domingo, 17 de setembro de 2023

O ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE…

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 17/09/2023

ANO A


24º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Ano A - Verde

“Senhor, quantas vezes devo perdoar?” Mt 18,21

Mt 18,21-35

Ambientação

INTRODUÇÃO DO FOLHETO DOMINICAL PULSANDINHO: Deus revelou, ao longo da história da salvação, seu amor gratuito, convidando-nos a repetir tal doação no relacionamento com o próximo. O amor, necessariamente passa pelo perdão. Peçamos, nesta liturgia, a graça de amar sem reservas os irmãos e irmãs que o Senhor nos concedeu!

INTRODUÇÃO DO FOLHETO DOMINICAL O POVO DE DEUS: Irmãos e irmãs, aqui nos reunimos para celebrar o Dia do Senhor. Foi no primeiro dia da semana que o Senhor apareceu ressuscitado aos seus discípulos. Também hoje Ele se manifesta a nós e revela seu amor misericordioso. Experimentaremos um forte apelo do Senhor para perdoarmo-nos mutuamente, dando testemunho de que é Ele, em primeiro lugar, que nos perdoa e pede que também assim nós pratiquemos o perdão. Abramos nosso coração a esse convite do Senhor, enquanto colocamos em suas mãos nossos anseios de ver- dadeira paz.

INTRODUÇÃO DO FOLHETO DOMINICAL PULSANDINHO: Deus revelou, ao longo da história da salvação, seu amor gratuito, convidando-nos a repetir tal doação no relacionamento com o próximo. O amor, necessariamente passa pelo perdão. Peçamos, nesta liturgia, a graça de amar sem reservas os irmãos e irmãs que o Senhor nos concedeu!

INTRODUÇÃO DO FOLHETO DOMINICAL O POVO DE DEUS: Irmãos e irmãs, aqui nos reunimos para celebrar o Dia do Senhor. Foi no primeiro dia da semana que o Senhor apareceu ressuscitado aos seus discípulos e hoje Ele se manifesta a nós e revela seu amor misericordioso. Experimentaremos um forte apelo do Senhor para perdoarmo-nos mutuamente, dando testemunho de que é Ele, em primeiro lugar, que nos perdoa e pede que também assim nós pratiquemos o perdão. Abramos nosso coração a esse convite do Senhor, enquanto colocamos em suas mãos nossos anseios de verdadeira paz.

INTRODUÇÃO DO FOLHETO DOMINICAL PULSANDINHO: “Perdoai as nossas dívidas, como nós perdoamos aos nossos devedores”. Assim reza o texto latino do Pai nosso, usado antes do Concílio Vaticano II, no Brasil. Neste domingo, compreenderemos o significado deste pedido. Um pedido que obriga o orante a sentir-se devedor do amor e do perdão a Deus e ao próximo, pelas faltas e pecados cometidos contra um ou contra o outro, sempre que estiver em oração. Nesta celebração, seremos convidados a entrar no Mistério da Salvação pela porta do perdão, o expoente maior do amor, tanto do ponto de vista da convivência comunitária como para o equilíbrio e estabilidade pessoal.

INTRODUÇÃO DO FOLHETO DOMINICAL O POVO DE DEUS: Irmãos e irmãs, aqui nos reunimos para celebrar o Dia do Senhor. Foi no primeiro dia da semana que o Senhor apareceu ressuscitado aos seus discípulos e hoje Ele se manifesta a nós e revela seu amor misericordioso. Experimentaremos um forte apelo do Senhor para perdoarmo-nos mutuamente, dando testemunho de que é Ele, em primeiro lugar, que nos perdoa e pede que também assim nós façamos. Abramos nosso coração a essa manifestação do Senhor que vem ao nosso encontro, enquanto colocamos em suas mãos nossos anseios de verdadeira paz.

INTRODUÇÃO DO WEBMASTER: O judaísmo já conhecia o dever do perdão das ofensas, mas se tratava de uma conquista recente, que só se conseguia impor mediante a lista de tarifas precisas. A mesquinhez humana procura sempre uma medida, uma norma que lhe dá satisfação. Perdoar, sim, mas quantas vezes? Os rabinos, para acentuar a liberalidade de Deus, diziam que ele perdoa três vezes; as escolas rabínicas exigiam que seus discípulos perdoassem certo número de vezes à mulher, aos filhos, aos irmãos, etc., e esta lista variava de escola para escola. Pedro pergunta a Jesus qual a sua taxa. Jesus havia ensinado a amar os próprios inimigos, e orar pelos que nos perseguem a fim de sermos filhos do Pai que está nos céus, que faz surgir o sol para os maus e os bons e faz chover sobre os justos e injustos. No pai-nosso, havia ensinado a pedir: "perdoai nossas dívidas como nós perdoamos nossos devedores". Pedro, que, pelo contato com Jesus, compreendeu que as medidas até agora tidas como válidas, não servem mais, tenta uma resposta: "até sete vezes?". É mais que o dobro de três, e além disso é um número simbólico que significa plenitude. Jesus formula sua resposta retomando o número simbólico, mas multiplicando-o de tal maneira que signifique uma plenitude ilimitada. É preciso perdoar sempre!
Fonte: NPD Brasil em 13/09/2020

INTRODUÇÃO DO WEBMASTER: O judaísmo já conhecia o dever do perdão das ofensas, mas se tratava de uma conquista recente, que só se conseguia impor mediante a lista de tarifas precisas. A mesquinhez humana procura sempre uma medida, uma norma que lhe dá satisfação. Perdoar, sim, mas quantas vezes? Os rabinos, para acentuar a liberalidade de Deus, diziam que ele perdoa três vezes; as escolas rabínicas exigiam que seus discípulos perdoassem certo número de vezes à mulher, aos filhos, aos irmãos, etc., e esta lista variava de escola para escola. Pedro pergunta a Jesus qual a sua taxa. Jesus havia ensinado a amar os próprios inimigos, e orar pelos que nos perseguem a fim de sermos filhos do Pai que está nos céus, que faz surgir o sol para os maus e os bons e faz chover sobre os justos e injustos. No pai-nosso, havia ensinado a pedir: "perdoai nossas dívidas como nós perdoamos nossos devedores". Pedro, que, pelo contato com Jesus, compreendeu que as medidas até agora tidas como válidas, não servem mais, tenta uma resposta: "até sete vezes?". É mais que o dobro de três, e além disso é um número simbólico que significa plenitude. Jesus formula sua resposta retomando o número simbólico, mas multiplicando-o de tal maneira que signifique uma plenitude ilimitada. É preciso perdoar sempre!
Fonte: NPD Brasil em 17/09/2017

