sexta-feira, 4 de maio de 2012

O Terço - Mistério Gozosos - Segunda-Feira e Sábado.


Terço do Rosário: Mistérios Gozosos   

  

São José Benedito Cotolengo - 5 de Maio


NascimentoNo ano de 1786
Local nascimentoBra, província de Cúmeo
OrdemPresbítero
Local vidaAlba
EspiritualidadeO cônego Cottolengo era a caridade personificava. Após ter assistido a morte de uma a mulher cercada de seis filhinhos chorosos, morte esta por falta de socorros médicos que lhe foram negados, vendeu o pouco que possuía, inclusive o manto, alugou alguns quartos e deu início à obra oferecendo asilo gratuito a uma velhinha paralítica. E a Pequena Casa, como era chamada, cresceu. Mas a casa foi fechada quando ainda estava repleta de pessoas acometidas por cólera em 1831. O que fez este nobre santo? Carregou algumas coisas consigo, colocou-as sobre um burro e com duas freiras dirigiu-se fora da cidade em Valdocco. Sobre a porta de um velho casarão abandonado, leu: "Hospedaria do Brantatore". Ele inverteu a insígnia e escreveu: " Pequena Casa da Divina Providência", e a dizer: "Para que uma couve cresça forte e sadia precisa ser transplantada..." De família numerosa, foi o primogênito dos doze irmãos. Fez teologia em Turim. Como Vigário cooperador em Corneliano de Alba, celebrava Missa às 3 h da madrugada para que os camponeses pudessem assisti-la antes de ir para o trabalho. Dava trabalhinhos aos asilados para que tivessem com que se ocupar e toda a assistência possível. E dizia: "A vossa caridade se deve expressar com toda boa graça para conquistar os corações. Haveis de produzir alegria! "Sua forte fibra não resistiu muito tempo e de vez em quando ouvi-se do santo: "Meu burro já está empacando..." No leito de morte convidou a "seus filhos" - porque assim os chamava - a agradecerem com ele à Providência. Suas últimas palavras foram: "Iremos para a Casa do Senhor".
Local morteValdocco (Itália)
Morte30 de abril de 1842, aos 56 anos de idade
Fonte informaçãoUm santo para cada dia
OraçãoDeus, nosso Pai, São José Benedito Cottolengo fez-se pobre entre os pobres. E, confiante na Divina Providência, não se apoiava na sua suficiência pessoal ou na segurança material. Com fé inabalável entregou-se de corpo e alma à tarefa de mudar a situação dos desvalidos, dos enfermos e necessitados. Pela fé, operastes mediante São José Cottolengo coisas maravilhosas, e a sua obra permanece até hoje espalhada em todo mundo, como sinal e testemunho vivo de que vós, Senhor, sois um Deus fiel. Senhor, também nós, segundo a missão que a nós confiastes nesta terra, partilhemos a sorte de nossos irmãos necessitados e jamais lhe neguemos a nossa ajuda. É por meio de nós, vossos filhos, que agis no mundo e manifestais o vosso amor no meio dos homens.
DevoçãoÀ prática da verdadeira caridade
PadroeiroDos doentes e indigentes
Outros Santos do diaSão Sulprizio (leigo); Ângelo, Hilário, Nicerto, Eulógio, Topedoro, Máximo (bispos); Eutími, Crescenciana, Irene, Irineu, Joviniano, Peregrino, Gregório, Arquelau e Felicíssima (mártires).
FONTE DE PESQUISA: ASJ

Núncio Sulprizio (leigo) - 5 de Maio

Núncio Sulprizio (leigo) 
Hoje se recorda um jovem operário, morto com apenas 19 anos. Nasceu em 14-4-1817, filho de Domingos e Domingas Rosa Luciani, em Pescosansonesco ( Pescara, Itália). Depois da morte dos pais, a avó materna Ana Rosária o tomou consigo. Com 9 anos, tendo morrido também a avó, entrou como aprendiz na oficina do tio Domingos Luciani, ferreiro, que exigia do rapaz um trabalho superior às suas forças.
Atingido na tíbia do pé esquerdo por uma dolorosa doença, teve de passar três meses no hospital de S. Salvador, em Áquila.

