terça-feira, 11 de janeiro de 2022

BOM DIA! BOA TARDE! BOA NOITE! Oração da noite, Oração da manhã e Oração do entardecer - Deus te abençoe!



Oração da Noite

Boa noite Pai.
Termina o dia e a ti entrego meu cansaço.
Obrigado por tudo e… perdão!!
Obrigado pela esperança que hoje animou meus passos, pela alegria que vi no rosto das crianças;
Obrigado pelo exemplo que recebi daquele meu irmão;
Obrigado também por isso que me fez sofrer…
Obrigado porque naquele momento de desânimo lembrei que tu és meu Pai; Obrigado pela luz, pela noite, pela brisa, pela comida, pelo meu desejo de superação…
Obrigado, Pai, porque me deste uma Mãe!
Perdão, também, Senhor!
Perdão por meu rosto carrancudo; Perdão porque não me lembrei que não sou filho único, mas irmão de muitos; Perdão, Pai, pela falta de colaboração e serviço e porque não evitei aquela lágrima, aquele desgosto; Perdão por ter guardado para mim tua mensagem de amor;
Perdão por não ter sabido hoje entregar-me e dizer: “sim”, como Maria.
Perdão por aqueles que deviam pedir-te perdão e não se decidem.
Perdoa-me, Pai, e abençoa os meus propósitos para o dia de amanhã, que ao despertar, me invada novo entusiasmo; que o dia de amanhã seja um ininterrupto “sim” vivido conscientemente.
Amém!!!

Oração da manhã

Bom-dia, Senhor Deus e Pai!
A ti, a nossa gratidão pela vida que desperta, pelo calor que
cria vida, pela luz que abre nossos olhos.
Nós te agradecemos por tudo que forma nossa vida, pela terra, pela água, pelo ar, pelas pessoas. Inspira-nos com teu Espírito Santo os pensamentos que vamos alimentar,as palavras que vamos dizer, os gestos que vamos dirigir,a comunicação que vamos realizar.
Abençoa as pessoas que nós encontramos, os alimentos que vamos ingerir.
Abençoa os passos que nós dermos, o trabalho que devemos fazer.
Abençoa, Senhor, as decisões que vamos tomar, a esperança que vamos promover,a paz que vamos semear,a fé que vamos viver, o amor que vamos partilhar.
Ajuda-nos, Senhor, a não fugir diante das dificuldades, mas a abraçar amor as pequenas cruzes deste dia.
Queremos estar contigo, Senhor, no início, durante e no fim deste dia.
Amém.

Oração do entardecer

Ó Deus!
Cai à tarde, a noite se aproxima.
Há neste instante, um chamado à elevação, à paz, à reflexão.
O dia passa e carregam os meus cuidados.
Quem fez, fez.
Também a minha existência material é um dia que se passa,
uma plantação que se faz, um caminho para algo superior.
Como fizeste a manhã, à tarde e a noite, com seus encantos,
fizeste também a mim, com os meus significados, meus resultados.
Aproxima de mim, Pai, a Tua paz para que usufrua desta
hora e tome seguras decisões para amanhã.
Que se ponha o sol no horizonte, mas que nasça
em mim o sol da renovação e da paz para sempre.
Obrigado, Deus, muito obrigado!
Amém!

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE…

A Voz do Pastor, 09/01/2022 com o Cardeal Orani João Tempesta


Canal do Youtube: WebTV Redentor

Publicado em 6 de jan. de 2022

Batismo do Senhor
Cor: Branco

Anúncio do Evangelho (Lc 3,15-16.21-22)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 15o povo estava na expectativa e todos se perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. 16Por isso, João declarou a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo”.
21Quando todo o povo estava sendo batizado, Jesus também recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu 22e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Homilia Diária | Diabo, um inimigo sorrateiro (Terça-feira da 1.ª Semana do Tempo Comum) - Padre Paulo Ricardo


Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 10 de jan. de 2022

O demônio, desgraçadamente, conseguiu induzir boa parte dos homens, e sobretudo de católicos, a acreditar em uma de sua mais perversas mentiras: a de que ele não existe. Contudo, ninguém pode dizer-se verdadeiramente católico se não crê na existência dos espíritos malignos, não só porque se opõe assim ao ensinamento perene da Igreja, mas também porque torna incompreensível e, no fundo, quase sem sentido toda a missão redentora de Nosso Senhor Jesus Cristo. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 11 de janeiro, e entenda por que a vinda do Filho de Deus a este mundo está intimamente vinculada ao dogma da existência do demônio e do pecado.

Homilia Diária | “Marqueteiros” do Evangelho? (Segunda-feira da 1.ª Semana do Tempo Comum) - Padre Paulo Ricardo

 
Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 9 de jan. de 2022

O Evangelho com que se abrem, neste início do Tempo Comum, os princípios da pregação de Cristo nos põe diante dos olhos dois pontos de capital importância. A primeira é que o Evangelho, para ser crido, precisa antes de corações convertidos: ele é uma boa-nova que só é boa para os que renovam suas vidas renunciando ao pecado. A segunda é que o Evangelho, para ser bem pregado, tem de ser pregado inteiro, e não por partes: ele é uma verdade que jamais pode surtir efeito se o quisermos “defender” com nossas mentiras ou dele fazer uma peça publicitária, semelhante à primeira propaganda enganosa que houve no mundo, que foi a mentira da serpente. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 10 de janeiro, e medite conosco mais uma página do santo Evangelho!