PERDOAR SEMPRE: UMA EXPRESSÃO DO AMOR MISERICORDIOSO DO PAI

O Tempo Comum, na liturgia, nos permite contemplar o extraordinário no ordinário e nos ensina, a partir da vida de Jesus, um caminho de aprendizado e esperança. E o ensinamento que ele nos propõe, neste 24º domingo, é o exercício do perdão.
As leituras mostram que o ato de perdoar é uma forma de expressar o amor. A primeira leitura, do livro do Eclesiástico, apresenta um ensinamento prático: engana-se quem pensa que a sabedoria está em deixar-se consumir pelos sentimentos de rancor, raiva ou vingança. O autor sagrado destaca que ser sábio é justamente fazer o contrário, isto é, saber perdoar e compadecer-se do próximo. E esse exercício do perdão se relaciona diretamente ao perdão de Deus. Ele se pergunta: “se alguém guarda raiva contra o outro, como poderá pedir a Deus a cura?” (Eclo, 28,3). Pelo contrário, quem perdoa a ofensa alheia, recebe para si o perdão divino. Por isso, como o autor exorta, devemos nos recordar sempre do nosso fim, perseverar nos mandamentos e não nutrir em nosso coração esses sentimentos que nos desumanizam. Nossas relações humanas devem nos conduzir ao que é bom e, certamente, isso passa pelo perdão e pela compaixão. Só assim a confiança no perdão de Deus começará a ser possível, visto que, como descreve o Salmo 102(103), o Senhor é bondoso, compassivo e carinhoso.
No Evangelho, São Mateus dirige o discurso a toda Igreja, aos discípulos de ontem e hoje. A antiga tradição religiosa de Israel ensinava o perdão ao próximo em ocasiões específicas, restrito a alguns casos limitados. Pedro pergunta a Jesus quantas vezes era preciso perdoar o seu irmão, até sete vezes? (Mt, 18,21). Lembrando que, na Bíblia, o número “sete” indica também a totalidade. Cristo vai além do ensinamento da tradição judaica e responde: “não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete” (Mt, 18,22), quer dizer, o perdão precisa ser dado a todos, sem restrição, de modo contínuo e ilimitado. Em seguida, Jesus narra aos discípulos a parábola do patrão e seus empregados para ilustrar como a misericórdia de Deus é infinita. O empregado implora ao patrão e recebe dele o perdão de sua dívida, mas, quando deveria fazer o mesmo com seu próximo, é incapaz de agir com a mesma compaixão que recebeu. Essa atitude indigna o patrão, que alerta ao empregado e a todos nós sobre o verdadeiro exercício da compaixão e da misericórdia, tal como as recebemos infinitamente do nosso Pai.
No entanto, sabemos que, no dia a dia, o ato de perdoar os irmãos e irmãs nem sempre segue a mesma lógica da infinitude e da gratuidade. Muitas vezes, quando somos tomados por sentimentos de ira, rancor, ódio, vingança, afastamo-nos daquilo que Deus espera de nós: ser a expressão de seu amor misericordioso e perdoar nosso próximo infinitamente. O perdão é uma tarefa diária, exige conversão e oxigena nossa vida de fé. No exercício do perdão, tal como Jesus, transformamos nossa condição humana frágil em expressão concreta do amor de Deus, que nos pede sempre abertura ao outro, a bondade, a fraternidade e vida em comunhão. Portanto, que o Senhor nos conceda a graça de perdoar sempre, mesmo aqueles que, por qualquer eventualidade, possam ter nos magoado ou ofendido, pois é somente com o coração perdoado que iremos promover uma cultura de paz, de fraternidade e ser a expressão do amor misericordioso do Pai.
Dom Carlos Silva, OFMCap
Bispo auxiliar de São Paulo

QUANTAS VEZES DEVO PERDOAR?

O trecho evangélico deste domingo (cf. Mt 18, 21-35) oferece-nos um ensinamento sobre o perdão, que não nega a ofensa sofrida mas reconhece que o ser humano, criado à imagem de Deus, é sempre maior que o mal que ele comete. São Pedro pergunta a Jesus: «Senhor, quantas vezes devo perdoar a meu irmão, quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? (v. 21). Para Pedro parece ser já o máximo perdoar sete vezes a uma mesma pessoa; e talvez a nós pareça ser já muito perdoar duas vezes. Mas Jesus responde: «Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete» (v. 22), isto é, sempre: deves perdoar sempre. E confirma isto narrando a parábola do rei misericordioso e do servo impiedoso, na qual mostra a incoerência daquele que antes foi perdoado e depois se recusa a perdoar.
O rei da parábola é um homem generoso que, movido pela compaixão, perdoou-lhe uma dívida enorme — “dez mil talentos”: a um servo que o suplica. Mas aquele mesmo servo, ao encontrar logo a seguir outro servo como ele que lhe deve cem denários — ou seja, muito menos —, comporta-se de forma impiedosa, fazendo-o fechar na prisão. A atitude incoerente deste servo é também a nossa quando recusamos o perdão aos nossos irmãos. Enquanto o rei da parábola é a imagem de Deus que nos ama de um amor tão rico de misericórdia a ponto de nos acolher, amar e perdoar constantemente.
Desde o nosso Batismo Deus nos perdoou, condenando-nos a uma dívida insolúvel: o pecado original. Mas, isto acontece a primeira vez. Depois, com uma misericórdia sem limites, Ele perdoa-nos todas as culpas quando mostramos só um pequeno sinal de arrependimento. Deus é assim: misericordioso.
Quando somos tentados a fechar o nosso coração a quem nos ofendeu e nos pede desculpa, lembremo-nos das palavras do Pai celeste ao servo impiedoso: «Eu te perdoei toda a dívida porque me suplicaste. Não devias também tu compadecer-te de teu companheiro de serviço, como eu tive piedade de ti?» (vv. 32-33). Qualquer pessoa que tenha experimentado a alegria, a paz e a liberdade interior que vem do ser perdoado pode abrir-se por sua vez à possibilidade de perdoar.
Na oração do Pai-Nosso, Jesus quis inserir o mesmo ensinamento desta parábola. Pôs em relação direta o perdão que pedimos a Deus com o perdão que devemos conceder aos nossos irmãos: «Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam» (Mt 6, 12). O perdão de Deus é o sinal do seu amor transbordante para cada um de nós: é o amor que nos deixa livres de nos afastar, como o filho pródigo, mas que espera todos os dias o nosso regresso; é o amor audaz do pastor pela ovelha perdida; é a ternura que acolhe cada pecador que bate à sua porta. O Pai celeste — nosso Pai — está cheio, cheio de amor e quer oferecê-lo a nós, mas não o pode fazer se fecharmos o nosso coração ao amor pelos outros.
A Virgem Maria nos ajude a estar cada vez mais cientes da gratuitidade e da grandiosidade do perdão recebido de Deus, para nos tornarmos misericordiosos como Ele, Pai bom, lento para a ira e grande no amor.
Papa Francisco
(Angelus, 17/09/2017)

