segunda-feira, 6 de março de 2023

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE…

LEITURA ORANTE DO DIA 06/03/2023



LEITURA ORANTE

Lc 6,36-38 - "Tenhamos misericórdia uns com os outros": como o Pai!


Passo a passo, a caminho com Jesus,
preparamo-nos para a Leitura da Palavra orando:
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho,
eu te adoro, louvo e amo.
Peço-te perdão por todas as vezes que te ofendi
em mim e no meu próximo.
Espírito de verdade, consagro-te a minha
inteligência, imaginação e memória, ilumina-me.
Dá-me conhecer Jesus Cristo Mestre.
Revela-me o sentido profundo do seu Evangelho e
de  tudo o que ensina a Santa Igreja.

1. Leitura (Verdade)
- O que a Palavra diz?
A Palavra hoje vai nos falar  da misericórdia de Deus e da nossa misericórdia. Quando a Sagrada Escritura usa a expressão misericórdia está falando de uma bondade essencial, um envolvimento do coração, uma ternura sem limites.
Na Bíblia misericórdia revela a natureza íntima de Deus, a misericórdia é uma outra expressão típica do Amor. Deus é misericórdia. É a expressão que melhor revela o coração do Deus Pai de infinita bondade.
Lemos, atentamente, o texto de hoje: Lc 6,36-38.
Tenham misericórdia dos outros, assim como o Pai de vocês tem misericórdia de vocês.
- Não julguem os outros, e Deus não julgará vocês. Não condenem os outros, e Deus não condenará vocês. Perdoem os outros, e Deus perdoará vocês. Deem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos. A mesma medida que vocês usarem para medir os outros Deus usará para medir vocês.
Refletindo
Jesus nos recomenda  a ser misericordiosos como o Pai é conosco.
E explica o que é ser misericordioso: é ser como o Pai, ou seja, não julgar, não condenar, perdoar, numa palavra: ser bom!
A palavra misericórdia significa etimologicamente,  possuir um coração (cor) que se compadece da miséria (miseri) do outro porque a sente profundamente como sua.
Em hebraico é ainda maior forte, porque a palavra misericórdia (rahamim) significa "ter entranhas de uma mãe"


2. Meditação(Caminho)
- O que a Palavra diz para nós?
O Deus de Jesus não é um juiz com um catálogo de leis que tem necessidade de mandar, controlar, verificar. Basta-lhe a misericórdia e a compaixão., tem colo! É maravilhoso!
Deus não apenas tem um coração que ama. O que já é extraordinário. Mas também tem entranhas de misericórdia.
Olhemos para o mundo de hoje. Parece que este mundo morre por falta de misericórdia. Os crimes estão globalizados. Por outro lado, a misericórdia de Deus, que é infinita, também está por toda parte. Basta aceitá-la. Mas, muitos a rejeitam, ou a desconsideram.
Coloquemo-nos no horizonte da misericórdia: Deus é misericórdia continuamente.
Deixemo-nos envolver por esta misericórdia divina, criativa, original, pessoal, que me chama, que chama você, que nos chama à existência.
Ao revelar seu rosto misericordioso em Jesus, Deus cria em nós um coração novo feito à semelhança do seu, um coração capaz de viver a misericórdia. 
Coisa maravilhosa: Deus nos ama a ponto de nos criar e nos enviar ao mundo para sermos presenças misericordiosas. Uma  misericórdia superabundante, generosa que se expressa  em encontro, acolhida, cordialidade, tudo isto vivido no cotidiano, como hábito de vida.
Meditando
São João Paulo II dizia: “Ajudem o homem moderno a experimentar o amor misericordioso de Deus! Lá onde dominam o ódio, a sede de vingança, lá onde a guerra semeia a dor e a morte de inocentes, a graça da misericórdia é necessária para apaziguar os espíritos e os corações e fazer jorrar a paz. Lá onde falta respeito à vida e à dignidade do homem, o amor misericordioso de Deus é necessário. A misericórdia é necessária para fazer com que cada injustiça do mundo encontre seu fim no esplendor da verdade”.
São Paulo nos lembra: "Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, quando estávamos mortos pelos nossos pecados, deu-nos a vida por Cristo"(Ef 2,4-5).

