segunda-feira, 9 de julho de 2012

Terço - Mistérios Dolorosos - Terça-feira e Sexta-Feira.


Terço do Rosário: Mistérios Dolorosos 


 

São Manoel Ruiz - 10 de julho


São Manoel Ruiz
Nascimento?
Local nascimentoEspanha
OrdemMártires franciscanos
Local vidaDamasco
EspiritualidadeFoi um dos oito franciscanos trucidados pelos maometanos por resistirem até o fim, a renegar a Jesus Cristo. Manuel, Carmelo, Emnngilberto, Nicanor Maria e Pedro, sacerdotes. João e Tiago eram irmãos leigos. Eram sete espanhóis e um austríaco, embora os chamassem de "irmãos franceses". Manuel Ruiz era o superior e antes de falecer havia feito a seguinte profissão de fé: " Nós não temos senão uma alma. Perdida esta, tudo está perdido. Somos cristãos e queremos morrer cristãos". Os curdos assaltaram o convento em Damasco, o qual era muito conhecido. Lá se refugiaram três maratonitas cristãos que também foram martirizados. Frei Manoel era conhecido como Frei Paciência e o trabalho que faziam chamavam a atenção quanto a prosperidade, dos muitos muçulmanos (os curdos) que lá viviam Teria sido mais terrível ainda, se o próprio Ab-el-Kader, muçulmano mas admirador da obra dos franciscanos não interviesse mas não foi atendido e além desses freis, morreram mais onze cristãos. Obs. No livro das Edições Loyolas, (pág. 168) dia 10 é dia de São Cristóvão. Porém como em algumas cidades se comemoram-no no dia 25 você encontrará sua história anexada a um outro santo do mesmo dia: dia 25, finalizando com uma oração também dedicada a ele.
Local morteDamasco
Morte10 de Julho de 1860
Fonte informaçãoSanto Nosso de cada dia, rogai por nós (dia 10)
OraçãoSão Manuel Ruiz, vós que destes a vida junto aos vossos companheiros, inocente e injustamente, por serdes cristãos, vós que chamastes atenção pelosa prosperidade do convento pelo incansável trabalho, vós que tanto rezastes pelas criaturas de Deus que não professavam a fé em Cristo, por eles fostes mortos cruelmente. São Manuel, filho da Espanha, e todos os que padeceram os cruéis tormentos dos infiéis, rogai por nós para que também prefiramos mil vezes perder nossa vida, do que nossa alma, que é o nosso maior tesouro e é uma só. Abençoai-nos e protegei-nos, guardai-nos dos pobres invejosos, ciumentos e das rivalidades, dando a eles a conversão. Por Cristo Nosso Senhor. Amém. (Regina Perina)
DevoçãoFidelidade a Cristo
PadroeiroDos viajantes e motoristas.
Outros Santos do diaAmalberga (vg); Antonio, Apatil (márt.); Apolônio, Canuto (rei); Etão (bispo); Maximina (márt.); Pacário e Paterniano (bispo); Pedro (ab.); Rufina e Segunda(márts); Silvano e Ulrico, Getúlio, Margarida (virgem); Amália (viúva); Manuel Reis (márt.).
FONTE: ASJ

São Cristóvão - 10 de julho

Primogênito de um rei caldeu, Relicto despertava a admiração de conhecidos e de estranhos por sua postura e delicadeza. Assemelhava-se ao ideal grego de beleza masculina plasmado em carne e osso. Feições graciosas, proporção de linhas harmonia natural. Seus olhos adolescentes contemplavam as embarcações ancoradas no porto de Sidon com expressão sonhadora. Não tinha outra paixão na vida além de chegar a servir ao rei mais poderoso do mundo. Mas era preciso saber quem era ele antes de se pôr a seu serviço.

Santo Antônio Percierskij - 10 de julho

Santo Antônio Percierskij
983-1073
Antônio, que antes se chamava Antipas, nasceu na Ucrânia no ano de 983. Percierskij, na realidade, não é o seu sobrenome, mas sim um apelido e tem um significado: "da gruta". Trata-se de uma referência à cela, escavada por ele mesmo, no vale de Dnjepr, próximo a Kiev, que deu origem à vida monástica russa. 

