terça-feira, 3 de janeiro de 2023

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE…

Palavra da Salvação, 03/01/2023 com o Padre Vitor Hugo


Canal do Youtube: WebTV Redentor
3 de Janeiro de 2023

Terça-feira, Tempo do Natal antes da Epifania

Evangelho (Jo 1,29-34)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— A Palavra se fez carne, entre nós ela habitou; e todos os que a acolheram, de Deus filhos se tornaram. (Jo 1,14a.12a)
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

29No dia seguinte, João viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 30Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. 31Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel”.
32E João deu testemunho, dizendo: “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. 33Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo’. 34Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Palavra da Salvação, 02/01/2023 com o Padre Vitor Hugo


Canal do Youtube: WebTV Redentor
2 de jan. de 2023

Segunda-feira, Tempo do Natal antes da Epifania

São Basílio Magno e São Gregório Nazianzeno, bispos e doutores, Memória

Evangelho (Jo 1,19-28)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Depois de ter falado, no passado, aos nossos pais pelos profetas muitas vezes, em nossos dias Deus falou-nos por seu Filho. (Hb 1,1-2)
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

19Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” 20João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. 21Eles perguntaram: “Quem és, então? És Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o Profeta?” Ele respondeu: “Não”. 22Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos de levar uma resposta àqueles que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo?” 23João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’” — conforme disse o profeta Isaías. 24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25e perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?” 26João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. 28Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

A Voz do Pastor, 01/01/2023 com o Cardeal Orani João Tempesta


Canal do Youtube: WebTV Redentor
29 de dez. de 2022

Domingo, 2ª Semana do Natal

Santa Maria, Mãe de Deus, Solenidade, Ano A

EVANGELHO

Encontraram Maria e José e o recém-nascido.

E, oito dias depois, deram-lhe o nome de Jesus.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 2,16-21

Naquele tempo, 16 Os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido, deitado na manjedoura. 17 Tendo-o visto, contaram o que lhes fora dito sobre o menino. 18E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam. 19 Quanto a Maria, guardava todos estes fatos e meditava sobre eles em seu coração. 20 Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito. 21 Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Palavra da Salvação, 31/12/2022 com o Padre Vitor Hugo - WebTV Redentor


Canal do Youtube: WebTV Redentor
30 de dez. de 2022

Sábado, 7º Dia na Oitava de Natal

Evangelho (Jo 1,1-18)

— Aleluia, aleluia, aleluia.
— A Palavra se fez carne, entre nós ela habitou; e todos os que a acolheram, de Deus filhos se tornaram. (Jo 1,14a.12a)
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

1No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. 2No princípio, estava ela com Deus. 3Tudo foi feito por ela e sem ela nada se fez de tudo que foi feito. 4Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la.
6Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: 9daquele que era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano.
10A Palavra estava no mundo – e o mundo foi feito por meio dela – mas o mundo não quis conhecê-la. 11Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram. 12Mas, a todos os que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornarem filhos de Deus, isto é, aos que acreditam em seu nome, 13pois estes não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo.
14E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade. 15Dele, João dá testemunho, clamando: “Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim passou à minha frente, porque ele existia antes de mim”. 16De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça. 17Pois por meio de Moisés foi dada a Lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo. 18A Deus, ninguém jamais viu. Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Palavra da Salvação, 30/12/2022 com o Padre Vitor Hugo


Canal do Youtube: WebTV Redentor
29 de dez. de 2022

Sexta-feira, 6º Dia na Oitava de Natal

Sagrada Família, Jesus, Maria e José, Festa, Ano A

Evangelho (Mt 2,13-15.19-23)

— Aleluia, aleluia, aleluia!
— Que a paz de Cristo reine em vossos corações e ricamente habite em vós sua palavra! (Cl 3,15a.16a)
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

13Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”.
14José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito.
15Ali ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu Filho”.
19Quando Herodes morreu, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, 20e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe, e volta para a terra de Israel; pois aqueles que procuravam matar o menino já estão mortos”.
21José levantou-se, pegou o menino e sua mãe, e entrou na terra de Israel. 22Mas, quando soube que Arquelau reinava na Judeia, no lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. Por isso, depois de receber um aviso em sonho, José retirou-se para a região da Galileia, 23e foi morar numa cidade chamada Nazaré. Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelos profetas: “Ele será chamado Nazareno”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Palavra da Salvação, 29/12/2022 com o Padre Vitor Hugo