3. Oração (Vida)
- O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?
"Sede misericordiosos como o Pai é misericordioso" (Lc 6,36), diz Jesus.
Rezemos
Pai misericordioso e compassivo,
que governais o mundo com justiça e amor,
dai-nos um coração sábio para reconhecer
a presença do vosso Reino entre nós.

Em sua grande misericórdia, Jesus,
o Filho amado, habitando entre nós
testemunhou o vosso infinito amor
e anunciou o Evangelho da fraternidade e da paz.

Seu exemplo nos ensine a acolher
os pobres e marginalizados, nossos irmãos e irmãs
com políticas públicas justas,
e sejamos construtores de uma sociedade humana e solidária.

O divino Espírito acenda em nossa Igreja
a caridade sincera e o amor fraterno;
a honestidade e o direito resplandeçam em nossa sociedade
e sejamos verdadeiros cidadãos do “novo céu e da nova terra”
Amém.

4. Contemplação(Vida/ Missão)
- Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra?
A cada pessoa que  encontrarmos, em nosso trabalho, estudo, em casa, no metrô, no ônibus, na rua, vamos ter um olhar de misericórdia e dizer-lhes ainda que em silêncio o que São Paulo sugere: “Quando for ter com vocês levarei muitas bênçãos de Cristo” ( Rm 15,29). Vou revelando o lado luminoso da minha natureza, humanizando as relações com as pessoas.
Anotemos no nosso diário, nossas atitudes e empenhos para sermos parecidos com o Pai: misericordiosos.

Bênção
Recebamos a bênção
Senhor, nosso Deus, concedei-nos nesta quaresma a graça da conversão e da reconciliação por meio da oração, da penitencia e da caridade. Dai-nos a graça de aprender convosco a  ser livres para amar, acolhendo a vida como dom e compromisso, valorizando e defendendo a vida, especialmente onde ela se encontra mais fragilizada e sofrida. Isto vos pedimos, em nome do Pai, e do Filho e do Espirito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva,fsp

Palavra se fez carne - 6 de março, 2ª feira, 2ª Semana da Quaresma


6 de março, 2ª feira, 2ª Semana da Quaresma

- Hoje é dia 6 de março, 2ª feira da 2ª Semana da Quaresma.

- A Palavra de Deus sempre nos convida à vivência da misericórdia. Hoje é o próprio Jesus que nos pede: “Sede misericordiosos como o Pai é misericordioso.” A referência para o exercício da misericórdia é o próprio Deus, o Pai misericordioso, que em Jesus transborda de compaixão e misericórdia para com todos e todas. Peça ao Senhor a graça de escutar a Palavra e torná-la ação em sua própria vida, para que ela te ajude a viver a misericórdia, a exemplo do Pai.

- Escuta o Evangelho Segundo Lucas, Capítulo 6, versículos 36 a 38.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos.'

- Jesus no Evangelho nos ensina a viver a misericórdia como medida para todas as nossas ações. Por exemplo: as ações de não julgar; não condenar; perdoar e ser generoso. Estas ações nos põem em sintonia com o projeto do Pai, pois tudo o que praticarmos com os outros será a medida para que também o Pai e os outros façam conosco. Afinal a misericórdia é o amor que plenifica o coração, transbordando sobre os outros, para aproximar o Reino de Deus das pessoas, e as pessoas do Reino. É a prática da misericórdia que dignifica o ser humano: tanto para quem a dá, quanto para quem recebe. Peça ao Senhor a graça de um coração misericordioso, capaz de não julgar, nem condenar, mas sim de perdoar e amar.

- Misericórdia é o nome de Deus, e Jesus é o Rosto da misericórdia revelado entre nós pelo seu modo de agir. Você tem agido como uma pessoa misericordiosa? Tem feito aos outros o mesmo que deseja que lhe façam? Com que você tem transbordado a sua medida: com misericórdia ou intolerância?

