domingo, 25 de setembro de 2016

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DOS DIAS 26/09/2016 A 28/09/2016

Ano C



26 de Setembro de 2016

Lc 9,46-50

Comentário do Evangelho

Jesus é um homem poderoso em gestos e palavras

O evangelho desta segunda-feira é o último episódio da primeira parte do Evangelho segundo Lucas (4,14–9,50). Toda esta primeira parte é dominada pelo tema da identidade de Jesus como profeta: Jesus é um homem poderoso em gestos e palavras. A discussão entre os discípulos sobre quem seria o maior é a sequência do segundo anúncio da paixão-morte-ressurreição. Tal discussão entre os discípulos, flagrada por Jesus, revela a incompreensão deles acerca do mistério de Jesus Cristo. O seguimento de Jesus deve ser caracterizado pelo serviço fraterno. Assim como o Senhor se fez servo de todos, do mesmo modo o discípulo é servo; para o serviço do Reino de Deus é que ele foi chamado. Na dinâmica própria da vida cristã, o maior é o menor no Reino de Deus. A “criança” é, aqui, símbolo do próprio Cristo, o “menor” de todos porque se fez servo de todos. O nome de Jesus, isto é, sua pessoa, não é propriedade ou monopólio de quem quer que seja. Os seus “atos de poder” e o seu ensinamento, que libertam o homem das amarras do mal, não se circunscrevem nos limites de um único grupo. Ninguém pode fazer o bem se Deus não mover o coração. Deus está na origem do verdadeiro bem. Por isso Jesus diz: “quem não é contra vós, está a vosso favor”.
Pe. Carlos Alberto Contieri
Oração
Pai, que eu busque sempre destacar-me no serviço ao meu semelhante, de modo especial, os mais necessitados, pois nisto consiste minha verdadeira grandeza de discípulo.
Fonte: Paulinas em 28/09/2015

Vivendo a Palavra

O apóstolo João ainda tinha muito caminho para percorrer no seguimento do Mestre. Ele pensava a comunidade dos fieis como um clube fechado, exclusivo dos que andassem com ele... Mas Jesus tem o coração aberto e receptivo, e deixa a lição da inclusão de todas as pessoas de boa vontade em sua Igreja – que, hoje, somos nós.
Fonte: Arquidiocese BH em 28/09/2015

Vivendo a Palavra

Em Israel no tempo de Jesus, as crianças eram discriminadas. Não contavam. Ao acolher uma delas e revelar que quem o fizesse estaria recebendo não só a Ele, mas ao Pai do Céu, o Mestre quebra mais um paradigma, sempre em favor da inclusão de todos no Reino de Amor que anunciava.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

A lógica que nos é proposta por Jesus nos desafia a entender as relações de autoridade e de poder de uma forma totalmente diferente da proposta pelo mundo: autoridade significa conduzir as outras pessoas para uma vida melhor e poder significa serviço e humildade. Com isso, o Evangelho nos mostra que devemos nos afastar da opressão, da dominação e do autoritarismo do poder pelo poder. O Evangelho de hoje também nos mostra que o fato de sermos a Igreja de Jesus Cristo não nos dá o direito de nos apossarmos da sua pessoa e da sua ação, uma vez que ele chama diferentes pessoas através de modos diferentes para que, de diferentes modos, continue agindo no meio dos homens.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=9&dia=26

Meditação

Quer ser grande? Acolha o pequeno, o simples! - Falando em criança, temos consciência de que o futuro está nas mãos delas? - Hoje fala-se muito em acolher! Temos consciência de que acolher significa valorizar a pessoa do outro? - Ser grande significa valorizar o outro, ser solidário e amigo dos que a sociedade despreza, não é mesmo?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuário Nacional em 30/09/2013

