sábado, 25 de maio de 2024

LEITURA ORANTE DO DIA 22/05/2024



LEITURA ORANTE

Mc 9,38-40 - Em nome do Senhor

"Quem não é contra nós é por nós"

- A nós, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

Preparo-me para a Leitura, rezando:

Creio, meu Deus, que estou diante de vós,
que me vedes e ouvis as minhas orações.
Vós sois tão grande e tão santo:
eu vos adoro.
Vós me deste tudo:
eu vos agradeço.
Fostes tão ofendido por mim:
eu vos peço perdão de todo o coração.
Vós sois tão misericordioso:
eu vos peço todas as graças que sabeis
serem necessárias para mim.

1 - Leitura (Verdade)
O que diz o texto?
Lemos atentamente: Mc 9,38-40, e observamos o diálogo
entre os discípulos e Jesus.
João disse:
- Mestre, vimos um homem que expulsa demônios pelo poder do nome do Senhor, mas nós o proibimos de fazer isso porque ele não é do nosso grupo.
Jesus respondeu:
- Não o proíbam, pois não há ninguém que faça milagres pelo poder do meu nome e logo depois seja capaz de falar mal de mim. Porque quem não é contra nós é por nós.

Refletindo

Os discípulos estavam preocupados porque uma pessoa expulsava demônios em nome de Jesus e não era do seu grupo. Para eles isto era um abuso e devia ser proibido. A intolerância dos discípulos revelava o desejo de controlar a missão e evitar qualquer concorrência. Talvez considerassem, a missão exclusividade deles e não admitissem a participação de outros. O Mestre expressa uma atitude de profunda tolerância para com o homem exorcista. Era lógico: se o homem expulsou o demônio em nome de Jesus é porque tinha alguma comunhão com ele. Seria impossível que em seguida fosse falar mal do Mestre. Logo, podia livremente fazer o bem em nome de Jesus.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Qual palavra mais nos toca o coração?
A postura de Jesus evitou que a comunidade se fechasse em si mesma, se transformando numa seita intolerante.
Jesus fez uma orientação ecumênica.

Meditando

Os bispos também orientam para este diálogo: “O Concílio Vaticano II reconheceu a ação do Espírito Santo no movimento pela unidade dos cristãos. Desde então, temos colhido muitos frutos. Neste campo, necessitamos de mais agentes de diálogo e melhor qualificados. É bom tornar mais conhecidas as declarações que a própria Igreja Católica tem subscrito no campo do ecumenismo desde o Concílio. Os diálogos bilaterais e multilaterais têm produzido bons frutos. Também é oportuno estudar o Diretório ecumênico e suas indicações em relação a catequese, a liturgia, a formação presbiteral e a pastoral. A mobilidade humana, característica do mundo atual, pode ser ocasião propícia para o diálogo ecumênico da vida.” (DAp 231)

Como nos sentimos neste movimento e diálogo ecumênico?
O nosso Projeto de vida é o do Mestre Jesus Cristo?

3. Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos com o bem-aventurado Alberione:

Jesus Mestre,
disseste que a vida eterna consiste
em conhecer a ti e ao Pai.
Derrama sobre nós, a abundância
do Espírito Santo!
Que ele nos ilumine,
guie e fortaleça no teu seguimento,
porque és o único caminho para o Pai.
Faze-nos crescer no teu amor,
para que sejamos, como o apóstolo Paulo
testemunhas vivas do teu Evangelho.
Com Maria,
Mãe Mestra e Rainha dos Apóstolos,
guardaremos tua Palavra,
meditando-a no coração.
Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tem piedade de nós.

4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Vamos olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus.
Vamos abrir nosso coração para o diálogo ecumênico.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp
https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/

A Palavra entre nós - 25 de maio, Sábado, 7ª semana da Páscoa


25 de maio, Sábado, 7ª semana da Páscoa

– Hoje é dia 25 de maio, Sábado da 7ª semana da Páscoa.

- O evangelho de hoje nos mostra como os discípulos reagem diante da admiração das crianças com a pessoa de Jesus, e sua correspondência a esta atitude. Os discípulos parecem não agir conforme o esperado, repreendem as crianças e isso causa aborrecimento em Jesus. O mestre deseja aproximar-se dos pequeninos, sua pureza de coração faz com que ele recorde aos discípulos que o Reino de Deus pertence a elas e a todos que a elas se assemelham, aspecto que talvez os discípulos ainda não tenham compreendido.

