sábado, 18 de março de 2023

LITURGIA DIÁRIA - 18/03/2023


Solenidade no Domingo da Quaresma:
Como devemos celebrar São José este ano?

Data em honra ao pai de Jesus marca “pausa” nas penitências quaresmais.

No dia 19 de março, a Igreja celebra a Solenidade de São José, Esposo de Maria e Patrono da Igreja universal. Por se tratar de uma data tão solene, a Igreja orienta uma “pausa” nas penitências da Quaresma em honra do pai adotivo de Jesus. Porém, neste ano, a Solenidade coincide com o quarto Domingo da Quaresma, que possui precedência sobre todas as festas e solenidades. Então, como será celebrado este dia tão importante?


Nesse caso, as normas universais sobre o ano litúrgico indicam que a solenidade seja antecipada para o sábado, dia 18 de março. O esposo de Maria e pai nutrício de Jesus é recordado duas vezes no calendário litúrgico: pela “solenidade de São José, esposo da Virgem Maria”, no dia 19 de março, e pela “memória facultativa de São José operário”, no dia 1° de maio.

Continua a reportagem no link: 👇👇👇

Tema do dia

FESTA DE SÃO JOSÉ, PATRONO DA FAMÍLIA E DA IGREJA

O Senhor falou a Natã: «Vá dizer a Davi, meu servo: Quando esgotar seus dias, eu exaltarei a sua descendência e firmarei sua realeza. Ele é que vai construir uma Casa para o meu Nome e eu estabelecerei o Trono real dele para sempre.». (2Sm 7,4-5a.12-14a.16)
Fonte: Arquidiocese BH em 19/03/2021

PALAVRAS DO SANTO PADRE

Portanto, não é suficiente perguntar-nos quanto oramos, mas devemos interrogar-nos também como rezamos, melhor, como é o nosso coração: é importante examiná-lo para avaliar os pensamentos, os sentimentos, e extirpar a arrogância e a hipocrisia. Mas eu pergunto: é possível rezar com arrogância? Não! Com hipocrisia? Não! Só devemos orar pondo-nos diante de Deus tais como somos. Não como o fariseu, que rezava com arrogância e hipocrisia. Vivemos todos arrebatados pelo delírio do ritmo diário, muitas vezes à mercê de sensações, atordoados, confusos. É preciso aprender a encontrar o caminho do nosso coração, recuperar o valor da intimidade e do silêncio, pois é ali que Deus nos encontra e nos fala. (AUDIÊNCIA GERAL, 1° de junho de 2016)

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e tfaça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamoa vida eterna. Amém.

Sábado, SÃO JOSÉ, ESPOSO DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA,
Padroeiro da Igreja Universal, Solenidade, Ano A
Cor: Branco


Primeira Leitura (2Sm 7,4-5a.12-14a.16)
São José, Esposo da Virgem Maria | Sábado - 18/03/2023

Leitura do Segundo Livro de Samuel.

Naqueles dias, 4a Palavra do Senhor foi dirigida a Natã nestes termos: 5a"Vai dizer ao meu servo Davi: 'Assim fala o Senhor: 12Quando chegar o fim dos teus dias e repousares com teus pais, então, suscitarei, depois de ti, um filho teu, e confirmarei a sua realeza. 13Será ele que construirá uma casa para o meu nome, e eu firmarei para sempre o seu trono real. 14aEu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. 16Tua casa e teu reino serão estáveis para sempre diante de mim, e teu trono será firme para sempre'".

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório Sl 88(89),2-3.4-5.27 e 29 (R. 37)
São José, Esposo da Virgem Maria | Sábado - 18/03/2023

— Eis que a sua descendência durará eternamente.
— Eis que a sua descendência durará eternamente.

— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, de geração em geração eu cantarei vossa verdade! Porque dissestes: "O amor é garantido para sempre!" E a vossa lealdade é tão firme como os céus.
— "Eu firmei uma Aliança com meu servo, meu eleito, e eu fiz um juramento a Davi, meu servidor. Para sempre, no teu trono, firmarei tua linhagem, de geração em geração garantirei o teu reinado!"
— Ele, então, me invocará: 'Ó Senhor,vós sois meu Pai, sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação!'Guardarei eternamente para ele a minha graça e com ele firmarei minha Aliança indissolúvel.

