terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

BOM DIA! BOA TARDE! BOA NOITE! Oração da noite, Oração da manhã e Oração do entardecer - Deus te abençoe!



Oração da Noite

Boa noite Pai.
Termina o dia e a ti entrego meu cansaço.
Obrigado por tudo e… perdão!!
Obrigado pela esperança que hoje animou meus passos, pela alegria que vi no rosto das crianças;
Obrigado pelo exemplo que recebi daquele meu irmão;
Obrigado também por isso que me fez sofrer…
Obrigado porque naquele momento de desânimo lembrei que tu és meu Pai; Obrigado pela luz, pela noite, pela brisa, pela comida, pelo meu desejo de superação…
Obrigado, Pai, porque me deste uma Mãe!
Perdão, também, Senhor!
Perdão por meu rosto carrancudo; Perdão porque não me lembrei que não sou filho único, mas irmão de muitos; Perdão, Pai, pela falta de colaboração e serviço e porque não evitei aquela lágrima, aquele desgosto; Perdão por ter guardado para mim tua mensagem de amor;
Perdão por não ter sabido hoje entregar-me e dizer: “sim”, como Maria.
Perdão por aqueles que deviam pedir-te perdão e não se decidem.
Perdoa-me, Pai, e abençoa os meus propósitos para o dia de amanhã, que ao despertar, me invada novo entusiasmo; que o dia de amanhã seja um ininterrupto “sim” vivido conscientemente.
Amém!!!

Oração da manhã

Bom-dia, Senhor Deus e Pai!
A ti, a nossa gratidão pela vida que desperta, pelo calor que
cria vida, pela luz que abre nossos olhos.
Nós te agradecemos por tudo que forma nossa vida, pela terra, pela água, pelo ar, pelas pessoas. Inspira-nos com teu Espírito Santo os pensamentos que vamos alimentar,as palavras que vamos dizer, os gestos que vamos dirigir,a comunicação que vamos realizar.
Abençoa as pessoas que nós encontramos, os alimentos que vamos ingerir.
Abençoa os passos que nós dermos, o trabalho que devemos fazer.
Abençoa, Senhor, as decisões que vamos tomar, a esperança que vamos promover,a paz que vamos semear,a fé que vamos viver, o amor que vamos partilhar.
Ajuda-nos, Senhor, a não fugir diante das dificuldades, mas a abraçar amor as pequenas cruzes deste dia.
Queremos estar contigo, Senhor, no início, durante e no fim deste dia.
Amém.

Oração do entardecer

Ó Deus!
Cai à tarde, a noite se aproxima.
Há neste instante, um chamado à elevação, à paz, à reflexão.
O dia passa e carregam os meus cuidados.
Quem fez, fez.
Também a minha existência material é um dia que se passa,
uma plantação que se faz, um caminho para algo superior.
Como fizeste a manhã, à tarde e a noite, com seus encantos,
fizeste também a mim, com os meus significados, meus resultados.
Aproxima de mim, Pai, a Tua paz para que usufrua desta
hora e tome seguras decisões para amanhã.
Que se ponha o sol no horizonte, mas que nasça
em mim o sol da renovação e da paz para sempre.
Obrigado, Deus, muito obrigado!
Amém!

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 07/02/2018

ANO B


Mc 7,14-23

Comentário do Evangelho

É com o coração, e não com as mãos, que os discípulos devem se preocupar.

Na controvérsia sobre o puro e o impuro, Jesus dá um princípio para que os discípulos compreendam que o mal, o que distorce e rompe a harmonia da criação, desfigura o ser humano e o distancia de Deus, se encontra no coração do próprio homem. Se o Levítico ordena separar o puro do impuro (cf. Lv 10,10; 20,24b-25), Jesus parece abolir essa lei, observando que se trata de tradição humana (cf. Mc 7,7.8.9). É com o coração, e não com as mãos, que os discípulos devem se preocupar. O que importa é a pureza do coração. O coração e os rins são para a Escritura a sede do saber e do discernimento, a fonte de uma vida em conformidade ou não com a vontade de Deus. É a pureza do coração, e não simples práticas externas, que revela o grau de engajamento da pessoa em relação ao Reino de Deus. Considerar o mal como algo exterior a si é, no mínimo, um modo de exprimir a incompreensão acerca da realidade do próprio mal e de não assumir a responsabilidade ante as consequências da inclinação enigmática e perversa do coração do ser humano.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, cria, no meu coração, a pureza verdadeira que me permite estar na tua presença, seguro de que minha vida te agrada.
Fonte: Paulinas em 12/02/2014

