terça-feira, 1 de maio de 2012

BOM DIA!


QUARTA-FEIRA!


O Terço - Mistérios Gloriosos - Quarta-Feira e Domingo


Terço do Rosário: Mistérios Gloriosos  


Bem-aventurada Mafalda - 2 de maio

Mafalda
Bem-aventurada
1184-1257



Mafalda passou para a história do povo português como "a rainha santa Mafalda". Ela foi uma das filhas do primeiro rei de Portugal, Sancho I, o Povoador, e da rainha Dulce de Aragão. Em 1184, quando nasceu, herdou o nome de sua avó paterna, Mafalda de Savóia, e tornou-se uma jovem muito bela. Recebeu a educação própria aos nobres. 
O rei Sancho I morreu em 1211, deixando o reinado para a rainha viúva e o poder efetivo ao ministro Nunes de Lara. Na época, por causa da guerra com os árabes muçulmanos, era importante para o reino de Portugal que se estreitassem os laços de amizade com o reino de Castela, ou seja, com a elite espanhola. Por isso o ministro Nunes acertou o casamento de Mafalda com o rei Henrique I, do trono de Castela. 

Santo Atanásio - 2 de Maio


Santo AtanásioAtanásio nasceu em Alexandria, no Egito, em 296. No ano de 325, deu-se o I Concílio Ecumênico, em Niceia, para definir a doutrina autêntica contra a heresia tão capciosa dos arianos, a qual fazia de Jesus uma criatura inferior a Deus Pai. Atanásio participou do Concílio na qualidade de assessor do seu bispo, embora fosse somente diácono na época.

O Arianismo foi condenado e deu-se a definição solene do Credo, o qual nós rezamos até hoje. A atuação de Atanásio foi primorosa tanto pela lucidez de sua doutrina quanto pela argumentação bíblica apresentada. Os erros dos arianos foram por ele refutados com tanto brilho, clareza e evidência, que causou admiração a todos. 

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 02/05/2012

2 de Maio de 2012 


João 12,44-50

Comentário do Evangelho

A origem divina de Jesus

Com estas palavras, em Jerusalém por ocasião da festa da Páscoa, Jesus encerra o seu anúncio da Boa-Nova aos peregrinos que aí acorrem. A seguir, falará longamente aos seus discípulos, durante a última ceia.Temos, aqui, um resumo feito por Jesus do significado e das consequências de sua prática, ao longo de toda sua vida. João, no seu evangelho, apresenta a fala de Jesus retomando temas já apresentados, desde o Prólogo, sempre com novos esclarecimentos. A ideia central é a origem divina de Jesus e a plena comunicação de vida em sua missão. Homens e mulheres são a nova criação, a partir da encarnação de Jesus. A cada um é apresentada a responsabilidade em aceitar ou não a vida eterna que o Pai oferece em sua pessoa. Deus conta com a nossa adesão na fé e com o nosso dom de amor a serviço da vida, a qual, assumida em Deus, é eterna. 

Estas palavras de Jesus, transcendendo o tempo e o espaço, são proclamadas para nós, hoje. 

José Raimundo Oliva



Vivendo a Palavra
Bom seria se também nós pudéssemos gritar, como Jesus: quem acredita em mim, acredita não em mim, mas naquele que me enviou. Mas, para isto, a nossa pregação deve estar conforme a nossa vida. Seremos, então, não mais professores, mas autênticas testemunhas do Reinado de Deus.

Reflexão
Jesus é o grande comunicador do Pai. Ele veio ao mundo não para fazer a própria vontade, mas veio como enviado do Pai para realizar as obras de Deus, e ele foi fiel à sua missão. E a missão que o Pai atribuiu a Jesus é uma missão salvífica: a missão de retirar a humanidade do reino das trevas e introduzi-la no reino da luz. Ser cristão significa ouvir as palavras de Jesus, reconhecer o caráter divino que está presente nela, sentir-se apelado por ela para não mais viver nas trevas do erro, do pecado e da morte, mas sim na luz da verdade, da vida e do amor e responder de forma positiva a este apelo para que, crendo nas palavras de Jesus, creiamos firmemente naquele que o enviou para a nossa salvação.


COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

FAÇA UMA DOAÇÃO AO NPDBRASIL...

1. "A Palavra que nos julga..."
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Estou revendo uma novela dos anos 90 chamada "Roque Santeiro", nela, o maldoso e cruel Sinhozinho Malta, a cada maldade arquitetada perguntava aos seus  cupinchas, "Estou certo ou errado?" balançando a pulseira do relógio, em um gesto que demonstrava um excessivo autoritarismo, e ninguém ousava dizer que ele estava errado...

Quando ouvimos falar de um Deus diante do qual chegaremos para ser julgados, dá um "friozinho" na barriga, principalmente sabendo que não haverá recurso e nem apelação, o julgamento será definitivo e irá selar toda a eternidade. Entretanto, diferente dos tribunais da terra, onde muitas vezes prevalece a mentira por causa de um ardil muito bem planejado da Defesa ou da Acusação, e que consiste em ter na manga da camisa ou no bolso do colete uma elemento surpresa para ser utilizado na audiência, nenhum homem ou mulher da humanidade inteira poderá alegar falta de conhecimento, ou medo de que Deus use de um elemento surpresa, de algo que nãop sabemos, para nos condenar...

Ele falou as claras, manifestou-se nitidamente no seu Filho Jesus Cristo, sabiamente chamado pelo evangelista João de "Verbo Divino", e aqui, também para que ninguém alegue que se esqueceu dessa Palavra de Deus e do seu ensinamento, Jesus nos deu o seu Espírito Santo, para sempre "refrescar a nossa memória e o nosso coração", isso é, poderá passar milênios de história da nossa Humanidade, a Palavra permanecerá sempre intacta e atualizada, nenhum ser humano terá diante de Deus qualquer desculpa, para abrandar o julgamento.

Ouvir a Palavra de Jesus é ouvir a Palavra do Pai, ver a Jesus e fazer com ele a experiência mais sensacional e espetacular de nossa Vida, é ver e experimentar o próprio Pai. Quem viver de maneira permanente essa experiência, tornar-se-á conhecido do Pai e não precisará temer o julgamento. Entretanto, ouvir e ver, conhecê-lo e experimentá-lo, é decisão que compete a cada homem tomar, mediante a fé e o bom uso do seu Livre arbítrio.

Desprezar e rejeitar a Jesus, menosprezar o seu evangelho, sua Palavra libertadora, sua Luz maravilhosa, e viver de qualquer jeito, empurrando a existência com a "barriga", ignorando o seu sentido, a origem da Vida e o seu ocaso, é condenar-se já nesta vida, é tomar a decisão errada, criando uma situação que depois não poderá ser revertida...

Uma coisa é certa e comprovada, sem acolher esta Palavra, nem vale a pena viver...

2. A origem divina de Jesus
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)

VIDE ACIMA

Oração

Pai, como discípulo da luz, quero deixar-me sempre guiar por teu Filho. Só, assim, as ciladas do demônio não prevalecerão sobre mim. Vem em meu auxílio!



3. Aderir à Fé
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

Estas palavras de Jesus concluem sua longa fala após a entrada gloriosa em Jerusalém. Foi em sua última visita à cidade, na festa de Páscoa. São também as últimas palavras de Jesus em público. Como de costume, João retoma, com novos esclarecimentos, temas já apresentados no seu Evangelho: a unidade com o Pai, que o enviou; crer nele e vê-lo é crer e ver aquele que o enviou; o que Jesus fala é o que o Pai ordenou; Jesus é a luz que brilha nas trevas, é a luz do mundo, já anunciada no Prólogo e retomada no discurso na festa das Tendas; o julgamento não será feito por Jesus, mas sim pela acolhida ou rejeição de suas palavras. Jesus, em união com o Pai, veio comunicar a todos a vida eterna. A participação na vida eterna é opção de cada um. Deus conta com nossa adesão na fé e com nosso dom de amor a serviço da vida, a qual, assumida em Deus, é eterna.