Canal do Youtube: WebTV Redentor
29 de dez. de 2022

Quinta-feira, 5º Dia na Oitava de Natal

Evangelho (Lc 2,22-35)

— Aleluia, aleluia, aleluia.
— Sois a Luz que brilhará para os gentios, e para a glória de Israel, o vosso povo! (Lc 2,32)
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23Conforme está escrito na Lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”. 24Foram também oferecer o sacrifício – um par de rolas ou dois pombinhos – como está ordenado na Lei do Senhor. 25Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, 26e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor.
27Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29 “Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos: 32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”.
33O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti uma espada te transpassará a alma”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Homilia Diária | A manifestação de Cristo em nós (Terça-feira antes da Epifania do Senhor) - Padre Paulo Ricardo


Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 2 de jan. de 2023

O batismo de Jesus por mãos de São João Batista é, entre o nascimento em Belém e as bodas de Caná, a segunda manifestação pela qual Deus nos dá a conhecer o seu Cristo dileto como luz e salvação dos povos. Jesus é, pois, a glória do Pai que se faz presente no meio de nós e que nos revela, por sua vida e palavras, os mistérios mais íntimos da vida divina. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 3 de janeiro, e exaltemos sem cessar o santíssimo nome daquele que, para nos libertar do poder do demônio, não rejeitou assumir o que somos e fazer-se pequeno no seio da Virgem!

Homilia Diária | A verdadeira fé triunfará! (Memória de São Basílio Magno e São Gregório Nazianzeno) - Padre Paulo Ricardo


Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 1 de jan. de 2023

Ao celebrar hoje, poucos dias depois do Natal, a memória dos Santos Padres capadócios, São Basílio Magno e São Gregório Nazianzeno, a Igreja eleva os nossos olhares da pobreza do presépio para a majestade do Céu, onde o Filho de Deus, cujo nascimento temporal segundo a carne comemoramos semana passada, vive e reina com o Pai e o Espírito Santo com igual poder e glória, por ser com eles, na unidade de uma única e indivisa natureza divina, Deus eterno e onipotente, criador do céu e da terra. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 2 de janeiro, e renovemos hoje a nossa fé no mistério trinitário, venerando um só Deus na Trindade e a Trindade na unidade.

Homilia | Maria: a anti-Eva e anti-Lúcifer (Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus) - Padre Paulo Ricardo


Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 31 de dez. de 2022

Neste domingo em que celebramos a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, Padre Paulo Ricardo nos convida a meditar sobre as lições que a maternidade divina da Virgem Maria tem a nos oferecer. Maria traz em si mesma o “antídoto” tanto para a queda dos anjos rebeldes, liderados por Lúcifer, quanto para a queda de nossos primeiros pais, Adão e Eva. Com sua vida, nossa Mãe Bem-Aventurada ensinou-nos que Deus dispersa os soberbos e eleva os humildes, de modo que somente pela humildade somos capazes de aceitar os bondosos desígnios de Deus.

Homilia Diária | Em tudo dai graças ao Senhor! (7.º Dia na Oitava do Natal) - Padre Paulo Ricardo


Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 30 de dez. de 2022

Hoje, dia 31 de dezembro, a Igreja nos convida a render graças a Deus não somente por tudo quanto dEle recebemos ao longo deste ano, mas também por ser Ele infinitamente bom e digno de ser amado e glorificado. Por isso, a Santa Igreja concede hoje indulgência plenária a todos os que, cumpridas as condições ordinárias, unirem-se para cantar ou recitar solenemente o hino “Te Deum”. Assista à última homilia de 2022 e termine mais este ano proclamando as glórias daquele por cuja bondade tudo foi feito!

