o Filho de Deus se tornou nosso irmão e salvador".
(DAp 10)
Introdução
Vamos acolher Jesus Cristo neste Natal como "nosso irmão e salvador".
Esta Novena tem como título “Discípulos e missionários daquele que vem”, tema da V Conferência de Aparecida. Faça-a em família, em comunidade ou em grupo de catequese, de pastoral, de trabalho, de amigos, de vizinhos.
A novena pode ser feita nos dias e horário que forem melhores para o grupo ou comunidade. Providencie o presépio, ao menos com as figuras principais: Jesus, Maria e José. Durante a Novena vamos utilizar também a manjedoura e palhas ou fios de corda.
Com crianças, poderão reproduzir o desenho que aparece no final do texto e, a cada dia, quando partilham a reflexão, vão pintando as palhinhas. No último dia, pintam o ambiente da cidade que aparece ao fundo.
NOVENA DE NATAL - PRIMEIRO DIA
1º Dia - Jesus, rosto humano de Deus
1. Canto
Vem, Senhor, Jesus, o mundo precisa de ti (bis)
Ao mundo falta esperança, Tu és esperança.
Vem, Senhor Jesus
2. Saudação
Com. - A graça e a paz do Senhor estejam conosco
Todos - Ele está no meio de nós!
Somos discípulos e missionários daquele que vem!
Com. - Senhor Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida,
Todos - Tende piedade de nós.
3. Motivação: Documento de Aparecida
Com. - Em sintonia com a V Conferência de Aparecida, hoje o tema de nossa novena é Jesus, rosto humano de Deus.
Leitor 1 - "Bendizemos ao Pai pelo dom de seu Filho Jesus Cristo “rosto humano de Deus e rosto divino do homem”. “Na realidade, tão só o mistério do Verbo encarnado explica verdadeiramente o mistério do homem. Cristo, na própria revelação do mistério do Pai e de seu amor, manifesta plenamente o homem ao próprio homem e descobre sua altíssima vocação”(DAp 107).
4. Palavra de Deus
(Alguém, pode ser uma criança, coloca sobre uma mesa a manjedoura e uma cestinha com palhas ou fios de corda).
Com - Neste primeiro dia da novena olhamos para a manjedoura. Manjedoura é palavra de origem latina (do verbo “manducare”). Significa mastigar. Manjedoura é o lugar onde os animais comem. Nesta manjedoura especial nós vamos acolher uma criança, o Filho de Deus. Vamos preparar este espaço com muito amor e muita fé.
Ouçamos a Palavra, onde Deus se revela a nós.
Leitor 2 - Leitura bíblica: (Ler na Bíblia: Fl 2,6-7)
Momentos de silêncio
5. Partilha
Com. - “Despojou-se”, “tornou-se igual”. Pelo mistério da Encarnação, o Filho de Deus se tornou nosso irmão e salvador. O que significa ser irmão? Tornar-se igual... (Pausa breve) Cada um pode dar seu testemunho de despojamento e solidariedade e depois, colocar na manjedoura uma palhinha. Pode-se também, colocar, a cada dia, uma espiga de trigo, homenageando aquele que é o Pão da Vida. Acolhendo o irmão, acolhemos Jesus.
(Momentos para partilha dos participantes).
Canto:Ave Maria, Ave Maria, Ave Maria, Mãe de Jesus.
6. Oração
Com.- Rezemos com toda a Igreja
- Senhor Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, rosto humano de Deus e rosto divino do homem, acendei em nossos corações o amor ao Pai que está no céu e a alegria de sermos cristãos.
- Vinde ao nosso encontro e guiai nossos passos para seguir-vos e amar-vos na comunhão de vossa Igreja, celebrando e vivendo o dom da Eucaristia, carregando nossa cruz, e ungidos por vosso envio.
- Dai-nos sempre o fogo de vosso Santo Espírito, que ilumine nossas mentes e desperte entre nós o desejo de contemplar-vos, o amor aos irmãos, sobretudo aos aflitos, e o ardor por anunciar-vos no início deste século.
- Discípulos e missionários vossos, queremos remar mar adentro, para que nossos povos tenham em Vós vida abundante, e com solidariedade construam a fraternidade e a paz.
Todos: Senhor Jesus, vinde e enviai-nos!
Maria, Mãe da Igreja, rogai por nós. Amém.
7. Canto Final
Envia tua Palavra, Palavra de salvação, que vem trazer esperança, aos pobres libertação.
8. Bênção e Despedida
Com. - Até o próximo encontro vamos descobrir o rosto humano de Deus na pessoa dos irmãos.
Jesus Divino Mestre seja para ti a verdade que ilumina, o caminho da santidade, a vida plena e eterna. Que ele te guarde e defenda. Plenifique de todos os bens a ti e a todos os que amas. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. (Alberione)
Todos se despedem, combinando, antes, o próximo encontro.
Ave Maria... 2) Eis aqui a serva do Senhor. - Faça-se em Mim segundo a vossa palavra. Ave Maria... 3) E o Verbo Divino se fez homem, - e habitou entre nós. Ave Maria... 4) Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, - para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Oremos: Derramai ó Deus, a Vossa graça em nossos corações, para que, conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do Vosso filho, cheguemos por Sua Paixão e Cruz à glória da ressurreição. Por Cristo, Senhor nosso. Amém. Glória ao Pai... (repete-se 3 vezes)
"Quando rezarem este Terço junto aos agonizantes, Eu me colocarei entre o Pai e a alma agonizante, não como justo Juiz, mas como Salvador misericordioso".
JESUS, EU CONFIO EM VÓS!!!
APRENDA A REZAR O TERÇO DA MISERICÓRDIA
Para ser rezado nas contas do terço
No começo:
Pai nosso, que estais no céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.
Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
Creio em Deus Pai, todo poderoso, criador do Céu e da Terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espirito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna Amém.
Nas contas de Pai Nosso, dirás as seguintes palavras usando o terço de Maria:
Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e o Sangue, a Alma e a Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e dos do mundo inteiro.
Nas contas de Ave Maria rezarás as seguintes palavras:
Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.
No fim, rezarás três vezes estas palavras:
Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro” (Diário, 476)
"Em determinado momento, o Senhor me disse: Minha
filha, a tua confiança e o teu amor constrangem a
Minha justiça e não posso castigar, porque tu Me
impedes. Oh, que grande força tem a alma cheia de
confiança!"