Meditando o evangelho

A GRANDEZA DOS PEQUENINOS

Os discípulos de Jesus tardaram em perceber que o Reino pertence aos pobres, aos famintos, aos pequeninos, e que estes são os grandes do Reino, exatamente por serem desprovidos de poder e de manias de grandeza. Sua excelência se deve ao amor que o Senhor do Reino lhes devota, e não a méritos humanos.
O menino que Jesus colocou junto de si tornou-se o centro das considerações. Contemplando-o, seria possível compreender o que significa ser "o maior no Reino". Ele era absolutamente necessitado de ajuda. Faltava-lhe condições para impor-se ao mundo dos adultos. Carecia de ser acolhido e amado. Disto dependia a sua subsistência.
No contexto do Reino, maior é quem compreende que depende de Deus e assume a postura de um pequenino. Nesta condição, torna-se solidário com os pequenos e fracos deste mundo, fazendo-se deles amigo e servidor. O maior do Reino recusa-se a se colocar entre os primeiros da escala social ou hierárquica. Pelo contrário, encontra seu lugar entre os que foram relegados aos níveis inferiores, por serem vítimas da discriminação. Sendo avesso às glórias mundanas, obtidas à custa de fraude e desonestidade, busca conquistar a glória que provém do amor aos pequeninos. Glória duradoura por ter sua origem no Pai!
Por conseguinte, quem se torna pequenino, fazendo-se servidor dos mais necessitados, possui o espírito do verdadeiro discípulo que dispensa toda disputa a respeito de quem é o maior.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Pai, que eu busque sempre destacar-me no serviço ao meu semelhante, de modo especial, os mais necessitados, pois nisto consiste minha verdadeira grandeza de discípulo.


27 de Setembro de 2016

LITURGIA DIÁRIA DOS DIAS 26/09/2016 A 28/09/2016


Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigam a vida eterna. Amém.


26 de Setembro de 2016

2ª-feira da 26ª Semana Tempo Comum
Cor: Verde

Primeira Leitura (Jó 1,6-22)
26ª Semana Comum - Segunda-feira 26/09/2016

Leitura do Livro de Jó.

6Um dia, foram os filhos de Deus apresentar-se ao Senhor; entre eles também Satanás. 7O Senhor, então, disse a Satanás: “Donde vens?” “Venho de dar umas voltas pela terra”, respondeu ele. 8O Senhor disse-lhe: “Reparaste o meu servo Jó? Na terra não há outro igual: é um homem íntegro e correto, teme a Deus e afasta-se do mal”.
9Satanás respondeu ao Senhor: “Mas será por nada que Jó teme a Deus? 10Porventura não levantaste um muro de proteção ao redor dele, de sua casa e de todos os seus bens? Tu abençoaste tudo o que ele fez, e seus rebanhos cobrem toda a região. 11Mas, estende a mão e toca em todos os seus bens; e eu garanto que ele te lançará maldições no rosto!”
12Então o Senhor disse a Satanás: “Pois bem, de tudo o que ele possui, podes dispor, mas não estendas a mão contra ele”. E Satanás saiu da presença do Senhor. 13Ora, num dia em que os filhos e filhas de Jó comiam e bebiam vinho na casa do irmão mais velho, 14um mensageiro veio dizer a Jó: “Estavam os bois lavrando e as mulas pastando a seu lado, 15quando, de repente, apareceram os sabeus e roubaram tudo, passando os criados ao fio de espada. Só eu consegui escapar para trazer-te a notícia”.
16Estava ainda falando, quando chegou outro e disse: “Caiu do céu o fogo de Deus e matou ovelhas e pastores, reduzindo-os a cinza. Só eu consegui escapar para trazer-te a notícia”. 17Este ainda falava, quando chegou outro e disse: “Os caldeus, divididos em três bandos, lançaram-se sobre os camelos e levaram-nos consigo, depois de passarem os criados ao fio da espada. Só eu consegui escapar para trazer-te a notícia”.
18Este ainda falava, quando chegou outro e disse: “Teus filhos e tuas filhas estavam comendo e bebendo vinho na casa do irmão mais velho, 19quando um furacão se levantou das bandas do deserto e se lançou contra os quatro cantos da casa, que desabou sobre os jovens e os matou. Só eu consegui escapar para trazer-te a notícia”.
20Então, Jó levantou-se, rasgou o manto, rapou a cabeça, caiu por terra e, prostrado, disse: 21“Nu eu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei para lá. O Senhor deu, o Senhor tirou: como foi do agrado do Senhor, assim foi feito. Bendito seja o nome do Senhor!” 22Apesar de tudo isso, Jó não cometeu pecado nem se revoltou contra Deus.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório (Sl 16)
26ª Semana Comum - Segunda-feira 26/09/2016

