sexta-feira, 11 de maio de 2018

BOM DIA! BOA TARDE! BOA NOITE! Oração da noite, Oração da manhã e Oração do entardecer - Deus te abençoe!



Oração da Noite

Boa noite Pai.
Termina o dia e a ti entrego meu cansaço.
Obrigado por tudo e… perdão!!
Obrigado pela esperança que hoje animou meus passos, pela alegria que vi no rosto das crianças;
Obrigado pelo exemplo que recebi daquele meu irmão;
Obrigado também por isso que me fez sofrer…
Obrigado porque naquele momento de desânimo lembrei que tu és meu Pai; Obrigado pela luz, pela noite, pela brisa, pela comida, pelo meu desejo de superação…
Obrigado, Pai, porque me deste uma Mãe!
Perdão, também, Senhor!
Perdão por meu rosto carrancudo; Perdão porque não me lembrei que não sou filho único, mas irmão de muitos; Perdão, Pai, pela falta de colaboração e serviço e porque não evitei aquela lágrima, aquele desgosto; Perdão por ter guardado para mim tua mensagem de amor;
Perdão por não ter sabido hoje entregar-me e dizer: “sim”, como Maria.
Perdão por aqueles que deviam pedir-te perdão e não se decidem.
Perdoa-me, Pai, e abençoa os meus propósitos para o dia de amanhã, que ao despertar, me invada novo entusiasmo; que o dia de amanhã seja um ininterrupto “sim” vivido conscientemente.
Amém!!!

Oração da manhã

Bom-dia, Senhor Deus e Pai!
A ti, a nossa gratidão pela vida que desperta, pelo calor que
cria vida, pela luz que abre nossos olhos.
Nós te agradecemos por tudo que forma nossa vida, pela terra, pela água, pelo ar, pelas pessoas. Inspira-nos com teu Espírito Santo os pensamentos que vamos alimentar,as palavras que vamos dizer, os gestos que vamos dirigir,a comunicação que vamos realizar.
Abençoa as pessoas que nós encontramos, os alimentos que vamos ingerir.
Abençoa os passos que nós dermos, o trabalho que devemos fazer.
Abençoa, Senhor, as decisões que vamos tomar, a esperança que vamos promover,a paz que vamos semear,a fé que vamos viver, o amor que vamos partilhar.
Ajuda-nos, Senhor, a não fugir diante das dificuldades, mas a abraçar amor as pequenas cruzes deste dia.
Queremos estar contigo, Senhor, no início, durante e no fim deste dia.
Amém.

Oração do entardecer

Ó Deus!
Cai à tarde, a noite se aproxima.
Há neste instante, um chamado à elevação, à paz, à reflexão.
O dia passa e carregam os meus cuidados.
Quem fez, fez.
Também a minha existência material é um dia que se passa,
uma plantação que se faz, um caminho para algo superior.
Como fizeste a manhã, à tarde e a noite, com seus encantos,
fizeste também a mim, com os meus significados, meus resultados.
Aproxima de mim, Pai, a Tua paz para que usufrua desta
hora e tome seguras decisões para amanhã.
Que se ponha o sol no horizonte, mas que nasça
em mim o sol da renovação e da paz para sempre.
Obrigado, Deus, muito obrigado!
Amém!

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 12/05/2018

ANO B


Jo 16,23b-28

Comentário do Evangelho

As palavras de Jesus revelam o Pai.

