quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE…

LEITURA ORANTE DO DIA 22/01/2025



LEITURA ORANTE

Mc 3,1-6 - O bem da pessoa em primeiro lugar


- A nós, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparemo-nos para a Leitura, rezando:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo
Jesus Mestre, que dissestes:
"Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome,
eu aí estarei no meio deles",
ficai conosco,
aqui reunidos (pela grande rede da internet),
para melhor meditar
e comungar com a vossa Palavra.
Sois o Mestre e a Verdade:
iluminai-nos, para que melhor compreendamos
as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho:
fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.
Sois a Vida:
transformai nosso coração em terra boa,
onde a Palavra de Deus produza frutos
abundantes de santidade e missão.
(Bv. Alberione)

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente  Mc 3,1-6.
1Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. 2  Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. 3 Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio!” 4  E perguntou-lhes: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?” Mas eles nada disseram. 5 Jesus, então, olhou ao seu redor cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração, e disse ao homem: “Estende a mão”. Ele a estendeu, e a mão ficou curada. 6 Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo.
Compreendendo melhor o Texto
Era sábado. Jesus entrou na sinagoga e ensinava. Lá também estava um homem que tinha a mão aleijada. E estavam lá pessoas espiando se Jesus curaria no sábado. Espreitavam, como diz o Salmo: “Homens cruéis estão fazendo planos contra mim”(Sl 59, 4).O homem que tinha a mão aleijada centralizou as atenções. Para Jesus, a vida é mais importante que o sábado. E mais: ele é o Senhor do sábado. E já se manifestou sobre esta questão, afirmando que omitir socorro possível nestas situações, é fazer um mal. Primeiro, Jesus manda que o homem fique em pé e na frente de todos. Depois questiona: “é permitido neste dia fazer o bem ou o mal? Salvar da morte ou deixar morrer?” Disse ao homem que estendesse a mão. E, assim, o curou. Os fariseus, por falta de razão, e apegados à sua pretensa superioridade, “ficaram furiosos” e passaram a fazer planos para matar Jesus.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Mais uma vez me é apresentada a questão do legalismo, de um lado; e, de outro, a defesa da vida, da pessoa segundo o Projeto de Deus.
Meditando
Os bispos, em Aparecida, disseram: "Como discípulos de Jesus reconhecemos que Ele é o primeiro e maior evangelizador enviado por Deus (cf. Lc 4,44) e, ao mesmo tempo, o Evangelho de Deus (cf. Rm 1,3). Cremos e anunciamos “a boa nova de Jesus, Messias, Filho de Deus” (Mc 1,1). Como filhos obedientes á voz do Pai queremos escutar a Jesus (cf. Lc 9,35) porque Ele é o único Mestre (cf. Mt 23,8). Como seus discípulos sabemos que suas palavras são Espírito e Vida (cf. Jo 6,63.68). Com a alegria da fé somos missionários para proclamar o Evangelho de Jesus Cristo e, n’Ele, a boa nova da dignidade humana, da vida, da família, do trabalho, da ciência e da solidariedade com a criação." (DAp 103)

Falando da cura do homem da mão paralisada, diz o Papa: “Jesus não é um curandeiro, é um homem que recria a existência. E isso nos dá esperança, porque Jesus veio justamente por causa deste grande milagre, recriar tudo”.

3. Oração (Vida)
O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?
Rezamos com toda a Igreja
o Oferecimento do Dia
Ofereço-vos, ó meu Deus, em união com o Sagrado Coração de Jesus,
por meio do Coração Imaculado de Maria, as orações, obras,
sofrimentos e alegrias deste dia, em reparação de nossas ofensas
e por todas as intenções pelas quais o mesmo Divino Coração está
continuamente intercedendo e sacrificando-se em nossos altares.
Ofereço-vos de modo particular, pelas intenções
do Santo Padre o Papa, neste mês e neste dia. Amém!

