quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

BOM DIA! BOA TARDE! BOA NOITE! Oração da noite, Oração da manhã e Oração do entardecer - Deus te abençoe!



Oração da Noite

Boa noite Pai.
Termina o dia e a ti entrego meu cansaço.
Obrigado por tudo e… perdão!!
Obrigado pela esperança que hoje animou meus passos, pela alegria que vi no rosto das crianças;
Obrigado pelo exemplo que recebi daquele meu irmão;
Obrigado também por isso que me fez sofrer…
Obrigado porque naquele momento de desânimo lembrei que tu és meu Pai; Obrigado pela luz, pela noite, pela brisa, pela comida, pelo meu desejo de superação…
Obrigado, Pai, porque me deste uma Mãe!
Perdão, também, Senhor!
Perdão por meu rosto carrancudo; Perdão porque não me lembrei que não sou filho único, mas irmão de muitos; Perdão, Pai, pela falta de colaboração e serviço e porque não evitei aquela lágrima, aquele desgosto; Perdão por ter guardado para mim tua mensagem de amor;
Perdão por não ter sabido hoje entregar-me e dizer: “sim”, como Maria.
Perdão por aqueles que deviam pedir-te perdão e não se decidem.
Perdoa-me, Pai, e abençoa os meus propósitos para o dia de amanhã, que ao despertar, me invada novo entusiasmo; que o dia de amanhã seja um ininterrupto “sim” vivido conscientemente.
Amém!!!

Oração da manhã

Bom-dia, Senhor Deus e Pai!
A ti, a nossa gratidão pela vida que desperta, pelo calor que
cria vida, pela luz que abre nossos olhos.
Nós te agradecemos por tudo que forma nossa vida, pela terra, pela água, pelo ar, pelas pessoas. Inspira-nos com teu Espírito Santo os pensamentos que vamos alimentar,as palavras que vamos dizer, os gestos que vamos dirigir,a comunicação que vamos realizar.
Abençoa as pessoas que nós encontramos, os alimentos que vamos ingerir.
Abençoa os passos que nós dermos, o trabalho que devemos fazer.
Abençoa, Senhor, as decisões que vamos tomar, a esperança que vamos promover,a paz que vamos semear,a fé que vamos viver, o amor que vamos partilhar.
Ajuda-nos, Senhor, a não fugir diante das dificuldades, mas a abraçar amor as pequenas cruzes deste dia.
Queremos estar contigo, Senhor, no início, durante e no fim deste dia.
Amém.

Oração do entardecer

Ó Deus!
Cai à tarde, a noite se aproxima.
Há neste instante, um chamado à elevação, à paz, à reflexão.
O dia passa e carregam os meus cuidados.
Quem fez, fez.
Também a minha existência material é um dia que se passa,
uma plantação que se faz, um caminho para algo superior.
Como fizeste a manhã, à tarde e a noite, com seus encantos,
fizeste também a mim, com os meus significados, meus resultados.
Aproxima de mim, Pai, a Tua paz para que usufrua desta
hora e tome seguras decisões para amanhã.
Que se ponha o sol no horizonte, mas que nasça
em mim o sol da renovação e da paz para sempre.
Obrigado, Deus, muito obrigado!
Amém!

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE…

Palavra se fez carne - 12 de janeiro, 4ª feira da 1ª semana do Tempo Comum


12 de janeiro, 4ª feira da 1ª semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 12 de janeiro, 4ª feira da 1ª semana do Tempo Comum.

- Estamos no tempo comum, tempo de testemunhar as palavras e a obras de Jesus que vão formando pouco a pouco seus discípulos. As curas, a expulsão dos demônios e a pregação do Mestre despertam a atenção de muitas pessoas que o procuram todo o tempo. Sinta a presença de Deus que acompanha você ao longo do dia. Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.

- Escuta o Evangelho de Marcos, capítulo 1º, versículos de 29 a 39:

Naquele tempo, Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então a febre desapareceu, e ela começou a servi-los. À tarde, depois do pôr do sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. A cidade inteira se reuniu em frente da casa. Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era. De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. Quando o encontraram, disseram: “Todos estão te procurando”. Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que vim”. E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.

