terça-feira, 16 de maio de 2023

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE…

LEITURA ORANTE DO DIA 13/05/2023



LEITURA ORANTE

Jo 15,18-21- Eu vos escolhi.

"O Senhor nos disse: "não tenham medo."
(Mt 28,5)

Como às mulheres na manhã da Ressurreição nos é repetido: "Por que buscam entre os mortos aquele que está vivo?" (Lc 24,5). Os sinais da vitória de Cristo ressuscitado nos estimulam enquanto suplicamos a graça da conversão e mantemos viva a esperança que não defrauda"  (DAp 14).
Renovando estes sentimentos, preparamo-nos para a Leitura Orante.
Espírito de verdade,
a ti consagramos a mente e nossos pensamentos: ilumina-nos.
Que  conheçamos Jesus Mestre
e compreendamos o seu Evangelho.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto: Jo 15,18-21
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18 “Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. 19 Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia. 20 Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior que seu senhor’. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21 Tudo isso eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”.
Refletindo
Observamos as palavras de Jesus.
Quanto mais o discípulo ou seguidor se deixa levar pela “causa”, pela dinâmica de Jesus Cristo Mestre, mais percebe a sua inadequação aos critérios e propostas do mundo. Se ele é fiel ao Mestre, passa a ser ridicularizado, rejeitado, ignorado e, até, perseguido pelo mundo. A “causa” de Jesus tem um preço especial.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Espelhando-nos no Evangelho, sentimos que, às vezes, nos inquietamos por andar de acordo com o mundo e nos distanciamos da verdade e da liberdade que a Palavra de Deus nos propõe. Vemos ainda que, na profundidade de nosso ser, ansiamos por seguir as propostas libertadoras de Jesus, mas, às vezes, temos medo das críticas por ser diferente. Pensamos que muitas pessoas sentem como nós.
Meditando
Os bispos nos lembram a “causa” de Jesus:
“As condições de vida de muitos abandonados, excluídos e ignorados em sua miséria e sua dor, contradizem este projeto do Pai e desafiam os cristãos a um maior compromisso a favor da cultura da vida. O Reino de vida que Cristo veio trazer é incompatível com essas situações desumanas. Se pretendemos fechar os olhos diante destas realidades, não somos defensores da vida do Reino e nos situamos no caminho da morte: “Nós sabemos que passamos da morte para a vida porque amamos os irmãos. Aquele que não ama, permanece na morte” (1 Jo 3,14). É necessário sublinhar “a inseparável relação entre o amor a Deus e o amor ao próximo”, que “convida a todos a suprimir as graves dificuldades sociais e as enormes diferenças no acesso aos bens”. Tanto a preocupação por desenvolver estruturas mais justas como por transmitir os valores sociais do Evangelho situam-se neste contexto de serviço fraterno à vida digna.” (DAp 358).

Outros textos bíblicos nos ajudam a refletir:
Mt 16,24 Então Jesus disse aos discípulos: «Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz, e me siga. 25 Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perde a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la.
Mc 6,7ss Jesus chamou os doze discípulos, começou a enviá-los dois a dois e dava-lhes poder sobre os espíritos maus. 8 Jesus recomendou que não levassem nada pelo caminho, além de um bastão; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. 9 Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. 10 E Jesus disse ainda: «Quando vocês entrarem numa casa, fiquem aí até partirem. 11 Se vocês forem mal recebidos num lugar e o povo não escutar vocês, quando saírem sacudam a poeira dos pés como protesto contra eles.» 12 Então os discípulos partiram e pregaram para que as pessoas se convertessem. 13 Expulsavam muitos demônios e curavam muitos doentes, ungindo-os com óleo.

3. Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos, com toda a Igreja:
Senhor Jesus, Tu és o Caminho!
Em meio a sombras e luzes,
alegrias e esperanças, tristezas e angústias,
Tu nos levas ao Pai.
Não nos deixes caminhar sozinhos.
Fica conosco, Senhor!

Tu és a Verdade!
Desperta nossas mentes
e faze arder nossos corações com a tua Palavra.
Que ela ilumine e aqueça os corações sedentos de justiça e santidade.
Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti!
Fica conosco, Senhor!

Tu és a Vida!
Abre nossos olhos para te reconhecermos
no "partir o Pão", sublime Sacramento da Eucaristia!
Alimenta-nos com o Pão da Unidade.
Sustenta-nos em nossa fragilidade.
Consola-nos em nossos sofrimentos,
Faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e excluídos.
Fica conosco, Senhor!

