terça-feira, 5 de novembro de 2024

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE…

Homilia Diária - 02.11.2024 | "Em Cristo todos reviverão." - Padre Roger Araújo



Canal do Youtube: Padre Roger Araújo

Publicado em 2 de nov. de 2024

Carta de São Paulo aos Coríntios 15,20-24a.25-28

Irmãos: Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram. Com efeito, por um homem veio a morte e é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos. Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão. Porém, cada qual segundo uma ordem determinada: Em primeiro lugar, Cristo, como primícias; depois, os que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda. A seguir, será o fim, quando ele entregar a realeza a Deus-Pai. Pois é preciso que ele reine até que todos os seus inimigos estejam debaixo de seus pés. O último inimigo a ser destruído é a morte. Com efeito, "Deus pôs tudo debaixo de seus pés". Mas, quando ele disser: "Tudo está submetido", é claro que estará excluído dessa submissão aquele que submeteu tudo a Cristo. E, quando todas as coisas estiverem submetidas a ele, então o próprio Filho se submeterá àquele que lhe submeteu todas as coisas, para que Deus seja tudo em todos.

05.11 • DESCULPAS ESFARRAPADAS - #minisermao - Lc 14,15-24 - Padre Joãozinho



Canal do Youtube: Padre Joãozinho

Publicado em 4 de nov. de 2024

Pe. Joãozinho, scj - #minisermao - (05/11/24) - DESCULPAS ESFARRAPADAS

Não insista com quem teima em dar desculpas esfarrapadas! Convide pessoas disponíveis! Nem sempre os aparentemente mais inteligentes, mais capazes... são aqueles que Deus escolheu para a obra que colocou em suas mãos. É possível que aquela pessoa que está do seu lado, esperando um convite, não tenha recebido a sua atenção. Então, convide aqueles que querem e que podem! E, com certeza, você se surpreenderá com talentos que não conhecia, com capacidades que você nem imaginava que estavam na mente, no coração e nas mãos daquela pessoa que está aí, bem do seu lado (Lc 14,15-24).

04.11 • AMOR DE GRAÇA - #minisermao - Lc 14,12-14 - Padre Joãozinho



Canal do Youtube: Padre Joãozinho

Publicado em 3 de nov. de 2024

Pe. Joãozinho, scj - #minisermao - (04/11/24) - AMOR DE GRAÇA

A Graça do Amor é amar de graça; quando se exige troca ou retribuição pode ser gosto ou paixão. Amor de Verdade exige gratuidade (Lc 14,12-14).

03.11 • GENTE FELIZ - #minisermao - Mt 5,1-12 - Padre Joãozinho



Canal do Youtube: Padre Joãozinho

Publicado em 2 de nov. de 2024


Pe. Joãozinho, scj - #minisermao - (03/11/24) - GENTE FELIZ

Santidade é felicidade! Ser santo é ser feliz e fazer as pessoas felizes. Cada dia, subimos um degrau nesta escada que leva para o Céu. Naquele dia, Maria foi levar a felicidade para Isabel por meio do serviço, da disponibilidade, da ajuda fraterna. E quando ela chegou, Isabel ficou cheia do Espírito Santo e começou a rezar, dizendo: "Bendita és tu entre as mulheres. Bendito é o fruto do teu ventre! Tu és feliz"! A felicidade de Maria contagiou Isabel e João Batista no seu ventre. Pessoas felizes tornam todo o ambiente mais santo e começam um pedacinho do Céu aqui na Terra (Mt 5,1-12).

Fonte do texto: Recebido via WhatsApp

02.11 • DEFUNTOS - #minisermao - Mt 5,1-12a - Padre Joãozinho



Canal do Youtube: Padre Joãozinho

Publicado em 1 de nov. de 2024

Pe. Joãozinho, scj - #minisermao - (02/11/24) - DEFUNTOS

A palavra “defunto” significa "aquele que cumpriu sua missão". Que ao chegar ao fim da vida, possamos dizer ou sentir: “missão cumprida”! A Solenidade dos Fiéis Defuntos é um dia para celebrar a memória de quem está morto para nós, mas vivo para Deus. Nesta vida, morremos todo dia um pouco até que, ao morrer, nascemos definitivamente para a vida que não passa. Quando nascemos, todos sorriem e a gente chora. No dia da morte, todos choram e a gente sorri, olhando para a face de Deus que nos diz: “venha para a festa que jamais terminará” (Mt 5,1-12ª).