É como discípulo de Jesus que se deve pedir ao Pai. É este o significado do v. 23: “... se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vos dará”.
A luz da ressurreição inaugura o tempo da “palavra aberta”, isto é, o tempo em que as palavras de Jesus adquirem sentido e compreensão, e revelam o Pai (cf. v. 25).
No tempo de sua vida terrestre, para muitos suas palavras eram enigmáticas. Com sua ressurreição, suas palavras ganham luz e ganham transparência.
A palavra clara, sem figuras (cf. vv. 25), é esta: “Eu saí do Pai e vim ao mundo. De novo, deixo o mundo e vou para o Pai” (v. 28).
Carlos Alberto Contieri,sj
Oração
Pai, dá-me um coração que saiba reconhecer e agradecer tudo quanto teu Filho fez para salvar a humanidade pecadora. E que seja ele o meu eterno intercessor junto de ti.
Fonte: Paulinas em 11/05/2013

Vivendo a Palavra

Sentimos no ar o tom de despedida de Jesus. Uma despedida diferente: Ele parte, mas promete que ficará conosco até o fim dos tempos. Concretizou sua promessa, enviando o Espírito Santo, presença eterna na vida da Igreja. Um dom inefável que deveríamos agradecer sempre e anunciar aos irmãos do Caminho.
Fonte: Arquidiocese BH em 11/05/2013

VIVENDO A PALAVRA

Jesus se despede dos seus amigos (e de todos nós!), desvendando o grande mistério da Vida que nos questionava: nós viemos do Pai e voltamos ao Pai – por Ele, com Ele e n’Ele. Conhecendo o sentido de nossa existência, devemos ser agradecidos e anunciar aos irmãos o inefável Amor com que somos acolhidos pelo Pai Misericordioso.

Reflexão

Jesus está prestes a cumprir plenamente a missão que lhe foi confiada pelo Pai. Ele é o verdadeiro missionário, que nos foi enviado pelo próprio Pai para realizar o grande mistério da nossa salvação. Agora que ele cumpriu a sua missão, ele volta para o Pai. Ele é para nós o grande modelo de missionário, pois também nós fomos enviados pelo Pai para participarmos da missão da Igreja, e devemos cumprir plenamente esta missão que nos foi confiada a fim de que, como o próprio Cristo, possamos, um dia, ir para um encontro definitivo com o Pai.
Fonte: CNBB em 11/05/2013

Reflexão

Encontramos aqui a essência da fé cristã: Jesus vem do Pai e volta ao Pai e nos arrasta neste movimento de ascensão. Então podemos viver na confiança total em relação a Jesus, a quem expressamos nossas necessidades e súplicas: “O que vocês pedirem a meu Pai em meu nome, ele vai lhes dar”. A oração feita em nome de Jesus nasce de profunda intimidade com ele, com o Pai e com o Espírito Santo. O Espírito, de fato, é quem garante a eficácia de nossa oração, pois não sabemos o que pedir: “É o próprio Espírito que intercede com insistência por nós, com gemidos que não se exprimem” (Rm 8,26). Então, pedir o quê? Tudo o que contribui para a vida individual e comunitária do ser humano, e para a comunicação desta vida a outros. Pedir com a certeza de que vamos receber.
(Dia a dia com o Evangelho 2018 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)

