quinta-feira, 1 de junho de 2017

Terço - Mistérios Dolorosos - Terça-feira e Sexta-Feira


Terço do Rosário: Mistérios Dolorosos





"Mediante o Rosário, o povo cristão aprende com Maria a contemplar a beleza do rosto de Cristo, e a experimentar a profundidade do seu amor."
São João Paulo II

TRÍDUO DE ORAÇÃO EM PREPARAÇÃO PARA O DIA DE PENTECOSTES - "Vem, Espírito Santo!" - De 01/06 a 03/06/2017


A Igreja se prepara para uma grande festa no próximo domingo: é dia de Pentecostes, quando juntos fazemos memória do derramar-se do Espírito Santo sobre os apóstolos, no Cenáculo com a Virgem Maria.
É tempo de clamor por um novo avivamento do Espírito Santo! A solução para nossas vidas e para o nosso país é o Espírito Santo!
Que tal nos prepararmos juntos para esse dia tão especial? Nós queremos propor a você um tríduo de oração. Hoje, amanhã e sábado, reze conosco a Consagração ao Espírito Santo, pedindo para que Deus apronte nosso coração para a graça de um renovo do Espírito!


Consagração ao Espírito Santo

Oh, Divino Espírito Santo, luz eterna e brilhantíssima, cuja magnificência enche o Céu e a Terra, eis-nos aqui, humildemente, prostrados antes a Vossa Divina presença para nos consagrar a Vós para sempre.
Adoramos o brilho de Vossa pureza, Vossa imutável justiça e o poder do Vosso amor. É por Vós, força e luz de nossas almas, que nós pensamos, vivemos e trabalhamos.
Não permitais que pequemos contra Vós, nem resistamos aos suaves impulsos de Vossa graça, mas dirigi todos os nossos pensamentos para que estejamos atentos a voz de Vossas inspirações, sigamos-las fielmente e encontremos na Vossa misericórdia, auxílio para as nossas fraquezas.
Adorável Espírito, compadecei-Vos de nossa indigência, preservai-nos de todo erro e obtende-nos o perdão, se chegarmos a cair em pecado. Pedimos-Vos, aos pés de Jesus crucificado, contemplando e adorando, cheios de confiança, as suas chagas sagradas, seu lado aberto, seu coração transpassado.
Espírito do Pai e do Filho, fazei que, com Vossa Graça, possamos dizer em tudo sempre: “Falai, Senhor, que vossos servos Vos ouvem!”.
Espírito de sabedoria e entendimento, dissipai nossa ignorância. Espírito de conselho, dirigi a nossa inexperiência. Espírito de força, fazei-nos perseverantes no serviço de Deus, dai-nos a força de proceder em tudo com bondade e benevolência. Espírito de temor de Deus, livrai-nos de todo mal. Espírito de paz, dai-nos a Vossa Paz. Espírito de santidade, ornai com as celestes virtudes da pureza e da modéstia o templo que escolhestes para Vossa morada, e por Vossa Graça poderosíssima, preservai constantemente minha alma da mancha do pecado. Assim Seja!

Divino Espírito Santo, nos vos ofereço todas as preces da Santíssima Virgem e dos apóstolos reunidos no Cenáculo, e a estas unimos todas as nossas orações, suplicando-Vos que Vos apresseis em vir renovar a face da Terra.

– Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado.
– E renovareis a face da Terra.

Rezar três Ave-Marias a Nossa Senhora de Pentecostes, com a invocação “Rainha dos Apóstolos, rogai por nós”

Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos fiéis com a luz do Espírito Santo, dai-nos pelo mesmo Espírito o conhecimento e o amor da justiça e que gozemos sempre da sua consolação. Amém!

http://blog.cancaonova.com/lavrinhas/tag/triduo/

INTENÇÕES DE ORAÇÃO DO SANTO PADRE PARA JUNHO DE 2017


⇒ INTENÇÃO UNIVERSAL
Pelos responsáveis das nações, para que se empenhem decididamente em pôr fim ao comércio de armas, que provoca tantas vítimas inocentes.

⇒ ORAÇÃO
Senhor, nosso Pai.
O mundo belo e harmonioso que criaste para os teus filhos
continua tão afastado deste teu sonho.
As guerras e as divisões continuam presentes,
e muitas vezes são causadas e mantidas apenas porque dão dinheiro.
O comércio das armas é um dos motivos principais do prolongamento destas guerras,
tantas vezes apoiadas pelos próprios governantes.
Senhor,
toca o coração dos governantes,
cegos pelo comércio das armas,
para que considerem as consequências da sua ganância:
a destruição e a morte de tantos inocentes.
Converte o nosso coração à paz e ao bem de cada ser humano.