A Voz do Pastor, 03/11/2024 com o Cardeal Orani João Tempesta



Canal do Youtube: WebTV Redentor

Publicado em 31 de out. de 2024

Domingo, 03 de Novembro de 2024 | Todos os Santos, Solenidade

Evangelho (Mt 5,1-12a)

Naquele tempo, 1 vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2 e Jesus começou a ensiná-los: 3 "Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4 Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. 5 Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8 Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 9 Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. 11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12 Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus".

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Homilia Diária | O amor para os humildes, a dor para os soberbos (Terça-feira da 31ª S. do T. Comum) - Padre Paulo Ricardo



Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 4 de nov. de 2024

A parábola do grande banquete, narrada por Cristo no Evangelho de hoje, distingue três tipos de convidados a entrar no Reino dos Céus: os soberbos, que fazem pouco caso da palavra de Deus e preferem ocupar-se dos próprios assuntos; os humildes que, como pobres e indigentes, aceitam de boa vontade a graça de participar de tão grande festa; por fim, um grupo de homens obrigados a participar do banquete. Mas como pode Deus, afinal de contas, “obrigar” alguém a entrar no seu Reino, sem lhe fazer violência nem anular sua liberdade? Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, 5 de novembro, e entenda como Deus age distintamente para nos levar à salvação.

Homilia Diária | Um intercessor pela conversão dos sacerdotes (Memória de São Carlos Borromeu) - Padre Paulo Ricardo



Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 3 de nov. de 2024

A Memória de São Carlos Borromeu, modelo extraordinário de pastor do rebanho de Deus, recorda-nos de como devemos ser humildes e nos dedicar a levarmos cada vez mais pessoas ao caminho da santidade. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, 4 de novembro, e conheça a vida deste santo bispo que, com caridade ardente, zelou pela salvação dos que lhe foram confiados.

Homilia Dominical | O que é a santidade e como alcançá-la? (Solenidade de Todos os Santos) - Padre Paulo Ricardo



Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 2 de nov. de 2024

Ao contrário dos nossos irmãos protestantes, que não acreditam na santidade, nós, católicos, cremos que é possível, ainda nesta vida, unir-se a Cristo de tal modo que já não nos pertencemos, mas nos configuramos totalmente a Ele. Afinal, do que estava falando São Paulo quando disse aos gálatas: Vivo, mas não eu, é Cristo que vive em mim” (Gl 2, 20)? No entanto, não basta crer na santidade como quem concorda com uma teoria, é preciso buscá-la de forma concreta, trilhando o caminho dos nossos irmãos e irmãs que hoje estão junto de Deus, na glória do Céu. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este domingo, em que no Brasil celebramos a Solenidade de Todos Santos, e perceba o que é a santidade e como podemos buscá-la.

Homilia Diária | Um dia de caridade às almas do Purgatório (Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos) - Padre Paulo Ricardo



Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 1 de nov. de 2024

A Comemoração dos Fiéis Defuntos, festa em que a caridade cristã nos impele a rezar em sufrágio daqueles que nos precederam com o sinal da fé, vem recordar-nos — como crê e sempre creu a Igreja Católica — que só poderão associar-se no Céu à assembleia dos santos as almas inteiramente purificadas, ou seja, as que, além de estarem livres de todo pecado mortal, tiverem alcançado na hora da morte aquele grau de amor a Deus sem o qual não é possível ser admitido ao Reino celeste. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, 2 de novembro, e ofereçamos hoje, em sufrágio pelas benditas almas do Purgatório, jejuns, esmolas, orações e toda obra de piedade que nos inspirar a caridade cristã.

