quinta-feira, 4 de maio de 2023

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE…

LEITURA ORANTE DO DIA 04/05/2023



LEITURA ORANTE

Jo 13,16-20 - "Conheço os que escolhi", disse o Mestre


Preparamo-nos para a Leitura Orante,
invocando o Espírito Santo:
Espírito Santo,
dai-nos o dom da Ciência,
para distinguir o único necessário
das coisas meramente importantes.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente, o texto: Jo 13,16-20, e observamos o conteúdo do discurso de Jesus Mestre.
Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse: 16 “Em verdade, em verdade vos digo, o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. 17 Se sabeis isso e o puserdes em prática, sereis felizes. 18 Eu não falo de vós todos. Eu conheço aqueles que escolhi, mas é preciso que se realize o que está na Escritura: ‘Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar’. 19 Desde agora vos digo isso, antes de acontecer, a fim de que, quando acontecer, creiais que eu sou. 20 Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar me recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”.
Refletindo
Jesus fala mais uma vez daqueles que o seguem, que ele escolheu. Define-se como “Eu  sou” e diz, baseando-se nas Escrituras, que um dos seus vai traí-lo. Afirma que na sua comunidade, não há lugar para disputas,  prepotências, arrogâncias, vaidades. Finaliza este trecho falando de acolhimento àqueles que ele enviou. Acolher um missionário, um evangelizador é acolher ao próprio Jesus. O Mestre fala que a felicidade não está nos títulos, no status, mas no caminho do serviço que também é acolhimento.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Onde buscamos felicidade?
No sucesso?
Nos lugares que ocupamos?
Na sociedade em que vivemos, somos desafiados a cada instante a sermos os melhores, mais eficientes, mais competentes. Não que não devamos ser bons, mas sempre voltados para servir e partilhar nossos dons com os demais.
Não era disputando, concorrendo com alguém que Jesus ensinava e dava vida. Era amando as pessoas que Jesus as curava.
Meditando
Os bispos, em Aparecida, disseram: “A Igreja é chamada a repensar profundamente e a relançar com fidelidade e audácia sua missão nas novas circunstâncias latino-americanas e mundiais. Ela não pode fechar-se frente àqueles que só veem confusão, perigos e ameaças ou àqueles que pretendem cobrir a variedade e complexidade das situações com uma capa de ideologias gastas ou de agressões irresponsáveis. Trata-se de confirmar, renovar e revitalizar a novidade do Evangelho arraigada em nossa história, a partir de um encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo, que desperte discípulos e missionários. Isso não depende tanto de grandes programas e estruturas, mas de homens e mulheres novos que encarnem essa tradição e novidade, como discípulos de Jesus Cristo e missionários de seu Reino, protagonistas de uma vida nova para uma América Latina que deseja reconhecer-se com a luz e a força do Espírito.” (DAp 11).

3. Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos:
Senhor Jesus, Tu és o Caminho!
Em meio a sombras e luzes,
alegrias e esperanças, tristezas e angústias,
Tu nos levas ao Pai.
Não nos deixes caminhar sozinhos.
Fica conosco, Senhor!
Tu és a Verdade!
Desperta nossas mentes
e faze arder nossos corações com a tua Palavra.
Que ela ilumine e aqueça os corações sedentos de justiça e santidade.
Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti!
Fica conosco, Senhor!
Tu és a Vida!
Abre nossos olhos para te reconhecermos
no “partir o Pão”, sublime Sacramento da Eucaristia!
Alimenta-nos com o Pão da Unidade.
Sustenta-nos em nossa fragilidade.
Consola-nos em nossos sofrimentos,
Faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e excluídos.
Fica conosco, Senhor!
Jesus Cristo: Caminho, Verdade e Vida,
No vigor do Espírito Santo,
Faze-nos teus discípulos missionários!
Com a humilde serva do Senhor,
nossa Mãe Aparecida, queremos ser:
Alegres no Caminho para a Terra Prometida!
corajosas testemunhas da Verdade libertadora!
promotores da Vida em plenitude!
Fica conosco, Senhor! Amém!

4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar, a partir da Palavra?
Como Jesus, vamos servir e curar as pessoas
de todo tipo de enfermidade, amando-as.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
-  Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Irmã Patrícia Silva, fsp

Palavra se fez carne - 4 de maio, 5ª feira, 4ª Semana da Páscoa


4 de maio, 5ª feira, 4ª Semana da Páscoa


- Hoje é dia 4 de maio, 5ª feira da 4ª semana da Páscoa.