⇒ DESAFIOS PARA ESTE MÊS

– Rezar pela conversão daqueles que vivem do comércio das armas e causam tantas vítimas inocentes.
– Procurar conhecer e dar a conhecer nos próprios círculos como funcionam estes esquemas que alimentam as guerras.
– Organizar na própria comunidade um tempo de reflexão sobre esta questão, para sensibilizar as pessoas para este drama.

⇒ PROPOSTA DO PASSO-A-REZAR

Primeira sexta-feira do mês - Consagração ao Sagrado Coração de Jesus


Eu …………,  Vos dou e consagro, ó Sagrado Coração de Jesus Cristo, minha vida,  minhas ações, penas e sofrimentos, para não querer mais servir-me de nenhuma parte de meu ser, senão para Vos honrar, amar e glorificar.
É esta a minha vontade irrevogável: ser todo Vosso e tudo fazer por Vosso amor, renunciando de todo o meu coração a tudo o quanto Vos possa desagradar.
Tomo-Vos, pois, ó Sagrado Coração, por único bem de meu amo, protetor de minha vida, segurança de minha salvação, remédio de minha fragilidade e de minha inconstância, reparador de todas as imperfeições de minha vida e meu asilo seguro na hora da morte.
Sede, o Coração de bondade, minhas justificação diante de Deus, Vosso Pai, para que desvie de mim Sua justa cólera.
Ó Coração de amor, deposito toda a minha confiança em Vós, pois tudo temo de minha malícia e de minha fraqueza, mas tudo espero de Vossa bondade!
Extingui em mim tudo o que possa desagradar-Vos ou que se oponha à Vossa vontade.
Seja o Vosso puro amor tão profundamente impresso em meu coração, que jamais possa eu esquecer-Vos nem separar-me de Vós.
Suplico, por todas as Vossas finezas, que meu nome seja escrito em Vosso Coração, pois quero fazer constituir toda a minha felicidade e toda a minha glória em viver e morrer como Vosso escravo. Amém. (Santa Margarida Maria)

Dia da semana: Sexta-feira - Dedicado a: Paixão de Cristo/Sagrado Coração de Jesus - "Oh! Coração de Amor, eu ponho toda minha confiança em Vós. porque tudo temo de minha fraqueza, mas tudo espero de Vossa Bondade."

Dia da semana: Sexta-feira - Dedicado a: Paixão de Cristo - Sagrado Coração de Jesus - MEDITE A VIA-SACRA - Tu Reinas | Clipe Coração Igual ao Teu | Diante do Trono


MEDITE A VIA-SACRA


- Primeira Estação: Jesus é condenado à morte
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
- Segunda Estação: Jesus levando a cruz às costas.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Terceira Estação: Jesus cai por terra
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Quarta Estação: Jesus encontra Maria Santíssima
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Quinta Estação: Jesus é ajudado por Cirineu
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Sexta Estação: Verônica enxuga a Face de Jesus
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Sétima Estação: Jesus cai pela segunda vez
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Oitava Estação: Jesus pede que as mulheres não chorem
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Nona Estação: Jesus cai pela terceira vez
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Décima Estação: Jesus é despido de suas vestes
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Décima Primeira Estação: Jesus é cravado na cruz
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Décima Segunda Estação: Jesus morre na cruz
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Décima Terceira Estação: Jesus é descido da cruz
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Décima Quarta Estação: Jesus é sepultado
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

Bom Dia!

♥ Ótima Sexta ♥ - "Imaculado coração de Maria, sede a nossa salvação." "Sagrado Coração de Jesus, eu confio e espero em Vós."

ÓTIMA SEXTA! BOM DIA! "Seja amado em todas partes o Sagrado Coração de Jesus."

