quarta-feira, 1 de março de 2023

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE…

Palavra da Salvação, 01/03/2023 com o Diác. Rafael dos Santos


Canal do Youtube: WebTV Redentor
28 de fev. de 2023

Quarta-feira, 1ª Semana da Quaresma

Evangelho (Lc 11,29-32)

Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.
30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior que Salomão.
32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Palavra da Salvação, 28/02/2023 com o Diác. Rafael dos Santos


Canal do Youtube: WebTV Redentor
27 de fev. de 2023

Terça-feira, 1ª Semana da Quaresma

Evangelho (Mt 6,7-15)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
7“Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras.
8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 11O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, 13e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.
14De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Palavra da Salvação, 27/02/2023 com o Diác. Rafael dos Santos


Canal do Youtube: WebTV Redentor
26 de fev. de 2023

Segunda-feira, 1ª Semana da Quaresma

Evangelho (Mt 25,31-46)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 31“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. 32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.
34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’. 37Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?’
40Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’
41Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar’. 44E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’ 45Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’
46Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

A Voz do Pastor, 26/02/2023 com o Cardeal Orani João Tempesta


Canal do Youtube: WebTV Redentor
23 de fev. de 2023

1º Domingo da Quaresma

Anúncio do Evangelho (Mt 4,1-11)

— Louvor e glória a ti, Senhor, Cristo, Palavra de Deus.
— O homem não vive somente de pão, mas de toda a palavra da boca de Deus. (Mt 4,4b)
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1o Espírito conduziu Jesus ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 2Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites, e, depois disso, teve fome. 3Então, o tentador aproximou-se e disse a Jesus: “Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães!” 4Mas Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus’”.
5Então o diabo levou Jesus à Cidade Santa, colocou-o sobre a parte mais alta do Templo, 6e lhe disse: “Se és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo! Porque está escrito: ‘Deus dará ordens aos seus anjos a teu respeito, e eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’”. 7Jesus lhe respondeu: “Também está escrito: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus!’”
8Novamente, o diabo levou Jesus para um monte muito alto. Mostrou-lhe todos os reinos do mundo e sua glória, 9e lhe disse: “Eu te darei tudo isso, se te ajoelhares diante de mim, para me adorar”. 10Jesus lhe disse: “Vai-te embora, Satanás, porque está escrito: ‘Adorarás ao Senhor, teu Deus, e somente a ele prestarás culto’”. 11Então o diabo o deixou. E os anjos se aproximaram e serviram a Jesus.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Palavra da Salvação, 25/02/2023 com o Diác. Rafael dos Santos


Canal do Youtube: WebTV Redentor
24 de fev. de 2023

Sábado depois das Cinzas

Evangelho (Lc 5,27-32)

Naquele tempo, 27Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: “Segue-me”. 28Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu.
29Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. 30Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: “Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?”
31Jesus respondeu: “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. 32Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Homilia Diária | Os sinais externos e a voz interna (Quarta-feira da 1.ª Semana da Quaresma) - Padre Paulo Ricardo


Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado 28 de fev. de 2023

Os sinais externos com que Deus nos chama à conversão, embora claros e manifestos à nossa inteligência, não são por si sós suficientes, se de nossa parte resistimos à graça interna que nos é necessária para, ouvindo os apelos do Senhor, crermos em seu amor. Essa correspondência ao chamado de Deus deve ser, para os que temos vida de oração, um exercício constante, um desejo sempre crescente de, com a sua ajuda, ter uma fé cada dia mais firme e confiante. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 1.º de março, e entenda por que neste tempo de Quaresma temos um compromisso sério em rezar com intensidade.

Homilia Diária | Orai, mas não como pagãos! (Terça-feira da 1.ª Semana da Quaresma) - Padre Paulo Ricardo


Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado 27 de fev. de 2023

Hoje em dia, desgraçadamente, mesmo entre os católicos já se tornou comum um modo de rezar que nada tem de cristão, senão que, muito ao contrário, resuma uma mentalidade essencialmente pagã, e se trata da mania de pensar a oração como uma “moeda de troca” que Deus estaria obrigado a aceitar sob certas condições, a fim de satisfazer aos nossos desejos e caprichos. Contra essa tentação, tão estendida quão traiçoeira, Jesus nos ensina hoje a mais bela, simples e perfeita de todas as orações: o Pai-nosso. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 28 de fevereiro, e aproveite o tempo de Quaresma para aprender a rezar em espírito e verdade, com um coração que agrade a Deus e saiba querer o que Ele quer.