- A oração alimenta-se do nosso desejo, nossa esperança. Não deixes morrer em ti o desejo, a promessa, a confiança e a liberdade. A Palavra de Deus hoje nos fala hoje de uma felicidade. É feliz quem pratica os gestos de Jesus, que passou pelo mundo fazendo o bem e curando a todos. E com confiança começa assim tua oração.

- Escuta o Evangelho Segundo João, capítulo 14, versículos 6 a 14:

Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse: "Em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. Se sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes. Eu não falo de vós todos. Eu conheço aqueles que escolhi, mas é preciso que se realize o que está na Escritura: 'Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar.' Desde agora vos digo isto, antes de acontecer, a fim de que, quando acontecer, creiais que eu sou. Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou".

- Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus revela uma bem-aventurança: felizes os que colocarem em prática o seu gesto de amor, porque o servo não está acima do seu senhor. A condição do discípulo de Jesus deve parecer-se com a condição dele e servir para conduzi-los ao oferecimento da própria vida a serviço dos seus irmãos. Jesus também consola os discípulos, no sentido de que mesmo havendo traição de alguém, ele conhece aqueles escolhidos por ele, ou seja, quem de fato se dispôs ao serviço do amor.

- As palavras e gestos de Jesus te provocam a fazer o que ele fez?

-“Se sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes”. diz Jesus. É feliz quem pratica os gestos de Jesus, é passar adiante a grande mensagem do Ressuscitado: alegria e superação do medo. Uma música antiga do Pe. Zezinho diz tudo:

“Amar como Jesus amou, sonhar como Jesus sonhou, sentir o que Jesus sentia...”

- Termina tua oração pedindo ao senhor que o ajude a ser um discípulo ou discípula verdadeiro. Diga ao Senhor que além de seguir a Jesus, você deseja configurar-se a ele, termos os mesmos sentimentos dele.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Palavra se fez carne - 3 de maio, 4ª feira, Festa de São Filipe e São Tiago Menor, Apóstolos


3 de maio, 4ª feira, Festa de São Filipe e São Tiago Menor, Apóstolos


- Hoje é dia 3 de maio, 4ª feira, Festa de São Filipe e São Tiago Menor, Apóstolos.

- Celebra-se hoje a festa dos apóstolos Filipe e Tiago, escolhidos por Jesus para serem testemunhas da sua vida, morte e ressurreição. Segundo as tradições mais antigas, ambos deram testemunho de Jesus com a sua vida e morreram mártires por causa do Evangelho. Hoje, são muitos os cristãos perseguidos um pouco por todo o mundo. A sua vida e, tantas vezes, a sua morte, gritam bem alto o nome d’Aquele em quem puseram a sua esperança. Unido a estes cristãos, e àqueles que vão em sua ajuda, começa a tua oração.

- Escuta o Evangelho Segundo João, capítulo 14, versículos 6 a 14:

Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes". Disse Filipe: "Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!" Jesus respondeu: "Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: 'Mostra-nos o Pai'? Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei".

- Jesus é o caminho que conduz ao Pai. É Ele quem nos mostra o rosto do Pai, é Ele quem nos aponta o caminho da justiça e da mansidão. É nele que somos filhos de Deus. Jesus chama a atenção da importância da fé: quem acredita n’Ele e seguir os seus passos aprenderá a viver como Ele. Não são ideias, é um estilo de vida. Peça ao Senhor que te ajude a assumir seu estilo de vida.

- Desejas viver como Cristo? Desejas ser um outro Cristo?

- 'Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”, diz Jesus. Perceba-se nessa via. Caminho supõe deslocamento, encontro. Jesus, o Caminho, está lhe estendendo a mão e dizendo: “segue-me, é por aqui!”. Diz o Pe. Adroaldo Palaoro:

“Viver o Seguimento de Jesus hoje é deixar expandir tudo o que é vida dentro de nós. É contaminar de Luz as trevas que criamos e que sufocam a alegria plantada em nós desde sempre.”