Santo Ângelo - 5 de Maio


Santo ÂngeloNasceu em Jerusalém em 1185, numa família de tradição judaica.
Através de um sonho se converteu ao Cristianismo. Neste sonho, Nossa Senhora o visitou, dizendo que sua família receberia uma grande graça: o nascimento de uma nova criança, mesmo seus pais sendo de idade avançada.
E assim aconteceu. Ângelo percebeu o chamado de Deus, e recebeu junto com seu irmão recém-nascido, a graça do santo Batismo.
Santo Ângelo se abriu à vontade de Deus através da vida de oração e penitência. Quanto ao seu lugar na Igreja, fez experiência religiosa em vários mosteiros da Palestina e Ásia Menor, até que, ao passar o tempo num Carmelo, entrou na ordem consagrada a Nossa Senhora, a família Carmelita.

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 05/05/2012

5 de Maio de 2012 


João 14,7-14

Comentário do Evangelho

Jesus envolve os discípulos na missão

O conhecimento é o caminho para o amor. Em sua plenitude o conhecimento identifica-se com o amor. Em Jesus, o seu conhecimento do Pai não se separa do ato de amor entre ambos. Em uma perspectiva exibicionista, o conhecimento limita-se ao ato da inteligência levado ao perfeccionismo. Este é um conhecimento estéril. 

Os discípulos já conhecem Jesus, mas de modo imperfeito. Jesus os estimula a aprofundar este conhecimento. Pelas palavras de Jesus e por sua prática chegamos a conhecer o Pai. É necessário realizar as obras de Jesus, as obras de Deus. Jesus envolve os discípulos na missão de continuar as obras por ele iniciadas. Os discípulos são chamados a participar da glória de Jesus, que é a glória do Pai. Cumpre pedir a fidelidade à sua missão até o fim e a permanência na vida eterna.

José Raimundo Oliva


Vivendo a Palavra
O artista se mostra em sua obra. A presença do Criador já explodia em toda a natureza. Mas nós não fomos capazes de percebê-la. O Amor do Pai se encarna, então, em Jesus de Nazaré. O Divino se faz humano para que o humano possa fazer-se divino – e o Pai seja glorificado no Filho.

Reflexão 
Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém pode chegar ao Pai sem Jesus, pois ele é verdadeiramente o único caminho que nos leva ao Pai. Ninguém pode de fato conhecer o Pai se não for através de Jesus, pois ele é a Verdade que nos revela o Pai, ele é o próprio Ícone do Pai, ele vive em perfeita comunhão com o Pai, quem conhece Jesus, conhece o Pai e quem conhece o Pai, conhece Jesus. Nós também participamos dessa comunhão na medida em que nos tornamos ícones de Cristo e, participar dessa comunhão é que nos garante a vida em plenitude, a vida eterna, que é a participação na vida divina.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

FAÇA UMA DOAÇÃO AO NPDBRASIL...

1. "Tudo o que pedires ao Pai, em meu nome, vo-lo farei..."
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)


Sempre pensei, que bom seria se um dia me aparecesse uma Fada Madrinha ou o Gênio da Lâmpada, que me concedesse três pedidos... Jesus diz neste evangelho, que tudo o que pedirmos ao Pai, em seu nome, ele nos dará. E não são só três pedidos, mas TUDO... E já tem gente fazendo a lista dos pedidos, com medo de se esquecer de alguma coisa importante.

Claro que pensar desse modo, olhando as nossas necessidades materiais, é coisa de uma Fé infantil, que mais se parece com uma varinha mágica. No mínimo, como bons cristãos atuante na pastoral, na catequese, no Ministério, iremos pedir que tudo dê certo em nossos trabalhos, que todo mundo goste e nos elogie bastante, que o nosso grupo, Movimento ou Pastoral tenha grande fama na Paróquia e até na Diocese... Ou seja, que tudo seja do nosso agrado... A essas alturas tenho vergonha de tais pensamentos, pois Jesus orava sempre, e olhe o que aconteceu com ele...

Todos nós precisamos crescer na Fé, tornar-nos bem maduros e nos realizarmos como Pessoa humana, mais do que isso, nos realizarmos como Filhos e Filhas de Deus. Desafios, obstáculos e dificuldades sempre teremos à nossa frente, tentando fazer com que desistamos de tudo. E muitos realmente desistem.

