fé de sua Mãe Santíssima que, de modo perfeito, cumpriu a vontade do Pai do céu (cf. Mt 12,50), de tal modo que Ela é para todas as gerações de discípulos o modelo mais perfeito de como escutar e viver com fruto a Palavra divina. Esta Palavra não pode permanecer escondida, antes há de resplandecer e iluminar todo o mundo.
—Os cristãos temos de ser uma espécie de “lampadários” do Evangelho através do cumprimento fiel e assíduo da vontade do Pai do Céu, como diariamente nos ensina a fazer a nossa Mãe Santíssima, que, de modo semelhante a nós, também teve de «peregrinar pelos caminhos da fé» (Concílio Vaticano II).
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/VI_0716a

Comentário sobre o Evangelho

Protetora e guia espiritual em momentos de necessidade


Hoje, recordamos a Virgem sob a popular invocação de Nossa Senhora do Carmo. A Sagrada Escritura celebra a beleza da montanha do Carmelo onde o profeta Elias defendeu a pureza da fé. No texto evangélico para este dia, Jesus - o Senhor - elogia indiretamente a pureza da fé de sua Mãe Santíssima que, de modo perfeito, cumpriu a vontade do Pai do céu.
—Os cristãos temos de ser uma espécie de “lampadários” do Evangelho através do cumprimento fiel e assíduo da vontade do Pai do Céu, como diariamente nos ensina a fazer a nossa Mãe Santíssima.
https://family.evangeli.net/pt/feria/VI_0716a

Meditação

É bom ouvir estas palavras de Jesus: “Todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Se acreditarmos nele e o amarmos, Ele nos unirá a si da maneira mais íntima que possamos imaginar. Ele estará conosco e jamais nos abandonará, haja o que houver. O importante é que nós não o abandonemos, por ninguém, por nada.
Oração
Senhor, nós vos pedimos: venha em nosso auxílio a venerável intercessão da gloriosa Virgem Maria, para que, por sua proteção, possamos chegar ao monte que é Cristo, nosso Senhor. Ele, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=16%2F07%2F2024&leitura=meditacao