terça-feira, 4 de janeiro de 2022

BOM DIA! BOA TARDE! BOA NOITE! Oração da noite, Oração da manhã e Oração do entardecer - Deus te abençoe!



Oração da Noite

Boa noite Pai.
Termina o dia e a ti entrego meu cansaço.
Obrigado por tudo e… perdão!!
Obrigado pela esperança que hoje animou meus passos, pela alegria que vi no rosto das crianças;
Obrigado pelo exemplo que recebi daquele meu irmão;
Obrigado também por isso que me fez sofrer…
Obrigado porque naquele momento de desânimo lembrei que tu és meu Pai; Obrigado pela luz, pela noite, pela brisa, pela comida, pelo meu desejo de superação…
Obrigado, Pai, porque me deste uma Mãe!
Perdão, também, Senhor!
Perdão por meu rosto carrancudo; Perdão porque não me lembrei que não sou filho único, mas irmão de muitos; Perdão, Pai, pela falta de colaboração e serviço e porque não evitei aquela lágrima, aquele desgosto; Perdão por ter guardado para mim tua mensagem de amor;
Perdão por não ter sabido hoje entregar-me e dizer: “sim”, como Maria.
Perdão por aqueles que deviam pedir-te perdão e não se decidem.
Perdoa-me, Pai, e abençoa os meus propósitos para o dia de amanhã, que ao despertar, me invada novo entusiasmo; que o dia de amanhã seja um ininterrupto “sim” vivido conscientemente.
Amém!!!

Oração da manhã

Bom-dia, Senhor Deus e Pai!
A ti, a nossa gratidão pela vida que desperta, pelo calor que
cria vida, pela luz que abre nossos olhos.
Nós te agradecemos por tudo que forma nossa vida, pela terra, pela água, pelo ar, pelas pessoas. Inspira-nos com teu Espírito Santo os pensamentos que vamos alimentar,as palavras que vamos dizer, os gestos que vamos dirigir,a comunicação que vamos realizar.
Abençoa as pessoas que nós encontramos, os alimentos que vamos ingerir.
Abençoa os passos que nós dermos, o trabalho que devemos fazer.
Abençoa, Senhor, as decisões que vamos tomar, a esperança que vamos promover,a paz que vamos semear,a fé que vamos viver, o amor que vamos partilhar.
Ajuda-nos, Senhor, a não fugir diante das dificuldades, mas a abraçar amor as pequenas cruzes deste dia.
Queremos estar contigo, Senhor, no início, durante e no fim deste dia.
Amém.

Oração do entardecer

Ó Deus!
Cai à tarde, a noite se aproxima.
Há neste instante, um chamado à elevação, à paz, à reflexão.
O dia passa e carregam os meus cuidados.
Quem fez, fez.
Também a minha existência material é um dia que se passa,
uma plantação que se faz, um caminho para algo superior.
Como fizeste a manhã, à tarde e a noite, com seus encantos,
fizeste também a mim, com os meus significados, meus resultados.
Aproxima de mim, Pai, a Tua paz para que usufrua desta
hora e tome seguras decisões para amanhã.
Que se ponha o sol no horizonte, mas que nasça
em mim o sol da renovação e da paz para sempre.
Obrigado, Deus, muito obrigado!
Amém!

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE…

A Voz do Pastor, 02/01/2022 com o Cardeal Orani João Tempesta


Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 30 de dez. de 2021

Solenidade da Epifania do Senhor
Cor: Branco

Anúncio do Evangelho (Mt 2,1-12)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo +  segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

1Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, 2perguntando: “Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”.
3Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado, assim como toda a cidade de Jerusalém.
4Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer. 5Eles responderam: “Em Belém, na Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: 6E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo”.
7Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. 8Depois os enviou a Belém, dizendo: “Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo”.
9Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. 10Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande.
11Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra.
12Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Homilia Diária | Sem Cristo, somos ovelhas perdidas (Terça-feira depois da Epifania) - Padre Paulo Ricardo


Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 3 de jan. de 2022

No Evangelho de hoje, Jesus vê as multidões e tem compaixão delas, “porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor”. Para sondar o significado dessa analogia, é preciso entender primeiro por que um rebanho precisa ser guardado e vigiado por um pastor. Que perigos ameaçam a vida das ovelhas quando não há quem as proteja? E por que nós, seres humanos, somos comparados a esses animais indefesos? Assista à homilia do Pe. Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 4 de janeiro, e medite conosco mais uma página do santo Evangelho.

