domingo, 17 de agosto de 2025

LITURGIA DIÁRIA - 17/08/2025


Tema do Dia

Assunção de Nossa Senhora

Apareceu no céu um grande sinal: uma Mulher vestida com o sol, tendo a lua debaixo dos pés, e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas. Estava grávida e gritava, entre as dores do parto, atormentada para dar à luz. (Ap 11,19a;12,1-6a.10ab)
Fonte: Arquidiocese BH em 18/08/2019

As palavras dos Papas

Escutamos o canto de Maria, o Magnificat: é o cântico da esperança, é o cântico do Povo de Deus no seu caminhar através da história. É o cântico de muitos santos e santas, alguns conhecidos, outros – muitíssimos – desconhecidos, mas bem conhecidos por Deus: mães, pais, catequistas, missionários, padres, freiras, jovens, e também crianças, avôs e avós; eles enfrentaram a luta da vida, levando no coração esperança dos pequenos e dos humildes. Maria diz: «A minha alma engrandece ao Senhor» - hoje a Igreja também canta a mesma coisa, e o canta em todas as partes do mundo. (Homilia 15 de agosto de 2013)

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

Domingo, 20ª Semana do Tempo Comum
Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria, Solenidade, Ano C
Cor: Branco


Primeira Leitura (Ap 11,19a;12,1.3-6a.10ab)
Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria - Solenidade | Domingo - 17/08/2025

Leitura do Livro do Apocalipse de São João

19aAbriu-se o Templo de Deus que está no céu e apareceu no Templo a Arca da Aliança. 12,1Então apareceu no céu um grande sinal: uma Mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas.
3Então apareceu outro sinal no céu: um grande Dragão, cor de fogo. Tinha sete cabeças e dez chifres e, sobre as cabeças, sete coroas. 4Com a cauda, varria a terça parte das estrelas do céu, atirando-as sobre a terra. O Dragão parou diante da Mulher, que estava para dar à luz, pronto para devorar o seu Filho, logo que nascesse. 5E ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o Filho foi levado para junto de Deus e do seu trono. 6aA mulher fugiu para o deserto, onde Deus lhe tinha preparado um lugar.
10abOuvi então uma voz forte no céu, proclamando: “Agora realizou-se a salvação, a força e a realeza do nosso Deus, e o poder do seu Cristo”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório Sl 44(45),10bc.11.12ab.16 (R. 10b)
Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria - Solenidade | Domingo - 17/08/2025

 À vossa direita se encontra a rainha, com veste esplendente de ouro de Ofir.
— À vossa direita se encontra a rainha, com veste esplendente de ouro de Ofir.

— As filhas de reis vêm ao vosso encontro,e à vossa direita se encontra a rainha/ com veste esplendente de ouro de Ofir.
— Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto:/ “Esquecei vosso povo e a casa paterna!/ Que o Rei se encante com vossa beleza!/ Prestai-lhe homenagem: é vosso Senhor!
— Entre cantos de festa e com grande alegria,/ ingressam, então, no palácio real”.

Segunda Leitura (1Cor 15,20-27a)
Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria - Solenidade | Domingo - 17/08/2025

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios

Irmãos: 20Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram. 21Com efeito, por um homem veio a morte e é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos.
22Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão. 23Porém, cada qual segundo uma ordem determinada: Em primeiro lugar, Cristo, como primícias; depois, os que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda.
24A seguir, será o fim, quando ele entregar a realeza a Deus Pai, depois de destruir todo principado e todo poder e força. 25Pois é preciso que ele reine até que todos os seus inimigos estejam debaixo de seus pés. 26último inimigo a ser destruído é a morte. 27aCom efeito, “Deus pôs tudo debaixo de seus pés”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Evangelho (Lc 1,39-56)
Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria - Solenidade | Domingo - 17/08/2025



Filhas de reis estão entre tuas preciosas. Sl 44(45)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
—  Maria é elevada ao céu, alegram-se os coros dos anjos.

—  Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naqueles dias, 39Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.
46Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o respeitam. 51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”.
56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração pardepois dler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.

AGOSTO - MÊS VOCACIONAL - 3ª semana: vocação para a vida consagrada: religiosos(as) e consagrados(as) seculares - Oração pelas Vocações Religiosas - de 17 a 23 de Agosto de 2025


Oração pelas Vocações Religiosas

Maria Santíssima, / fostes prometida no Paraíso aos nossos primeiros pais / como a Mãe do Salvador do Mundo. / Chegando à plenitude dos tempos, / na virgindade, concebestes o Filho de Deus; / na pobreza o educastes e o gerastes  / e na obediência, o levastes para o Egito e Nazaré / e o acompanhastes até a morte na Cruz. /  Fazei que tudo o que vós fostes outrora, / sejam hoje, na Igreja e no mundo, / os religiosos e as religiosas. / Por isso alcançai esta graça: / que muitos da nossa juventude / sigam generosos  o vosso exemplo. / Em sua virgindade consagrada / se tornem fecundos na santificação do mundo, / em sua pobreza evangélica, / sejam ricos em tesouros do Evangelho; / em sua obediência apostólica / irradiem a alegria da liberdade dos filhos de Deus. / E vós, Virgem Santíssima, / que sois Medianeira de todas as graças, tudo alcançais  do coração do Pai, / porque sempre o pedis por intermédio de vosso Filho. / Sabemos também que é por vossas preces, / que na Igreja de Cristo / nascem novas vocações para a vida consagrada. / Por isso mesmo a vós confiamos / o cuidado de implorar sempre mais vocações. / Por isso também felizes vos chamamos a Mãe dos Religiosos, / a Mãe das Religiosas. Amém.