UM SÍNODO PARA A IGREJA DE SÃO PAULO

Faz muito tempo que não se celebra um sínodo diocesano na arquidiocese de São Paulo; o último foi celebrado ainda no final do século XIX, com Dom Lino Deodato, 8º bispo diocesano (1873-1894). São Paulo ainda nem era sede metropolitana. Depois, não há notícias de outros sínodos diocesanos realizados em São Paulo.
Várias dioceses do Brasil realizaram seus sínodos nas décadas que se seguiram ao Concílio. No entanto, ao contrário do que acontece em outros países, aqui não temos uma vasta tradição de sínodos diocesanos. O que se desenvolveu mais entre nós foram as assembleias diocesanas, celebradas com regularidade, como expressão de comunhão e participação; porém, uma assembleia diocesana é bem diversa de um sínodo diocesano.
O sínodo está previsto na vida das Igrejas particulares, ou dioceses; o Código de Direito Canônico trata de sua identidade e detalha sobre sua organização, participantes, competências e funcionamento (cf. cân 460 a 468). Sínodo é uma assembleia de sacerdotes, religiosos e leigos, destinada a auxiliar o bispo diocesano na promoção do bem de toda a comunidade diocesana. Evidentemente, também participam os bispos auxiliares, se os houver numa diocese.
O sínodo diocesano, sob a presidência do bispo diocesano, tem uma grande importância para a Igreja particular; é a expressão mais alta de participação e corresponsabilidade numa diocese e no governo pastoral do bispo. É também uma manifestação de comunhão eclesial de altíssimo significado na vida da diocese e pode ser ocasião para uma grande avaliação pastoral, para uma nova tomada de consciência sobre a realidade da diocese, para indicar mudanças necessárias e definir metas e prioridades pastorais.
Por qual motivo convocamos um sínodo arquidiocesano em São Paulo? Refletindo sobre a realidade de nossa arquidiocese, suas estruturas pastorais, como as regiões, vicariatos episcopais e setores pastorais, sobre a coordenação pastoral no seu conjunto e os diversos organismos de animação pastoral, sobre a pastoral vocacional e a formação e a vida do clero, sobre a estrutura administrativa, é o caso de perguntar: as coisas estão bem do jeito que estão? A vida da Igreja, nesta arquidiocese, está bem cuidada e produz o fruto esperado? A missão da Igreja é bem cumprida nesta Arquidiocese? Estamos bem focados nas grandes questões da vida e da missão da Igreja? Onde estão se manifestando eventuais deficiências ou lacunas? Poderia ser diversa a organização e atuação pastoral da Arquidiocese para melhor corresponder à sua missão nas condições próprias em que ela se encontra na Metrópole?
Faço essas perguntas a mim mesmo e convido o clero e toda a Arquidiocese a também se interrogarem. Pode ser que estejamos indo em frente, repetindo os mesmos passos todos os anos, talvez apostando em mecanismos e estruturas que já não estão se revelando eficazes na ação pastoral, quase por inércia, levados por um invisível piloto automático... Não teria chegado o momento de uma grande avaliação e, quem sabe, para novas opções, organizações e práticas na evangelização e na animação pastoral?
Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo
(Do texto “Que tal um Sínodo Arquidiocesano?”
Jornal O SÃO PAULO, março 2017)

Comentário do Evangelho

Perdoar à medida da compaixão de Deus

Como parte do "discurso eclesiológico" (Mt 18), o texto de hoje apresenta o tema dominante de todo o discurso: o perdão. Não se trata de quantificar o perdão, mas de imitar a compaixão de Deus que perdoa toda dívida. A experiência, consciência e reconhecimento de ter sido perdoado por Deus, tem para o membro da comunidade uma implicação prática: perdoar. Nesse sentido os versículos 32b-33 resumem o ensinamento da parábola: ". eu te perdoei toda a tua dívida, porque me suplicaste. Não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?".
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, é meu desejo imitar teu modo de agir, no tocante ao perdão. Faze-me ser pródigo e misericordioso em relação ao próximo que precisa do meu perdão.
Fonte: Paulinas em 05/03/2013

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

QUANTAS VEZES EU DEVO PERDOAR?


Continuamos a ler o Discurso Eclesiológico de Mateus. Substancialmente, os textos deste domingo nos convidam ao perdão recíproco, pois pertencemos ao Senhor. Assim age Deus. Dessa mesma maneira, deve agir o discípulo de Jesus. Deus perdoa todas as culpas e transgressões. Ao mesmo tempo, exige que o discípulo faça o mesmo.
O sábio da primeira leitura reflete sobre o rancor, a raiva e a vingança. Eles são porta de entrada para o pecado. São instintos que devem ser educados. Não há determinismos baratos, mas a sabedoria constata: quem semeia vingança, colhe vingança. Quem perdoa a injustiça cometida pelo outro, recebe o perdão dos próprios pecados.
Quem guarda ódio, rancores, raiva e ressentimento está no caminho do adoecimento, nunca terá saúde plena, pois eles nos corroem por dentro. A experiência da morte deveria nos lembrar de que somos finitos e falíveis. Tempus fugit: o tempo é breve e foge por entre nossos dedos. O ódio contra o irmão destrói o diálogo com Deus.
É preciso qualificar o tempo pelo amor, pela fidelidade à aliança, pelo cumprimento da vontade do Senhor. Só assim podemos rezar o Pai-Nosso. O trecho do Evangelho de hoje continua em torno da temática da comunidade eclesial. Pedro faz uma pergunta a Jesus, já apresentando uma cifra bastante generosa: sete vezes.
Jesus dá a primeira resposta, propondo um número muito mais generoso e indefinido. E logo conta uma parábola para elucidar a resposta. O rei quer acertar contas com seus empregados. O primeiro lhe devia uma enorme fortuna: dez mil talentos, que equivalem a cem milhões de denários. Não tendo com que pagar, ele suplicou misericórdia ao rei, que lhe perdoou toda a dívida. Esse empregado tinha um companheiro que lhe devia cem denários.
Não tendo com que pagar e correndo o risco de ter seus bens vendidos e sua família escravizada, ele pede clemência, mas o companheiro não foi capaz de perdoá-lo. Na verdade, mandou lançá-lo na prisão. Quando o rei-patrão fica sabendo do ocorrido, pune com severidade o primeiro empregado, por não ter sido capaz de usar de compaixão para com o companheiro. A parábola quer ensinar que, quem é perdoado, deve aprender a perdoar. Deus ultrapassa em muito o pedido do empregado: ele pede um prazo para pagar; o rei perdoa toda sua dívida. Confirma ainda mais esse dado a aplicação final que Jesus faz.
O discípulo de Cristo deve estar sempre pronto a oferecer o perdão. Deus nos ama, nos perdoa primeiro e nos inscreve na escola do perdão, sobretudo pelo gesto salvífico de Jesus na cruz. A cruz é fonte inesgotável do perdão, como diz Paulo no trecho de hoje da Carta aos Romanos: “Cristo morreu e ressuscitou para ser o Senhor dos mortos e dos vivos”. Na base da nossa experiência de perdão, está Cristo crucificado e ressuscitado, por nós.
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa

Vivendo a Palavra

O Evangelho ensina a construir uma Igreja que perdoa – até setenta vezes sete, isto é, sem impor limites, sem contabilizar débitos e créditos – que perdoa como desejamos que o Pai Celeste nos perdoe. Igreja que perdoa, porque sabemos que tudo é dom da Graça de Deus, a começar pela Vida e a Fé.
Fonte: Arquidiocese BH em 05/03/2013

VIVENDO A PALAVRA

Seguindo Jesus de Nazaré, nós ultrapassamos os limites do perdão para mergulhar no terreno da compaixão. Compaixão é isto: nós nos colocarmos no lugar do irmão, sentindo as suas dores, compartilhando seus limites e seus desejos de aperfeiçoamento, tantas vezes frustrados pela iniquidade humana.
Fonte: Arquidiocese BH em 17/09/2017

VIVENDO A PALAVRA

Seguindo a Jesus de Nazaré, nós ultrapassamos os limites do perdão para mergulhar nas águas profundas da compaixão. Compaixão é isto: nós nos colocarmos no lugar do irmão, sentindo suas dores e alegrias, compartilhando seus limites e seus desejos de aperfeiçoamento, não poucas vezes frustrados pela fraqueza e pela iniquidade humanas.
Fonte: Arquidiocese BH em 13/09/2020

