sexta-feira, 15 de junho de 2012

O Terço - Mistério Gozosos - Segunda-Feira e Sábado.



Terço do Rosário: Mistérios Gozosos   


Santa Lutgarda - 16 de junho

Santa Lutgarda 

Nasceu em Tongres - Holanda no ano de 1182. Morreu aos 64 anos de idade, no dia 16 de junho de 1246, no convento de Aswieres.

Santos Julita e Ciro - 16 de junho


Santos Julita e Ciro
+304


Julita vivia na cidade de Icônio, na Licaônia, atualmente Turquia. Ela era uma senhora riquíssima, da alta aristocracia e cristã, que se tornara viúva logo após ter dado à luz um menino. Ele foi batizado com o nome de Ciro, mas também atendia pelo diminutivo Ciríaco ou Quiríaco. Tinha três anos de idade quando o sanguinário imperador Diocleciano começou a perseguir, prender e matar cristãos. 

São Francisco Régis - 16 de Junho


São Francisco RégisO santo de hoje nasceu no ano de 1597 numa aldeia francesa. Muito cedo recebeu a graça de ser despertado para o chamado a santidade. Quando Francisco foi estudar no colégio dos Jesuítas, formou um grupo de rapazes dispostos a viverem o Evangelho.

Ao entrar para a Companhia de Jesus, que fazia um lindo trabalho missionário, conseguiu ele ser exemplar em todas as etapas de sua formação que desembocou no exercício do ministério sacerdotal. Como padre priorizou a assistência aos doentes atingidos por uma peste crescente e desejou evangelizar as terras da América, Índia – coisa que não aconteceu – já que foi enviado para uma região desassistida da França.

Imaculado Coração de Maria - este ano - 16 de junho

Maria guardava e meditava todas as palavras de Jesus em seu coração.

Esta festa do Imaculado Coração de Maria celebra-se no sábado, após a festa do Sagrado Coração de Jesus.
A história da devoção ao Coração de Maria tem seu fundamento no próprio Evangelho. 
A profecia de Simeão abriu o caminho e apresentou na imagem do coração traspassado com uma espada, uma das representações mais populares. 

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 16/06/2012

16 de Junho de 2012 


Lucas 2,41-51

Comentário do Evangelho

Características do ministério de Jesus

Nesta narrativa de Lucas são colocados, de maneira simbólica, alguns aspectos fundamentais que caracterizarão o ministério de Jesus. 
- Jesus revela-se como o Filho de Deus. O novo que surge em Jesus vem superar as tradições mantidas pelos mestres do Templo. 
- Jesus afirma que deve estar na casa de seu Pai. No fim de seu ministério, após as várias vicissitudes vividas, novamente no Templo, em Jerusalém, Jesus afirma: "Minha casa será casa de oração. Vós fizestes dela um covil de ladrões". 
- Com sua dedicação àquilo que é do seu Pai, Jesus proclama sua autonomia em relação aos costumes familiares estratificados em tradições ultrapassadas. 
Guardando tudo em seu coração, na meditação e na oração, Maria irá percebendo a missão libertadora e vivificante de seu filho Jesus. 

José Raimundo Oliva


Vivendo a Palavra

A festa de hoje reforça a posição de Maria na História da Salvação. Simbolizado por seu Imaculado Coração, o amor da Mãe de Jesus humaniza o Mistério da Encarnação do Filho Unigênito do Pai. Ela, como José, “não compreenderam o que o menino acabava de lhes dizer”, mas se entregavam com doçura e humildade à Vontade do Senhor.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

FAÇA UMA DOAÇÃO AO NPDBRASIL...

1. “Guardar no coração...”
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Em seu pronunciamento no mês de maio, sobre o “46º Dia das Comunicações”, o Papa Bento XVI destacou a forte relação entre a Comunicação e o Silêncio, não como duas coisas diferentes mas complementares, sem o silêncio a comunicação não será eficiente e a principal função do silêncio na comunicação é justamente esse interiorizar no mais profundo do nosso coração, a Palavra que Deus nos comunica. Em nossos tempos a comunicação muitas vezes, deixa de ser um serviço para ser sinal de poder, e por isso, até mesmo na vida de Igreja, falamos de mais e ouvimos de menos.

