sexta-feira, 12 de outubro de 2018

BOM DIA! BOA TARDE! BOA NOITE! Oração da noite, Oração da manhã e Oração do entardecer - Deus te abençoe!



Oração da Noite

Boa noite Pai.
Termina o dia e a ti entrego meu cansaço.
Obrigado por tudo e… perdão!!
Obrigado pela esperança que hoje animou meus passos, pela alegria que vi no rosto das crianças;
Obrigado pelo exemplo que recebi daquele meu irmão;
Obrigado também por isso que me fez sofrer…
Obrigado porque naquele momento de desânimo lembrei que tu és meu Pai; Obrigado pela luz, pela noite, pela brisa, pela comida, pelo meu desejo de superação…
Obrigado, Pai, porque me deste uma Mãe!
Perdão, também, Senhor!
Perdão por meu rosto carrancudo; Perdão porque não me lembrei que não sou filho único, mas irmão de muitos; Perdão, Pai, pela falta de colaboração e serviço e porque não evitei aquela lágrima, aquele desgosto; Perdão por ter guardado para mim tua mensagem de amor;
Perdão por não ter sabido hoje entregar-me e dizer: “sim”, como Maria.
Perdão por aqueles que deviam pedir-te perdão e não se decidem.
Perdoa-me, Pai, e abençoa os meus propósitos para o dia de amanhã, que ao despertar, me invada novo entusiasmo; que o dia de amanhã seja um ininterrupto “sim” vivido conscientemente.
Amém!!!

Oração da manhã

Bom-dia, Senhor Deus e Pai!
A ti, a nossa gratidão pela vida que desperta, pelo calor que
cria vida, pela luz que abre nossos olhos.
Nós te agradecemos por tudo que forma nossa vida, pela terra, pela água, pelo ar, pelas pessoas. Inspira-nos com teu Espírito Santo os pensamentos que vamos alimentar,as palavras que vamos dizer, os gestos que vamos dirigir,a comunicação que vamos realizar.
Abençoa as pessoas que nós encontramos, os alimentos que vamos ingerir.
Abençoa os passos que nós dermos, o trabalho que devemos fazer.
Abençoa, Senhor, as decisões que vamos tomar, a esperança que vamos promover,a paz que vamos semear,a fé que vamos viver, o amor que vamos partilhar.
Ajuda-nos, Senhor, a não fugir diante das dificuldades, mas a abraçar amor as pequenas cruzes deste dia.
Queremos estar contigo, Senhor, no início, durante e no fim deste dia.
Amém.

Oração do entardecer

Ó Deus!
Cai à tarde, a noite se aproxima.
Há neste instante, um chamado à elevação, à paz, à reflexão.
O dia passa e carregam os meus cuidados.
Quem fez, fez.
Também a minha existência material é um dia que se passa,
uma plantação que se faz, um caminho para algo superior.
Como fizeste a manhã, à tarde e a noite, com seus encantos,
fizeste também a mim, com os meus significados, meus resultados.
Aproxima de mim, Pai, a Tua paz para que usufrua desta
hora e tome seguras decisões para amanhã.
Que se ponha o sol no horizonte, mas que nasça
em mim o sol da renovação e da paz para sempre.
Obrigado, Deus, muito obrigado!
Amém!