LEITURA ORANTE DO DIA - 01/06/2017



LEITURA ORANTE

Jo 17,20-26 - Jesus ora pelos que vão crer


Estamos na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos
Semana de Oração  2017:
TEMA: "Reconciliação: é o amor de Cristo que nos move."
Para pedir o Espírito Santo
C: Espírito Santo, Dom do Pai no seu Filho Jesus Cristo,
permanece em nós, abre nossos
corações e torna-nos atentos a tua voz.
A: Espírito Santo, vem sobre nós.
C: Espírito Santo, Divino Amor, fonte de unidade e de santidade, mostra-nos o amor do Pai.
A: Espírito Santo, vem sobre nós.
C: Espírito Santo, Fogo de Amor, purifica-nos fazendo desaparecer toda divisão dos nossos corações, de nossas comunidades e do mundo, para que sejamos um em nome de Jesus.
A: Espírito Santo, vem sobre nós.
C: Espírito Santo, fortalece nossa fé em Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, Ele que carregou nossos pecados de divisões até a cruz e nos conduziu à comunhão por sua Ressurreição.
A: Espírito Santo, vem sobre nós.
C: Pai, Filho e Espírito Santo, permanecei em nós para nos transformar em comunhão de amor e de santidade. Que sejamos um em Vós, que viveis e reinais nos séculos dos séculos.
A: Amém.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia,  o texto: Jo 17,20-26, e observo as palavras de Jesus na sua oração ao Pai.
Jesus continuou:
— Não peço somente por eles, mas também em favor das pessoas que vão crer em mim por meio da mensagem deles. E peço que todos sejam um. E assim como tu, meu Pai, estás unido comigo, e eu estou unido contigo, que todos os que crerem também estejam unidos a nós para que o mundo creia que tu me enviaste. A natureza divina que tu me deste eu reparti com eles a fim de que possam ser um, assim como tu e eu somos um. Eu estou unido com eles, e tu estás unido comigo, para que eles sejam completamente unidos, a fim de que o mundo saiba que me enviaste e que amas os meus seguidores como também me amas.
— Pai, quero que, onde eu estiver, aqueles que me deste estejam comigo a fim de que vejam a minha natureza divina, que tu me deste; pois me amaste antes da criação do mundo. Pai justo, o mundo não te conhece, mas eu te conheço; e aqueles que me deste sabem que tu me enviaste. Eu fiz com que eles te conheçam e continuarei a fazer isso para que o amor que tens por mim esteja neles e para que eu também esteja unido com eles. 
Refletindo
Jesus pede pelo que ainda vão crer nele, por meio da pregação dos apóstolos. Também estes ele os quer junto de si, na comunhão e na unidade.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Aprendo de Jesus Mestre a orar ao Pai e faço minhas as suas intenções: pelos que vão crer e para que todos sejam um e conheçam o Pai.
Meditando
Relembro as palavras do bispos na Conferência de Aparecida: “Como resposta generosa à oração do Senhor “para que todos sejam um” (Jo 17,21), os Papas nos tem incentivado a avançar pacientemente no caminho da unidade(..) Bento XVI abriu seu pontificado dizendo: “Não bastam as manifestações de bons sentimentos. Fazem falta gestos concretos que penetrem nos espíritos e sacudam as consciências, impulsionando cada um à conversão interior, que é o fundamento de todo progresso no caminho do ecumenismo”(DAp 234).

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo com os que participam da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos com mais um gesto.
Oração de esperança
C: Como filhos de Deus, conscientes da nossa dignidade e da nossa missão, façamos subir nossas orações,
confirmando nosso desejo de ser para Deus um povo santo.
C: Pai amadíssimo, transforma nossos corações, nossas famílias,
nossas comunidades e nossa sociedade.
A: Tornai-nos todos santos e um em Cristo.
C: Fonte de vida, sacia a sede da qual sofre nossa sociedade:
sede de dignidade, de amor, de comunhão e de santidade.
A: Torna-nos todos santos e um em Cristo.
C: Espírito Santo, Espírito de alegria e de paz, cura as divisões que um mal uso do poder e do dinheiro gera em nós, e reconcilia-nos nas nossas diversidades de culturas e de línguas. Como filhos de Deus, realiza a nossa unidade.
A: Torna-nos todos santos e um em Cristo.
C: Trindade de amor, ajuda-nos a passar das trevas à tua maravilhosa luz.
A: Torna-nos todos santos e um em Cristo.
C: Senhor Jesus Cristo, pelo batismo, nos tornamos um contigo. Por isso, unimos a nossa oração a tua, retomando as palavras que tu mesmo nos ensinaste:
A: Pai Nosso ...

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Com Bento XVI também eu penso que “não bastam as manifestações de bons sentimentos. Fazem falta gestos concretos que penetrem nos espíritos e sacudam as consciências, impulsionando cada um à conversão interior, que é o fundamento de todo progresso no caminho do ecumenismo”(DAp 234).