Meditando o evangelho

A VOLTA PARA O PAI

A existência de Jesus pode ser definida como uma longa caminhada cujo ponto de partida e de chegada é o Pai. Saiu de junto do Pai e veio ao mundo. Ao concluir sua missão, regressou para junto dele, e, com ele, está em perfeita comunhão.
Jesus veio da parte do Pai, na condição de enviado. Este é um dado fundamental de sua identidade e de sua ação. Caso contrário, toda a sua aspiração não teria sentido, e suas palavras cairiam no vazio. Suas palavras e seu testemunho tinham valor em vista de sua condição de Filho de Deus.
O mundo foi a meta da vinda de Jesus. Afinal, ele veio para salvar o mundo de seus pecados, fazendo jorrar vida abundante onde imperava a morte. Veio para fazer brilhar a luz da verdade libertadora onde imperavam as trevas do pecado.
Uma vez concluída a sua missão, o Filho de Deus deveria voltar para junto do Pai. Ele agiu como todo enviado em missão, que volta e presta contas a quem o enviou. Jesus tem consciência de ter cumprido fielmente a missão recebida. Por sua fidelidade, tornar-se-á o grande intercessor dos discípulos junto do Pai. Doravante, eles deverão dirigir-se ao Pai, invocando o nome de Jesus, para serem sempre atendidos.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Pai, dá-me um coração que saiba reconhecer e agradecer tudo quanto teu Filho fez para salvar a humanidade pecadora. E que seja ele o meu eterno intercessor junto de ti.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. Deus se revela a todos
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Uma vez precisei de um favor do Diretor da empresa onde me aposentei, ele era novo na direção e eu não o conhecia, pois já tinha me afastado da empresa. Liguei então para o diretor anterior, que era muito meu amigo e ele pediu-me para falar com o novo diretor em seu nome, daí as coisas ficaram fáceis.
Mais fáceis ainda quando ao falar com ele, para minha alegria ele disse que me conhecia de um evento em que fui representar a minha unidade quando atuava na Comunicação e Assistência Social, da qual ele era um grande incentivador e apoiador. E como o meu pedido estava relacionado em ajudar uma entidade social, a tarefa, tão complicada a princípio, ficou ainda mais fácil, pois além de me conhecer, o Homem também comungava do mesmo desejo de atuar nesse campo social.
É isso que Jesus afirma nesse evangelho, antes da sua encarnação, Deus era alguém distante e misterioso, que se revelou apenas a algumas pessoas, nem todos tinham acesso a Ele.
Com Jesus essa distância que havia entre os homens e Deus, foi quebrada e superada em definitivo pois em Jesus, Deus conheceu na intimidade o Ser Humano, e este conheceu a Deus também na intimidade. O que pedimos ao Pai, em nome de Jesus, ele atenderá, claro que é preciso saber pedir, por isso Jesus ensinou-nos a Oração do Pai Nosso. Em Jesus o Pai nos ama e entra em comunhão conosco e assim já não há mais segredo.
Amar portanto a Jesus, é amar o Pai, pois Ele e o Pai são um e a Salvação nos inseriu nessa relação harmoniosa e amorosa do Pai e do Filho, através do Espírito Santo.

2. O CAMINHO PERCORRIDO
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

A existência de Jesus desenrolou-se num grande percurso que vai do Pai ao mundo, e do mundo ao Pai. Cada passo nessa trajetória revela uma marca específica em sua vida.
Saí do Pai. Jesus é de origem divina, e seu traço característico é o de ser enviado, na qualidade de Filho. Nesta condição, conhece o pensamento do Pai e seus desígnios em relação à humanidade. Seu testemunho é digno de crédito, por ser de primeiríssima mão. Ele conhece a intimidade do Pai, e se torna seu revelador.
Vim ao mundo. A presença de Jesus, na História, justifica-se pela missão que o Pai lhe confiou: ser portador de salvação para a humanidade. Esta missão consiste na proclamação do Reino, mediante palavras e gestos, constituindo-se num apelo premente à conversão. Tudo quanto Jesus fazia, visava conduzir as pessoas ao Pai, e reconstruir a comunhão rompida pelo pecado.
Deixo o mundo. Nesta afirmação, descobre-se a consciência que Jesus tinha de ter realizado totalmente a tarefa que lhe fora confiada. Agora, podia deixar o mundo, uma vez que nada mais lhe restava para fazer.
Vou para o Pai. Concluída sua missão, Jesus retoma o caminho de volta para o Pai. Seu destino é estar em eterna comunhão com ele, à espera daqueles que, neste mundo, deixaram-se tocar pelo Reino.
Oração
Espírito do Filho, toma-me pela mão e guia-me para a comunhão eterna, onde Jesus me espera, junto do Pai.
Fonte: NPD Brasil em 11/05/2013