Jesus Cristo: Caminho, Verdade e Vida,
No vigor do Espírito Santo,
Faze-nos teus discípulos missionários!
Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida, queremos ser:
Alegres no Caminho para a Terra Prometida!
corajosas testemunhas da Verdade libertadora!
promotores da Vida em plenitude!
Fica conosco, Senhor! Amém!

4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar é iluminado pela “causa” de Cristo que assumimos. Recordamos as palavras de Bento XVI no início de seu Pontificado, fazendo eco a João Paulo II, e queremos assim viver: "Não temam! Abram, abram de par em par as portas a Cristo!... quem deixa Cristo entrar a não perde nada, nada - absolutamente nada - do que faz a vida livre, bela e grande. Não! Só com esta amizade abrem-se as portas da vida". (DAp 15).
Assim quero viver hoje e sempre, tendo como
lembrete: "Eu vos escolhi".

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Irmã Patrícia Silva, fsp

Palavra se fez carne - 16 de maio, 3ª feira, 6ª Semana da Páscoa


16 de maio, 3ª feira, 6ª Semana da Páscoa


- Hoje é dia 16 de maio, 3ª feira, 6ª Semana da Páscoa.

- Estamos vivendo o tempo Pascal onde a presença de Jesus ressuscitado tem se manifestado, muitas vezes reconhecida e acolhida, outras, com um pouco mais de dificuldade. No evangelho de hoje, Jesus anuncia seu retorno ao Pai e questiona aos seus discípulos se eles não irão perguntar para onde ele vai. Na verdade, os discípulos ainda não tinham compreendido a morte de Jesus como uma partida para o Pai e ficam tristes. Outro motivo da tristeza é pela amizade e caminho feito juntos. Porém Jesus fala da importância de ir para o Pai, pois só assim enviará o Espírito que os ajudará a compreender todas as coisas. Peça ao Senhor a graça de testemunhar a presença do Espírito Santo perante o mundo e as pessoas, bem como reconhecer suas ações no cotidiano da vida.

- Com a força do Espírito Santo acolha o Evangelho Segundo São João, Capitulo 16, versículos de 5 a 11.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Agora, parto para aquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: 'Para onde vais?' Mas, porque vos disse isto, a tristeza encheu os vossos corações. No entanto, eu vos digo a verdade: É bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor; mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei. E quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento: o pecado, porque não acreditaram em mim; a justiça, porque vou para o Pai, de modo que não mais me vereis; e o julgamento, porque o chefe deste mundo já está condenado".

- O texto nos apresenta Jesus em seu discurso de despedida, através do diálogo prepara o coração dos seus discípulos para a sua partida, isto é, seu retorno para o Pai, de modo que compreendam a sua missão de enviá-los o Defensor, aquele que além de defendê-los, vem nos esclarecer sobre o pecado, a justiça e o julgamento. Tornando assim os discípulos capazes de olhar as situações do mundo a partir da palavra e ação de Jesus. A partida de Jesus, não é um processo de abandono, de ausência para sempre, mas pelo contrário, é caminho para a manifestação do Espírito Santo, aquele que guia a Igreja, cujo papel, é proporcionar esta união, comunhão e vínculo entre Deus e a humanidade. Peça ao Espírito Santo que conduza e guie a sua vida, a vida da Igreja e a vida do nosso povo.

- O grande dom que Deus nos dá é o Espírito Santo, ele nos ajuda a viver as dificuldades na caminhada que fazemos. Diante das suas fraquezas e medos você tem a certeza de que o Espírito Santo te protege e te defende? Você acredita no amor do Pai, na comunhão do Filho na presença do Espírito Santo?

- Nós confiamos e esperamos naquele que vem como luz de Deus e como nosso defensor. “Se eu não for, não virá até vós o Defensor”. Acolhamos o hino o conhecido hino ao Espírito Santo: A nós descei Divina Luz

- A nós descei, Divina Luz!
A nós descei, Divina Luz!
Em nossas almas acendei
O amor, o amor de Jesus!
Em nossas almas acendei
O amor, o amor de Jesus!