— Inclinai o vosso ouvido e escutai-me!
— Inclinai o vosso ouvido e escutai-me!

— Ó Senhor, ouvi a minha justa causa, escutai-me e atendei o meu clamor! Inclinai o vosso ouvido à minha prece, pois não existe falsidade nos meus lábios!
— De vossa face é que me venha o julgamento, pois vossos olhos sabem ver o que é justo. Provai meu coração durante a noite, visitai-o, examinai-o pelo fogo, mas em mim não achareis iniquidade.
— Eu vos chamo, ó meu Deus, porque me ouvis, inclinai o vosso ouvido e escutai-me! Mostrai-me vosso amor maravilhoso, vós que salvais e libertais do inimigo quem procura a proteção junto de vós.

Evangelho (Lc 9,46-50)
26ª Semana Comum - Segunda-feira 26/09/2016


Entre nós, quem é o maior?

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 46houve entre os discípulos uma discussão, para saber qual deles seria o maior. 47Jesus sabia o que estavam pensando, pegou então uma criança, colocou-a junto de si 48e disse-lhes: “Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim. E quem me receber, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior”.
49João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós lho proibimos, porque não anda conosco”. 50Jesus disse-lhe: “Não o proibais, pois quem não está contra vós, está a vosso favor”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


27 de Setembro de 2016

NOVENA DAS ROSAS DE SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS


ORAÇÃO

Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, eu Vos agradeço todos os favores, todas as graças com que enriquecestes a alma de Vossa serva Santa Terezinha do Menino Jesus, durante os 24 anos que passou na terra e, pelos méritos de tão querida Santinha, concedei-me a graça que ardentemente Vos peço (faça o pedido da graça que deseja) - se for conforme a Vossa Santíssima vontade e parasalvação de minha alma. Ajudai minha fé e minha esperança, ó Santa Terezinha, cumprindo mais uma vez sua promessa de que ninguém Vos invocaria em vão, fazendo-me ganhar uma rosa, sinal de que alcançarei a graça pedida.

"Reza-se em seguida 24 vezes:

"Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre, por todos os séculos e séculos, amém." Santa Terezinha do Menino Jesus, rogai por nós.

Rezar 1 Pai-Nosso, 1 Ave Maria

NOVENA A SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS - De 22 a a 30 de setembro - 5º DIA


De 22 a a 30 de setembro, unamo-nos em oração com a 
Família dos Devotos de Santa Teresinha.

Introdução ( todos os dias):

Em nome do Pai...

Canto: Abre, Senhor, os meus lábios pois quero entoar a canção que vem da fonte da vida e toma o meu coração. Abre,Senhor, os meus lábios e toma o meu coração.

ORAÇÃO: Deus Pai de ternura infinita, Cristo Jesus, Cordeiro de vida eterna, Espirito Santo, amor do Pai e do Filho, imploramo-vos as luzes e devoção necessárias para louvar o vosso nome, na vida e santidade de vossa serva Santa Teresinha do menino Jesus. Que o amor , por vós derramado na vida desta filha do Carmelo e da Igreja, possa espalhar-se generosamente em nossa vida e na vida daqueles(as) por quem rezaremos esta novena. Amém.

(Aqui se apresentam a Deus as intenções para a novena)

5º DIA
O amor do Filho nos leva ao Pai

Santa Teresinha: "Desde o momento em que me foi dado compreender o Amor do Coração de Jesus, eu confesso que Ele dissipou do meu coração todo o temor".

