- Início
- Via-Sacra
- Ângelus
- Ano da Misericórdia
- Assembléia Geral da CNBB
- Frases Famosas
- Gotas de Misericórdia
- Homilia Diária
- Imagens Religiosas
- Imitação de Cristo
- Liturgia Diária
- Mensagem do Dia
- Orações
- Podcast
- Rádio Vaticano
- Santo do Dia
- Terços
- CATEQUESE - Papa Francisco
- Liturgia das Horas - Como rezar?
- Meu Dia em Sintonia com o Alto
- Mensagens em Power Point
- NOVENA PEDINDO A CURA DA DEPRESSÃO
- O Dia, a Semana e o Mês do Católico
- OFÍCIO DA IMACULADA CONCEIÇÃO
- Terço da Divina MIsericórdia
- Primeira Exortação Apostólica do Papa Francisco
terça-feira, 30 de abril de 2024
01/05 - DIA MUNDIAL DO TRABALHO
Dia Mundial do Trabalho
No dia 1º de maio de 1886, em Chicago, milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho. Naquela época, Chicago era o maior centro industrial dos Estados Unidos e concentrava uma grande massa de operários. A principal reivindicação, entre outras, era a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.
Os trabalhadores organizaram uma greve geral, com vários piquetes, passeatas e discursos. No conflito ocorrido entre a polícia e os manifestantes, houve não só inúmeras prisões, como também feridos e mortos.
Três anos mais tarde, um congresso socialista realizado em Paris instituiu o dia 1º de maio como Dia Mundial do Trabalho, em homenagem à memória dos mártires de Chicago e ao que esse dia significou para os trabalhadores em sua luta pelos seus direitos.
O trabalho pode ser classificado de várias formas. No entanto, é mais comum dividi-lo em remunerado e não-remunerado. No primeiro, o trabalhador recebe dinheiro para exercer uma função específica. No segundo, a pessoa oferece a sua força de trabalho gratuitamente, como os voluntários. Entre os dois, há também as donas-de-casa, que não são remuneradas, mas trabalham muito pelo lar e pela família.
Alguns dos maiores benefícios recebidos pelo trabalhador brasileiro foram instituídos no dia 1o de maio, como o decreto-lei no 5.452, de 1o/5/1943, assinado pelo presidente Getúlio Vargas, aprovando a consolidação das Leis do Trabalho (CTL). Getúlio criou também em 1940, o salário mínimo, com o valor de 240 mil réis. Essa medida beneficiou diretamente mais de um milhão de trabalhadores que, na época, ganhavam abaixo desse valor.
Logo depois, em 1941, foi criada, em todo o território nacional, a Justiça do Trabalho, como órgão do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. A Justiça do Trabalho é composta pelo Tribunal Superior do Trabalho, com sede em Brasília, por tribunais regionais e por juntas de conciliação e julgamento. Suas atribuições estão estabelecidas no artigo 144 da Constituição Federal: processar e julgar as ações oriundas da relação de trabalho, as ações que envolvam o exercício do direito de greve, as ações sobre representação sindical, as ações de indenização por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relação de trabalho etc.
Fonte: Paulinas em 2015
LEITURA ORANTE DO DIA 30/04/2024
LEITURA ORANTE
Jo 14,27-31a - Onde encontrar a paz?
Iniciamos nossa oração, em sintonia com todos
que fazem este momento de oração,
cantando ou rezando:
"Deus não está longe de cada um de nós
Nele vivemos, nos movemos e existimos". (At 17,27b,28)
(CD Palavras Sagradas do Apóstolo Paulo, faixa 6)
1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos, atentamente, o texto Jo 14,27-31a e
observamos as palavras de Jesus.
Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não é à maneira do mundo que eu a dou. Não se perturbe, nem se atemorize o vosso coração. Ouvistes o que eu vos disse: 'Eu vou, mas voltarei a vós'. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. Disse-vos isso agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiais. Já não falarei mais convosco, pois vem o chefe deste mundo. Ele não pode nada contra mim. Mas é preciso que o mundo saiba que eu amo o Pai e faço como o Pai mandou."
