segunda-feira, 22 de maio de 2023

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE…

ORAÇÃO DA SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS (SOUC)


Novena de Pentecostes com Pe. Antonio José - 5º Dia



O tema central de nossa novena é "O Espírito Santo e a Vida da Igreja". Ora, a Igreja é a comunidade dos que creem em Cristo. Ela nasceu no dia de Pentecostes e vive, sobretudo, da Palavra de Deus e da Eucaristia. Pela força e inspiração do Espírito Santo, essa "família de Deus" continua e atualiza a missão de Jesus e dos apóstolos. Ao longo desta Novena de Pentecostes vamos meditar sobre alguns pontos da doutrina cristã e da nossa fé, que alimentam a vida da comunidade. Vida santificada pela presença e impulso do Espírito Santo. Permaneça conosco Maria, que no cenáculo amparou o primeiro núcleo da Igreja.
“Não há maior liberdade do que a de se deixar conduzir pelo Espírito, renunciando a calcular e controlar tudo e permitindo que Ele nos ilumine, guie, dirija e impulsione para onde Ele quiser. O Espírito Santo bem sabe o que faz falta em cada época e em cada momento.” (Papa Francisco: A alegria do Evangelho, 280)

O MODO DE FAZER:

LEITURA ORANTE DO DIA 22/05/2023



LEITURA ORANTE



Preparamo-nos para a Leitura Orante fazendo a oração:
Agradecemos pelos profetas do passado e de hoje
que partilharam o que Deus lhes revelou.
Louvamos a Deus por todas as pessoas
que estão vivendo a Palavra.
Amém.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto: Jo 16,29-33, e observamos os discípulos dialogando com Jesus.
Então os seus discípulos disseram:
- Agora, sim, o senhor está falando claramente e não por meio de comparações. Sabemos agora que o senhor conhece tudo e não precisa que ninguém lhe faça perguntas. Por isso nós cremos que o senhor veio de Deus.
E Jesus respondeu:
- Então agora vocês creem? Pois chegou a hora de vocês todos serem espalhados, cada um para a sua casa; e assim vão me deixar sozinho. Mas eu não estou só, pois o Pai está comigo. Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo.
Refletindo
A prática dos ensinamentos de Jesus está sendo assimilada aos poucos pelos discípulos. O Mestre sabe que, apesar disso, os seus mais próximos seguidores, se dispersarão, o abandonarão na hora mais decisiva de sua vida, a sua Paixão. Os discípulos entendem intelectualmente, mas na hora de demonstrar isto na prática, abandonam Jesus. Mas, Ele, prevendo esta fraqueza, os anima, dizendo-lhes que mesmo na deserção dos amigos, Deus não o abandonará: “O Pai está comigo”. E adianta-lhes: “vocês vão sofrer, mas tenham coragem. Eu venci o mundo”.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Às vezes, também nós entendemos a proposta de Jesus, sabemos quais são os caminhos de Deus, mas não os conseguimos viver no dia a dia. Queremos renovar nossa fé de que “o Pai está conosco” e, ciente de que Jesus venceu, nós também teremos a vitória sobre qualquer mal.
Pensamos também, com os bispos na Conferência de Aparecida,
na unidade dos cristãos:
“Os discípulos de Jesus são chamados a viver em comunhão com o Pai (1 Jo 1,30 e com seu Filho morto e ressuscitado, na “comunhão no Espírito Santo” (1 Cor 13,13). O mistério da Trindade é a fonte, o modelo e a meta do mistério da Igreja: “um povo reunido pela unidade do Pai do Filho e do Espírito”, chamado em Cristo “como sacramento ou sinal e instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o gênero humano”. A comunhão dos fiéis e das Igrejas locais do Povo de Deus se sustenta na comunhão com a Trindade.” (DAp 155).
E o Papa Francisco fala desta unidade ao falar  da
sinodalidade"Sinodalidade é "caminhar juntos”. É a história de um caminho onde “todos são protagonistas”. (Papa Francisco, 21 de setembro de 2021)

3. Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos, espontaneamente, e concluímos com a Oração:
Santo Espírito de Liberdade,
quando os pobres anseiam
por fartura partilhada
e injustiça vencida
e a Igreja aspira à unidade,
desafia-nos a captar essas duas visões
como fios vitais de uma única tapeçaria.
Aguça nossa percepção e imaginação
para tecê-los juntos
nas pegadas de Jesus
para a vida do mundo,
para a glória de Deus!