- Jesus saiu da sinagoga, lugar do ensino da Palavra de Deus, e vai à casa de dois de seus discípulos, onde o inesperado acontece. Eles buscam a ajuda do Mestre para curar a sogra de Pedro, que logo é curada e põe-se a servi-los. Mais doentes são curados e o mal é expulso. O poder do Messias encanta a cidade inteira! Mesmo que Jesus se retire para rezar num lugar deserto, todos o procuram, inclusive os discípulos! A missão é desafiante. É preciso anunciar a Boa-Nova noutros lugares! Peça ao Senhor que abra seus olhos às realidades novas que precisam ser evangelizadas, também no seu dia-a-dia.

- Que necessidades ou enfermidades precisam ser apresentadas a Jesus? Que pessoas devemos apresentar a Ele? Como tem sido sua busca pelo Mestre? Onde encontrá-lo?

- “Todos estão te procurando”, diz os discípulos a Jesus. Em tempos de tantas enfermidades e tantos males, a busca pelo Senhor é essencial. Sua presença e sua proximidade transformam nossa realidade de vida. Sua Palavra expulsa o mal e aquece nosso coração, impulsionando-o a testemunhar com gestos concretos e sendo luz para nossos irmãos e irmãs! Veja neste poema como Madre Teresa de Calcutá nos motiva a perseverar:

Tem sempre presente que a pele se enruga
O cabelo embranquece,
Os dias convertem-se em anos...
Mas o que é mais importante não muda,
A tua força e convicção não têm idade,
O Teu espírito é como qualquer teia de aranha,
Atrás de cada linha de chegada, há uma de partida
Atrás de cada conquista, vem um novo desafio.
Enquanto estiveres vivo, sente-te vivo.
Se sentires saudades do que fazias, volta a fazê-lo.
Não vivas de fotografias amareladas...
Continua, quando todos esperam que desistas.
Não deixes que enferruje o ferro que existe em ti.
Faz com que, em vez de pena, tenham-te respeito.
Quando não conseguires correr ao longo dos anos, cavalga.
Quando não conseguires cavalgar, caminha.
Quando não conseguires caminhar, use uma bengala.
Mas nunca te detenhas!

- Conclua sua oração agradecendo ao Senhor pelo seu dia e por Ele se fazer próximo de você. Que sua fé revigorada hoje possa fazer de você instrumento de paz na vida das pessoas que estiverem ao seu lado.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Palavra se fez carne - 11 de janeiro, 3ª feira da 1ª Semana do Tempo Comum


11 de janeiro, 3ª feira da 1ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 11 de janeiro, terça-feira da Primeira Semana do Tempo Comum.

- Estamos no início de um novo tempo, primeira semana do tempo comum. Com esperança somos alimentados pela Palavra de Deus que quer nos revelar quem é Jesus através de seus gestos. Romper com tudo aquilo que não mais nos aproxima de Deus e do irmão é transformador. A fé e a coragem de Jesus em superar toda situação de comodismo, exclusão e violência nos fortalece em nossa missão. Peçamos ao Senhor a graça da perseverança em seus ensinamentos. Sede sempre nossa Luz Senhor!

- Escuta o Evangelho segundo Marcos, capitulo 1, versículos 21b-28:

Estando com seus discípulos em Cafarnaum, Jesus, num dia de sábado, entrou na sinagoga e começou a ensinar. Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei. Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: 'Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus.' Jesus o intimou: 'Cala-te e sai dele!' Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: 'O que é isto? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!' E a fama de Jesus logo se espalhou por toda a parte, em toda a região da Galileia.

- Jesus com autoridade começa a ensinar e recebe sua “autoridade” do Pai. E, portanto, sua Palavra e seus gestos revelam os sinais do Reino. O homem com o espírito impuro estava no meio do povo. Quando a vida é organizada para afastar pessoas como ele, Jesus também pode ser afastado do meio de nós. A autoridade do ensinamento de Jesus era visível: é nesta autoridade que precisamos confiar. Quem age com autoridade transforma, faz gerar a vida, constrói a paz. Os autoritários em sua fraqueza gritam, destroem e matam. Peça ao Senhor que sempre ouça e confie em Jesus e te livre de todo mal.

