quarta-feira, 13 de julho de 2016

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DOS DIAS 14/07/2016 A 16/07/2016

Ano C



14 de Julho de 2016

Mt 11,28-30

Comentário do Evangelho

A sabedoria de Deus

“Vinde a mim todos os que desejais, fartai-vos de meus frutos” (Eclo 24,19-21).
Jesus é o Sábio, mais propriamente, a “sabedoria de Deus”, que atrai todos a si para instruí-los na Lei de Deus: “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso” (v. 28).
O “jugo” (ou fardo) era uma peça de madeira que se punha sobre o pescoço do animal para equilibrar o peso.
Na tradição bíblica, entre outros significados, ele se refere à Lei (ver: Jr 2,20; 5,5). Ao criticar os escribas e fariseus, Jesus diz que eles: “... amarram pesados fardos sobre os membros dos homens, mas eles mesmo nem com um dedo se dispõem a movê-los” (23,4). Há um modo de interpretar e pôr em prática a Lei que abate, que tira a alegria, expurga a vida. A Lei de Deus é para a vida e a liberdade: “... se ouves os mandamentos do Senhor teu Deus, andando em seus caminhos e observando os seus preceitos, seus estatutos e as suas normas, viverás e te multiplicarás” (Dt 30,16).
“Tomai sobre vós o meu jugo… Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve (vv. 29.30).
A Lei do Senhor é a Lei do amor: “... Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo 15,12). O amor faz viver, está na origem da vida. O amor é a expressão máxima da vida cristã: “... Ninguém teve mais amor do que aquele que dá a vida por seus amigos” (Jo 15,13).
O Senhor entregou a sua vida por nós!
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, dá-me disposição para pôr em prática as exigências do Reino, assumidas como expressão de minha fé sincera em teu Filho Jesus. Que elas sejam para mim um jugo suave!
Fonte: Paulinas em 18/07/2013

Vivendo a Palavra

Aqui temos a palavra de doce conforto e encorajamento do Senhor. Um jeito de aferir se a carga que levamos pela vida é o fardo que o Senhor nos destinou, ou se nós estamos carregando também o peso adicional criado pelo nosso egoísmo. Escolhamos a carga suave e o fardo leve de Jesus!
Fonte: Arquidiocese BH em 18/07/2013

Vivendo a Palavra

O espírito que percorre as leituras do dia é de esperança, um convite à nossa entrega confiante nas mãos do Senhor. Assim foi o salmo, a profecia de Isaías e, sobretudo, a abertura de Jesus: “Venham a mim todos que estão cansados!” Certamente, esse convite é tudo o que precisamos ouvir nestes tempos conflituosos que vivemos.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Existem pessoas que acreditam que a verdade da religião encontra-se num rigorismo muito grande, principalmente no que diz respeito às exigências morais e rituais. Com isso, a religião acaba por ser um instrumento de opressão. Jesus nos mostra que não deve ser assim. Ele veio ao mundo para trazer a libertação do jugo do pecado e da morte e que a verdadeira religião é aquela que liberta as pessoas de todos os pesos que as oprimem na sua existência. O verdadeiro cristianismo é aquele que não está fundamentado na autoridade e na rigidez, mas na humildade e mansidão de coração, por que o seu fundador, Jesus Cristo, manso e humilde de coração, é o Mestre de todo o nosso agir.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=7&dia=14

Meditação

Jesus se mostra sempre atencioso e carinhoso para com seus ouvintes. Procuro imitá-lo? - Minha alegria de viver é contagiante? - Procuro buscar descanso em Deus? - Quando acho que meu fardo é pesado demais, que atitudes tomo? - Será que imagino que ao rezar Deus vai tirar os problemas de minha vida ou simplesmente vai me dar um incentivo para prosseguir no caminho de Fé?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuário em 18/07/2013

Meditando o evangelho

VENHAM A MIM!

A religião, no tempo de Jesus, tornara-se um fardo pesado, especialmente para as pessoas mais humildes do povo. Era impossível dar conta da sobrecarga de exigências. Por isso, estas pessoas eram vítimas do desprezo e do preconceito dos que se autoconsideravam superiores.
Jesus propôs-se a libertá-las do jugo religioso que lhes fora imposto. Na sua concepção, as exigências da religião se reduzem ao essencial - o mandamento de amar a Deus e ao próximo - e é o Espírito quem sugere ao discípulo os caminhos por onde deve trilhar. Os mandamentos, neste caso, não são meras imposições exteriores, onde o comportamento já está todo previsto. Antes, partem de dentro do coração e deixam ao ser humano um largo espaço para a criatividade e a generosidade.
A leveza e a suavidade do fardo imposto por Jesus decorrem da forma prazeirosa como é assumido. Os discípulos têm consciência de assumi-lo com liberdade e, através dele, experimentar a submissão ao querer do Pai. O projeto de Jesus, portanto, realiza a pessoa, libertando-a do pesado jugo da religião tradicional.
Jesus é o Mestre a quem os discípulos devem dar ouvido. Diferentemente dos escribas, muitas vezes intransigentes e impacientes com as pessoas, Jesus é manso e humilde de coração. Ele sabe o quanto pode exigir de cada um.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Senhor Jesus, aceita-me como teu discípulo e faze-me repousar em ti, pois seguir teus preceitos é motivo de realização e alegria.
http://www.domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.php?data=2016-07-14


