terça-feira, 16 de agosto de 2022

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE…

LEITURA ORANTE DO DIA 16/08/2022



LEITURA ORANTE

Mt 19,23-30 - Por causa de Jesus


Iniciamos a Leitura orante, rezando ao Espírito,
com todos os que estão em volta da Palavra:
Espírito santificador,
a ti consagro a minha vontade:
Ajuda-me a dizer sim
ao Projeto de Deus para a minha vida.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto?
Lemos atentamente o texto Mt 19,23-30,
e observamos pessoas, palavras, relações, lugares.
Jesus então disse aos discípulos:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: é muito difícil um rico entrar no Reino do Céu. E digo ainda que é mais difícil um rico entrar no Reino de Deus do que um camelo passar pelo fundo de uma agulha.
Quando ouviram isso, os discípulos ficaram muito admirados e perguntavam:
- Então, quem é que pode se salvar?
Jesus olhou para eles e respondeu:
- Para os seres humanos isso não é possível; mas, para Deus, tudo é possível.
Aí Pedro disse:
- Veja! Nós deixamos tudo e seguimos o Senhor. O que é que nós vamos ganhar?
Jesus respondeu:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando chegar o tempo em que Deus vai renovar tudo e o Filho do Homem se sentar no seu trono glorioso, vocês, os meus discípulos, também vão sentar-se em doze tronos para julgar as doze tribos do povo de Israel. E todos os que, por minha causa, deixarem casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou terras receberão cem vezes mais e também a vida eterna. Muitos que agora são os primeiros serão os últimos, e muitos que agora são os últimos serão os primeiros.
Refletindo
Parece não soar bem ouvir Jesus dizer que é difícil um rico entrar no Reino do Céu. Ele sempre foi tão bom e misericordioso. Posso pensar então, de que rico é este que ele fala. Para Jesus, rico é quem faz dos bens materiais verdadeiros ídolos, colocados em primeiro lugar na sua vida. Rico é que fecha o coração para os irmãos e para Deus. Rico é quem explora o pequeno e pobre para aumentar sua fortuna. Rico é quem engana e suborna os demais. Rico é aquele que não se sensibiliza com o necessitado. Só pensa em si. Por isso, não existe no seu coração espaço para Deus e sua graça. Para ele é impossível entrar no Reino do Céu.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Vamos verificar se não temos também nós, alguns ídolos que nos atrapalham para, desde já, viver em clima do Reino de Jesus.
Apegamo-nos a alguma coisa da qual podemos abrir mão, dificuldade em dividir o que temos, partilhar coisas, mas também a bondade, o amor, a paciência, o carinho, as alegrias e até as dores com as pessoas de nossa família, de nosso círculo de amigos e colegas de trabalho ou escola?
Meditando
Os bispos na Conferência de Aparecida, disseram: "devemos dar a partir da alegria de nossa fé". E falam, até da "outra margem". " Nosso desejo é que esta V Conferência seja um estímulo para que muitos discípulos de nossas Igrejas vão e evangelizem na "outra margem". A fé se fortalece quando é transmitida e é preciso que entremos em nosso continente em uma nova primavera da missão ad gentes. Somos Igrejas pobres, mas "devemos dar a partir de nossa pobreza e a partir da alegria de nossa fé" e isto sem colocar sobre alguns poucos enviados o compromisso que é de toda a comunidade cristã. Nossa capacidade de compartilhar nossos dons espirituais, humanos e materiais com outras Igrejas, confirmará a autenticidade de nossa nova abertura missionária. (...)" (DAp 379).

O convite do papa Francisco para uma “Igreja em saída” é a marca predominante do seu pontificado, que deseja ver renascer na Igreja nova experiência de fé cristã missionária, fundamentada no evangelho, de modo que a mensagem da salvação chegue realmente a todos, sem exclusão. Para Francisco, a transmissão da fé não se resume numa desarticulada difusão de uma imensidade de doutrinas, mas no testemunho da fé em Jesus Cristo, principalmente entre os mais pobres e fragilizados da sociedade. Com a “Igreja em saída”, Francisco deseja redescobrir na experiência de fé a dimensão Povo de Deus, povo que caminha de acordo com o projeto de amor do Pai. Por isso a Igreja precisa entender que a sua missão não é fechar-se em si mesma ou em grupos de elite, mas ir ao encontro dos que andam perdidos, das imensas multidões sedentas de Cristo.

