quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Terço - Mistérios Dolorosos - Terça-feira e Sexta-Feira


Terço do Rosário: Mistérios Dolorosos





"Mediante o Rosário, o povo cristão aprende com Maria a contemplar a beleza do rosto de Cristo, e a experimentar a profundidade do seu amor."
São João Paulo II

MEDITE A VIA-SACRA


MEDITE A VIA-SACRA

- Primeira Estação: Jesus é condenado à morte
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
- Segunda Estação: Jesus levando a cruz às costas.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Terceira Estação: Jesus cai por terra
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Quarta Estação: Jesus encontra Maria Santíssima
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Quinta Estação: Jesus é ajudado por Cirineu
 Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Sexta Estação: Verônica enxuga a Face de Jesus
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Sétima Estação: Jesus cai pela segunda vez
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Oitava Estação: Jesus pede que as mulheres não chorem
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Nona Estação: Jesus cai pela terceira vez
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Décima Estação: Jesus é despido de suas vestes
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Décima Primeira Estação: Jesus é cravado na cruz
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Décima Segunda Estação: Jesus morre na cruz
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Décima Terceira Estação: Jesus é descido da cruz
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Décima Quarta Estação: Jesus é sepultado
Pai-Nosso, Ave-Maria Glória.

Dia da semana: Sexta-feira - Dedicado a: Paixão de Cristo - Sagrado Coração de Jesus - Tu Reinas | Clipe Coração Igual ao Teu | Diante do Trono


Dá-me Um Coração Igual Ao Teu

Se tu olhares senhor pra dentro de mim nada encontraras de bom

Mas um desejo eu tenho de ser transformado preciso
tanto do seu perdão da-me um novo coração

Refrão:
Da-me um coração igual ao teu, meu mestre
Da-me um coração igual ao teu, coração disposto a obedercer cumprir todo
todo Teu querer da-me um coração igual ao teu.
Se tu olhares Senhor...

Ensina-me amar o meu irmão
A olhar com os teus olhos
Perdoar com teu perdão
Enche-me com teu espírito
Endireita os meus caminhos
Óh Deus da-me um novo coração

Enche-me com teu espírito
Endireita os meus caminhos
Óh Deus da-me um novo coração

Refrão

Primeira sexta-feira do mês de Fevereiro - Consagração ao Sagrado Coração de Jesus


Consagração ao Sagrado Coração de Jesus

Eu …………,  Vos dou e consagro, ó Sagrado Coração de Jesus Cristo, minha vida,  minhas ações, penas e sofrimentos, para não querer mais servir-me de nenhuma parte de meu ser, senão para Vos honrar, amar e glorificar.
É esta a minha vontade irrevogável: ser todo Vosso e tudo fazer por Vosso amor, renunciando de todo o meu coração a tudo o quanto Vos possa desagradar.
Tomo-Vos, pois, ó Sagrado Coração, por único bem de meu amo, protetor de minha vida, segurança de minha salvação, remédio de minha fragilidade e de minha inconstância, reparador de todas as imperfeições de minha vida e meu asilo seguro na hora da morte.
Sede, o Coração de bondade, minhas justificação diante de Deus, Vosso Pai, para que desvie de mim Sua justa cólera.
Ó Coração de amor, deposito toda a minha confiança em Vós, pois tudo temo de minha malícia e de minha fraqueza, mas tudo espero de Vossa bondade!
Extingui em mim tudo o que possa desagradar-Vos ou que se oponha à Vossa vontade.
Seja o Vosso puro amor tão profundamente impresso em meu coração, que jamais possa eu esquecer-Vos nem separar-me de Vós.
Suplico, por todas as Vossas finezas, que meu nome seja escrito em Vosso Coração, pois quero fazer constituir toda a minha felicidade e toda a minha glória em viver e morrer como Vosso escravo. Amém. (Santa Margarida Maria)

Bom Final de Semana! - "Doce Coração de Jesus, sede o meu amor!" "Doce Coração de Maria, sede a minha salvação!"

Bom dia! Que Deus nos abençoe com muita paz e saúde. Amém!

♥ Ótima Sexta-Feira! ♥ - O Coração de JESUS bate forte por VOCÊ!