15 de Julho de 2016

LITURGIA DIÁRIA DOS DIAS 14/07/2016 A 16/07/2016


Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigam a vida eterna. Amém.


14 de Julho de 2016

5ª-feira da 15ª Semana Tempo Comum
Cor: Verde

Primeira Leitura (Is 26,7-9.12.16-19)
15ª Semana Comum - Quinta-feira 14/07/2016

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

7O caminho do justo é reto, e tu ainda aplainas a estrada ao justo. 8Sim, no caminho dos teus juízos esperamos em ti, Senhor; para o teu nome e para a tua memória volta-se o nosso desejo. 9Quando vem a noite anseia por ti a minh’alma e com a força do espírito te procuro no meu íntimo. Quando brilharem na terra teus juízos, os habitantes do mundo aprenderão a ser justos.
12Senhor, hás de dar-nos a paz, como nos deste a mão em nossos trabalhos. 16Senhor, eles a ti recorreram na angústia; exageraram na superstição, e veio-lhes o teu castigo. 17Como a mulher grávida, ao aproximar-se o parto geme e chora em suas dores, assim nós, Senhor, em tua presença.
18Concebemos e sofremos dores de parto, e o que geramos foi vento. Não demos à terra frutos de salvação, não fizemos nascer habitantes para o mundo. 19Reviverão os teus mortos e se levantarão também os meus mortos. Despertai, cantai louvores, vós que jazeis no pó! Senhor, é orvalho de luz o teu orvalho, e a terra trará à luz os falecidos.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório (Sl 101)
15ª Semana Comum - Quinta-feira 14/07/2016

— O Senhor olhou a terra do alto do céu.
— O Senhor olhou a terra do alto do céu.

— Vós, Senhor, permanecei eternamente, de geração em geração sereis lembrado! Levantai-vos, tende pena de Sião, já é tempo de mostrar misericórdia! Pois vossos servos têm amor aos seus escombros e sentem compaixão de sua ruína.
— As nações respeitarão o vosso nome, e os reis de toda a terra, a vossa glória; quando o Senhor reconstruir Jerusalém e aparecer com gloriosa majestade, ele ouvirá a oração dos oprimidos e não desprezará a sua prece.
— Para as futuras gerações se escreva isto, e um povo novo a ser criado louve a Deus. Ele inclinou-se de seu templo nas alturas, e o Senhor olhou a terra do alto céu, para os gemidos dos cativos escutar e da morte libertar os condenados.

Evangelho (Mt 11,28-30)
15ª Semana Comum - Quinta-feira 14/07/2016


Vinde a mim!

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso.
29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


15 de Julho de 2016

Jesus, o Pão Vivo, descido do Céu.

Jesus eucaristia quer falar-te: escuta-O - Para adorar a Jesus no Santíssimo Sacramento visite o Sacrário de sua Paróquia, lá a presença real. - Fica com Deus.





Dia da semana: Quinta-feira - Dedicado ao - Santíssimo Sacramento - Sacramento da Comunhão Nelsinho Corrêa



Sacramento da Comunhão
Nelsinho Corrêa

Senhor, quando te vejo no sacramento da comunhão
Sinto o céu se abrir e uma luz a me atingir 
Esfriando minha cabeça esquentando meu coração.

Senhor graças e louvores sejam dados a todo momento, 
Quero Te louvar na dor na alegria e no sofrimento
E se em meio a tribulação, eu me esquecer de Ti,
Ilumina minhas trevas com Tua luz.

REF: 
Jesus, fonte de misericórdia que jorra do templo.
Jesus, o filho da Rainha.
Jesus, rosto divino do homem.
Jesus, rosto humano de Deus.


Chego muitas vezes em Tua casa, meu senhor
Triste e abatido, precisando de amor,
Mas depois da comunhão Tua casa é meu coração,
Então sinto o céu dentro de mim.

Não comungo porque mereço, isso eu sei, oh meu senhor 

comungo pois preciso de Ti.
Quando faltei na missa, eu fugia de mim de Ti 

mas agora eu voltei, por favor aceita-me.

Bom Dia! - Eu agradeço a Deus esse mundo virtual porque sem ele eu não conseguiria chegar assim tão perto de você! Obrigada pela sua amizade... Pelo seu carinho... Beijos...