Reflexão

O Evangelho nos surpreende muitas vezes ao usar determinados termos que, à primeira vista, nos parecem totalmente descabidos em relação a Deus. O texto de hoje nos mostra Deus indignado por causa da falta de perdão. Como pode Deus indignar-se, o Altíssimo ter a sua dignidade ferida? Este texto nos mostra uma realidade muito profunda: se o pecado fere a dignidade humana, a ausência do perdão fere a dignidade divina. Por que? Porque Deus é amor, é misericórdia, e negar o amor e a misericórdia é negar o próprio Deus na sua essência. Negar o perdão é negar que Deus é amor e misericórdia e impedir que ele aja com amor e misericórdia em relação a nós mesmos, e impedir a ação misericordiosa de Deus é causar-lhe indignação.
Fonte: CNBB em 05/03/2013

Reflexão

Outra proposta a ser vivida na comunidade dos discípulos e discípulas de Jesus é o perdão. Nossa mesquinhez procura estabelecer limites: “Até sete vezes?” Toda vez que rezamos o Pai-nosso, pedimos o perdão a Deus e nos dispomos a perdoar. Se Deus levasse em conta nossa medida de perdão (“como nós perdoamos”), coitados de nós.
Sempre desejamos o perdão divino, mas nem sempre estamos dispostos a estendê-lo aos outros. É o que mostra a parábola do evangelho. Pode-se pensar que aqui se aborda o perdão entre as pessoas da comunidade, nas situações em que o pobre, de tão endividado, necessitava ter sua dívida cancelada. Não se trata dos grandes roubos praticados nos círculos de poder e na esfera pública, os quais lesam o cidadão. O perdão também não significa permitir tudo o que ocorre na sociedade, principalmente os desvios, que prejudicam o investimento no bem comum. O perdão é fundamental para construirmos uma “cultura da paz” e combatermos a “cultura da violência”.
Oração
Ó Jesus, mestre na prática do perdão, corrige nossa intolerância diante da falta alheia, e afasta definitivamente de nós qualquer desejo de vingança. Teu e nosso Pai celeste nos perdoa sempre, de modo generoso, e exige que façamos a mesma coisa com quem nos fendeu. Amém.
(Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades))
Fonte: Paulus em 13/09/2020

Reflexão

Os Evangelhos registram várias advertências de Jesus sobre o perdão. Por exemplo: “Se vocês perdoarem as faltas das pessoas, também o Pai celeste perdoará a vocês. Mas, se vocês não perdoarem as pessoas, o Pai também não perdoará as faltas de vocês” (Mt 6,14-15). As comparações usadas por Jesus, na mensagem de hoje, causam impacto e mexem com a nossa sensibilidade. Mostram como nosso coração humano tem dificuldades para perdoar. Necessitamos do perdão e o imploramos a Deus. Cheio de bondade e misericórdia, Deus nos perdoa, cancela nossas dívidas (ofensas, pecados). Nós, no entanto, em vez de perdoar, temos vontade de castigar a quem nos ofendeu. Não é assim que Deus age. A parábola mostra que Deus leva a sério este assunto: se não perdoarmos, ficaremos em dívida com Deus. Até quando?
(Dia a Dia com o Evangelho 2023)

Reflexão

«Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim?»

Rev. P. Anastasio URQUIZA Fernández MCIU
(Monterrey, México)

Hoje, no Evangelho, Pedro consulta Jesus sobre um tema muito concreto que continua guardando no coração de muitas pessoas: pergunta pelo limite do perdão. A resposta é que esse limite não existe: «Digo-te, não até sete vezes, mas até setenta vezes sete vezes» (Mt 18,22). Para explicar esta realidade, Jesus utiliza uma parábola. A pergunta do rei centra o tema da parábola: «Não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?» (Mt 18,33).
O perdão é um dom, uma graça que procede do amor e da misericórdia de Deus. Para Jesus, o perdão não tem limites, sempre e quando o arrependimento seja sincero e veraz. Mas exige abrir o coração à conversão, quer dizer, obrar com os outros segundo os critérios de Deus.
O pecado grave afasta-nos de Deus (cf. Catecismo da Igreja Católica n. 1470). O veiculo ordinário para receber o perdão desse pecado grave da parte de Deus é o sacramento da penitência, e o ato do penitente que o coroa é a sua satisfação. As obras próprias que manifestam essa satisfação são o signo do compromisso pessoal —que o cristão assumiu perante Deus— de começar uma existência nova, reparando, na medida do possível, os danos causados ao próximo.
Não pode haver perdão do pecado sem algum tipo de satisfação, cujo fim é: 1. Evitar deslizar-se a outros pecados mais graves; 2. Recusar o pecado (pois as penas satisfatórias são como o feno e tornam o penitente mais cauto e vigilante); 3. Tirar com os atos virtuosos os maus hábitos contraídos pelo mau viver; 4. Assemelhar-nos a Cristo.
Como explicou S. Tomás de Aquino, o homem é devedor perante Deus, tanto pelos benefícios recebidos, como pelos pecados cometidos. Pelos primeiros deve tributar-lhe adoração e ação de graças; e pelo segundo, satisfação. O homem da parábola não esteve disposto a realizar o segundo, pelo que se tornou incapaz de receber o perdão.

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «O perdão atesta que no mundo está presente o amor mais forte que o pecado» (São João Paulo II)

- «Perante a gravidade do pecado, Deus responde com a plenitude do perdão. A misericórdia será sempre maior do que qualquer pecado, e ninguém pode colocar um limite ao amor de Deus que perdoa» (Francisco)

- «(…) É aí, de facto, «no fundo do coração», que tudo se ata e desata. Não está no nosso poder deixar de sentir e esquecer a ofensa; mas o coração que se entrega ao Espírito Santo muda a ferida em compaixão e purifica a memória, transformando a ofensa em intercessão» (Catecismo da Igreja Católica, nº 2.843)

Reflexão

O perdão custa bastante, acima de tudo àquele que perdoa

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, ao ouvir de Jesus Cristo “até setenta vezes sete vezes”, intuímos a profundidade do perdoar. O que é realmente o perdão? A ofensa é uma realidade, uma força objetiva que causou uma destruição que pode se remediar. Por isso, o perdão deve ser algo mais que tentar esquecer. A ofensa tem que ser corrigida e superada.
O perdão custa algo, acima de tudo àquele que perdoa: Tem que superar no seu interior o dano recebido e renovar-se a si mesmo, de modo que depois este processo de transformação atinja também ao outro, ao culpável e, assim ambos, sofrendo até o fundo o mal e superando-o, saiam renovados. Deus só pode superar a culpa e o sofrimento dos homens intervindo pessoalmente, sofrendo Ele mesmo no seu Filho, que levou essa carga e a superou através da entrega de si mesmo.
—Senhor, ajuda-nos a superar as culpas: Contigo poderemos comprometer de verdade nossos corações e entregar nossa existência.

