quarta-feira, 7 de março de 2012

BOA NOITE

O Terço - Mistérios Gloriosos - Quarta-Feira e Domingo


Terço do Rosário: Mistérios Gloriosos 


Santas Perpétua e Felicidade - 7 de Março


Santas Perpétua e FelicidadeNuma perseguição que se desencadeou em Cartago, foram presos nesta cidade cinco catecúmenos, entre os quais uma escrava chamada Felicidade e uma mulher, ainda nova e de posição, chamada Perpétua. A primeira estava grávida de oito meses e a segunda tinha uma criança de peito. Receberam o batismo enquanto estavam presas.

Permitiram a Perpétua que levasse consigo o filho para o cárcere. Chegado o interrogatório, ambas confessaram abertamente a fé e foram condenadas a ser lançadas às feras no aniversário do imperador Geta. A mãe foi então separada do seu filhinho. "Deus permitiu que ele não voltasse a pedir o peito e que ela não fosse mais atormentada com o leite", escreveu Perpétua no diário que foi fazendo até o dia da sua morte. Narra em seguida uma visão em que lhe apareceu seu irmão Dinócrates, ao sair do Purgatório graças às suas orações, e outra em que lhe foi prometida a assistência divina no último combate.

Felicidade receava que, devido ao seu estado, não lhe permitissem morrer com a companheira, mas, três dias antes dos espetáculos públicos, deu à luz. Como as dores do parto lhe arrancassem gritos, um dos carcereiros observou-lhe: "Se tu te lamentas já dessa maneira, que será quando fores lançada às feras?". "Hoje sou eu que sofro, respondeu a escrava; nesse dia, sofrerá por mim Aquele por quem eu sofro". Deu à luz uma menina que foi adotada por uma mulher cristã.

Perpétua e Felicidade entraram alegremente no anfiteatro com os três companheiros. Envolveram-nas numa rede e entregaram-nas às arremetidas duma vaca furiosa. O povo cansou-se depressa de ver torturar as duas jovens mães, uma das quais ia perdendo o leite, e pediu que se acabasse com aquele espetáculo. Abraçaram-se então pela última vez. Felicidade recebeu o golpe de misericórdia impavidamente. Perpétua caiu nas mãos dum gladiador desastrado que falhou o golpe, "tendo-se visto ela própria na necessidade de dirigir contra o pescoço a mão trêmula do gladiador inexperiente". Estes martírios deram-se na era de 203.

Santas Perpétua e Felicidade, rogai por nós! 

FONTE DE PESQUISA: Canção Nova

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 07/03/2012

7 de Março de 2012 

Mateus 20,17-28

Comentário do Evangelho

O Reino de Deus é amor e liberdade

Jesus, com seus discípulos, dirige-se a Jerusalém, para fazer aí a sua proclamação do Reino de liberdade e amor. Ele sabe que está jurado de morte pelos chefes religiosos e adverte os discípulos sobre isto (cf. Mt 16,21-23; 7,22-23). Porém, os discípulos ainda não entendem e acham que Jesus poderia liderar um movimento de libertação e reivindicam posições privilegiadas. A própria mãe de Tiago e João (filhos de Zebedeu) também pensa assim. Jesus faz a contraposição entre a opressão que os chefes das nações e os grandes fazem sobre o povo e a prática característica do Reino, a humildade e o serviço para a libertação e a comunicação de vida a todos, a qual deve ser assumida pelos discípulos. 



Vivendo a Palavra

Jesus sobe a Jerusalém com os doze apóstolos. Sabia que esta seria a derradeira vez. Suas recomendações têm sabor de despedida. Que nós saibamos viver esta quaresma como uma caminhada com o Mestre, dispostos a compartilhar a sua paixão, mas esperando, também com Ele, viver a Páscoa. A última palavra será: Ressurreição!



Reflexão

Nós todos, que nos dizemos discípulos e discípulas de Jesus, não podemos deixar os critérios do Evangelho para viver segundo os critérios do mundo. No mundo, autoridade significa ocasião para a tirania, a opressão e a busca da satisfação dos próprios interesses, sejam de quais naturezas forem. O próprio Jesus nos fala que entre nós não deve ser assim. Ele é o modelo de autoridade para todos nós, pois sendo verdadeiro Deus, o Senhor de tudo, se fez servidor dos homens e despojou-se de tudo, desde a sua condição divina até a sua vida humana, para nos resgatar e nos fazer participantes da vida divina.