Santa Adelaide (Alice) de Vilich - 5 de fevereiro


Santa Adelaide de Vilich
culo XI
Adelaide nasceu no ano 960 era filha dos célebres condes de Geldern, na Alemanha. Seus pais, muito religiosos, tiveram mais duas filhas e um filho. Uma das suas irmãs entrou para o convento de Santa Maria, em Colônia, e Adelaide foi para o de Santa Úrsula, também na mesma cidade. Ambas foram eleitas abadessas por suas respectivas comunidades religiosas.

Santa Águeda - 5 de Fevereiro




Santa Águeda - Virgem e mártir dos primeiros séculos

Santa Águeda, mesmo diante das dores e humilhações foi firme em escolher Jesus como seu único Esposo
Virgem e mártir, Santa Águeda nasceu no século III numa família muito conhecida, em Catânia, na Sicília. Muito cedo, ela discerniu um chamado a Deus consagrando a sua virgindade ao Senhor, seu amado e esposo. A grande santa italiana foi uma jovem de muita coragem vivendo o Santo Evangelho na radicalidade num tempo em que o imperador Décio levantou contra o Cristianismo uma forte perseguição. Aqueles que não renunciassem ao senhorio de Cristo e não O desprezassem eram punidos com muitos sofrimentos até a morte.

Santos Filôromo e Filéias - 4 de fevereiro


Santos Filôromo e Filéias (Mártires)

Filéias pertenceu a uma das famílias mais nobres e mais antigas do baixo Egito. Era oriundo de Thmuis, ocupou altos cargos, desempenhou funções públicas e possuia amplos conhecimentos filosóficos. Provavelmente converteu-se ao cristianismo em uma idade madura, sendo logo escolhido para ser bispo da sua cidade natal. Paralelamente, Filôromo ocupava um alto posto administrativo em Alexandria, e também converteu-se tarde ao cristianismo. Ambos foram aprisionados ao mesmo tempo e sem dúvida estiveram na mesma masmorra nos últimos mêses do ano 306.

São Gilberto de Sempringham - 4 de fevereiro


Santo Gilberto
Fundador dos Gilbertinos
1083-1189
Ele é o decano dos santos ingleses. Foi fundador da única Ordem totalmente inglesa, tanto pela origem do seu nascimento quanto pela trajetória de sua vida sacerdotal. Gilberto era filho do nobre normando Juscelino, que se estabeleceu na Inglaterra depois dela ter ficado sob o domínio de Guilherme, o Conquistador. A sua infância transcorreu, toda ela, nas propriedades paternas da cidade de Sempringham, onde nasceu em 1083. Lá, Gilberto iniciou seus estudos, concluídos depois em Paris.

Santo André Corsini - 4 de fevereiro


Santo André Corsini
1301-1372
Um sonho anunciou o inicio da vida religiosa de Santo André Corsini, outro sonho anunciou seu fim. O primeiro quem o teve foi sua mãe. O outro, que lhe indicou a data da morte, sonhou ele próprio. André nasceu em Florença, na Itália, em 1301, filho de família nobre e famosa. Antes de o dar à luz, sua mãe sonhou que seu filho nascia lobo, mas se transformava em cordeiro ao entrar numa igreja carmelita.

Santa Joana de Valois - 4 de fevereiro


Santa Joana de Valois
1464-1505

Fundou a Congregação
da Anunciação
Filha do rei Luiz XI da França e Carlota de Savóia, Joana nasceu no castelo de Tours, em 23 de abril de 1464. Causou uma grande desilusão a seu pai que desejava um filho homem. Aos vinte e seis dias de idade, foi acertado o seu casamento, para consolidar uma aliança política, com seu primo Luiz de Órleans, de dois anos.

São João de Brito - 4 de Fevereiro




São João de Brito - Um grande evangelizador da Índia

São João de Brito, foi até as últimas consequências defendendo a fé que professava
Nasceu em Lisboa, Portugal, no ano de 1647. Seu pai, Salvador Pereira de Brito; sua mãe, D. Brites Pereira. No ano de 1640, seu pai foi enviado pelo rei Dom João IV para ser governador no Brasil, lugar onde faleceu. São João de Brito, com sua mãe e seus irmãos, ficaram na corte. Desde cedo, São João dava testemunho da busca de viver em Deus.