- De onde vem a autoridade de Jesus? Quem Jesus silencia com sua Palavra? Hoje a quem nós estamos escutando? Como agem os autoritários diante da autoridade de Jesus? Qual é o ensinamento novo que Jesus nos traz?

- “Ficaram maravilhados com seu ensinamento, pois ele os ensinava como quem tem autoridade” (Mc 1,22). Diz o Pe. Adroaldo Palaoro:

“Graças à interiorização da mensagem de Jesus, poderemos, também nós, levar algo de luz e de calor a tanta gente que busca, porque se sentirá “alcançada” em seu coração. Isto requer que, seguindo o “mestre interior”, passemos pela experiência, percorrendo nosso próprio caminho espiritual: “falar com autoridade” implica uma desapropriação e um esvaziamento do próprio ego. Esse caminho nos conduzirá mais e mais ao nosso “centro”, esse centro que compartilhamos com todos os seres. Por isso, quando falarmos a partir dele, notaremos vibrar os corações daqueles que nos escutam.”

- Peça ao Senhor para iluminar sua mente e coração para que sejas transformado. Peça também para que Ele seja sua força hoje e sempre.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espirito Santo! Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Palavra se fez carne - 10 de janeiro, 2ª feira da 1ª Semana do Tempo Comum


10 de janeiro, 2ª feira da 1ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 10 de janeiro, 2ª feira da 1ª Semana do Tempo Comum.

- O Evangelho de hoje nos apresenta Jesus no início de sua pregação, ele fala do tempo que se cumpriu e do Reino que está próximo. Continua o seu caminho convidando os quatro primeiros discípulos para seguirem os seus passos. Um dos primeiros passos para seguir Jesus é a conversão a fim de se colocar a caminho com ele para o anúncio do Reino. O estar sempre a caminho faz parte da sua missão de comunicar a Boa Nova de Deus. Peça ao Senhor a graça de acolher o seu convite e para se colocar no seu seguimento com atitude de conversão e de liberdade.

- Escuta o Evangelho Segundo Marcos, Capítulo 1, versículos 14 a 20.

Depois que João foi preso, Jesus veio para a Galileia, proclamando a Boa Nova de Deus: “Completou-se o tempo, e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede na Boa-Nova”. Caminhando à beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e o irmão deste, André, lançando as redes ao mar, pois eram pescadores. Então disse-lhes: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. E eles, imediatamente, deixaram as redes e o seguiram. Prosseguindo um pouco adiante, viu também Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão, João, consertando as redes no barco. Imediatamente, Jesus os chamou. E eles, deixando o pai Zebedeu no barco com os empregados, puseram-se a seguir Jesus.

- Para continuar o anúncio do Reino, Jesus chama seguidores(as). Chama para com Ele participar da sua missão. A narração do chamado dos primeiros discípulos nos faz perceber que a iniciativa do chamado é de Jesus, a resposta é nossa e deve ser com a missão de comunicar a Boa Nova do Reino, tendo presente o caminho da conversão, do seguimento como discípulos e da realização da sua missão. Aqueles que foram chamados, demonstraram disponibilidade e prontidão para participarem do anúncio da Boa Nova. Peça ao Senhor a graça para acolher e responder o chamado que ele te faz para segui-lo como discípulo(a) na realidade em que você se encontra.

- A chegada do Reino pede uma mudança pessoal e comunitária para quem deseja fazer parte do discipulado de Jesus. Que mudança você precisa realizar em sua vida para acolher o Reino de Deus? Do que você precisa se converter para crer no Evangelho? Qual a sua resposta diante do chamado que o Senhor te faz?

- “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens” diz o Evangelho de hoje. Seguir Jesus é se comprometer com seu projeto, é deixar tudo para abraçar o todo que Ele nos oferece como a razão da nossa jornada: Veja o que diz um trecho da música “Um dia escutei teu chamado”.