COMENTÁRIOS DO EVANGELHO


FAÇA UMA DOAÇÃO AO NPDBRASIL...


1. "Lugares Importantes"(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

No evangelho estamos diante de dois membros da comunidade, que queriam fazer carreira religiosa, com o total apoio da Mamãe coruja que transforma o desejo de poder dos filhos, e uma oração suplicante. Se em nossas comunidades conhecemos pessoas com esse perfil dos Filhos de Zebedeu, isso é,  que querem ter poder sobre as pessoas, ninguém desanime, pois os dois Filhos de Zebedeu tornarem-se santos e deram suas vidas por amor ao evangelho.

Mas eles também viveram essa fantasia de ter poder na comunidade, como comentávamos na reflexão de ontem, sobre a cadeira do padre. Jesus acaba de anunciar o seu triunfo sobre as Forças do Mal, que irá culminar com a sua ressurreição, mas que irá passar pelo amargor da paixão e da morte no calvário. A mãe, como qualquer mãe dos nossos tempos queria ver os Filhos se darem bem na vida, que mãe já não tentou falar com alguém influente para arranjar um emprego para o Filho, algum político de prestígio, para dar ao Filho algum benefício? Não vamos condenar a mãe dos dois jovens, pois há quem diga que foram eles mesmos que pediram a Jesus, mas Matheus, amenizando a situação, joga a responsabilidade para a coitada da mãe...

O evangelho não quer espinafrar a Mãe e seus dois filhos, que como já disse, ao ser escrito esse evangelho provavelmente  já tinham alcançado a santidade com o martírio. Mas a mensagem central é só uma : quem quiser percorrer o caminho do discipulado, tem que renunciar aos sonhos de poder, prestígio e grandeza, para unir-se intimamente a Cristo, sua paixão e morte.

O cristão vive para servir aos irmãos e irmãs, dar sempre o melhor de si para o bem do outro, desapegar totalmente de seus interesses até mesmo essenciais, para uma entrega total e generosa a serviço do outro, sem nunca esperar gratidão, reconhecimento e homenagens, mas a cruz unicamente.

O caminho da Santidade em Cristo, passa obrigatoriamente pelo calvário, antes de chegar na Ressurreição. É este o único caminho do discipulado, e não há outro!

2. O Reino de Deus é amor e liberdade(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)

VIDE ACIMA

Oração

Pai, transforma-me em servidor de meus semelhantes, fazendo-me sempre pronto a doar minha vida para que o teu amor chegue até eles.


3. DUAS ATITUDES CONTRASTANTES(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

É fácil perceber o contraste entre as duas atitudes apresentadas no Evangelho. Fica, em aberto, a questão: com qual delas mais nos identificamos?

A primeira atitude é a de Jesus, o Filho do Homem, cuja vida está a ponto de ser entregue, como sinal de seu total desprendimento e de sua absoluta fidelidade à vontade do Pai. Caminhando para a morte, tem consciência de não ter dado espaço ao egoísmo, em seu coração. Sua existência definiu-se como serviço generoso aos que viviam oprimidos pelo pecado e precisavam libertar-se.

Contrastando com Jesus, está a atitude dos filhos de Zebedeu. Ambiciosos, querem garantir um lugar de destaque no reino messiânico, que está para ser instaurado, e assim, receber honrarias e serem servidos. Têm apenas ideais de grandeza, postos a serviço do próprio egoísmo. Não lhes interessa o bem que poderão fazer, e sim, os benefícios dos quais irão usufruir. Não lhes passa pela cabeça sacrificarem-se pelos outros, mas exigir que os demais se sacrifiquem por eles.

O cristão, tem diante de si, estas duas possibilidades. A fidelidade à sua vocação cristã dependerá da capacidade de optar pela atitude de Jesus. Embora devendo passar pela cruz, esta é a atitude que corresponde à vontade de Deus.