Eu imagino o sermão que Maria, se quisesse, poderia ter feito ao menino desobediente, que ficara em Jerusalém sem o consentimento dos pais, Maria estaria cheia de moral para falar grosso e colocar até o dedo na cara do pré adolescente que havia lhe respondido meio mal á sua queixa de mãe que estava aflita, juntamente com o esposo José. Na comunidade, quando estamos com plena razão, qual é a nossa conduta? Como se diz nessas ocasiões, em que a razão está toda do nosso lado, “Não se pode deixar barato”.

Mas Maria agia diferente, Lucas faz questão de mencionar que ela guardava todas essas coisas em seu coração e quando se guarda no coração, não é porque vai se esperar o momento certo para dizer o que se está entalado na garganta, mas é porque tudo o que se guarda no coração, resulta em uma atitude marcada pelo amor para com as pessoas, o Cristão, sem descartar a razão, move-se pelo coração.  Sem fazer discurso ou exigir submissão do seu filho, Maria como mãe amorosa o ensinou, com seu silêncio... No silêncio ouvimos, crescemos e amamos, eis a razão do nosso Papa ter ressaltado em seu escrito, para o Dia da Comunicação, a importância do silêncio.

Aquela atitude da mãe fez Jesus pensar e refletir, (mesmo que tenhamos toda razão, deixemos nessas horas que o coração fale mais alto). Podemos dizer que Jesus apreendeu com Maria e mais tarde, aos 33 anos, na sua condenação, ele usará do silêncio diante das autoridades romanas e Judaicas. Quanta coisa poderia ter dito naquele momento para colocar aquela autoridade em seu devido lugar. Jesus prefere o silêncio, não o silêncio carregado de ódio e indignação, mas o silêncio que será quebrado na cruz para dizer “Pai, perdoai-lhes porque não sabem o que fazem”.

2. Características do ministério de Jesus
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)

VIDE ACIMA

Oração
Espírito que orienta nossa vida para Deus, ajuda-me a crescer, cada dia, em sabedoria e graça, buscando, como Jesus, adequar minha vida ao querer do Pai.


3. A GENEROSIDADE LOUVADA
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

A FAMÍLIA
No Evangelho de Lucas prevalece o sentido teológico sobre o sentido histórico do texto. Situando Jesus em Jerusalém, na sua infância, e, depois, estabelecendo o dom do Espírito Santo também nesta cidade, Lucas sugere que as novas comunidades são continuidade do antigo Israel. Jesus, com a idade de iniciação às observâncias do judaísmo, mostra autonomia tanto em relação à família, seus pais, quanto ao sistema do templo.

A sua missão é estar naquilo que é de seu Pai. Era a festa de Páscoa na qual se fazia a memória do êxodo. Da mesma forma, em uma festa de Páscoa Jesus será morto. O êxodo de Jesus é a saída da instituição judaica para a comunicação do amor universal de Deus ao mundo, com o dom da vida eterna.