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 13/10/2018

ANO B


Lc 11,27-28

Comentário do Evangelho

A Bem-aventurança da Palavra praticada

Lucas apresenta, em uma breve narrativa que lhe é exclusiva, mais uma proclamação de bem-aventurança, dentre as várias registradas em seu evangelho. Aqui está expresso o mistério da encarnação. A simples condição humana é elevada à participação na vida divina, pela prática da vontade de Deus, revelada em Jesus. A vontade do Pai, manifesta em sua Palavra, é a solidariedade e fraternidade universal, de maneira a que todos tenham vida, e vida plena, sem exclusões.
Jesus cativa e impressiona as multidões. Assim, a mulher no meio da multidão, com sua sensibilidade própria, proclama Maria como bem-aventurada por ser a mãe de Jesus. Contudo, Jesus afirma algo maior que supera qualquer grandeza humana. É a prática da vontade de Deus, pela qual o amor vivido em plenitude, em comunhão com o próximo sem exclusões, significa a própria comunhão de vida com o Pai. A proclamação de Jesus sobre a prioridade da prática da vontade de Deus já foi manifestada no episódio em que a família de Jesus se aproxima, em um momento em que ele fala às multidões.
Além das oito bem-aventuranças agrupadas por Mateus no início do Sermão da Montanha, e das quatro correspondentes de Lucas, estes dois evangelistas distribuem várias outras bem-aventuranças ao longo de seus evangelhos. O termo "bem-aventurança" (tradução do grego makarismós) exprime uma felicidade sublime e divina, que a diferencia e eleva acima da desejada e limitada felicidade humana.
José Raimundo Oliva
Oração
Pai, dá-me a graça de compreender sempre mais que a grandeza de Maria consistiu em ser fiel à tua Palavra acolhida e posta em prática com generosidade sem limites.
Fonte: Paulinas em 13/10/2012

Vivendo a Palavra

O Filho, Jesus, declara que Maria, sua Mãe, já feliz por tê-lo gerado, é ainda mais feliz porque ouviu a Palavra do Pai e a viveu. Deixa, assim, para os seus discípulos pelos tempos a fora, aberta a porta da maior felicidade: basta que ouçamos a Palavra, que a coloquemos em prática e, vivendo-a, tornemos esta vida cheia de encantamento.
Fonte: Arquidiocese BH em 13/10/2012

VIVENDO A PALAVRA

Jesus, declara que Maria, sua Mãe, que já era feliz por tê-lo gerado, é ainda mais feliz porque ouviu a Palavra do Pai e a colocou em prática. Deixa, assim, para os seus discípulos pelos tempos afora, aberta a porta da maior felicidade: basta que ouçamos a Palavra, que a coloquemos em prática e, assim vivendo-a, tornemos esta vida cheia de encantamento.

Reflexão

A maternidade carnal de Maria é muito importante e, é claro, muito valorizada por Jesus, mas é apenas uma maternidade, algo que faz parte da natureza de todas as mulheres. No Evangelho de hoje, Jesus contrasta a maternidade carnal de sua mãe com a grandeza da fé e do seguimento dos valores do Reino, o que não faz parte da natureza humana, mas é fruto da atuação da graça divina em nós, e que fazia parte da vida de Maria. Mas Maria, quando se dispôs a fazer a vontade de Deus e disse Sim ao seu projeto de amor, foi muito além, pois sua maternidade não foi apenas carnal, foi divina.
Fonte: CNBB em 13/10/2012

Reflexão

Uma voz feminina, e talvez materna, se dirige a Jesus glorificando sua mãe, fazendo eco às palavras de Isabel: “Feliz aquela que acre- ditou…” (Lc 1,45). A mãe de Jesus é elogiada duplamente: por ser sua mãe biológica e por cumprir fielmente a Palavra do Senhor. Com sua resposta, Jesus nos mostra que, aos olhos de Deus, não importam valores secundários por si: raça, inteligência e outros predicativos humanos. Tudo deve estar relacionado com o projeto do Reino de Deus. Ouvir a Palavra de Deus e colocá-la em prática, assumindo as consequências dessa escolha, isso é o que faz a pessoa tornar-se, de fato, a família de Jesus. Nessa bem-aventurança (“Felizes…”), Jesus inclui todos os que, como sua mãe, sabem aceitar a Palavra de Deus e praticá-la.
(Dia a dia com o Evangelho 2018 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)

