segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Você sabia que:


O incenso tem vários significados. Quando arde simboliza o zelo que deve consumir aos fiéis; seu odor agradável simboliza o aroma da virtude e a ascensão da fumaça simboliza nossa oração que se eleva a Deus.

Podcast - Ouça a história do santo do dia

Podcast

Últimas Notícias »

Últimas Notícias »

Missa no Santuário do Cristo Redentor pede pela paz e marca os 1000 dias para os jogos Olímpicos


Rio de Janeiro, 11 Nov. 13 / 06:33 pm (ACI).- O santuário do Cristo Redentor foi o local escolhido para a celebração dos "Mil dias antes das olimpíadas" e do lançamento dos “100 dias de paz” na Arquidiocese do Rio de Janeiro. A missa foi presidida pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, na manhã deste sábado, dia 9 de novembro, e concelebrada pelo bispo auxiliar Dom Roque Costa Souza e pelos sacerdotes presentes.

Cidade norte-americana processada por iniciar eventos com oração

Mapa: NordNordWest (DC BY 3.0)

A HAIA, 08 Nov. 13 / 04:22 pm (ACI/EWTN Noticias).- Uma grande quantidade de pessoas das quase 100 mil que habitam na cidade de Greece, no estado de Nova Iorque nos Estados Unidos, ainda não deixam o assombro pelo fato desta localidade ter sido processada ante a Corte Suprema por duas cidadãs que não toleram que os eventos públicos sejam iniciados com uma oração.

Diretor do grupo ACI: Redes sociais são meios para promover a defesa da vida

Alejandro Bermúdez. 
Foto: VI Congresso Internacional Pró-vida Equador 2013

GUAIAQUIL, 11 Nov. 13 / 09:41 am (ACI).- Em sua participação no VI Congresso Internacional Pró-vida Equador 2013, que reuniu mais de 1300 participantes da América e Europa de 8 a 10 de novembro em Guayaquil, o diretor do grupo ACI, Alejandro Bermúdez, assinalou que as redes sociais são um importante meio para promover a cultura de defesa da vida.

O Papa expressa sua proximidade e oração pelas vítimas do tufão nas Filipinas

Papa Francisco. Foto: Grupo ACI

VATICANO, 11 Nov. 13 / 10:10 am (ACI/EWTN Noticias).- O Papa Francisco expressou ontem a sua proximidade e oração pelas vítimas do tufão Haiyan-Yolanda, que afetou especialmente as Filipinas produzindo grande quantidade de mortes a seu passo.

Foi apresentada no Vaticano a nova revista "Latinitas"

Imagem: Site oficial do Vaticano

VATICANO, 11 Nov. 13 / 10:31 am (ACI/EWTN Noticias).- No Escritório de Imprensa da Santa Sé foi apresentado o primeiro número da nova série da revista Latinitas, da Pontifícia Academia Latinitatis instituída pelo Papa Bento XVI em novembro de 2012.

Os pais e não o governo devem oferecer aos seus filhos uma reta sexualidade, afirma perito

Jokin da Irala. Foto: Grupo ACI

GUAYAQUIL, 11 Nov. 13 / 12:11 pm (ACI).- Jokin da Irala, Pesquisador Principal do Projeto de Pesquisa Educação da Afetividade e Sexualidade Humana, do Instituto de Cultura e Sociedade da Universidade de Navarra (Espanha), assegurou que é responsabilidade dos pais e não dos governos preparar os filhos para uma reta sexualidade, chegando a serem adultos "capazes de amar".

O Papa envia 150 mil dólares aos afetados pelo tufão nas Filipinas

Foto Grupo ACI

VATICANO, 11 Nov. 13 / 12:19 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Pontifício Conselho Cor Unum anunciou hoje que o Papa decidiu enviar uma doação de 150 mil dólares para colaborar com a população afetada nos últimos dias pelo tufão Haiyan nas Filipinas que deixou milhares de falecidos.

O amor de Deus é eterno e espera a cada um de nós, diz o Papa

Papa Francisco. Foto: Grupo ACI

VATICANO, 11 Nov. 13 / 09:40 am (ACI/EWTN Noticias).- O Papa Francisco refletiu sobre o Evangelho deste domingo, que apresenta Jesus lidando com os saduceus que negavam a ressurreição, e assegurou que o amor de Deus é eterno, e espera a cada um de nós.