Palavra de Deus: "Quem me ama obedecerá à minha Palavra, e o meu Pai o amará. E eu e o Pai viveremos e nele faremos nossa morada..." (Jo 14,23).

ORAÇÃO: Ó Deus, que quereis permanecer conosco e fixar habitação em nós. Dai-nos a graça de sermos simples e transparentes, a exemplo de Santa Teresinha do Menino Jesus. De buscarmos sempre a verdade que brota do vosso coração e a vida que é o reflexo da vossa vitória na cruz. Amém.

(Rezar uma dezena do terço por todos os empobrecidos)

AGRADECIMENTO
(para todos os dias da novena)

Ó Deus, que nos permitis louvar a vossa bondade infinita e proclamar os vossos benefícios na vida de Santa Teresinha do Menino Jesus, dai-nos, pela sua intercessão, semearmos ao nosso redor inúmeras graças vindas de Vós. Que nosso testemunho e presença de fé engrandeçam ainda mais o coro solene dos anjos e santos que, dia e noite, celebram a vossa misericórdia e majestade. Abençoai-nos Senhor Deus, pela intercessão de Santa Teresinha, nesta novena que celebramos a Vós, Pastor que nos conduz, fonte de água viva, caminho, verdade e vida. Amém.

Canto:


Nada Mais Que Hoje

Ma vie n'est qu'un instant, une heure passagère
Ma vie n'est qu' un seul jour qui m'échappe et qui fuit
Tu le sais, ô mon Dieu!
Tu le sais, ô mon Dieu!
Pour t'aimer sur la terre je n'ai rien qu'aujourd'hui!

Minha vida é um brevíssimo segundo
Minha vida é um só dia que escapa e que me foge
Tu bem sabes, oh meu Deus
Tu bem sabes, oh meu Deus
Para amar-Te neste mundo, não tenho nada mais que hoje

Oh! Te amo, Jesus, por Ti minh'alma aspira
Apóia-me docemente, por hoje aqui
Vem morar em mim, dá-me Teu sorriso
Rien, rien que pour aujourd'hui!

Ah, deixa-me Deus, em Tua face esconder-me
Para não ouvir o mundo fútil chamar
Dá-me Teu amor, conserva-me Tua graça
Rien, rien que pour aujourd'hui!

Pão Vivo, Pão do céu
Divina Eucaristia
Oh Sacro Mistério, que o amor produziu
Vem morar em meu coração, minha branca Hóstia
Rien, rien que pour aujourd'hui!



MARIA - "Ela é minha Mãe! Durante a vida, guia meus passos ao Céu; na morte, acompanhará minha alma; e espero receber de suas mãos a coroa eterna, na glória." - Terço em favor das almas do purgatório


Terço em favor das almas do purgatório

Início: O sinal da cruz

Oferecimento:

Meu Deus, pelo dulcíssimo Coração de Maria, eu vos ofereço todas as indulgências que puder ganhar, e rogo-vos que as apliques às almas ( ou à alma de....) do Purgatório. Amém.

Reza-se, dizendo em cada conta do terço comum as duas orações seguintes, que são ao mesmo tempo as mais curtas e as mais indulgenciadas.

I ) Nas contas grandes recitam-se os atos de Fé, Esperança e Caridade com as seguintes fórmulas:

Creio em Vós, Senhor, porque sois a verdade eterna.
Espero em Vós, Senhor, porque sois a fidelidade suprema.
Amo-vos, Senhor, porque sois a bondade infinita.

II ) Nas contas pequenas, reza-se a invocação:

Doce Coração de Maria, sede nossa salvação.

O Sumo Pontífice Bento XIV e Pio IX concederam muitas indulgências para essa devoção:

- Uma indulgência parcial cada vez que os recita.
- Uma indulgência plenária cada mês, quando os tem rezado ao menos uma vez por dia.
- Uma indulgência plenária em artigo de morte, quando os tem rezado muitas vezes durante a vida.