Homilia | O que o Batismo faz em nós? (Festa do Batismo do Senhor) - Padre Paulo Ricardo

 

Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 8 de jan. de 2022

As passagens da vida de Cristo não são meros episódios do passado, mas devem ser contempladas e vividas também nos dias de hoje. Ao celebrarmos a festa do Batismo do Senhor, somos chamados a renovar as promessas do nosso próprio batismo. Mas o que uma coisa tem a ver com outra? O que aconteceu no dia em que fomos batizados e como esse sacramento nos associa ao mistério da Redenção?Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para este domingo e descubra por que o batismo é muito mais que uma certidão empoeirada numa gaveta.

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Mc 1,21b-28 - 11/01/2022


Comunique a Palavra da Verdade com autoridade

“Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei” (Marcos 1,22).


Conteúdo em áudio:

“Ensinava com autoridade”. A autoridade é um atributo de Deus, mas também, entre nós, percebemos quando alguém diz palavras vazias e quando diz algo que nos constrói. Nós detectamos quando uma palavra tem autoridade dentro de nós, quando ela nos muda e nos transforma.
Existem pessoas que quando querem comunicar alguma coisa de si e não conseguem, falam de fatos, de realidades, mas nunca falam do coração, nunca falam de si mesmas, nunca falam da própria vida e dos próprios dramas. Pergunto-me: “Como é a minha comunicação? O que eu comunico? O que eu transmito? A palavra que passa através de mim como chega até a outra pessoa?”.
Falar com autoridade é quando nós comunicamos a Palavra da Verdade, que liberta e que salva, e essa comunicação acaba criando comunhão porque as pessoas que estavam ali ouvindo a Jesus ficavam admiradas com o Seu ensinamento. Se a minha palavra vai criar uma divisão, é melhor que eu a retenha, que eu não fale. A única divisão que a palavra produz é a separação do coração do homem do mal, do pecado. Essa divisão, sim, a Palavra da Verdade precisa produzir. Assim como Jesus no Evangelho de hoje que, ao libertar aquele homem na sinagoga, usa do poder da Palavra para repreender o mal, para fazer calar o mal e para, de fato, dividir no coração daquele homem o que era das trevas e o que era da luz. Essa é a Palavra da Verdade, mas a Palavra não pode ser usada jamais para ofender e para ferir ninguém.

A autoridade do anúncio da Palavra se dá quando acontece a coerência de vida naquilo que falo e naquilo que vivo

Jesus nunca humilhava ninguém, Ele nunca usava da força da Sua autoridade e da Sua Palavra para ferir ninguém. Jesus usava da Palavra da Verdade para convencer os corações a amar a Deus.
Diz a Palavra que Ele não ensinava como os mestres da Lei. O grande risco que nós corremos é querer nos achar donos da verdade, sem viver pela verdade. Os mestres da Lei ensinavam, mas não viviam pela verdade, não praticavam a palavra que ensinavam. Muitas vezes, o drama de muitas pessoas que ficavam sem orientação é porque ouviam dos fariseus e mestres da Lei uma palavra, mas na vida deles enxergavam outras realidades totalmente diferentes. Não possuo a verdade, mas a verdade é que deve me possuir, ou seja, a minha vida precisa transparecer a verdade.
A autoridade do anúncio da Palavra se dá quando acontece a coerência de vida naquilo que falo e naquilo que vivo, nisso se constrói um discurso com autoridade, quando vivo pela palavra que eu prego, quando busco colocar em prática aquilo que ensino.
A lei existe e ela está aí para ser seguida, mas a vida, às vezes, pede um olhar um pouco mais largo, um pouco mais abrangente para que nenhum coração humano fique de fora da graça de Deus. Eu repito: muitas vezes, se a nossa palavra vai produzir divisão e vai ofender as pessoas, é melhor não dizê-las, porque a nossa missão é que todos os corações experimentem a graça de Deus. A graça de Deus que supera toda a Lei, sobretudo, quando temos que falar de misericórdia, essa sim supera tudo!
Que a Palavra de Jesus, hoje, proclamada nos nossos ouvidos, nos dê a graça de viver a Sua Palavra e de praticá-la.
Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Mc 1,14-20 - 10/01/2022


Escolha entrar na companhia de pesca de Jesus

“Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”. E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus” (Marcos 1,17).