Meditando o evangelho

FELIZ QUEM PRATICA A PALAVRA

Uma mulher, exaltando publicamente a mãe de Jesus, fez-se porta-voz do sentimento da multidão. Deveria ser magnífica a criatura que deu à luz um ser tão extraordinário como era Jesus. Seus prodígios estavam aí para demonstrar quem ele era!
Entretanto, Jesus a corrigiu: mais digno de louvor é quem se torna discípulo do Reino, ou seja, ouve a palavra de Deus e pauta sua vida por ela.
Evidentemente, a mãe de Jesus não estava excluída desta categoria. Ela foi a humilde serva que se colocou toda à disposição do Pai. Ser mãe do Filho de Deus resultava de sua condição de mulher obediente à vontade divina. A mãe era bem-aventurada por se ter feito discípula.
Proclamando a bem-aventurança do discipulado, Jesus convidava a multidão a se fazer discípula. Seria muito pouco deter-se na exaltação da mãe, sem se tornar discípulo do Filho. Isto não passaria de uma constatação superficial, se não resultasse numa opção radical pelo Reino anunciado por Jesus. O que se dá, quando a Palavra de Deus é ouvida e praticada. Essa é a maior experiência de felicidade que um ser humano pode fazer. Felicidade por ter alicerçado sua vida em fundamentos sólidos! Felicidade por ter encontrado o verdadeiro sentido da vida humana!
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Senhor Jesus, que eu experimente a felicidade de ser discípulo do Reino, ouvindo a Palavra de Deus e a pondo em prática de forma radical.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. Ouvir a Palavra
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Maria de Nazaré cresceu ouvindo a Palavra de Deus, antes de acolher o Verbo Divino em suas entranhas, ela o havia acolhido em seu coração através da Santa Palavra. O poder e a força do "Faça-se" de Deus Criador, ao criar todas as coisas, agora se repete, ao iniciar a nova criação, é a Palavra que gera Cristo em nós, é a Palavra que nos leva a Fé, por isso é libertadora e nos renova e de certa forma nos recria.
A mulher que ouviu Jesus louvou-o pela Mãe que o gerou e o acolheu em seu ventre bendito, e Jesus, longe de desmerecê-la, vai engrandecê-la ainda mais. Maria foi a primeira a acreditar, tão logo ouviu a Palavra. E a Palavra gerou nela a Graça e o resto foi conseqüência. Deus não chegou de repente na Vida de Maria, não veio como um intruso, como um invasor, como um estranho no ninho, mas já estava nela, já a tinha preservado desde a sua origem, e Maria foi correspondendo ao chamado, isso é, foi ouvindo e abrindo a sua alma e todo o seu ser a Deus.
O Dom da maternidade Divina estava assim delineado pelo Criador, mas nada iria acontecer sem primeiro Maria dar a sua resposta, o seu SIM generoso, o seu consentimento para que Deus pudesse agir em sua vida e na Vida da HUMANIDADE.
Maria se fez serva porque era livre, poderia ter feito outra escolha, poderia ter tomado outra decisão em sua vida, Deus não manipula ninguém, chama e convida, apresenta e propõe, mas depende de cada homem e mulher aceitá-lo ou rejeitá-lo. A Palavra de Deus deve ser acolhida em nós como um embrião Divino que nos transforma em Novas criaturas. Mas esse embrião precisa ser gestado com paciência e prudência, o ser humano é frágil e marcado por tantas limitações, entretanto comporta em si o transcendental, o mistério do qual só Deus tem a chave.

2. Felizes os que ouvem a Palavra e a põem em prática
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

A segunda etapa da subida a Jerusalém começou com Jesus sendo acolhido na casa de Marta e Maria. Maria se sentou aos pés de Jesus e escutava a sua palavra. Jesus disse que ela escolheu a melhor parte. Hoje, uma mulher elogiou a Mãe de Jesus. “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram.” “Feliz a tua mãe pelo filho que ela teve!” E Jesus respondeu que feliz mesmo é quem ouve a Palavra de Deus e a põe em prática. Ouvir a Palavra de Deus, ler a Palavra de Deus, meditá-la, rezar com ela, tudo isso faz parte da vida do discípulo de Jesus. Não basta, porém, ouvir. É preciso praticar. É bom ser Marta, Maria.
O Apóstolo São Tiago, escrevendo aos cristãos, dizia: “Seja cada um de vocês pronto para ouvir, mas lento para falar e para se irar. Recebam com docilidade a Palavra que foi plantada no coração de vocês. Tornem-se praticantes da Palavra e não simples ouvintes. Não enganem a si mesmos. Quem ouve e não pratica é como quem olha no espelho e logo se esquece de como é. Quem não é ouvinte esquecido, mas pratica o que a Lei perfeita da liberdade ensina, esse é feliz naquilo que faz”. A Mãe de Jesus era feliz por ter dado à luz esse Filho, e era feliz por ouvir e praticar a Palavra de Deus. Dizia ela que todas as gerações a chamariam de feliz ou bem-aventurada, porque, afinal, foi da sua carne que a Palavra se fez carne e habitou entre nós. Ajude-nos, Santa Maria, a ouvir e praticar o que seu Filho nos ensina, para depois transmitir com alegria o que ouvimos e praticamos.

