domingo, 8 de julho de 2012

Terço - Mistério Gozosos - Segunda-Feira e Sábado.



Terço do Rosário: Mistérios Gozosos   


 

Santos Mártires de Gorkum - 9 de julho

Comem. litúrgica:  09 de julho


Também nesta data: Santas Paulina Verônica, Anatólia, Everilda e S. Agostinho Rong


 
                                                     Quando  no século XVI as heresias  de Lutero e Calvino conseguiram insinuar-se na Holanda, lá, como na Alemanha e  na Suíça,  foram causadores de  graves distúrbios.  Os calvinistas rebelaram-se contra  o governo do rei Filipe II e, chefiados pelo  príncipe de Orange, tomaram  à força armada algumas  cidades, entre estas a  de Gorkum. 
                                                  O governador retirou-se  para o castelo em companhia de alguns católicos, dois párocos, onde frades franciscanos e alguns sacerdotes seculares.  Os calvinistas, senhores que se fizeram  da  cidade, forçaram o castelo  à  rendição.   Esta se efetuou sob a condição, porém,  de ser  garantido  livre  egresso a todos.  Os calvinistas, desprezando esta combinação, aprisionaram o comandante, todos  os clérigos  e dois cidadãos, dos quais um foi enforcado imediatamente. 
                                                  Os sacerdotes eram de preferência alvo do furor  calvinista.  Maus  tratos  revezavam com ameaças de morte e  finalmente  foram todos metidos num calabouço subterrâneo.  No dia  de  sexta-feira, lhes deram carne a  comer. Querendo eles, porém, observar a  abstinência, tiveram de suportar  toda a  sorte de sofrimentos e  injúrias. 

Bem-aventurados Agostinho Zhao Rong e 119 Companheiros - 9 de julho

Agostinho Zhao Rong
e 119 Companheiros
Mártires da China
Bem-aventurados
1630-1930
A Igreja Católica levou a luz do Evangelho ao povo chinês a partir do século V. No seguinte, já existia a primeira igreja católica e a primeira sede episcopal, na cidade de Beijin. A adaptação da liturgia católica foi possível porque o cristianismo era visto, naquele período, como uma realidade que enriquecia e não se opunha aos mais altos valores das tradições do povo chinês. Para o qual o sentimento de natural religiosidade é uma das características mais profundas da história de sua nação, em todos os séculos. 

Santa Verônica Giuliani - 9 de julho

Santa Verônica Giuliani
1660-1727
Úrsula Giuliani nasceu em Mercatello, perto de Urbino, no ano de 1660. Foi a sétima filha do casal Francisco e Benta, profundamente católico. Quatro de suas filhas já eram clarissas quando apoiaram a sua caçula, que, aos dezessete anos, desejou ingressar no mosteiro da Ordem na cidade de Castello. Lá ela vestiu o hábito e tomou o nome de Verônica. 

Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus - 9 de Julho


Hoje comemoramos a santidade de vida da naturalizada brasileira Amábile Lúcia Visintainer que nasceu no ano de 1865 e partiu para a Glória em 1942. Nascida em Vigolo Vattaro (Itália), com apenas 10 anos de idade emigrou com seus pais para o Brasil dirigindo-se para o Estado de Santa Catarina, no sul do país.

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 09/07/2012

9 de Julho de 2012 


Mateus 9,18-26

Comentário do Evangelho

"Tua fé te salvou"

Um homem, importante chefe da sinagoga, pede a Jesus por sua filha morta. Uma mulher, excluída pelo sistema por sofrer de hemorragias, já há doze anos, toca na veste de Jesus. Ela era impura, mas no toque em Jesus o que prevalece não é esta impureza, mas a pureza de Jesus que se comunica à mulher. Jesus, priorizando a mulher, a chama de "filha" e declara sua libertação pela fé. A filha de Jairo, Jesus chama de "menina". Entre zombarias dos que estavam diante da casa, Jesus entra, pega a menina pela mão e ela se levanta. 
Podemos perceber na narrativa uma orientação para o fortalecimento da fé em uma primitiva comunidade de cristãos convertidos dentre os dirigentes religiosos e dentre os excluídos pelo sistema. "Tua fé te salvou." É a fé que leva ao abandono a Jesus, confiando e sendo fiel no cumprimento de suas palavras.