VOCAÇÃO RELIGIOSA: UM SIM A DEUS E AOS IRMÃOS



Deus tem um chamado universal que é a santidade, algo possível a todos por uma graça divina, estendida à vivência numa vocação específica como a vocação religiosa que é a resposta dada por homens e mulheres que são chamados a testemunhar Jesus Cristo seguindo os passos do mestre que convida essas pessoas a serem pastores do seu rebanho e continuadores da construção do seu Reino. Dizer sim a Deus é viver a experiência do amor mútuo na dimensão da fé, da caridade e principalmente na vivência da oração. Mas antes de seguir o caminho da vida religiosa é importante ressaltar que não só esta vocação, mas sim todas elas surgem do chamado de Deus, até mesmo porque todas elas procedem da consagração batismal.
O catecismo da Igreja católica nos afirma: “A vida religiosa faz parte do mistério da Igreja. É um dom que a Igreja recebe de seu Senhor e que oferece como um estado de vida permanente ao fiel chamado por Deus na profissão dos conselhos. [...] A vida religiosa é convidada a significar, em suas variadas formas, a própria caridade de Deus, em linguagem de nossa época.” ( parágrafo 1672) ou seja, o exercício da caridade deve ser confirmada a Deus a cada momento, sejamos todos caridosos com os que necessitam da caridade.
Toda vida cristã em união com Cristo é uma consagração à Trindade, portanto, existe um sentido amplo de vida consagrada que envolve a todos, que são batizados para que se ofereçam com o Filho pela salvação do mundo e anunciem o Reino de Deus. Nessa consagração, em nossa história pessoal, na vida familiar e vida paroquial, fomos nos colocando diante de Jesus Cristo e fomos nos decidindo diante d'Ele de modo muito diversificado.
As pessoas que respondem ao chamado para servir a Deus na vida religiosa assumem um compromisso não somente com Pai que os chama, mas sim com toda a Igreja. Buscam vivenciar a experiência do sagrado em sua vida e tem por missão profética levar o Cristo para muitos que tanto necessitam.
Há pessoas que Jesus chama para ser Igreja e são os batizados (todos), chamados à santidade e ao trabalho pelo Reino sendo luz, sal e fermento para o mundo. O mundo vai ser santificado por esse povo de Deus que é a Igreja. E há pessoas que assumem o seguimento mais radical de Cristo. Ele diz: "Vem e segue-me". Essa palavra ilumina muito a compreensão sobre a Vida Consagrada. É claro que podemos dizer que todo cristão é chamado: mas aí se trata de um chamado especial. Jesus Cristo não disse isso a todos.
Ser consagrado hoje implica ser pessoa livre. A consagração é entrega incondicional nas mãos de Deus. Ser disponível, para dizer sim ao seu chamamento. Ser homens e mulheres centrados em Deus, com uma vida espiritual intensa. Rica do Amor de Deus, capaz de amar a Deus e de deixar-se amar por Ele. Para que possa assim amar os irmãos e deixar-se amar por eles. Identificados com o carisma, espiritualidade e missão designada por Deus e incentivada pela Igreja.
VANDERSON BOLIS