Vivendo a Palavra

A casa interior – o nosso coração – é o lugar que devemos manter puro e preparado para acolher o Espírito Santo, que nos leva a fazer a experiência do Reino do Pai (ainda não em plenitude). Se não o fizermos, é ali que acontecem os adultérios, isto é, nós misturamos o que é santo com desejos menores – este é o nosso pecado.
Fonte: Arquidiocese BH em 12/02/2014

VIVENDO A PALAVRA

Jesus usa os alimentos como metáfora: o que vem de fora não contamina o homem. Assim, também, não devemos procurar fora de nós culpados pelos acontecimentos que fazem sofrer, mas verificar como e onde podemos atuar para diminuir as suas consequências penosas para os irmãos.

Reflexão

Todos nós somos capazes de ver a influência que a sociedade exerce sobre o comportamento das pessoas e muitas vezes ouvimos pessoas que querem responsabilizar outras pessoas ou a sociedade pelos seus próprios atos. Jesus, no Evangelho de hoje, nos mostra que, na verdade, a responsabilidade do ato compete à própria pessoa, pois a pessoa age de acordo com os valores ou desvios que estão presentes no seu coração. É claro que existe a influência do meio, mas ela só determina a vida da pessoa se encontra eco no seu coração, caso contrário, a pessoa rejeita essa influência.
Fonte: CNBB em 12/02/2014

Recadinho

Jesus fala de nosso coração! Quanta maldade! Reflita sobre o que Jesus menciona que sai do coração humano: más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo!
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuário Nacional em 12/02/2014

Meditando o evangelho

O QUE PODE CONTAMINAR

O processo de contaminação pela impureza era muito mais sério do que os escribas e fariseus poderiam imaginar. Eles temiam tornar-se impuros pelo contato físico com coisas e pessoas, consideradas transmissoras de impureza. Este pensamento equivocado os impedia de perceber os verdadeiros agentes de contaminação.
Jesus aponta para elementos contaminadores radicados no mais íntimo do coração humano, dos quais não é fácil se precaver. Daí provém as impurezas que incapacitam o ser humano para um relacionamento adequado com Deus.
É relativamente fácil segregar-se das coisas e pessoas tidas como transmissoras de impureza. Pelo contrário, é extremamente difícil manter a devida distância do que sai de dentro e tem o poder de contaminar. Vigilância e discernimento são duas atitudes imprescindíveis. Sem elas, a hipocrisia se apodera da ação humana. E a pessoa fiel às regras de purificação acaba sendo a mesma que nutre maus pensamentos contra o próximo.
O discípulo do Reino se previne contra este descompasso. Dele se exige, em primeiro lugar, a purificação das motivações de sua ação. Seu agir brota de um coração puro, sem dolo nem má-fé, e busca unicamente o bem do próximo. Esta é a pureza requerida por Deus. A outra reduz-se a mera questão de higiene, sem maior relevância.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Senhor Jesus, purifica o meu interior, de forma que o meu agir seja preservado de toda impureza do mal.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. Importa o que está dentro...
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

O tema é o mesmo do evangelho refletido ontem, porém envolve a questão da alimentação e o órgão onde se inicia o processo digestivo: a nossa boca, que pode ser fonte de vida ou de morte!
A Lei de Moisés, dada quando o povo atravessava o deserto, tinha muitas normas de segurança e preservação da saúde, e a questão dos alimentos impuros que poderiam contaminar as pessoas era uma delas. Preocupação com a contaminação é algo que faz parte do nosso dia a dia, mas que não nos deve tornar excessivamente escrupulosos senão torna-se uma doença. Mas para os Judeus a contaminação tinha um caráter fortemente religioso onde quem é impuro está longe de Deus e da sua Salvação prometida.
Esse modo perverso de se relacionar com Deus, acaba gerando divisões por conta dos preconceitos e Jesus corrige esse modo de pensar colocando as coisas em seu devido lugar, as coisas externas inclusive alimentação que entra pela boca do homem não o afeta em sua espiritualidade (pode sim transmitir alguma enfermidade) e nesse sentido, o próprio organismo do homem, criado com perfeição por Deus, tem seus mecanismos que após o metabolismo, expele aquilo que é impuro ou danoso ao corpo, este é um processo natural que os próprios órgãos digestivos realizam independem da nossa vontade.
Mas quando se fala de algo que possa manchar a dignidade do ser humano, a primeira coisa é a vontade humana, ninguém faz uma calúnia, ou diz uma ofensa moral a outro, de maneira involuntária, ninguém sente inveja, ciúme, cólera ou mágoa, de maneira involuntária. É por decisão e vontade que se peca. É isso que Jesus quer dizer quando fala que são as coisas que saem de dentro do homem que o tornam impuro, e não as que entram nele.
O coração humano no pensamento bíblico é o centro das decisões e morada permanente de Deus, o cerne da lei, que é o amor a Deus, é proclamado solenemente: Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração..." Portanto a nossa dignidade de Filhos e Filhas de Deus torna-se sempre mais visível quando externamos o Deus manifestado em Jesus, que está dentro de nós. Nossas ações tornam-se todas puras e sagradas em sua essência…