ÓTIMA SEMANA PRA VOCÊ AMIGUXO(A)! - "Seja humilde, pois até mesmo o Sol com toda sua grandeza, se põe para que a Lua passa brilhar." - DEUS TE ABENÇOE!!! - TEMPO DE SER FELIZ


:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:

HOJE É TEMPO DE SER FELIZ!

A vida é fruto da decisão de cada
momento.

Talvez seja por isso,
que a idéia de plantio seja tão
reveladora sobre a arte de viver.

Viver é plantar.

É atitude de constante semeadura,
de deixar cair na terra de nossa
existencia as mais diversas
formas de sementes.

Cada escolha, por menor que seja,
é uma forma de semente que lançamos
sobre o canteiro que somos.

Um dia, tudo o que agora
silenciosamente plantamos,
ou deixamos plantar em nós,
será plantação que poderá ser
vista de longe...

Para cada dia, o seu empenho.

A sabedoria bíblica nos confirma isso,
quando nos diz que "debaixo do céu há
um tempo para cada coisa!"

Hoje, neste tempo que é seu,
o futuro está sendo plantado.

As escolhas que você procura,
os amigos que você cultiva,
as leituras que você faz,
os valores que você abraça,
os amores que você ama,
tudo será determinante para a
colheita futura.

Felicidade talvez seja isso:
alegria de recolher da terra que somos,
frutos que sejam agradáveis aos
nossos olhos e aos olhos de DEUS!

Infelicidade, talvez seja o contrário.

PAZ E LUZ
PARA TODOS VOCÊS!!!

-:¦:- E -:¦:-

Um Dia Abençoado para todos!!

:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:

BOA NOITE! - "Em qualquer parte onde palpite a vida, eis que a vida para crescer e aperfeiçoar-se roga o alimento do amor, tanto quanto pede a presença da luz."


BOA TARDE! QUE DEUS TE ABENÇOE...


TERÇOS – VÍDEOS

TERÇO DA DIVINA PROVIDÊNCIA
 

TERÇO DE CURA E LIBERTAÇÃO
 

TERÇO DA FÉ
 

TERÇO DO ESPÍRITO SANTO
 

TERÇO DA LIBERTAÇÃO CANTADO - JOÃO GREGÓRIO

Oração do Angelus - Padre Antonello - VÍDEO


LITURGIA DAS HORAS

Clique no ícone abaixo
para acesso à Hora Canônica

Mensagens diárias prá vc

Terço - Mistério Gozosos - Segunda-Feira e Sábado


Terço do Rosário: Mistérios Gozosos




São Martinho de Tours - 11 de Novembro





Hoje celebramos a memória do Bispo São Martinho, que tornou-se intercessor e modelo de apostolado para todos nós.
Nasceu em 316 na Panônia (atual Hungria), numa família pagã que da parte do pai (oficial do exército romano) fez de Martinho um militar, enquanto o Pai do Céu o estava fazendo cristão, já que começou a fazer o Catecumenato.

TERÇO DA MISERICÓRDIA - VÍDEOS






"Quando rezarem este Terço junto aos agonizantes, Eu me colocarei entre o Pai e a alma agonizante, não como justo Juiz, mas como Salvador misericordioso".

JESUS, EU CONFIO EM VÓS!!!

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 11/11/2013

11 de Novembro de 2013

Ano C


Lc 17,1-6

Comentário do Evangelho

A falta de perdão, de misericórdia,é pedra de tropeço.

O escândalo é pedra de tropeço, é obstáculo que dificulta ou que impede de prosseguir um caminho. Jesus alerta contra o escândalo provocado intencionalmente e que desestimula os membros da comunidade a permanecerem fiéis. A falta de perdão ou a recusa dele, a falta de misericórdia, é pedra de tropeço, é escândalo, pois é incompatível com uma vida que se pretenda cristã. A Igreja como Comunidade dos reconciliados deve ser marcada pela disposição permanente ao perdão: “Se teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se arrepender, perdoa-lhe…” (v. 3). Não se trata de uma atitude, mas de um modo de viver (cf. v. 4). É a fé que nos enraíza em Deus e que nos faz viver segundo o Espírito. Em razão do dinamismo próprio da ação do Espírito em nós, a fé possibilita viver o que, aos olhos do mundo, poderia parecer impossível – perdoar e ser perdoado. A fé não é mensurável, basta crer!
Carlos Alberto Contieri, sj
ORAÇÃO
Pai, concede-me uma fé robusta que me predisponha ao perdão e me previna contra as atitudes que possam levar meu semelhante a se afastar de ti.

