sexta-feira, 19 de julho de 2024

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE…

LEITURA ORANTE DO DIA 19/07/2024



LEITURA ORANTE

Mt 12,1-8 - "Eu quero que as pessoas sejam bondosas

Pedra não é comida!

Ao nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e nos abismos; e toda língua proclame, para glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é Senhor! (Fl 2,10s)

Preparamo-nos para a Leitura Orante, rezando:
Espírito de verdade,
a ti consagro a mente e meus pensamentos:
ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto: Mt 12, 1-8, e observamos
as recomendações de Jesus.
Poucos dias depois, num sábado, Jesus estava atravessando uma plantação de trigo. Os seus discípulos estavam com fome e por isso começaram a colher espigas e a comer os grãos de trigo. Quando alguns fariseus viram aquilo, disseram a Jesus:
- Veja! Os seus discípulos estão fazendo uma coisa que a nossa Lei proíbe fazer no sábado! Então Jesus respondeu:
- Vocês não leram o que Davi fez, quando ele e os seus companheiros estavam com fome? Davi entrou na casa de Deus, e ele e os seus companheiros comeram os pães oferecidos a Deus, embora isso fosse contra a Lei. Pois somente os sacerdotes tinham o direito de comer esses pães. Ou vocês não leram na Lei de Moisés que, nos sábados, os sacerdotes quebram a Lei, no Templo, e não são culpados? Eu afirmo a vocês que o que está aqui é mais importante do que o Templo. Se vocês soubessem o que as Escrituras Sagradas querem dizer quando afirmam:
"Eu quero que as pessoas sejam bondosas e não que me ofereçam sacrifícios de animais", vocês não condenariam os que não têm culpa. Pois o Filho do Homem tem autoridade sobre o sábado.
Refletindo
Os fariseus acusam Jesus de permitir que seus discípulos violem o sábado colhendo e comendo os grãos de trigo em dia de sábado. Jesus responde lembrando um fato sobre Davi e seus soldados, relato em 1Sm 21,2-7. Aparentemente violaram o sábado, pois comeram o pão das ofertas. Mas, a necessidade anula a proibição. E ao dizer-se mais importante do que o Templo, Jesus se contrapôs aos chefes, colocando-se, como realmente é, Senhor da Lei.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Somos legalistas?
Ou, para nós, a Lei tem sentido enquanto defende a vida,
o bem, o verdadeiro amor?
Meditando
Disseram os bispos na Conferência de Aparecida"A Igreja está convocada a ser "advogada da justiça e defensora dos pobres" diante das "intoleráveis desigualdades sociais e econômicas", que "clamam ao céu". Temos muito que oferecer, visto que "não há dúvida de que a Doutrina Social da Igreja é capaz de despertar esperança em meio às situações mais difíceis, porque se não há esperança para os pobres, não haverá para ninguém, nem sequer para os chamados ricos". A opção preferencial pelos pobres exige que prestemos especial atenção àqueles profissionais católicos que são responsáveis pelas finanças das nações, naqueles que fomentam o emprego, nos políticos que devem criar as condições para o desenvolvimento econômico dos países, a fim de lhes dar orientações éticas coerentes com sua fé". (DAp 395)

3. Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, a Oração da Paz
Senhor,
Fazei-me um instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre,
Fazei que eu procure mais consolar,
que ser consolado;
Compreender, que ser compreendido;
Amar, que ser amado,
Pois é dando que recebe,
É perdoando que se é perdoado,
E é morrendo que se vive para a vida eterna.

4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar  e compromisso é o olhar e a preocupação
da Igreja, com a justiça social.

Bênção
A bênção do Deus de Sara,
Abraão e Agar,
a bênção do Filho, nascido de Maria,
a bênção do Espírito Santo de amor,
que cuida com carinho,
qual mãe cuida da gente,
esteja sobre todos nós. Amém!

Ir. Patrícia Silva, fsp

A Palavra entre nós - 19 de julho, 6ª feira, 15ª Semana do Tempo Comum


19 de julho, 6ª feira, 15ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 19 de julho, 6ª feira, 15ª Semana do Tempo Comum.