2. O que sai da pessoa é que a torna impura
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

No tempo de Jesus havia leis dietéticas de caráter religioso. Sua observância ou não observância tornava a pessoa pura ou impura aos olhos de Deus. Um alimento podia ser impuro em si mesmo e se alguém o comesse tornava-se também impuro. Nos seus ensinamentos Jesus explicou à multidão que o ouvia que nada que vem de fora e entra na pessoa a torna impura. O que sai da pessoa é que a torna impura. Ele se referia aos alimentos que vêm de fora e entram no corpo da pessoa a vão para o estômago, não para o coração. O que torna alguém impuro são as intenções que saem do seu coração. Olhando para dentro de mim mesmo eu me pergunto: “Qual é minha opção fundamental de vida? Quais são os meus projetos?”. Nossa mente elabora projetos e nossa vontade decide ou não realizá-los. O que aparece pode não ser verdadeiro. A verdade está na intenção e na intenção está o fim que me proponho.

HOMILIA

JESUS FALA SOBRE A IMPUREZA

Hoje, Jesus desmascara o que está por trás de certas práticas apresentadas como religiosas. E toma um exemplo concreto referente ao quarto mandamento. Corbã era o voto, pelo qual uma pessoa consagrava a Deus os próprios bens, tornando-os intocáveis e reservados ao tesouro do Templo. Aparentemente Deus era louvado, mas na realidade os pais ficavam privados de sustento necessário, enquanto o Templo e os sacerdotes ficavam ainda mais ricos.
Neste Evangelho Jesus nos ensina a discernir onde encontrar a raiz do mal que tenta nos afastar de Deus levando-nos ao pecado e à morte. Muitas vezes nós enxergamos o que o mundo nos apresenta como proposta, os apelos ao sexo, ao poder, ao consumismo, aos prazeres, às desordens, violência. E, erradamente supomos que é isto que nos motiva a viver uma vida longe de Deus. Achamos que as concupiscências vêem de fora para nos desvirtuar. No entanto, Jesus nos dá conhecimento de que “é de dentro do coração humano que saem as impurezas!” e não o que vem de fora.
Fomos criados à imagem e semelhança de Deus e o nosso coração foi feito pleno do Seu amor, para que com este mesmo amor nós pudéssemos amá-Lo e amar aos nossos semelhantes e com eles manter relacionamentos benfazejos. Contudo, nós temos em nós a semente do pecado original que descaracteriza a nossa imagem e semelhança com Deus e, por isto, nós também cultivamos no nosso coração o desamor e a soberba. É por orgulho e vaidade que o homem se torna mal! Tudo o que cultivarmos dentro de nós será o que irá motivar as nossas ações.
O nosso coração é fonte de bênção e de maldição. O mal não entra pela boca, mas sai do coração do homem. A fonte do mal é o pensamento do homem. Se não cuidarmos em cultivar pensamentos sadios e agradáveis a Deus iremos carimbar as nossas ações com a marca do inferno e já não nos pareceremos com Jesus que veio ao mundo para nos configurar a Ele.
Cabe a cada um de nós fazer uma reflexão de como está o nosso interior para que possamos perceber se estamos sendo banhados pela água fonte que traz vida em abundância, isto é, o Espírito Santo, ou pela sujeira do esgoto interior do qual só sai devassidão.
Estamos exalando o perfume do céu ou a podridão do inferno? Você tem feito um exame de consciência do seu interior? – Em qual fonte você tem se banhado? – O que tem direcionado os seus pensamentos: coisas boas ou coisas más? – Você guarda rancor dentro de si? – Você costuma desabafar com alguém quando tem algum ressentimento ou apenas rumina no seu pensamento?
Pai, cria, no meu coração, a pureza verdadeira que me permite estar na tua presença, seguro de que minha vida te agrada.
Padre Bantu Mendonça Katchipwi Sayla
Fonte: Liturgia da Palavra em 12/02/2014

HOMÍLIA DIÁRIA

Que o Espírito Santo purifique o nosso coração!

