sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA DE 05/12/2015

ANO C


Mt 9,35–10,1.6-8

Comentário do Evangelho

A missão dos Doze, como de toda a Igreja, é participação na missão de Jesus Cristo. Assim como no Antigo Testamento, em que a misericórdia está na origem da decisão de Deus de libertar o seu povo da casa da servidão (Ex 3,7ss), no evangelho a compaixão é que leva Jesus agir e viver para os outros e buscar colaboradores para que todas as pessoas sejam assistidas em suas necessidades. É com e por esse sentimento divino que os Doze são enviados em missão e devem realizá-la.
A compaixão deve mover o seu coração, pois o discípulo deve ser como o Mestre. A missão era e sempre será muito maior do que o número dos que são enviados. Por isso será preciso suplicar Àquele que tudo conhece e de quem todo verdadeiro bem procede que envie sempre mais operários para o trabalho de colheita na sua vinha. O poder dado aos Doze para missão é o Espírito Santo, força do alto para o testemunho (cf. At 1,8). O anúncio da proximidade do Reino de Deus deve ser acompanhado de gestos que libertem as pessoas do mal. O mal desfigura o ser humano, o desumaniza e o impede de ceder à atração de Deus. O que eles receberam sem mérito, eles devem comunicar: o Espírito Santo.
Pe. Carlos Contieri, sj, em ‘A Bíblia dia a dia 2015’, Paulinas.
http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho/05-12-2015

Vivendo a Palavra

As delícias do Tempo Messiânico cantadas por Isaías vão se concretizando com o Reino de Deus trazido pelo Filho Unigênito, feito carne em Jesus de Nazaré: demônios são expulsos, cegos enxergam, surdos ouvem, mortos ressuscitam e aos pobres é anunciada a libertação. Isto é ser Igreja de Jesus.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Jesus é o bom pastor que vem ao encontro das ovelhas perdidas da casa de Israel, cumprindo assim as promessas feitas por Deus no Antigo Testamento. De fato, Deus disse pela boca do profeta Jeremias que daria ao seu povo pastores segundo o seu próprio coração e Jesus é o pastor segundo o coração de Deus. Ele disse também pela boca do profeta Ezequiel que ele mesmo apascentaria o seu rebanho, procurando a perdida, indo ao encontro da desgarrada, alimentando a faminta, curando a doente, procurando a perdida e estabelecendo o direito entre elas, e Jesus é o bom pastor, o próprio Deus que se encarna e vem ao encontro do seu rebanho para ser o seu pastor e enviar outros, os pastores da Nova Aliança, para que não haja mais ovelhas sem pastor.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2015&mes=12&dia=5

Meditando o Evangelho

O MESSIAS COMPASSIVO

A característica da ação do Messias Jesus foi a compaixão. Por onde passava, seu olhar recaía sobre os doentes e sofredores, as vítimas da marginalização e dos preconceitos, e toda sorte de desprezados deste mundo. Tendo vindo para eles a fim de anunciar-lhes a libertação e a salvação, era natural que fossem os preferidos de sua ação.
Sua compaixão expressou-se no gesto concreto de convocar um grupo de discípulos e enviá-los para serem os continuadores de sua solidariedade com os excluídos. Daí ter-lhes dado "poder para expulsar os espíritos imundos, e curar toda doença e enfermidade". Em suma, ter-lhes dado poder para libertar os seres humanos de suas opressões a fim de restituir-lhes a dignidade, de modo a experimentarem a presença do Reino em suas vidas.
Ressuscitando os mortos, os apóstolos proclamavam a vitória da vida sobre a morte. Purificando os leprosos, mostravam como o Reino se articula como reconstrução da vida, de maneira plena. Expulsando os demônios, indicavam o senhorio de Deus sobre a vida humana, a qual não mais estaria à mercê do poder do mal. Portanto, um indicador seguro do Reino acontecendo no seio da humanidade deve ser buscado ali onde a vida volta a fluir abundante pela ação dos discípulos do Reino. São eles os mediadores e continuadores da compaixão do Messias Jesus.
Oração
Pai, que eu seja consciente de minha tarefa de levar a compaixão do Messias Jesus aos deserdados deste mundo, dando mostras de que o Reino se faz presente entre nós.
http://domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2015-12-5

Oração Final
Pai Santo, que nós, desejando ser a Igreja militante de Jesus, ouçamos as recomendações dele e as coloquemos em prática: curar, libertar, ressuscitar e anunciar a chegada aos nossos corações do teu Reino de Amor. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php