Imaculado Coração de Maria, um convite ao amor


Postado por: homilia

junho 16th, 2012


Celebrar a festa do Imaculado Coração de Maria é saborear a insondável misericórdia de Deus, pois Ele quis amar com coração humano a partir do coração de Maria de Nazaré.
Festejar o Imaculado Coração de Maria é aproximar-se de uma pessoa maravilhosa, em quem Deus encontrou total transparência, santidade, beleza e doação. Mas a nossa Mãe Imaculada não quer apenas que a admiremos, mas a imitemos, procurando viver em total transparência, sinceridade, verdade e santidade diante do Senhor e dos homens.
A Palavra de Deus, oferecida para essa celebração, leva-nos ao coração, ao amor de Deus. Ele faz coisas impensáveis para derramar sobre nós o Seu amor e a Sua misericórdia.
A relação do Pai conosco e Sua revelação é uma história de amor. Mas é em Jesus Cristo, Seu Filho – no mistério pascal –, que todo o Seu amor jorra, abundante, e é derramado no coração da humanidade.
O Evangelho de Lucas nos convida a ser discípulos do amor e a subir até Jerusalém para tocar os sinais do amor de Deus, na realização das promessas. Cristo nos chama a verificar a certeza de Sua ressurreição ao terceiro dia e a comunicá-Lo com entusiasmo e alegria.
Cristo, nossa Páscoa, é o centro do amor de Deus e de nossa busca,  aceitação e compromisso. Há, pois, um “chamamento” à nossa identificação com Sua cruz.
Maria de Nazaré, feliz porque acreditou, aparece como referência do autêntico discípulo que acredita e vive todos os acontecimentos, sobretudo os mais dolorosos e difíceis. Ela vive em confiança e doação total, sabe permanecer e estar de pé na firmeza do poder do amor de Cristo morto e ressuscitado.
Hoje, o Imaculado Coração de Maria é forte sinal para toda a humanidade, um convite para aceitarmos o amor, a voltarmos a ele, a dizermos ‘não’ à tentação e sedução do mundo da violência, da morte, da arrogância e do poder do mal.
A Virgem Maria é voz da Boa Nova a anunciar que Cristo está vivo. Ela continua a ser presença da força do mistério pascal de Cristo que vence o pecado e a morte. Na sedução enganosa da construção do mundo à margem do amor de Deus, importa acatar a mensagem do Seu Coração.
A Palavra de Deus nos convida à arte de amar: “Exulto de alegria no Senhor, a minha alma rejubila no Senhor”. O Salmo traduz a pessoa enamorada que canta a beleza da bondade e misericórdia de Deus, das maravilhas que opera. Maria, no Evangelho, aparece como a mais bela docilidade amorosa diante do projeto do Senhor.
Ela quer nos ensinar a arte mais importante: de amar. Amar é fácil de dizer, mas difícil de viver. Maria vive o amor como ninguém. Ao mostrar seu Coração Imaculado, é, sobretudo, a vida que ela nos mostra. A mãe de Jesus quer nos ensinar que o amor repara os pecados, reanima a esperança, leva à vida, une, constrói, perdoa, santifica, defende os pequeninos e liberta os humilhados.
O Seu Coração Imaculado sofre, de maneira incalculável, tantos crimes, pecados e ofensas. É preciso travar o mal com um amor incondicional a Deus. O Coração Imaculado de Maria é um convite, de forma especial, a todos os seus filhos para que Deus brilhe com mais transparência em todo o seu ser e vida.
“Espírito Santo, que orienta a vida dos homens e mulheres para Deus, ajude-me a dizer o meu ‘sim’ como fez Maria, a fim de que eu possa crescer, a cada dia, em sabedoria e graça, buscando, como Jesus, adequar minha vida ao querer do Pai”.
Padre Bantu Mendonça
Leitura Orante 

Lc 2,41-51
- Onde está Jesus? 

Em união com todos os que navegam na internet, faço meu ato de fé: 

Creio, meu Deus, que estou diante de Ti. 
Que me vês e escutas as minhas orações. 
Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro. 
Tu me deste tudo: eu te agradeço. 
Foste tão ofendido por mim: 
eu te peço perdão de todo o coração. 
Tu és tão misericordioso: 
eu te peço todas as graças 
que sabes serem necessárias para mim. 

1. Leitura: (Verdade) 

O que a Palavra diz? 

