quinta-feira, 22 de agosto de 2024

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE…

LEITURA ORANTE DO DIA 22/08/2024



LEITURA ORANTE

Lc 1,26-38 - Anúncio de Deus


Entramos, neste momento,
no nosso espaço sagrado de oração.
Hoje celebramos Nossa Senhora Rainha.
Em sintonia com o Senhor,
invocamos  o Espírito Santo:
Amor do Pai e do Filho,
inspirai-me sempre
o que devo pensar,
o que devo dizer,
o que hei de calar,
o que hei de escrever
o que hei de fazer,
como o hei de fazer,
para a vossa glória,
para o bem das pessoas
e a minha própria santificação. Amém
Contemplamos o "sim" de Maria ao
receber o anúncio do Anjo.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

1. Leitura (Verdade)
Hoje celebramos Nossa Senhora Rainha
- O que a Palavra diz?
A vida de Maria mudou depois daquele anúncio de um anjo trazendo-lhe o recado do Senhor.
Vamos ler com toda atenção o texto do Evangelho: Lc 1,26-38.
Naquele tempo, 26 o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” 29Maria ficou perturbada com essas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30 O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. 34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso se eu não conheço homem algum?” 35 O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.
Recordando o que lemos:
O anúncio do anjo acontece numa pequena aldeia da Galileia: Nazaré. A pessoa a quem Deus envia seu mensageiro é uma jovem como as outras de seu tempo: Maria. Fica preocupada e pede explicações. Por isso, fica sabendo que o que lhe acontecerá é obra do Espírito Santo e que o Menino do qual será Mãe é o próprio Filho de Deus. Sabendo que a Deus nada é impossível, com fé, faz seu ato de disponibilidade ao Projeto de Deus: “Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer!” Aprendemos com Maria a buscar perceber os sinais de Deus, a dialogar com Ele, a ouvi-lo, a discernir a sua vontade  e a dizer “sim”. 

2. Meditação (Caminho)
- O que a Palavra diz para nós?
Deus também nos faz anúncios.
Como acolhemos  estes “anúncios” de Deus na nossa vida?
Muitas vezes,  o anúncio é para uma mudança de vida, outras é o imprevisto que nos faz mudar nossos projetos, outras vezes um problema de saúde que nos desorienta no trabalho, em família. Outras vezes, até, uma perda.
Respondemos com fé?
Não é nada fácil.
O anúncio de Nazaré continua hoje, de muitas formas e através de muitas pessoas. Os bispos nos ajudam nesta reflexão:
A Virgem de Nazaré teve uma missão única na história da salvação, concebendo, educando e acompanhando seu filho até seu sacrifício definitivo. Desde a cruz Jesus Cristo confiou a seus discípulos, representados por João, o dom da maternidade de Maria, que nasce diretamente da hora pascal de Cristo: “E desse momento em diante, o discípulo a recebeu em sua casa” (Jo 19,27). Perseverando junto aos apóstolos à espera do Espírito (cf. At 1,13-14), ela cooperou com o nascimento da Igreja missionária, imprimindo-lhe um selo mariano que a identifica profundamente. Como mãe de tantos, fortalece os vínculos fraternos entre todos, estimula a reconciliação e o perdão e ajuda os discípulos de Jesus Cristo a experimentarem como uma família, a família de Deus. Em Maria, encontramo-nos com Cristo, com o Pai e com o Espírito Santo, assim como com os irmãos.” (DAp 267)

Para o Papa Francisco,
Jesus não pode ser compreendido sem sua Mãe.
Além disso, a “relação muito próxima” de Maria com Jesus é central, pois é algo natural “entre a criança e sua mãe”. “O corpo de Cristo – sublinhou o Papa – foi tecido no seio de Maria”, criando efetivamente uma “inseparabilidade”. Isto quer dizer que Maria “está unida a Jesus porque sentiu o coração dele. Teve o conhecimento da fé, alimentada pela sua experiência materna e pelo vínculo íntimo com seu Filho. É por isso que Jesus não pode ser compreendido sem sua Mãe”, afirmou Francisco.

3. Oração (Vida)
- O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?
Nossa oração hoje, dirigimos a Maria, Nossa Senhora:
Todas as gerações vos proclamem bem-aventurada,
ó Maria!
Crestes na mensagem divina e
em vós se cumpriram grandes coisas,
como vos fora anunciado.
Maria, eu vos louvo!
Crestes na encarnação do Filho de Deus no vosso seio virginal,
e vos tornastes Mãe de Deus.
Raiou, então, o dia mais feliz da história da humanidade
e Jesus veio habitar entre nós.
A fé é dom de Deus e fonte de todo bem,
por isso, ó Mãe, alcançai-nos a graça de uma fé viva,
forte e atuante que nos santifica cada dia mais.
Que possamos comunicar com a vossa vida a
mensagem de Jesus que é o Caminho,
a Verdade e a Vida da humanidade.
Amém.
(T. Alberione)


4. Contemplação(Vida/ Missão)
- Qual o nosso  novo olhar, nossa nova maneira de viver a fé a partir da Palavra?
Vamos perceber melhor os anúncios de Deus e com fé e disponibilidade vamos  dar  nossa resposta.
Para que tenhamos a graça e a força para também dizer nosso "sim", recebamos a bênção.