Santo Olavo - 10 de Julho



Hoje a Igreja nos convida a contemplar a vida de Santo Olavo, o santo rei da Noruega. Nascido em 995 numa família real, Olavo mostra-nos com sua vida que a santidade não escolhe profissão, nem posição social, pois ela não vêm sobre classes, mas sim em corações abertos à Graça de Cristo.

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 10/07/2012

10 de Julho de 2012 


Mateus 9,32-38

Comentário do Evangelho

A Boa-Nova de Jesus

Com esta cura do possesso mudo, que segue a cura dos dois cegos, Mateus encerra a seção de dez milagres que preparam as orientações missionárias, que se seguirão. Uma das características dos evangelhos são estas narrativas de milagres e curas. Elas remetem a Jesus como aquele que, cheio de compaixão pelo povo cansado e abatido, se empenha em sua libertação e vivificação. O povo admira-se com Jesus: "Nunca se viu coisa igual em Israel". Por outro lado, os líderes religiosos, que mantêm o povo na exclusão, procuram difamar Jesus, com receio de sua popularidade. Estes são os falsos pastores que enganam as ovelhas. 
A Boa-Nova de Jesus é a libertação dos excluídos oprimidos e o dom da vida plena para todos. 
A proclamação final tem o caráter de uma campanha missionária. Orar a Deus para que cresça o número daqueles que se empenham na evangelização. proclamando a vida e o amor.

José Raimundo Oliva


Vivendo a Palavra

A messe do Senhor é o nosso mundo. Ela continua contando com poucos operários. Nós somos os chamados da vez. Tenhamos consciência de que somos insubstituíveis na nossa missão de proclamar em nossos ambientes que o Reino do Céu, o lugar do Amor, já chegou, está dentro de nós, trazido pelo Cristo Jesus.

Reflexão

Existem pessoas que vivem chorando pelos cantos por causa das ofensas e calúnias das quais são vítimas no trabalho evangelizador. O Evangelho de hoje nos mostra que não deve ser essa a atitude dos discípulos de Jesus. Quando Jesus realiza a expulsão de um demônio, é caluniado, pois afirmam que é pelo poder do mal que ele faz exorcismos. Jesus simplesmente continua a sua caminhada, preocupando-se com o sofrimento e as dores de todos os que encontra pelo caminho e fazendo o bem a todos, olhando a todos com compaixão e preocupando-se porque são como ovelhas que não têm pastor. Assim também devemos ser nós, não devemos viver preocupados com as calúnias que nos são dirigidas, mas sim preocupados em fazer o bem.


COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

FAÇA UMA DOAÇÃO AO NPDBRASIL...

1. “...”
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)
...................

2. A Boa-Nova de Jesus
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)

VIDE ACIMA

Oração
Pai, faze-me compassivo diante do sofrimento de tantos irmãos e irmãs, movendo-me a ser, efetivamente, solidário com eles.


3. UM FATO ADMIRÁVEL
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

A ação taumatúrgica de Jesus deixava as multidões estupefatas. Na opinião delas, jamais havia acontecido algo semelhante em Israel. Esta sensibilidade diante dos milagres de Jesus predispunha as pessoas a acolhê-lo na fé, e a aceitar tornar-se discípulo dele.

Onde se situava a admirabilidade dos milagres de Jesus? Quais eram suas peculiaridades? Ele agia com um poder vindo diretamente de Deus. Não pretendia chamar a atenção sobre si mesmo. Curava os doentes e expulsava os demônios por força de sua palavra cheia de autoridade, sem recorrer a gestos ou palavras mágicas. Seus milagres não eram feitos para agradar ou captar a benevolência de ninguém.

Tudo se passava no âmbito de uma fé profunda. Evitava qualquer tipo de exibicionismo de poder, que transformaria seus milagres em verdadeiros shows. Os milagres de Jesus correspondiam às esperanças messiânicas, que atribuíam ao Messias o poder de realizar prodígios reveladores de sua identidade. Por fim, correspondiam, também, aos anseios humanos de vida, saúde e libertação.

Mesmo assim, os milagres não chegavam a convencer a quem estivesse fechado para Jesus. É por isso que os fariseus não hesitavam em atribui-los a um poder recebido do príncipe dos demônios.