Comentário sobre o Evangelho

Parábolas de Jesus: O servo cruel. A necessidade de perdoar


Hoje estão claras as coisas: sempre devemos que perdoar («até setenta vezes sete»). Tente multiplicar 7x7 umas 70 vezes: não poderás! Deus sim que pode (talvez por isso ainda não se cansou nem se cansará de nós). Saibamos desculpar, que é bastante o que devemos a Deus!
—O final da parábola de hoje é trágico: o Pai celestial nos entregará o carrasco «se não perdoas de coração cada um o vosso irmão». Quem não perdoa se auto-incapacita para pedir e receber perdão! Trágico!

Meditando o evangelho

PERDÃO ILIMITADO

A capacidade de perdoar, sem limites, deve caracterizar as relações na comunidade cristã. Esta exigência diz respeito, de forma especial, à liderança da comunidade, quando esta deve lidar com aqueles que apenas iniciam sua caminhada de fé. As contínuas recaídas destes iniciantes não podem ser motivo para desespero. Pelo contrário, deve haver sempre a predisposição para o perdão.
Esta predisposição brota sempre no coração de quem experimentou o perdão ilimitado de Deus. Quem é perdoado, ilimitadamente, pelo Pai deve perdoar, ilimitadamente, os irmãos. Seria sinal de mesquinhez agir de maneira diferente. O próprio Deus não suporta esta atitude contraditória. Quem não está sempre disposto a perdoar, ilude-se, ao contar com o perdão divino.
A atitude do servo impiedoso da parábola chama a atenção para o comportamento de certos líderes das comunidades primitivas.
Tendo sido perdoado de uma dívida fabulosa, este servo omitiu-se de perdoar uma dívida ínfima de um companheiro seu. Tamanha crueldade levou o senhor daquele servo a rever o seu perdão e a exigir dele o pagamento de quanto devia, até o último centavo.
Essa parábola foi um alerta para os líderes da comunidade: que não se enganassem quanto ao erro que cometiam, recusando-se a perdoar as fraquezas dos pequeninos!
(Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades))
Oração
Senhor Jesus, que eu me inspire na atitude do Pai, o qual oferece a todos perdão ilimitado.
Fonte: Dom Total em 17/09/2017 13/09/2020

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. A Paciência não têm limites
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

O pronome possessivo “meu irmão”, presente na pergunta que Pedro dirige ao Mestre  explicita que se trata das relações entre os irmãos e irmãs da comunidade. O ensinamento está portanto na vida em comunidade e não fora, a meu ver algo bem mais difícil, pois a pessoa a quem devemos perdoar não é um estranho que nos ofendeu em uma ocasião, e que depois dificilmente iremos nos encontrar com ele. Certa vez um sujeito que eu não conhecia, me derrubou da bicicleta ao empurrar-me quando eu passei pedalando perto dele. Vim embora com os cotovelos ralados e foi fácil perdoá-lo, nunca mais o vi em minha vida.
O perdão a que se refere o evangelho é para aquela pessoa que se vê todo dia e que se convive na comunidade, na pastoral, na catequese, no ministério ou no movimento. E por que é muito mais difícil de perdoá-lo ? Porque cada vez que o vemos ao nosso lado ou á nossa frente, vamos lembrar sua falta pois o nosso subconsciente armazena muito bem os detalhes da ofensa recebida. Por isso, quando dizemos “Nem me lembro mais do mal que ele, ou ela, me fez”, estamos sendo no mínimo hipócritas.
Pedro exagerou ao colocar sete, como a quantia de vezes a ser perdoada, pois, com as pessoas mais próximas do relacionamento, como esposa ou parentes, perdoar três vezes estava de muito bom tamanho para os Judeus. Jesus não se deixa levar por números dessa matemática mesquinha e miserável na relação com os irmãos e irmãs de comunidade, mas procura mostrar, através da parábola, como Deus se relaciona com o Homem nessa questão.
Nas nossas comunidades há muitos relacionamentos que têm como parâmetro essa matemática de Pedro, quantas pessoas que desistem de viver em comunidade, porque chegou no limite da sua capacidade de amar e perdoar, passou de sete vezes e preferiu cair fora porque o padre, o diácono, o ministro ou seja lá quem for, é intragável e insuportável. Essas pessoas migram para outras Paróquias ou até Igrejas, na ilusão de que vão encontrar uma comunidade perfeita, com pessoas angelicais, de relações sempre harmoniosas. Na vida conjugal e familiar, que é também a pequena comunidade, casais de relações sólidas e testemunhos estupendos na vida cristã, de repente se separam, porque um deles passou dos limites, estourando a quota estabelecida, e o outro não aguentou.
O amor de Deus, sua misericórdia e paciência para com todos nós, é eterno, infinito e sem limites. O atestado de que somos todos Filhos e filhas de Deus, não está em algum carisma prodigioso ou em coisas fantásticas que somos capazes de fazer, mas sim em amar sinceramente as pessoas com quem convivemos na Igreja e na Família, aceitando-as do jeito que elas são, com suas fraquezas e defeitos, pois... É exatamente assim que DEUS NOS AMA!

2. ATÉ QUANDO PERDOAR?
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês)

Conviver é uma arte. Não basta boa vontade e paciência para que o relacionamento interpessoal seja perfeito. Embora com todas as precauções, é grande a possibilidade de desentendimento entre pessoas amigas, e até mesmo entre cristãos convictos.
Entretanto, a questão não reside na ruptura, e sim, na disposição a refazer os laços de amizade rompidos. Ninguém pode garantir que uma única reconciliação seja suficiente para cimentá-los, para sempre. É possível que outras rupturas aconteçam, pelo mesmo motivo. A tendência humana é impor limites bem definidos a esta situação. "A paciência tem limite" - assim justificamos a ruptura definitiva.
O discípulo de Jesus defronta-se com a lição de perdoar, toda vez que for ofendido. É exortado a fazer frente a uma tendência humana muito forte, a de não perdoar. O motivo apresentado pelo Mestre é inquestionável: é assim que somos perdoados pelo Pai. Quem se julga tão fiel a Deus a ponto de estar seguro de jamais correr o risco de pecar? Só um insensato poderá ter tal pretensão.
Todos somos pecadores e precisamos do perdão de Deus. Da mesma forma, quando alguém precisar do nosso perdão, por respeito a Deus somos obrigados a concedê-lo. Trata-se de dar o que também recebemos.
Oração
Espírito de perdão, liberta-me da tendência a colocar limites ao perdão. Pelo contrário, que eu esteja sempre pronto a perdoar a quem me ofendeu.
Fonte: NPD Brasil em 05/03/2013

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

1. É preciso perdoar sempre
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - comece o dia feliz)