– Nossa vida do dia a dia é cheia de horários, de regras, de costumes. Se por um lado isso organiza nossa vida, cria possibilidades, permite otimizar o tempo, por outro lado pode se tornar um peso, um fardo que torna a vida pesada. Em certos casos, há pessoas que já não vivem para si, tornam-se escravas dos horários, dos compromissos, dos afazeres. Jesus nos ajuda a encontrar o equilíbrio, a justa medida, um ordenamento da vida que nos garante a liberdade, pois a vida é o bem maior. Peça ao Senhor que te ajude na justa medida a ordenar a sua vida.

- Com ouvidos atentos, abra os olhos da mente e o coração para acolher o Evangelho de Jesus Cristo Segundo Mateus Capítulo 12, versículos 1 a 8.

“Naquele tempo, num dia de sábado, Jesus passou pelas plantações de trigo, seus discípulos estavam com fome e começaram a arrancar espigas para comer. Vendo isso os fariseus disseram-lhe: “Olha, os teus discípulos fazem o que não é permitido fazer em dia de sábado!’ Jesus respondeu: ‘nunca lestes o que fez Davi quando ele teve fome e seus companheiros também? Ele entrou na casa de Deus e todos comeram os pães da oferenda, que nem a ele, nem aos seus companheiros era permitido comer, mas unicamente aos sacerdotes?’ [...] ‘Se tivésseis chegado a compreender o que significa: ‘Misericórdia eu quero, não sacrifícios’ não condenaríeis inocentes. De fato, o Filho do Homem é Senhor do sábado.”

- Os discípulos tinham fome. A fome é uma ameaça à vida. Por isso, a defesa e a preservação da vida estão acima dos ordenamentos da Lei. No tempo de Jesus, a Lei do Sábado era muito severa e muito cobrada a todos os judeus. Diante da cobrança vinda da parte dos fariseus, que se gloriavam de ser bons cumpridores da Lei, Jesus retoma um fato das Escrituras e outro da realidade de seu tempo para demonstrar que os seus discípulos não estavam em falta com a Lei. Jesus retoma das Escrituras o fato de Davi e seus soldados, porque tinham fome, comeram os pães reservados aos sacerdotes do Templo. Por sua vez os sacerdotes, em dia de sábado, para exercerem o seu ofício, praticavam atividades que eram proibidas pela Lei, sem no entanto, estarem em falta com ela. A vida está acima da Lei, Jesus nos fez senhores e senhoras da Lei. Peça ao Senhor que te ajude a colocar a defesa da vida acima de tudo.

- Que vale correr no dia-a-dia, se o seu coração não se encher de amor e de perdão? Você é misericordioso para com os outros? O que é que significa para você, misericórdia e sacrifício? qual o seu peso e medida na sua vida?

- “Quero a misericórdia e não o sacrifício”, diz Jesus. Diz assim a oração atribuída a São Francisco de Assis:

Senhor, fazei-me um instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade:
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde tristeza que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz;
Ó Mestre, fazei que eu procure mais:
Consolar que ser consolado;
Compreender que ser compreendido:
Amar que ser amado;
Pois é dando que se recebe;
É perdoando que se é perdoado:
E é morrendo que se vive para a vida eterna.

- O Senhor nos abençoe e abençoe a rotina dos nossos dias, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Homilia Diária | Palavra do Dia | Evangelho de Hoje - Padre Adriano Zandoná - Mt 12,1-8 (19/07/24)



Canal do Youtube - Padre Adriano Zandoná

Publicado em 18 de jul. de 2024

Sabedores de tudo | (Mt 12, 1-8) #2045 - Frei Gilson




Publicado em 19 de jul. de 2024

Acolher com atenção a Palavra | Mãe Maria (19/07/2024) - Dom Walmor



Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 19 de jul. de 2024

Homilia Diária - 19.07.2024 | "o Filho do Homem é senhor do sábado" - Padre Roger Araújo