- “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso.”, disse Jesus. Sermos misericordiosos, perdoando-nos mutuamente, é uma forma de nos assemelharmos ao Senhor nosso Deus e Pai e atender ao pedido de Jesus para sermos misericordiosos como o Pai. Ouça o que nos diz o Papa Francisco na Exortação Apostólica sobre a Santidade:

Dar e perdoar é tentar reproduzir na nossa vida um pequeno reflexo da perfeição de Deus, que dá e perdoa super-abundantemente. Por esta razão, no Evangelho de Lucas, já não encontramos «sede perfeitos», mas «sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados. Dai e ser-vos-á dado». E depois Lucas acrescenta algo que não deveríamos transcurar: «a medida que usardes com os outros será usada convosco». A medida que usarmos para compreender e perdoar será aplicada a nós para nos perdoar. A medida que aplicarmos para dar, será aplicada a nós no céu para nos recompensar. Não nos convém esquecê-lo.

- Termina a tua oração agradecendo ao Senhor pela sua infinita misericórdia, pelo amor e pela compaixão que Ele tem derramado sobre a humanidade, sobre sua família e sobre você. Peça ao Senhor a graça de se assemelhar a Ele e agir sempre com misericórdia e com amor para com as pessoas que de ti se aproximam.

- Pai Nosso que estais nos céus, santificado seja vosso nome, venha nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade, assim, na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.


O que é ser misericordioso | (Lc 6, 36-38) #1049 - Frei Gilson



Publicado em 6 de mar. de 2023

O mundo não está escutando Jesus | (Mt 17, 1-9) #1048 - Frei Gilson



Publicado em 5 de mar. de 2023

Como transformar o coração de alguém mal | (Mt 5, 43-48) #1047- Frei Gilson



Publicado em 4 de mar. de 2023

Dai e vos será dado | Mãe Maria (06/03/2023) - Dom Walmor


Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em  6 de mar. de 2023

Eu e o Pai somos um | Mãe Maria (05/03/2023) - Dom Walmor


Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 5 de mar. de 2023

Remissão de todos os pecados | Mãe Maria (04/03/2023) - Dom Walmor


Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 4 de mar. de 2023

Homilia Diária - 06.03.2023 | “Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso." - Padre Roger Araújo


Canal do Youtube: Padre Roger Araújo
5 de mar. de 2023

(Lc 6,36-38)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.

Homilia Diária - 05.03.23 | “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo o meu agrado. Escutai-o!” - Padre Roger Araújo


Canal do Youtube: Padre Roger Araújo
5 de mar. de 2023

(Mt 17,1-9)

Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz. Nisto apareceram-lhe Moisés e Elias, conversando com Jesus.
Então Pedro tomou a palavra e disse: “Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem uma voz dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo o meu agrado. Escutai-o!”
Quando ouviram isto, os discípulos ficaram muito assustados e caíram com o rosto em terra. Jesus se aproximou, tocou neles e disse: “Levantai-vos e não tenhais medo”.
Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus. Quando desciam da montanha, Jesus ordenou-lhes: “Não conteis a ninguém esta visão até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos”.

Homilia Diária - 04.03.2023 | “Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!" - Padre Roger Araújo


Canal do Youtube: Padre Roger Araújo
4 de mar. de 2023

(Mt 5,43-48)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!
Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos. Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa?
E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.

Palavra da Salvação, 06/03/2023 com o Diác. Rafael dos Santos


Canal do Youtube: WebTV Redentor
5 de mar. de 2023

Segunda-feira, 2ª Semana da Quaresma

Evangelho (Lc 6,36-38)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 36“Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

A Voz do Pastor, 05/03/2023 com o Cardeal Orani João Tempesta


Canal do Youtube: WebTV Redentor
2 de mar. de 2023

Domingo, | 2º Domingo da Quaresma

Evangelho (Mt 17,1-9)

Naquele tempo, 1Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. 2E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz. 3Nisto apareceram-lhe Moisés e Elias, conversando com Jesus.
4Então Pedro tomou a palavra e disse: “Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. 5Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem uma voz dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo o meu agrado. Escutai-o!”
6Quando ouviram isto, os discípulos ficaram muito assustados e caíram com o rosto em terra. 7Jesus se aproximou, tocou neles e disse: “Levantai-vos e não tenhais medo”.
8Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus. 9Quando desciam da montanha, Jesus ordenou-lhes: “Não conteis a ninguém esta visão até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Palavra da Salvação, 04/03/2023 com o Diác. Rafael dos Santos


Canal do Youtube: WebTV Redentor
3 de mar. de 2023

Sábado, 1ª Semana da Quaresma

Evangelho (Mt 5,43-48)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!
45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa?
47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.