Santo Oscar (Anscário) - 3 de fevereiro


Santo Oscar (Anscário)
800-865
Oscar, desde pequeno conviveu com os monges beneditinos da cidade de Corbiè, onde nasceu em 800, na França. Na infância, estudou no colégio do mosteiro, onde regressou, mais tarde, para se tornar um monge e professor interno. Aos vinte e três anos, foi exercer esta função na Saxônia. Nesta região era conhecido como Anscário.

Beato Stefano Bellezini - 3 de fevereiro


Beato Stefano Bellezini, Confessor


Comemoração Litúrgica:  03 de fevereiro.

Também nesta data: São Brás de Sebaste, Santo Oscar e Santa Celerina

Nasceu em Trento, em 25 de novembro de 1774. Aos 18 anos vestiu o hábito agostiniano no convento de São Marcos. Passou pois  pelo noviciado de Bolonha, tendo seguido a  Roma e de novo a  Bolonha para os estudos de filosofia e da teologia.  Por ocasião da invasão das tropas napoleônicas teve de abandonar o Estado pontifício, retornando a Trento, onde no ano de 1797 foi ordenado. Viveu no convento de São Marco ao final de 1809, ano em que o Mosteiro foi fechado por ocasião da supressão religiosa operada pelo governo da região.

São Brás - 3 de Fevereiro




São Brás – Médico e pastor das almas

São Brás, homem corajoso, de oração e pastor das almas, cuidava dos fiéis na sua totalidade
O santo de hoje nasceu na cidade de Sebaste, Armênia, no final do século III. São Brás, primeiramente, foi médico, mas entrou numa crise, não profissional, pois era bom médico e prestava um ótimo serviço à sociedade. Mas nenhuma profissão, por melhor que seja, consegue ocupar aquele lugar que é somente de Deus. Então, providencialmente, porque ele ia se abrindo e buscando a Deus, foi evangelizado. Não se sabe se já era batizado ou pediu a graça do Santo Batismo, mas a sua vida sofreu uma guinada. Esta mudança não foi somente no âmbito da religião, sua busca por Nosso Senhor Jesus Cristo estava ligada ao seu profissional e muitas pessoas começaram a ser evangelizadas através da busca de santidade daquele médico.

Santa Catarina de Ricci - 2 de fevereiro


Santa Catarina de Ricci, Virgem


Comemoração Litúrgica:  02 de fevereiro.

Também nesta data - N. S. Purificação,  N. Senhora de Nazaré, N. S. dos Navegantes,  N. S. das Candeias (ou Candelária),  Santa Joana de Lestonnac, São Feliciano

Santa Catarina, uma das maiores Santas da idade média, nasceu em Florença, de família ilustríssima. Deus infundira no coração da criança um grande amor a oração e outras práticas de piedade, amor este que a levou ao desprezo de tudo que é do mundo. Com sete anos de idade foi confiada às religiosas do convento de Monticelli. Uma vez em contato íntimo com a vida religiosa, tanto se lhe afeiçoou, que, mais tarde, quando teve de voltar ao lar paterno, no meio dos trabalhos domésticos conservou os costumes do convento.

São Cornélio - 2 de Fevereiro



São Cornélio - O primeiro bispo de Cesareia

São Cornélio foi um dos principais responsáveis pela evangelização de estrangeiros
Encontramos, nos Atos dos Apóstolos, este exemplo de entrega. No capítulo 10, nós assim ouvimos da Palavra de Deus: “Havia em Cesareia um homem por nome Cornélio. Centurião da corte que se chamava Itálica, era religioso; ele e todos de sua casa eram tementes a Deus. Dava muitas esmolas ao povo e orava constantemente” (At 10,1-2).

Santo Inácio (Bispo de Antioquia, Mártir) - 1 de fevereiro


Santo Inácio (Bispo de Antioquia, Mártir)

Chamado Teóforo, "aquele que leva Deus", provavelmente foi um convertido, discípulo de São João Evangelista. Logo, por ordem de São Pedro e São Paulo, sucedeu São Evódio como Bispo de Antioquia por aproximadamente quarenta anos, sendo um pastor exemplar.

Santa Brígida de Kildare - 01 de Fevereiro


Santa Brígida de
Kildare virgem
(450-525)
Em meio ao grande florescimento de santos irlandeses, entre os séculos IV e VIII, destaca-se essa mulher, venerada como a segunda padroeira da Irlanda, depois de são Patrício. Ela fundou o primeiro convento feminino na “ilha dos santos”, a partir do qual se originaram centenas de lendas e diversas comunidades femininas, todas inspiradas na regra ditada por essa santa, as quais enriqueceram o calendário de outros inúmeros santos.