- Escute o Evangelho de Marcos, capítulo 10, versículos 13 a 16:

Naquele tempo, traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam. Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: "Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas. Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele". Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos.

- Para viver a radicalidade do nosso batismo necessitamos ter o coração livre para o total acolhimento do Reino de Deus. A abertura à novidade, a capacidade de perdoar e a disposição interior dos pequeninos é o que explica a predileção de Jesus pelas crianças. Assim, Jesus contrapõe tais virtudes ao coração duro e a cegueira dos que se consideram sábios e letrados, mas apesar disso, se distanciam de Jesus, não sabem correr ao seu encontro em busca de uma verdadeira amizade com ele. Tomando como inspiração a disposição e a liberdade interior que nos ensina os pequeninos, busquemos compreender o que o evangelho nos diz.

- Quais das características possuídas pelas crianças você precisa recuperar? Qual a que sente mais falta? O que pode fazer hoje para tentar recuperá-la e avançar na experiência de viver o reino?

“Deixai vir a mim as crianças”, diz Jesus no evangelho de hoje. Quantas vezes somos obstáculos na vida das pessoas para que essas encontrem o amor de Deus! Quantas vezes, por causa do nosso contratestemunho, somos esse empecilho entre a ternura de Deus, a misericórdia de Deus e o coração dos nossos irmãos! Rompamos isso dentro de nós, quebremos dentro de nós essas barreiras. Diz a Palavra que Jesus se aborreceu porque Ele sabe que, sem o coração de criança, não se pode chegar jamais ao coração do Pai. Diz o Frei João Junior:

“Acreditar na boa notícia do Reino anunciado por Jesus exige ter o coração desarmado afeiçoado aos mais pequeninos e frágeis. Do contrário, podemos continuar iludidos com os vários “messias” que nos foram prometidos, em vez de reconhecer o verdadeiro Messias, ainda que inesperado: Jesus.”

– Coloquemo-nos agora como uma criancinha que corre ao encontro de Jesus, imaginemos como rezam os pequeninos. O que diz um coração realmente livre e abandonado em Deus? Se nós ainda não sabemos o que dizer ou o que fazer, peçamos a Jesus que nos ensine a sermos como uma criança.

- Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.

Fonte: https://arquidiocesebh.org.br/palavra-entre-nos/

A Palavra entre nós - 24 de maio, 6ª feira, 7ª Semana do Tempo Comum


24 de maio, 6ª feira, 7ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 24 de maio, 6ª feira, 7ª semana do tempo comum

- Neste período que a Igreja chama de Tempo Comum, vemos diversas situações onde Jesus exerce seu ministério e na maioria das vezes ensinando. No caso do evangelho de hoje, somos inseridos em uma cena onde Jesus ensina e é posto à prova pelos fariseus colocando em pauta o divórcio entre o homem e a mulher. Deixe o coração aberto para escutar e acolher a Palavra que o Senhor hoje te dirige.

- Escuta o Evangelho de Jesus Cristo Segundo Marcos, Capítulo 10, versículos de 1 a 12:

Naquele tempo, Jesus foi para o território da Judeia, do outro lado do rio Jordão. As multidões se reuniram de novo, em torno de Jesus. E ele, como de costume, as ensinava. Alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher. Jesus perguntou: "O que Moisés vos ordenou?" Os fariseus responderam: "Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la". Jesus então disse: "Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!" Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. Jesus respondeu: "Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério.

- O evangelho de hoje, nos fala sobre a lei e o amor. Sem amor, não há sentido para o cumprimento da lei. A lei de Moisés era dura porque os homens que a seguiam precisavam ser tratados com dureza e rigidez, Jesus, porém, vem trazer um novo sentido a lei, sua vinda celebra a plenitude da aliança de Deus realizada com o seu povo, que é assim como o matrimônio: selada em Jesus. Não há nada, nem mesmo a lei dos homens que possa desfazê-la. Desde a criação foi assim, pertencemos a Deus e em Jesus nos tornamos seus filhos. Ao longo de nossa caminhada nos prendemos à lei, somente ela é usada para dar norte às nossas vidas. Jesus não elimina e não tira a importância da lei, mas ele vem nos ensinar seu sentido primordial, que é dado por meio do amor pleno que vem do Pai.

- Partindo dessas pistas que nos foram dadas, o que o evangelho de hoje, te diz de modo particular? Será que estamos caminhando pelo legalista ou pelo amor?

