- Início
- Via-Sacra
- Ângelus
- Ano da Misericórdia
- Assembléia Geral da CNBB
- Frases Famosas
- Gotas de Misericórdia
- Homilia Diária
- Imagens Religiosas
- Imitação de Cristo
- Liturgia Diária
- Mensagem do Dia
- Orações
- Podcast
- Rádio Vaticano
- Santo do Dia
- Terços
- CATEQUESE - Papa Francisco
- Liturgia das Horas - Como rezar?
- Meu Dia em Sintonia com o Alto
- Mensagens em Power Point
- NOVENA PEDINDO A CURA DA DEPRESSÃO
- O Dia, a Semana e o Mês do Católico
- OFÍCIO DA IMACULADA CONCEIÇÃO
- Terço da Divina MIsericórdia
- Primeira Exortação Apostólica do Papa Francisco
sábado, 23 de dezembro de 2023
LEITURA ORANTE DO DIA 16/12/2023
LEITURA ORANTE
Mt 17,10-13 - Aprendendo com o Mestre
Em união com todos os que se encontram nas redes sociais
iniciamos nossa Leitura Orante, com a
Canção do Advento
Ó vem, Senhor, não tardes mais!
Vem saciar nossa sede de Paz!
1. Ó vem, como chega a brisa do vento,
Trazendo aos pobres justiça e bom tempo!
2. Ó vem, como chega a chuva no chão
Trazendo fartura de vida e de pão!
3. Ó vem, como chega a luz que faltou
Só tua palavra nos salva Senhor!
4. Ó vem, como chega a carta querida
Bendito carteiro do Reino da Vida!
5. Ó vem, como chega o filho esperado
Caminha conosco Jesus Bem amado!
6. Ó vem, como chega o Libertador
Das mãos do inimigo nos salva Senhor!
1. Leitura (Verdade)
- O que a Palavra diz?
Lemos atentamente, na Bíblia: Mt 17,10-13.
Ao descerem do monte, 10 os discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da lei dizem que Elias deve vir primeiro?” 11 Jesus respondeu: “Elias vem e colocará tudo em ordem. 12 Ora, eu vos digo, Elias já veio, mas eles não o reconheceram. Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do homem será maltratado por eles”. 13 Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista.
Refletindo
Os discípulos querem compreender. Os escribas os provocam recordando profecias. Sobre Elias, Jesus lhes diz que este já veio, mas não foi reconhecido. Da mesma forma acontecerá com o Filho do Homem. Para os discípulos, Jesus se referia a João Batista.
2. Meditação (Caminho)
O que a Palavra diz para nós?
Os discípulos compreenderam depois que ouviram o Mestre. A fé e o amor me levam a ver de forma diferente as pessoas, imagem de Deus. Preciso me aproximar mais e escutar a Palavra. Esta é condição para aprender do Mestre, para converter-me e viver como filho de Deus, transformar minha vida e ser discípulo/a e missionário/a do Mestre Jesus Cristo.
Meditando
Como nos lembram os bispos, em Aparecida: “Não temos outra felicidade nem outra prioridade que não seja sermos instrumentos do Espírito de Deus na Igreja, para que Jesus Cristo seja encontrado, seguido, amado, adorado, anunciado e comunicado a todos, não obstante todas as dificuldades e resistências. Este é o melhor serviço – seu serviço! – que a Igreja tem que oferecer às pessoas e nações” (DAp 14)
3. Oração (Vida)
O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?
Rezamos a Maria, que tão bem soube ouvir e
compreender a Palavra de Deus
A Nossa Senhora da Anunciação
Todas as gerações vos proclamem
bem-aventurada, ó Maria!
Crestes na mensagem celeste,
e em vós se cumpriram grandes coisas,
como vos fora anunciado.
Maria, eu vos louvo!
Crestes na encarnação do Filho de Deus
no vosso seio virginal
e vos tornastes Mãe de Deus.
Raiou então o dia mais feliz da história da humanidade!
Os homens tiveram o Mestre divino,
o Sacerdote único e eterno,
a Hóstia de reparação,
o Rei universal!
A fé é dom de Deus e fonte de todo bem.
Maria, alcançai-me a graça de uma fé viva,
forte, atuante; uma fé que salva e santifica!
Fé no Evangelho, na Igreja, na vida eterna.
4. Contemplação (Vida)
- Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra?
Levamos conosco a luz de Jesus Cristo.