Fixo o meu olhar em Deus, através da Palavra. 
Faço, na Bíblia, a leitura lenta e atenta do texto do dia: 
Lc 2,41-51 
Em um momento de silêncio interior, recordo o que li.Este texto nos faz lembrar o que diz a Igreja sobre Maria no capítulo oitavo da Constituição Lumen Gentium:
 
"Esta união da Mãe com o Filho, na obra da redenção, manifesta-se desde o momento em que Jesus Cristo é concebido virginalmente, até à sua morte. Primeiramente, quando Maria se dirigiu pressurosa a visitar Isabel, e esta a proclamou bem-aventurada, por ter acreditado na salvação prometida, estremecendo de alegria, a divina criança, o precursor, no seio de sua mãe (cf. Lc 1,41-45); e depois, no nascimento, quando a Mãe de Deus, cheia de alegria, mostrou aos pastores e aos magos o seu Filho primogênito, que não diminuiu, muito pelo contrário, consagrou a sua integridade virginal. (10) E também quando, ao apresentá-lo no templo ao Senhor, ofereceu o resgate dos pobres e ouviu Simeão profetizar que esse Filho havia de ser sinal de contradição e que uma espada atravessaria a alma da Mãe, para que se revelassem os pensamentos de muitos corações (cf. Lc 2, 34-35). O Menino Jesus perdido e com tanta dor procurado, encontraram-no Maria e José no templo, ocupado nas coisas de seu Pai; não entenderam a resposta que lhes deu; a Mãe, porém, guardava no seu coração e meditava sobre todas estas coisas (cf. Lc 2, 41-51). (Lumen Gentium, cap. 8, 57). 

Assim entendemos que Maria é um excelente caminho para encontrar Jesus. O coração físico de Maria é símbolo de seu amor. O Coração Imaculado de Maria é a expressão de todos os seus sentimentos, afetos, e, sobretudo, de seu amor a Deus, a seu Filho e a todas as pessoas que lhe foram confiadas por Jesus agonizante, na cruz. 

2. Meditação (Caminho)

O que a Palavra diz para mim? 
Cultivo a devoção mariana? 
Como me relaciono com Maria? 
Como filho/a? 
Maria tem lugar na minha casa, os meus relacionamentos, no meu trabalho? 
Ela me orienta a "fazer tudo que Jesus disser"? 

Em Aparecida, na V Conferência, os bispos disseram:
 "A máxima realização da existência cristã como um viver trinitário de "filhos no Filho" nos é dada na Virgem Maria que, através de sua fé (cf. Lc 1,450 e obediência à vontade de Deus (cf. Lc 1,38), assim como por sua constante meditação da Palavra e das ações de Jesus (cf. Lc 2,19.51), é a discípula mais perfeita do Senhor157. Interlocutora do Pai em seu projeto de enviar seu verbo ao mundo para a salvação humana, com sua fé, Maria chega a ser o primeiro membro da comunidade dos crentes em Cristo, e também se faz colaboradora no renascimento espiritual dos discípulos. Sua figura de mulher livre e forte, emerge do Evangelho conscientemente orientada para o verdadeiro seguimento de Cristo. Ela viveu completamente toda a peregrinação da fé como mãe de Cristo e depois dos discípulos, sem que fosse livrada da incompreensão e da busca constante do projeto do Pai. Alcançou, dessa forma, o fato de estar ao pé da cruz em uma comunhão profunda, para entrar plenamente no mistério da Aliança."
 (DAp 266). 

3. Oração (Vida) 

Hoje rezo com Maria, 
agradecendo as maravilhas de Deus. 
Canto de Maria do povo 
Padre Zezinho, Scj 

Minh'alma dá glórias ao Senhor 
Meu coração bate alegre e feliz 
Olhou para mim com tanto amor 
Que me escolheu, me elegeu e me quis. 
E de hoje em diante eu já posso prever, 
Todos os povos vão me bendizer 
O Poderoso lembrou-se de mim, 
Santo é seu nome sem fim 