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 14,15-24 - 05/11/2024


Convite rejeitado



No Evangelho de hoje, irmãos e irmãs, Jesus conta uma parábola para evidenciar que Ele veio para uns primeiros convidados, mas esses o rejeitaram, rejeitaram Seu convite. Mas a centralidade da mensagem evangélica está no fato de que o convite para o banquete do Reino dos Céus é ampliado para todos os povos. Ele chega na Terra Santa, em Jerusalém, e para os povos daquela região, mas o convite se estende e alcança cada um de nós, alcança a nossa evangelização e gera transformação em nossa vida, porque o Evangelho, assim como o bem, expande-se naturalmente.
Convite celeste

Por isso podemos dizer que somos felizes, porque dissemos ‘sim’ a esse convite feito por Jesus. Felizes os convidados para o banquete nupcial do cordeiro, felizes os convidados que disseram sim ao Reino dos Céus! O Senhor nos ensine, no dia de hoje, a sempre dizer sim ao Seu projeto de amor por nós, a sempre dizer sim ao Seu projeto de salvação. Ele nos convida, no dia de hoje, a uma profunda transformação de vida, a fim de que sejamos felizes com a resposta a esse convite d’Ele.
Sobre você desça e permaneça a bênção do Deus Todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Edison Oliveira
Padre Edison Oliveira é brasileiro, membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova no modo de compromisso do Núcleo.

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 14,12-14 - 04/11/2024


Todo o tempo Deus é bom!



Neste dia em que celebramos a memória de São Carlos Borromeu, no Evangelho, Jesus nos ensina a fazer o bem sem esperar nada em troca, sem esperar, irmãos e irmãs, recompensas. Se o que fazemos é sempre esperando recompensa, nós nos tornamos escravos daquilo que esperamos. E se o que esperamos não vem, nós nos frustramos. Jesus prepara o nosso coração para vivermos de maneira livre neste mundo, para que também a nossa espiritualidade seja livre. Cuidemos também, irmãos e irmãs, para que esse jeito de existir não influencie a nossa vida de oração.
Deus é bom o tempo todo

Se, no meu jeito de existir, eu sempre espero recompensas, também a minha vida de oração será sempre esperando recompensas. Então, se eu espero sempre recompensa, eu deixo de buscar a comunhão verdadeira com Deus. Sabemos, irmãos, que os que vivem em Deus têm como herança a vida eterna, mas a herança, que é a vida eterna, é fruto da bondade de Deus. Não é um pagamento como recompensa, porque você fez a coisa certa, mas é fruto da bondade e do amor de Deus, que o ama.
Que nossa oração tenha em vista o desejo de viver em constante comunhão com Deus, e não fazer coisas para receber recompensa d’Ele, porque Ele é bom o tempo todo, e, por conta dessa bondade, ele nos recompensa com a presença d’Ele.
Sejamos conduzidos neste dia, iluminados pela luz da caridade que conduziu também São Carlos Borromeu em seu pastoreio, em seu serviço à Igreja. Que aprendamos a viver sempre esse serviço desinteressado, fazer o serviço apenas porque amamos Deus, porque sabemos que Ele nos amou e nos ama por primeiro.
Sobre você, deixe-se permanecer a bênção do Deus Todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Edison Oliveira
Padre Edison Oliveira é brasileiro, membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova no modo de compromisso do Núcleo.

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 5,1-12a - 03/11/2024


Amizade celeste



Irmãos e irmãs, hoje domingo, dia do Senhor, mas um dia muito especial! Hoje, celebramos a solenidade de todos os santos, pois, aqui no Brasil, passamos para o domingo.
O Evangelho deste dia é o das bem-aventuranças, e a frase principal para a nossa reflexão é “Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”.
Amigo do céu

Os santos, irmãos e irmãs, podemos dizer que são como faróis que nos apontam o caminho para Deus. Cada santo é uma seta que aponta para o céu e ensina a maneira correta de viver o Evangelho na própria vida. Então, nós olhamos os santos, e eles são referências para nós, são um modelo. Cada um com seu jeito próprio ilumina a nossa existência nessa vida como referência de como entregar totalmente a Deus neste mundo para depois merecer a vida para sempre junto com Ele no Céu.
Irmãos e irmãs, nos santos, a Igreja reconhece os traços que neles são próprios, e saboreia a sua glória mais profunda, que é a santidade. A santidade é a glória da Igreja.
Ser santo significa viver na intimidade com Deus. Peçamos, neste dia, a intercessão desses nossos amigos do céu. Qual é o seu amigo? De qual amigo você é mais próximo no Céu? Qual é o santo da sua devoção? Que ele cuide da nossa preparação para uma vida de comunhão com Deus aqui neste mundo, para que também nós trilhemos o caminho da santidade.
Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Edison Oliveira
Padre Edison Oliveira é brasileiro, membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova no modo de compromisso do Núcleo.