Vivendo a Palavra

O Evangelho nos adverte sobre escândalos que podemos produzir perante os pequeninos. Como discípulos de Jesus, nós devemos ser testemunhas vivas do Amor entre os homens, que se manifesta de maneira privilegiada no perdão sem limites concedido aos que peregrinam neste planeta jardim que nos foi confiado para usufruto e preservação.

Reflexão

A misericórdia é um dos valores evangélicos mais importantes e ser misericordioso significa, antes de tudo, ser capaz de colaborar com a salvação das pessoas, ser capaz de perdoá-la. Mas perdoar não significa esquecer, deixar de lado, pois o perdão não pode negar a verdade nem a responsabilidade da pessoa diante dos fatos. Perdoar significa não querer a punição para quem é culpado, mas sim criar condições para que ele possa se reerguer e reparar o mal que realizou. E somente aquela pessoa que tem fé é capaz de perdoar verdadeiramente, porque somente quem acredita no Deus misericordioso é capaz de agir verdadeiramente com misericórdia.

Recadinho


Fé e perdão! Quem tem fé perdoa. Mas quem precisa ser perdoado, só o merece se demonstra arrependimento e não somente em palavras, mas em ações concretas! As palavras o vento leva! O testemunho de vida faz surgir marcas de amor no coração!
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R

REFLEXÕES DE HOJE


11 DE NOVEMBRO - SEGUNDA


VEJA MAIS HOMILIAS DESTE DOMINGO

Liturgia comentada
Sete vezes... (Lc 17, 1-6)
Não. Não se trata de neutralidade diante do mal. Aquele que erra precisa de correção. A impunidade sempre reforça o erro. Mas os arrependidos merecem perdão. Uns mais, outros menos, todos nós erramos um dia e precisaremos do perdão.
Não fosse tão imperiosa a necessidade de ser perdoado, o Senhor não nos teria ensinado a rezar: “Perdoai as nossas dívidas” [na nova tradução, “perdoai as nossas ofensas”]. Quando o perdão nos é negado, cresce em nós o remorso, o sentimento de culpa e, mesmo, o desespero. Foi um perdão excessivamente adiado que fez de Absalão o inimigo nº 1 de seu pai, Davi. (Cf. 2Sm 14, 24.)
Ao contrário, quando lemos no Evangelho que o Paraíso foi reinaugurado com a entrada inesperada de um criminoso arrependido – a quem, eufemisticamente, chamamos de “bom ladrão” (cf. Lc 23, 43) – tomamos consciência de que também nós podemos ter acesso ao perdão divino.
Sim, dois mil anos depois de Cristo, ainda temos dificuldades em relação ao perdão. Primeiro, a dificuldade em pedir perdão. Oscilamos entre o desespero (modalidade de orgulho que nos leva a pensar que nosso pecado foi maior que a misericórdia divina) e a arrogância (eu sou assim; quem quiser, que me engula do jeito que eu sou)... A seguir, a dificuldade de dar perdão. Arrazoamos: “Se perdoo já, mostro fraqueza... Vão abusar e recair no erro... É melhor um tempo de silêncio, um “gelo”, com relações cortadas... Vou adiar, dar uma de ‘durão’, dificultar as coisas...”
E não percebemos o essencial: quando alguém é perdoado, especialmente em matéria grave, tem a oportunidade de experimentar o amor que ainda desconhece. Assim o cônjuge que trai, se arrepende e pede perdão, ao recebê-lo, é levado a meditar: “Puxa! A que ponto ele (ela) me ama! A ponto de me perdoar!” E, assim, vê-se impelido a pagar amor com amor...
Sete vezes! Para os semitas, o nº “7” é a cota da plenitude. Logo, perdoar “sete vezes” significa perdoar sempre. Seria estranha ao Evangelho de Jesus a atitude de quem diz: “Vou perdoar... mas não me caia noutra! É a última vez!”
A cada vez que nos confessamos – mesmo repetindo pecados habituais -, Deus nos perdoa como se fosse da primeira vez. É preciso reconhecer: parece que Ele não tem boa memória para nossos crimes. Perdoa e esquece.
Tentaríamos imitá-lo?
Orai sem cessar: “Amai vossos inimigos!” (Mt 5, 44)
Texto de  Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
santini@novaalianca.com.br