4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Vamos olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus.
Meditando
Como dizem os bispos da América Latina“nós, como discípulos e missionários de Jesus, queremos e devemos proclamar o Evangelho, que é o próprio Cristo. Anunciamos a nossos povos que Deus nos ama, que sua existência não é uma ameaça para o homem, que Ele está perto com o poder salvador e libertador de seu Reino, que Ele nos acompanha na tribulação, que alenta incessantemente nossa esperança em meio a todas as provas. Os cristãos são portadores de boas novas para a humanidade, não profetas de desventuras.” (DAp 30)

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Irmã Patrícia Silva, fsp

A Palavra entre nós - 22 de janeiro, 4ª feira, 2ª semana do Tempo Comum


22 de janeiro, 4ª feira, 2ª semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 22 de janeiro, 4ª feira da 2ª semana do Tempo Comum

- No Evangelho de hoje Jesus curou o homem de mão seca num sábado e, olhou com tristeza para os fariseus e herodianos que lá se encontravam, por causa da dureza e rigidez de seus corações. Eles vigiavam para ver se Jesus curaria num sábado e, depois disso, passaram a tramar contra Jesus. Peça ao Senhor a graça de ter um coração bondoso, aberto e solidário às necessidades dos outros.

- Abra o coração e se coloque na escuta das palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Marcos, Capítulo 03, versículos de 1-6:

“Jesus entrou outra vez na sinagoga, e lá estava um homem que tinha a mão seca. Eles observavam se o curaria em dia de sábado, a fim de acusa-lo. Jesus disse ao homem da mão seca: “levanta-te! Vem para o meio!” E perguntou-lhes: “É permitido em dia de sábado fazer o bem ou fazer o mal, salvar uma vida ou deixá-la perecer? Eles ficaram calados. Olhando-os em redor, indignado e entristecido pela dureza de seus corações, disse ao homem: “Estenda a mão!” Ele estendeu a mão, que se recuperou. E, saindo, os fariseus imediatamente conspiraram com os herodianos contra Jesus, a fim de o matar.”.

- Os fariseus e os herodianos observavam Jesus aguardando o que ele faria com o senhor que tinha a mão seca, porque era um dia de sábado, dia de repouso sabático. Eles estavam sempre à espreita, querendo encontrar motivos para eliminar Jesus. Mas, Jesus pensa de forma diferente deles em relação à compreensão e a prática da Lei. Sua finalidade última é preservar o dom da vida e da liberdade. Jesus, demonstrando sua compaixão para com os pobres e marginalizados, realiza, através de atos concretos, a integração dos excluídos na comunidade. Sua prática ética é fundamentada no compromisso com a justiça, a fraternidade e a vida. Peça ao Senhor que lhe dê a sabedoria e discernimento para agir assim como Jesus.

- E você? Está preso a algum preconceito que te iniba de curar e ser curado?

- Diz Jesus: “O que é permitido fazer: o bem ou o mal? Salvar uma vida ou matar em dia de sábado?” Jesus foi muito corajoso diante de seus opositores ao realizar a cura, na sinagoga. Depois disso já começaram a conspirar para matar Jesus, pois seus novos ensinamentos e ações estavam transformando o modo de ser e viver das pessoas. Era a lógica do Reino de Deus. Estamos em novo tempo, momento de escutar o que Jesus diz e se colocar disponível para a missão. Todos são chamados para realizar ações gratuitas, justas e solidárias, assim como Jesus.
Diz o poema Mãos abertas de Michael Martinez:

Antes de me deitar à noite,
Examino minhas mãos,
Asseguro que estão vazias -
Porque isso significa
Que tenho dado tudo no dia.

Antes de me despertar na manhã,
Examino minhas mãos,
Asseguro que estão vazias -
Porque isso significa
Que estou disposto a receber tudo no dia.

Quando sigo a Cristo,
Examino minhas mãos,
Asseguro que estão vazias
E contêm suas chagas -
Porque agora dar e receber são um.