José Raimundo Oliva


Vivendo a Palavra

A mulher desejava a cura. Entretanto, seria discreta, pois a doença a envergonhava: doze anos de hemorragia. Não se exporia publicamente, apenas queria tocar a veste de Mestre. E, mais uma vez, a Fé realiza o milagre. Fé é dom, semente que o Pai deposita em todos nós, mas precisa ser cultivada com zelo. Curas e perdão acontecerão naturalmente.
Reflexão

O Evangelho de hoje nos mostra que não existe problema que não tenha solução verdadeira quando nos aproximamos de Jesus. Tanto o chefe que se aproxima de Jesus reconhecendo a morte da sua filha, mas acreditando que a imposição das mãos de Jesus lhe devolverá a vida quanto a mulher que, depois de 12 anos de enfermidade, reconhece que basta tocar a barra do manto de Jesus que ficará curada foram atendidos. A palavra que Jesus disse à mulher vale para todos nós: devemos ter coragem, pois a nossa fé nos salva. Devemos acreditar em Deus e enfrentar, com confiança nele, todos os nossos problemas, pois ele está ao lado de quem crê.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

FAÇA UMA DOAÇÃO AO NPDBRASIL...

1. “........”
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)
.......

2. "Tua fé te salvou"
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)

VIDE ACIMA

Oração
Pai, que minha resposta imediata aos apelos de meus semelhantes manifeste a veracidade do que proclamo por meio de palavras.


3. A FÉ SALVADORA
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

Tanto a cura da mulher, vítima de uma persistente hemorragia, quanto a ressurreição da filha de uma pessoa importante acontecem no âmbito da fé. Observando os fatos com um olhar superficial, parece que a mulher e o chefe judeu tinham uma visão mágica do poder taumatúrgico do Mestre. Tem-se a impressão de que o chefe pensava que a ressurreição de sua filha pudesse depender da imposição das mãos de Jesus, ou seja, que a menina retornaria à vida mediante um gesto mágico, e que, por sua vez, a mulher acreditasse poder ser curada por meio de um simples toque no manto dele.

Sabemos que no coração da mulher havia algo mais que uma esperança mágica. Havia muita fé! E isto o deduzimos da declaração de Jesus: "Tua fé te salvou". O que vale também para o homem, cuja filha tinha morrido. Apenas uma visão mágica do poder taumatúrgico do Mestre seria insuficiente para movê-lo a beneficiar alguém.

A fé consiste em abandonar-se totalmente nas mãos de Jesus, pondo nele toda a confiança. Portanto, acontece num contexto de relações interpessoais, e não apenas entre uma pessoa e um objeto, como se passa no mundo da magia. E mais, a fé interpela a pessoa a fazer espaço, em sua vida, para acolher Jesus, deixando-se transformar por ele. Por conseguinte, para ser salvífica, a fé deve ser existencial e abrir o fiel para o amor.

Oração 
Espírito de abandono nas mãos do Senhor, leva-me a colocar nele toda a minha confiança, de forma a abrir meu coração para uma fé portadora de salvação.

