sexta-feira, 18 de outubro de 2024

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE…

OUTUBRO ROSA!! PREVINA-SE!!! Faça o auto exame! Vista você também esta ideia!

LEITURA ORANTE DO DIA 18/10/2024



LEITURA ORANTE

Lc 10,1-9 - Todos somos discípulos missionários


Preparamo-nos para a Leitura Orante, rezando:
Ó Espírito Santo, amor do Pai e do Filho!
Inspirai-me sempre aquilo que devo pensar,
aquilo que devo dizer,
como eu devo dizê-lo,
aquilo que devo calar,
aquilo que devo escrever,
como eu devo agir,
aquilo que devo fazer, para procurar
a vossa glória, o bem das almas e minha própria santificação.
Ó Jesus, toda a minha confiança está em Vós.
Ó Maria, templo do Espírito Santo,
ensinai-nos a sermos fiéis Àquele que habita em nosso coração.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto: Lc 10,1-9
1O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós'”.
Refletindo
Jesus organiza a equipe de discípulos.
Tem objetivo, conteúdo, estratégia e missão claros.
Equipe: setenta e dois discípulos. Setenta na tradição judaica significava o número dos povos do mundo. O número de setenta discípulos manifesta o objetivo de Jesus com relação à humanidade inteira. O novo Povo de Deus envolverá todos os povos da terra.
Objetivo: Atenção à vida das pessoas ("cura dos doentes") e anúncio do Reino de Deus.
Conteúdo: preparar a acolhida do Senhor (pré-missão).
Estratégia: oração, despojamento, ir ao encontro, visitar todas as casas, iniciando com saudação de paz. Missão: a "colheita". Ou seja: formar o novo Povo de Deus.
Diz ainda o Papa Francisco: "Se a paróquia é a casa de todos no bairro, não um clube exclusivo, recomendo: deixem abertas as portas e janelas, não se limitem a levar em consideração apenas quem frequenta ou pensa como vocês. Permitam que todos entrem ... Permitam a vocês próprios saírem ao encontro e se deixar questionar, que as perguntas deles sejam as suas, permitam caminhar juntos: o Espírito os conduzirá. Não tenham medo de entrar em diálogo e se deixem envolver pelo diálogo: é o diálogo da salvação".

2. Meditação (Caminho)
O que a Palavra diz para nós?
Respondemos aos apelos e convites de Jesus Mestre?
Atualizamos a Palavra, ligando-a à nossa vida.
É preciso, conforme o Evangelho de hoje, vida de oração - "pedi ao Senhor" -, é preciso despojamento - "Não levem nada" -, é preciso ter foco, objetivo claro - "não parem no caminho"...
Somos o novo Povo de Deus. Somos também convocados/as a ser discípulos/as missionários/as atentos/as ao bem das pessoas e ao anúncio do Reino.
"Um processo sinodal é pensado como dinamismo de escuta recíproca, conduzido em todos os níveis da Igreja, envolvendo todo o povo de Deus", na escuta do Espírito Santo. (Papa Francisco, 18 de setembro de 2021)
Meditando
Como disseram os bispos, em Aparecida"Conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa alegria; segui-lo é uma graça, e transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor nos confiou ao nos chamar e nos escolher." (DAp 18)
Qual o meu compromisso com a Igreja?
Minha fé é dinâmica, comunicativa.
Às vezes, tenho minha fé e compromissos adormecidos, sem expressão.

O papa Francisco fala, na Laudato sì:
«A liberdade humana pode prestar a sua contribuição inteligente para uma  evolução positiva, como pode também acrescentar novos males, novas causas de sofrimento e verdadeiros atrasos. Isto dá lugar à apaixonante e dramática história humana, capaz de transformar-se num desabrochamento de libertação, engrandecimento, salvação e amor, ou, pelo contrário, num percurso de declínio e mútua destruição. Por isso a Igreja, com a sua ação, procura não só lembrar o dever de cuidar da natureza, mas também e «sobretudo proteger o homem da destruição de si mesmo.» (LS 79)

3. Oração (Vida)
O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?
Oração
Deus Pai, Filho e Espírito Santo,
fonte transbordante da missão,
Ajuda-nos a compreender
que a vida é missão,
dom e compromisso.
Que Maria, nossa intercessora
na cidade, no campo,
na Amazônia e em toda parte,
ajude, cada um de nós,
a ser testemunhas proféticas
do Evangelho,
numa Igreja sinodal
e em estado permanente
de missão.
Eis-me aqui, Senhor, envia-me!
Amém.