É uma tarefa diária para a nossa vida purificar o nosso interior! Que o Espírito Santo tire todas as impurezas que nos impedem de ter um coração verdadeiramente puro!
“Ele disse: ‘O que sai do homem, isso é que o torna impuro. Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo”’ (Mc 7, 20-22).
Meus queridos irmãos e irmãos, continuando a reflexão de Jesus sobre o sentido e a prática da religião, hoje o Senhor nos mostra que não existe nada mais sagrado, para a vivência da religião, do que ter um ”coração puro”. A pureza de coração é a tarefa principal da nossa vida. Nós gastamos tempo (e que bom que gastamos tempo!) para cuidar do nosso exterior. Sim, você vê as filas nos salões, o tempo que as pessoas gastam cuidando da barba, do bigode, do cabelo; e as mulheres cuidando das suas unhas. Que bom e como é importante fazer isso! Se com essa mesma intensidade cuidássemos do nosso interior, a nossa beleza seria tão mais resplandecente, que nós gastaríamos muito menos com coisas externas e nos preocuparíamos bem menos com rugas e outras coisas mais. Porque é o que sai de dentro de nós que revela aquilo que nós somos.
É difícil, nós até conseguimos disfarçar, muitas vezes, nossas imperfeições com um sorriso falso, estica ali, estica aqui, nos as escondemos atrás de uma maquiagem e de uma bela roupa; mas o que vale é o que está dentro de nós. O que nos torna impuros é aquilo que carregamos dentro do nosso interior. É o próprio Jesus quem nos diz que o adultério, a imoralidade, os roubos, as maldades, as fraudes, as devassidões, a calúnia, a maldade, etc., estão dentro do nosso coração. Por isso é uma tarefa diária para a nossa vida purificar o nosso interior!
Há muitos anos que, ao chegarmos à capital de São Paulo, vemos ali um trabalho que parece incansável para tentar descontaminar e despoluir o Rio Tietê. As máquinas tentando tirar as impurezas do rio, e como isso é difícil, porque deixaram as sujeiras se acumularem e crescerem, elas foram lá para o fundo do rio, e como é difícil retirá-las! Ele pode até parecer bonito, mas as águas dele já foram contaminadas.
Da mesma forma, nós até podemos parecer bonitos por fora, temos um belo sorriso, uma bela imagem, mas nós não podemos deixar de cuidar do nosso interior, do mais profundo da nossa alma. Há muita sujeira escondida, muita maldade escondida, muita impureza, muita raiva, muito ressentimento, muito rancor, coisas que fazem um mal terrível e que contaminam a nossa forma de falar. Quando menos imaginamos nós damos uma resposta atravessada e uma patada em alguém, quando menos imaginamos nós pensamos mal e querendo o mal do outro. Nós agimos assim porque as provocações não vêm de fora, elas vêm de dentro de nós, das coisas que não ficaram bem resolvidas em nosso interior.
Que Deus, no Seu amor infinito, nos dê essa alavanca maravilhosa, que se chama Espírito Santo, para que Ele venha purificar o nosso coração e o nosso interior, tirando todas as sujeiras e impurezas que nos impedem de ter um coração verdadeiramente puro!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 12/02/2014

Oração Final
Pai Santo, dá-nos um coração puro, faze-nos capazes de um olhar sincero, ensina-nos a simplicidade e a transparência nas relações com os nossos companheiros de jornada nesta terra que abençoas. Queremos ser amigos do Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 12/02/2014

ORAÇÃO FINAL
Pai Santo, livra-nos da pretensão de nos fazermos juízes dos companheiros do caminho. Torna-nos peregrinos alegres e solidários, prontos para ajudar, sem preconceitos ou críticas, conscientes de tua presença paterna em cada ser que Tu criaste com tanto Amor. Por Jesus, o Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.

LITURGIA DIÁRIA - 07/02/2018


Tema do dia

JESUS DECLARA QUE TODOS OS ALIMENTOS SÃO PUROS

A rainha de Sabá procura Salomão para conferir sua fama de rei sábio. E constata que o Deus de Israel, ama seu povo e por isso lhe deu aquele Rei que buscava, antes de tudo, a sabedoria para governar em paz, observando o Direito e a Justiça.

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

4ª-feira da 5ª Semana do Tempo Comum
Cor: Verde


Primeira Leitura (1Rs 10,1-10)
5ª Semana do Tempo Comum - Quarta-feira - 07/02/2018

Leitura do Primeiro Livro dos Reis.