O que temos de pedir sempre ao Pai, não é o sucesso pastoral, não é brilhar neste ou naquele ministério, não é pedir para que a comunidade nos valorize, que o padre nos valorize, tudo isso são desejos humanos em uma realização que não nos leva a lugar nenhum. Pedir isso sim, que ele nos conceda a honra e o privilégio de poder servi-lo, mesmo com todas as nossas limitações e fraquezas, poder ser seus colaboradores mesmo sem ser super homens e super mulheres, mesmo sem muitas vezes ter a noção exata do que é o Reino...

Pedir forças para navegar, passando incólume pelas ondas bravias, atravessando ventanias e enfrentando temporais que vão surgindo em nossa trajetória. E podemos de fato fazer coisas maiores que Jesus, pois toda a Vida e o Amor de Deus estavam Nele concentrado em sua essência, e ele partilhou tudo isso com a sua Igreja que somos nós, e então temos Amor e Vida multiplicados... Nossas obras a partir disso têm que ser realmente maiores que aquelas das primeiras comunidades...

2. Jesus envolve os discípulos na missão
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)
VIDE ACIMA

Oração
Pai, que eu saiba reconhecer-te na pessoa de Jesus, expressão consumada de teu amor misericordioso por todos os que desejam estar perto de ti.


3. MOSTRA-NOS O PAI!
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

Continuando suas palavras de revelação, Jesus refere-se ao conhecimento do Pai, que não é visual nem intelectual, mas experiência da união no amor. Jesus tem este conhecimento em plenitude. Filipe não entende. Para ele basta "ver" o Pai. Ele ainda não entrou na dinâmica do amor de Jesus. Não percebe que naquele homem estão a presença e o amor divinos. Jesus insiste que as suas obras de amor só podem ser divinas, só podem ser as obras do Pai criador e misericordioso. E é admirável: os discípulos que crerem nele farão obras maiores do que as dele! Os discípulos participam, assim, na obra do Pai, que deseja vida plena para todos. Eles têm a missão de continuar a testemunhar Jesus e o amor do Pai na história. A oração da comunidade, unida a Jesus, é o fundamento da missão.


Leitura Orante

Preparo-me para a Leitura da Palavra, rezando com todos os internautas: 

Espírito de amor, 
dai-nos o dom do vosso santo temor, 
que, conscientes de nossas fragilidades, 
reconheçamos a força de vossa graça. 
Vinde, Espírito Santo, 
E dai-nos um novo coração. Amém 

1. Leitura (Verdade) 

O que diz o texto do dia? 

Leio atentamente, na Bíblia, o texto:
 Jo 14,7-14. 

Observo como Jesus fala do Pai. Filipe queria vê-lo e Jesus lhe diz: "Quem me vê vê também o Pai". Quantas vezes neste texto Jesus fala do Pai! Muitas. Ele está no Pai e o Pai está nele. Ele fala em nome do Pai. O Pai é que nele realiza as obras... 

2. Meditação (Caminho) 

O que o texto diz para mim, hoje? 

É Deus, o Pai que age em mim? 

Deixo que ele me conduza? 

Os bispos, em Aparecida, disseram: 
"Jesus nos transmitiu as palavras de seu Pai e é o Espírito que recorda à Igreja as palavras de Cristo (cf. Jo 14,26). Desde o princípio, os discípulos haviam sido formados por Jesus no Espírito Santo (cf. At 1,2) que é, na Igreja, o Mestre interior que conduz ao conhecimento da verdade total formando discípulos e missionários. Esta é a razão pela qual os seguidores de Jesus devem se deixar guiar constantemente pelo Espírito (cf. Gl 5,25), e tornar a paixão pelo Pai e pelo Reino sua própria paixão: anunciar a Boa Nova aos pobres, curar os enfermos, consolar os tristes, libertar os cativos e anunciar a todos o ano da graça do Senhor (cf. Lc 4,18-19)."
(DAp 152). 

3.Oração (Vida) 

O que o texto me leva a dizer a Deus? 

Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo: 

Espírito vivificador, 
a ti consagro o meu coração: 
aumenta em mim o amor a Jesus, Vida da minha vida. 
Faze-me sentir filho amado do Pai. Amém. 

4.Contemplação (Vida e Missão) 

Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 

Meu novo olhar é de filho/a que, como dizia Alberione, retrata na própria vida o modelo de Jesus 
Mestre: "vive em Deus e comunica Deus". 