HOMILIA DIÁRIA

Maria, modelo de escuta e meditação da Palavra de Deus

Postado por: homilia
outubro 13th, 2012

“Naquele tempo, enquanto Jesus falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: ‘Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram’. Jesus respondeu: ‘Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática’” (cf. Lc 11,27-28).
Este é o Evangelho da Liturgia de hoje. Duas coisas importantíssimas para refletir. Jesus repreende esta mulher que faz um elogio àquela que lhe havia dado a vida, amamentado? De maneira nenhuma! Esse elogio quer dizer: “Feliz é tua mãe por ter um filho tão sábio, tão santo, um profeta! Ela te educou muito bem, ela deve ser muito feliz por você ser o seu filho, deve ter orgulho de ti!”.
As tradições, a religião, os costumes e a boa educação eram transmitidos dos pais aos filhos. Nisso podemos verdadeiramente elogiar e honrar Maria e José, que transmitiram a Jesus – com muita fidelidade e amor às tradições – a fé no Deus único e a Sagrada Escritura.
Mas também, por outro lado, podemos elogiar e nos espelhar na Virgem Maria: “Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”. Lembremos da Visita de Maria a sua prima Santa Isabel. Esta diz para Maria: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!” (cf. Lc 1,42-45). Maria tinha os ouvidos voltados a Jesus. Ouvia, escutava e meditava no coração e praticava na vida, acompanhando seu Filho em todos os passos, do nascimento à Cruz.
Portanto, Maria é modelo de escuta, de meditação e de prática da Santa Palavra de Deus.
Vejamos o que diz a jovem Maria ao receber o anúncio do Anjo Gabriel sobre a vontade do Senhor para sua vida e a Encarnação do Filho de Deus: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua Palavra” (cf. Lc 1,38). E o Verbo se fez carne no ventre fecundo de Nossa Senhora.
O leite é a primeira fonte segura e sustentável de alimento de uma criança, ou seja, é o primeiro sustento e afeto maternal de um ser humano. Por falar em leite, lembrei-me que ao visitar Belém, na Terra Santa, uma gruta próxima a Basílica da Natividade é considerada – segundo a tradição – o local onde a Sagrada Família parou, enquanto fugia rumo ao Egito e onde, também, Nossa Senhora amamentou o Menino Jesus.


Gruta do Leite em Belém na Terra Santa

A tradição afirma ainda que, durante a amamentação, uma gota de leite caiu sobre a rocha da gruta que tornou-se branca. E assim ficou conhecida como a Gruta do Leite. Tanto os cristãos como os islâmicos acreditam que o pó branco da gruta ajuda a estimular a produção do leite materno e intensificar a fertilidade. No lado externo da gruta é possível encontrar uma sala reservada para testemunhos de diversos países sobre histórias de mulheres que encontravam-se com dificuldades de fertilidade e que após ingerirem o pó conseguiram engravidar.
Meditando sobre tudo isso, onde eu busco a fonte da minha fecundidade? Na Palavra de Deus, na vida de oração, no amor, na obediência e na escuta? E ainda: Que tipo de elogio ou crítica eu recebo das pessoas? Questione-se!
Padre Luizinho – Comunidade Canção Nova
Fonte: Canção Nova em 13/10/2012

Oração Final
Pai Santo, faze-nos profetas do teu Reino de Amor! Que ouçamos com atenção a tua Palavra; que a vivamos em nossas relações existenciais; que anunciemos com alegria o teu Reino, já presente em nós; e que denunciemos a injustiça do mundo que oprime e exclui. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 13/10/2012

ORAÇÃO FINAL
Pai Santo, faze-nos profetas do teu Reino de Amor! Que ouçamos com atenção e carinho a tua Palavra; que a vivamos em nossas relações existenciais; que anunciemos com alegria o teu Reino, já presente em nós; e que denunciemos a injustiça do mundo que oprime e exclui tantos irmãos. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão Maior, na unidade do Espírito Santo.