Homilia Diária | O nome que faz tremer o inferno (Memória do Santíssimo Nome de Jesus) - Padre Paulo Ricardo


Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 2 de jan. de 2022

Indicado em sonhos a São José e prenunciado à Virgem Maria por São Gabriel Arcanjo, o Santíssimo Nome de Jesus deve ser reverenciado por todos os fiéis, não só em sinal de respeito pelo nosso Salvador, mas porque Deus mesmo quis exaltá-lo acima de todo nome, para sua própria honra e glória, e como meio de conceder todo bem e toda graça aos que lhe pedirem algo, pois “tudo o que pedirdes ao Pai em meu Nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho”. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 3 de janeiro, e cantemos juntos as glórias e louvores do amável, santíssimo e adorável Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Homilia | Os três feiticeiros que se tornaram santos (Solenidade da Epifania do Senhor) - Padre Paulo Ricardo


Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 1 de jan. de 2022

No início do ano civil, muitas pessoas assumem propósitos para suas vidas. Deus, porém, quer de nós um único compromisso: que, durante este ano, estejamos unidos a Ele. Enquanto isso não acontecer, Nosso Senhor permanecerá exortando-nos, com palavras e acontecimentos, a voltarmos para Ele, que é a fonte e o sustento do nosso ser. Essa trajetória de retorno ao Senhor foi trilhada há mais de dois mil anos por três feiticeiros pagãos que, abrindo-se para a graça de Deus, abandonaram seus falsos deuses e, seguindo a luz de uma estrela, chegaram até o Sol que não tem ocaso, Jesus Cristo, nosso Salvador.

Homilia Diária | Maria fez na terra o que Deus fez no céu (Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus) - Padre Paulo Ricardo


Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 31 de dez. de 2021

No início de mais um ano, a Igreja dirige o nosso olhar para a Virgem Santíssima, invocando-a sob o título de Mãe de Deus. Porque a Virgem Maria, embora não tenha dado origem à divindade com que desde sempre preexistiu o seu Filho, foi no entanto fecundada por obra do Espírito Santo, a fim de conceber e dar à luz segundo a carne o Filho de Deus feito Filho do Homem segundo a humanidade, para que assim, fazendo sua, na unidade de uma única Pessoa, a nossa natureza mortal, o Verbo imortal nos pudesse redimir e vencer o autor da morte e do pecado. Assista à homilia do Pe. Paulo Ricardo para este sábado, dia 1.º de janeiro, e ponhamo-nos sob a proteção maternal de Nossa Senhora, Mãe de Deus, Mãe do Criador, Mãe do Salvador!

Homilia Diária | Em Jesus, voltados para o Pai (7.º Dia na Oitava do Natal) - Padre Paulo Ricardo


Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 30 de dez. de 2021

No princípio, diz o Espírito Santo pela pena do Apóstolo São João, era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. Ele era desde o princípio, e desde antes da fundação do mundo nele já havia a ideia de cada homem que viria a esta vida. Nele, já éramos amados antes mesmo de o céu ser criado. Por Ele foi disposto todo o plano da nossa vida, para que um dia, iluminados pela sua luz, chegássemos ao conhecimento da verdade e, assim, à vida eterna preparada para os justos e retos de coração. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 31 de dezembro, e termine o ano proclamando com um Te Deum as glórias daquele por quem tudo foi feito!

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Mc 6,34-44 - 04/01/2022


Jesus é o Bom Pastor que cuida do seu coração

“Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor” (Marcos 6,34).


Conteúdo em áudio:

Jesus vê uma numerosa multidão, e isso quer dizer que aqueles que já ouviram a Palavra da Vida são ainda poucos, porque, se Jesus vê essa numerosa multidão como ovelhas sem pastor, quer dizer que muitos corações ainda precisam ser tocados pela graça de Deus, existem muitas ovelhas do outro lado do aprisco que precisam ser tocadas pela graça de Deus e precisam escutar a voz do Pastor.
Talvez você esteja nessa multidão. Talvez, hoje, você esteja sedento, cansado, perdido e necessitado de encontrar o Cristo. Talvez você esteja perdido no meio dessa multidão. Mas tenho que lhe dizer que você é essa multidão que Jesus ama e que Ele vê, e a compaixão é o sentimento que move o coração de Cristo.
Na língua grega, “compaixão” são as vísceras maternas. Esse sentimento de compaixão é muito forte, essa imagem, porque a imagem precisa fazer-nos entender que Cristo sente a sua dor, mas por dentro. Não é só um olhar externo que Jesus tem para sua dor, para a sua limitação, para a sua fragilidade, mas a ação de Jesus parte de uma dor que Ele compartilha, que Ele sente junto com você. Cristo sente a sua dor, o seu desespero, e Ele se move por compaixão.