Vocação a vida religiosa e consagrada


Cardeal Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

No terceiro domingo do mês de agosto recordamos e rezamos pela vocação a vida religiosa e consagrada. Este é um mês especial para a Igreja, com diversas celebrações, e recordamos a cada semana uma vocação em específico. No primeiro domingo, recordamos a vocação ao ministério ordenado; no segundo, a vocação ao matrimônio; no terceiro, a vocação à vida religiosa e consagrada; e no último, a vocação ao ministério laical e dia nacional dos catequistas.
O dia dedicado aos religiosos e consagrados é no domingo de Nossa Senhora da Assunção, pois do mesmo modo que Nossa Senhora, aqueles que são chamados por Deus à vida religiosa e consagrada, são cumulados pelo Espírito Santo e devem anunciar o Evangelho com alegria, a exemplo de Nossa Senhora.
Aqueles que são chamados à vida religiosa e consagrada devem ser envolvidos pela alegria, pois aquele que é chamado pelo Senhor a entregar a sua vida devem ser alegres por ter feito essa opção.
Quando um jovem ou uma jovem é chamado a abraçar a vida religiosa e consagrada, primeiramente precisa conversar com o seu pároco e partilhar o chamado que sentiu de Deus, o despertar vocacional se vive na comunidade paroquial. Após isso, precisa descobrir para qual carisma se identifica, pois existem diversas congregações e institutos religiosos. Existem muitos carismas e dons para serem discernidos.
Existem os institutos de vida consagrada, onde nem sempre os membros têm em vista a ordenação sacerdotal, mas optam por consagrar a vida à Deus. Tudo isso, a pessoa que sente o chamado de Deus precisa discernir junto com o padre da paróquia, e nos encontros vocacionais nas congregações e institutos de vida consagrada.
Os religiosos e religiosas estão espalhados em diversas paróquias e comunidades de nossa Arquidiocese, e ajudam muito com o seu carisma, o exemplo de suas vidas e da vida em comunidade e, ainda, exercem o serviço pastoral, missionário, social, sanitário ou educacional e, também, animando as celebrações Eucarísticas, catequese e impulsionando a comunidade para a missão. Os religiosos e religiosas rezam pelos sacerdotes e estimulam a comunidade a fazer o mesmo.
Temos que elevar as nossas preces a Deus e rezar para que muitos jovens possam responder com alegria ao chamado de Deus. Temos que rezar pedindo a Deus que envie operários para a sua messe e fazer uma campanha em nossas paróquias, por meio da pastoral vocacional para que os jovens se interessem pela vida religiosa.
A vocação à vida religiosa e consagrada começa a ser celebrada no domingo dia 18 e permanecerá ao longo de toda a semana, a exemplo do que acontece na semana do dia do padre e na Semana Nacional da Família. Por isso, ao longo de toda essa semana podemos rezar pela vida consagrada e religiosa e promover encontros vocacionais em nossas paróquias. Inclusive as paróquias que têm a atuação dos religiosos e consagrados podem promover encontros ao longo da semana com palestras explicando um pouco mais sobre a congregação para que todos os fiéis possam conhecer melhor.
A vida religiosa dá ânimo a Igreja e a vida religiosa é um elemento decisivo para a missão da Igreja. A vida religiosa está presente nos mais diversos campos de atuação da Igreja e da sociedade. As irmãs religiosas estão presentes nos hospitais, nas pastorais de nossas paróquias, algumas auxiliam os bispos nas casas episcopais, e tem as irmãs que vivem o carisma contemplativo e monástico, dentro dos Carmelos, que a exemplo de Santa Teresinha rezam pela missão da Igreja. Temos, também, as religiosas que são membros dos Mosteiros sob o carisma de São Bento, chamadas de beneditinas, assim como as Clarissas com o carisma de Clara e Francisco.
Viver a vida religiosa é se tornar mais completo, levando a luz que vem de Deus para quem mais precisa. Levar a Palavra de Deus para os mais pobres e infelizes e para os membros da comunidade paroquial. A vocação religiosa é uma maneira de tornar o mundo melhor.
Os religiosos e religiosas optam por uma vida em comunidade, ou seja, vivem com outros irmãos, seja no mosteiro, num convento, ou casa paroquial. Realizam atividades comunitárias juntos, orações diversas e missas. Os religiosos e consagrados rezam pela Igreja, pelo Papa, pelos bispos, padres e seminaristas. Mesmo que os religiosos e consagrados fiquem dentro do convento, tem uma missão muito especial de rezar pela igreja. Existem também os eremitas, uma vocação muito especial.
O Papa Francisco diz que a vida religiosa é o “grande tesouro da Igreja”. Ele sente a necessidade de que os jovens têm que se fazer mais presentes na Igreja, contribuindo com a missão que exige um empenho de todos. Aqueles que são chamados nos dias de hoje a abraçarem a vida religiosa tem que se adequar ao tempo que vivemos e buscar as novas formas de evangelização. A nossa evangelização precisa chegar a todos, crianças, jovens, adultos e idosos.
Aqueles que optam pela vida religiosa professam os votos de pobreza, castidade e obediência. Ao professarem esses votos os religiosos buscam cada vez mais se configurarem a Cristo. Os religiosos professam esses votos para melhor servir os irmãos e com isso estão inseridos na vida do povo de Deus.
Demos graças a Deus pela presença dos religiosos e consagrados em nossa Arquidiocese e comunidade, que eles continuem animando o povo de Deus a seguir adiante edificando o Reino de Deus. Rezemos ainda, para que muitos jovens sintam no coração o chamado de Deus e queiram entregar a sua vida totalmente a Ele.
Nessa semana dedicada a vocação religiosa e consagrada, celebramos Nossa Senhora da Assunção, que a exemplo da Virgem Maria os consagrados renovem a cada dia o seu Sim a Deus e possam transmitir o Espírito Santo aos que encontrarem. E ainda, que o Espírito Santo suscite no coração de muitos jovens o desejo de abraçar a vida religiosa e consagrada. Amém.
Nossa Senhora da Assunção, rogai por nós!