Conteúdo em áudio:

“Segui-me!” Estar perto de Jesus, estar com Jesus é o nosso primeiro chamado. A proximidade com Jesus é o fundamento de tudo, e a nossa vida cristã só tem sentido se estivermos perto d’Ele. O convite que Jesus faz é a intimidade com Ele que, depois, é claro, vai gerar uma resposta vocacional, um engajamento, que depois vai nos pedir também uma entrega de vida, nas diversas formas que nós temos na Igreja. Mas a fé em Jesus e a experiência com Ele é de uma companhia, é de uma presença e de uma intimidade.
Os discípulos faziam parte de uma companhia, a companhia de pesca e, agora, eles farão parte de uma outra companhia para estar na companhia de Jesus. Lembra-me o fundamento da Congregação dos Jesuítas, da ordem dos Jesuítas no Brasil, a chamada: Companhia de Jesus. É isso, é estar na intimidade de Jesus, perto do Seu coração.
“Seguir” quer dizer que o discípulo caminha atrás do Mestre. No mundo de hoje, marcado pela ânsia por liderança, pelo comando, pelo poder, por cargos de chefia; no mundo marcado por esta forma, Jesus nos chama à escola do discipulado onde a última lição vai ser o lava-pés, a entrega total na cruz. Esse é o nosso Mestre e Senhor, é isso que Ele nos ensina.

Escolha seguir Jesus, escolha entrar nessa companhia de pesca, ser pescador de homens e de almas

“Pescadores de homens”, ensinaremos a outros esse caminho de salvação, aquilo que nós experimentamos, aquilo que nós vivemos com o Senhor, Ele quer que nós também compartilhemos com outros, que nós sejamos pescadores de homens. Você ajudará outros a deixarem uma vida velha e a se aventurarem numa vida nova. Você também será instrumento para que outros conheçam essa verdade na igreja, nas obras de apostolado da igreja, nas missões da igreja, que é a missão do Filho de Deus, você também será pescador de homens.
A decisão precisa ser radical, os discípulos imediatamente deixaram as redes e seguiram Jesus. A proposta de Jesus toca o desejo de plenitude no coração dos discípulos, porque, para deixarem imediatamente, certamente, aquela palavra de Jesus, aquela proposta de Jesus tocou no mais profundo do coração daqueles homens. Se você permitir que a voz de Cristo ecoe dentro de você, você vai encontrar força e capacidade para responder ao chamado que Ele lhe faz. Seja qual for esse chamado, não tenha medo, não tenha receio, deixe que esta voz de Jesus ecoe dentro do seu coração com força para que você também, radicalmente, escolha seguir Jesus, escolha entrar nessa companhia de pesca, ser pescador de homens e de almas, e a viver a linda aventura de construir o Reino de Deus.
Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Lc 3,15-16.21-22 - 09/01/2022


Jesus une o Seu coração ao amor do Pai

“Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer” (Lucas 3,22).


Conteúdo em áudio:

Celebramos, com toda a Igreja, hoje, a Solenidade, a Festa do Batismo de Jesus. O Pai reconhece o Filho pela escolha que o Filho faz: “Este é o meu Filho amado”. Jesus escolheu agradar ao Pai, por isso Ele se torna semelhante a Ele pelo cumprimento da Sua vontade. Jesus é Filho por excelência, porque Ele uniu ao coração do Pai todos os outros filhos, Ele mergulhou todos nós no coração do Pai. O batismo de Jesus é muito significativo para todos nós, porque no único Filho nós fomos mergulhados. Por isso o batismo de Jesus é a condição fundamental para que nós tenhamos e vivamos a nossa comunhão com o Pai.
Sem o batismo não há vida filial, não existe filiação sem o batismo, mas existe escravidão. Nós, sem o batismo, nunca poderíamos escutar aquela voz amorosa do Pai que nos diz: “Tu és o meu Filho amado”; por causa de Jesus nós podemos também escutar, sendo pronunciadas sobre nós, essas palavras do Pai do Céu: “Tu és o meu Filho amado”.

Você é chamado a esta vocação tão sublime: ser encontrado no Filho digno do amor do Pai

Deus nos ama no seu Filho, por isso que não podemos estar sem Jesus e viver sem Ele, porque somente unidos a Jesus, mergulhados e batizados n’Ele, nós podemos, constantemente, ouvir a voz do Pai que afirma o Seu amor por todos nós. E o Pai completa: “Em ti ponho o meu bem-querer”; Deus põe o seu bem-querer no Filho, porque Jesus soube dar a vida por todos da mesma forma como o Pai fez.
Deus tem prazer em ver a entrega do Seu Filho — “O meu bem-querer”, “Coloco o meu bem-querer” —, porque o Pai se alegra quando vê também o Filho fazendo a Sua oferta de vida da mesma forma como o Pai deu tudo de si, quando o Pai também enxerga essa entrega total do Filho. Ele diz: “Coloco o meu bem-querer”. É como se Deus pudesse se ver no espelho quando Ele olha para o Filho, é como se Deus também se regozijasse quando Ele assiste, de perto, à entrega total do Seu Filho.
Você é chamado a esta vocação tão sublime: ser encontrado no Filho digno do amor do Pai, por isso você precisa fazer valer a pena a sua vida; você precisa imitar as ações de Cristo. Eu e você precisamos imitar as ações de Cristo para que o Pai, olhando para o Filho, reconheça-nos junto d’Ele e ame-nos profundamente.
Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.