Segunda Leitura (Rm 4,13.16-18.22)
São José, Esposo da Virgem Maria | Sábado - 18/03/2023

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos,13Não foi por causa da Lei, mas por causa da justiça que vem da fé, que Deus prometeu o mundo como herança a Abraão ou à sua descendência. 16É em virtude da fé que alguém se torna herdeiro. Logo, a condição de herdeiro é uma graça, um dom gratuito, e a promessa de Deus continua valendo para toda a descendência de Abraão, tanto para a descendência que se apega à Lei, quanto para a que se apoia somente na fé de Abraão, que é o pai de todos nós. 17Pois está escrito: "Eu fiz de ti pai de muitos povos". Ele é pai diante de Deus, porque creu em Deus que vivifica os mortos e faz existir o que antes não existia. 18Contra toda a humana esperança, ele firmou-se na esperança e na fé. Assim, tornou-se pai de muitos povos, conforme lhe fora dito: "Assim será a tua posteridade". 22Esta sua atitude de fé lhe foi creditada como justiça.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Evangelho (Mt 1,16.18-21.24a)
São José, Esposo da Virgem Maria | Sábado - 18/03/2023


Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado.

— Louvor e glória a ti, Senhor, Cristo, palavra de Deus!
— Felizes os que habitam vossa casa, para sempre eles hão de vos louvar! (Sl 83(84),5)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: "José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados". 24aQuando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

OU

Evangelho (Lc 2,41-51a)
São José, Esposo da Virgem Maria | Sábado - 18/03/2023


Jesus ia crescendo em sabedoria, tamanho e graça diante de Deus e dos homens

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

41Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. 42Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. 43Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem. 44Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. 45Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. 46Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas. 47Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. 48Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”.
49Jesus respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?” 50Eles, porém, não compreenderam as Palavras que lhes dissera. 51aJesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


SE O DIA DE SÃO JOSÉ - 19 DE MARÇO - NÃO CAÍSSE NO 4º DOMINGO DA QUARESMA, A LITURGIA DO SÁBADO - 3ª SEMANA DA QUARESMA, SERIA A LITURGIA ABAIXO.
 👇👇👇


Tema do dia

SEGUIR JESUS SIGNIFICA AMAR O PAI MISERICORDIOSO, SERVINDO AO PRÓXIMO

Jeroboão II levou Israel ao florescimento econômico, mas conseguido através da mistura da religião do Senhor com o culto aos ídolos. Oseias se volta contra a infidelidade da sua gente. É o primeiro Profeta que coloca nos lábios de Deus a palavra ‘querido’ para falar do seu povo.
Fonte: Arquidiocese BH em 13/03/2021

PALAVRAS DO SANTO PADRE

“"Esta capacidade de dizer que somos pecadores nos abre para a maravilha do encontro com Jesus Cristo, o verdadeiro encontro. Mesmo em nossas paróquias, em nossas sociedades, mesmo entre pessoas consagradas: quantas pessoas são capazes de dizer que Jesus é o Senhor? Tantas! Mas como é difícil dizer sinceramente: ‘Eu sou um pecador, eu sou uma pecadora’. É mais fácil dizê-lo do que outros, não é? Quando se está conversando, eh? ‘Isto, aquilo, este sim...’. Todos somos doutores nisto, não? Para chegar a um verdadeiro encontro com Jesus, a dupla confissão é necessária: ‘Tu és o Filho de Deus e eu sou um pecador', mas não em teoria: para isto, para isto, para isto e para isto...". (Santa Marta 3 de setembro de 2015)

Sábado da 3ª Semana da Quaresma
Cor: Roxo


Primeira Leitura (Os 6,1-6)
3ª Semana da Quaresma - Sábado

Leitura da Profecia de Oséias.

1“Vinde, voltemos para o Senhor, ele nos feriu e há de tratar-nos, ele nos machucou e há de curar-nos. 2Em dois dias, nos dará vida, e, ao terceiro dia, há de restaurar-nos, e viveremos em sua presença. 3É preciso saber segui-lo para reconhecer o Senhor. Certa como a aurora é a sua vinda, ele virá até nós como as primeiras chuvas, como as chuvas tardias que regam o solo”. 4Como vou tratar-te, Efraim? Como vou tratar-te, Judá? O vosso amor é como nuvem pela manhã, como orvalho que cedo se desfaz. 5Eu os desbastei por meio dos profetas, arrasei-os com as palavras de minha boca, mas, como luz, expandem-se meus juízos; 6quero amor, e não sacrifícios, conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 50)
3ª Semana da Quaresma - Sábado

— Eu quis misericórdia e não o sacrifício!
— Eu quis misericórdia e não o sacrifício!

— Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!
— Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, e, se oferto um holocausto, o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido!
— Sede benigno com Sião, por vossa graça, reconstruí Jerusalém e os seus muros! E aceitareis o verdadeiro sacrifício, os holocaustos e oblações em vosso altar!

Evangelho (Lc 18,9-14)
3ª Semana da Quaresma - Sábado


Meu Deus, tem compaixão de mim, que sou pecador!

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 9Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: 10“Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos. 11O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: ‘Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. 12Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda’.
13O cobrador de impostos, porém, ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!’
14Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração para depoide ler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada,  meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.