4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar, como o da nossa Igreja, é ecumênico: "A relação com os irmãos e irmãs batizados de outras Igrejas e comunidades eclesiais é um caminho irrenunciável para o discípulo e missionário, pois a falta de unidade representa um escândalo, um pecado e um atraso do cumprimento do desejo de Cristo: "para que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti. E para que também eles estejam em nós, a fim de que o mundo acredite que tu me enviaste" (Jo 17,21) (DAp, 227).

Bênção
O Senhor, que venceu a escuridão com a luz, vos dê a paz.
O Senhor, que venceu a morte com a vida, vos dê a paz.
O Senhor, que venceu a solidão com o amor, vos dê a paz.
Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

Irmã Patricia Silva, fsp

LEITURA ORANTE DO DIA 21/05/2023



LEITURA ORANTE

Mt 28,16-20 - Ascensão de Jesus aos céus


Hoje é o dia da Ascensão do Senhor e
também o Dia Mundial das Comunicações Sociais.
Veja a Mensagem do papa Francisco para hoje:

"FALAR COM O CORAÇÃO"
Rezemos:


Preparamo-nos para a Leitura Orante,
saudando, com todos os internautas, a
Santíssima Trindade, com a oração:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima
- Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos, atentamente,  o texto: Mt 28,16-20.
Os onze discípulos foram para a Galileia e chegaram ao monte que Jesus tinha indicado. E, quando viram Jesus, o adoraram; mas alguns tiveram suas dúvidas. Então Jesus chegou perto deles e disse:
- Deus me deu todo o poder no céu e na terra. Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.
Refletindo
O evangelista Mateus descreve de maneira magnífica a Ascensão de Jesus. O Mestre e os discípulos vão ao monte, na Galileia, como se voltassem onde tudo começou. "Chegaram ao monte". O monte simboliza a ascensão, onde o Mestre lançou seu manifesto inicial, descrito no Sermão da Montanha, em Mateus, capítulos 5 a 7. Foi onde também se transfigurou - Mateus 17. 
Os onze discípulos representam toda a Igreja de todos os tempos. Eles veem o Ressuscitado e vão ser suas testemunhas. Jesus afirma sua "plena autoridade" quando diz: "Deus me deu todo o poder no céu e na terra".
Assim, envia os discípulos a todos os povos. Não para serem mestres. Mas, para "fazer discípulos" de Jesus, seus seguidores.  Apresenta-lhes também o método de evangelizar: que comecem batizando-os em nome da Santíssima Trindade e despertando a vida de acordo com o ensinamento de Jesus. Termina, garantindo que estará com os que o seguem "todos os dias, até o fim".

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Fala da missão de todo cristão.
Meditando
Os bispos, na Conferência de Aparecida, disseram: "O amadurecimento no seguimento de Cristo e a paixão por anunciá-lo requerem que a Igreja local se renove constantemente em sua vida e ardor missionário. Só assim pode ser, para todos os batizados, casa e escola de comunhão, de participação e solidariedade. Em sua realidade social concreta, o discípulo tem a experiência do encontro com Jesus Cristo vivo, amadurece sua vocação cristã, descobre a riqueza e a graça de ser missionário e anuncia a palavra com alegria." (DAp 167).

3. Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Hoje é o 57º Dia Mundial das Comunicações.
Rezamos o Ofertório pela Comunicação social
Senhor, ofereço-vos, em comunhão com toda a Igreja,
Jesus na Eucaristia e a mim mesmo, como oferenda permanente e agradável a vós.
- Em reparação pelas mensagens errôneas e comportamentos equívocos, divulgados pelos meios de comunicação.
- Para que regressem à casa do Pai aqueles que se afastaram, seduzidos por esses poderosos instrumentos
- Pela conversão daqueles que no uso desses instrumentos, desconhecem os ensinamentos de Cristo e da Igreja, e desviam a humanidade  do caminho da salvação.
- Para que todos sigamos o único Mestre, que,  na plenitude do vosso amor, enviastes às pessoas, e que nos apresentastes, dizendo: “Eis o meu Filho amado. Ouvi-o!”
- Para que todos conheçamos e procuremos tornar conhecido Jesus, Palavra encarnada, o único e verdadeiro Mestre, o caminho seguro que nos leva a conhecer o Pai e a participar de sua vida.
- Para que aumentem, na Igreja, os sacerdotes, os consagrados e consagradas, os leigos e leigas que, através dos meios de comunicação anunciem aos homens a mensagem evangélica da salvação.
- Para que os comunicadores e comunicadoras – escritores, técnicos, divulgadores – sejam pessoas evangélicas, capacitadas em sua área de trabalho, e autênticas testemunhas de Cristo no campo da comunicação social.
- Para que as iniciativas católicas nesse setor, cresçam em número e eficácia, de tal modo que, promovendo os valores humanos e cristãos, superem tudo o que se opõe à salvação das pessoas.
- Para que nós, conscientes de nossos limites, nos aproximemos, com humildade e confiança, da fonte da vida, e nos alimentemos com a vossa Palavra e com a Eucaristia.
- Por todas as pessoas, nós vos pedimos, ó Pai, luz, amor e misericórdia.(Ofertório Paulino)