Homilia Diária | Siga o itinerário quaresmal (Segunda-feira da 1.ª Semana da Quaresma) - Padre Paulo Ricardo


Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado  26 de fev. de 2023

Podemos entender a Quaresma como um pequeno Êxodo, não de quarenta anos, mas de quarenta dias; não por um deserto de areia e sob um sol escaldante, mas pelas securas e dificuldades do nosso egoísmo; cujo ponto de chegada não é a Terra da promissão, mas uma promessa e um prêmio ainda melhores: alcançar aquele amor santo com que seremos julgados e, pela misericórdia de Deus, postos à direita do grande e tremendo Juiz, Nosso Senhor Jesus Cristo. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 27 de fevereiro, e peçamos a Deus a graça de vivermos com ânimo sincero o jejum, a oração e esmola, para que seja o Espírito Santo, e não a carne, que nos mova e domine até a Páscoa.

Homilia | Para que servem as tentações? (1.º Domingo da Quaresma) - Padre Paulo Ricardo


Canal do Youtube: Padre PaulRicardo

Publicado 25 de fev. de 2023

Logo após receber o batismo, Cristo foi conduzido ao deserto para ser tentado pelo diabo. Também nós, especialmente depois que fomos agraciados com o dom da fé e com a graça dos sacramentos, somos submetidos, por misteriosa permissão divina, às tentações do inimigo de Deus. Mas por que são desse modo testados justamente aqueles que receberam da Igreja a graça divina? Por que o Espírito conduz ao deserto das provações todos aqueles que querem imitar o Salvador? É isso que Padre Paulo Ricardo nos explica nesta homilia dominical, apresentando cinco razões para as tentações.

Homilia Diária | Jesus e Maria vêm nos tirar da podridão (Sábado depois das Cinzas) - Padre Paulo Ricardo


Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado 25 de fev. de 2023

Se quisermos saber o quanto acreditamos valer, basta olhar o preço tão baixo pelo qual nos vendemos: pecado atrás de pecado. Mas se quisermos saber o quanto realmente valemos, ainda que sejamos pobres e miseráveis, basta olhar a ternura com que Jesus e Maria nos tratam: amor atrás de amor. E se nós, pecadores, recebemos desses dois Corações puríssimos provas tão grandes de carinho e atenção, por que insistimos em trazer dentro do corpo almas mortas e mal cheirosas, em vez de ressuscitá-las por uma boa Confissão, a fim de que o Senhor e sua Mãe se alegrem de ver limpo e purificado o nosso interior? Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 25 de fevereiro, e aproveitemos estes dias para desagravar de alguma forma concreta as infidelidades com que pagamos a caridade dos Corações de Jesus e Maria.

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 11,29-32 - 01/03/2023


Deixe de banalizar os milagres de Cristo

“Naquele tempo, quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: ‘Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração’” (Lucas 11,29-30).



Meus irmãos e minhas irmãs, a nossa fé é o espetáculo do encontro com uma pessoa — Jesus Cristo, Nosso Senhor.
Estamos vivenciando esta primeira semana da Quaresma e já aprendemos, com o Evangelho de hoje, que a fé não é um show de milagres, ela não é um show de sinais. A fé que se baseia apenas nos milagres é incompleta, é imatura, é sentimental. Mas nós sabemos que Deus atua no mundo de diferentes formas. O milagre não é o único modo de Deus agir no mundo. O milagre é um dos modos d’Ele agir no mundo.
A multidão que aparece aqui no Evangelho, nunca se satisfaz. Se nós não calarmos esse espírito de multidão que muitas vezes grita dentro de nós, vamos viver continuamente sendo peregrinos de milagres e não peregrinos de Cristo. Isso é muito importante!
Peregrinos de Cristo, nós somos chamados a ser, porque Cristo pode até fazer um milagre para alguém, para você; Nosso Senhor pode realizar isso, Ele tem poder para isso, mas o que Ele quer, acima de tudo, é o seguimento, é que nós deixemos tudo para segui-Lo.