Francisco ressalta que “sair em direção aos outros para chegar às periferias humanas não significa sair pelo mundo sem direção nem sentido” (EG 46). “Igreja em saída” é, antes, na visão do papa Francisco, uma Igreja que sai da comodidade dos seus templos para ir ao encontro dos menos favorecidos da sociedade, mas é também uma Igreja capaz de abrir suas portas para acolher todos aqueles que queiram entrar, sem a necessidade de uma “vistoria alfandegária” ou de bater à porta e perguntar se é permitido entrar ou não. Porque, muitas vezes, a Igreja age como controladora da graça, e não como facilitadora. A respeito disso, Francisco não deixa dúvidas: “a Igreja não é uma alfândega, mas a casa paterna, onde há lugar para todos com a sua vida fatigosa” (EG 47).

3. Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluímos:
Oração pelas Vocações
Jesus, Mestre divino,
que chamastes os Apóstolos a vos seguirem,
continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias,
pelas nossas escolas e
continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens.
Dai coragem às pessoas convidadas.
Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos,
como diáconos, padres e bispos,
como religiosos e religiosas,
para o bem do Povo de Deus
e de toda a humanidade.
Amém.
(São Paulo VI)

ou
Da Liturgia - Dt 32

Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!

Pensei: “Vou espalhá-los pela terra, / farei cessar sua memória inteiramente”. / Mas receava a reação dos inimigos, / a má interpretação dos adversários. – R.
Eles diriam: “Nossa mão prevaleceu, / não foi o Senhor Deus que isto fez”. / Porque meu povo é gente sem juízo, / é gente que não tem discernimento. – R.
Como pode um homem só perseguir mil, / como dois podem fazer fugir dez mil? / Não é porque sua rocha os vendeu, / não é porque o Senhor os entregou? – R.
Já vem o dia em que serão arruinados / e o seu destino se apressa em chegar. / Porque o Senhor fará justiça ao seu povo / e salvará todos aqueles que o servem. – R.

4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual  nosso novo olhar a partir da Palavra?
Como vamos vivê-la na missão?
Nosso novo olhar é para as necessidades dos irmãos
abrindo as mãos e o coração para acolhê-los.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

nção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Palavra se fez carne - 16 de agosto, 3ª feira, 20ª Semana do Tempo Comum


16 de agosto, 3ª feira, 20ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 16 de agosto, 3ª feira da 20ª Semana do Tempo Comum.

- Vivemos em um mundo capitalista em que as pessoas, muitas vezes, são reconhecidas e valorizadas, mais pelo que têm, por suas posses, que por aquilo que realmente são: filhos e filhas de Deus, irmãos uns dos outros. A posse do dinheiro e das riquezas vão mercantilizando as relações entre as pessoas. Parece ser gente só quem tem dinheiro, fama e poder. Não é sem motivo que o refrão: “o que eu ganho com isso?” é tão repetido. Jesus vai na contramão do poder do dinheiro, da fama e das riquezas, não é este o caminho do Reino. O Reino é paz, justiça, direitos humanos e fraternidade para todos. Peça ao Senhor que te ajude a viver a gratuidade nos relacionamentos.

- Com o coração e ouvidos abertos, acolha com carinho o Evangelho de Jesus Cristo Segundo Mateus, Capítulo 19, versículos 23 a 30.

“Então Jesus disse aos discípulos: ‘Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no Reino dos Céus. E digo ainda: é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus’. Ouvindo isso, os discípulos ficaram perplexos e perguntaram: ‘Quem, pois, poderá salvar-se?’ Jesus olhou bem para eles e disse: ‘Humanamente isso é impossível, mas para Deus tudo é possível’. Em seguida, Pedro tomou a palavra e disse-lhe: ‘Olha! Nós deixamos tudo e te seguimos. Que haveremos de receber?’ Jesus respondeu: ‘Em verdade vos digo, [...] todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna. Ora, muitos que são primeiros serão últimos, e muitos que são últimos serão primeiros.’”