4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar é voltado para a missão de motivar mais seguidores do Mestre Ressuscitado.
Cantemos
Ide pelo mundo, evangelizai


Bênção
A bênção do Deus de Sara, Abraão e Agar,
a bênção do Filho, nascido de Maria,
a bênção do Espírito Santo de amor,
que cuida com carinho, qual mãe cuida da gente,
esteja sobre todos nós. Amém!

Ir. Patricia Silva, fsp
irpatricias@gmail.com

Palavra se fez carne - 22 de maio, 2ª feira, 7ª Semana da Páscoa


22 de maio, 2ª feira, 7ª Semana da Páscoa


- Hoje é dia 22 de maio 2ª feira da 7ª Semana da Páscoa.

- “No mundo tereis provações. Mas tende coragem. Eu venci o mundo”, disse Jesus a seus discípulos. Coragem é o que a vida requer de nós, já dizia Guimarães Rosa. “O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem” Se a máxima do genial escritor mineiro vale para todos, quanto mais para nós cristãos. Somos herdeiros de Jesus, aquele que enfrentou as adversidades do mundo com coragem. Peça ao Senhor coragem a cada dia de sua vida.

- Ouçamos com atenção esse relato, tirado do Evangelho de João, capítulo 16, versículos 29 a 33.

Naquele tempo: Os discípulos disseram a Jesus: 'Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isto cremos que vieste da parte de Deus. Jesus respondeu: 'Credes agora? Eis que vem a hora - e já chegou - em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só; o Pai está comigo. Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas, tende coragem! Eu venci o mundo!'

- Coragem! Uma palavrinha simples, mas que faz a diferença na vida da gente. Ela não é o contrário do medo, mas o antídoto que pode vencê-lo. Não é coisa para gigantes, nem atitude própria dos heróis. É apenas a teimosia de continuar vivendo, resistindo, insistindo, acreditando, esperançando em tempos de tribulação. A coragem põe a gente a caminho; o medo paralisa. A coragem nos leva em direção ao outro; o medo nos distancia das pessoas. A coragem nos faz abrir os braços em acolhida; o medo nos fecha em nosso próprio mundo tenebroso, povoado de fantasmas e ameaças.

- Como enfrentar o medo? Como assumir a atitude corajosa de Jesus diante das ameaças, da perseguição e da morte?

- 'Mas, tende coragem! Eu venci o mundo!', diz Jesus. Vencemos o medo certamente não pelas nossas próprias forças, mas pela força daquele que nos chamou e nos amou desde o princípio, pela certeza de que não estamos sós, de que o Pai nos abraça e nos cuida pelo poder de seu Espírito. Diz assim o poema/oração de Solange do Carmo:

Senhor Jesus, Deus da vida,
Somos fracos, mas sabemos que não estamos sós.
O teu Espírito habita em nosso coração.
Ele, que é a promessa do teu Pai,
Ele, que foi enviado por ti para nos capacitar na missão,
Ele é a nossa força,
É a nossa luz
E nos acompanha na dura jornada da vida.
Ainda que venhamos a cair, não estamos sós.
Ainda que venhamos a desanimar, não estamos sós.
Ainda que venhamos a ter muitos medos, não estamos sós.
Grata por nos encher de sua coragem,
Por estar conosco nas empreitadas da vida.
Amém.

- Silencie seu coração e abra-se ao amor do Pai, o mesmo amor que sustentou Jesus na fidelidade na hora da crise, da dor e do sofrimento. Deixe o espírito de Deus te fortalecer, te encorajar para amar sem medidas.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre. Amém.


Palavra se fez carne - 21 de maio, Domingo, Solenidade da Ascensão do Senhor


21 de maio, Domingo, Solenidade da Ascensão do Senhor


- Hoje é 21 de maio, Domingo, Solenidade da Ascensão do Senhor.