Canal do Youtube: Padre Roger Araújo

Publicado em 19 de jul. de 2024

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 12,1-8

1Naquele tempo, Jesus passou no meio de uma plantação num dia de sábado. Seus discípulos tinham fome e começaram a apanhar espigas para comer. 2Vendo isso, os fariseus disseram-lhe: “Olha, os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido fazer em dia de sábado!”
3Jesus respondeu-lhes: “Nunca lestes o que fez Davi, quando ele e seus companheiros sentiram fome? 4Como entrou na casa de Deus e todos comeram os pães da oferenda que nem a ele nem aos seus companheiros era permitido comer, mas unicamente aos sacerdotes? 5Ou nunca lestes na Lei, que em dia de sábado, no Templo, os sacerdotes violam o sábado sem contrair culpa alguma?
6Ora, eu vos digo: aqui está quem é maior do que o Templo. 7Se tivésseis compreendido o que significa: ‘Quero a misericórdia e não o sacrifício’, não teríeis condenado os inocentes. 8De fato, o Filho do Homem é senhor do sábado”.

Homilia Diária | As características da verdadeira misericórdia (Sexta-feira da 15.ª Semana do Tempo Comum) - Padre Paulo Ricardo



Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 18 de jul. de 2024

A misericórdia, ao contrário do que às vezes se pensa, não é um sentimento de “dó” ou de “pena”. Embora tenha relação com os nossos afetos, a misericórdia não se reduz a sentimentalismos vagos; trata-se, na verdade, de uma grande virtude, pela qual nos dispomos a arregaçar as mangas para socorrer de modo eficaz a miséria do próximo. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, 19 de julho, e conheça as características da verdadeira misericórdia cristã.

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 12,1-8 - 19/07/2024


Além da lei: encontrar a verdadeira misericórdia em Cristo

“Naquele tempo, Jesus disse: “Ora, eu vos digo: aqui está quem é maior do que o templo. Se tivésseis compreendido o que significa: quero a misericórdia e não o sacrifício, não teríeis condenado os inocentes. De fato, o Filho do Homem é Senhor do sábado”.“ (Mt 12,1-8)



Meus irmãos e minhas irmãs, detenho-me no último versículo deste Evangelho. “Quero a misericórdia, e não o sacrifício”. O contexto aqui é a observância do dia de sábado. Você já deve ter lido esse Evangelho sobre essa temática da observância do dia do sábado, as proibições, regras, deveres, punições etc. Daquilo que era sagrado, chegou-se a essas realidades. Isso foi o que aconteceu com o preceito do dia do sábado.
Jesus é o rosto da misericórdia. Contemplando o seu rosto, aprendemos sobre o Pai do Céu. Misericórdia é a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa. Quem disse isso foi o Papa Francisco quando escreveu a bula que abria o ano jubilar extraordinário da misericórdia. O apelo feito pelo Papa foi que nós aprendêssemos com Cristo sobre a misericórdia divina.

Lei, conversão e misericórdia

Isso é tão necessário, porque tendemos, muitas vezes, a nos especializar nas leis, nas normas, na doutrina, nas regras litúrgicas, mas nos esquecemos daquilo que é o principal: contemplar a misericórdia para nos tornar misericordiosos como o Pai do Céu é misericordioso. Não nos contentemos em aprender somente a lei. Vamos além, como fez Jesus. Vamos além da lei.
Vamos dar alguns passos a mais no nosso dia sagrado para encontrar aqueles que mais precisam de nós. Vamos sentar à mesa com quem é tido como impuro e como pecador. A misericórdia nunca se comporta como inimiga da justiça. Pode até parecer que Jesus seja um fora da lei, mas a misericórdia não é inimiga da justiça, da norma. Porém, revela o comportamento de Deus, que sempre oferece uma nova chance ao pecador para que ele se converta e viva.
A pessoa está em primeiro lugar. Jesus sempre colocou o ser humano no centro, dando a ele o melhor, que é o amor de Deus; revelando a regra principal, que é o amor a Deus e o amor ao próximo. Porque quem ama a Deus e ama ao próximo cumpriu plenamente a lei.
Sobre todos vós, desça a bênção do Deus todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Donizete Heleno Ferreira
Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 19/07/2024

ANO B


Mt 12,1-8

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Quero Misericórdia e não Sacrifício