- O que dificulta aos ricos a entrada do Reino é o apego às riquezas, a vontade de acumular sempre mais e a carência, a falta de justiça social e de solidariedade com os empobrecidos e necessitados. Zaqueu, que era rico, abre-se à graça de Deus quando decide devolver o que havia ganhado desonestamente e pela decisão de repartir metade de sua riqueza para os pobres. Sem justiça e solidariedade as portas do Reino permanecem fechadas. Por isso procure sempre agir com justiça e misericórdia, este é o caminho da vida eterna, isto faz com que os últimos se convertam nos primeiros do Reino. Peça ao Senhor essa graça.

- O Reino de Deus é de serviço: foi assim que Jesus fez. Você continua querendo segui-lo?

- “Dificilmente um rico entrará no Reino dos Céus”, diz Jesus. Para ajudar a refletir, acompanhe o poema da Campanha da Fraternidade de 2010:

“Jesus cristo anunciava por primeiro
Um novo reino de justiça e seus valores:)
"vós não podeis servir a deus e ao dinheiro
E muito menos agradar a dois senhores".
[...] Não é a riqueza nem o lucro sem medida
Que geram paz e laços de fraternidade;
Mas todo o gesto de partilha em nossa vida
Faz a fé se transformar em caridade.
No evangelho encontrareis a luz divina,
Não no supérfluo, na ganância e na ambição.
Ide e vivei a boa-nova que ilumina
E a palavra da fraterna comunhão.”

- Termine sua oração colocando-se diante de Jesus, que vem ao nosso encontro para nos libertar de tudo o que nos afasta da verdadeira da vida para nos mostrar as alegrias do seu Reino de justiça e paz. Coloque seu coração e sua vida nas mãos Dele.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Por cristo tudo desprezar | (Mt 19, 23-30) #847 - Meditação da Palavra - Frei Gilson



Publicado em 16 de ago. de 2022

O que fazer para ter a vida eterna | (Mt 19, 16-22) #846 - Meditação da Palavra - Frei Gilson



Publicado em 15 de ago. de 2022

Não se deixe abater pelo desânimo | (Hb 12, 1-4) #845 - Meditação da Palavra - Frei Gilson



Publicado em 14 de ago. de 2022

Cada um vai prestar contas da própria vida | (Ez 18, 1-10.13.30-32) #844 - Meditação da Palavra - Frei Gilson



Publicado em 13 de ago. de 2022

Porque os padres não se casam | (Mt 19, 3-12) #843- Meditação da Palavra - Frei Gilson



Publicado em 12 de ago. de 2022

Perdoar quem pecou contra você | (Mt 18, 21-19, 1) #842- Meditação da Palavra - Frei Gilson



Publicado em 11 de ago. de 2022

Feliz o homem caridoso e prestativo | (Sl 111 (112)) #841- Meditação da Palavra - Frei Gilson



Publicado em 10 de ago. de 2022

Mãe Maria | Dom Walmor – 16/08/2022


Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 16 de ago. de 2022

Mãe Maria | Dom Walmor – 15/08/2022


Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 15 de ago. de 2022

Mãe Maria | Dom Walmor – 14/08/2022


Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 14 de ago. de 2022

Mãe Maria | Dom Walmor – 13/08/2022


Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 13 de ago. de 2022

Mãe Maria | Dom Walmor – 12/08/2022


Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 12 de ago. de 2022

Mãe Maria | Dom Walmor – 11/08/2022


Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 11 de ago. de 2022

Mãe Maria | Dom Walmor – 10/08/2022


Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 10 de ago. de 2022

Homilia Diária - 16.08.2022 | “Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível” - Padre Roger Araújo


Canal do Youtube: Padre Roger Araújo

Publicado em 16 de ago. de 2022

(Mt 19,23-30)

Naquele tempo, Jesus disse aos discípulos: “Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no Reino dos Céus. E digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus”. Ouvindo isso, os discípulos ficaram muito espantados, e perguntaram: “Então, quem pode ser salvo?” Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível”.
Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Vê! Nós deixamos tudo e te seguimos. Que haveremos de receber?” Jesus respondeu: “Em verdade vos digo, quando o mundo for renovado e o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, também vós, que me seguistes, havereis de sentar-vos em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna. Muitos que agora são os primeiros, serão os últimos. E muitos que agora são os últimos, serão os primeiros.