Bênção final
Partilha da Paz
C: Jesus disse:
Vós sois o sal da terra.
Vós sois a luz do mundo.
Que a vossa luz brilhe diante dos outros,
a fim de que vendo vossas boas obras,
eles glorifiquem o vosso Pai
que está no céu.
Sejam o sal da terra.
Sejam a luz do mundo.
Que a paz do Senhor esteja sempre convosco.
A: E com teu espírito.
C: Demo-nos um sinal de paz.

Irmã Patrícia Silva, fsp
irpatricias@gmail.com

HOMÍLIA DIÁRIA - Jo 17,20-26 - (CANÇÃO NOVA) - 01/06/2017


OUÇA E/OU LEIA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

Estejamos sempre em comunhão com Deus

Jesus nos dá um testemunho de amor, unidade e comunhão com o Pai

“Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra; para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste” (João 17, 20-21).
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Caão Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova



HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 01/06/2017

Ano A


Jo 17,20-26

Comentário do Evangelho

A unidade é dom do Cristo ressuscitado e parte essencial do testemunho.

A oração de Jesus abre-se para o futuro: ele pede não somente para os atuais discípulos, mas para aqueles, não importa a que tempo, que abraçarão a fé. Há uma unidade, inspirada na união entre o Pai e o Filho, que permanece além de um tempo determinado da história. A unidade deve ser sempre a característica e o desafio da comunidade cristã. A unidade é dom do Cristo ressuscitado e parte essencial do testemunho. É ela o testemunho pelo qual gerações chegarão à fé. A fé é, fundamentalmente, testemunho. Assim sendo, somos responsáveis pela fé uns dos outros e das gerações futuras, pois a adesão dos outros à pessoa de Jesus Cristo depende, em boa parte, de nosso testemunho e da qualidade de nossa vida cristã. A comunhão entre os discípulos oferece a gerações futuras a possibilidade de conhecer que Jesus é o enviado do Pai. Se o mundo não conheceu Deus, foi em razão do seu fechamento. Na plenitude dos tempos Deus se revelou no seu Filho que, antes da criação do mundo, estava voltado para ele (cf. Jo 1,1). Em Jesus é que resplandece a imagem do Deus único e verdadeiro (cf. Jo 14,9). Pelo Filho o Pai se tornou conhecido dos discípulos e eles puderam fazer a experiência de que Deus é amor.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Espírito de comunhão, não permitas que se rompam os laços que me ligam a todos os meus irmãos e irmãs, e faça-me compreender o valor da unidade proclamada por Jesus.
Fonte: Paulinas em 05/06/2014

Vivendo a Palavra

‘Para que todos sejam um, como Tu, Pai, estás em mim e Eu em Ti.’ Essa união, tão querida por Jesus, deve ser vivida na nossa oração. Nós somos tentados a nos dirigir a um Deus distante e cerimonioso, enquanto Jesus nos quer unidos ao seu Pai e nosso Pai como filhos muito amados. Pensemos no Mestre quando nos colocamos em estado de oração.

Reflexão

Jesus nos pede para viver a unidade de tal modo que possamos testemunhar a unidade da Trindade. Esta vivência da unidade não significa uma uniformidade, mas que todos vivamos de acordo com as nossas condições e de diferentes formas os mesmos valores. Assim, encontramos na Igreja diferentes formas de espiritualidade e de ação evangelizadora totalmente diferentes entre si, mas essas diferenças não ferem a unidade dos cristãos porque são formas diferentes e não essências, são formas diferentes de viver a mesma fé e participar no mesmo projeto anunciado por Jesus.
Fonte: CNBB em 05/06/2014

Recadinho

Você testemunha a unidade, vivendo em união em sua família? - Você se lembra de agradecer a Deus esta sublime graça de poder viver em união com ele? - Você pode dizer que seus atos são sempre de um filho de Deus? - Em suas orações, você faz distinção de pessoas? Reza só pelos amigos, por aqueles que lhe querem bem? - Reze, de um modo especial hoje, pela união dos cristãos e de sua família.
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuário Nacional em 05/06/2014