- Vinde, Santo Espírito, e do céu mandai
Luminoso raio, luminoso raio!
Vinde, Pai dos pobres, doador dos dons
Luz dos corações, luz dos corações!
Grande defensor, em nós habitai
E nos confortai, e nos confortai!
Na fadiga, pouso; no ardor, brandura
E na dor, ternura, e na dor, ternura!

- Aos fiéis que oram, com vibrantes sons
Dai os sete dons, dai os sete dons!
Dai virtude e prêmio, e no fim dos dias
Eterna alegria, eterna alegria!

- Termina tua oração fortalecido e fortalecida pela presença vivificadora do Espírito Santo que te ilumina e te conduz. Procure à luz do Espírito de Deus orientar sua vida e suas buscas mais profundas.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Palavra se fez carne - 15 de maio, 2ª feira, 6ª Semana da Páscoa


15 de maio, 2ª feira, 6ª Semana da Páscoa


- Hoje é dia 15 de maio, 2ª-feira da 6ª Semana da Páscoa.

- Este é o momento escolhido por Deus para Se encontrar contigo na oração. Acolhe-O com alegria, agradecendo as manifestações da sua bondade que vão preenchendo a tua vida. Começa tua oração agradecendo ao Senhor Deus, seja pela tua alegria ou tristeza. Louve o Senhor pela sua bondade e verás como esta atitude de gratidão irá transformar teu dia e tua vida.

-Escuta o Evangelho Segundo João, capítulo 15, versículos 26 ao Capítulo 16, versículo 4a:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada. Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. Agirão assim, porque não conheceram o Pai, nem a mim. Eu vos digo isto, para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora.

- No evangelho de hoje, Jesus lembra aos discípulos de que estarão acompanhados em sua vida de missão pelo Espírito da verdade – aquele que fala por meio de quem O anuncia. Porém, lembra-lhes também sobre as perseguições, que sofrerão por causa dessa mesma missão, feitas por pessoas que acreditam estar procedendo em nome de Deus. Peça ao Senhor que envie seu Espírito de Verdade na sua vida, na missão que exerce na comunidade, no trabalho, na sociedade.

- Você pede a Deus que envie o seu Espírito? Procura deixar-se guiar pelo Espírito da Verdade em tudo o que é importante no dia-a-dia?

- “Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim”, diz Jesus no evangelho de hoje. Quem compreende a verdade a respeito do amor de Jesus, procura comunicá-la aos outros. Imploremos a Deus que envie seu Espírito de amor e verdade. Reza assim o teólogo e bispo Bruno Forte:

Vem, Espírito Santo,
Vem em nós,
inquietos pela febre da qual tu mesmo nos contagiastes;
vem reapresentar em nós e para nós
o mistério do Crucificado Ressuscitado
pela força da Palavra de vida!
Vem encher a nossa mente e todo o nosso existir,
para que a boca fale, finalmente, pela superabundância do coração.
Amém.

- Termina sua oração pedindo ao Senhor que seu Espírito de Verdade transforme a face da terra, marcada pela guerra, por tanto ódio, pela fome, pela miséria. Que o Espírito Santo nos anime a viver com esperança.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Palavra se fez carne - 14 de maio, 6º Domingo da Páscoa


14 de maio, 6º Domingo da Páscoa


- Hoje é dia 14 de maio, 6º Domingo da Páscoa.

- O Evangelho deste domingo faz parte de uma longa conversa de Jesus com os seus amigos, durante a Última Ceia. Era uma conversa amiga, que ficou na memória do discípulo amado, João. Jesus, assim parece, queria prolongar ao máximo esse último encontro, momento de muita intimidade. Trata-se de um verdadeiro “testamento espiritual”. Silencie, respire profundamente e acolha essa palavra de intimidade que Jesus dirige também a você.

- Escuta o Evangelho Segundo João, capítulo 14, versículos 15 a 21:

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Se me amais, guardareis os meus mandamentos, e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco: o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e estará dentro de vós. Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós. Pouco tempo ainda, e o mundo não mais me verá, mas vós me vereis, porque eu vivo e vós vivereis. Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai e vós em mim e eu em vós. Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama, será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele.

- Jesus oferece aqueles que o amam, novas formas para aprender a confiar: promete-lhes o Espírito da verdade, que revela tudo; esse mesmo Espírito os dará a certeza: Cristo não os abandonará, porque sempre morará no meio deles, juntamente com seu Pai, (Deus). Quem tem o Espírito da verdade é capaz de observar seus mandamentos e faz o que lhe agrada. Jesus sempre fez o que agradava a Deus Pai. O evangelho também diz que, quem ama Jesus será muito amado por Deus, Ele o amará e se manifestará a todos.