O cristão deve sempre esperar a ajuda de Deus


Postado por: homilia

julho 9th, 2012


“Enquanto Jesus lhes falava sobre essas coisas, veio um chefe e prostrou-se diante dele, dizendo: ‘Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe-lhe a mão e ela viverá’. Levantando, Jesus o seguia, juntamente com os seus discípulos”.
O Senhor é a única esperança para Jairo, o qual teria visto os milagres realizados em Cafarnaum, por isso pôs no Senhor toda a sua confiança. Com Jairo aprendamos a buscar ajuda em Deus, a nos prostrarmos com humildade, fé e confiança diante de Nosso Senhor.
Enquanto ia, certa mulher, que sofria de um fluxo de sangue havia doze anos, aproximou-se d’Ele por trás e tocou-Lhe a orla da veste.
Essa mulher, que já havia gastado todos os seus bens com médicos, agora espera impaciente, cheia de fé e de esperança em Cristo Jesus. Ela ouviu que muitos ficaram curados só em tocá-Lo. Por isso, também se decide: “Se ao menos tocar no Seu manto, ficarei curada”.
Da multidão que O oprime, uma só pessoa Lhe tocou de verdade: a doente. Não apenas com um gesto, mas com a fé do seu coração, ela toca no manto. Que significa ‘tocar’ senão que crer, professar a fé em Cristo, o Médico dos médicos?
Jesus, voltando-se e vendo-a, disse-lhe: “Coragem minha filha, a tua fé te salvou”. Naquele instante, sentiu-se completamente curada. Não a curou o manto, curou-a Jesus Cristo, que tinha observado todos os seus movimentos e também a fé do seu coração. Esta mulher, cheia de confusão à vista da sua enfermidade, mereceu, da parte de Jesus, o tratamento de filha. Ainda mais feliz por ter perseverado nos sentimentos de gratidão ao Médico da sua alma e seu corpo, ela é para nós um modelo tanto mais digno de imitação, quanto mais viva é a sua fé e mais profunda a sua humildade.
A mulher não ficou acomodada em um canto nem mostrou desânimo, mas perseverou com fé e, então, foi curada: “Coragem, minha filha, a tua fé te salvou”. O mesmo Cristo diz a você neste momento de dor e de luto, de tristeza e abandono.
Quando Jesus e Seus discípulos chegaram na casa de Jairo, encontraram-na cheia de gente e muito alvoroço dos que choravam a morte da menina. Ele diz: “Retirai-vos todos daqui, porque a menina não morreu; está dormindo”.
E caçoavam-se d’Ele. Se não há fé, o homem encerra-se em limites humanos, que são muito estreitos.
Jesus Cristo tomou a menina pela mão e ela se levantou. Levantou-se com tanta facilidade como se tivesse experimentado um bom sono. Jesus mostrou-se – uma vez mais – dono absoluto da vida e da morte.
Tanto Jairo como esta mulher nos dão um exemplo de fé na onipotência de Cristo, pois só um milagre podia curar a filha de Jairo, que estava em agonia, e ressuscitá-la uma vez morta, assim como curar a doença daquela mulher, que já tinha feito uso de todos os meios humanos possíveis. De modo semelhante, o cristão deve esperar a ajuda de Deus, que não lhe faltará para superar os obstáculos que se atravessam no caminho para a sua santificação.
Padre Bantu Mendonça
Leitura Orante 

Preparo-me para a Leitura rezando, com os internautas do mundo inteiro: 

Jesus Mestre, 
vós dissestes que a vida eterna consiste em 
conhecer a vós e ao Pai. 
Derramai sobre nós os dons do Espírito Santo! 
Que ele nos ilumine, guie e fortaleça no vosso seguimento, 
porque sois o único caminho para o Pai. 
Fazei-nos crescer no vosso amor, para que sejamos, como São Paulo, 
testemunhas vivas do vosso Evangelho. 
Com Maria,mãe, mestra e rainha dos apóstolos, 
guardaremos a vossa Palavra, meditado-a em nosso coração. 
Amém.
 
1. Leitura (Verdade)


O que diz o texto do dia?
 
Leio atentamente, na Bíblia, o texto do dia: 
Mt 9,18-26, 
e observo Jesus e as duas figuras femininas que aparecem. 
Neste trecho do Evangelho onde aparecem duas figuras femininas - a menina e a mulher-, podemos destacar dois elementos fundamentais: a fé e o toque, o contato com Jesus. Podemos dizer que são dois elementos indispensáveis para nosso relacionamento com Deus. A mulher tocou a barra da capa de Jesus. A menina foi tomada pela mão por Jesus e se levantou. Podemos "tocar" Jesus na sua Palavra que acolhemos lendo a Bíblia, o Evangelho, recebendo a Eucaristia e os outros sacramentos: Batismo, Penitência, Crisma...Podemos encontrá-lo pela fé. 

2. Meditação (Caminho)


O que o texto diz para mim, hoje?
 Como é minha experiência de Deus? 
Tem os dois fundamentos que aparecem no Evangelho de hoje: fé e contato com Deus? 
Que tipo de contato tenho com Deus? 
Pelo diálogo, na oração? 
Pela Palavra que leio e transformo em vida? 
Pela Eucaristia onde me alimento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo?
 Na pessoa dos irmãos?
 Na comunidade? 
No silêncio? 

Os bispos, em Aparecida afirmaram: 
"Também o encontramos (Jesus) de um modo especial nos pobres, aflitos e enfermos (cf. Mt 25,37-40), que exigem nosso compromisso e nos dão testemunho de fé, paciência no sofrimento e constante luta para continuar vivendo. Quantas vezes os pobres e os que sofrem realmente nos evangelizam! No reconhecimento desta presença e proximidade e na defesa dos direitos dos excluídos encontra-se a fidelidade da Igreja a Jesus Cristo" 
(DAp 257). 

3.Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?
 
