quarta-feira, 27 de agosto de 2014

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 28/08/2014

28 de Agosto de 2014

ANO A


Mt 24,42-51

Comentário do Evangelho


É preciso vigiar.

O evangelho deste dia é um trecho do discurso escatológico (Mt 24–25). É à luz do que é definitivo que a vida do fiel cristão deve ser vivida, iluminada e sustentada na esperança. A linguagem utilizada nesse tipo de discurso é a apocalíptica, cujo tom dramático, se não for bem compreendido, resulta até assustador. No entanto, sua finalidade é revelar o mistério da salvação de Deus e motivar um comportamento coerente com a fé professada. Ante a imprevisibilidade e o caráter decisivo da vinda do Filho do Homem, é preciso vigiar, não dormir, pois assim como o ladrão entra inesperadamente na casa de alguém para roubá-la, assim virá o Senhor, quando menos se espera (1Ts 5,2; 2Pd 3,10; Ap 3,3; 16,15). Dito de outra maneira, é preciso estar sempre preparado. A parábola dos versículos 45 a 51 explicita como deve ser essa preparação; apresenta dois casos típicos de cristãos: o primeiro (vv. 45-47) é aquele que, sabendo do caráter inesperado da vinda do seu Senhor, permanece fiel ao que deve fazer; o segundo (vv. 48-51), sobre o qual a parábola insiste, é aquele que na ausência de seu senhor, e iludido quanto ao tempo de sua volta, se deixa levar por uma vida fácil e perde o senso da responsabilidade e de sua condição de servo. O que ameaça o cristão é esquecer-se de sua condição de servo, irmão dos outros servos do mesmo Senhor.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, faze de mim um servo fiel e prudente, disposto a pautar toda a sua vida pelos ensinamentos de teu Filho Jesus. Que eu jamais seja insensato!

Vivendo a Palavra

A vigília que o Senhor deseja de seus discípulos não é que fiquemos parados, aguardando com ansiedade sua volta, mas que vivamos a normalidade da vida – ‘alimentando nossos companheiros de viagem na hora certa’ – com alegria e gratidão pelos dons que nos são emprestados para serem partilhados.

Reflexão

Duas virtudes nos são colocadas pelo Evangelho de hoje: fidelidade e prudência. Servo fiel é aquele que não precisa ser vigiado o tempo todo a fim de realizar tudo o que é da sua competência, é aquele que merece a confiança do seu senhor, o que não quer dizer submissão cega e inconseqüente, mas sim a pessoa ser totalmente responsável por aquilo que faz. Prudência significa agir com cautela, procurando evitar todo tipo de erro, fugindo de todo mal, principalmente do pecado e de suas conseqüências, o que não quer dizer covardia e medo, mas sim uma busca de maior consciência dos próprios atos.

Você procura pensar na morte? - Vive preparado para quando ela chegar? - Procura estar próximo daqueles que passam pela situação da própria morte ou a morte de familiares? - Reza por seus mortos? - Procura ressaltar as qualidades dos mortos ou é propenso a frisar apenas seus defeitos?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R

Comentário do Evangelho

O SERVO FIEL

A vida cristã é toda ela uma preparação para o encontro definitivo com o Senhor. O dia e a hora deste encontro não o sabemos. Por isso, Jesus insistia para que os discípulos se mantivessem sempre vigilantes. A espera deveria mantê-los ativos, pois cada minuto da existência poderia ser ocasião de se prepararem cada vez melhor.
O encontro com o Senhor prepara-se por meio da prática do amor e da justiça, não simplesmente por meio de determinados atos de piedade realizados mecanicamente. Quem o Senhor encontrar amando o próximo e lutando pela justiça, será convidado para participar da alegria de seu Reino.
Certos discípulos, pensando que o Senhor tardaria muito a voltar e que, por isso, teriam tempo suficiente para se preparar, não ficavam atentos, descambando para uma vida de impiedade. Dada a incerteza da hora, é imprudente agir assim. Quando menos esperam, serão chamados para prestar contas de sua existência,  recebendo o castigo dos servos maus.
O verdadeiro discípulo não se descuida. Pelo contrário, transforma cada circunstância da vida em ocasião de manifestar seu desejo de ser acolhido pelo Senhor. E na acolhida do outro, de modo especial, dos mais pobres,  mostra como ele próprio quer ser acolhido pelo Pai.
Oração
Senhor Jesus, que eu me prepare para o encontro contigo, amando meu próximo e lutando para construir um mundo mais justo e fraterno.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Renovai, ó Deus, na vossa Igreja aquele espírito com o qual cumulastes o bispo santo Agostinho para que, repletos do mesmo espírito, só de vós tenhamos sede, fonte da verdadeira sabedoria, e só a vós busquemos, autor do amor eterno. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração Final
Pai Santo, livra-nos da angústia pelo passado, por aquilo que fizemos mal ou deixamos de fazer; do medo de vivermos com leveza no presente a existência que nos ofereces; e da ansiedade pelo futuro, que entregamos confiantes em tuas mãos paternas. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.

LITURGIA DIÁRIA 28/08/2014


Tema do Dia

«Portanto, fiquem vigiando!»