Aceitar a correção fraterna e promover a ajuda mútua são manifestações do dom da sabedoria. Mais um passo à frente e encontramos o perdão. Somos incapazes de não cometer erros, por isso, é muito bom poder ser perdoado! Pedro acha que é bastante perdoar sete vezes. Jesus pensa que é preciso perdoar mais e diz “setenta vezes sete!”, o que significa “sempre”. É preciso perdoar sempre para poder ser perdoado. Jesus conta a história de um empregado que foi perdoado, e muito, e não soube perdoar um companheiro que lhe devia pouca coisa. Ele foi punido e Jesus conclui que também nós seremos punidos pelo Pai do céu, se não perdoarmos de coração o nosso irmão. Poderíamos desculpar o empregado que não perdoou, dizendo que ele agiu dessa forma para ter com que pagar o seu patrão. “Eu devo e não tenho com que pagar porque quem me deve não me paga.” Na verdade, o empregado já tinha sido perdoado e não havia mais nada a pagar. Pense que Deus é o patrão e você lhe deve muito. Ele perdoa você, que não é capaz de perdoar quem lhe deve pouco! Se a gente quiser acertar e viver em paz, o melhor é perdoar sempre, sem ficar procurando quem tem razão.
Não vivemos nem morremos para nós mesmos, vivemos e morremos para o Senhor. Paulo supõe que tudo o que fazemos, ou pensamos, ou dizemos, fazemos por causa do Senhor. Queremos fazer o que Deus quer, eu e você. Por isso não posso interpretar mal os outros. Devo acreditar que o que o outro faz, ele o faz por causa do Senhor, e não por má vontade. Não pensemos mal dos outros. O outro é tão cristão quanto eu. Não é preciso que todo mundo faça tudo do mesmo jeito. Não é preciso que todos façam do jeito que eu faço. O que é preciso é que todos façam o que Deus quer, cada um do seu jeito.

Veja os ensinamentos claros e diretos do livro do Eclesiástico:
1. Rancor e raiva são coisas tão detestáveis que até o pecador procura dominar. Portanto, nada de rancor e raiva!
2. Deus vai se vingar de quem se vinga dos outros, pedindo contas severas de seus pecados. Portanto, nada de vingança!
3. Perdoe o outro para ser perdoado por Deus. Portanto, perdoe sempre!
4. Não peça a cura de alguma doença com raiva no coração.
5. Não peça o perdão dos pecados sem ter compaixão dos outros.
6. Pense positivo: pense no próprio fim, nos mandamentos, na aliança com Deus, e deixe de lado o ódio, o rancor, a falta alheia.

Deus perdoa, cura, salva, tem carinho e compaixão, não é rancoroso, não vive queixando-se de nós, nos trata bem e não nos pune, apesar de nossas faltas.
Fonte: NPD Brasil em 17/09/2017

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. Dois amores em um só...
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Para muitas pessoas o amor de Deus é algo manifestado em Jesus quando ele realizou a obra da Salvação, parece assim um amor meio platônico, e se formos falar bem a verdade, a gente não sabe definir essa ação amorosa de Deus em nossa vida e as vezes esse amor só se manifesta em momentos de aperto e de sofrimento, parece ser apenas uma força interior que nos consola. Será que um amor assim dá para confiar?
O evangelho desse domingo nos apresenta a questão do perdão, que brota do amor, e como a gente acaba departamentalizando o amor humano e o amor de Deus, assim também fazemos com o ato de perdoar. O amor de Deus por nós está mais perto do que imaginamos, é um amor concreto, do dia a dia, um amor que cuida, um amor que busca, um amor que quer sempre ficar junto, um amor que consola, que nos enche de alegria.
Embora insistamos em separar o amor de Deus do amor do irmão, os dois vem em uma mesma esteira e são inseparáveis. Qual a diferença entre a água da chuva que cai sobre nós, e a água encanada que usamos em nossas casas nos momentos de necessidade? Nenhuma!
Trata-se da mesma água que passa pelo ciclo da vida e que volta em forma de chuva. Assim também, o amor humano é uma forma de encanarmos o amor de Deus, e aí, os seus efeitos dependem do tamanho da torneira de cada um, isso é, do tamanho do coração.
O Amor é um só e tem um nome: Deus, segundo João, Deus é Amor. Assim como a água encanada, a sua abundância depende de uma série de fatores, do tamanho do cano, do reservatório onde é armazenada, da abertura e da pressão do registro. Daí encontramos uma torneira que parece um jato d’água de tanta intensidade, tem torneira que a água já é meio escassa, tem torneira que a água é só um filetinho, outras estão secas e só fazem barulho.
A torneira de Pedro, comparando com o perdão, era bem econômica, sete vezes... e já estava de bom tamanho, mas Jesus escancara a torneira, sete vezes sete, isso é, perdoar sempre. A torneira que o Rei abriu, para perdoar o Servo Devedor, era generosa e jorrava com abundância, perdoou toda a dívida, mas a torneira que ele abriu ao homem que também lhe devia uma pequena quantia, era desse "tamaninho" e nem água saia. Não tinha amor para dar... havia experimentado o Amor no perdão recebido, porém o seu egoísmo o acabou sufocando.
A conclusão do evangelho é muito clara, ninguém pode dar algo que ainda não experimentou e nem recebeu, a nossa experiência de amor com as pessoas, depende da experiência de amor que fizemos com Deus, se ainda não descobrimos o seu amor grandioso manifestado em Jesus, se ainda não nos demos conta de que ele nos ama com um amor sem medidas, gratuito e incondicional, o nosso amor para com as pessoas será sempre assim, uma caricatura do verdadeiro amor, um amorzinho frágil, pequeno, um amor que exclui e que não sabe nunca perdoar.
Quem faz a experiência do amor de Deus, manifestado em Jesus e percebido na relação com as pessoas que nos amam, não tem a tentação de colocar um limite ao amor, como era a intenção de Pedro.
Começando pela comunidade, prestemos atenção no nosso jeito de amar, que deve passar para as pessoas o sentimento de que Deus as ama, antes porém, é necessário se perguntar se já descobrimos esse amor grandioso em nós...
José da Cruz é Diácono da
Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP
E-mail jotacruz3051@gmail.com

2. O senhor teve compaixão, soltou o servo e perdoou-lhe a dívida - Mt 18,21-35
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - comece o dia feliz)

Lemos e ouvimos a Palavra de Deus escrita nos Livros Sagrados. Procuramos entender o que está escrito, compreender a mensagem meditando-a com calma e profundamente. Ficamos pensando no que lemos e rezamos, pedindo a Deus que nos dê a graça de não sermos apenas ouvintes da Palavra, mas praticantes. O pensamento e a imaginação, com o coração aberto tocado pelo Espírito, nos levam a sentir a presença de Deus, a perceber todo o amor que ele tem por nós e os caminhos que ele nos indica para podermos vê-lo sempre com mais clareza.
A Palavra meditada e rezada nos leva a querer ver a face do Senhor. Na semana passada o Senhor nos ensinou a importância e a necessidade da correção fraterna. Não podemos ser indiferentes diante do irmão que erra. Temos que fazer tudo para que ele reencontre o bom caminho. Hoje o Senhor nos ensina o perdão. É preciso perdoar sempre, perdoar de coração para podermos alcançar o perdão de Deus nas portas da eternidade. É assim que rezamos: “Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”.
Que belos ensinamentos práticos encontramos no Livro do Eclesiástico! Ira, furor, rancor, raiva são coisas detestáveis. Controle-se, mostre-se senhor de seus impulsos, não se deixe levar pelos sentimentos do momento, não tome decisões na hora da raiva. Aprenda a “engolir em seco”. Reze dez Ave-Marias e depois fale. Ou, ainda, deixe para o dia seguinte. Se você guarda raiva de alguém, não pode pedir a Deus a cura de suas doenças. “Perdoa a injustiça cometida por teu próximo e não leves em conta a falta alheia.” Estaríamos, assim, dando um prêmio à maldade ou estaríamos coroando a justiça com a misericórdia?
Olhando para o passado, é preciso pedir perdão e procurar reparar o dano causado. Olhando para o futuro, é preciso evitar que se repita o que fez mal e causou sofrimento. Por outro lado, estejamos atentos em procurar também e sempre a plena recuperação do pecador, o que não acontece somente com a denúncia e a punição.
Nos dias de hoje, com o fácil armazenamento virtual de dados e a difusão de notícias pelos meios televisivos, “a memória digital se expande a cada segundo com consequências sociais nefastas”. Registros do passado podem marginalizar uma vida para sempre.
O centro de nossa vida de ressuscitados é o Senhor. Para ele vivemos, para ele morremos. Não somos nós o centro. O ser humano está no centro do coração de Deus. “Pensa na Aliança do Altíssimo e não leves em conta a falta alheia.”
Fonte: NPD Brasil em 13/09/2020