Meditando o evangelho

UNIDADE, FATOR DE CREDIBILIDADE

O testemunho de fé na Ressurreição, dado pelos discípulos de Jesus, carece de ser respaldado por uma vida digna de filhos do Ressuscitado. A credibilidade da fé dos discípulos depende, pois, do modo como vivem.
É muito fácil fazer belos ensinamentos e exigir que os outros os cumpram. Para não cair nesta espécie de hipocrisia, a comunidade cristã tem a responsabilidade de ser a primeira a praticar o que prega. A desunião dos discípulos do Ressuscitado é, deveras, um escândalo. Como podem lutar entre si os que anunciam o mesmo Cristo, são guiados pelo mesmo Espírito Santo e são filhos do mesmo Pai? Um falso testemunho de vida é desastroso para quem se pensa discípulo de Jesus e testemunha da Ressurreição. O mundo não pode aceitar isso, em quem se proclama cristão.
A comunhão dos discípulos destina-se a continuar na casa do Pai, onde Jesus viverá para sempre. Eles estarão onde Jesus estiver. A participação nesta comunhão futura e eterna dependerá da experiência histórica de comunhão. A rejeição da comunhão fraterna implica em rejeição da comunhão eterna com Jesus. A prática da comunhão entre irmãos e irmãos já vai preparando o discípulo para a comunhão eterna. Todavia, a vida em comunhão é um autêntico desafio. É preciso que o discípulo se predisponha cada dia para ela.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Senhor Jesus, que meu modo de vida seja um autêntico testemunho que dê credibilidade à minha fé e às minhas palavras.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. Pai, que todos sejam um.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Nosso diálogo com o Catequista São João tem nos ajudado bastante na compreensão do evangelho nesta semana que antecede Pentecostes e que se denomina Semana da Unidade dos Cristãos, então, vamos dar continuidade a esse trabalho onde o mais importante é situarmos o evangelho em nossa vida, principalmente na comunidade onde vivemos e celebramos a nossa Fé, envolvidos sempre pelo Mistério de Cristo e da Igreja.
Catequista João __Muito bem, nem seriam necessárias perguntas, a linha de raciocínio é essa mesma, os Cristãos vivem em comunidade, e aí está o maior de todos os desafios, como viver a unidade na diversidade.
___ Pois é, se olharmos de dentro para fora, vamos ver que esse "Sonho da Unidade de todos os cristãos está muito longe de ser realizado", o Ecumenismo ainda engatinha e na maioria das nossas comunidades essa palavra é estranha e até assusta os mais conservadores... Concorda Catequista João?
Catequista João ___Sim, mas lembre-se de que a questão do ecumenismo só começou a ser levantada muito recentemente, quando Jesus fez essa oração pela Unidade, não havia divisões no Cristianismo. Não podemos só olhar por esse lado, embora a afirmativa caia como uma luva para incentivar os cristãos de hoje a buscarem a unidade.
___ Puxa não tinha pensado nisso... Naquele tempo os Cristãos estavam todos de um lado só, tocavam todos o mesmo apito, como se diz na gíria. Então porque Jesus disse isso? Se ele estava pedindo pela unidade, é porque havia alguma divisão, talvez no final do primeiro século, nas comunidades cristãs, quando havia muitas heresias...
Catequista João __ Vamos olhar o começo do evangelho... "Não rogo somente por eles, mas também por aqueles que por sua palavra hão de crer em mim... Para que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós, e o mundo creia que tu me enviastes..."
__ Olha catequista João, longe de mim debater com o Senhor, mas Jesus está preocupado com a unidade....
Catequista João__ Sem dúvida, realmente o evangelho fala da Unidade, mas que deve acontecer em torno da única Palavra, a que Jesus transmitiu aos discípulos, e as que os apóstolos transmitiram á geração seguinte, e esta para a outra, sucessivamente, até chegar o tempo que vocês estão vivendo no terceiro milênio da história.
____Opa, agora começou a clarear, mas espere um pouco Catequista João, O Cisma do Oriente e depois no século XVII a Reforma Protestante, quebrou a unidade, será que Jesus não rezou direito?
Catequista João__ (sorrindo) Como você é espirituoso... A oração de Jesus é perfeita e Deus o atendeu sim. Veja uma coisa, no tempo de Jesus só ele falava e os discípulos ouviam, depois ele delegou essa missão do anúncio aos apóstolos, estes delegaram a outros e assim sucessivamente, como já vimos. O evangelho chegou incólume até vocês no ano de 2012, independente das divisões entre os cristãos, e das traduções diferentes da Bíblia, aquilo que é essencial no evangelho, perpassou três milênios sem que ninguém, alterasse o seu conteúdo. Essa é a verdadeira unidade desejada por Deus e pedida por Jesus.
____ Então quando vivemos a Santa Palavra estamos vivendo a unidade junto com Jesus e Deus Pai, na UNIDADE do Espírito Santo... Como naquele dia em Pentecostes, em que todos ouviam e entendiam, embora fossem de nacionalidades diferentes...
Catequista João__ Muito bem, mas esse assunto fica para domingo de Pentecostes que está aí na porta da nossa liturgia. Um cristão que vive na perfeita unidade é aquele que guarda a Palavra de Deus de maneira integral em seu coração e a vive, também de maneira íntegra.