Homilia Diária - 15.08.2022 | “vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres" - Padre Roger Araújo


Canal do Youtube: Padre Roger Araújo

Publicado em 14 de ago. de 2022

(Mt 19,16-22)

Naquele tempo, alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?” Jesus respondeu: “Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos”. O homem perguntou: “Quais mandamentos?” Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe, e ama o teu próximo como a ti mesmo”.
O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. Que ainda me falta?” Jesus respondeu: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.

Homilia Diária - 14.08.2022 | “Eu vim para lançar fogo sobre a terra" - Padre Roger Araújo


Canal do Youtube: Padre Roger Araújo

Publicado em 13 de ago. de 2022

(Lc 12,49-53)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra! Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”.

Homilia Diária - 13.08.2022 | “Deixai as crianças e não as proibais de vir a mim" - Padre Roger Araújo


Canal do Youtube: Padre Roger Araújo

Publicado em 12 de ago. de 2022

(Mt 19,13-15)

Naquele tempo, levaram crianças a Jesus, para que impusesse as mãos sobre elas e fizesse uma oração. Os discípulos, porém, as repreendiam. Então Jesus disse: “Deixai as crianças e não as proibais de vir a mim, porque delas é o Reino dos Céus”. E depois de impor as mãos sobre elas, Jesus partiu dali.

Homilia Diária - 12.08.2022 | “É permitido ao homem despedir sua esposa por qualquer motivo?" - Padre Roger Araújo


Canal do Youtube: Padre Roger Araújo

Publicado em 11 de ago. de 2022

(Mt 19,3-12)

Naquele tempo, alguns fariseus aproximaram-se de Jesus, e perguntaram, para o tentar: “É permitido ao homem despedir sua esposa por qualquer motivo?” Jesus respondeu: “Nunca lestes que o Criador, desde o início, os fez homem e mulher? E disse: ‘Por isso, o homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne’? 6De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”.
Os fariseus perguntaram: “Então, como é que Moisés mandou dar certidão de divórcio e despedir a mulher?” 8Jesus respondeu: “Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início. 9Por isso, eu vos digo: quem despedir a sua mulher — a não ser em caso de união ilegítima — e se casar com outra, comete adultério”. 10Os discípulos disseram a Jesus: “Se a situação do homem com a mulher é assim, não vale a pena casar-se”.
11Jesus respondeu: “Nem todos são capazes de entender isso, a não ser aqueles a quem é concedido. Com efeito, existem homens incapazes para o casamento, porque nasceram assim; outros, porque os homens assim os fizeram; outros, ainda, se fizeram incapazes disso por causa do Reino dos Céus. Quem puder entender entenda”.

Homilia Diária - 11.08.2022 | “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete" - Padre Roger Araújo


Canal do Youtube: Padre Roger Araújo

Publicado em 10 de ago. de 2022

(Mt 18,21-19,1)

Naquele tempo, Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. Quando começou o acerto, trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna.
Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida. O empregado, porém, caiu aos pés do patrão, e, prostrado, suplicava: ‘Dá-me um prazo! e eu te pagarei tudo’. Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida. Ao sair dali, aquele empregado encontrou um dos seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’.
O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: ‘Dá-me um prazo! e eu te pagarei’. Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia. Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: ‘Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. Não devias tu também, ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?’
O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida. É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”. Ao terminar estes discursos, Jesus deixou a Galileia e veio para o território da Judeia além do Jordão.

Homilia Diária - 10.08.2022 | “Quem se apega à sua vida, perde-a" - Padre Roger Araújo


Canal do Youtube: Padre Roger Araújo

Publicado em 9 de ago. de 2022

(Jo 12,24-26)

Naquele tempo disse Jesus a seus discípulos: “Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto. Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará”.