4. Contemplação(Vida/Missão)
Qual o novo olhar que a Palavra despertou em nós?
Hoje, queremos viver agradecendo a Deus pela vida e servir-nos de todas as oportunidades para anunciar o Reino.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp

A Palavra entre nós - 18 de outubro, 6ª feira, Festa de São Lucas Evangelista


18 de outubro, 6ª feira, Festa de São Lucas Evangelista


- Hoje é dia 18 de outubro, 6ª feira, Festa de São Lucas Evangelista.

– São Lucas narra no evangelho de hoje que Jesus envia 72 discípulos; estes, sim, são enviados “na frente” de Jesus. Sua missão específica é: curem os doentes daquela cidade e digam ao povo dali: o Reino de Deus chegou até vocês. Peça ao Senhor a graça de sempre perceber Sua presença e o Seu chamado.

- Escuta esta passagem do Evangelho segundo São Lucas capítulo 10, versículo de 1 a 9

Naquele tempo o Senhor designou outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, adiante dele, a todas as cidades e lugares para onde ele estava prestes a ir. E lhes disse: "A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Portanto, peçam ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para a sua colheita. Vão! Eu os estou enviando como cordeiros entre lobos. Não levem bolsa, nem saco de viagem, nem sandálias; e não saúdem ninguém pelo caminho. "Quando entrarem numa casa, digam primeiro: Paz a esta casa. Se houver ali um homem de paz, a paz de vocês repousará sobre ele; se não, ela voltará para vocês. Fiquem naquela casa e comam e bebam o que derem a vocês, pois o trabalhador merece o seu salário. Não fiquem mudando de casa em casa. "Quando entrarem numa cidade e forem bem recebidos, comam o que for posto diante de vocês. Curem os doentes que ali houver e digam-lhes: O Reino de Deus está próximo de vocês.

- É Jesus, quem chama, quem escolhe e envia. O Missionário parte em nome do Senhor e não em seu próprio nome. Todo batizado é enviado em missão na força do Santo Espírito. Os discípulos devem, sim, ter consciência de que não será uma tarefa fácil. E o Reino de Deus é antes de tudo uma pessoa: o próprio Jesus. Quem o acolhe encontra a vida, a alegria e a missão de anunciá-lo. Peça ao Senhor a graça de ser missionário da sua paz e da sua alegria neste mundo cheio de ódio e guerras.

- Como você tem anunciado Jesus e a boa nova do Reino? O seu testemunho de vida tem conduzido as pessoas para o bem? Gestos de paz fazem parte do seu cotidiano?

- “Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos”. É preciso coragem que vem da fé para assumir a missão que Jesus lhe confia. A força do missionário está na Palavra de Deus. Agir em paz e com misericórdia é mandato do Senhor. A saudação da paz é a marcar daqueles que partem para missão. Nunca devem parar em discussões vãs ou agir com violência. Antes devem partir livres e vestidos de amor, como diz o cantor Chico César:

Eu vou vestido de amor
Para o amor encontrar
O corpo leve em voo
E a alma flutuar
O sol e a lua que sou
E as estrelas quiçá
A luz profunda do amor
Que junta o céu e o mar
O que me veste é tão leve
Leva a mansidão de amar
A imensidão de ser vida viva
Para o amor encontrar
Se vem comigo me diga, digo
Sinto a energia do ar
Um fogo novo eterno antigo
Que nunca vai apagar
Eu vou vestido de amor, amor.

– Termina tua oração pedindo ao Senhor a graça de ser missionário do seu Amor, da sua misericórdia e da sua paz. Peça também que o Senhor abençoe todos médicos, que assumem a medicina como vocação e missão. Que inspirados em São Lucas, continuem a aliviar a dor e o sofrimento das pessoas.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era princípio agora e sempre. Amém.


Homilia Diária | Liturgia de Hoje | Palavra do Dia - Padre Adriano Zandoná - (Lc 10,1-9) (18/10/24)



Canal do Youtube - Padre Adriano Zandoná

Publicado em 18 de out. de 2024

A messe é grande | (Lucas 10, 1-9) #2137 - Frei Gilson




Publicado 18 de out. de 2024

Deus nos amou primeiro | Mãe Maria (18/10/2024) - Dom Walmor



Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 18 de out. de 2024

Homilia Diária - 18.10.2024 | "O Reino de Deus está próximo de vós" - Padre Roger Araújo



Canal do Youtube: Padre Roger Araújo

Publicado em 18 de out. de 2024

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 10,1-9

Naquele tempo, o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita.
Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘o Reino de Deus está próximo de vós’”.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=KRvRZs7Ckuo

Homilia Diária | O Evangelista da Virgem Maria (Festa de São Lucas, Evangelista) - Padre Paulo Ricardo



Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 17 de out. de 2024

No dia de hoje, a Igreja celebra com grande alegria a festa de São Lucas Evangelista, o único dos autores sagrados a retratar com detalhes a encarnação, o nascimento e a infância do Senhor. O segredo de seu Evangelho? Uma amizade intensa com a Virgem Maria, a única que lhe poderia revelar fatos tão íntimos e ocultos da vida de Cristo. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, 18 de outubro, e saiba que mensagem podemos colher da vida desse grande amigo e “pintor” de Nossa Senhora.