- Termine sua oração dando graças pela presença do Senhor em sua vida. Apresente ao Senhor suas mãos abertas, dispostas a dar amor, paixão, solidariedade, misericórdia...

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.


HOMILIA DIÁRIA | 2ª Semana do Tempo Comum | Quarta-feira - 22-01-2025 - Padre José Augusto



Canal do Youtube - Padre José Augusto OFICIAL

Publicado em 21 de jan. de 2025

Evangelho (Mc 3,1-6)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Jesus pregava a Boa-Nova, o reino anunciando, e curava toda espécie de doenças entre o povo.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1 Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. 2 Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. 3 Jesus disse ao homem da mão seca: "Levanta-te e fica aqui no meio!" 4 E perguntou-lhes: "É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?" Mas eles nada disseram. 5 Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: "Estende a mão." Ele a estendeu e a mão ficou curada. 6 Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Homilia Diária | Liturgia de Hoje | Palavra do Dia - Padre Adriano Zandoná - (Mc 3,1-6) (22/01/2025)



Canal do Youtube - Padre Adriano Zandoná

Publicado em 22 de jan. de 2025

A ira de Jesus | (Marcos 3, 1-6) #2233 - Frei Gilson - (22/01/2025)




Publicado em 22 de jan. de 2025

Carinho cuidadoso de Deus | Mãe Maria (22/01/2025) - Dom Walmor



Canal do Youtube: Rede Catedral

Publicado em 22 de jan. de 2025

22.01 • MAU-OLHADO - #minisermao - Mc 3,1-6 - Padre Joãozinho



Canal do Youtube: Padre Joãozinho

Publicado em 21 de jan. de 2025


Pe. Joãozinho, scj - #minisermao - (22/01/25) - MAU-OLHADO

Existem olhares maus e olhares pró-videntes. Mantenha seu foco no bem! Aquele homem que tinha a mão seca, lá na Sinagoga, precisava de uma cura, e Jesus olhou para ele com olhar favorável, pró-vidente. Mas algumas pessoas ao redor olhavam a cena com um mau-olhado, olhar de raiva, de inveja... Queriam ver se Jesus iria fazer uma cura em dia de sábado, para poder acusá-lo! A intenção já era perversa, por isso o olhar era mau. Ao invés de ficar olhando para estas pessoas malvadas, Jesus dirigiu-se ao homem e o curou. Ele sempre teve um olhar pró-vidente (Mc 3,1-6).
Recebi via: WhatsApp

Homilia Diária | Não existe descanso para o amor (Quarta-feira da 2.ª Semana do Tempo Comum) - Padre Paulo Ricardo



Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 21 de jan. de 2025

O Evangelho que a Igreja proclama hoje nos traz a cura do homem da mão seca. Situado no contexto de mais um conflito entre Jesus e os mestres da Lei, este episódio, lido desde uma perspectiva espiritual, revela nossa radical incapacidade de amar e praticar o bem. Porque, sem a graça de Cristo, sem a qual nada podemos fazer, somos como o bronze que soa ou o címbalo que retine. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 22 de janeiro, e estendamos hoje o nosso coração ressequido ao Senhor, em quem a antiga lei teve pleno cumprimento, para que Ele nos ponha agora e para sempre sob amparo da lei da graça e do amor.

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Mc 3,1-6 - 22/01/2025


A cura no centro da vontade de Deus

“Naquele tempo, Jesus entrou de novo na sinagoga, e havia, ali, um homem com a mão seca. Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-Lo. Jesus disse ao homem da mão seca: ‘Levanta-te e fica aqui no meio!’.” (Marcos 3,1-6)