Cristo é a luz e a vida do mundo


Postado por: homilia

maio 2nd, 2012


Para Jesus, no Evangelho que João nos apresenta, vida significa luz. “Vida” e “luz” são duas palavras que reclamam uma pela outra na Sua própria pessoa. Jesus é a luz e a vida do mundo. São João faz crer em alguma revelação do próprio Divino Mestre: “E a vida era a luz dos homens”.
A vida é o mesmo que a luz. Ele é a luz dos homens, e assim Ele é a vida dos homens, dos quais é luz. Deste modo quando se diz “vida”, pode se dizer o Salvador. “Vida” não de Si mesmo, mas de outros dos quais também é luz. Essa vida existe no Verbo de Deus de uma maneira inseparável. E existe juntamente desde que foi feita por Ele.
João está retomando, com novos esclarecimentos, temas já apresentados no seu Evangelho: a unidade com o Pai, que O enviou; crer n’Ele e vê-Lo é crer e ver Aquele que O enviou; o que Jesus fala é o que o Pai ordenou; Jesus é a luz que brilha nas trevas, é a luz do mundo, já anunciada no prólogo e retomada no discurso durante a festa das Tendas. O julgamento não será feito por Jesus, mas sim pela acolhida ou rejeição de Suas palavras.
Jesus, em união com o Pai, veio comunicar a todos a vida eterna. A participação na vida eterna é opção de cada um. Deus conta com nossa adesão na fé e com nosso dom de amor a serviço da vida a qual, assumida em Deus, é eterna.
Pai santo, que enviaste o teu Filho ao mundo não para o condenar, mas para o salvar, faz com que eu – carregado de misérias – jamais perca a confiança e me afaste de Ti, triste e desanimado. Infunde o teu Espírito no mais íntimo de mim. Que iluminado pela tua luz, eu ganhe força e coragem para retomar o caminho. As tuas palavras, por vezes, são duras. Mas sei que, com elas, apenas queres recuperar-me, salvar-me, e dar-me auxílio para que não perca a vida eterna que me preparaste. Sei que és benevolente, mesmo quando te mostras severo. Por isso, imprime no meu coração as palavras do teu Filho para que possa saborear – hoje, amanhã e sempre – a tua salvação. Amém.
Padre Bantu Mendonça

Leitura Orante

Preparo-me, com todos os internautas que fazem a Leitura Orante, 
pedindo a graça de sermos iluminados pela Luz da verdade. 

Espírito de verdade, 
a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me. 
Que eu conheça Jesus Mestre e compreenda o seu Evangelho. 

1. Leitura (Verdade) 

O que diz o texto do dia?

 Leio atentamente, na Bíblia, o texto: 
Jo 12,44-50
 e observo as palavras de Jesus. Mais uma vez ele faz um apelo à fé dos que o ouvem e define-se como Luz. 
Para ser iluminado por esta luz que é Jesus são necessárias, basicamente, três coisas ou atitudes: 

1ª Crer em Jesus Cristo. 
2ª Ouvir a sua mensagem. 
3ª Praticar os ensinamentos de Jesus. 

2. Meditação (Caminho) 

O que o texto diz para mim, hoje? 
Creio em Jesus Cristo? 
Deixo-me iluminar pela sua mensagem? 
Pratico seus ensinamentos? 
Isto é vivido pelas outras pessoas no mundo de hoje? 

Vale recordar o que disseram os bispos, em Aparecida:
 "Conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa alegria; segui-lo é uma graça, e transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor nos confiou ao nos chamar e nos escolher. Com os olhos iluminados pela luz de Jesus Cristo ressuscitado, podemos e queremos contemplar o mundo, a história, os nossos povos da América Latina e do Caribe, e cada um de seus habitantes. Com os olhos iluminados pela luz de Jesus Cristo ressuscitado, podemos e queremos contemplar o mundo, a história, os nossos povos da América Latina e do Caribe, e cada um de seus habitantes."
(DAp 18). 

3.Oração (Vida) 

O que o texto me leva a dizer a Deus? 