HOMILIA

Espiritualidade Bíblico-Missionária

Jesus continua a nos ensinar sobre o perdão porque nos traz a paz e a verdadeira liberdade. Se quisermos o perdão, precisaremos também ser “perdoadores”.
Pedro está preocupado com a quantidade – até sete vezes. Porém, Jesus lhe ensina que o importante não é a QUANTIDADE, mas a INTENSIDADE com que perdoo, ou seja, sempre: SETENTA VEZES SETE! Deus “não tem máquina” de CALCULAR, nem conhece “os LIMITES” do amor, e também não se lembra mais como MEDIR. Essas alegorias nos fazem compreender que o amor de Deus é incondicional e nos perdoa sem cessar. Portanto, o convite de Cristo é para que tenhamos atitudes semelhantes à dele. Jamais fechar-se ao amor, que é a força que gera o perdão, a concórdia, a aceitação, o recomeço.
O Livro do Eclesiástico (ou Ben Sirac) é um grande Catequista. Vem nos mostrar que o rancor e a raiva não cabem no coração humano. São sentimentos maus que impedem a felicidade e a realização autêntica do ser humano, do homem e da mulher. Basta analisarmos superficialmente que iremos perceber o quanto de energia dispensamos em ficar guardando ressentimentos, e quanta paz e alegria traz a verdadeira liberdade. Por isso, eis a razão do ensinamento de Jesus: fomos feitos para a união, para a fraternidade, não para o ódio e rancor, como afirma o Eclesiástico. Esse mesmo livro ainda vem nos recordar que é ilógico querer o perdão de Deus e não querer perdoar ao outro: “Se alguém não tem compaixão do seu semelhante, como poderá pedir perdão dos seus pecados?” Não podemos estragar nossa vida com esses sentimentos e ressentimentos, pois ela passa depressa, e assim não nos alegraremos em viver o dom da vida que o Senhor nos concedeu por sua bondade.
O Evangelho é o CATEQUISTA por excelência do povo de Deus. Vem nos mostrar o tamanho da bondade de Deus para conosco, que é derramada sobre nós – perdoar setenta vezes sete é o que o Senhor faz conosco. Sua misericórdia age de modo total e ilimitado, de modo absoluto, completo. É nessa lógica que o Senhor nos ensina a viver a lógica divina. Se vivemos num mundo marcado por tantas insídias, temos de nos perguntar, como cristãos, se essa lógica divina está em nós. Será que o tamanho da violência não é também o tamanho do amor e da misericórdia que está faltando entre nós? Sim, como cristãos somos responsáveis pela criação de um relacionamento novo entre nós.
A proposta de Jesus está aí, agora depende de nós para que ela se realize. O Senhor já fez sua parte!
Redação “Deus Conosco”

REFLEXÕES DE HOJE

DOMINGO

Fonte: Liturgia Diária Comentada2 em 17/09/2017

REFLEXÕES DE HOJE

DOMINGO

Fonte: Liturgia Diária Comentada2 em 13/09/2020

HOMILIA DIÁRIA

A maior experiência de amor que podemos fazer é o perdão

Postado por: homilia
março 5th, 2013

O Evangelho de hoje nos fala dos relacionamentos entre Deus e os homens, e dos homens entre si.
Começaremos dizendo que Deus cria o homem por pura benevolência e o faz participar da Sua dignidade. A partir daí, o homem se converte em grande devedor de Deus. Primeiro da vida – como dom gratuito de Deus – e por isso seu promotor e protetor, quer no início quer na fase terminal. Ele foi constituído por Deus como senhor e guarda da natureza: “Crescei-vos, multiplicai-vos, dominai e sujeitai a terra” (Gn 1,28a).
Porque criados à imagem e semelhança de Deus – homem e mulher os criou – Deus estabelece relações entre os homens.
...Como cristãos, embora ainda pequenos, somos convidados, interpelados e impelidos a viver este sonho de Deus em nossa vida. Sonho que se realiza quando amamos, acolhemos e perdoamos os erros e falhas uns dos outros. Portanto, é tempo de viver um constante amar e perdoar sem fim. Aliás, é isso que significa as palavras de Jesus ante a pergunta de Pedro: “Quantas vezes deverei perdoar se meu irmão me ofender. Até sete vezes?”
Deus quer nos falar neste dia sobre um assunto tremendamente importante. Eu diria essencial para que os relacionamentos em família possam gozar de inteira comunhão. Refiro-me ao perdão. O perdão é a maior experiência de amor que podemos fazer e não há dia ou tempo marcado para ele. Por desconhecermos as implicações do ato de perdoar e ser perdoado, é que vemos a cada dia lares se desfazendo, filhos abandonando os seus pais, casais se divorciando, irmãos brigando contra irmãos.
Vivemos num mundo, de fato, carente do amor e do perdão. Recordo a você, meu irmão, que a resposta de Senhor: “Não te digo até sete vezes mas até setenta vezes sete”, nos faz mergulhar na imensidade da misericórdia de Deus.
Deus não faz “matemática” para saber até quanto deve perdoar. Veja o que acontece conosco, quando nos ajoelhamos diante d’Ele reconhecendo nossos pecados e pedimos perdão com o propósito de nos corrigirmos, na pessoa do empregado que, de joelhos, diz ao seu patrão: “Tenha paciência comigo, e eu pagarei tudo”. Diante disso, “o patrão teve pena dele, perdoou a dívida e deixou que ele fosse embora”.
Se o simples patrão perdoou a grande dívida, quanto mais Deus que é rico em misericórdia – que perdoa até a milésima geração – não nos perdoará os nossos pecados se a Ele recorrermos, noite e dia, com gemidos inefáveis?
Quem ama não pode olhar “quantas vezes” as pessoas lhe ofenderam, acusaram injustamente, traíram, enganaram e também “quantas vezes” já perdoou aos que lhe fizeram tudo isso. É necessário perdoar sempre.
A falta do perdão entre os homens é tão forte que, a cada segundo que passa, nos deparamos com o que aconteceu na parábola que Jesus contou. Cristãos que pedem que Deus os perdoe, mas eles mesmo não perdoam. Ou, se o fazem, é só da “boca pra fora” e não de coração. Se isso acontece com você, o desfecho será: “Empregado miserável! Você me pediu, e por isso eu perdoei tudo o que você me devia. Portanto, você deveria ter pena do seu companheiro, como eu tive pena de você”.
Tomemos para nossas vidas a advertência de Jesus: “É assim que meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”.
Padre Bantu Mendonça
Fonte: Canção Nova em 05/03/2013