Você também precisa do Sumo Pastor, do Bom Pastor, você também tem a necessidade de que Jesus guie o seu coração

O texto diz que essa multidão era como ovelhas sem pastor. O que é a ovelha sem o pastor? Nada! Pobre ovelha sem o pastor! Sabemos que as ovelhas têm pouco extinto, por isso elas precisam de referencial, elas precisam de alguém que as guie, elas precisam seguir alguém. Você também precisa do Sumo Pastor, do Bom Pastor, você também tem necessidade de que Jesus guie o seu coração para o coração do Pai. Não somos autossuficientes.
Sem Jesus, o Bom Pastor, nós também nos perdemos. Primeiro, nós precisamos d’Ele para experimentar a força do Seu amor, precisamos provar dessa compaixão de Jesus, provar da Sua misericórdia, provar do Seu perdão, provar da Sua reconciliação para nos sentirmos profundamente amados, porque, depois, os nossos ouvidos seguirão a voz desse Pastor, depois nos deixaremos conduzir por esse Pastor e vamos entender que não podemos dar nenhum passo sem Jesus, não podemos fazer nenhuma escolha sem Jesus, o Bom Pastor, porque sem Ele não somos nada.
Hoje, nesta Liturgia que a Igreja nos propõe, que a Palavra do Senhor, de fato, toque o nosso coração, a Palavra do Senhor transforme o nosso coração e nos faça sair da multidão para entrar no rebanho do Senhor, para fazer parte das Suas ovelhas; ovelhas que Ele cuida, ovelhas que Ele protege, que Ele guarda, ovelhas para as quais Ele está disposto a dar a vida todos os dias.
Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Mt 4,12-17.23-25 - 03/01/2022


A luz de Deus dissipa as trevas do seu coração

“O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz” (Mateus 4,16).


Conteúdo em áudio:

Esse povo sou e é você, é o povo de Deus. São muitas pessoas, são muitos corações que Deus desejou que a Sua luz brilhasse sobre eles. Nós estávamos imersos nas trevas, esta é a expressão: “imersos nas trevas”. A tradução de “imersão” quer dizer: sentados. Quando o coração do ser humano se senta nas trevas, se acomoda a um certo estilo de vida, a um jeito de se comportar, a posturas e escolhas. Quando faço das trevas a minha casa, sento-me, acomodo-me, quando gasto o meu tempo com coisas mundanas, com o pecado, com algo que não me constrói nem como filho de Deus nem como pessoa, é aí, nesse momento, que eu e você precisamos da luz de Cristo, precisamos que brilhe sobre nós a luz de Cristo.

Quando a luz de Deus brilha sobre nós, conseguimos identificar as trevas do nosso coração

Você pode identificar na sua vida, hoje, onde é que você está paralisado, sentado, quais são essas trevas da sua vida que, hoje, precisam da luz de Cristo.
Esse povo que sou eu, que é você, diz a Palavra, esse povo viu uma grande luz, a luz que é Cristo, a luz que é o Senhor na Sua obra redentora de toda a humanidade, a luz que faz as coisas serem aquilo que são. Quando você ilumina um ambiente, você consegue ver cada coisa na sua identidade, você consegue identificar cada coisa. Sabemos que a luz foi o primeiro ato do Criador: “Faça-se a luz!”(Gênesis 1,3), porque Deus sabe que: quando a luz d’Ele brilha sobre nós, conseguimos identificar as trevas do nosso coração e conseguimos enxergar onde estamos e para onde devemos caminhar.
Que a luz de Cristo, ao brilhar na nossa vida neste tempo favorável da Igreja, possa nos recordar quem nós somos, possa nos recordar onde nós estamos, porque, talvez, identifiquemos dentro de nós tantas situações de trevas, mas essa luz também nos recorda da nossa filiação, nós temos um Pai amoroso que quer com que cada um dos seus filhos conheça a verdade, viva na verdade e se estabeleça definitivamente no Seu coração na vida eterna.
Somos esse povo para o qual brilhou essa luz, para quem a luz de Cristo apareceu e dissipou definitivamente todas as trevas do nosso coração.
Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.