- "Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento”, disse Jesus. O conteúdo da lei de Moisés é colocado em questão por ser o regimento mais importante e que deve conduzir as atitudes do povo. Os fariseus afirmam que Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio, contudo, Jesus tomando também a lei como norte, afirma que a firmeza da lei de Moisés se deu por conta da dureza dos corações, pois no princípio, desde a criação, Deus fez o homem para a mulher e nada separa a unidade que Deus selou entre os dois. Diz assim um trecho da música Daqui só se leva amor de Jota Quest:

Vamos amar no presente
Vamos cuidar mais da gente
Vamos pensar diferente porque
Daqui só se leva o amor

- Abra o seu coração a Deus nesse momento. Fale do seu desejo de viver o amor conforme ele nos ensinou em Jesus. Fale daquilo que é desafiante para essa vivência.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Fonte: https://arquidiocesebh.org.br/palavra-entre-nos/

A Palavra entre nós - 23 de maio, 5ª feira, 7ª Semana do Tempo Comum


23 de maio, 5ª feira, 7ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 23 de maio – Quinta-feira – 7ª semana do tempo comum

- No Evangelho de hoje Jesus nos dá um grande ensinamento de como devemos acolher, respeitar e cuidar do outro, principalmente das crianças sem fazer escândalos que possa vir a humilhar os pequeninos do Reino de Deus. Que reine a paz entre os irmãos. Peça ao Senhor a graça de, como discípulo e ou discípula, acolher bem as crianças e os pequeninos do Reino.

- Deixe o coração aberto para escutar e acolher as palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Marcos, Capítulo 9, versículos de 41 a 50:

“Quem vos der de beber um copo de água porque sois de Cristo, em verdade vos digo: ele não perderá sua recompensa. E quem causar escândalo, a um só destes pequenos que creem em mim, melhor seria que lhe amarrassem ao pescoço uma grande mó e o lançassem ao mar. Se tua mão te causa escândalo, corta-a! É melhor entrares na vida tendo só uma das mãos que, tendo as duas, ires para a Geena, para o fogo que nunca se apaga. Se teu pé te causa escândalo, corta-o! É melhor entrares na vida tendo só um dos pés que, tendo os dois, seres lançado à Geena. Se teu olho te causa escândalo, arranca-o! É melhor entrares no Reino de Deus tendo só um dos olhos que, tendo os dois, ires para a Geena, onde o verme não morre e o fogo não se apaga. Todos serão salgados com fogo. O sal é bom, mas se o sal ficar insosso, com que o temperareis? Tende sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros”.

- Os seguidores de Jesus são pequenos, creem nele e merecem respeito. O escândalo existe quando, na comunidade, alguém pretende ser servido em vez de servir; colocar-se acima dos outros como superior. Vamos olhar para os menores do Reino de Deus. Há tantas crianças abandonadas, sem famílias e sem futuro certo. Peça ao Senhor que lhe envie o Espírito Santo para iluminar suas ações junto à sua família, comunidade, sociedade.

- Jesus ensina que “quem quer ser o primeiro, seja o último de todos e o servidor de todos”. Por isso Jesus convida a todos a cortar o mal pela raiz. Os que encontram em situação de marginalidades e, principalmente, nossas crianças que não podem ser objeto de nossa maldade nem de nossas más inclinações. Reflita sobre isso.

- “Se tua mão te causa escândalo, corta-a! Se teu pé te causa escândalo, corta-o! Se teu olho te causa escândalo, arranca-o!”. Jesus usa imagens fortes e linguagem simbólica. A mão representa toda atividade; o pé indica conduta, comportamento; o olho se refere o desejo, aspiração. É necessário que seja eliminado tudo aquilo que desvia o cristão de sua adesão ao Reino de Deus. A música Minha segurança, meu chão é Deus, nos diz:

Aleluia, Aleluia!
Minha segurança, meu chão é Deus, vou cantar a vida que ele deu.
Do seu evangelho eu vou colher, Lutas e motivos para vencer.

- Termine sua oração dando graças pela presença do Senhor em sua vida. Juntamente com o Espírito, contemplamos em silêncio tudo o que diz respeito a seu Filho Jesus.

- O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Fonte: https://arquidiocesebh.org.br/palavra-entre-nos/

A Palavra entre nós - 22 de maio, 4ª feira, 7ª Semana da Tempo Comum


22 de maio, 4ª feira, 7ª Semana da Tempo Comum


- Hoje é dia 22 de maio, Quarta-feira da Sétima semana da Tempo Comum.