- Jesus é Aquele que nos mostra a verdadeira face do Pai. Pede-Lhe que te ajude a entrar um pouco mais na Sua intimidade, para que a Sua luz possa transparecer cada vez mais na tua vida. Para que os outros vejam em ti um pouco mais do rosto do Pai.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Palavra se fez carne - 02 de maio, 3ª feira, 4ª Semana da Páscoa


2 de maio, 3ª feira, 4ª Semana da Páscoa


- Hoje é dia 02 de maio, 3ª feira da 4ª semana da Páscoa.

- Jesus fala do rebanho de ovelhas que fazem parte do seu redil. Quem ama o Senhor escuta sua palavra. Ao passo, que as ovelhas que duvidam da autoridade do Senhor o questionam e colocam tudo a perder. Não acreditam nas obras de Jesus e não levam em conta sua palavra e o seu serviço como alguém que o Pai consagrou e enviou ao mundo. Peçamos ao Senhor a graça de servir com amor e estarmos sempre atentos às suas palavras.

- Escuta o Evangelho Segundo João, Capítulo 10, versículos 22 a 30:

“Celebrava-se, em Jerusalém, a festa da Dedicação do Templo. Era inverno. Jesus passeava pelo Templo, no pórtico de Salomão. Os judeus rodeavam-no e disseram: 'Até quando nos deixarás em dúvida? Se tu és o Messias, dize-nos abertamente.' Jesus respondeu: 'Já vo-lo disse, mas vós não acreditais. As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim; vós, porém, não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão. Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. Eu e o Pai somos um.”

- O episódio do evangelho de hoje é situado durante a festa da Dedicação do Templo, a celebração anual da reinauguração e purificação do Templo. Conforme a fé judaica, o Templo era morada de Deus. Jesus faz outra afirmação mais escandalosa aos judeus: “Eu e o Pai somos um”. Declarou-se Deus. Jesus é presença divina entre os homens. Por esses dois motivos, declarar-se Messias e Filho de Deus, queriam apedrejar Jesus, mas Ele escapou das mãos deles, até que chegasse a sua hora de glorificar o Pai na Cruz! Converse com Deus para que lhe dê sabedoria para acolher e escutar a voz do Bom Pastor, colocando-se no seu seguimento.

- Jesus é o seu Pastor, Aquele que orienta, com seus ensinamentos, a sua vida? Você ouve a voz de Jesus, o Bom Pastor?

- “As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem.” nos diz o evangelho de hoje. Que você acolha a vida eterna desde já ouvindo e seguindo o Bom Pastor, Jesus, o Filho de Deus. Somos parte desse grande rebanho que escuta a voz do Senhor. É preciso ter cuidado para não deixarmos levar por outras vozes, outros que nos seduzem para segui-los. Vinícius de Morais diz assim no poema O bom pastor”:

Amo andar pelas tardes sem som, brandas, maravilhosas
Com riscos de andorinhas pelo céu.
Amo ir solitário pelos caminhos
Olhando a tarde parada no tempo
Parada no céu como um pássaro em voo
E que vem de asas largas se abatendo.
Amo desvendar a vaga penumbra que desce
Amo sentir o ar sem movimento, a luz sem vida
Tudo interiorizado, tudo paralisado na oração calma...

Amo andar nessas tardes...
Sinto-me penetrando o sereno vazio de tudo
Como um raio de luz.
Cresço, projeto-me ao infinito, agigantado
Para consolar as árvores angustiadas
E acalmar os pinheiros moribundos.
Desço aos vales como uma sombra de montanha
Buscando poesia nos rios parados.
Sou como o bom-pastor da natureza
Que recolhe a alma do seu rebanho
No agasalho da sua alma...

E amo voltar
Quando tudo não é mais que uma saudade
Do momento suspenso que foi...
Amo voltar quando a noite palpita
Nas primeiras estrelas claras...
Amo vir com a aragem que começa a descer das montanhas
Trazendo cheiros agrestes de selva...
E pelos caminhos já percorridos, voltando com a noite
Amo sonhar...

- Termina tua oração pedindo a Deus Pai que ilumine sua vida e mantenha acesa a chama da esperança.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Palavra se fez carne - 01 de maio, 2ª feira, 4ª semana da Páscoa


1 de maio, 2ª feira, 4ª semana da Páscoa


- Hoje é 01 de maio, 2ª feira, da 4ª semana da Páscoa.