Refletindo
Jesus está se despedindo dos discípulos. Ele oferece a paz e lhes dá ânimo: não é preciso se afligir, nem ter medo. Anuncia a alegria, resultado da vitória. O que Jesus quer que o mundo saiba é que ele ama o Pai e faz o que ele manda. A paz de Jesus é diferente da paz do mundo que é baseada na injustiça. Ao contrário, é baseada na justiça e no amor. A paz que o mundo dá, prescinde de Deus. Não só desconsidera a pessoa, mas a explora e mata. A paz de Jesus tem em vista um mundo mais fraterno.
2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Onde fundamento a nossa paz?
A nossa paz vem de Deus?
Os projetos de paz do mundo em que vivemos propõem a paz de Jesus?
Meditando
A paz sempre comunica alegria.
E é desta alegria que falaram os bispos em Aparecida:
"Desejamos que a alegria que recebemos no encontro com Jesus Cristo, a quem reconhecemos como o Filho de Deus encarnado e redentor, chegue a todos os homens e mulheres feridos pelas adversidades; desejamos que a alegria da boa nova do Reino de Deus, de Jesus Cristo vencedor do pecado e da morte, chegue a todos quantos jazem à beira do caminho, pedindo esmola e compaixão (cf. Lc 10,29-37; 18,25-43). A alegria do discípulo é antídoto frente a um mundo atemorizado pelo futuro e agoniado pela violência e pelo ódio. A alegria do discípulo não é um sentimento de bem-estar egoísta, mas uma certeza que brota da fé, que serena o coração e capacita para anunciar a boa nova do amor de Deus. Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria." (DAp 29)
Centenas de textos na Bíblia nos propõem a paz.
Recordemos alguns:
Is 52, 7 Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia a paz, que traz a boa notícia, que anuncia a salvação, que diz a Sião: «Seu Deus reina»
Rm 12,18 - Se for possível, no que depende de vocês, vivam em paz com todos.
1Cor 1,3 Graça e paz a vocês da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.
2Ts 3,16 Que o próprio Senhor da paz lhes conceda a paz, sempre e de todos os modos.
Lc 10, 5 Diz Jesus aos apóstolos: Em qualquer casa onde entrarem, digam primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6 Se aí morar alguém de paz, a paz de vocês irá repousar sobre ele.
3. Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos a Oração da Paz:
Senhor,
Dá-nos a paz que se faz!
Senhor, quando te pedimos paz,
devolve-nos o pedido,
que é fácil pedir sem dar...
Ensina-nos a passar da tolerância ao amor;
de sermos notas dispersas a sermos uma canção.
Quando entregamos as armas,
ajuda-nos a entregar também, abertas, as almas,
que a paz apenas sem guerra é pouca paz para nós.
Necessitamos da terra com casa, trabalho e pão,
contigo no coração, com todos os povos,
juntos, forjando o novo amanhã.
Dá-nos a paz que se faz!
Dá-nos a paz que se dá!
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
(Dom Pedro Casaldáliga)
4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
O nosso novo olhar é de paz, da paz que vem de Deus,
oferecida por Jesus Cristo.
Bênção
É o momento de ser “Igreja em saída”.
Vamos em missão com a bênção de Deus
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
Ir. Patrícia Silva, fsp
Palavra se fez carne - 30 de abril, 3ª feira, 5ª Semana da Páscoa
30 de abril, 3ª feira, 5ª Semana da Páscoa
- Hoje é dia 30 de abril, 3ª feira da 5ª semana da páscoa.
- O dom da presença do Ressuscitado nos faz participar da sua vida e nos aproximarmos mais dos nossos irmãos e irmãs. Peça a Deus a graça de perseverar no testemunho da Palavra que ilumina nossos passos e orienta nosso coração em direção à salvação por meio da renovação da fé e da esperança.
- Escuta alguns versículos que estão presentes no Evangelho segundo João, capítulo 14, versículos 27 a 31a:
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amasseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. Disse-vos isto, agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis. Já não falarei muito convosco, pois o chefe deste mundo vem. Ele não tem poder sobre mim, mas, para que o mundo reconheça que eu amo o Pai, eu procedo conforme o Pai me ordenou”.