O povo dá glórias ao Senhor, 
seu coração bate alegre e feliz 
Maria carrega o Salvador porque Deus faz, 
sempre cumpre o que diz 
E quando os povos aceitam lei 
passa de pai para filho seu dom 
Das gerações Ele é mais do que rei, 
ele é Deus Pai, ele é bom 
Minh'alma dá glórias ao Senhor 
Meu coração bate alegre e feliz 
Olhou para mim com tanto amor 
Que me escolheu, me elegeu e me quis. 
O orgulhoso Ele sabe dobrar, 
o poderoso Ele sabe enfrentar 
O pobrezinho Ele defenderá, não nos abandonará 
O povo dá glórias ao Senhor, seu coração bate alegre e feliz 
Maria carrega o Salvador porque Deus faz, 
sempre cumpre o que diz 
Quem tem demais qualquer dia vai ver 
o que é ter fome e não ter pra comer 
Quem passa fome comida terá, eis que a justiça virá 
Minh'alma dá glórias ao Senhor 
Meu coração bate alegre e feliz 
Meu povo já sente o seu amor, 
Ele promete, Ele cumpre o que diz 
Aos nossos pais Ele um dia jurou 
Ele é fiel e jamais enganou, 
estamos perto da era do amor 
Bendito seja o Senhor. 
CD 14 Cantigas marianas, Pe. Zezinho, scj - COMEP 




4. Contemplação (Vida) 

Qual o novo olhar que a Palavra despertou em mim? 

Passarei o dia a olhar como Maria, um olhar que busca o Senhor e o procura até o encontrar. 

Bênção 

- Deus nos abençoe e nos guarde. 
Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós.
 Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. 
Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, 
Pai e Filho e Espírito Santo. 
Amém. 

Irmã Patrícia Silva, fsp 

Oração Final
Pai Santo, que ofereces à Igreja o exemplo de Maria, primeira discípula missionária, ajuda-nos a segui-la, testemunhando ao mundo o teu infinito Amor, sempre atentos aos nosso companheiros de caminhada, compassivos e generosos na partilha do que temos e somos. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.

LITURGIA DIÁRIA - 16/06/2012



Tema do Dia

Imaculado Coração de Maria


Ontem nos lembramos do Sagrado Coração de Jesus. Hoje, cheios de gratidão, celebramos o Imaculado Coração de Maria. A metáfora desses dois corações concretiza para nós o inefável Amor do Pai misericordioso, que nos legou tão preciosos Irmão e Mãe.

Oração para antes de ler a Bíblia

orkut e hi5, Religiosos, palavras do Senhor Jesus, imagens de biblia, recados de Jesus, gifs de religião para orkut

Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda 

e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame

 e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por

 todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores

se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos 

a vida eterna. Amém.


Branco. Imaculado Coração de Maria, Memória


Primeira leitura (Isaías 61,9-11)

Sábado, 16 de Junho de 2012
Imaculado Coração da Virgem Maria



Leitura do Livro do Profeta Isaías.

9A descendência do meu povo será conhecida entre as nações, e seus filhos se fixarão no meio dos povos; quem os vir há de reconhecê-los como descendentes abençoados por Deus.
10Exulto de alegria no Senhor e minha alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como um noivo com sua coroa, ou uma noiva com suas joias. 11Assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Senhor Deus fará germinar a justiça e a sua glória diante de todas as nações.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Salmo (1º Samuel 2,1.4-8)

Sábado, 16 de Junho de 2012
Imaculado Coração da Virgem Maria



— Meu coração se regozija no Senhor.
— Meu coração se regozija no Senhor.

— Exulta no Senhor meu coração, e se eleva a minha fronte no meu Deus; minha boca desafia os meus rivais porque me alegro com a vossa salvação.
— O arco dos fortes foi dobrado, foi quebrado, mas os fracos se vestiram de vigor. Os saciados se empregaram por um pão, mas os pobres e os famintos se fartaram. Muitas vezes deu à luz a que era estéril, mas a mãe de muitos filhos definhou.
— É o Senhor quem dá a morte e dá a vida, faz descer à sepultura e faz voltar; é o Senhor quem faz o pobre e faz o rico, é o Senhor quem nos humilha e nos exalta.
— O Senhor ergue do pó o homem fraco, do lixo ele retira o indigente, para fazê-los assentar-se com os nobres num lugar de muita honra e distinção.


