- Início
- Via-Sacra
- Ângelus
- Ano da Misericórdia
- Assembléia Geral da CNBB
- Frases Famosas
- Gotas de Misericórdia
- Homilia Diária
- Imagens Religiosas
- Imitação de Cristo
- Liturgia Diária
- Mensagem do Dia
- Orações
- Podcast
- Rádio Vaticano
- Santo do Dia
- Terços
- CATEQUESE - Papa Francisco
- Liturgia das Horas - Como rezar?
- Meu Dia em Sintonia com o Alto
- Mensagens em Power Point
- NOVENA PEDINDO A CURA DA DEPRESSÃO
- O Dia, a Semana e o Mês do Católico
- OFÍCIO DA IMACULADA CONCEIÇÃO
- Terço da Divina MIsericórdia
- Primeira Exortação Apostólica do Papa Francisco
sábado, 27 de julho de 2024
LEITURA ORANTE DO DIA 27/07/2024
LEITURA ORANTE
Mt 13,24-30 - Joio no meio do trigo
Preparamo-nos para a Leitura rezando ao Espírito,
com todos que se encontram nas mídias sociais e nas comunidades:
Espírito de verdade, a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho.
É Deus quem me ajuda, é o Senhor quem defende a minha vida. Senhor, de todo o coração hei de vos oferecer o sacrifício e dar graças ao vosso nome, porque sois bom. (Sl 53,6.8)
1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto Mt 13,24-30.
Jesus contou outra parábola. Ele disse ao povo:
- O Reino do Céu é como um homem que semeou sementes boas nas suas terras. Certa noite, quando todos estavam dormindo, veio um inimigo, semeou no meio do trigo uma erva ruim, chamada joio, e depois foi embora. Quando as plantas cresceram, e se formaram as espigas, o joio apareceu. Aí os empregados do dono das terras chegaram e disseram: "Patrão, o senhor semeou sementes boas nas suas terras. De onde será que veio este joio?"
- "Foi algum inimigo que fez isso!", respondeu ele.
- E eles perguntaram: "O senhor quer que a gente arranque o joio?"
- "Não", respondeu ele, "porque, quando vocês forem tirar o joio, poderão arrancar também o trigo. Deixem o trigo e o joio crescerem juntos até o tempo da colheita. Então eu direi aos trabalhadores que vão fazer a colheita:
'Arranquem primeiro o joio e amarrem em feixes para ser queimado. Depois colham o trigo e ponham no meu depósito.' "
Refletindo
Jesus conta mais uma parábola de cunho agrícola. Compara o reino do céu como um semeador que semeia boas sementes de trigo. Conta que apareceu também um inimigo, à noite, sem que ninguém o visse, e semeou no meio do trigo uma erva ruim chamada joio. E foi embora. Tanto o trigo como o joio cresceram. O que fazer? Arrancar o joio? Não, diz o homem. Se arrancar o joio, pode arrancar também o trigo. Manda que deixem crescer os dois até a colheita. Então, poderão arrancar primeiro o joio e queimá-lo. Depois colherão o trigo que será armazenado. O que Jesus quer dizer com esta parábola?
Jesus lembra que é um desafio anunciar o Evangelho. Não devemos nos preocupar com aqueles que divulgam o erro. Deve-se ter o cuidado para não deturpar, distorcer a Palavra, transformando-a em erva daninha.
O biblista Carlos Mesters, assim comenta: "O joio e trigo crescem juntos. A Palavra de Deus que faz nascer a comunidade é semente boa, mas dentro das comunidades sempre aparecem coisas que são contrárias à Palavra de Deus. De onde vêm? Esta era a discussão.
A causa da mistura que existe na vida (vv.27-28a):. Um inimigo fez isso. Quem é este inimigo? O inimigo, o adversário, Satanás ou diabo (Mt 13, 39), é aquele que divide, que desvia. A tendência de divisão existe dentro de cada um de nós. O desejo de dominar, de se aproveitar da comunidade para subir e tantos outros desejos interesseiros são divisionistas, são do inimigo que dorme dentro de cada um de nós.
A reação diferente diante da ambiguidade (vv. 28b-30):. Diante dessa mistura do bem e do mal, alguns queriam arrancar o joio. Pensavam: “Se deixarmos todo o mundo dentro da comunidade, perdemos nossa razão de ser! Perdemos a identidade!” Queriam expulsar os que pensavam de modo diferente. Mas esta não é a decisão do Dono da terra. Ele diz: “Deixa crescer juntos até a colheita!” O que vai decidir não é o que cada um fala e diz, mas o que cada um vive e faz. É pelo fruto produzido que Deus nos julgará. A força e o dinamismo do Reino se manifestam na comunidade. Mesmo sendo pequena e cheia de contradições, ela é um sinal do Reino. Mas ela não é dona do Reino, nem pode considerar-se justa. A parábola do joio e do trigo explica a maneira como a força do Reino age na história. É preciso ter paciência e aprender a conviver com as contradições e as diferenças, mesmo tendo uma opção clara pela justiça do Reino"
(Do livro “Travessia: Quero misericórdia e não sacrifício” – Círculos Bíblicos sobre o Evangelho de Mateus – de Carlos Mesters, Mercedes Lopes e Francisco Orofino – Publicado pelo Centro de Estudos Bíblicos).