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 10,1-9 - 18/10/2024


Uma só alma e um só coração

“E dizia-lhes: ‘A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho!'.” (Lucas 10,2-4)



Amados irmãos, hoje, celebramos a festa de São Lucas, o Evangelista. Há algo de especial nesse homem de Deus. Ele não conviveu com Jesus, não foi testemunha ocular de Sua vida. Mas algo interessante aconteceu: Lucas morou com Nossa Senhora, e tudo que sabemos sobre o Evangelho de Lucas, em relação a Maria e a vida de Jesus, se deve aos relatos dela.
O Evangelho de São Lucas tem três etapas importantes:
São Lucas é o Evangelista de Maria. Somente ele nos narra a Anunciação, a Visitação, o Nascimento de Jesus e sua apresentação no templo. Como ele sabia de tudo isso? Porque Nossa Senhora lhe contou todos os detalhes.
São Lucas é o Evangelista do Coração de Jesus. Ele é quem melhor nos revela a misericórdia de Deus por meio das parábolas: a moeda perdida e reencontrada, a ovelha perdida e achada, o filho pródigo. É o Evangelista da Caridade, pois narra a parábola do bom Samaritano e fala do amor de Jesus pelos pobres. Ele nos apresenta o sofrimento da viúva de Naim que recebeu, com delicadeza, a pecadora.
São Lucas é o Evangelista do Espírito Santo. Ele apresenta a comunidade cristã como tendo um só coração e uma só alma. Ele também revela o coração missionário dos discípulos e dos apóstolos.
Na festa desse grande Evangelista, percebemos o caminho percorrido por ele para nos levar ao centro do Coração de Deus, da Sua misericórdia e do Seu amor.
Percebam, meus irmãos, a riqueza do Evangelho de São Lucas! Ele nos fala de Nossa Senhora, da misericórdia de Deus, da caridade do Coração de Jesus. Ele nos traz a esperança de que Jesus veio, realmente, para os pecadores, para os mais vulneráveis, para os mais fracos. Por isso, precisamos pedir ao Evangelista Lucas confiança, paz e alegria.
Peçamos a intercessão de São Lucas para que ele nos ajude a confiar na misericórdia de Deus e em Sua salvação. Como na parábola de Zaqueu, quando Jesus olhou para ele e disse: “Hoje, a salvação entrou na sua casa”. É isso que o Evangelista Lucas veio nos trazer: a salvação que hoje entra na minha casa e na sua.
Que Deus vos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Padre Ricardo Rodolfo
Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

SANTOS DOS DIAS 01 A 31 DE OUTUBRO


CLIQUE NO NOME E LEIA A HISTÓRIA DO SANTO

São Remígio ou Rémy - 01 DE OUTUBRO

Santa Teresinha do Menino Jesus - 01 de Outubro




São Bruno - 06 de Outubro


São Marcos, Papa - 07 de Outubro

Santa Osita - 07 de Outubro

Nossa Senhora do Rosário de Pompéia - 07 de Outubro

Nossa Senhora do Rosário - 07 de Outubro


Santa Brigida, Viúva - 08 de Outubro

Santa Pelágia Penitente - 08 de Outubro

São Luis Beltran - 08 de Outubro


São Dionísio, ou Dênis - 09 de Outubro

São João Leonardo - 09 de Outubro

São Luis Beltrão, Confessor - 09 de Outubro


Santo Tomás de Villanueva - 10 de Outubro

São Francisco Borja (ou Bórgia) - 10 de Outubro

São Daniel Comboni - 10 de Outubro


São João XXIII - 11 de Outubro

Santo Alexandre Sauli - 11 de Outubro


São Serafim de Montegranaro - 12 de Outubro

Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida - 12 de Outubro


São Daniel e companheiros - 13 de Outubro

Santo Eduardo, o confessor - 13 de Outubro


São João Ogilvie - 14 de Outubro

Santo Evaristo - 14 de Outubro

São Calisto I - 14 de Outubro


Santa Teresa de Ávila (Santa Teresa de Jesus) - 15 de Outubro


Bem-aventurada Josefina Vannini - 16 de Outubro

Santa Edwiges - 16 de Outubro

São Geraldo Majela - 16 de Outubro

Santa Margarida Maria Alacoque – 16 de outubro


São Rodolfo - 17 de Outubro

Santo Inácio de Antioquia - 17 de Outubro


São Lucas - 18 de Outubro


São Paulo da Cruz - 19 de Outubro