No centro da vontade de Deus

Nós estamos escutando mais um relato de uma problemática, de uma polêmica em relação ao sábado. Jesus poderia ou não curar as pessoas em dia de sábado? O sábado é muito mais importante que a pessoa humana ou a pessoa humana é mais importante que o sábado?
É esse enfrentamento que Jesus viveu com aqueles que O estavam acusando, até mesmo duvidando da Sua autoridade, da Sua presença salvífica.
Há um homem doente que o espera, e essa é a grande graça que eu e você devemos pedir ao Senhor, a graça de esperar em Deus, de esperar no Senhor.
Como você tem vivido as suas tribulações? Talvez a enfermidade? Talvez a falta de emprego? Talvez realidades que têm tocado o seu matrimônio e você tem ficado desesperado? O contrário da esperança é o desespero.
Aquele homem tinha a sua esperança no Senhor, mesmo sabendo que poderia colocá-Lo em uma situação difícil. Mas também, meus irmãos, nós precisamos estar atentos para viver aquilo que Jesus viveu.
A hostilidade dos Seus adversários vai fazer de tudo para calar a boca de Jesus. Mas Ele coloca o homem no centro. Aqui está a graça e a palavra-chave deste Evangelho que nós escutamos.
Primeiro, o homem que o espera; depois, Jesus que enfrenta toda a hostilidade, os Seus adversários, e coloca o homem no centro para dizer que este tem a atenção de Deus, e não as coisas exteriores, não o sábado.
Jesus tinha esta objetividade: tirar o homem da margem para colocá-lo no centro da vontade de Deus.
Meu irmão, minha irmã, Jesus toma a finco a sua missão de libertar o homem de todo e qualquer rigorismo, de toda e qualquer exigência que possa escravizá-lo.
Jesus quer nos libertar hoje, quer nos colocar em liberdade, porque a Sua palavra diz que foi para a liberdade que Ele nos libertou.
Você é um homem livre? Você é uma mulher livre? Ou você tem se deixado escravizar pelas pessoas, pelas coisas, pelo poder e pelos prazeres deste mundo? Ou você quer ficar no centro da vontade de Deus?
Quando Jesus coloca este homem no centro, é para chamar a minha e a sua atenção.
Nós não podemos sair do centro da vontade de Deus. Por isso, meu irmão, minha irmã, peçamos ao Senhor esta graça de que sejamos libertos de toda e qualquer prisão, de tudo aquilo que possa nos escravizar. Porque Jesus já nos colocou no centro.
Desça sobre vós e permaneça para sempre a bênção do Deus que é Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Ricardo Rodolfo
Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 22/01/2025

ANO C


Mc 3,1-6

Comentário do Evangelho

O sábado também é dia para promover a vida


O episódio do último confronto entre Jesus e os fariseus ocorre em um sábado, dentro de uma sinagoga, local destinado à oração e ao estudo da Lei. Os fariseus, tentando colocar Jesus à prova, questionam sobre a observância da lei do repouso sabático.
Um homem com a mão atrofiada está presente. Embora ele não peça ajuda, Jesus toma a iniciativa de curá-lo. Para os escritos judaicos, como a Mishná e o Talmud, curas no sábado seriam permitidas apenas em casos de necessidade extrema ou risco de vida.
Jesus, no entanto, demonstra que o sábado é um dia para promover a vida e a bondade. Ele chama o homem ao centro da sinagoga, dando-lhe nova vida e mostrando que a verdadeira observância da Lei consiste em agir com misericórdia. A cura revela o poder de Deus, enquanto a indignação dos fariseus e herodianos expõe a dureza dos seus corações.
https://catequisar.com.br/liturgia/o-sabado-tambem-e-dia-para-promover-a-vida/

Comentário do Evangelho

É permitido, no sábado, fazer o bem ou fazer o mal, salvar ou matar uma vida?