Santa Veridiana – 1 de Fevereiro



Santa Veridiana - Uma peregrina da Igreja

Santa Veridiana era conhecida pela sua compaixão para com os mais pobres, oferecendo-lhes tudo que podia.
Nasceu em Florença, em 1182, numa família nobre que respeitava as opções de Veridiana com relação a Deus. Ela trabalhou com um tio comerciante e o ajudou a administrar seus negócios, mas percebeu que sua vocação era muito mais do que administrar; era deixar que o próprio Deus cuidasse dela e de sua história.

BOA NOITE!!! Maria santa e fiel ensina-nos a viver como escolhidos. Maria, passa na frente... SALVE MARIA!!!

LEITURA ORANTE DO DIA - 02/02/2017



LEITURA ORANTE

Lc 2,22-40 - Apresentação do Senhor

Apresentação do Senhor

- A nós todos,  que nos encontramos neste espaço,
a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

Preparo-me para a Leitura, rezando, em sintonia com todos:
Inspirai-me, Espírito Santo, para que eu pense santamente!
Impulsionai-me, Espírito Santo, para que eu trabalhe santamente!
Movei-me, Espírito Santo, para que eu ame santamente!
Fortificai-me, Espírito Santo, para que eu proteja o que é santo!
Guardai-me, Espírito Santo, para que jamais perca o que é santo!
(Santo Agostinho)

1. Leitura (Verdade)
- O que a Palavra diz?
Leio, na Bíblia, o texto Lc 2,22-40.
Chegou o dia de Maria e José cumprirem a cerimônia da purificação, conforme manda a Lei de Moisés. Então eles levaram a criança para Jerusalém a fim de apresentá-la ao Senhor. Pois está escrito na Lei do Senhor: "Todo primeiro filho será separado e dedicado ao Senhor." Eles foram lá também para oferecer em sacrifício duas rolinhas ou dois pombinhos, como a Lei do Senhor manda.
Em Jerusalém morava um homem chamado Simeão. Ele era bom e piedoso e esperava a salvação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele, e o próprio Espírito lhe tinha prometido que, antes de morrer, ele iria ver o Messias enviado pelo Senhor. Guiado pelo Espírito, Simeão foi ao Templo. Quando os pais levaram o menino Jesus ao Templo para fazer o que a Lei manda, Simeão pegou o menino no colo e louvou a Deus. Ele disse:
- Agora, Senhor, cumpriste a promessa que fizeste e já podes deixar este teu servo partir em paz.
Pois eu já vi com os meus próprios olhos a tua salvação, que preparaste na presença de todos os povos: uma luz para mostrar o teu caminho a todos os que não são judeus e para dar glória ao teu povo de Israel.
O pai e a mãe do menino ficaram admirados com o que Simeão disse a respeito dele. Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus:
- Este menino foi escolhido por Deus tanto para a destruição como para a salvação de muita gente em Israel. Ele vai ser um sinal de Deus; muitas pessoas falarão contra ele, e assim os pensamentos secretos delas serão conhecidos. E a tristeza, como uma espada afiada, cortará o seu coração, Maria.
Havia ali também uma profetisa chamada Ana, que era viúva e muito idosa. Ela era filha de Fanuel, da tribo de Aser. Sete anos depois que ela havia casado, o seu marido morreu. Agora ela estava com oitenta e quatro anos de idade. Nunca saía do pátio do Templo e adorava a Deus dia e noite, jejuando e fazendo orações. Naquele momento ela chegou e começou a louvar a Deus e a falar a respeito do menino para todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.
Quando terminaram de fazer tudo o que a Lei do Senhor manda, José e Maria voltaram para a Galiléia, para a casa deles na cidade de Nazaré. O menino crescia e ficava forte; tinha muita sabedoria e era abençoado por Deus.
Refletindo
Alguns aspectos merecem ser destacados neste texto:
1º Maria sabia quem era Jesus e, por ser Filho de Deus não precisava ser apresentado no Templo, na comunidade. Mas, quis ser obediente e por isso tem a grande revelação do profeta Simeão.
2º Jesus recém-nascido em tudo é semelhante aos outros. Mas, não passa despercebido: O Espírito Santo abre os olhos da fé ao velho Simeão, que se aproxima e, tomando o Menino nos braços, reconhece nele o Messias. Este Menino, profetiza Simeão, será "sinal de contradição".
3º Para a Mãe surpresa, Simeão prediz que a salvação acontecerá através do sofrimento – “espada afiada” -  do qual  também ela participará.
4º O tema da oferenda mistura-se com o tema da luz: “uma luz para mostrar o caminho a todos”. O Menino será luz das gentes e glória de Israel. Assim, Maria se revela como um candelabro que apresenta Jesus, "Luz do mundo".
5º Jesus dirá mais tarde aos discípulos: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida" (Jo 8,12). "Vocês são a luz do mundo" (Mt 4,15).