Um dia escutei teu chamado
Divino recado batendo no coração
Deixei deste mundo as promessas
E fui bem depressa no rumo da tua mão
Tu és a razão da jornada
Tu és minha estrada, meu guia, meu fim
No grito que vem do teu povo
Te escuto de novo, chamando por mim

- Termina tua oração agradecendo ao Senhor pela presença do Reino de Deus que se faz perceber através da conversão, do seguimento a pessoa de Jesus e da acolhida da sua Palavra que é fonte de luz e de vida. Peça as luzes do Espírito Santo para que te ajude a dizer sim ao projeto de Deus com confiança e coragem.

- Pai Nosso que estais nos céus, santificado seja vosso nome, venha nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade, assim, na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.


Palavra se fez carne - 09 de janeiro, domingo, Festa do Batismo do Senhor


09 de janeiro, domingo, Festa do Batismo do Senhor


- Hoje, dia 09 de janeiro, domingo, Festa do Batismo do Senhor.

- Hoje encerramos o tempo do Natal. No Evangelho Jesus foi batizado já adulto, um pouco antes de iniciar a sua missão na Galileia. Foi uma experiência profunda e importante para ele, que pleno do Espírito Santo ouviu a voz do Pai: “Este é o meu filho amado em ti eu me agrado”. Jesus é filho querido do Pai, que em tudo, o agrada. Ele é nosso irmão pelo nosso batismo. Peça a Jesus a graça de reconhecer-se filha e filho querido de Deus pelo seu batismo.

- Escuta o Evangelho de Lucas, Capítulo 3, versículo 15 a 16 e 21 a 22:

Como o povo estivesse à espera (do Messias), todos se perguntavam interiormente se acaso o João não seria o Cristo, e ele respondeu a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu nem sou digno de desatar-lhe a correia das sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. Enquanto todo o povo se fazia batizar e Jesus, depois de batizado, estava em oração, o céu se abriu, e o Espírito Santo desceu sobre ele, em figura corpórea, como pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és meu filho amado, em ti eu me agrado”.

- O batismo é um presente de Deus para quem o recebe e com ele o dom da fé, de pertença à uma comunidade, à Igreja. O batismo confere a tríplice missão, somos sacerdotes, profetas e reis. A missão régia é a missão de servir ao povo como o rei ou toda a pessoa que exercer algum poder, sua missão de servir o próximo, os mais pobres como Jesus. O batizado realiza a sua missão sacerdotal oferecendo a Deus a própria vida, os bens, a vida de sua família, de sua comunidade onde vive e atua. A missão profética do batizado consiste em anunciar a Palavra de Deus ao povo do seu tempo. Anunciar a Palavra de Deus e a vontade de Deus ao povo. Denunciar tudo o que não é do agrado de Deus e lesa as pessoas. Peça ao Senhor a graça de oferecer sua vida, testemunhar a palavra e anuncia-la.

- Quais pensamentos vem à sua mente quando alguém lhe fala do batismo? O Batismo significa alguma coisa para você? Como você vive a missão como profeta, rei e sacerdote?

“Tu és o meu Filho amado, em ti eu me agrado”, Deus disse a Jesus no Evangelho de hoje e continua dizendo a cada de nós. Ouça o que diz um refrão meditativo conhecido:

BANHADOS EM CRISTO
SOMOS UMA NOVA CRIATURA.
AS COISAS ANTIGAS JÁ SE PASSARAM,
SOMOS NASCIDOS DE NOVO.

– Termina a tua oração agradecendo a Deus pelo batismo de Jesus e pelo seu batismo.

- Você foi batizado (a): “Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo”. Amém!