O último confronto entre Jesus e seus adversários se dá em dia de sábado, em uma sinagoga, lugar de oração e de estudo da lei. Os fariseus querem mais uma vez colocar Jesus à prova sobre a lei do repouso do sábado. Um homem com a mão defeituosa está presente. Ele não clama ajuda a Jesus, mas é o Mestre quem toma a iniciativa de curá-lo. De acordo com a Mishná e o Talmud, escritos judaicos que interpretam a lei, a intervenção de cura em um sábado só é possível diante de grave necessidade e risco de vida. Seria urgente a cura desse homem? Para Jesus, o mais urgente é fazer os mestres da Lei amolecerem o coração, percebendo que o sábado aponta para a plenitude da criação. É dia de vida e bondade. Chamando o doente a levantar-se e ir para o meio, Jesus dá-lhe vida nova, retirando-o da margem e permitindo que a Palavra de Deus, sempre situada no centro de uma sinagoga, aja poderosamente em sua vida. A mão poderosa de Deus age na mão estendida do enfermo, que logo fica curada. A indignação dos fariseus e herodianos, que tramam matar Jesus, revela ainda a dureza do coração deles.
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.
Fontes: https://www.facebook.com/ParoquiaSantaCruzCampinas e https://comeceodiafeliz.com.br/evangelho/e-permitido-no-sabado-fazer-o-bem-ou-fazer-o-mal-salvar-ou-matar-uma-vida

Reflexão

A exemplo do Evangelho que meditamos ontem, hoje continua a discussão sobre o que se pode ou não fazer em dia de sábado. A sinagoga era o espaço onde se ensinava a Lei de Deus e se faziam orações. Jesus interrompe o costumeiro rito e coloca no centro o homem da mão paralisada, simbolizando todo o povo oprimido e marginalizado. Jesus, que veio para restabelecer a vida a toda a humanidade, não viola as prescrições do sábado, mas aproveita a oportunidade para demonstrar como a Palavra criadora de Deus é eficaz para a salvação. São os mais escrupulosos em relação à Lei que acabam por violá-la, procurando formas de complô para matar Jesus. Este episódio nos ensina que o cristão não pode fazer das leis princípios de morte. Ao contrário, deve ser promotor da vida em todos os tempos e lugares. Se não agirmos assim, Jesus lançará também sobre nós “um olhar de indignação e tristeza”.
(Dia a Dia com o Evangelho 2025 - PAULUS)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/22-quarta-feira-10/

Reflexão

«Em dia de sábado, o que é permitido: fazer o bem ou fazer o mal, salvar uma vida ou matar?»

Rev. D. Joaquim MESEGUER García
(Rubí, Barcelona, Espanha)

Hoje, Jesus ensina-nos que há de obrar o bem o tempo todo: não há um tempo para fazer o bem e outro para descuidar o amor aos demais. O amor que vem de Deus conduz-nos à Lei suprema que deixou-nos Jesus no novo mandamento: Amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei» Jesus não derroga nem critica a Lei de Moisés, já que Ele mesmo cumpre seus preceitos e acode à sinagoga o sábado; o que Jesus critica é a interpretação estreita da Lei que fizeram os mestres e os fariseus, uma interpretação que deixa pouco lugar à misericórdia.
Jesus Cristo veio proclamar o Evangelho da salvação, mas seus adversários, longe de deixar-se persuadir, procuram pretextos contra Ele; «Outra vez, Jesus entrou na sinagoga, e lá estava um homem com a mão seca. Eles observavam se o curaria num dia de sábado, a fim de acusá-lo» (Mc 3,1). Ao mesmo tempo que vemos a ação da graça, constatamos a dureza do coração de uns homens orgulhosos que acreditam ter a verdade do seu lado. Experimentaram alegria os fariseus ao ver aquele pobre homem com a saúde restabelecida? Não, pelo contrário, obcecaram-se ainda mais, até o ponto de fazer acordos com o herodianos —seus inimigos naturais— para ver perder a Jesus, curiosa aliança!
Com sua ação, Jesus libera também o sábado das cadeias com as que o tinham amarrado os mestres da Lei e os fariseus e, lhe restituem seu verdadeiro sentido: dia de comunhão entre Deus e o homem, dia de liberação da escravidão, dia da salvação das forças do mal. Santo Agostinho disse: «Quem tem a consciência em paz, está tranquilo e, essa mesma tranquilidade é o sábado do coração». Em Jesus Cristo, o sábado abre-se já o dom do domingo.