Oração

Espírito de desprendimento, não me deixes cair na tentação de buscar as honras deste mundo. E concede-me força para eu seguir sempre as pegadas de Jesus, o qual veio para servir.



Quem ama serve

Postado por: homilia

março 7th, 2012


Jesus anuncia Sua Morte como consequência de toda Sua vida. Enquanto isso, Tiago e João sonham com poder e honrarias, suscitando discórdia e competição entre os outros discípulos. No entanto, o Senhor lhes mostra que a única coisa importante para um discípulo é seguir o Seu exemplo: servir e não ser servido. Na nova sociedade que Jesus projeta, a autoridade não é exercício de poder, mas qualificação para o serviço que se exprime na entrega de si mesmo para os outros e para o bem comum.
Apesar do testemunho de Jesus, os discípulos estavam atrelados aos esquemas mundanos, mostrando-se pouco sensíveis aos ensinamentos do Mestre. O pedido dos filhos de Zebedeu foi uma prova disso.
Fazendo “ouvidos de mercador”, os filhos de Zebedeu estavam preocupados em garantir para si os melhores lugares no Reino quando Jesus revelou Seu destino de sofrimento e morte. Bem se vê que estavam longe de uma sintonia com o Reino anunciado por Jesus, pois imaginavam um lugar onde os chefes se tornariam tiranos e os grandes se tornariam opressores por estarem revestidos de autoridade.
No Reino almejado por Jesus, a grandeza consiste em pôr-se a serviço do semelhante de maneira despretensiosa; o primeiro lugar será ocupado por quem se dispuser a assumir a condição de servo. A tirania cede lugar ao serviço, a opressão se transforma em amor eficaz em benefício do próximo.
Bastava contemplar o modo de proceder do Mestre Jesus, que se autodenomina Filho do Homem, pois Este jamais buscou ser servido. Jesus manteve sempre Sua postura de servo, consciente da missão recebida do Pai, a ponto de entregar Sua própria vida para que toda a humanidade obtivesse salvação. Ele era o exemplo no qual os discípulos deveriam se inspirar.
Para Jesus a autoridade e o primeiro lugar no Reino estão intimamente associados à capacidade de servir: “o maior de vocês deve ser aquele que serve” (Mt 23,11). Esta atitude fundamental do discípulo configurará o quadro de carismas e ministérios, cuja responsabilidade é atuar no mundo para transformar as realidades à luz da Palavra de Deus. Daí algumas intuições que podem contribuir para compreender e assumir a missão da Igreja na ótica do serviço à organização e restauração de todo o povo de Deus.
Assim, somente responderemos fielmente à nossa vocação de servir quando nos tornarmos homens e mulheres em profunda sintonia e comunhão com o Deus da Vida, sem esquecer nem deixar à margem, na luta de cada dia, os pobres e excluídos (cf. At 6,1) que precisam e, por isso, devem ser servidos.
Quantas vezes nos aproximamos de Jesus, mas, sem discernimento, pedimos coisas sem sentido? Quantas coisas desnecessárias, mas que julgamos essenciais, pedimos quando oramos a Deus? É por isso que, a todo instante, faz-se necessário pedir auxílio ao Espírito Santo para que Ele nos ensine a rezar. Até mesmo para orar necessitamos do auxílio e da misericórdia do Pai.
Outro ponto forte desta Palavra é o ensinamento de humildade que Jesus vem nos trazer. Hoje, infelizmente, o mundo nos ensina que devemos sempre estar à frente, ser os melhores, ter o melhor emprego, receber o mais alto salário, enfim, devemos “ter”. Em meio a isso, devemos agir de forma contrária. Jesus nos pede que sejamos os menores, nos pede que não contemos vantagens sobre o que temos ou sobre quem somos; porém, devemos agir de forma humilde, sempre procurando mais servir do que ser servidos, amar mais do que ser amados, perdoar mais do que ser perdoados.
Peçamos que o Senhor nos dê um coração manso e humilde. Que, no dia de hoje, passemos a valorizar as coisas do Alto e não as coisas terrenas. Nossa meta é o céu. Fomos feitos para sermos cidadãos do Reino, e o passaporte para lá é o amor e a humildade. Por isso, humildemente e dobrados, devemos servir aos nossos irmãos e irmãs. Quem ama serve, e quem serve se faz pequeno perante os homens, mas grande diante de Deus.
Que nosso coração possa se abrir mais e mais para amar a Deus no próximo.
Jesus, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao Vosso. Pai, transforma-me em servidor dos meus semelhantes, fazendo-me sempre pronto a doar minha vida para que Vosso amor chegue até eles.
Padre Bantu Mendonça