O início da carta de Paulo aos cristãos de Corinto é um hino à centralidade da Pessoa de Jesus Cristo na nossa fé. De fato, o apóstolo se alegra com os coríntios porque eles se mantêm na doutrina que lhes foi anunciada: o Deus que nos chamou, é fiel.

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

Branco. 5ª-feira da 21ª Semana Tempo Comum 
Sto. Agostinho BDr, memória


Primeira Leitura(1Cor 1,1-9)
Santo Agostinho - Quinta-feira 28/08/14

Início da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.

1Paulo, chamado a ser apóstolo de Jesus Cristo, por vontade de Deus, e o irmão Sóstenes, 2à Igreja de Deus que está em Corinto: aos que foram santificados em Cristo Jesus, chamados a ser santos junto com todos que, em qualquer lugar, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso. 3Para vós, graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
4Dou graças a Deus sempre a vosso respeito, por causa da graça que Deus vos concedeu em Cristo Jesus: 5Nele fostes enriquecidos em tudo, em toda palavra e em todo conhecimento, 6à medida que o testemunho sobre Cristo se confirmou entre vós. 7Assim, não tendes falta de nenhum dom, vós que aguardais a revelação do Senhor nosso, Jesus Cristo. 8É ele também que vos dará perseverança em vosso procedimento irrepreensível, até o fim, até o dia de nosso Senhor Jesus Cristo. 9Deus é fiel; por ele fostes chamados à comunhão com seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Responsório(Sl 144)
Santo Agostinho - Quinta-feira 28/08/14

— Bendirei o vosso nome, pelos séculos, Senhor!
— Bendirei o vosso nome, pelos séculos, Senhor!

— Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre. Grande é o Senhor e muito digno de louvores, e ninguém pode medir sua grandeza.
— Uma idade conta à outra vossas obras e publica os vossos feitos poderosos; proclamam todos o esplendor de vossa glória e divulgam vossas obras portentosas!
— Narram todos vossas obras poderosas, e de vossa imensidade todos falam. Eles recordam vosso amor tão grandioso e exaltam, ó Senhor, vossa justiça.


Evangelho(Mt 24,42-51)
Santo Agostinho - Quinta-feira 28/08/14


Ficai preparados!

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 42“Ficai atentos! porque não sabeis em que dia virá o Senhor. 43Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada.
44Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá. 45Qual é o empregado fiel e prudente, que o senhor colocou como responsável pelos demais empregados, para lhes dar alimento na hora certa? 46Feliz o empregado, cujo senhor o encontrar agindo assim, quando voltar.
47Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. 48Mas, se o empregado mau pensar: ‘Meu senhor está demorando’, 49e começar a bater nos companheiros, a comer e a beber com os bêbados; 50então o senhor desse empregado virá no dia em que ele não espera, e na hora que ele não sabe. 51Ele o partirá ao meio e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los  em prática.Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedeis todos por mim. Amém.

BOM DIA! - EXISTEM PESSOAS QUE ESPALHAM LUZ POR ONDE PASSAM, TRAZEM PAZ, ALEGRIA E FORÇA NO OLHAR. NO CÉU RECEBEM NOME DE ANJO, AQUI CHAMAMOS DE AMIGOS.

QUE DEUS ILUMINE A SUA QUINTA-FEIRA!!! - DEUS DÁ FORÇA AOS CANSADOS E VIGOR AOS FRACOS E DESANIMADOS. ATÉ OS JOVENS SE CANSAM, ATÉ OS MOÇOS PERDEM AS FORÇAS E CAEM DE TANTO CANSAÇO, MAS OS QUE ESPERAM NO SENHOR SEMPRE RENOVAM SUAS ENERGIAS. CAMINHAM E NÃO PERDEM AS FORÇAS. CORREM E NÃO SE CANSAM, SOBEM VOANDO COMO AGUIA...

TENHA UMA BOA NOITE!!!

Dia da semana: Quarta-feira – Dedicado a – São José – Consagração a São José – Terço de São José – Meu bom José (Padre Zezinho)


Consagração a São José
 Oh! Glorioso Patriarca São José, eis-me aqui, prostrado de joelhos ante vossa presença, para pedir-vos vossa proteção.
Desde já vos elejo como meu pai, protetor e guia.
Sob vosso amparo ponho meu corpo e minha alma, propriedade, vida e saúde.
Aceitai-me como filho vosso.
Preservai-me de todos os perigos, ataques e laços do inimigo.
Assisti-me em todo momento e sobre tudo na hora de minha morte. Amém.
São José, rogai por nós!!!

TERÇO DE SÃO JOSÉ

GOTAS DE MISERICÓRDIA - Diário de Santa Faustina §320



Diário de Santa Faustina §320

“A oração da alma humilde e amante desarma a ira de Meu Pai e alcança um mar de bençãos.”

JESUS, EU CONFIO EM VÓS!!!!




Pra Te Adorar

Pra te adorar
Foi que eu nasci
Pra exaltar a ti, Senhor

Pra te adorar
Foi que eu nasci
Pra exaltar a ti, Senhor

A minha alma

Tem sede de ti
O meu espírito
Necessita de ti pra te adorar

Pra te adorar
Foi que eu nasci
Pra exaltar a ti, Sen
hor