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «Porque a verdade é que n´Ele, que tinha verdadeiro corpo e verdadeira alma de homem, essa afeição [entristecido] não era falsa. Por isso diz-se a verdade quando se afirma que Ele se indignou com ira perante a dureza de coração dos judios» (Santo Agostinho)

- «Outro motivo pelo qual se endurece o coração é o fechar-se sobre si mesmo; construir um mundo sobre si próprio. Estes “narcisistas religiosos”, que têm o coração duro, procuram defender-se com os muros que constroem ao seu redor» (Francisco)

- «O Evangelho relata numerosos incidentes em que Jesus é acusado de violar a lei do sábado. Mas Jesus nunca viola a santidade deste dia (cf. Mc 1,21; Jn 9,16). É com autoridade que Ele dá a sua interpretação autêntica desta lei: «O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado» (Mc 2, 27) (...)» (Catecismo da Igreja Católica, nº 2.173)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2025-01-22

Reflexão

A primazia de Deus no “Reino”. Erro do marxismo

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje assistimos o começo do ministério público de Jesus Cristo: Explicava o Reino de Deus com parábolas, escolheu os apóstolos e realizou curas milagrosas. Estes “sinais” não eram a redenção mesma, senão que indicavam a chegada do Reino e seu baricentro: Deus.
Poderia se pensar que o primeiro critério para identificar ao redentor seria o “pão” (bem-estar...) para acabar com a “fome”. Pode se chamar “redentor” alguém que não responde a este critério? O marxismo fez precisamente deste ideal o centro de sua promessa de salvação: Acreditava transformar as pedras em pão, mas deu pedras em vez de pão...
—Está em jogo a primazia de Deus. Trata-se de reconhecê-la como uma realidade sem a qual nenhuma outra coisa pode ser boa. Não se pode governar a história com meras estruturas materiais, prescindindo de Deus. Se o coração do homem não é bom, nenhuma outra coisa pode ser boa. E a bondade de coração somente pode vir Daquele que é a Bondade mesma: Deus.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2025-01-22

Comentário sobre o Evangelho

Jesus prioriza fazer o bem em vez de guardar o sábado


Hoje, ficamos desgostosos perante a maldade daqueles fariseus: adaptavam a religião às suas opiniões, em vez de se perguntarem que é que Deus deseja. Os seus corações não se alegraram com o milagre de Jesus: curou um homem que tinha uma mão paralítica. Mas como o fez ao sábado, aborreceram-se.
- Não te parece ridículo? O culto a Deus é autêntico se me leva a amar os outros.
https://family.evangeli.net/pt/feria/2025-01-22

Meditação

A Palavra: dos ouvidos ao coração!

Jesus anunciava o Reino com imensa dedicação, aproximava-se das pessoas, devolvia a liberdade e a dignidade aos oprimidos e escravizados, curava os doentes. Os fariseus não estão preocupados com a prática do bem. O bem para eles era unicamente o cumprimento da Lei; não se importavam com a pessoa. Com Jesus é diferente. Para Ele, importa a vida, a liberdade e a salvação. Ele pergunta no Evangelho: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal?” A pergunta era clara e a resposta também. Mas não tiveram a coragem de dar a resposta. Afinal, tinham suas próprias ideias e não estavam dispostos a abandoná-las. Isso nos ajuda a pensar: se queremos compreender as propostas de Jesus, temos de abandonar nossos preconceitos e as ideias correntes. Não podemos impor aos outros o que é de nosso pensamento.
Oração
DEUS ETERNO E TODO-PODEROSO, que governais o céu e a terra, escutai clemente as súplicas do vosso povo e dai ao nosso tempo a vossa paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=22%2F01%2F2025&leitura=meditacao