Oração
Espírito de admiração, ao contemplar os milagres de Jesus, tenha eu sensibilidade para descobrir neles o poder divino atuando em favor da humanidade carente de vida.

Acolhemos o chamado de Cristo quando fazemos tudo por amor


Postado por: homilia

julho 10th, 2012


Jesus vinha fazendo muitos milagres, salvando as pessoas de doenças e de suas dores e, ao mesmo tempo, despertando a fé daquele povo que estava adormecido para as coisas do Pai. Durante a caminhada, naquele dia, encontra-se com uma multidão que lhe apresenta uma pessoa surda e possessa pelo demônio. Jesus expulsa o demônio e a pessoa passa a ouvir e falar normalmente. O povo fica cada vez mais admirado com todas as maravilhas que Jesus fazia .
Ontem como hoje, vemos muita gente sempre esperando que Jesus repita milagres e mais milagres na sua vida, para que possam manter acesa a sua fé. Hoje, sabemos tudo sobre o plano de salvação que Ele trouxe como sua missão: salvar um povo de “cabeça dura”.
De “cabeça dura” muitas vezes não por conta própria, mas porque eles estavam aflitos e abandonados, como ovelhas sem pastor. Assim, Jesus vem reinstalar – com sua vida, com sua Paixão, morte e, principalmente com a sua ressurreição – o Reino do Pai, novamente baseado no amor e suas consequências, ou seja, no perdão, na doação, na honra, na verdade, na felicidade e na responsabilidade assumida por cada filho Seu, gerado aqui na Terra.
Mas, nem tudo foi um “mar de rosas” para Ele, pois os fariseus diziam: “É pelo poder do príncipe dos demônios que ele expulsa os demônios”.
Nos dias atuais, Jesus continua a sua missão, conforme a sua promessa, em nosso meio. Sempre nos guiando e nos guardando para que sejamos felizes e, pedindo-nos, como naqueles dias, que fortaleçamos o Reino do Pai aqui na Terra: “A messe é grande, mas, os trabalhadores são poucos. Rogai ao Senhor da messe, que mande mais operários para a sua messe”.
Só que o povo, tão evoluído com as coisas materiais, esqueceu-se de vigiar, cada um, a sua vida, o dom recebido do Pai amoroso, para que ela não se perca; para que ela [vida] seja sempre mais uma realização da bondade do Criador, vivendo-a como um meio para ajudar na sua salvação e na salvação dos outros irmãos.
Muitos são os que precisam mudar de vida para reencontrar-se com o Pai, transmitindo aos que o cercam só o amor, só o bem, só a fraternidade, orando e agindo em nome do Senhor, no trabalho da messe. Não esperemos como muitos que vivem ao bel prazer, uma vida egoísta, ignorando a dor e o sofrimento de tantos à nossa volta, durante a nossa caminhada. Achando que a fortuna e tudo o que é material que acumulamos nos bastam. De repente se fica doente; de repente um mal incurável, que pode atingir a qualquer um, com ou sem dinheiro.
Nós acolhemos o chamado de Cristo quando fazemos tudo por amor. A vivência do amor anima as pessoas enfraquecidas, cansadas e sem perspectiva. O amor vence o ódio e expulsa dos corações a intriga, a divisão, a incompreensão. Se fizermos como Jesus fez, estaremos sendo trabalhadores da Sua messe. Quanto mais nós nos apresentarmos à vinha do Senhor, mais “surdos e mudos” serão curados.
Você já se sente liberto (a) do demônio que paralisa os lábios do homem? Você conhece quando as pessoas à sua volta estão desanimadas e sem esperança? O que você diz a elas? Você tem ajudado a alguém pelo menos escutando e acolhendo? Você se considera trabalhador na messe de Cristo? Em que você tem empregado o seu tempo livre? Senão, o tempo é este e a hora é agora. Respondendo ao chamado de Jesus, levante-se e vá anunciar a cura, a libertação, a paz e o amor de Deus no coração dos seus irmãos que, como que ovelhas sem pastor, caminham para a perdição.
Padre Bantu Mendonça
Leitura Orante 

Preparo-me para a Leitura Orante saudando a Santíssima Trindade, rezando, com todos os internautas: 

Em nome do Pai, 
do Filho e do Espírito Santo.
 