Bênção 

- Deus nos abençoe e nos guarde. 
Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. 
Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz.
Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, 
Pai e Filho e Espírito Santo. 
Amém.  
Irmã Patrícia Silva, fsp


Oração Final
Pai Santo, dá-nos o olhar puro e o coração simples para ver e compreender que em Jesus de Nazaré Tu te fazes presente em nosso mundo, trazendo a nós o Reino de Amor. Faze-nos, Pai amado, agradecidos e generosos para partilhar este tesouro entre nossos companheiros de caminhada. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso irmão, na unidade do Espírito Santo.

LITURGIA DIÁRIA - 05/05/2012



Tema do Dia

‘Eu coloquei você como luz para as nações’

Em Antioquia da Pisídia, Paulo e Barnabé, são rejeitados pelos filhos de Israel, que lhes armam ciladas. Eles anunciam Jesus ressuscitado aos gentios, que O recebem com grande alegria. Assim, o Espírito dirige a Igreja para a sua vocação universal.


Oração para antes de ler a Bíblia 

orkut e hi5, Religiosos, palavras do Senhor Jesus, imagens de biblia, recados de Jesus, gifs de religião para orkut

Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda 

e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame

 e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por

 todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores

se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos 

a vida eterna. Amém.


  • Branco. Sábado da 4ª Semana da Páscoa 


Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 13,44-52)

Sábado, 5 de Maio de 2012
4ª Semana da Páscoa



Leitura dos Atos dos Apóstolos.

44No sábado seguinte, quase toda a cidade se reuniu para ouvir a palavra de Deus. 45Ao verem aquela multidão, os judeus ficaram cheios de inveja e, com blasfêmias, opunham-se ao que Paulo dizia.
46Então, com muita coragem, Paulo e Barnabé declararam: “Era preciso anunciar a palavra de Deus primeiro a vós. Mas, como a rejeitais e vos considerais indignos da vida eterna, sabei que nos vamos dirigir aos pagãos. 47Porque esta é a ordem que o Senhor nos deu: ‘Eu te coloquei como luz para as nações, para que leves a salvação até os confins da terra’”.
48Os pagãos ficaram muito contentes, quando ouviram isso, e glorificavam a Palavra do Senhor. Todos os que eram destinados à vida eterna, abraçaram a fé. 49Desse modo, a palavra do Senhor espalhava-se por toda a região. 50Mas os judeus instigaram as mulheres ricas e religiosas, assim como os homens influentes da cidade, provocaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé e expulsaram-nos do seu território.
51Então os apóstolos sacudiram contra eles a poeira dos pés, e foram para a cidade de Icônio. 52Os discípulos, porém, ficaram cheios de alegria e do Espírito Santo.


- Palavra do Senhor. 
- Graças a Deus.


Salmo (Salmos 97)

Sábado, 5 de Maio de 2012
4ª Semana da Páscoa



— Os confins do mundo contemplaram a salvação do nosso Deus.
— Os confins do mundo contemplaram a salvação do nosso Deus.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.
— O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.
— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!


Evangelho (João 14,7-14)

Sábado, 5 de Maio de 2012
4ª Semana da Páscoa




Senhor, mostre-nos o Pai


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 7“Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. 8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!”
9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai”? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras.
11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia

orkut e hi5, Religiosos, mensagem religiosa, imagem da biblia, recados de religião, scraps religioso para orkut

Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações
que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los
 em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da
minha guarda, intercedeis todos por mim. Amém.


BOM DIA


SÁBADO


É bíblica a missa? Parte I

Há muito tempo eu quis escrever sobre este tema. Resolvi escrever este texto devido o fato de alguns Protestantes Neopentecostais e Pentecostais afirmarem peremptoriamente que Jesus nunca mandara rezar missa! Pasmem! Embasados no dogma do Sola Scriptura criado por Martinho Lutero no seu escrito "A Liberdade de um Cristão" de 1520, negam qualquer interpretação ou aplicação da Sagrada Escritura que não esteja nela mesma prevista. Aqui já há um problema de frente: A premissa Protestante Neopentecostal e Pentecostal para se negar a missa, parte do pressuposto dogma luterano que não está na Bíblia mas, em um escrito de Martinho Lutero. Mas, vamos fazer de conta que aceitamos o erro formal da premisssa protestante e vamos nos perguntar: a missa é bíblica?
[Sobre a doutrina da Sola Scriptura ler mais aqui: Link1 - Link 2 - Link 3

BOA NOITE!