- No evangelho de hoje Jesus continua a parábola do pastor e o rebanho. Anteriormente ele se definiu como porta e agora se intitula como o bom pastor. A imagem do pastor que conduz e protege o rebanho é usada muitas vezes na bíblia. Deus é pastor, o rei é pastor. Jesus é um pastor fiel, que cuida e reconduz. Entregue a ele neste dia sua vida, suas preocupações e angústias.

- Escuta o Evangelho Segundo João, Capítulo 10, versículos de 11 a 18.

Naquele tempo, disse Jesus: "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. Pois ele é apenas um mercenário e não se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir, escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. É por isso que o Pai me ama, porque dou a minha vida, para depois recebê-la novamente. Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; esta é a ordem que recebi do meu Pai".

- Jesus é o Pastor verdadeiro, que não quer colocar limites na sua ação pastoral. Sua missão é universal e as ovelhas de outro curral também serão guiadas para que escutem sua voz. Deus é o pastor do seu povo. Está comprometido com seu rebanho e chama a cada um de nós pelo nome. Jesus, fiel ao projeto do Pai, assume essa missão pastoral e dá a vida por suas ovelhas. Não é um mercenário que simplesmente quer explorar as pessoas. Que esta Palavra de Deus que ouvimos possa ecoar em nosso coração: “O Senhor dá a vida por nós”.

- Jesus é este pastor que você segue? A quem você segue? Em quem você coloca sua confiança? Que tens feito para conhecer melhor o seu Pastor? Sente-se "conhecido" por Ele? Tens consciência de que Ele está sempre contigo?

- Diz Jesus “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas”Sinta agora o cuidado amoroso e carinhoso de Deus, como um pastor que acaricia sua ovelha machucada. Diga como o Diácono Glêvison Felipe Lourenço de Sousa:

“Senhor, obrigado por sempre se preocupar conosco, mesmo em nossas fragilidades. Dá-nos ouvidos atentos para escutar a voz fiel do seu Filho Bom Pastor. Dá-nos coragem e aumenta a nossa fé para nos colocarmos em seus ombros, junto com nossa vida, nosso cansaço, nossa angústia.”

- O nosso olhar se dirige a Jesus. O nosso olhar se mantém no Senhor. Imagine-se nos ombros do Bom Pastor Jesus. Nos momentos mais difíceis, ele nos carrega e cuida. Ele dá sua vida por nós, livremente. Ninguém toma a vida dele. Tudo é graça, Deus nos conduz.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Palavra se fez carne - 30 de abril, 4º domingo da Páscoa


30 de abril, 4º domingo da Páscoa


- Hoje é 30 de abril, 4º domingo da Páscoa, o domingo do Bom Pastor.

- Neste 4º Domingo da Páscoa, o Domingo do Bom Pastor, a Igreja celebra o Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Somos convidados a rezar pelas vocações sacerdotais, religiosas, missionárias, matrimoniais, pelos leigos e leigas. Quando falamos de vocações estamos nos referindo a todos os que são chamados à vida para responder com amor aos apelos de Deus nosso Pastor que cuida com carinho do seu rebanho que somos nós. Pertencemos a comunidade do Ressuscitado chamada a tomar consciência de ser rebanho de Deus, do qual o próprio Senhor, ao morrer e ressuscitar, se tornou pastor e guarda de nossas vidas. Peça ao Senhor a graça de se deixar conduzir sempre pelo Bom Pastor.

- Escuta o Evangelho Segundo João, Capítulo 10, versículos de 1-10.

Naquele tempo, disse Jesus: "Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos". Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. Então Jesus continuou: "Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. -Encontramos no Evangelho várias imagens que Jesus utiliza para falar do seu amor e do cuidado para com seus discípulos e apóstolos; para com a multidão e para com tantas pessoas em particular. Hoje Jesus fala da porta que o Pastor entra para poder ir ao encontro das ovelhas como aquele que cuida e protege. Jesus diz ser a porta das ovelhas e, ser a porta significa ser o mediador, aquele que é o caminho único e verdadeiro. Por isso fala que quem não entra pela porta é assaltante, isto é, se aproxima das ovelhas para roubá-las e matá-las, não cria vínculo e nem proximidade. Porém as ovelhas que passam pela porta que é Jesus devem ter as suas mesmas atitudes, isto é, se tornam seus discípulos e discípulas para cuidar da humanidade. Quem entra pela porta tem uma relação de confiança, assim como o Pastor tem com a ovelha, um conhecimento que leva a reconhecer a sua voz quando chamada pelo nome. Agradeça ao Senhor por fazer parte do seu povo, seu rebanho.