Bênção  
Jesus e Maria, dai-nos vossa santa bênção: em nome do Pai, e do Filho  e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp

A Palavra entre nós - 22 de agosto, 5ª feira, Memória de Nossa Senhora Rainha


22 de agosto, 5ª feira, Memória de Nossa Senhora Rainha


- Hoje é dia 22 de agosto, 5ª feira, Memória de Nossa Senhora Rainha.

- “Não tenhas medo...” é o refrão que o anjo de Deus repete muitas vezes na Sagrada Escritura, para animar a pessoa na confiança no Senhor. Assim falou o anjo com Zacarias, no anúncio do nascimento de João Batista; assim falou o anjo com os pastores, quando Jesus nasceu em Belém. E assim também falou com uma jovem de Nazaré: “Não tenhas medo Maria, porque você encontrou graça diante de Deus...”. A confiança em Deus afasta o medo, como nos relata a primeira Carta de João, que diz: “No amor não há medo; ao contrário, o verdadeiro amor afasta o medo”.

- Escuta o Evangelho segundo Lucas, capítulo 1, versículos de 26 a 38.

Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!" Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: "Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim". Maria perguntou ao anjo: "Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?" O anjo respondeu: "O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível". Maria, então, disse: "Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!" E o anjo retirou-se.

- O povo cristão costuma invocar Maria como Rainha da Paz. De fato, essa é a última invocação da Ladainha de Nossa Senhora. Neste mundo, marcado pela violência e pelas guerras, vamos pedir a intercessão dela, Mãe do Príncipe da Paz, fazendo referência ao oráculo do profeta Isaías e também como afirma o Apóstolo Paulo: “Jesus Cristo é a nossa paz...” (Efésios 2, 14). Peçamos: Maria, Mãe de Jesus, ensina-nos a perseverar nas obras de misericórdia, justiça e paz.

- Maria se abre a graça de Deus e aceita a proposta divina. Diante do convite contínuo que o Senhor nos faz para viver a sua Palavra, qual a nossa resposta?

- Maria é Rainha, não porque assumiu um trono revestido de poder dominador. É Rainha, porque é servidora. “Eis aqui a Serva do Senhor”. Assumiu plenamente a novidade do Reinado de Deus, ou seja, a missão do Rei-Pastor Jesus que colocou um avental e lavou os pés dos discípulos. Um Rei diferente, como testemunha o profeta Zacarias: “Alegra-te, filha de Sião, pois seu rei está chegando. Ele é pobre, humilde; vem montado num jumentinho...” (Zacarias, 9,9). Diz um conhecido canto de nossas comunidades:

Uma entre todas foi a escolhida
Fostes tu, Maria, a serva preferida
Mãe do meu Senhor
Mãe do meu Salvador
Maria, cheia de graça e consolo
Venha caminhar com teu povo
Nossa mãe e sempre será!

- Assim como Maria se inquietou e perguntou ao anjo como aconteceria essa missão, não tenha medo ou vergonha de também perguntar ao Senhor como e o que acontecerá com você. Apresente seus medos ou aquilo que impede você de responder prontamente a esse chamado. Abra seu coração e verbalize o que mais inquieta você. Na certeza de que “para Deus nada é impossível”, apresente o que para você é impossível de experimentar.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Homilia Diária | Liturgia de Hoje | Palavra do Dia - Padre Adriano Zandoná (Lc 1,26-38) (22/08/24)



Canal do Youtube - Padre Adriano Zandoná

Publicado em 22 de ago. de 2024

A vontade de Deus (Lucas 1, 26-38) #2080 - Frei Gilson



Canal do Youtube: Frei Gilson / Som do Monte - OFICIAL

Publicado em 22 de ago. de 2024

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=azI3ss_jswM

O diálogo de Deus com os homens | Mãe Maria (22/08/2024) - Dom Walmor



Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 22 de ago. de 2024

Homilia Diária - 22.08.2024 | "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!" - Padre Roger Araújo



Canal do Youtube: Padre Roger Araújo

Publicado em 22 de ago. de 2024

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1,26-38

Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria.
28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” 29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.
30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”.
38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

Homilia Diária | A serva que se tornou Rainha (Memória da Bem-aventurada Virgem Maria Rainha) - Padre Paulo Ricardo



Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 21 de ago. de 2024

Maria, por ser Mãe do Filho de Deus encarnado, Senhor de todas as coisas e sucessor definitivo e eterno do rei Davi, é com toda justiça Rainha do céu e da terra. A ela, amada por Deus com especialíssima predileção, foi dado um trono junto a Cristo e a autoridade que uma Mãe e Senhora tem sobre seus filhos e súditos. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, 22 de agosto, e refugiemo-nos diariamente, pela récita do Santo Rosário, sob o amparo de Maria Santíssima, Rainha dos anjos, Rainha dos Apóstolos, Rainha de todos os santos.