Quinta-feira... falta pouco pro fim de semana!!!

Abençoada Quinta-Feira - BOM DIA!! "Levanta-te, resplandece, porque é chegada a tua luz e é nascida sobre ti a Glória do Senhor." Is. 60/01

ÓTIMA QUINTA! "Jesus tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai e comei, isto é meu corpo. Tomou depois o cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos, porque isto é meu sangue, o sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados."São Mateus 26, 26-68

Terço das lágrimas de Sangue de Nossa Senhora


LEITURA ORANTE DO DIA 13/07/2016



LEITURA ORANTE

Mt 11,25-27 - Deus revela seus segredos aos humildes


Inicio a Leitura Orante, rezando com todos que circulam na web:
Senhor, nós te agradecemos por este dia.
Abrimos nossas portas e janelas para que tu
entrar com tua luz.
Queremos que tu Senhor,
definas os contornos de
Nossos caminhos,
As cores de nossas palavras e gestos,
A dimensão de nossos projetos,
calor de nossos relacionamentos e
o Rumo de nossa vida.
Podes entrar, Senhor em nossas famílias.
Precisamos do ar puro de tua verdade.
Precisamos de tua mão libertadora para abrir
Compartimentos fechados.
Precisamos de tua beleza para amenizar
Nossa dureza.
Precisamos de tua paz para nossos conflitos.
Precisamos de teu contato para curar feridas.
Precisamos, sobretudo, Senhor, de tua presença
Para aprendermos a partilhar e abençoar!

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio, na Bíblia, atentamente, o texto: Mt 11,25-27
e observo a oração e a proposta de Jesus.
Naquela ocasião Jesus disse:
- Ó Pai, Senhor do céu e da terra, eu te agradeço porque tens mostrado às pessoas sem instrução aquilo que escondeste dos sábios e dos instruídos! Sim, ó Pai, tu tiveste prazer em fazer isso.
- O meu Pai me deu todas as coisas.
Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai;
e ninguém sabe quem é o Pai,
a não ser o Filho e também aqueles a quem o Filho quiser mostrar quem o Pai é.
Refletindo
Diante da soberba e arrogância das cidades amaldiçoadas - Corazim, Cafarnaum e Betsaida - nasce esta exaltação do humilde e simples. "Deus revela seus segredos aos humildes" (Eclo 3,20). Jesus revela em sua espiritualidade, a predileção do Pai, o seu sentimento filial e a missão soberana que recebeu. Como em Isaías 29,14, os prodígios de Deus confundem a sabedoria dos sábios: "...a sabedoria dos sábios fracassará". O grandeza do momento é o envio e presença de seu Filho, mistério que os "ignorantes" humildes compreendem pois não vivem satisfeitos com seus preconceitos; ao passo que os doutores que se creem auto-suficientes, olhando, não vêem". (Is 42,20).

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Para compreender a proposta de Jesus Cristo, tenho que ter o coração humilde.
Meditando
Podemos compreender a proposta dos Bispos em Aparecida: "Nossa fé proclama que "Jesus Cristo é o rosto humano de Deus e o rosto divino do homem"(Exortação Apostólica Ecclesia in América, 67). Por isso, "a opção preferencial pelos pobres está implícita na fé cristológica naquele Deus que se fez pobre por nós, para nos enriquecer com sua pobreza"(Bento XVI na Abertura da Conferência de Aparecida, 3). Esta opção nasce de nossa fé em Jesus Cristo, o Deus feito homem, que se fez nosso irmão (cf. Hb 2,11-12). Opção, no entanto, não exclusiva, nem excludente."(DAp 392).

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações
e concluo com a oração de Jesus:
"Ó Pai, Senhor do céu e da terra,
eu te agradeço porque
tens mostrado às pessoas sem instrução aquilo que
escondeste dos sábios e dos instruídos!
Sim, ó Pai, tu tiveste prazer em fazer isso."

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Procurarei descobrir o "rosto divino do homem" nas pessoas que hoje encontrar e com quem me relacionar.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Irmã Patrícia Silva, fsp
patricia.silva@paulinas.com.br
http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/

HOMÍLIA DIÁRIA - Mt 11,25-27 - (CANÇÃO NOVA) - 13/07/2016


OUÇA E/OU LEIA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

A graça de Deus é reservada aos humildes de coração

Quando o coração é humilde, pequeno e sedento de Deus, tudo que vem d’Ele é novidade, tem um sabor novo
“Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos” (Mateus 11, 25).


Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
http://homilia.cancaonova.com/homilia/a-graca-de-deus-e-reservada-aos-humildes-de-coracao/

ABENÇOE A NOSSA NOITE MÃE QUERIDA! AMÉM!