2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Os bispos, em Aparecida, assim se expressaram "Desejamos que a alegria da boa nova do Reino de Deus, de Jesus Cristo vencedor do pecado e da morte, chegue a todos quantos jazem à beira do caminho, pedindo esmola e compaixão (cf. Lc 10,29-37; 18,25-43)." (DAp 32)
3. Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos, com toda a Igreja, o Salmo 85(86)
Ó Senhor, vós sois bom, sois clemente e fiel!
1. Ó Senhor, vós sois bom e clemente, / sois perdão para quem vos invoca. / Escutai, ó Senhor, minha prece, / o lamento da minha oração! – R.
2. As nações que criastes virão / adorar e louvar vosso nome. / Sois tão grande e fazeis maravilhas: / vós somente sois Deus e Senhor! – R.
3. Vós, porém, sois clemente e fiel, / sois amor, paciência e perdão. / Tende pena e olhai para mim! / Confirmai com vigor vosso servo. – R.
4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar coincide com o olhar da Igreja que afirma: "Que a alegria da boa nova do Reino de Deus, de Jesus Cristo vencedor do pecado e da morte, chegue a todos quantos jazem à beira do caminho, pedindo esmola e compaixão (cf. Lc 10,29-37; 18,25-43)." (DAp,32)
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
Ir. Patrícia Silva, fsp
A Palavra entre nós - 27 de julho, sábado, 16ª Semana do Tempo Comum
27 de julho,
sábado, 16ª Semana do Tempo Comum
– Hoje é dia 27 de julho, sábado da 16ª semana do Tempo Comum.
– A parábola do Joio e o trigo contada por Jesus no evangelho de hoje é provocativa. O ser humano vive marcado por polos opostos: luz e escuridão, céu e terra, fragmentação e unidade, espírito e instinto, amor e agressividade, solidão e vida comum, medo e desejo, proximidade e distanciamento, razão e sentimento, sagrado e profano, animus e anima..., trigo e joio. Peça ao Senhor a luz e a força da graça, para saber distinguir e afastar o que te afasta do amor de Deus.
- Escute o Evangelho de Mateus, capítulo 13, versículos 24 a 30:
Naquele tempo, Jesus contou outra parábola à multidão: "O Reino dos Céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo, e foi embora. Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio. Os empregados foram procurar o dono e lhe disseram: 'Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio?' O dono respondeu: 'Foi algum inimigo que fez isso'. Os empregados lhe perguntaram: 'Queres que vamos arrancar o joio?' O dono respondeu: 'Não! Pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo. Deixai crescer um e outro até a colheita! E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo: arrancai primeiro o joio e o amarrai em feixes para ser queimado! Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro!'".
- O trigo e o joio não nascem em campos diferentes, nem dividem as pessoas em dois grupos: bons e maus. Trigo e joio habitam juntos em cada coração humano. Somos carregados de fragilidades, limitações... Os dois dinamismos (trigo e joio) fazem parte de nossa constituição humana. Enquanto vivermos, o joio se fará presente no campo do nosso interior. Isso nos impõe humildade e nos protege de uma dureza falsa em relação a nós mesmos e aos outros. E confiamos no fato de que o trigo é mais forte do que o joio e de que o joio poderá ser separado na colheita. Peça ao Senhor que ajude a conviver e aceitar o joio e o trigo que vivem dentro de você e que isso te faça mais humano.
- Frente ao “joio” presente em seu interior, que atitudes assume: autojulgamento? moralismo? intransigência? E frente ao “outro”, que “pensa, sente e ama de maneira diferente”, como você se situa?
- “Deixai crescer um e outro até a colheita!”, diz a parábola de hoje. A melhor resposta é dar a oportunidade para que o trigo amadureça; a melhor solução é abrir possibilidade para que o joio seja transformado. É questão de saber esperar. E disso, o amor é especialista. Na catequese sobre o Pai Nosso diz o Papa Francisco:
“Por vezes perguntamo-nos: porque este Reino se realiza tão lentamente? Jesus gosta de falar da sua vitória com a linguagem das parábolas. Por exemplo, diz que o Reino de Deus é semelhante a um campo no qual crescem juntos o trigo e o joio: o pior erro seria querer intervir imediatamente extirpando do mundo aquelas que nos parecem ervas daninhas. Deus não é como nós, Deus tem paciência. Não é com a violência que se instaura o Reino no mundo: o seu estilo de propagação é a mansidão.”