Reflexão

A misericórdia é um dos valores evangélicos mais importantes e ser misericordioso significa, antes de tudo, ser capaz de colaborar com a salvação das pessoas, ser capaz de perdoá-la. Mas perdoar não significa esquecer, deixar de lado, pois o perdão não pode negar a verdade nem a responsabilidade da pessoa diante dos fatos. Perdoar significa não querer a punição para quem é culpado, mas sim criar condições para que ele possa se reerguer e reparar o mal que realizou. E somente aquela pessoa que tem fé é capaz de perdoar verdadeiramente, porque somente quem acredita no Deus misericordioso é capaz de agir verdadeiramente com misericórdia.


HOMILIA
A NECESSIDADE DO PERDÃO

A frase chave do evangelho de hoje é:Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, reprende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe.
Em termos práticos, perdão significa abrir mão do direito de mover uma ação contra o ofensor. É um ato da vontade, não das emoções. O plano de Deus para o perdão a um ofensor dá a ambas as partes um novo começo, rumo a uma vida melhor. O perdão de Deus é a remoção da culpa e da penalidade total de nossos pecados sem qualquer merecimento nosso.
O perdão é necessário porque as ofensas são muitas. Jesus disse, É inevitável que venham escândalos mas ai do homem pelo qual eles vêm (Lc 17:1)! Nós ofendemos e somos ofendidos. Este é um problema comum nas relações humanas. Ofendemos os outros por atos, atitudes ou por palavras (Tg 3:2). O crostão sincero deve ser cuidadoso para não ofender nem sentir as ofensas pelos atos dos outros. Isto requer uma vigilância constante: Vigião e orai para não cairdes em tentação, adivertiu-nos Jesus.
O perdão é necessário por causa do mandamento de Deus. E Deus é bastante enfático sobre isto. Temos de perdoar cada ofensa repetidas vezes (Lc 17:3,4). Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportando-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós (Cl 3:12,13). Quer dizer, tudo que for oposto ao espírito de perdão deve ser abandonado de uma vez por todas, e ser substituído por bondade, simpatia, e perdão. Neste capítulo não há meio termo. Ou perdoamos uns aos outros ou nos rebelamos contra Deus.
O perdão é necessário porque não perdoar é prejudicial. Jesus advertiu que tal espírito é tão grave que Deus não perdoará a pessoa que não quiser perdoar outra (Mt 6:12,14,15). Porque? Porque um espírito não perdoador é pecado. É tão grave que se uma pessoa persiste nele, deve ser excluída da comunhão da igreja (Mt 18:7-9). Um espírito amargo é algo muito sério diante de Deus, merecendo a mais severa disciplina.
Perdoe todas as ofensas. Se alguém te ofender, quer seja por palavras, obras, ou atitude, perdoe. Se o erro repetir mais vezes, ainda que seja no mesmo dia, perdoe (Lc 17:4). Perdoe verdadeiramente. Não deixe que as ofensas se acumulem de modo a resultar num grande fardo. Teu perdão deve remover a ofensa para longe assim como Deus nos tem perdoado.
Perdoe de uma vez para sempre. Tu podes dizer, eu posso perdoar, mas não posso esquecer. Deus não nos ordena a esquecer. Ele está preocupado que o nosso perdão seja tão completo que se nós lembrarmos da ofensa, será para louvar a Deus pelo perdão, não para sentir mais tarde, mágoa pela ofensa.
Confie plenamente no Senhor. Perdão é um exercício espiritual. Quando Jesus terminou seu ensino sobre o perdão, os discípulos responderam: "aumenta-nos a fé" (Lc 17:5). O perdão pode ser estendido as pessoas através da fé em Deus.
Submeta-te totalmente ao Espírito Santo. As virtudes mencionadas em Colossenses 3:12,13, relativas a como fazer para perdoar, estão intimamente ligadas aos frutos do Espírito enumerados em Gálatas 5:22,23. Isto indica que a capacidade para o verdadeiro perdão vem do ministério do Espírito Santo no crente. O cristão que é cheio do Espírito e anda no Espírito não entristecerá o Espírito com uma atitude amarga que recusa perdoar.
Siga explicitamente o exemplo de Cristo. Assim como Cristo vos perdoou, assim também fazei vós (Cl 3:13). Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo (Ef 4:32) Jesus mesmo deixou-nos o exemplo de perdão para seguirmos.
Ame abnegadamente a pessoa que não merece. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor (Cl 3:14). Este espírito capacitará você a agir bondosa e pacientemente com o ofensor. O amor é sofredor, é benigno, não se irrita, não suspeita mal; ...tudo sofre. O amor nunca falha (I Co 13:4-8). O amor de Deus é a resposta para toda nossa amargura e sentimentos irreconciliáveis.
Descanse completamente na paz de Deus. Se permitires que a paz de Deus domine em teu coração, tu terás pouco problema com a falta de perdão (Cl 3:15). Quando tu "guardas a unidade do Espírito pelo vinculo da paz", tu não terás problema com o espírito de irreconciliação (Ef 4:3). A amargura e a mágoa que acompanham um espírito irreconciliável destruirão a paz do coração. A paz e o espírito que não poderão viver juntos. Se pensares: Não posso viver com a pessoa que agiu errado comigo, lembra-te de que é a paz de Deus que deve reinar no seu coração. Se não podes amar essa pessoa, peça a Deus para amar esta pessoa por ti e Ele o fará! Amando com o amor de Deus, tu serás cheio da paz de Deus (Ef 4:1-3). Perdão significa abrir mão, de uma vez para sempre, do direito de mover uma questão contra uma pessoa, ou seja, de vingar-se dela. É um ato da vontade, não das emoções. O plano de Deus é que tanto o ofensor como o ofendido tome um novo começo, rumo a uma vida melhor. Esteja disposto a cultivar a graça do perdão e serás feliz por todo o sempre diante de Deus.
Fonte Homilia: Padre Bantu Mendonça Katchipwi Sayla
LEITURA ORANTE