- Jesus é o Bom Pastor que cuida das ovelhas e é a Porta por onde as ovelhas tem livre passagem para realizar o bem. Você procura entrar pela porta certa em seu caminho cotidiano? Você tem respondido sua vocação como cristã e cristão que faz parte deste rebanho do Senhor?

- A missão do Pastor é dar a vida, esta foi é missão de Jesus “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” A letra de um conhecido canto que traduz esta experiência e diz assim:

-Eu vim para que todos tenham vida / Que todos tenham vida plenamente
Reconstrói a tua vida em comunhão com teu Senhor
Reconstrói a tua vida em comunhão com teu irmão
Onde está o teu irmão, eu estou presente nele.

-Eu passei fazendo o bem, eu curei todos os males
Hoje és minha presença junto a todo sofredor
Onde sofre o teu irmão, eu estou sofrendo nele.
-Vim buscar e vim salvar o que estava já perdido
Busca, salva e reconduze a quem perdeu toda a esperança
Onde salvas teu irmão, tu me estás salvando nele.

- Termina a tua oração pedindo a graça ao Senhor para permanecer fiel ao seguimento de Cristo, alimentando-se da Palavra que indica o caminho a percorrer. Peça ao Senhor para que possamos assumir a nossa vocação de viver e agir a maneira de Jesus Bom Pastor, doando a nossa vida pelo próximo através da missão que assumimos.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Palavra se fez carne - 29 de abril, sábado, Memória de Santa Catarina de Sena


29 de abril, sábado, Memória de Santa Catarina de Sena


- Hoje é dia 29 de abril, sábado, Memória de Santa Catarina de Sena.

- Com o evangelho de hoje vamos chegando ao fim de toda a discussão acerca do Alimento verdadeiro descido do céu. O clímax da questão sobre a identidade de Jesus como Pão do céu que dá a vida para o mundo, cujo corpo é verdadeiramente comida, e o sangue é verdadeiramente bebida. Portanto, é o momento de tomar uma decisão, a favor ou contra tudo o que foi anunciado pelo Mestre. Peça ao Senhor a graça de caminhar sempre com Ele.

- Escuta o Evangelho Segundo João, capítulo 6, versículos 60 a 69:

Naquele tempo: muitos dos discípulos de Jesus que o escutaram, disseram: 'Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?' Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: 'Isto vos escandaliza? E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. Mas entre vós há alguns que não crêem'. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo. E acrescentou: 'É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai'. A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. Então, Jesus disse aos doze: 'Vós também vos quereis ir embora?' Simão Pedro respondeu: 'A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus'.

- Os que seguiam Jesus jamais imaginariam que Ele lhes ofereceria seu corpo e seu sangue. É preciso reconhecer: não se trata apenas de um discurso intenso, mas todo o projeto de Jesus se revela exigente. A razão é fazer seus seguidores tomarem uma decisão, saírem de cima do muro. Ele não busca pessoas favoráveis às suas palavras, mas que assumam o seu projeto de vida, realizem a obra do Pai! Peça ao Senhor que te ajude a assumir o projeto de Jesus.

- E você, quer continuar amando e seguindo Jesus? Ou quer também abandoná-lo?

- 'A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus', diz Pedro a Jesus no evangelho de hoje. Pedro, em nome dos demais, apresenta sua profunda compreensão daquilo que Jesus anuncia: “Só tu tens palavras de vida eterna”. O refrão da letra da música Teu proceder, do Pe. Francys Silvestrini Adão diz assim:

Jesus, ao contemplar tua vida me deixo interpelar pelo teu jeito de ser
Teu trato com as pessoas me fascina / teu jeito de amar me faz amar
Teu toque é como água cristalina / sacia minha sede e faz andar.
Jesus, teu jeito seja o meu jeito eu quero ser bem mais do que já sou.
Jesus, teu jeito seja o meu jeito ensina-me a ser tão bom.

- Termina sua oração pedindo ao Senhor, por intercessão de Santa Catarina de Sena, que te ajude a sempre optar por Ele, a cada dia. Que suas escolhas, mesmo em meio a dores e conflitos, sejam pelo amor, sempre.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.