São Marcos ensina que Jesus é senhor do sábado porque é homem, uma vez que o sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado. São Mateus ensina que Jesus é senhor do sábado porque é maior do que o templo. O sábado foi instituído para o louvor de Deus ao término de toda a criação e foi instituído para o bem do ser humano que precisa de pausas em sua vida. Nós, porém, multiplicamos leis e preceitos, complicando o que antes era simples e claro.
Louvamos a Deus no Dia do Senhor, respeitando o que para ele é sagrado. Sagrado para Deus é o ser humano, ensina Jesus. Tempo e coisas estão a serviço do ser humano. Foi assim que Davi e seus companheiros comeram os pães das oferendas para matar a fome do ser humano. Deus quer misericórdia e não sacrifícios. Deus não precisa de nada para si mesmo, mas quer o bem da sua obra-prima, o ser humano.
Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.
Fontes: https://catequisar.com.br/liturgia/quero-misericordia-e-nao-sacrificio-5/, https://www.facebook.com/ParoquiaSantaCruzCampinas https://www.comeceodiafeliz.com.br/evangelho/o-filho-do-homem-e-senhor-do-sabado-19072024

Reflexão

A Lei judaica antiga proibia fazer colheita no sábado, dia de total repouso, sinal da Aliança com Deus (cf. Ex 34,21; Dt 23,25). Ora, os discípulos de Jesus estavam pegando algumas espigas para matar a fome. São ações diferentes, mas os fariseus colocavam tudo no mesmo plano e censuravam Jesus. Citando dois episódios da Escritura, Jesus lhes mostra que, por motivos justificáveis, há situações ou atitudes que não ferem a lei sabática. Além disso, os fariseus precisam aprender o que significa “Quero misericórdia, e não sacrifício”. O que Deus espera de cada pessoa não é a mera observância da Lei, mas a solidariedade, o socorro necessário e imediato, o salvamento de uma vida. O profeta Isaías, de modo brilhante, descreve qual é o “dia que agrada a Deus” (cf. Is 58,3ss).
(Dia a dia com o Evangelho 2024)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/19-sexta-feira-9/

Reflexão

«Misericórdia eu quero, não sacrifícios»

Rev. D. Josep RIBOT i Margarit
(Tarragona, Espanha)

Hoje, o Senhor se aproxima do campo cultivado da sua vida, para recolher frutos de sua santidade. Encontrará caridade, amor a Deus e aos demais? Jesus, que corrige a casuística meticulosa dos rabinos que tornava insuportável a lei do descanso sabático, por acaso terá que lhe lembrar que a ele só interessa o seu coração, a sua capacidade de amar?
«Olha, os teus discípulos fazem o que não é permitido fazer em dia de sábado!» (Mt 12,2). Disseram-Lhe isto convencido, isso é o que é incrível. Como proibir alguém de fazer o bem sempre? Alguma coisa deve-lhe lembrar que nada o desculpa de não ajudar aos demais. A caridade verdadeira respeita as exigências da justiça, evitando a arbitrariedade ou o capricho, mas impede o rigorismo, que mata o espírito da lei de Deus, que é um convite contínuo a amar, a dar-se aos demais.
«Misericórdia eu quero, não sacrifícios» (Mt 12,7). Repete-o muitas vezes, para gravá-lo em teu coração: Deus, rico em misericórdia, nos quer misericordiosos. «Que próximo Deus está de quem confessa sua misericórdia! Sim, Deus não anda longe dos contritos de coração» (Santo Agostinho). E quão longe estamos de Deus quando permitimos que o nosso coração se endureça como uma pedra!
Jesus Cristo acusou os fariseus de condenar os inocentes. Grave acusação. E você? Você se interessa de verdade pelas coisas dos demais? Os julga com carinho, com simpatia, como quem julga a um amigo ou a um irmão? Procure não perder o norte da sua vida.
Peça à Virgem que o faça misericordioso, que saiba perdoar. Seja benévolo. E se descobre na sua vida algum detalhe que destoe dessa disposição de fundo, agora é um bom momento para retificar, formulando algum propósito eficaz.