Leitura Orante 

Inicio este momento 
orando com todos os que estão neste ambiente virtual, 
a oração de Bento XVI: 

Senhor, dai-nos sempre o fogo de vosso Santo Espírito, 
que ilumine as nossas mentes 
e desperte entre nós o desejo de contemplar-vos, 
o amor aos irmãos, especialmente aos aflitos, 
e o ardor por anunciar-vos no início deste século. 

1. Leitura (Verdade) 


Leio atentamente, na Bíblia, o texto de hoje: 
Mt 20,17-28. 

No caminho para Jerusalém Jesus anuncia a sua morte como consequência de toda a sua vida. Enquanto isso, Tiago e João sonham com poder e honrarias, suscitando discórdia e competição entre os outros discípulos. Jesus mostra que a única coisa importante para o discípulo é segui-lo: servir e não ser servido. Na nova sociedade que Jesus projeta, a autoridade não é exercício de poder, mas serviço que se exprime na entrega de si mesmo para o bem comum. 

2. Meditação (Caminho) 

- O que a Palavra diz para mim? 

O meu ser discípulo é conforme o Evangelho? 
Sou aquela pessoa que serve porque segue Jesus?
 Sou capaz de viver a radicalidade do Evangelho? 

Os bispos, em Aparecida, lembraram o serviço de muitos que, inclusive, dão a própria vida serviço dos demais, como Jesus: 
"Apesar das deficiências e ambigüidades de alguns de seus membros, a Igreja tem dado testemunho de Cristo, anunciado seu Evangelho e oferecido seu serviço de caridade principalmente aos mais pobres, no esforço por promover sua dignidade e também no empenho de promoção humana nos campos da saúde, da economia solidária, da educação, do trabalho, do acesso à terra, da cultura, da habitação e assistência, entre outros. Com sua voz, unida à de outras instituições nacionais e mundiais, tem ajudado a dar orientações prudentes e a promover a justiça, os direitos humanos e a reconciliação dos povos. Isto tem permitido que a Igreja seja reconhecida socialmente em muitas ocasiões como uma instância de confiança e credibilidade. Seu empenho a favor dos mais pobres e sua luta pela dignidade de cada ser humano tem ocasionado, em muitos casos, a perseguição e, inclusive, a morte de alguns de seus membros, os quais consideramos testemunhas da fé. Queremos recordar o testemunho valente de nossos santos e santas, e aqueles que, inclusive sem haver sido canonizados, tem vivido com radicalidade o evangelho e oferecido sua vida por Cristo, pela Igreja e por seu povo." 
(DAp 98). 

3. Oração (Vida) 

- O que a Palavra me leva a dizer a Deus? 

Rezo com toda Igreja a 

Oração da Campanha da Fraternidade 2012 

Senhor Deus de amor, 
Pai de bondade, 
nós vos louvamos e agradecemos 
pelo dom da vida, 
pelo amor com que cuidais de toda a criação. 

Vosso Filho Jesus Cristo, 
em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos 
e de todos os sofredores, 
sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude. 

Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito. 
Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão 
se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo, 
e que a saúde se difunda sobre a terra. 
Amém. 

4. Contemplação(Vida/ Missão) 

- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? 

Nas relações onde devo exercer alguma autoridade vou fazer aquele exercício de serviço, como Jesus. 

Bênção 

- Deus nos abençoe e nos guarde.
 Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. 
Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. 
Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. 
Amém. 

I. Patrícia Silva, fsp 

Oração Final

Pai Santo, dá-nos força e sabedoria para pautarmos nossos relacionamentos com nós mesmos, com o próximo e contigo pelos princípios do jejum, da esmola e da oração, neste tempo santo da quaresma e em toda a vida. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.