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 1,26-38 - 22/08/2024


A graça de Maria: um dom de Deus e um modelo para nós

“Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi, e o nome da virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo”. Maria ficou perturbada com essas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.” (Lc 1,26-38)



Celebramos, hoje, a memória de Nossa Senhora Rainha. Usamos o termo “rainha” para recordar que Nossa Senhora, a Virgem Maria, participa do reinado de Cristo, da realeza de Cristo. Cristo, rei do universo, rei da nossa existência, rei da nossa vida. Maria nos antecipa as realidades celestes, pois foi elevada, assunta ao céu em corpo e alma. Ela prefigura, de certo modo, aquilo que todos nós seremos um dia.
O legado de Maria

Ouvimos no Evangelho como o coração de Nossa Senhora ficou agitado e ansioso pelas realidades celestes com a aparição do anjo. Ouvimos como ela se perturbou ao escutar a voz do anjo: Deus lhe fala por meio do Arcanjo São Gabriel: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor é contigo”. Ela é repleta da graça de Deus. É agraciada. Deus a torna cheia de graça. Não se trata de uma graça que venha apenas dela mesma; ela não se faz cheia de graça, mas a recebe de Deus como um grande dom.
Peçamos a intercessão de Maria, neste dia, para que cada um de nós, como cristãos, como batizados, vivamos como participantes da realeza de Cristo. Cristo reina no universo; que a nossa dedicação a Ele demonstre que também participamos dessa realidade. Devemos reinar com Cristo, um reinado que se realiza na evangelização, no apostolado e no serviço desinteressado ao próximo, para que todos cresçam neste caminho de entrega total e de comunhão com Deus.
Sobre você, desça e permaneça a bênção de Deus Todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Edson Oliveira
Padre Edson Oliveira é brasileiro, membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova no modo de compromisso do Núcleo.

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 22/08/2024

ANO B


Lc 1,26-38

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Alegra-te, cheia de graça


Décimas são estrofes com dez versos. Gregório de Matos termina as a Décimas à concepção de Maria com estes dizeres da coroa de Maria, que bem convêm hoje àquela que veneramos como Nossa Senhora Rainha: “O Céu para coroar-vos estrelas vos oferece, o sol de luzes vos tece a gala com que trajar-vos: a lua para calçar-vos dedica o seu arrebol, e consagra o seu farol, porque veja o mundo todo, que brilham mais deste modo Céu, estrelas, lua e sol”. Isto porque Deus, que pode tudo o que quer, por Mãe sua a elegeu.
Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.
Fontes: https://catequisar.com.br/liturgia/alegra-te-cheia-de-graca-2/ e https://www.comeceodiafeliz.com.br/evangelho/faca-se-em-mim-segundo-tua-palavra-22082024

Reflexão

Introduzida por Pio XII, na conclusão do Ano Mariano de 1954, esta festa é celebrada oito dias após a Assunção de Maria ao céu. Maria é Rainha porque é Mãe de Cristo, o Rei. É Rainha porque supera todas as criaturas em santidade: “Ela encerra toda a bondade das criaturas”, escreve Dante, na Divina comédia. Desde o começo da Igreja, os fiéis não cessam de homenagear Maria como Rainha. Os inúmeros mosaicos e pinturas representando Maria Rainha o comprovam. Vem da Idade Média a oração Salve-Rainha, em que Maria é considerada a Senhora a quem amar e servir dignamente, e a Mãe de quem obter proteção segura. A exaltação da “serva do Senhor”, ao lado do “Rei dos reis e Senhor dos senhores”, é mistério da graça divina e de perfeita correspondência a ela, vivido por Maria na disponibilidade ao serviço de Deus e da humanidade.
(Dia a dia com o Evangelho 2024)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/22-quinta-feira-9/

Reflexão

«Eis aqui a serva do Senhor!»