Homilia | A missão de São José na Sagrada Família (Festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José) - Padre Paulo Ricardo


Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 29 de dez. de 202

Celebrando hoje a festa da Sagrada Família, a Igreja direciona o nosso olhar para a figura, tão silenciosa e discreta, de São José. Ele, mais do que qualquer outro homem, cumpriu com perfeição seus deveres de pai não apenas por ter sustentado materialmente a Jesus e a Maria, mas sobretudo por ter sido “rosto” de Deus: embora fosse o menor da casa, São José mereceu governá-la por sua atitude de humilde submissão à vontade de Deus. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 30 de dezembro, e recorramos juntos ao dulcíssimo patrocínio da Sagrada Família de Nazaré, modelo de recolhimento, caridade e humildade!

Homilia Diária | A Luz que brota da eternidade (5.º Dia na Oitava do Natal) - Padre Paulo Ricardo


Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 28 de dez. de 2022

No contexto da Oitava do Natal, a Igreja proclama hoje, dia 29 de dezembro, o Evangelho da Apresentação do Senhor no Templo, no qual o Menino Jesus, segundo as palavras do piedoso Simeão, é chamado “luz para iluminar as nações e glória do povo de Israel”. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 29 de dezembro, e renove neste dia sua fé em Cristo, luz dos povos, a razão de ser de nossas vidas, o porquê último de nossa existência.

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Jo 1,29-34 - 03/01/2023


Afaste-se do pecado e mantenha o seu coração em Jesus

“João viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1,29).



Jesus se aproxima de nós, isso é a encarnação do Verbo. Há poucos dias, celebramos o Natal do Senhor, celebramos a entrada de Deus na história da humanidade na Segunda Pessoa da Santíssima Trindade.
Este é o movimento de Deus: Ele se aproxima. E você pode constatar na sua vida, e quero perguntar para você: quais aproximações Deus nos pede para este ano? Deus se aproximou de nós, Ele está junto de nós, o nome d’Ele Emanuel — “Deus conosco”. Agora, nós também precisamos realizar alguns atos de aproximação, neste ano de 2023, certamente o Espírito vai nos conduzir a essa realidade.
E diz, aqui, que Jesus se aproximou, com o termo “pros”, que quer dizer “na mesma direção”, “a favor”; o contra é só do mal. “O salário do pecado é a morte”, já nos dizia São Paulo (cf. Romanos 6,23).
Jesus se aproxima para trazer vida, a salvação de Deus que chega ao coração do homem a cada um de nós. Vem justamente para trazer vida, para nos tirar da escravidão do pecado e nos colocar na vida nova que Ele conquistou para nós.

Neste ano, que cada um de nós se redirecione para a meta, não fomos feitos para o pecado

E a aproximação que Jesus faz, João foi muito categórico: “Ele é o Cordeiro de Deus”. Ele se aproxima como Cordeiro, como Aquele que quer dar a vida, como Aquele que quer se oferecer no lugar de cada um de nós.
A postura de Jesus é vicária, ou seja, Ele quis se colocar no meu lugar e no teu lugar, para morrer por todos nós, para nos salvar. Então, Jesus se aproxima como esse manso Cordeiro, que é levado ao matadouro sem dizer uma palavra, mas querendo justamente oferecer a Sua vida.
E quais são os efeitos desta aproximação de Jesus como Cordeiro? A Palavra nos diz: “Ele tira o pecado do mundo”. Pecado significa errar o alvo, errar a direção, errar a meta. Neste ano de 2023, Jesus quer que você acerte, Ele quer que você dê sentido à sua vida, e ela só vai ter sentido se Jesus for o centro dela.
Neste ano, que cada um de nós se redirecione para a meta, não fomos feitos para o pecado, não fomos feitos para errar a direção, errar o caminho. O caminho é Jesus; e Ele se manifestou como Cordeiro para tirar o pecado do nosso coração.
Então, hoje, peçamos ao Senhor por essa Palavra, que a encarnação do Verbo de Deus, na nossa vida concreta, manifeste-se também na nossa aproximação a Ele. Deus se aproximou de nós, precisamos também nos aproximar d’Ele. Dê passos em direção ao Senhor. Que o Espírito Santo conduza a todos nós!
Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.