- Jesus pertence a um grupo ou ele é capaz de alcançar pessoas que estão além de seus seguidores declarados? O que é mais importante: que o nome de Jesus seja propagado ou o sucesso da comunidade? O Evangelho de hoje nos inquieta bastante. Então, deixemo-nos guiar pela escuta deste texto.

- Escuta o Evangelho segundo Marcos, capítulo 9, versículos de 38 a 40.

Naquele tempo, João disse a Jesus: "Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue". Jesus disse: "Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. Quem não é contra nós é a nosso favor". -O importante é seguir Jesus. Mesmo que esse seguimento acabe por nos inserir em uma comunidade, o Norte é sempre Jesus. Portanto, a comunidade dos seguidores não deve se sentir ameaçada com as diversas formas de fazer milagres em nome de Jesus, mas deve celebrar que Aquele que dá sentido à existência comunitária está despertando novos horizontes a todos que o encontram pelo caminho. Deixemos que essa percepção de Jesus que age além da comunidade que o segue cresça em nós.

- Penso que Jesus é propriedade exclusiva minha ou de minha comunidade? Jesus é boa nova para toda a humanidade ou somente para algumas pessoas?

- A comunidade não tem sua existência ameaçada porque ela se torna exemplo de que vale a pena seguir Jesus. Vejamos bem: seguir Jesus, não necessariamente a ela. Se Deus estabelece uma comunidade para ser luz das nações, ninguém deve olhar diretamente para a luz, mas para aquilo que ela ilumina. Assim, a comunidade encontra sua beleza e seu fundamento, sem jamais achar que ela por si só é Deus. O profeta Isaías (49,6) que nos recorda a necessidade de sermos luz:

“Pouca coisa é que sejas o meu servo [...]
Também te estabeleci como luz das nações,
a fim de que a minha salvação chegue até as extremidades da terra.”

- Senhor, ajuda-nos a testemunhar Teu nome para que mais milagres aconteçam nas vidas daqueles que te encontrarem!

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Fonte: https://arquidiocesebh.org.br/palavra-entre-nos/

Viva a Santidade! | Mc 10,13-16 | Padre Adriano Zandoná (25/05/24)



Canal do Youtube - Padre Adriano Zandoná

Publicado em 24 de mai. de 2024

Evangelho (Mc 10,13-16)

Naquele tempo, 13traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam. 14Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: “Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas. 15Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele”. 16Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=qYZzgc8jgFQ

Cuide e proteja pela sua família | Mc 10,1-12 | Padre Adriano Zandoná (24/05/24)



Canal do Youtube - Padre Adriano Zandoná

Publicado em 23 de mai. de 2024

Evangelho (Mc 10,1-12)

Naquele tempo, 1Jesus foi para o território da Judeia, do outro lado do rio Jordão. As multidões se reuniram de novo, em torno de Jesus. E ele, como de costume, as ensinava. 2Alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher. 3Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou?” 4Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la”. 5Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. 6No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. 7Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. 8Assim, já não são dois, mas uma só carne. 9Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!”
10Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. 11Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. 12E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=XB2wD5XivzI

Eu quero produzir frutos para Deus | Mc 9,41-43.45-56.47-50 | Padre Adriano Zandoná (23/05/24)



Canal do Youtube - Padre Adriano Zandoná

Publicado em 22 de mai. de 2024

Evangelho (Mc 9,41-43.45-56.47-50)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 41Quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa.
42E se alguém escandalizar um desses pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço. 43Se tua mão te leva a pecar, corta-a! 44É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. 45Se teu pé te leva a pecar, corta-o! 46É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno. 47Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, 48‘onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga’”. 49Pois todos hão de ser salgados pelo fogo. 50Coisa boa é o sal. Mas se o sal se tornar insosso, com que lhe restituireis o tempero? Tende, pois, sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=tds8eeSNmtg

Não descarregue a maldade no próximo | Mc 9,38-40 | Padre Adriano Zandoná (22/05/24)



Canal do Youtube - Padre Adriano Zandoná

Publicado em 21 de mai. de 2024

Marcos 10,13-16

Naquele tempo, 38João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue”. 39Jesus disse: “Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. 40Quem não é contra nós é a nosso favor”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=qyZYLqPxEG8&t=17s

A oração tem grande poder | (Tg 5, 13-20) #1990 - Frei Gilson




Publicado em 25 de mai. de 2024

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=cPvRm5VFD1Q&t=3s