HOMILIA DIÁRIA

Nada é mais divino do que perdoar

Não busquemos simplesmente respostas humanas para perdoar, busquemos o auxílio da graça, a vida em Deus e na oração

“Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” Jesus respondeu: ‘Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.’” (Mateus 18,21-22)

Não há nada mais divino do que o perdão e não há nada mais diabólico do que a falta de perdão. Estamos no meio desse fogo cruzado: o fogo da graça, que faz de nós criaturas novas, e o fogo do inferno, que perde a nossa alma e a nossa vida.
Enquanto o fogo do Espírito, o fogo de Deus, o fogo do Céu aniquila o ressentimento, a mágoa, a falta de misericórdia e perdão, o fogo do inferno faz de nós pessoas vingativas, rancorosas, maldosas e assim por diante. É verdade que nós somos humanos e a nossa humanidade se fere, machuca e reacende. Ou pegamos o fogo da graça para curar nossa humanidade ou deixamos que o fogo do inferno acenda em nós e torne a nossa humanidade pior, estragada e mais enferma do que ela já é. Muitos de nós estão doentes e enfermos no corpo, na alma e no espírito pela falta do perdão.
Cultivamos o ressentimento e a mágoa que só nos enfraquecem, tornam-nos mais doentes e piores para nós e para os outros. Quando não perdoamos, o azedume toma conta de nós, a amargura cresce em nosso coração, a raiva se dilacera em nossos atos, em nossas atitudes e naquilo que fazemos.
Perdoar não significa que somos bonzinhos, que somos anjos. Perdoar significa que estamos permitindo a graça de Deus reinar no nosso coração. Nada é mais divino do que perdoar!
Deus não se faz presente numa pessoa quando ela fala muito d’Ele. Deus se faz presente numa pessoa quando ela tem atitudes divinas, e não há atitude divina mais sublime do que a arte e a graça de perdoar as ofensas, as mágoas e tantas situações vividas. Você pode pensar: “Eu não consigo perdoar o meu irmão, a dor foi grande demais!”. Humanamente, pode ser que não consigamos, mas, com a graça divina, o fogo do Espírito queima aquilo que ficou em nós: o ressentimento, a mágoa. O perdão é vivo, é concreto e real.
Não busquemos simplesmente respostas humanas para perdoar, busquemos o auxílio da graça, a vida em Deus e na oração. Busquemos o remédio divino da salvação, para que possamos ser canais do perdão e misericórdia de Deus.
O perdão de Deus para nós não tem limites, não cabe dentro dos cálculos humanos, o perdão que Deus quer que exale de nós é o perdão que brota da cruz, do amor, de uma verdadeira experiência com Deus.
Se não conseguimos perdoar, que Deus nos dê a graça e a força necessária para que vivamos o perdão setenta vezes sete, todos os dias e em todos os momentos e situações da vida.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 17/09/2017

HOMILIA DIÁRIA

Sejamos expressão do perdão de Deus para o próximo

“Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: ‘Senhor, quantas vezes devo perdoar se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?’ Jesus respondeu: ‘Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.’” (Mateus 18,21-22)

Nenhum tema é tão caro ao Evangelho do que o amor e o perdão. Quem ama perdoa, e quem perdoa é porque ama. Por que Deus nos perdoa? Porque Ele nos ama. Por que Deus nos dá o Seu amor? Porque o Seu amor por nós é imenso e Ele nos perdoa, ou seja, Ele cancela a nossa dívida, o nosso erro, os nossos pecados de todo o coração. Ele não leva em conta as nossas faltas.
Se pensarmos com seriedade e serenidade, se Deus levasse em conta as nossas faltas, nenhum de nós nos aproximaríamos d’Ele. Aprendemos muito pouco de Deus porque aprendemos muito pouco a perdoar. Sabemos muito mais da aritmética do mundo e da vida, quando um mais um é dois, mas aprendemos pouco da aritmética divina quando um mais um não são dois, quando um mais um é sempre mais.
Se Deus não leva em conta quantas vezes Ele me perdoa, eu preciso ser sincero… Não sei quantas vezes precisei do perdão de Deus. Não consigo levar em conta nem quantas vezes me confessei, procurei o sacramento da penitência, desde quando fiz minha Primeira Eucaristia quando era criança. Nem você consegue, a não ser que tenha ido somente uma vez, porque aí quem está fazendo conta é você, não Deus.

Busquemos, de todo o coração, purificar-nos de toda raiva e rancor para que o perdão de Deus esteja em nós

Se vivemos com intensidade nossa vida espiritual, procuramos pedir perdão todos os dias; não vamos dormir nenhum dia sem Deus nos perdoar, porque, em nenhum momento, Ele negou o nosso perdão. Mas nós fazemos conta do perdão. Muitas vezes, perdoamos sem perdoar, porque o nosso coração fechado e travado, não banhado da verdadeira misericórdia que vem do coração de Deus, não retribui aquilo que Deus nos dá; somos esse empregado mau do Evangelho, chamado de “empregado perverso”.
O empregado que foi perdoado de toda a dívida para com o patrão não soube perdoar o irmão que tinha uma dívida bem menor. Isso sim é perversidade e maldade!
Se não merecermos o Reino dos Céus, não será por falta da misericórdia nem do perdão de Deus, mas por falta de vergonha na cara da nossa parte, é por nossa perversidade e maldade. Evangelicamente, não há perversidade maior do que aquele que foi perdoado por Deus não ser capaz de perdoar o seu irmão de todo o coração.
Na Primeira Leitura da Liturgia de hoje, a Palavra já nos diz que o rancor e a raiva são coisas detestáveis, até quem é pecador procura dominar o seu rancor e a sua raiva.
Quem não domina rancor, ressentimento, e mais do que dominar, não se purifica deles, de fato, não consegue perdoar o seu irmão. Busquemos, de todo o coração, nos purificar de toda raiva e rancor para que o perdão de Deus esteja em nós e sejamos expressão do perdão d’Ele para o próximo.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 13/09/2020

Oração Final
Pai Santo, dá-nos uma alma grande para perdoar sem julgamentos; um coração aberto para acolher todos os companheiros que nos deste para a viagem por este mundo encantado. Assis estaremos seguindo os passos do Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 05/03/2013

ORAÇÃO FINAL
Pai Santo, faze-nos compreender que o perdão e não o julgamento deve ser nossa atitude com relação ao irmão. Ensina-nos, Pai amado, a Compaixão – que é a nossa entrega, libertada de julgamentos, para o consolo dos que sofrem, dos que são perseguidos, dos pobres deste mundo. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 17/09/2017

ORAÇÃO FINAL
Pai, que és fonte de misericórdia, faze-nos compreender que, mais do que o perdão, a recusa a fazer qualquer julgamento deve ser a nossa atitude com relação ao irmão. Ensina-nos, amado Pai, a Compaixão – que é a nossa entrega, libertada de todos os preconceitos, para consolar aos que sofrem, aos que são perseguidos e aos pobres deste mundo. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 13/09/2020

Oração
Ó DEUS, criador de todas as coisas, volvei para nós o vosso olhar e, para sentirmos em nós a ação do vosso amor, fazei que vos sirvamos de todo o coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.