Quanto mais esta luz levar em nossos olhos, nossas mãos, nossas palavras, mais iluminado estará o mundo em que vivemos.
- Bênção natalina do papa Francisco
Iluminado pela esperança evangélica
que provém da gruta humilde de Belém,
invoco os dons natalícios
da alegria e da paz para todos:
para as crianças e os idosos,
para os jovens e as famílias,
para os pobres e os marginalizados.
Nascido para nós,
Jesus conforte quantos suportam
a prova da doença e da tribulação;
sustente aqueles que se dedicam
ao serviço dos irmãos mais necessitados.
Em nome do Pai...
Irmã Patrícia Silva, fsp
Palavra se fez carne - 21 de dezembro, 5ª feira, 3ª Semana do Advento
21 de dezembro, 5ª feira, 3ª Semana do Advento
– Hoje é dia 21 de dezembro, 5ª feira da 3ª Semana do Advento.
– O evangelho de hoje fala da alegria da espera, mas de um modo especial da visita esperada. Isabel recebe concretamente essa importante visita. Maria vai a sua casa, apressadamente, e leva no seu ventre a razão da alegria de Isabel. O encontro destas duas mulheres é um encontro especial. Deus se manifesta neste encontro. Bastou que Maria saudasse Isabel para que a criança, no ventre, João Batista, estremecesse e Isabel ficasse repleta do Espírito Santo. Peça ao Senhor a graça da esperança e alegria no Espírito Santo na expectativa da chegada do menino Deus em sua vida.
– Escuta o Evangelho segundo Lucas, capítulo 1, versículos 39 a 45:
Naqueles dias, Maria levantou-se e foi apressadamente à região montanhosa, a uma cidade de Judá. Ela entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança saltou de alegria em seu ventre. Isabel ficou repleta de Espírito Santo e, com voz forte, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como me acontece que a mãe do meu Senhor venha a mim? Logo que ressoou aos meus ouvidos a tua saudação, a criança pulou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque se cumprirá o que lhe foi dito da parte do Senhor”.
– Há o reconhecimento do Filho de Deus no ventre de Maria. Ela, a arca da Aliança, trazendo em seu ventre a Palavra Encarnada, que liberta e salva, nos ensina que todas as vezes que somos solidários com quem necessita, Deus se manifesta nestes gestos. Maria servidora é Bendita porque acolheu e acreditou na Palavra do Senhor que se fez carne e habitou entre nós. Peça ao Senhor para que a exemplo de Maria, você acolha e acredite na Palavra que liberta e salva, realizando em sua vida a vontade do Pai.
– Estamos, portanto, nos preparando para receber a visita daquele que vem para fazer a diferença em nossa vida, vem fazer morada entre nós. Você está preparado para acolhê-lo, amá-lo e segui-lo? O que precisa mudar em sua vida para que ela se transforme em manjedoura?
– “Bem-aventurada aquela que acreditou...”, diz o evangelho. Diz assim a música “A Escolhida”, do Mons. Jonas Abib:
Uma entre todas foi a escolhida
Foste tu Maria serva preferida
Mãe do meu Senhor
Mãe do meu Salvador
Maria cheia de graça e consolo
Venha caminhar com teu povo
Nossa Mãe sempre serás
– Termina sua oração agradecendo a Deus pela vinda do seu Filho, Palavra Encarnada, para nos libertar de toda e qualquer opressão e nos fazer mais fraternos, principalmente com nossos irmãos empobrecidos, marginalizados.
– Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amem.
Palavra se fez carne - 20 de dezembro, 4ª feira, 3ª Semana do Advento
20 de dezembro, 4ª feira, 3ª Semana do Advento
- Hoje é 20 de dezembro, 4ª feira, 3ª Semana do Advento
- A encantadora e desconcertante narrativa do evangelho de hoje, nos chama, uma vez mais, a refletir sobre a beleza do amor que faz morada no seio da nossa humanidade. Para revelar e realizar a Encarnação do seu Filho, Deus envia o anjo a pequenina e desconhecida cidade de Nazaré, onde vivia Maria, uma jovem simples, uma desconhecida que atenta e sensível, é capaz de escutar a Deus, interpelar e acolher seu projeto. Assim, ela aceita participar do plano salvador de Deus e nos convida a também escutar e descobrir a proposta de Deus, de vida, amor e esperança para cada um de nós. Agradeça ao Senhor, pelo seu amor, pela sua presença, pela sua Palavra, que cotidianamente vem e pede sua permissão, pois deseja fazer morada em sua vida.