Lc 17,1-6 - Fé do tamanho da semente de mostarda



"Aumente a nossa fé!"

Preparo-me para a Leitura Orante, rezando, com todos que se encontram na web:
Graça e Paz a todos os que se reúnem aqui, na web, em torno da Palavra. Juntos, rezamos ou cantamos o Salmo 94: 
(Se, em grupo, pode ser rezado em dois coros ou um solista e os demais repetem) 
- Venham, ó nações, ao Senhor cantar (bis) 
- Ao Deus do universo, venham festejar (bis)
 
- Seu amor por nós, firme para sempre (bis)
 
- Sua fidelidade dura eternamente (bis)
 
- Toda a terra aclame, cante ao Senhor (bis)
 
- Sirva com alegria, venha com fervor (bis)
 
- Nossas mãos orantes para o céu subindo (bis)
 
- Cheguem como oferenda ao som deste hino (bis)
 
- Glória ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito (bis)
 
- Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito (bis)
 
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho, Vida, tem piedade de nós.

1. Leitura (Verdade) 
O que diz o texto do dia?
 
Leio atentamente o texto, na minha Bíblia: Lc 17,1-6:
Jesus disse aos seus discípulos:
- Sempre vão acontecer coisas que fazem com que as pessoas caiam em pecado, mas ai do culpado! Seria melhor para essa pessoa que ela fosse jogada no mar com uma grande pedra de moinho amarrada no pescoço do que fazer com que um destes pequeninos peque. Tenham cuidado! Se o seu irmão pecar, repreenda-o; se ele se arrepender, perdoe. Se pecar contra você sete vezes num dia e cada vez vier e disser: "Me arrependo", então perdoe.
Os apóstolos pediram ao Senhor:
- Aumente a nossa fé.
E ele respondeu:
- Se a fé que vocês têm fosse do tamanho de uma semente de mostarda, vocês poderiam dizer a esta figueira brava: "Arranque-se pelas raízes e vá se plantar no mar!" E ela obedeceria.

Jesus fala aos seus discípulos que sempre vai haver escândalos. Escândalo é o que faz tropeçar e cair. Às vezes caímos. Os outros também caem. Ninguém está isento de cair, pecar. Se o escândalo tem como vítima os pequenos, tem um agravante a mais. Neste texto do Evangelho, Jesus fala também de admoestação ou repreensão. Fala também de perdão. Perdoar sete vezes num dia significa, sempre
E finaliza, falando da fé, capaz de grandes coisas, ainda se pequena. A força da fé não depende de grandeza, mas de seu ponto de referência que é é Deus.