HOMÍLIA DIÁRIA

O nome de Jesus tem poder

Postado por: homilia
maio 11th, 2013

“Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, Ele vo-lo dará. Até agora nada pediste em meu nome, porque pedis e recebereis para que a vossa alegria seja plena, para que seja completa”.
Quando nos dirigimos ao Pai, temos um nome para levarmos à Sua presença: o Santíssimo Nome de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
O nome de Jesus tem poder, é o mais santo, o mais digno de louvor, honra e adoração. A vida que levamos na Terra precisa ser em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, pois Seu nome cura, salva, restaura e transforma.
Quando colocamos a nossa confiança em Deus, quando invocamos Seu santo nome poderoso, o socorro vem em nosso auxílio. Tudo aquilo que precisamos do Pai nós dirigimos a Ele, invocando o poderoso nome de Jesus.
As pessoas que tem devoções particulares a Santa Terezinha, a Santa Faustina ou a qualquer outro santo, também a nossa bem-aventurada sempre Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa, nós não podemos nos esquecer de que eles são mediadores. No entanto, quem, de fato, nos alcança todas as graças, no coração do Pai, é Jesus. Seu santo nome é poderoso.
Invoco agora, sobre você, sobre sua casa, sua família, que a graça poderosa do nome de Jesus seja, hoje, ponto de restauração e salvação para você.
Deus o abençoe!
Padre Roger Araújo Comunidade Canção Nova
Fonte: Canção Nova em 11/05/2013

Oração Final
Pai Santo, que por um tempo nos deste Jesus de Nazaré e para sempre nos concedes o Espírito Santo, abre os nossos corações para receber com amor e gratidão a tua Presença em nós e no nosso meio e nos dá discernimento e coragem para anunciá-la aos irmãos. Pelo Cristo Jesus, teu Filho Unigênito, que contigo reina na unidade do mesmo Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 11/05/2013

ORAÇÃO FINAL
Pai Santo, o Cristo, na véspera de sua volta à Casa Paterna, nos consola com a promessa de enviar-nos o Espírito Santo. Prepara o nosso coração para recebê-lo com alegria e esperança, assim como recebemos Jesus de Nazaré, teu Filho e nosso Irmão, a quem queremos seguir nos caminhos da vida. Pelo mesmo Cristo Jesus, na unidade do Espírito Santo.

LITURGIA DIÁRIA - 12/05/2018


Tema do dia

«EU SAÍ DO PAI E VOLTO PARA O PAI.»

Paulo, em sua terceira viagem missionária, esteve em Éfeso por dois anos. No texto, a história de Apolo – um ouvinte atento que após o batismo foi ensinado com mais precisão por Priscila e Áquila e se tornou um dos pilares da Igreja em Corinto.

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

Sábado da 6ª Semana da Páscoa
Cor: Branco


Primeira Leitura (At 18,23-28)
6ª Semana da Páscoa - Sábado - 12/05/2018

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

23Paulo permaneceu algum tempo em Antioquia. Em seguida, partiu de novo, percorrendo sucessivamente as regiões da Galácia e da Frígia, fortalecendo todos os discípulos. 24Chegou a Éfeso um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria. Era um homem eloquente, versado nas Escrituras.
25Fora instruído no caminho do Senhor e, com muito entusiasmo, falava e ensinava com exatidão a respeito de Jesus, embora só conhecesse o batismo de João. 26Então, ele começou a falar com muita convicção na sinagoga. Ao escutá-lo, Priscila e Áquila tomaram-no consigo e, com mais exatidão, expuseram-lhe o caminho de Deus.
27Como ele estava querendo passar para a Acaia, os irmãos apoiaram-no e escreveram aos discípulos para que o acolhessem bem. Pela graça de Deus, a presença de Apolo aí foi muito útil aos fiéis. 28Com efeito, ele refutava vigorosamente os judeus em público, demonstrando pelas Escrituras que Jesus é o Messias.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Responsório (Sl 46)
6ª Semana da Páscoa - Sábado - 12/05/2018

— O Senhor é o grande Rei de toda a terra.
— O Senhor é o grande Rei de toda a terra.

— Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, o soberano que domina toda a terra.
— Porque Deus é o grande Rei de toda a terra, ao som da harpa acompanhai os seus louvores! Deus reina sobre todas as nações, está sentado no seu trono glorioso.
— Os chefes das nações se reuniram com o povo do Deus santo de Abraão, pois só Deus é realmente o Altíssimo, e os poderosos desta terra lhe pertencem!


Evangelho (Jo 16,23b-28)
6ª Semana da Páscoa - Sábado - 12/05/2018


Vou para o Pai

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 23b“Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vo-la dará. 24Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis; para que a vossa alegria seja completa.
25Disse-vos estas coisas em linguagem figurativa. Vem a hora em que não vos falarei mais em figuras, mas claramente vos falarei do Pai. 26Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que vou pedir ao Pai por vós, 27pois o próprio Pai vos ama, porque vós me amastes e acreditastes que eu vim da parte de Deus. 28Eu saí do Pai e vim ao mundo; e novamente parto do mundo e vou para o Pai”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.

TERÇOS – VÍDEOS


Acesse:

1  Terço da Divina Providência - http://youtu.be/5mzUbLl_P48

2 - Terço de Cura e Libertação  http://youtu.be/TWmZ47JoC0I

3  Terço da FÉ  http://youtu.be/-I1tuBSDtkU

4 - Terço do Espírito Santo - http://youtu.be/BJqMkwQsOeQ

5 - Terço da Libertação Cantado - http://youtu.be/9ofE4VoEZPU

6 - Terço da Sagrada Face de Nosso Senhor Jesus Cristo - http://youtu.be/dr_BtsQtRvo

7 - Terço de São Bento - http://youtu.be/p-iD6TySLmY

8 - TERÇO DE CURA E LIBERTAÇÃO (PADRE JOÃOZINHO)  http://youtu.be/hUuaQk1ydWw

TERÇO DA MISERICÓRDIA - VÍDEO - APRENDA A REZAR O TERÇO DA MISERICÓRDIA





"Quando rezarem este Terço junto aos agonizantes, Eu me colocarei entre o Pai e a alma agonizante, não como justo Juiz, mas como Salvador misericordioso".

JESUS, EU CONFIO EM VÓS!!!


APRENDA A REZAR O TERÇO DA MISERICÓRDIA


Para ser rezado nas contas do terço

No começo:


Pai nosso, que estais no céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Creio em Deus Pai, todo poderoso, criador do Céu e da Terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espirito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna Amém.

Nas contas de Pai Nosso, dirás as seguintes palavras usando o terço de Maria:

Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e o Sangue, a Alma e a Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e dos do mundo inteiro.

Nas contas de Ave Maria rezarás as seguintes palavras:

Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.

No fim, rezarás três vezes estas palavras:

Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro” 
(Diário, 476)

LITURGIA DAS HORAS - COMO REZAR? - CATÓLICO ORANTE (Liturgia das Horas)

CLERUS-Estudando nos passos de Maria


LITURGIA DAS HORAS

A essência da Liturgia das Horas é a santificação das horas do dia do cristão, através das várias horas canônicas.

Laudes ou Oração da Manhã, que é uma oração de louvor dado a Deus pela vida recebida.

Hora média, que pode se desdobrar em mais três: tércia, próxima das 09h00, sexta, próxima do meio dia e noa, próxima das 15h00.

Vésperas ou Oração da Tarde, composta por dois Salmos e um hino do Novo Testamento. Recita-se nessa hora o Magnificat, que é o Cântico de Nossa Senhora.

Completas ou Oração da Noite, composta por um Salmo e o hino de Simeão.

REZE PELO SITE CATÓLICO ORANTE
(Liturgia das Horas)

Clique no link abaixo
para acessar à Hora Canônica
http://www.catolicoorante.com.br/liturgiah.php