- Você é o foco de um grande amor. O Espírito do Amor Divino vem habitar em você. O Espírito encontra em você uma recepção calorosa? Você se deixa conduzir pelo Espírito? O que o Espírito está te ensinando neste momento de oração?

- “Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco: o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê nem o conhece.”, diz Jesus. Conduzidos pelo Espírito de Jesus, mergulhamos em nosso mundo com os olhos abertos, com os ouvidos atentos, com o coração sensível para ter acesso à verdade profunda de toda a realidade. Tudo é perpassado por essa presença alentadora, que “faz novas todas as coisas”. Por isso dizemos:

Envia teu Espírito, Senhor e renova a face da terra.

- Termina sua oração pedindo ao Senhor a graça de deixar-se conduzir pelo Espírito e que ele te anime a viver e buscar a verdade.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Palavra se fez carne - 13 de maio, sábado, 5ª Semana da Páscoa


13 de maio, sábado, 5ª Semana da Páscoa


- Hoje é dia 13 de maio, sábado da 5ª Semana da Páscoa.

- Jesus continua seu discurso de despedida. Hoje anuncia que seus seguidores, aqueles que prolongarão suas palavras e suas ações no tempo, enfrentarão dificuldades tais como as que ele enfrentou. Jesus não pede que o sofrimento nessas ocasiões seja negado, mas que a certeza de que pertencemos a ele possa nos iluminar nesses momentos de grande dor e a escolher o amor como resposta. Peça ao Senhor que te ilumine nas situações de grande dor.

- Escuta o Evangelho segundo João, capítulo 15, versículos de 18 a 21.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia. Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: 'O servo não é maior que seu senhor'. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.

- O mundo representa a humanidade oposta a Deus, consciente ou não dessa escolha, e é a esse mesmo mundo a que os discípulos são enviados. A certeza de que pertencemos a Jesus, que nos escolheu, faz com que possamos ecoar seu discurso de amor, respondendo de forma contrária ao ódio e à perseguição recebidos. Pode parecer fraqueza agir desse modo, mas é pelo amor que Jesus se moveu e nos convida a agir. Que a certeza de nosso pertencimento a Jesus fortaleça em nós o amor como resposta.

- Neste período de Páscoa, como o amor tem sido elemento norteador de suas ações? Ou tens respondido às incompreensões pelas quais passa “com a mesma moeda”?

- “Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim”, diz Jesus. O ódio e a perseguição são elementos que nos fazem sofrer e alimentam em nós o desejo de responder à mesma altura daquilo que recebemos. Nesse cenário, responder com amor torna-se a forma mais forte e eficaz que podemos dar, pois ele é capaz de pôr um fim à realidade negativa em que nos encontramos. Cora Coralina, em seu poema Das Pedras, ilustra bem isso:

“Ajuntei todas as pedras
Que vieram sobre mim
Levantei uma escada muito alta
E no alto subi
Teci um tapete floreado
E no sonho me perdi
Uma estrada,
Um leito,
Uma casa,
Um companheiro,
Tudo de pedra
Entre pedras
Cresceu a minha poesia
Minha vida...
[...]”

- Peça ao Senhor para te ajudar a responder o mal com amor, força maior capaz de mudar a realidade de nossas relações.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Uma vida cristã autêntica | (At 16, 22-34) #1119 - Frei Gilson




Publicado em 16 de mai. de 2023

O Espírito nos mostra quem é Jesus | (Jo 15, 26-16, 4a) #1118 - Frei Gilson




Publicado em 15 de mai. de 2023

O Espírito da Verdade | (Jo 14, 15-210) #1117 - Frei Gilson




Publicado em 14 de mai. de 2023

Não tenha medo de ser odiado pelo mundo | (Jo 15, 18-21) #1116 - Frei Gilson




Publicado em 13 de mai. de 2023

Compreender quem é Jesus | Mãe Maria (16/05/2023) - Dom Walmor



Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 16 de mai. de 2023

Fonte de sabedoria | Mãe Maria (15/05/2023) - Dom Walmor



Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 15 de mai. de 2023

A Palavra de Deus toca o coração | Mãe Maria (14/05/2023) - Dom Walmor



Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 14 de mai. de 2023