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo. 
Trindade Santíssima - Pai, Filho, Espírito Santo - 
presente e agindo na Igreja 
e na profundidade do meu ser. 
Eu vos adoro, amo e agradeço. 

1. Leitura (Verdade)
 
Leio atentamente, na Bíblia, o texto 
Mt 9,32-38 
e observo reações das pessoas próximas a Jesus. 
A ação libertadora de Jesus provocava reações e interpretações contraditórias nas pessoas. Uns admiravam. Outros, os fariseus, diziam que era pelo chefe dos demônios que Jesus libertava as pessoas. Os primeiros eram livres, coração aberto para acolher a salvação. Os que se consideravam entendidos, de certa forma eram blindados. Não deixavam a Palavra entrar no seu coração e, para se justificar, acusavam Jesus. O texto diz ainda um sentimento de Jesus: ele "ficou com muita pena daquela gente porque eles estavam aflitos e abandonados" E recomenda que se peçam mais pastores. 

2. Meditação (Caminho)
 
O que o texto diz para mim, hoje? 
Com qual categoria me identifico?
 Identifico-me com os simples, desarmados, que acolhiam com reconhecimento e gratidão a ação de Deus, ou nos blindamos para não acolher nem a graça, nem a Pessoa de Jesus?
 
Cmentaram os Bispos da América Latina:
 "a vida no Espírito não nos fecha em uma intimidade cômoda e fechada, mas sim nos torna pessoas generosas e criativas, felizes no anúncio e no serviço. Torna-nos comprometidos com os sinais da realidade e capazes de encontrar um profundo significado a tudo o que nos toca fazer pela Igreja e pelo mundo." 
(DAp 85). 

3. Oração (Vida)
 
O que o texto me leva a dizer a Deus? 

Rezo, pedindo ao Espírito Santo, um coração bom e também, mais pastores para o rebanho de Jesus:
 
Espírito Santo, 
necessito de ti para conhecer a estrada sobre a qual caminhar. 
Necessito de ti para que o meu coração seja aberto, 
acolhedor da tua graça. 
E então, para além das palavras e conceitos que ouço, 
poderei perceber a tua presença. 
Ó Espírito Santo, que vives na Igreja, 
que vives dentro de nós, 
modela em nós a figura e a forma de Jesus. 
Ó Jesus, Pastor Eterno, 
envia operários para a tua messe! 
Ou, a canção: 
Oração pela Messe 
Padre Zezinho,scj 


Poucos os operários, poucos trabalhadores 
e a fome do povo aumenta mais e mais. 
És o Senhor da messe, 
ouve esta nossa prece, 
põe sangue novo nas veias da tua Igreja. 

1. Falta pão porque falta trigo. 
Falta trigo porque não semeiam 
e faltam semeadores porque ninguém foi lá fora chamar. 
Falta fé porque não se ouve. 
Não se ouve porque não se fala 
e falta esse jeito novo de levar luz e de profetizar. 


2. Falta gente pra ir ao povo, 
descobrir porque o povo se cala. 
Pastores e animadores pra incentivar o teu povo a falar. 
Falta luz porque não se acende. 
Não se acende porque faltam sonhos 
e falta esse jeito novo de levar luz e falar de Jesus. 
CD Fazedores da paz, Pe. Zezinho, scj - Paulinas COMEP 

4.Contemplação (Vida e Missão) 

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
 
Meu novo olhar é de abertura ao Espírito de Deus. 

Bênção
 
- Deus nos abençoe e nos guarde. 
Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. 
Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. 
Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, 
Pai e Filho e Espírito Santo. 
Amém. 

Irmã Patrícia Silva, fsp
Oração Final
Pai Santo, que o teu Espírito, que já mora em nós, nos dê força e perseverança para vivermos no teu Reino de Amor já aqui nesta terra e comunicá-lo com alegria e gratidão aos companheiros de jornada. Por Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.

LITURGIA DIÁRIA - 10/07/2012



Tema do Dia

A colheita é grande, os trabalhadores são poucos!

Os filhos de Israel se esquecem de Javé e vivem como se dependessem dos ídolos mudos dos povos vizinhos, que eles adotaram. O trabalho do profeta é trazê-los de volta à aliança feita com os antepassados, sob pena de novos castigos, outros Egitos.