Naqueles dias, 1a rainha de Sabá, tendo ouvido falar – para a glória do Senhor – da fama de Salomão, veio prová-lo com enigmas. 2Chegou a Jerusalém com numerosa comitiva, com camelos carregados de aromas, e enorme quantidade de ouro e pedras preciosas. Apresentou-se ao rei Salomão e expôs-lhe tudo o que tinha em seu pensamento.
3Salomão soube responder a todas as suas perguntas: para ele nada houve tão obscuro que não pudesse esclarecer. 4Quando a rainha de Sabá viu toda a sabedoria de Salomão, a casa que tinha construído, 5os manjares da sua mesa, os cortesãos sentados em ordem à mesa, as diversas classes dos que o serviam e suas vestes, os copeiros, os holocaustos que ele oferecia no templo do Senhor, ficou pasmada e disse ao rei:
6“Realmente era verdade o que eu ouvi no meu país a respeito de tuas palavras e de tua sabedoria! 7Eu não queria acreditar no que diziam, até que vim e vi com os meus próprios olhos, e reconheci que não me tinham dito nem a metade. Tua sabedoria e tua riqueza são muito maiores do que a fama que chegara aos meus ouvidos. 8Feliz a tua gente, felizes os teus servos que gozam sempre da tua presença e que ouvem a tua sabedoria! 9Bendito seja o Senhor, teu Deus, a quem agradaste, que te colocou sobre o trono de Israel, porque o Senhor amou Israel para sempre, e te constituiu rei para governares com justiça e equidade”.
10Depois, ela deu ao rei cento e vinte talentos de ouro e grande quantidade de aromas e pedras preciosas. Nunca mais foi trazida tanta quantidade de aromas como a que a rainha de Sabá deu ao rei Salomão.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Responsório (Sl 36)
5ª Semana do Tempo Comum - Quarta-feira - 07/02/2018

— O justo tem nos lábios o que é sábio.
— O justo tem nos lábios o que é sábio.

— Deixa aos cuidados do Senhor o teu destino; confia nele, e com certeza ele agirá. Fará brilhar tua inocência como a luz, e o teu direito, como o sol do meio-dia.
— O justo tem nos lábios o que é sábio, sua língua tem palavras de justiça; traz a Aliança do seu Deus no coração, e seus passos não vacilam no caminho.
— A salvação dos piedosos vem de Deus; ele os protege nos momentos de aflição. O Senhor lhes dá ajuda e os liberta, defende-os e protege-os contra os ímpios, e os guarda porque nele confiaram.


Evangelho (Mc 7,14-23)
5ª Semana do Tempo Comum - Quarta-feira - 07/02/2018


O que sai da pessoa é que a torna impura

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai todos e compreendei: 15o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 16Quem tem ouvidos para ouvir ouça”.
17Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. 18Jesus lhes disse: “Será que nem vós compreendeis? Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura, 19porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para a fossa?” Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros.
20Ele disse: “O que sai do homem, isso é que o torna impuro. 21Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.

TERÇOS – VÍDEOS


Acesse:

1  Terço da Divina Providência - http://youtu.be/5mzUbLl_P48

2 - Terço de Cura e Libertação  http://youtu.be/TWmZ47JoC0I

3  Terço da FÉ  http://youtu.be/-I1tuBSDtkU

4 - Terço do Espírito Santo - http://youtu.be/BJqMkwQsOeQ

5 - Terço da Libertação Cantado - http://youtu.be/9ofE4VoEZPU

6 - Terço da Sagrada Face de Nosso Senhor Jesus Cristo - http://youtu.be/dr_BtsQtRvo

7 - Terço de São Bento - http://youtu.be/p-iD6TySLmY

8 - TERÇO DE CURA E LIBERTAÇÃO (PADRE JOÃOZINHO)  http://youtu.be/hUuaQk1ydWw

TERÇO DA MISERICÓRDIA - VÍDEO - APRENDA A REZAR O TERÇO DA MISERICÓRDIA





"Quando rezarem este Terço junto aos agonizantes, Eu me colocarei entre o Pai e a alma agonizante, não como justo Juiz, mas como Salvador misericordioso".

JESUS, EU CONFIO EM VÓS!!!


APRENDA A REZAR O TERÇO DA MISERICÓRDIA


Para ser rezado nas contas do terço

No começo:


Pai nosso, que estais no céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Creio em Deus Pai, todo poderoso, criador do Céu e da Terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espirito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna Amém.

Nas contas de Pai Nosso, dirás as seguintes palavras usando o terço de Maria:

Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e o Sangue, a Alma e a Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e dos do mundo inteiro.

Nas contas de Ave Maria rezarás as seguintes palavras:

Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.

No fim, rezarás três vezes estas palavras:

Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro” 
(Diário, 476)