- O domingo da Ascensão do Senhor é especial. Este domingo significa a abertura definitiva e absoluta das portas do Reino de Deus para todos os homens e todas mulheres. Este é um dia de festa, dia de alegria, dia de consolação. Entrega a tua vida ao teu irmão Jesus, pedindo-Lhe que alcance do Pai a graça da esperança. Comprometa-se com o amoroso caminho de Jesus, consciente de que o teu lugar é viver ao seu lado, tendo Jesus como companheiro, amigo de caminho. E começa assim a tua oração.

- Escuta o Evangelho segundo Mateus, capítulo 28, versículos 16 a 20:

Naquele tempo, Os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram. Então Jesus aproximou-se e falou: "Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo".

- A festa da Ascensão nos recorda que Jesus não “subiu” fisicamente ao céu. A Ascensão do Senhor é outra coisa; se “subiu” é porque primeiro “desceu”. Porque se “humanizou”, fazendo-se servidor, foi “exaltado por Deus” . Só a partir desta atitude é possível compreender a recomendação que Jesus faz a seus seguidores: aquele que quer ser o primeiro, que seja o servidor de todos. Esta é a nossa missão: fazer “seguidores” de Jesus para que conheçam sua mensagem, sintonizem-se com seu projeto, aprendam a viver como Ele e prolonguem hoje a presença d’Ele no mundo. Peça ao Senhor que te ajude a ser missionário dele todos os dias.

- Qual a sua missão? Onde e como é que Jesus quer que você leve a Sua mensagem? O que você tem feito da sua vida?

- “Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo", diz Jesus. Na nossa missão vamos encontrar muitos espinhos, pedregulhos pelo caminho. Mas toda a experiência de luz que se viveu no encontro com o Ressuscitado nos ajudará a ser testemunha Dele e assim seremos construtores do reino de Deus na terra. A música litúrgica Vejam, eu andei pelas vilas, diz assim:

POR ONDE FORMOS TAMBÉM NÓS QUE BRILHE A TUA LUZ!
FALA, SENHOR, NA NOSSA VOZ, EM NOSSA VIDA
NOSSO CAMINHO ENTÃO CONDUZ. QUEREMOS SER ASSIM!
QUE O PÃO DA VIDA NOS REVIGORE NO NOSSO "SIM"!

- Conclua tua oração Louvando, agradece a presença de Jesus na tua vida. Agradece sempre! Não se canse de agradecer. Quem agradece reconhece o tanto bem que recebe na vida. Se neste momento atravessas um momento difícil, agradece porque és habitação do Espírito Santo. Agradece mesmo sem vontade, porque agradecendo abres uma brecha no teu coração para que a luz possa entrar.

- Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.


Vamos vencer este mundo com a cruz | (Jo 16, 29-33) 1125 - Frei Gilson




Publicado em 22 de mai. de 2023

Não é bom que o homem esteja só | (Mt 28, 16-20) #1124 - Frei Gilson



Canal do Youtube - Frei Gilson / Som do Monte - OFICIAL

Publicado em 21 de mai. de 2023

Fontehttps://www.youtube.com/watch?v=06aM6_HwiRk

Anunciar a Palavra | Mãe Maria (22/05/2023) - Dom Walmor



Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 22 de mai. de 2023

Dia da Ascensão do Senhor | Mãe Maria (21/05/2023) - Dom Walmor



Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 21 de mai. de 2023

Homilia Diária - 22.05.2023 | “Vós recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?” - Padre Roger Araújo



Canal do Youtube: Padre Roger Araújo
21 de mai. de 2023

(At 19,1-8)

Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo atravessou as regiões montanhosas e chegou a Éfeso. Aí encontrou alguns discípulos e perguntou-lhes: “Vós recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?” Eles responderam: “Nem sequer ouvimos dizer que existe o Espírito Santo!”
Então Paulo perguntou: “Que batismo vós recebestes?” Eles responderam: “O batismo de João”. Paulo disse-lhes: “João administrava um batismo de conversão, dizendo ao povo que acreditasse naquele que viria depois dele, isto é, em Jesus”. Tendo ouvido isso, eles foram batizados no nome do Senhor Jesus.
Paulo impôs-lhes as mãos e sobre eles desceu o Espírito Santo. Começaram então a falar em línguas e a profetizar. Ao todo, eram uns doze homens. Paulo foi então à sinagoga e, durante três meses, falava com toda convicção, discutindo e procurando convencer os ouvintes sobre o reino de Deus.

Homilia Diária - 21.05.2023 | “Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo” - Padre Roger Araújo



Canal do Youtube: Padre Roger Araújo
20 de mai. de 2023

(Mt 28,16-20)

Naquele tempo, os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram. Então Jesus aproximou-se e falou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”.