Nosso Senhor pode realizar muitas curas, muitas graças, mas o milagre é algo extraordinário

Não banalizemos o milagre. Nos dias de hoje, usamos muito essa palavra, tenhamos um pouco de cuidado! Você já parou para pensar nos anos de estudos que a Igreja faz, por exemplo, numa causa de canonização de um santo? Você sabe que existe um processo para que alguém se torne beato e depois se torne santo? E um dos critérios é a realização de um milagre. E a Igreja é muito cuidadosa quando analisa esses milagres para comprovar a santidade de alguém.
A Igreja é muito cautelosa, então, não banalizemos a palavra “milagre”. Nosso Senhor pode realizar muitas curas, muitas graças, mas o milagre é algo extraordinário!
No Evangelho de hoje, o Senhor diz que Jonas foi um sinal para os ninivitas. Quem se move pela barriga, pelos próprios interesses, apegos, modos de pensar, vai acabar na barriga de um peixe, como foi o profeta Jonas.
Estar na barriga de um peixe significa purificação, significa deserto, isolamento, silêncio. Então, apeguemos o nosso coração a Cristo e permitamos que Ele nos purifique.
O sinal de Jonas foi justamente o apelo à conversão, ou seja, Deus em primeiríssimo lugar, Deus sendo buscado por aquilo que Ele é e não por aquilo que Ele nos dá. Jesus disse: “Essa geração é uma geração má, que fica em busca de sinais”. Busquemos Deus por aquilo que Ele é na nossa vida e não por aquilo que Ele pode fazer.
Que o Senhor nos purifique como fez com Jonas no ventre daquela baleia. Purifique-nos, leve-nos a esse encontro pessoal com Ele para que nós acolhamos todas as formas de Deus falar conosco; seja através do milagre, mas também seja através da exortação. Seja através da Sua Palavra, do Seu apelo de conversão, Deus fala conosco.
Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 6,7-15 - 28/02/2023


Busque, por meio da oração, o amor do Pai

“Disse Jesus aos seus discípulos: ‘Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. Vós deveis rezar assim: Pai nosso’” (Mateus 6,7-9)



Logo no início deste tempo quaresmal, foi apresentado a nós três elementos importantes que colaboram, de modo muito eficaz, para esse nosso processo de conversão: o jejum, a esmola e a oração. Nos últimos dias, tivemos a oportunidade de refletir sobre o jejum e a esmola. E, hoje, a Liturgia da Palavra nos convida a refletir sobre esse ponto tão importante que é a oração.
O Catecismo da Igreja Católica, quando vai nos ensinar sobre a oração, usando de uma frase de Santa Teresa do Menino Jesus, vai dizer que “A oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado para o céu, é um grito de gratidão e de amor, tanto no meio da tribulação como no meio da alegria. A oração é a elevação da alma para Deus” (CIC 2558-2559).

Deus é um Pai amoroso, que sabe dar o melhor para os Seus filhos

Meus irmãos, quando oramos, elevamos a nossa alma para Deus. E algo que deve sempre permear essa atitude de elevar a nossa alma para Deus é a confiança de que Ele sempre ouve a nossa oração. Por menor e mais simples que ela seja, Deus ouve a nossa oração. Ele sempre ouve a oração daqueles que se reconhecem dependentes d’Ele e daqueles que têm confiança n’Ele.
E, ouvindo a nossa oração, precisamos confiar que Deus sempre tem o melhor para nós. Porque, hoje, nós aprendemos no Evangelho que Deus é Pai, e é um Pai amoroso, um Pai que sabe dar o melhor para os Seus filhos. Se o nosso pai terreno, nosso pai aqui, deste mundo, sabe nos dar coisas boas, quanto mais o Pai do Céu!
Jesus, no Evangelho de hoje, nos ensina a termos essa confiança de uma criança com o seu pai, criança que confia no pai. E Ele nos ensina a fazer da nossa oração esse diálogo simples, concreto e confiante, com poucas palavras, de um filho para com o seu pai.
Para quem tem confiança, não há necessidade de muitas palavras, porque o Pai sabe identificar até o suspiro dos Seus filhos, um Pai sabe reconhecer um clamor por menor que seja dos Seus filhos. Ainda que a nossa oração seja apenas um suspiro, apenas esse elevar do nosso olhar para Deus que é Pai, tenhamos confiança, meus irmãos, Deus compreende a sua oração, Ele compreende o seu suspirar a Ele.
Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.