JESUS MISERICORDIOSO

Por que amo assim Maria? - Padre Antônio Maria

FRASE DE SANTA CATARINA DE SENA

FRASE DE PADRE FÁBIO DE MELO

Recorde momentos de Padre Rufus na Canção Nova

A dedicação e coragem de Padre Rufus Pereira foram instrumentos para que milhares de pessoas fossem tocadas pelo amor de Deus e libertas da escravidão do mal, destacou a nota da Comunidade Canção Nova, publicada nessa quinta-feira, 3, sobre o falecimento do sacerdote indiano conhecido no mundo todo por seu ministério de exorcismo. 

Desde a primeira vez que esteve na Canção Nova, em 1999, padre Rufus mostrava seu ardor no anúncio do Evangelho e seu cuidado com o povo de Deus, ao qual dedicava intensos momentos de oração de cura e libertação.

Reveja alguns dos momentos de Padre Rufus na Canção Nova


Rodrigo Luiz

Da Redação

FRASE DE SANTO INÁCIO DE LOYOLA

CONSAGRAÇÃO AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA


Ó Coração Imaculado de Maria, 
ardente de bondade, 
mostrai o vosso amor para conosco. 
A chama do Vosso Coração, ó Maria, 
desça sobre todos os homens. 
Nós vos amamos imensamente! 
Imprime nos nossos corações 
o verdadeiro amor, 
para que sintamos o desejo 
de Vos buscar 
incessantemente.
Ó Maria, 
humilde e mansa de coração, 
lembrai-Vos de nós 
quando cairmos no pecado. 
Sabeis que todos os homens pecam. 
Concedei-nos, 
por meio do Vosso Coração Imaculado, 
a saúde espiritual. 
Fazei que possamos sempre 
contemplar a bondade
do Vosso coração materno 
e que nos convertamos 
por meio da chama do Vosso Coração. 
Amém!

REFLEXÃO: AS MÃOS ENRUGADAS DE MINHA MÃE


De tudo que aprendi, 
dos livros que li
e daquilo que vivi,
restaram-me poucas certezas.
Uma delas, talvez a mais clara,
é que jamais chegaria aonde estou
sem tuas mãos.
Silenciosamente elas foram criando rugas
na mesma proporção em que cuidavam de mim.
E essas manchas, que eles chamavam de senis,
acho que são as marcas do teu amor dedicado
gravado no tempo, 
gravado na minha memória.
E de tanto vê-las, 
ora me acariciando, 
ora me repreendendo,
aprendi a amar a vida, 
aquilo que é simples, mas imprescindível,
ritmico, mas constante,
como tuas mãos, incessantemente amorosas.
E meu coração também é uma parte tua,
tanto que às vezes tenho a impressão
de que eu não compreenderia a vida
sem o teu coração
e não saberia ver o mundo
sem os teus olhos.
Não sei quantas certezas te restou
mas uma posso assegurar:
o que eu deixar de bom no mundo,
com minhas mãos - que já começam a envelhecer,
saiba que terá também as tuas mãos,
tuas mãos amorosas e enrugadas.

Dr. Nilo Gardin

REFLEXÃO: A SABEDORIA DA ÁGUJA


"Se alguém lhe bloquear a portar não gaste energia com o confronto, procure as janelas. Lembre-se da sabedoria da água:
 "A água nunca discute com seus obstaculos, ela os contorna."
Quando alguém o ofender ou o frustar, " você " é a água e a pessoa que o feriu é o obstaculo! contorne-o sem discutir." 
Aprendar a amar sem esperar muito dos outros."

REFLEXÃO: "Mãos enrugadas de Mãe!"


Mãos enrugadas de Mãe!
Um jovem de nível acadêmico excelente, candidatou-se à posição de gerente de uma grande empresa. Passou a primeira entrevista e o diretor fez a última entrevista e tomou a última decisão. O diretor descobriu através do currículo que as suas realizações acadêmicas eram excelentes em todo o percurso, desde o secundário até à pesquisa da pós-graduação e não havia um ano em que não tivesse pontuado com nota máxima.

O diretor perguntou: "Tiveste alguma bolsa na escola?" O jovem respondeu: "nenhuma".

O diretor perguntou: "Foi o teu pai que pagou as tuas mensalidades?" O jovem respondeu: "O meu pai faleceu quando tinha apenas um ano, foi a minha mãe quem pagou as minhas mensalidades."

O diretor perguntou: "Onde trabalha a tua mãe?" E o jovem respondeu: "A minha mãe lava roupa para fora."