- Termina sua oração pedindo ao Senhor que te livre de ver a realidade dividida em duas: bom ou mal, trigo e joio. Que assim ele te ajude a não ser juiz implacável que “salva” ou “condena” os outros. Peça também que ele te dê paciência e mansidão diante do joio e trigo que moram no seu coração.
– Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Homilia Diária | Liturgia de Hoje | Palavra do Dia - Padre Adriano Zandoná (Mt 13,24-30) (27/07/24)
Canal do Youtube - Padre Adriano Zandoná
Publicado em 26 de jul. de 2024
A grande separação | (Mt 13, 24-30) #2054 - Frei Gilson
Nosso testemunho de cristãos | Mãe Maria (27/07/2024) - Dom Walmor
Homilia Diária - 27.07.2024 | "Deixai crescer um e outro até a colheita!" - Padre Roger Araújo
Canal do Youtube: Padre Roger Araújo
Publicado em 27 de jul. de 2024
Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 13,24-30
Naquele tempo, 24Jesus contou outra parábola à multidão: “O Reino dos Céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. 25Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo, e foi embora. 26Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio.
27Os empregados foram procurar o dono e lhe disseram: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio?’ 28O dono respondeu: ‘Foi algum inimigo que fez isso’. Os empregados lhe perguntaram: ‘Queres que vamos arrancar o joio?’ 29O dono respondeu: ‘Não pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo. 30Deixai crescer um e outro até a colheita! E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo: arrancai primeiro o joio e o amarrai em feixes para ser queimado! Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro!’”
Homilia Diária | Sem isto, não somos membros da Igreja (Sábado da 16.ª Semana do Tempo Comum) - Padre Paulo Ricardo
Publicado em 26 de jul. de 2024
Para pertencer de fato à Igreja Católica, não basta ser batizado, ir à Missa aos domingos e submeter-se aos legítimos pastores. É necessário ainda ter a mesma fé da Igreja, crendo em tudo o que ela crê e ensina, e no sentido preciso em que ela o crê e ensina. Sem fé, é impossível ser membro de Cristo, ainda que nos sentemos lado a lado na mesma paróquia: seremos como joio metido no meio do trigo. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, 27 de julho, e peçamos a Deus que, fazendo-nos perseverar até o fim na profissão integral da fé, possamos ser do número dos verdadeiros fiéis no dia da última colheita.
HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 13,24-30 - 27/07/2024
O trigo e o joio: uma parábola sobre transformação interior
“Naquele tempo, Jesus contou uma parábola: O Reino dos Céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo e foi embora. Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio. Os empregados foram procurar o dono e lhe disseram: “Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? De onde veio, então, o joio?”. O dono respondeu: “Foi algum inimigo que fez isso”. Os empregados lhe perguntaram: “Queres que vamos arrancar o joio?”. O dono respondeu: “Não! Pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo.” (Mt 13,24-30)
Joio e trigo na mesma semeadura? Como pode? Pois é, todos temos, dentro de nós, um potencial tanto para o bem quanto para o mal. Do coração do ser humano, podem sair coisas maravilhosas, mas também coisas horríveis. O mal que temos potencial de realizar pode vir da nossa liberdade humana mal direcionada ou também da tentativa do maligno de sufocar a bondade que está dentro de nós.
Temos, dentro de nós, a semente do bem, mas pode ser que, vivendo mal os princípios, os valores do Evangelho, deixemos crescer dentro de nós a semente do mal. Às vezes, temos vontade de arrancar o que de mal há em nosso interior. Como disse a parábola, os empregados queriam cortar logo o joio. Cuidado! O mal pode ter criado raízes, e você pode confundir o que é da sua natureza com aquilo que não é de você.
Não se deixe enganar pelo joio
Na tentativa de amputar esse mal, você pode perder algo que, com o tempo, poderia ser envolvido pelo bem maior que é Deus, pela misericórdia de Deus. Muita paciência. A busca, muitas vezes, de um puritanismo doentio pode nos levar a uma não suportação dos nossos próprios limites e, consequentemente, o limite dos outros; não saber lidar com a fraqueza uns dos outros.
Quando despontar o mal em você, quando esse joio quiser despontar na sua vida, não pegue logo a foice. Faça crescer mais o trigo. Isto é, o bem que há em você, para que, aí sim, você seja capaz de dizer: “Isso não sou eu, isso não é meu, isso não me identifica, isso é do demônio, isso pertence ao mal”.
E quando as coisas ficarem mais claras para você, não tenha medo de queimar o joio no fogo do amor de Deus que purifica sem causar nenhum dano para o trigo. Deus é capaz de tirar todo o mal do nosso coração sem nos fazer nenhum mal, de deixar somente aquilo que é bom dentro de nós.
Só Deus é capaz desta obra linda de purificação, por isso, peçamos a ele que nos purifique do joio e faça crescer o trigo que existe dentro de nós.
Sobre todos vós, desça a bênção do Deus todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Heleno Ferreira
Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.
HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 27/07/2024
Assinar:
Postagens (Atom)