Rezo, com todos neste momento: 

Senhor Jesus, Tu és o Caminho! 
Em meio a sombras e luzes, 
alegrias e esperanças, tristezas e angústias, 
Tu nos levas ao Pai. 
Não nos deixes caminhar sozinhos. 
Fica conosco, Senhor! 
Tu és a Verdade! 
Desperta nossas mentes 
e faze arder nossos corações com a tua Palavra. 
Que ela ilumine e aqueça os corações sedentos de justiça e santidade. 
Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti! 
Fica conosco, Senhor! 
Tu és a Vida! 
Abre nossos olhos para te reconhecermos 
no "partir o Pão", sublime Sacramento da Eucaristia! 
Alimenta-nos com o Pão da Unidade. 
Sustenta-nos em nossa fragilidade. 
Consola-nos em nossos sofrimentos, 
Faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e excluídos. 
Fica conosco, Senhor! 
Jesus Cristo: Caminho, Verdade e Vida, 
No vigor do Espírito Santo, 
Faze-nos teus discípulos missionários! 
Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida, queremos ser: 
Alegres no Caminho para a Terra Prometida! 
corajosas testemunhas da Verdade libertadora! 
promotores da Vida em plenitude! 
Fica conosco, Senhor! Amém! 

4.Contemplação (Vida e Missão) 

Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 

Quero manter meu olhar iluminado pela luz de Jesus hoje e todos os dias. 
Thomas Merton diz: 
"Somos como pilotos de navios imersos no nevoeiro, escrutando a escuridão diante de nós, tentando ouvir o ruído de outros navios, e só poderemos atingir o porto se nos mantivermos alertas. A vida espiritual é, portanto, em primeiro lugar uma questão de estar desperto." 

Bênção 

- Deus nos abençoe e nos guarde. 
Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. 
Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. 
Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, 
Pai e Filho e Espírito Santo. 
Amém. 

Irmã Patrícia Silva, fsp 
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx


Oração Final
Pai Santo, faze-nos discípulos missionários do teu Reino. Que os nossos companheiros de caminhada sintam em nossa presença os sinais do calor e do carinho do teu Amor misericordioso, o mesmo Amor que foi vivido e ensinado por Jesus de Nazaré, o Cristo, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.

LITURGIA DIÁRIA - 02/05/2012





Tema do Dia
«Quem me vê, vê também aquele que me enviou.»
O tema do envio perpassa as leituras de hoje. A Igreja de Antioquia envia Paulo e Barnabé para sua primeira viagem missionária e Jesus se refere ao envio que recebeu do Pai. É importante nos conscientizarmos sempre de que também nós somos enviados.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/

Oração para antes de ler a Bíblia 

orkut e hi5, Religiosos, palavras do Senhor Jesus, imagens de biblia, recados de Jesus, gifs de religião para orkut

Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda 

e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame

 e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por

 todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores

se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos 

a vida eterna. Amém.


    Branco. 4ª-feira da 4ª Semana da Páscoa 
  • Sto Atanásio BDr, memória


Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 12,24-13,5a)

Quarta-Feira, 2 de Maio de 2012
Santo Atanásio



Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 24a palavra do Senhor crescia e se espalhava cada vez mais. 25Barnabé e Saulo, tendo concluído seu ministério, voltaram de Jerusalém, trazendo consigo João, chamado Marcos.
13,1Na Igreja de Antioquia, havia profetas e doutores. Eram eles: Barnabé, Simeão, chamado o Negro, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado junto com Herodes, e Saulo.
2Um dia, enquanto celebravam a liturgia, em honra do Senhor, e jejuavam, o Espírito Santo disse: “Separai para mim Barnabé e Saulo, a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os chamei”. 3Então eles jejuaram e rezaram, impuseram as mãos sobre Barnabé e Saulo, e deixaram-nos partir.
4Enviados pelo Espírito Santo, Barnabé e Saulo desceram a Selêucia e daí navegaram para Chipre. 5aQuando chegaram a Salamina, começaram a anunciar a Palavra de Deus nas Sinagogas dos judeus. Eles tinham João como ajudante.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Salmo (Salmos 66)

Quarta-Feira, 2 de Maio de 2012
Santo Atanásio



— Que as nações vos glorifiquem ó Senhor, /que todas as nações vos glorifiquem.
— Que as nações vos glorifiquem ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem.

— Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, /e sua face resplandeça sobre nós! /Que na terra se conheça o seu caminho /e a sua salvação por entre os povos.
— Exulte de alegria a terra inteira, /pois julgais o universo com justiça; /os povos governais com retidão, /e guiais, em toda a terra, as nações.
— Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, /que todas as nações vos glorifiquem! /Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, /e o respeitem os confins de toda a terra!


Evangelho (João 12,44-50)

Quarta-Feira, 2 de Maio de 2012
Santo Atanásio





Crer em Jesus, crer no Pai

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 44Jesus exclamou em alta voz: “Quem crê em mim não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. 45Quem me vê, vê aquele que me enviou. 46Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.
47Se alguém ouvir as minhas palavras e não as observar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo. 48Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras já tem o seu juiz: a palavra que eu falei o julgará no último dia. 49Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar. 50Eu sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que eu digo, eu o digo conforme o Pai me falou”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia
orkut e hi5, Religiosos, mensagem religiosa, imagem da biblia, recados de religião, scraps religioso para orkut

Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações
que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los
 em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da
minha guarda, intercedeis todos por mim. Amém.



MAIO, MÊS DE MARIA!

DORME COM DEUS

REFLEXÃO: A SERPENTE E O VAGALUME

O QUE É MAIS IMPORTANTE: PERDOAR OU PEDIR PERDÃO?

FRASES DE PADRE FÁBIO DE MELO





REFLEXÃO - FERNANDO SABINO

IMAGEM E ORAÇÃO A SÃO JOSÉ OPERÁRIO


Oh! glorioso São José, a quem foi dado o poder de tomar possíveis as coisas humanamente impossíveis, vinde em nosso auxílio nas dificuldades em que nos achamos. Tomai sob a vossa proteção a causa que vos confiamos, para que tenha uma solução favorável. Oh! Pai muito amado, em vós depositamos toda nossa confiança. Que ninguém possa jamais dizer que vos invocamos em vão. Já que tudo podeis junto a Jesus e Maria, mostrai-nos que vossa bondade é igual ao vosso poder. São José, a quem Deus confiou o cuidado da mais santa família que jamais houve, sede o pai e protetor da nossa e impetrai-nos a graça de vivermos e morrermos no amor de Jesus e Maria. São José do Perpétuo Socorro rogai por nós que recorremos a vós.

A CONSCIÊNCIA EXISTENCIAL E PERSONALIDADE


A CONSCIÊNCIA EXISTENCIAL
E PERSONALIDADE


É a manifestação da auto-consciência da identidade psicossocial da personalidade, consciência da capacidade de pensar e gerir essa capacidade e conhecimento do mundo mental próprio. 

É gerada pela produção de cadeias de pensamentos de diferentes naturezas, por sua vez produzidas pela auto-consciência e pelos vários processos de leitura da memória que indicam que a construção da inteligência é multifocal. Ela produz-se ao longo do processo de formação da personalidade.

Pode assumir três posturas: ser uma instância passiva; ser uma instância psicodinâmica coadjuvante; ou ser uma instância psicodinâmica central, com grande controlo qualitativo e quantitativo das ideias, das emoções e das motivações.

Segundo Augusto Cury, a Consciência Existencial é virtual possuindo um anti-espaço com a realidade essencial contida no mundo extrapsíquico. 

A solidão da Consciência do Eu é inconsciente. O exercício do pensar, de criar e de estabelecer elos com os outros é uma tentativa inconsciente de superar essa solidão. Só quando essa superação falha é que surge a solidão existencial, que é percebida conscientemente. 

A Consciência Existencial é absolutamente necessária para, a partir dela, conhecermos os outros e o mundo.

Instituto da Inteligência

BEATO JOÃO PAULO II E O PAPA BENTO XVI

BOA NOITE


José - Rita Lee

FRASE DE DOM HELDER CÂMARA

A nossa vida fica fragmentada em muitos pedacinhos, por tudo o que nós fazemos durante o dia. Quando nós nos dedicamos a rezar Deus toma os caquinhos da nossa vida e compõe um belíssimo mosaico. 

Dom Helder Câmara