2. Meditação (Caminho) 
O que o texto diz para mim, hoje?
Em Aparecida, os bispos afirmaram:
 “Faz-se, pois, necessário propor aos fiéis a Palavra de Deus como dom do Pai para o encontro com Jesus Cristo vivo, caminho de “autêntica conversão e de renovada comunhão e solidariedade” (DAp 248).
É assim que assumo a Palavra de Deus?
É minha referência que me motiva à conversão, me impulsiona à comunhão e solidariedade?

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
 
Rezo a Oração de Jesus
Pai Nosso
Pai nosso, que estais no céu 
Santificado seja o vosso nome 
Venha a nós o vosso Reino 
Seja feita a vossa vontade, 
Assim na terra como no céu 
O pão nosso de cada dia nos dai hoje 
Perdoai-nos as nossas ofensas 
Assim como nós perdoamos a 
Quem nos tem ofendido 
E não nos deixeis cair em tentação 
Mas livrai-nos do mal. Amém

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
 
Meu novo olhar é para reconhecer meus erros, admiti-los e mudar de atitude nos meus relacionamentos.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.


Ir. Patrícia Silva, fsp
 Oração Final
Pai Santo, aumenta a nossa fé! Ela é tão pequenina... Faze-nos testemunhas do teu Amor, vivendo-o e o partilhando entre os irmãos; exercitando o perdão por vezes sem limites, acolhendo-os, cuidando com atenção e carinho de suas carências e desejos. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo. 


LITURGIA DIÁRIA 11/11/2013




Tema do Dia

«Aumenta a nossa fé!»

A leitura é um mergulho no mar da Sabedoria. O Espírito enche o universo. Uma exaltação à Justiça que governa o mundo, à busca sincera do Senhor, que se deixa encontrar pelos que o tentam, fugindo dos pensamentos insensatos, das fraudes e do pecado.

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda
e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame
 e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por
 todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores
se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos
a vida eterna. Amém.

Branco. 2ª-feira da 32ª Semana Tempo Comum

São Martinho de Tours B, m
emória


Primeira Leitura (Sb 1,1-7)
São Martinho
Segunda-feira 11/11/13

Início do Livro da Sabedoria.

1Amai a justiça, vós que governais a terra; tende bons sentimentos para com o Senhor e procurai-o com simplicidade de coração. 2Ele se deixa encontrar pelos que não exigem provas, e se manifesta aos que nele confiam. 3Pois os pensamentos perversos afastam de Deus; e seu poder, posto à prova, confunde os insensatos. 4A Sabedoria não entra numa alma que trama o mal nem mora num corpo sujeito ao pecado. 5O espírito santo, que a ensina, foge da astúcia, afasta-se dos pensamentos insensatos e retrai-se quando sobrevém a injustiça. 6Com efeito, a Sabedoria é o espírito que ama os homens, mas não deixa sem castigo quem blasfema com seus próprios lábios, pois Deus é testemunha dos seus pensamentos, investiga seu coração segundo a verdade e mantém-se à escuta da sua língua;7porque o espírito do Senhor enche toda a terra, mantém unidas todas as coisas e tem conhecimento de tudo o que se diz.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Responsório (Sl 138)
São Martinho
Segunda-feira 11/11/13

— Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!
— Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!

— Senhor, vós me sondais e conheceis, sabeis quando me sento ou me levanto; de longe penetrais meus pensamentos, percebeis quando me deito e quando eu ando, os meus caminhos vos são todos conhecidos.
— A palavra nem chegou à minha língua, e já, Senhor, a conheceis inteiramente. Por detrás e pela frente me envolveis; pusestes sobre mim a vossa mão. Esta verdade é por demais maravilhosa, é tão sublime que não posso compreendê-la.
— Em que lugar me ocultarei de vosso espírito? E para onde fugirei de vossa face? Se eu subir até os céus, ali estais; se eu descer até o abismo, estais presente.
— Se a aurora me emprestar as suas asas, para eu voar e habitar no fim dos mares; mesmo lá vai me guiar a vossa mão e segurar-me com firmeza a vossa destra.


Evangelho (Lc 17,1-6)
São Martinho
Segunda-feira 11/11/13


O pecado e o perdão


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus disse a seus discípulos: “É inevitável que aconteçam escândalos. Mas ai daquele que produz escândalos! 2Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos.
3Prestai atenção: se o teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se converter, perdoa-lhe. 4Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, tu deves perdoá-lo”.
5Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” 6O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a blia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações
que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los  em prática.
Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedeis todos por mim. Amém