LITURGIA DIÁRIA - 07/03/2012





“Entre vocês não deverá ser assim...”

Jeremias lamenta diante do Senhor a traição do seu povo. Esta é a vida e a sina dos profetas: eles escutam Deus; vivem a sua Palavra; anunciam-na ao povo e denunciam as injustiças e maldades cometidas pelos poderosos. Recebem, em troca, o desprezo.



Oração para antes de ler a Bíblia


orkut e hi5, Religiosos, palavras do Senhor Jesus, imagens de biblia, recados de Jesus, gifs de religião para orkut

Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda 

e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame

 e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por

 todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores

se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos 

a vida eterna. Amém.



ROXO – OFÍCIO DO DIA




Primeira leitura (Jeremias 18,18-20)

Quarta-Feira, 7 de Março de 2012
2ª Semana da Quaresma




Leitura do Livro do Profeta Jeremias.

Naqueles dias, 18disseram eles: “Vinde para conspirarmos juntos contra Jeremias; um sacerdote não deixará morrer a lei; nem um sábio, o conselho; nem um profeta, a palavra. Vinde para o atacarmos com a língua, e não vamos prestar atenção a todas as suas palavras”.
19Atende-me, Senhor, ouve o que dizem meus adversários. 20Acaso pode-se retribuir o bem com o mal? Pois eles cavaram uma cova para mim. Lembra-te de que fui à tua presença, para interceder por eles e tentar afastar deles a tua ira.

- Palavra do Senhor. 
- Graças a Deus.




Salmo (Salmos 30)

Quarta-Feira, 7 de Março de 2012
2ª Semana da Quaresma




— Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!
— Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!

— Retirai-me desta rede traiçoeira, porque sois o meu refúgio protetor! Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, porque vós me salvareis, ó Deus fiel!
— Ao redor, todas as coisas me apavoram; ouço muitos cochichando contra mim; todos juntos se reúnem, conspirando e pensando como vão tirar-me a vida.
— A vós, porém, ó meu Senhor, eu me confio, e afirmo que só vós sois o meu Deus! Eu entrego em vossas mãos o meu destino; libertai-me do inimigo e do opressor!




Evangelho (Mateus 20,17-28)

Quarta-Feira, 7 de Março de 2012
2ª Semana da Quaresma





O Filho de Deus veio para dar a vida


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 17enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: 18“Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, 19e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará”.
20A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “Que queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. 22Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.
24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos.25Jesus, porém, chamou-os, e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo.28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.




Oração para depois de ler a Bíblia


orkut e hi5, Religiosos, mensagem religiosa, imagem da biblia, recados de religião, scraps religioso para orkut

Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações 

que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los

 em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da

minha guarda, intercedeis todos por mim. Amém.



As Mãos de Cristo


As Mãos



Nós rezamos, e vemos muitas pessoas
rezarem o Pai Nosso de mãos dadas.
Gostaríamos que refletissem sobre o profundo
mistério que envolvem essas mãos que se unem:

A mão Jovem se une á mão velha e
entre elas, se cruza a mão eterna do Cristo.

A mão débil se une à mão robusta e
entre elas, se cruza a mão firme do Cristo.

A mão branca se une a mão negra e
entre elas, se cruza a mão santa do Cristo.

A mão trêmula se une à mão segura e
entre elas, se cruza a mão sustentáculo do Cristo.

A mão calejada se une a mão sedosa e
entre elas, se cruza a mão cravejada do Cristo.

A mão do médico se une à mão do doente e
entre elas, se cruza a mão ensangüentada do Cristo.

A mão do empregado se une à mão do patrão e
entre elas, se cruza a mão de mestre do Cristo.

A mão da ignorância se une à mão da sabedoria e
entre elas, se cruza a mão onisciente do Cristo.

A mão pecadora se une à mão da graça e
entre elas, se cruza a mão do perdão do Cristo.

A mão da vida se une à mão da morte e
entre elas, se cruza a mão redentora do Cristo.

Lamentavelmente, somente mãos fechadas
não se unem a outras mãos fechadas.
Mas, mesmo assim, entre elas se põe
e entre elas se cruza a mão aberta de Cristo!