O diretor pediu que o jovem lhe mostrasse as suas mãos. O jovem mostrou um par de mãos macias e perfeitas.

O diretor perguntou: "Alguma vez ajudaste a tua mãe a lavar as roupas?" O jovem respondeu: "Nunca, a minha mãe sempre quis que eu estudasse e lesse mais livros. Além disso, a minha mãe lava a roupa mais depressa e melhor do que eu."

O diretor disse: "Eu tenho um pedido. Hoje, quando voltares, vais e limpas as mãos da tua mãe, e depois vens ver-me amanhã de manhã."

O jovem sentiu que a hipótese de obter o emprego era alta. Quando chegou a casa, pediu feliz à mãe que o deixasse limpar as suas mãos. A mãe achou estranho, estava feliz mas com um misto de sentimentos e mostrou as suas mãos ao filho.

O jovem limpou lentamente as mãos da mãe. Uma lágrima escorreu-lhe enquanto o fazia. Era a primeira vez que reparava que as mãos da mãe estavam muito enrugadas, e havia demasiadas contusões nas suas mãos. Algumas eram tão dolorosas que a mãe se queixava quando limpas com água.

Esta era a primeira vez que o jovem percebia que este par de mãos que lavavam roupa todo o dia tinham-lhe pago as mensalidades. As contusões nas mãos da mãe eram o preço a pagar pela sua graduação, excelência acadêmica e o seu futuro.

Após acabar de limpar as mãos da mãe, o jovem silenciosamente lavou as restantes roupas pela sua mãe. Nessa noite, mãe e filho conversaram por um longo tempo.

Na manhã seguinte, o jovem foi ao gabinete do diretor. O diretor percebeu as lágrimas nos olhos do jovem e perguntou: "Diz-me, o que fizeste e aprendeste ontem em tua casa?"

O jovem respondeu: "Eu limpei as mãos da minha mãe, e ainda acabei de lavar as roupas que sobraram."

O diretor pediu, "Por favor diz-me o que sentiste."

O jovem disse: "Primeiro, agora sei o que é dar valor. Sem a minha mãe, não haveria um eu com sucesso hoje. Segundo, ao trabalhar e ajudar a minha mãe, só agora percebi a dificuldade e dureza que é ter algo pronto. Em terceiro, agora aprecio a importância e valor de uma relação familiar."

O diretor disse: "Isto é o que eu procuro para um gerente. Eu quero recrutar alguém que saiba apreciar a ajuda dos outros, uma pessoa que conheça o sofrimento dos outros para terem as coisas feitas, e uma pessoa que não coloque o dinheiro como o seu único objetivo na vida. Estás contratado."

Mais tarde, este jovem trabalhou arduamente e recebeu o respeito dos seus subordinados. Todos os empregados trabalhavam diligentemente e como equipe.
O desempenho da empresa melhorou tremendamente.

Uma criança que foi protegida e teve habitualmente tudo o que quis, vai desenvolver- se mentalmente e vai sempre colocar-se em primeiro. Vai ignorar os esforços dos seus pais, e quando começar a trabalhar, vai assumir que toda a gente o deve ouvir e quando se tornar gerente, nunca vai saber o sofrimento dos seus empregados e vais sempre culpar os outros. Para este tipo de pessoas, que podem ser boas academicamente, podem ser bem sucedidas por um bocado, mas eventualmente não vão sentir a sensação de objetivo atingido. Vão resmungar, estar cheios de ódio e lutar por mais. Se somos este tipo de pais, estamos realmente a mostrar amor ou estamos a destruir o nosso filho?

Pode deixar o seu filho viver numa grande casa, comer boas refeições, aprender piano e ver televisão num grande plasma. Mas quando cortar a relva, por favor deixe-o experienciar isso. Depois da refeição, deixe-o lavar o seu prato juntamente com os seus irmãos e irmãs. Isto não é porque não tem dinheiro para contratar uma empregada, mas porque o quer amar como deve de ser. Quer que ele entenda que não interessa o quão ricos os seus pais são, um dia ele vai envelhecer, tal como a mãe daquele jovem. A coisa mais importante que os seus filhos devem entender é a apreciar o esforço e experiência da dificuldade e aprendizagem da habilidade de trabalhar com os outros para fazer as coisas.

Quais são as pessoas nesta vida que enrugaram suas mãos por você?

Feliz Dia das Mães!