Rezo, espontaneamente, e concluo com a oração que é uma conhecida canção: 

Basta que me toques
 
Basta que me toques, Senhor 
Basta que me toques, Senhor 
Minha alma fortalecerá 
Se a noite escura está 
Tua presença me guiará 
Basta que me toques, Senhor 
Basta que me olhes, Senhor... 
Basta que me ames, Senhor... 
Basta que eu te busque, Senhor... 
Basta que eu te encontre, Senhor... 
Basta que eu te fale, Senhor... 
Basta que eu te ame, Senhor... 
Basta que eu te siga, Senhor...CD Canções para orar 2 - Paulinas COMEP 


4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
 
Quero perceber hoje, o toque de Deus nas mais simples e diferentes situações. 
Recordo a palavra dos bispos em Aparecida: 
"Nossos povos se identificam particularmente com o Cristo sofredor, olham-no, beijam-no ou tocam seus pés machucados, como se dissessem: Este é "o que me amou e se entregou por mim" (Gl 2,20). Muitos deles golpeados, ignorados despojados, não abaixam os braços. Com sua religiosidade característica se agarram no imenso amor que Deus tem por eles e que lhes recorda permanentemente sua própria dignidade." 
(DAp 257, 265). 

Bênção
 
- Deus nos abençoe e nos guarde. 
Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. 
Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. 
Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, 
Pai e Filho e Espírito Santo. 
Amém. 

Irmã Patrícia Silva, fsp 
Oração Final
Pai Santo, nós agradecemos pela fé que depositaste em nossos corações. Envia, Pai amado, o teu Espírito para inspirar-nos o cuidado que devemos ter no cultivo desta semente e a alegria de sermos testemunhas do teu Amor Misericordioso. Pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.

LITURGIA DIÁRIA - 09/07/2012



Tema do Dia

Ainda que eu toque só na roupa, ficarei curada.

Oséias viveu no reino do Norte, pouco antes da queda diante dos assírios. Havia prosperidade material, mas decadência religiosa. Tempo de idolatria, Israel abandonara Javé. O Profeta denuncia o pecado, usando principalmente imagens do amor conjugal
Oração para antes de ler a Bíblia 

orkut e hi5, Religiosos, palavras do Senhor Jesus, imagens de biblia, recados de Jesus, gifs de religião para orkut

Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda 

e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame

 e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por

 todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores

se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos 

a vida eterna. Amém.



Branco. 2ª-feira da 14ª Semana Tempo Comum 


Sta. Paulina do Coração Agonizante de Jesus Vg, memória



Primeira leitura (Oséias 2,16.17b-18.21-22)

Segunda-Feira, 9 de Julho de 2012
Santa Paulina



Leitura da Profecia de Oséias.

Assim fala o Senhor: 16Eis que eu a vou seduzir, levando-a à solidão, onde lhe falarei ao coração; 17be ela aí responderá ao compromisso, como nos dias de sua juventude, nos dias da sua vinda da terra do Egito.
18Acontecerá nesse dia, diz o Senhor, que ela me chamará ‘Meu marido’, e não mais chamará ‘Meu Baal’. 21Eu te desposarei para sempre; eu te desposarei conforme as sanções da justiça e conforme as práticas da misericórdia. 22Eu te desposarei para manter fidelidade e tu conhecerás o Senhor.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Salmo (Salmos 144)

Segunda-Feira, 9 de Julho de 2012
Santa Paulina



— Misericórdia e piedade é o Senhor.
— Misericórdia e piedade é o Senhor.

— Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre. Grande é o Senhor e muito digno de louvores, e ninguém pode medir sua grandeza.
— Uma idade conta à outra vossas obras e publica os vossos feitos poderosos; proclamam todos o esplendor de vossa glória e divulgam vossas obras portentosas!
— Narram todos vossas obras poderosas, e de vossa imensidade todos falam. Eles recordam vosso amor tão grandioso e exaltam, ó Senhor, vossa justiça.
— Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.


Evangelho (Mateus 9,18-26)

Segunda-Feira, 9 de Julho de 2012
Santa Paulina




Um toque que salva 


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

18Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele, e disse: “Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá”.
19Jesus levantou-se e o seguiu, junto com os seus discípulos. 20Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia há doze anos veio por trás dele e tocou a barra de seu manto. 21Ela pensava consigo: “Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada”.22Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: “Coragem, filha! A tua fé te salvou”. E a mulher ficou curada a partir daquele instante.
23Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão alvoroçada,24e disse: “Retirai-vos, porque a menina não morreu, mas está dormindo”. E começaram a caçoar dele. 25Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. 26Essa notícia espalhou-se por toda aquela região.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.