Evangelho (Lucas 2,41-51)

Sábado, 16 de Junho de 2012
Imaculado Coração da Virgem Maria




Onde está Jesus?


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

41Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. 42Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. 43Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem.
44Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. 45Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. 46Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas.
47Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. 48Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”. 49Jesus respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?” 50Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera.51Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia

Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações
que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los  em prática.
Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedeis todos
por mim. Amém.

BOM DIA!


SÓ QUERIA TE DESEJAR UM ÓTIMO FIM DE SEMANA!


SÁBADO


Dia Mundial de Oração pela Santificação do Clero, o Papa Bento XVI destaca a data como um momento importante para que os sacerdotes intercedam uns pelos outros, reafirmando a unidade da Igreja e sua missão salvífica.


Em sua mensagem para o Dia Mundial de Oração pela Santificação do Clero, o Papa Bento XVI destaca a data como um momento importante para que os sacerdotes intercedam uns pelos outros, reafirmando a unidade da Igreja e sua missão salvífica. “Como ministros da misericórdia de Deus, nós sabemos, por isso, que a busca da santidade pode recomeçar sempre através do arrependimento e do perdão. Todavia, sentimos também a necessidade de pedi-lo individualmente, como sacerdotes, em nome de todos os sacerdotes e por todos os sacerdotes".
"Os sacerdotes, para servirem a Igreja e o Mundo, precisam ser Santos! Não podemos nos santificar sem trabalhar para a santidade de nossos irmãos, e não podemos trabalhar pela santidade de nossos irmãos sem que antes tenhamos trabalhado e trabalhemos pela nossa santidade”, disse o Papa.

"Jesus manso e humilde de coração, 
fazei dos corações de nossos sacerdotes semelhantes ao vosso"

DIA DE ORAÇÃO PELOS SACERDOTES - DIA 15 DE JUNHO



"Santifica-os pela verdade. A tua palavra é a verdade. 

Como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. 
Santifico-me por eles para que também eles sejam santificados pela verdade.
Para que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste."
(JO 17,17-19. 21) 

O Senhor te abençoe e te guarde, 
Mostre a ti o seu rosto e 
tenha misericórdia de ti. 
Volte para ti o seu olhar e te dê a paz. 


Uma noite de suor, sobre o barco em alto mar, 
O céu começa a clarear.
A tua rede está vazia,mas a voz que te chama
Te mostrará um outro mar.
E sobre muitos corações
A tua rede lançará.

Doa a tua vida como Maria aos pés da cruz
E serás... Servo de cada homem
Servo por amor, sacerdote da humanidade.

Caminhavas no silêncio, enxergando além da dor
Que a semente que tu lançavas
Num bom terreno germinasse
Mas o coração exulta,
Porque o campo já está dourado
O grão maduro pelo sol
No celeiro pode entrar.


Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa - 15 de junho

logo idosos

Desde 2006, a Organização das Nações Unidas (ONU), declarou o dia 15 de junho como o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa.  A data tem como objetivo mobilizar a sociedade para discutir e fortalecer a prevenção dessa violência, com a realização de campanhas em nível mundial.
No Brasil, os atos de violências contra os idosos se manifestam em forma de discriminação e são comuns as denúncias de maus-tratos, descasos, negligências e outras formas mais frequentes de violências contra a população idosa.
Desta forma, o Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina (CEI), realizará uma campanha por todo o Estado no Combate à Violência contra a Pessoa Idosa com o slogan “Rompendo o silêncio”.
Para abrir a campanha, o CEI e a Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC), realizam uma mesa redonda com diversas autoridades que trabalham em prol da política do bem estar dos idosos catarinense, como forma de conscientizar a sociedade em geral sobre as mais perversas formas de violência que atentam contra o bem estar e a saúde da população idosa, além de alertar a opinião pública para que prestem denúncias por meio do Disque 100. 
O debate será transmitido por videoconferência para as 16 Agências Regionais da Celesc.