Pe. Joel PIRES Teixeira
(Faro, Portugal)

Hoje, a Igreja convida-nos a olhar para Nossa Senhora como Rainha. Não uma rainha de coroa de ouro, com um séquito ilustre ou faustoso. Esta Rainha é a primeira a servir. Como podemos ler em Lucas, apesar de não compreender as palavras do Anjo, Maria diz: «Eis aqui a serva do Senhor!» (Lc 1,38), Nossa Senhora é um sinal da forma como Deus olha para a humanidade: humildade como critério primeiro e último, a seguir. Encontramos no seu Filho, Jesus o Cristo, Aquele que melhor viveu esta humildade, até ao ponto de entregar a sua própria vida.
Hoje, ao olhar para Maria como Rainha, também cada um de nós deve procurar imitá-la, neste Sim, que ela deu e que nós somos convidados a dar. O Caminho de Maria não foi fácil, o caminho do discípulo nunca é fácil, no entanto nunca está sozinho, Deus acompanha aquele que n’Ele confia. Esta é a certeza que Maria recebe desde o primeiro momento e que nos é dada a cada um de nós, desde que, como Maria, sejamos capazes de dizer: Sim.
Na boca do Anjo, Maria deve-se alegrar, pois «O Senhor está contigo» (Lc 1,28), este é o grande segredo de Maria. Ela é uma mulher alegre, pois não se encontra sozinha. A solidão é momento oportuno para o maligno atacar. Maria é a bem-aventurada, a alegria fundada em Cristo manifesta-se em cada momento de tensão: desde o momento da anunciação até ao calvário, Nossa Senhora entrega-se n’Aquele que a escolheu, sem medo ou receio. A alegria manifesta o odor daquele que vive em comunhão com Cristo, expressão maior da Eucaristia, que Maria celebrou desde o primeiro momento.
Celebrando este lindo dia, também cada um de nós recebe este convite: de confiar no Senhor e assim ser testemunha da Alegria encarnada que é Cristo Jesus. Nem sempre somos capazes de confiar, por isso, procuremos na oração Salve-Rainha, de São Bernardo de Claraval, a força e proximidade com Maria Rainha: «Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve!...».
https://evangeli.net/evangelho/feria/VI_0822a

Reflexão

Santa Maria Rainha

Rev. D. Antoni CAROL i Hostench
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)

Hoje, na ocasião deste feriado, nos perguntamos: aos olhos de Deus, o que significa realmente "reinar"? A reação da Virgem Maria nos introduz à questão: ela acaba de ser anunciada que será a Mãe do Filho do Altíssimo - portanto: Mãe de Deus - e ela responde: "Eis aqui a serva do Senhor!". Assim, a grandeza é vivida no rebaixamento: é a lógica de Deus que no captura a lógica mundana.
O cristianismo nascente entendeu imediatamente. Assim, o hino cristologico de Filipenses 2.6-8 (c. 54-61 dC) expressa-o com muita precisão: «Cristo, tendo plenamente a natureza de Deus, não reivindicou o ser igual a Deus, mas, pelo contrário, esvaziou-se a si mesmo(...). Assim, na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, entregando-se à obediência até a morte, e morte de cruz (…)». De fato, Jesus na cruz é menos que um escravo; Acontece que é um criminoso. Em paralelo, Maria no Calvário é menos que um escravo; Acontece que é a mãe de um criminoso. Um completo rebaixamento!
- Deus reina assim: ele manifesta seu poder renunciado ao seu poder; Ele manifesta seu amor se despojando ... Maria Rainha viaja exatamente pelo mesmo caminho.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/VI_0822a

Comentário sobre o Evangelho

Maria é honrada como a soberana de todos os santos


Hoje celebramos a Virgem Maria como Rainha do Céu e da Terra. Quem poderia imaginar que aquele jovem judeu de uma vila insignificante (Nazaré) seria a Rainha de toda a criação? Aquela mesma menina que deu à luz seu filho em um estábulo, que viu seu filho morrer na cruz como um criminoso ... Sim, aquele mesmo que celebramos hoje como Rainha do Universo. Surpresa? Nos olhos humanos, sim; aos olhos de Deus, não! Porque Deus mostra seu poder infinito tornando-se minúsculo ... e sua Mãe também!
- Você tem que ser muito poderoso para se tornar tão pequeno. É humildade, é o caminho do amor: Deus é assim! E você, como vai de poder você?
https://family.evangeli.net/pt/feria/VI_0822a

Meditação

O mensageiro celeste diz a Maria que ela recebeu todos os favores de Deus, que o Senhor está com ela, que a escolheu para si e a ela se doou. Maria é especial porque foi amada de modo especial, para ser a mãe do Filho de Deus. Natural que ela ficasse surpresa, sem saber o que pensar, quase com medo. Reencontra seu equilíbrio e a paz quando disse: “Eis aqui a serva do Senhor”. A simplicidade e a entrega de Maria ao plano divino devem nos motivar a abraçar com força e determinação, o Evangelho de Cristo.
Oração
Ó Deus, fizestes a Mãe do vosso Filho nossa Mãe e Rainha; concedei-nos propício que, apoiados por sua intercessão, alcancemos no reino do céu a glória dos vossos filhos e filhas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=22%2F08%2F2024&leitura=meditacao