Oração para depois de ler a Bíblia

orkut e hi5, Religiosos, mensagem religiosa, imagem da biblia, recados de religião, scraps religioso para orkut

Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações
que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los  em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedeis todos por mim. Amém.


BOA SEMANA!

BOM DIA

SEGUNDA-FEIRA

BOA NOITE!

Congresso sobre os 20 anos do Catecismo da Igreja Católica e o Ano da Fé

CNBB


Período: 07 a 09 de Setembro de 2012
Local: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba/PR
Inscrição: 25 de Junho a 19 de Agosto de 2012
Com o objetivo de prestar um serviço à Igreja no Brasil em vista da vivência frutuosa do ano da fé e do conhecimento mais aprofundado do Catecismo da Igreja Católica, três Comissões Episcopais Pastorais da CNBB estão organizando conjuntamente o Congresso sobre os 20 anos do Catecismo da Igreja Católica e o Ano da Fé, que será realizado na PUCPR, em Curitiba - PR, de 07 a 09 de setembro de 2012.

Confira a Programação Completa.

As orientações práticas em vista da participação são as seguintes:
  • Inscrição: o investimento é de R$ 100,00. O prazo final é 19 de agosto de 2012. Atenção para o boleto que será gerado e deve ser pago dentro do prazo de 05 dias. As vagas são limitadas e as inscrições serão selecionadas por ordem de quitação do boleto.
  • Alimentação: o valor da alimentação não está incluso na inscrição.
  • Certificação: os que desejarem receber um certificado de extensão universitária da PUCPR devem selecionar a opção de certificado no ato da inscrição. O valor de R$ 10,00 será acrescentando ao boleto.
  • Hospedagem: a coordenação não se responsabiliza pela hospedagem. Indicam-se alguns hotéis a título de sugestão:


JMJ Rio2013 - Padroeira do Brasil - Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Santuário Nacional - Horários

Missas
Sábado: 6h30 - 9h (TV) - 10h30 - 12h - 16h - 18h (TV)
Segunda à sexta: 7h - 9h (TV) - 10h30 - 12h - 16h
Domingo: 5h30 - 8h (TV) - 10h - 12h - 14h - 16h - 18h (TV)
Bênçãos (ao final de todas as missas)
Confissões
Segunda à sexta: 7h30 às 11h - 14h às 16h
Sábado: 6h30 às 11h15 - 13h30 às 16h45
Domingo: 6h30 às 11h15 - 13h30 às 16h
Batizados
Segunda à sexta: 10h e 15h
Sábado: 9h - 10h - 11h - 14h - 15h
Domingo: 8h - 9h - 10h - 11h - 14h - 15h
Piedade Popular
Consagração a Nossa Senhora - Segunda à sexta: 11h (TV) e 15h 
- Sábado: 15h
Hora Mariana (Terço) - Segunda a sábado: 14h
Novena Perpétua - Quarta: 15h15 e 19h30
Procissão Eucarística - Quinta: 10h
Procissão Luminosa do Terço - Sábado: 19h
Procissão Mariana - Domingo: 6h30
Encontros Especiais
Coordenadores de Romarias: Sábado: após missa das 9h -
 Domingo: após missa das 8h Local: Sala dos Coordenadores de Romarias 
(ao lado da Sala de Confissões)
Plantão Religioso
Segunda à sexta: das 17h às 18h
Bênçãos (ao final de todas as missas)
Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida
Avenida Dr. Júlio Prestes, s/n
Bairro Ponte Alta
CEP 12570-000 Aparecida SP
Telefone: (12)3104 1000
Horários de Missa - Matriz Basílica
Horário das Missas
Segunda, Quarta e Quinta: 7h e 18h (TV)
Terça: 7h, 16h (missa dos doentes) e 18h (TV)
Sexta: 7h, 18h (TV) e 19h30
Sábado: 15h e 19h
Domingo: 19h30
Bênçãos (ao final de todas as missas)
Confissões

BOA TARDE!

Terço - Mistérios Gloriosos - Quarta-Feira e Domingo



Terço do Rosário: Mistérios Gloriosos  


Santo Áquila e Santa Priscila - 8 de julho

Santo Áquila e Santa Priscila moravam em Corinto, eram casados e Paulo encontrou-se com eles e ficou morando e trabalhando com o casal na fabricação de tendas. Eram Originários do Ponto, e foram para Corinto quando os hebreus foram expulsos de Roma por Cláudio (41-54). Em Atos dos Apóstolos 18, temos a informação que Aquila e Priscila acompanharam Paulo de Éfeso e ali instruiu na fé em Jesus Cristo.