- Escuta o Evangelho Segundo Lucas, Capítulo 1, versículos 26 a 38:
“No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!" Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: "Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim". Maria perguntou ao anjo: "Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?" O anjo respondeu: "O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível". Maria, então, disse: "Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!" E o anjo retirou-se.
- A beleza infinita do mistério da encarnação passa primeiramente pela experiência de vida em Maria e José. Deus, criador de tudo, não impõe, pede à Maria para se fazer presença humana por meio da sua vida. Maria consente: "Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!" . Assim, a promessa da vinda do Salvador no meio da humanidade se cumpre. Mas este belo mistério, é experiência também em nós. No hoje da vida, é a cada pessoa que a “anunciação” se dirige. Ele vem e não impõe sua presença na vida de cada um, pede o consentimento para fazer morada em nossa vida. São muitos os mensageiros de Deus em nossa vida, pessoas, acontecimentos, a Sua Palavra... Como Maria, precisamos estar em sintonia, para perceber sua presença e apelos para a missão que poderá mudar todos os nossos planos. Mas abraçar a graça de sermos conduzidos pelo amor e projeto de Deus, garante o sentido da nossa vida. Peça ao Senhor a graça de perceber sua presença, seus sinais, apelos..., como Maria se deixar conduzir pelo Espírito e, “cheios de graça”, dizer: "Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!"
- Como Maria, você escuta os mensageiros que Deus envia, seja pela Palavra, pelos acontecimentos ou pessoas? Já pensou que a “Anunciação” não é um acontecimento do passado, mas que Jesus vem ao mundo e a cada um de nós cotidianamente? É capaz de escutar e responder “SIM” aos apelos de Deus a você?
- O anjo entrou onde ela estava e disse: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!" Nos movendo à escuta amorosa e atenta aos sinais da presença do amor, ouçamos o que diz Alceu Valença, na letra da música: “Anunciação”:
Na bruma leve das paixões que vêm de dentro
Tu vens chegando pra brincar no meu quintal
No teu cavalo, peito nu, cabelo ao vento
E o Sol quarando nossas roupas no varal
Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais
Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais
A voz do anjo sussurrou no meu ouvido
Eu não duvido, já escuto os teus sinais
Que tu virias numa manhã de domingo
Eu te anuncio nos sinos das catedrais
- Termina sua oração dando graças ao Senhor por ir ao encontro dos mais simples, valorizar e desejar fazer morada na vida da humanidade; por querer agraciar a cada um, a você, com seu amor e presença que é vida e salva.
- Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amem.
Deus cumpre as suas promessas | Lc 1,57-66 | Padre Adriano Zandoná (23/12/23)
Canal do Youtube - Padre Adriano Zandoná
Publicado em 22 de dez. de 2023
Evangelho (Lc 1,57-66)
Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. No oitavo dia foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe porém disse: “Não! Ele vai chamar-se João”. Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse.
Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Exalte as maravilhas de Deus em sua vida | Lc 1,46-56 | Padre Adriano Zandoná (22/12/23)
Canal do Youtube - Padre Adriano Zandoná
Publicado em 21 de dez. de 2023
Evangelho (Lc 1,46-56)
Naquele tempo, Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem.
Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Eu confio na vontade de Deus | Lc 1,39-45 | Padre Adriano Zandoná (21/12/23)
Canal do Youtube - Padre Adriano Zandoná
Publicado em 20 de dez. de 2023
Evangelho (Lc 1,39-45)
Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. “Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Eu não tenho medo, tenho fé! | Lc 1,26-38 | Padre Adriano Zandoná (20/12/23)
Canal do Youtube - Padre Adriano Zandoná
Publicado em 19 de dez. de 2023
Evangelho (Lc 1,26-38)
No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”
Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo então disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível”. Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
A fé desatou o que tinha atado a incredulidade | (Lc 1, 57-66) #1340 - Frei Gilson
Bendita és tu entre as mulheres | (Lc 1, 46-56) #1339 - Frei Gilson
Bem-aventurada aquela que acreditou | (Lc 1, 39 45) #1338 - Frei Gilson
Não tenhas medo Maria | (Lc 1, 26-38) #1337 - Frei Gilson
Perfeito em tudo | Mãe Maria (23/12/2023) - Dom Walmor
Assinar:
Postagens (Atom)