LITURGIA DIÁRIA - 13/10/2018


Tema do dia

FELIZES OS QUE OUVEM E VIVEM A PALAVRA DE DEUS

Paulo mostra aos gálatas o papel desempenhado pela Lei de Moisés na história da salvação. Ela ajudou a conduzir o tempo da espera pela chegada da fé, que foi revelada em Jesus Cristo. Pela fé, todos nós, batizados em Cristo, somos filhos de Deus. Ninguém excluído!

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

Sábado da 27ª Semana do Tempo Comum
Cor: Verde


Primeira Leitura (Gl 3,22-29)
27ª Semana do Tempo Comum - Sábado - 13/10/2018

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas.

Irmãos, 22 a Escritura pôs todos e tudo sob o jugo do pecado, a fim de que, pela fé em Jesus Cristo, se cumprisse a promessa em favor dos que creem. 23Antes que se inaugurasse o regime da fé, nós éramos guardados, como prisioneiros, sob o jugo da Lei. Éramos guardados para o regime da fé, que estava para ser revelado. 24Assim, a Lei foi como um pedagogo que nos conduziu até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé. 25Mas, uma vez inaugurado o regime pela fé, já não estamos na dependência desse pedagogo. 26Com efeito, vós todos sois filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo. 27Vós todos que fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo. 28O que vale não é mais ser judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos vós sois um só, em Jesus Cristo. 29Sendo de Cristo, sois então descendência de Abraão, herdeiros segundo a promessa.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Responsório (Sl 104)
27ª Semana do Tempo Comum - Sábado - 13/10/2018

— O Senhor se lembra sempre da Aliança!
— O Senhor se lembra sempre da Aliança!

— Cantai, entoai salmos para ele, publicai todas as suas maravilhas! Gloriai-vos em seu nome que é santo, exulte o coração que busca a Deus!
— Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face! Lembrai as maravilhas que ele fez, seus prodígios e as palavras de seus lábios!
— Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido, ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra.


Evangelho (Lc 11,27-28)
27ª Semana do Tempo Comum - Sábado - 13/10/2018


Felizes os que ouvem a Palavra e a põem em prática

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 27enquanto Jesus falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. 28Jesus respondeu: “Muito mais felizes são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.

TERÇOS – VÍDEOS


Acesse:

1  Terço da Divina Providência - http://youtu.be/5mzUbLl_P48

2 - Terço de Cura e Libertação  http://youtu.be/TWmZ47JoC0I

3  Terço da FÉ  http://youtu.be/-I1tuBSDtkU

4 - Terço do Espírito Santo - http://youtu.be/BJqMkwQsOeQ

5 - Terço da Libertação Cantado - http://youtu.be/9ofE4VoEZPU

6 - Terço da Sagrada Face de Nosso Senhor Jesus Cristo - http://youtu.be/dr_BtsQtRvo

7 - Terço de São Bento - http://youtu.be/p-iD6TySLmY

TERÇO DA MISERICÓRDIA - APRENDA A REZAR O TERÇO DA MISERICÓRDIA




CLIQUE O LINK ABAIXO E REZE COM O VÍDEO:

TERÇO DA MISERICÓRDIA - MEDITADO COM SANTA FAUSTINA
https://youtu.be/VaATGW9jJX4

"Quando rezarem este Terço junto aos agonizantes, Eu me colocarei entre o Pai e a alma agonizante, não como justo Juiz, mas como Salvador misericordioso".

JESUS, EU CONFIO EM VÓS!!!


APRENDA A REZAR O TERÇO DA MISERICÓRDIA


Para ser rezado nas contas do terço

No começo:


Pai nosso, que estais no céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Creio em Deus Pai, todo poderoso, criador do Céu e da Terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espirito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna Amém.

Nas contas de Pai Nosso, dirás as seguintes palavras usando o terço de Maria:

Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e o Sangue, a Alma e a Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e dos do mundo inteiro.

Nas contas de Ave Maria rezarás as seguintes palavras:

Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.

No fim, rezarás três vezes estas palavras:

Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro” 
(Diário, 476)