2. Para que o mundo creia...
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

A longa conversa de Jesus com os discípulos no Cenáculo, depois do lava-pés e antes de sua prisão, termina com a grande oração do capítulo dezessete. Jesus reza pelos discípulos que estão com ele e pelos que no futuro vão acreditar por meio da palavra dos discípulos. Há tantos anos distantes dos primeiros, nós acreditamos em Jesus sem tê-lo visto, aceitando a palavra transmitida de geração em geração até o dia de hoje. Jesus expressou o desejo de que vivêssemos perfeitamente unidos, todos os que nele acreditamos, numa unidade semelhante à da Trindade. Que nos discípulos de todos os tempos estivesse o Amor com que o Pai ama seu Filho. Foi desejo de Jesus que seus discípulos estivessem com ele onde ele esteve aqui na terra, nas bodas, com o pai aflito, com o paralítico, multiplicando o pão, com o cego, no túmulo de Lázaro, ressuscitando. E depois na eternidade, onde ele está em sua glória, à direita do Pai.

Fonte: NPD Brasil

HOMILIA DIÁRIA

A divisão entre os cristãos é um escândalo para o mundo!

Cristo não está dividido, quem está dividido é o Corpo de Cristo, os seguidores de Cristo, as denominações que se dizem cristãs. É um escândalo para o mundo a divisão entre os cristãos!
“Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra; para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste” (João 17, 20-21).
Nós continuamos a refletir sobre a oração sacerdotal de Jesus, de modo muito singular sobre essa súplica que Ele dirige ao Pai na intenção de todos aqueles que vão acreditar no Seu nome; daqueles que levarão a vida em nome d’Ele. Cristo suplica ao coração do Pai pela união, pela unidade, para que todos caminhem unidos na crença, na convicção, na fé no Deus único e verdadeiro e no Seu enviado Jesus Cristo, o Nosso Salvador!
Sabem, meus irmãos, é um escândalo para o mundo a divisão entre os cristãos. Você sabe que uma casa dividida é uma casa em ruínas! Nós estamos na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, neste ano as Igrejas cristãs estão suplicando a graça de que cada vez mais se construam pontes para que o diálogo e para que a unidade aconteça no meio daqueles que creem em Cristo.
A pergunta e a reflexão que se faz neste ano é: “Cristo está dividido?” Não, Cristo não está dividido, quem está dividido é o Corpo de Cristo, os seguidores de Cristo, as denominações que se dizem cristãs – os cristãos estão divididos! Mas Cristo é uno com o Pai e com o Espírito Santo, e se nós quisermos, de fato, estar unidos a Cristo, cabeça da Igreja, unidos a Ele, nós, que somos o Seu Corpo, precisamos dar o melhor de nós para que se estabeleça a unidade entre os cristãos.
Unidade não quer dizer uniformidade às diferenças históricas, às vezes, até doutrinárias e dogmáticas que se estabeleceram e que devem continuar entre nós cristãos. Mas o que não podemos é continuar escandalizando o mundo! Cristãos que não se falam, não se cumprimentam, não se conhecem, não rezam juntos, não se respeitam; Igrejas que atacam Igrejas; cristãos que falam mal uns dos outros. Cristãos que não são capazes de estender a mão para o outro porque este pertence a uma denominação diferente ou um grupo diferente. Pode ser que eles não preguem no mesmo grupo que nós nem da mesma forma, mas eles pregam o Cristo.
Por mais que as divergências históricas sejam inúmeras, nós não podemos esquecer que estamos a serviço de Cristo, cabeça da Igreja. Que possamos unir as nossas preces às preces de Jesus pela unidade para que cada vez mais se construam pontes a fim de unir os que creem no mesmo Deus!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 05/06/2014

Oração Final
Pai Santo, ensina-nos a sentir-Te próximo e amigo. Dá-nos a consciência do teu Amor de Pai que também é Mãe e, assim, guia-nos nos caminhos da oração de filhos que se jogam agradecidos e confiantes nos teus braços ternos e misericordiosos. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.