Oração para antes de ler a Bíblia 

orkut e hi5, Religiosos, palavras do Senhor Jesus, imagens de biblia, recados de Jesus, gifs de religião para orkut

Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda 

e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame

 e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por

 todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores

se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos 

a vida eterna. Amém.


Verde. 3ª-feira da 14ª Semana Tempo Comum 


Primeira leitura (Oséias 8,4-7.11-13)

Terça-Feira, 10 de Julho de 2012
14ª Semana Comum



Leitura da Profecia de Oséias.

Assim fala o Senhor: 4Eles constituíram reis sem minha vontade; constituíram príncipes sem meu conhecimento; sua prata e seu ouro serviram para fazer ídolos e para sua perdição.
5Teu bezerro, ó Samaria, foi jogado ao chão; minha cólera inflamou-se contra eles. Até quando ficarão sem purificar-se? 6Esse bezerro provém de Israel; um artesão fabricou-o, isso não é um deus; será feito em pedaços esse bezerro da Samaria. 7Semeiam ventos, colherão tempestades; se não há espiga, o grão não dará farinha; e, mesmo que dê, estranhos a comerão.
11Efraim ergueu muitos altares em expiação do pecado, mas seus altares resultaram-lhe em pecado. 12Eu lhes deixei, por escrito, grande número de preceitos, mas estes foram considerados coisa que não lhes toca. 13Gostam de oferecer sacrifícios, imolam carnes e comem; mas o Senhor não os recebe. Antes, o Senhor lembra seus pecados e castiga suas culpas: eles deverão voltar para o Egito.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Salmo (Salmos 113)

Terça-Feira, 10 de Julho de 2012
14ª Semana Comum



— Confia Israel no Senhor.
— Confia Israel no Senhor.

— É nos céus que está o nosso Deus, ele faz tudo aquilo que quer. São os deuses pagãos ouro e prata, todos eles são obras humanas.
— Têm boca e não podem falar, têm olhos e não podem ver; têm nariz e não podem cheirar, têm ouvidos, e não podem ouvir.
— Têm mãos e não podem pegar, têm pés e não podem andar; Como eles serão seus autores, que os fabricam e neles confiam.
— Confia, Israel, no Senhor. Ele é teu auxílio e escudo! Confia, Aarão, no Senhor. Ele é teu auxílio e escudo!


Evangelho (Mateus 9,32-38)

Terça-Feira, 10 de Julho de 2012
14ª Semana Comum




Poucos trabalhadores


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 32apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava possuído pelo demônio. 33Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. As multidões ficaram admiradas e diziam: “Nunca se viu coisa igual em Israel”. 34Os fariseus, porém, diziam: “É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios”.
35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo o tipo de doença e enfermidade. 36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.



Oração para depois de ler a Bíblia

orkut e hi5, Religiosos, mensagem religiosa, imagem da biblia, recados de religião, scraps religioso para orkut

Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações
que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los  em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedeis todos por mim. Amém.

Senhor, Põe Teus Anjos Aqui




"A família está convocada a ser templo, ou seja, 

casa de oração: uma oração singela, cheia de esforço e ternura
Uma oração que se faz vida, para que toda a vida se converta em oração."

BEATO JOÃO PAULO II

   


      


BOM DIA!


TERÇA-FEIRA

FRASE DE PADRE LÉO

FRASE DE PADRE FÁBIO DE MELO

FRASE DO PAPA BENTO XVI

HONRAR PAI E MÃE

FORÇA E VITÓRIA - Eliana Ribeiro (DVD Barco a Vela)


FORÇA E VITÓRIA

Todo joelho se dobrará
E toda língua proclamará
Que Jesus Cristo é o Senhor (2x)

Nada poderá me abalar
Nada poderá me derrotar
Pois minha força e vitória
Tem um nome
É Jesus
Nada poderá me abalar
Nada poderá me derrotar
Pois minha força e vitória
É Jesus

Quero viver tua palavra
Quero ser cheio do teu espírito
Mas só te peço, livra-me do mal (2x)

Jesus!
Jesus!
Jesus!

BOA NOITE