2. Meditação (Caminho)
- O que a Palavra diz para mim?
Hoje, 2 de fevereiro, celebramos a Festa da Apresentação do Senhor, também chamada, no Brasil, festa de Nossa Senhora da Luz ou de Nossa Senhora da Candelária. O povo, na sua fé, costuma acender uma vela em homenagem a Maria. Sei que quando deixo uma vela acesa diante do sacrário ou do santo de minha devoção, expresso minha fé e, embora não esteja presente fisicamente, estou presente, em espírito. Eu e você podemos, como Maria, ser um candelabro que apresenta Jesus, Luz do mundo, na comunidade, em família, onde quer que estejamos.
Meditando
Os bispos, na Conferência de Aparecida, falaram da alegria do discípulo que poderemos comparar com a luz: "Desejamos que a alegria que recebemos no encontro com Jesus Cristo, a quem reconhecemos como o Filho de Deus encarnado e redentor, chegue a todos os homens e mulheres feridos pelas adversidades; desejamos que a alegria da boa nova do Reino de Deus, de Jesus Cristo vencedor do pecado e da morte, chegue a todos quantos jazem à beira do caminho, pedindo esmola e compaixão (cf. Lc 10,29-37; 18,25-43). A alegria do discípulo é antídoto frente a um mundo atemorizado pelo futuro e oprimido pela violência e pelo ódio. A alegria do discípulo não é um sentimento de bem-estar egoísta, mas uma certeza que brota da fé, que serena o coração e capacita para anunciar a boa nova do amor de Deus. Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria." (DAp 29).

3. Oração (Vida)
- O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
A Palavra me motiva a fazer, hoje, uma prece a Maria.


Rezo com toda a Igreja a Oração Jubilar: 300 Anos de Bênçãos
Senhora Aparecida, Mãe Padroeira, em vossa singela imagem, /
há 300 anos aparecestes nas redes dos três benditos pescadores /
no Rio Paraíba do Sul. /
Como sinal vindo do céu, /
em  vossa cor, / 
vós nos dizeis que para o Pai não existem escravos, /
apenas filhos muito amados. /
Diante de vós, embaixadora de Deus, /
rompem-se as correntes da escravidão! /
Assim, daquelas redes, /
passastes para o coração e a vida /
de milhões de outros filhos e filhas vossos. /
Para todos tendes sido bênção: / peixes em abundância, /
famílias recuperadas, /
saúde alcançada, /
corações reconciliados, /
vida cristã reassumida. /
Nós vos agradecemos tanto carinho, tanto cuidado! /
Hoje, em vosso Santuário e em vossa visita peregrina, /
nós vos acolhemos como mãe, /
e de vossas mãos recebemos o fruto de vossa missão entre nós: /
o vosso Filho Jesus, nosso Salvador. /
Recordai-nos o poder, a força das mãos postas em prece! /
Ensinai-nos a viver vosso jubileu com gratidão e fidelidade! /
Fazei de nós vossos filhos e filhas, /
irmãos e irmãs de nosso Irmão Primogênito, Jesus Cristo.
Amém!

4. Contemplação (Vida/Missão)
- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Iluminado/a pela Palavra, vou comunicar a luz de Deus na comunidade,  em cada encontro, em cada palavra, a cada situação. Como a luz afasta toda escuridão, vou  colaborar para que todo medo, dúvida, injustiça ou conflito sejam esclarecidos e substituídos pela  graça e pela paz de Deus.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Irmã Patrícia Silva, fsp
patricia.silva@paulinas.com.br