- Chegou a hora do Príncipe da Paz partir para o seio do Seu Pai. A paz é um dom de Jesus para seus discípulos, em vista do testemunho que são chamados a dar. Ela visa à ação. Por isso, não pode reduzir-se ao nível do sentimento. A paz de Jesus tem como efeito banir do coração dos discípulos todo e qualquer resquício de perturbação ou de medo que leva ao imobilismo. Possuindo o dom da paz, eles deveriam manter-se imperturbáveis, sem se deixar intimidar diante das dificuldades. Converse com o Senhor sobre a necessidade de compreender tua missão de ser testemunha da paz.
- Sabes acolher com serenidade o que a vida te propõe? Consegues experimentar a paz mesmo no sofrimento e nos conflitos? És capaz de levar a alegria da presença de Deus contigo?
- “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo.” Jesus nos deixa o dom da sua páscoa: a paz! Ela é capaz de nos manter em sintonia com a obra que a ressurreição de Cristo realizou em nós: a nova criação. As coisas antigas passaram. Tudo se fez novo. Novo também é nosso jeito de ser diante dos conflitos da vida. O poema “Já que ressuscitou” de P. Loidi nos indica:
Já que Cristo ressuscitou,
podemos começar uma vida nova
de mulheres e homens ressuscitados,
e irmãos agora mesmo.
Já que Cristo ressuscitou,
temos seu espírito entusiasta,
e queremos trazê-lo bem visível
para que contagie a muitos.
Já que Cristo ressuscitou,
estamos em sua renovação permanente;
é preciso transformar o mundo
a partir dos fundamentos.
Já que Cristo ressuscitou,
é preciso construir uma cidade solidária
onde o homem não seja lobo,
mas companheiro e irmão.
Já que Cristo ressuscitou,
cremos numa terra nova
onde haverá amor e casa para todos.
- Termine tua oração pedindo a graça de reconhecer a qual paz somos chamados a experimentar. É uma paz estranha que brota em meio à guerra. Traz esperança e purifica o olhar da nossa fé. Deseja em teu coração viver a reconciliação que o Senhor nos conquistou. Entre nós não pode existir vencidos ou vencedores. Somos reconciliados no amor de Deus para viver a alegria de pertencermos a Ele.
- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo; como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Não olhe para as dificuldades. Olhe pra Jesus! | 14,27-31a | Padre Adriano Zandoná (30/04/24)
Canal do Youtube - Padre Adriano Zandoná
Publicado em 29 de abr. de 2024
Evangelho (Jo 14,27-31a)
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. 28Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29Disse-vos isto, agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis.
30Já não falarei muito convosco, pois o chefe deste mundo vem. Ele não tem poder sobre mim, 31amas, para que o mundo reconheça que eu amo o Pai, eu procedo conforme o Pai me ordenou”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Faça-se pequeno perante Deus | João 14,21-26 | Padre Adriano Zandoná (29/04/24)
Canal do Youtube - Padre Adriano Zandoná
Publicado em 28 de abr. de 2024
Evangelho (Jo 14,21-26)
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 21 "Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama, será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele". 22 Judas - não o Iscariotes - disse-lhe: "Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?" 23 Jesus respondeu-lhe: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24 Quem não me ama, não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 25 Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 26 Mas o Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Desconfie das sua fraquezas | João 15,1-8 | Padre Adriano Zandoná (28/04/24)
Canal do Youtube - Padre Adriano Zandoná
Publicado em 27 de abr. de 2024
Evangelho (João 15,1-8)
Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1 "Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. 2 Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 3 Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei.
4 Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim.
5 Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permaneceu em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6 Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados.
7 Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8 Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.
A Oração transforma a nossa vida | Jo 14,7-14 | Padre Adriano Zandoná (27/04/24)
Canal do Youtube - Padre Adriano Zandoná
Publicado em 26 de abr. de 2024
Evangelho (João 14,7-14)
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 7“Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. 8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!”
9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai”? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras.
11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Ele nos dará força para o nosso caminho | João 14,1-6 | Padre Adriano Zandoná (26/04/24)
Canal do Youtube - Padre Adriano Zandoná
Publicado em 25 de abr. de 2024
Evangelho (João 14,1-6)
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai, há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, 3e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E para onde eu vou, vós conheceis o caminho”.
5Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Assinar:
Postagens (Atom)