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «Doce é o nome da misericórdia; e se o nome é assim tão doce, quanto mais doce o será ela própria? Aquele que desejar alcançar misericórdia no céu deve praticá-la neste mundo» (São Cesáreo de Arles)

- «Esta palavra de Deus [Jesus] chegou-nos através dos Evangelhos, como uma das sínteses de toda a mensagem cristã: a verdadeira religião consiste no amor a Deus e ao próximo» (Bento XVI)

- «Proporcionando, com autoridade divina, a interpretação definitiva da Lei, Jesus colocou-Se numa situação de confronto com certos doutores da Lei (...), Isto vale sobretudo para a questão do sábado: Jesus lembra, e muitas vezes com argumentos rabínicos, que o repouso sabático não é violado pelo serviço de Deus ou do próximo (...)» (Catecismo da Igreja Católica, nº 582)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2024-07-19

Reflexão

A misericórdia aperfeiçoa a justiça

Rev. D. Josep RIBOT i Margarit
(Tarragona, Espanha)

Hoje, o Senhor corrige a meticulosa casuística dos rabinos, que tornava insuportável a lei do descanso sabático. “Os teus discípulos fazem o que não é permitido fazer ao sábado”, disseram convencidos: isso é incrível!
Nenhum motivo dispensa de ajudar os outros. A verdadeira caridade respeita as exigências da justiça, evitando a arbitrariedade ou o capricho, mas impede o rigorismo, que mata o espírito da lei de Deus, que é um convite contínuo a amar, a dar-se aos outros. Deus, rico em misericórdia, quer-nos misericordiosos. E que longe está Deus quando o coração endurece como uma pedra! Jesus acusou os fariseus de condenar os inocentes. Grave acusação! Interessemo-nos de verdade pelas coisas dos outros e julguemos com carinho, com simpatia, como quem julga um amigo ou um irmão.
—Peço à Virgem que me faça misericordioso, que eu saiba perdoar e ser benévolo.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2024-07-19

Comentário sobre o Evangelho

Jesus nos diz: «Misericórdia eu quero, não sacrifícios»


Hoje, temos de aguentar outra vez a raiva de alguns fariseus. Jesus e os seus discípulos estavam a atravessar uma seara. Talvez já fosse meio-dia e tinham fome. Começaram a apanhar espigas para comerem. Normal, não é? Pois alguns começaram a criticá-los. O problema não era comer o grão das espigas, mas é que era sábado… e ao sábado - segundo eles - não era lícito arrancar espigas (??).
- Se não rezarmos pomo-nos no lugar de Deus, inventamos leis e, em lugar de usarmos de misericórdia, começamos a perseguir os “inocentes que não pensam como eu”.
https://family.evangeli.net/pt/feria/2024-07-19

*#minisermao* (19/07/24)
Pe. Joãozinho, scj

*ABSURDO*

Existem pessoas que são viciadas em ver o erro dos outros e achar tudo um verdadeiro “absurdo”! Jesus também foi uma vítima desses maus olhares. Fariseus, mestres da Lei, doutores costumavam olhar para o Mestre da Verdade, o Caminho para a Vida e achar que tudo aquilo que Ele dizia ou fazia tinha algum tipo de erro. Naquele dia, os discípulos de Jesus colheram espigas de trigo em dia de sábado. Mais uma vez era um absurdo, porque a Lei não permitia! Mas Jesus preferiu o olhar da misericórdia, da compaixão e lembrou a eles que quem tem fome precisa de alimento. O absurdo mesmo é deixar com fome quem não tem alimento (Mt 12,1-8).
Fonte: Recebi via WhatsApp

Meditação

“Quero a misericórdia e não o sacrifício.” Prestemos atenção se não temos sido como os fariseus. Talvez tenhamos julgado sem misericórdia nossos irmãos e irmãs, sem levar em conta o que os pode desculpar. Será que não temos dado mais importância às aparências do que à realidade, apegados às leis sem levar em conta seu espírito, mais preocupados com as cerimônias do que com nosso encontro com Deus e com as pessoas? Temos de mudar logo nossos critérios. É bom revisar nossas atitudes.
Oração
Ó DEUS, que mostrais a luz da vossa verdade aos que erram, para retornarem ao bom caminho, dai aos que professam a fé, rejeitar o que não convém ao cristão e abraçar tudo o que é digno deste nome. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=19%2F07%2F2024&leitura=meditacao