Formas de violência contra o idoso:

A violência contra idosos se manifesta de forma: estrutural, aquela que ocorre pela desigualdade social e é naturalizada nas manifestações de pobreza, de miséria e de discriminação; interpessoal que se refere às interações e relações cotidianas; e institucional que diz respeito à omissão na gestão das políticas sociais e pelas instituições de assistência. As formas mais frequentes de violências contra a população idosa são:
Abuso físico, maus tratos físicos ou violência física: o uso da força física para compelir os idosos a fazerem o que não desejam, para feri-los, provocar dor, incapacidade ou morte;
Abuso psicológico, violência psicológica ou maus tratos psicológicos: agressões verbais ou gestuais para aterrorizar os idosos, humilhá-los, restringir sua liberdade ou isolá-los do convívio social;
Abuso sexual e violência sexual: visam obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças contra idosos;
Abandono: se manifesta pela ausência ou deserção dos responsáveis governamentais, institucionais ou familiares de prestarem socorro a uma pessoa idosa que necessite de proteção;
Negligência: recusa ou à omissão de cuidados devidos e necessários aos idosos, por parte dos responsáveis familiares ou institucionais. Normalmente, ela ocorre associada a outros abusos que geram lesões, traumas físicos, emocionais e sociais, em particular, para as que se encontram em situação de múltipla dependência ou incapacidade; 
Abuso financeiro e econômico: exploração imprópria ou ilegal dos idosos ou uso não consentido de recursos financeiros e patrimoniais. Esse tipo de violência ocorre, sobretudo, no âmbito familiar;
Auto-negligência: conduta da pessoa idosa que ameaça a própria saúde ou segurança, pela recusa de prover cuidados necessários a si mesma. 

Fonte: Política Nacional de Redução de Acidentes e Violências do Ministério da Saúde (2001).

FRASE DE SÃO PADRE PIO

Ato de Consagração ao Sagrado Coração de Jesus


Dulcíssimo Jesus, Redentor do gênero humano, lançai os vossos olhares sobre nós, humildemente prostrados diante de vosso altar. Nós somos e queremos ser vossos; e para que possamos viver mais intimamente unidos a Vós, cada um de nós neste dia se consagra espontaneamente ao vosso Sacratíssimo Coração.

Muitos nunca Vos conheceram; muitos desprezaram os vossos mandamentos e Vos renegaram. Benigníssimo Jesus, tende piedade de uns e de outros e trazei-os todos ao vosso Sagrado Coração.

Senhor, sede o Rei não somente dos fiéis que nunca de Vós se afastaram, mas também dos filhos pródigos que Vos abandonaram; fazei que eles tornem, quanto antes, à casa paterna, para que não pereçam de miséria e de fome.

Sede o Rei dos que vivem iludidos no erro, ou separados de Vós pela discórdia; trazei-os ao porto da verdade e à unidade da fé, a fim de que em breve haja um só rebanho e um só pastor.

Sede o Rei de todos aqueles que estão sepultados nas trevas da idolatria e do islamismo, e não recuseis conduzi-los todos à luz e ao Reino de Deus.

Volvei, enfim, um olhar de misericórdia aos filhos do que foi outrora vosso povo escolhido; desça também sobre eles, num batismo de redenção e vida, aquele sangue que um dia sobre si invocaram.

Senhor, conservai incólume a vossa Igreja, e dai-lhe uma liberdade segura e sem peias; concedei ordem e paz a todos os povos; fazei que de um a outro pólo do mundo, ressoe uma só voz: Louvado seja o Coração divino, que nos trouxe a salvação! A Ele, honra e glória por todos os séculos dos séculos. Amém.

S.S. Pio XI, 11 de dezembro de 1925