A oração é a base das nossas obras | (Mc 1, 29-39) #633- Meditação da Palavra - Frei Gilson



Publicado em 12 de jan. de 2022

Jesus ensinava com autoridade | (Mc 1, 21-28) #632 - Meditação da Palavra - Frei Gilson



Publicado em 11 de jan. de 2022

O chamado de Deus em nossa vida | (Mc 1, 14-20) #631- Meditação da Palavra - Frei Gilson



Publicado em 10 de jan. de 2022

O Batismo nos torna filhos de Deus | (Lc 3, 15-16.21-22) #630- Meditação da Palavra - Frei Gilson



Publicado em 9 de jan. de 2022

Mãe Maria | Dom Walmor – 12/01/2022


Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 12 de jan. de 2022

Mãe Maria | Dom Walmor – 11/01/2022


Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 11 de jan. de 2022

Mãe Maria | Dom Walmor – 10/01/2022


Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 10 de jan. de 2022

Mãe Maria | Dom Walmor – 09/01/2022


Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 9 de jan. de 2022

Homilia Diária | O Pantocrator (Quarta-feira da 1.ª Semana do Tempo Comum) - Padre Paulo Ricardo


Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 11 de jan. de 2022

O Evangelho de hoje tem um sentido ao mesmo tempo místico e teológico. Místico, porque nos mostra, na sogra febricitante de Pedro, a humanidade doente, sobre a qual o Filho encarnado se inclina para curá-la, com o toque de sua humanidade, dos males do pecado. Teológico, porque nos revela nos gestos de Cristo que as suas ações, muito mais do que milagres, manifestam suas operações divinas, com as quais Ele nos sustenta e conserva no ser. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 12 de janeiro, e medite conosco mais uma página do santo Evangelho.

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Mc 1,29-39 - 12/01/2022


Estenda as suas mãos para Jesus

“E Ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los” (Marcos 1,31).


Conteúdo em áudio:

Para que o discípulo chegue ao serviço, ele precisa experimentar essa proximidade de Jesus, a mão de Jesus que o toca. O texto começa dizendo que “Jesus se aproximou”; Jesus elimina as distâncias, Ele se faz presente na vida de quem sofre, de quem sofre qualquer mal, qualquer enfermidade, por mais simples que ela se pareça. Era uma febre, mas Jesus se importa com o menor detalhe da sua vida.
As mãos que se encontram, da sogra de Pedro e as mãos de Jesus, restabelecem uma relação, tiram aquela mulher da solidão. Como é significativo para nós segurar a mão de alguém, como é forte esse gesto, sobretudo no momento de debilidade, no momento de enfermidade; por exemplo, quando você se encontra enfermo, como é bom segurar a mão de alguém, como a mão representa uma força que vem de outra pessoa. Até o coração que se sente frágil, transmite segurança, proximidade, força e vigor. É a mão de Jesus que se estende para tocar aquela mulher. As tuas mãos nas mãos de Jesus te dão uma força inesperada. Estenda a sua mão para Jesus, para as mãos de Jesus, porque Ele nos socorre.

Você é importante para Jesus, Ele estende a mão para você

Essa Palavra se cumpre, hoje, na nossa vida, estendendo a mão, aproximando-se daquela mulher, Jesus ajudou-a a levantar-se. Aqui, o mesmo verbo é usado para falar da ressurreição de Jesus. Veja, o que aconteceu na vida daquela mulher, aquela mulher assume um novo modo de viver, aquela mulher é ressuscitada. Se o Senhor toca o seu coração, você também precisa ressuscitar, você também precisa assumir essa vida nova, você também precisa sair do túmulo dos seus pecados, das suas misérias, das suas enfermidades e vir para fora, para o dom de uma vida nova.
“E a febre desapareceu”. Essa palavra precisa cair no nosso coração, parecia uma cura tão insignificante, como eu disse: uma febre; mas para Jesus nada é insignificante quando se trata de um ser humano, porque você é importante para o Senhor, porque essa palavra precisa chegar no seu coração independentemente da situação na qual você se encontra. Você é importante para Jesus, Ele estende a mão para você!
O último passo da cura de hoje é o serviço, não é um mero serviço, não é que a sogra de Pedro foi fazer um cafezinho, foi preparar o almoço, algo para comer, um lanche. Esse “serviço” aqui é a configuração a Cristo, que veio não para ser servido, mas para servir, que se fez servo de todos nós, por isso, quem alcança uma cura ou uma graça não é para sua autossatisfação, e sim para se unir a Cristo da forma mais perfeita, é para que você também se torne servo do Senhor, servo do amor, servo dos irmãos, servo da sua família. A graça de Deus vem para nos configurar a Jesus, o servo obediente, o servo do Pai.
Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.