(Para lucrar a indulgência plenária requer o cumprimento das três condições: confissão sacramental, comunhão eucarística e a oração em intenção ao Papa)

Poucos minutos bastam para rezar esse terço, e pode-se ganhar cada vez pelas almas do purgatório muitas indulgências.

(Livro : Sulfrágio, Editora da Divina Misericórdia)

Fonte: a-grande-guerra.blogspot.com.br

Dia da semana: Segunda-feira - Dedicado ao: Espírito Santo - Almas do Purgatório - ORAÇÃO PELAS ALMAS - O Terço das Almas(vídeo)


Oração das Almas

Ó Deus, que usais de misericórdia e sempre estais disposto a perdoar, humildemente vos pedimos que tenhais pena das almas dos fiéis defuntos enterrados no cemitério.
Não entregueis esses vossos servos ao poder do inimigo, nem deles vos esqueçais para sempre; mas ordenai aos vossos santos Anjos que os recebam e conduzam à pátria eterna, o paraíso. E já que em sua vida na terra confiaram em vossa misericórdia, não permitais que eles venham a sofrer na mansão dos mortos, mas ao contrário, fazei que a sua esperança se torne realidade, ao entrar na posse da felicidade eterna.

V. Que as almas de todos os fiéis defuntos, pela misericórdia de Deus, descansem em paz.
R. Amém.
V. Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno.
R. E a luz Perpétua os ilumine.
V. Descansem em paz.
R. Amém!
Reze: 1 Pai-Nosso, 1 Ave-Maria e 1 Glória ao Pai

Move-te em mim (O Espírito de Deus está neste lugar)



BOM DIA ESPÍRITO SANTO! O QUE VAMOS FAZER JUNTOS HOJE?

Dia da semana: Segunda-feira - Dedicado ao: Espírito Santo - Almas do Purgatório - ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO - Invocação do Espírito Santo - Terço do Espírito Santo


ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

Espírito Santo, tu és a alma de minha alma! Adoro-te humildemente. Ilumina-me, fortalece-me, guia-me, consola-me. Revela-me quanto corresponde aos planos de eterno Pai. Revela-me teus desejos. Faze-me conhecer o que o amor eterno deseja de mim. Faze-me conhecer o que devo fazer. Faze-me conhecer o que devo sofrer. Faze-me conhecer o que devo, em silêncio, modéstia e reflexão, aceitar, suportar e aturar. Sim, Espírito Santo, faze-me conhecer tua vontade e a vontade do Pai, pois quero que toda a minha vida não seja senão um contínuo e perpétuo Sim aos desejos, à vontade do Pai eterno Amém.




Bom dia! - "Mágoa é um veneno que as pessoas tomam pensando que o outro é que vai morrer." - A PAZ DE CRISTO E O AMOR DE MARIA.

BOM DIA!!! - "Sorria! Deus acaba de te dar um novo dia e coisas extraordinárias podem acontecer se você crer!"

DESEJO A TODOS UMA SEMANA ABENÇOADA COM A GRAÇA DA INTERCESSÃO DA VIRGEM SANTÍSSIMA. PAZ E BENÇÃO...

Bom Início de Semana! - JESUS, EU CONFIO EM VÓS!

ÓTIMA SEGUNDA-FEIRA - Obrigado meu Pai por me despertar... me presenteando com esta segunda feira linda...

BOA NOITE! Que os anjos embalem seu sono e seus sonhos! Ótima Segunda. Abençoada Semana. Deus te abençoe.

HOMÍLIA DIÁRIA - Lc 16,19-31 - (CANÇÃO NOVA) - 25/09/2016


OUÇA E/OU LEIA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

Que nosso coração acolha os pobres e necessitados

Reparta o que você tem com os pobres, porque a sua caridade jamais será esquecida
“Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado” (Lucas 16, 22).


Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova


http://homilia.cancaonova.com/homilia/que-nosso-coracao-acolha-os-pobres-e-necessitados/