sexta-feira, 7 de junho de 2024

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE…

LEITURA ORANTE DO DIA 07/06/2024



LEITURA ORANTE

Jo 19,31-37 - Espiritualidade do amor


Hoje é Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.
Preparamo-nos para a Leitura Orante rezando:
Coração Divino de Jesus,
eu vos ofereço, por meio do Coração Imaculado de Maria,
Mãe da Igreja, Rainha dos Apóstolos,
em união ao Sacrifício Eucarístico,
todas as minhas ações, orações, alegrias
e sofrimentos deste dia,
em reparação dos pecados
e pela salvação de todos as pessoas,
para a glória de Deus Pai. Amém.

1. Leitura (Verdade)
- O que a Palavra diz?
Lemos atentamente, Jo 19,31-37.
Então os líderes judeus pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas dos que tinham sido crucificados e mandasse tirá-los das cruzes. Pediram isso porque era sexta-feira e não queriam que, no sábado, os corpos ainda estivessem nas cruzes. E aquele sábado era especialmente santo. Os soldados foram e quebraram as pernas do primeiro homem que tinha sido crucificado com Jesus e depois quebraram as pernas do outro. Mas, quando chegaram perto de Jesus, viram que ele já estava morto e não quebraram as suas pernas. Porém um dos soldados furou o lado de Jesus com uma lança. No mesmo instante saiu sangue e água. Quem viu isso contou o que aconteceu para que vocês também creiam. O que ele disse é verdade, e ele sabe que fala a verdade. Isso aconteceu para que se cumprisse o que as Escrituras Sagradas dizem: "Nenhum dos seus ossos será quebrado." E em outro lugar as Escrituras Sagradas dizem: "Eles olharão para aquele a quem atravessaram com a lança."
Refletindo
Neste texto, na cruz, Jesus revela seu grande amor ao ser atingido no seu coração pela lança do soldado. Por isso, a espiritualidade do Coração de Jesus é a espiritualidade do amor. Quem vive esta devoção reconhece o amor íntimo e profundo com que Deus o ama e dá a vida por ele, e responde com amor. Um amor solidário e reparador. Do coração de Jesus nasceu a Igreja, cuja missão é testemunhar o amor de Jesus em todos os lugares e tempos.
Como têm lembrado, frequentemente, os papas, a devoção ao Coração de Cristo tem um sólido fundamento na Escritura. Jesus, (...) apresenta-se a si mesmo como mestre "manso e humilde de Coração" (Mt 11, 29). Pode-se dizer que do lado de Cristo atravessado pela lança, brotou sangue e água, símbolo do "sacramento admirável de toda a Igreja". (Cf Diretório sobre a Piedade Popular, da Congregação para o Culto Divino. Vaticano, Dezembro de 2001).
O texto de São João que narra a apresentação das mãos e do lado de Cristo aos discípulos (Cf. Jo 20, 20) e o convite dirigido por Cristo a Tomé para que estendesse a sua mão e a introduzisse no seu lado (Cf. Jo 20 27), tiveram também um influxo notável na origem e no desenvolvimento da piedade ao Sagrado Coração.

2. Meditação (Caminho)
- O que a Palavra diz para nós?
Meditando
O Diretório sobre a Piedade Popular, da Congregação para o Culto Divino de dezembro de 2001, afirma:
"A sexta-feira seguinte ao segundo domingo depois de Pentecostes a Igreja celebra a solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Além da celebração litúrgica, muitas outras expressões de piedade têm por objeto o Coração de Cristo. Não tem dúvida de que a devoção ao Coração do Salvador tem sido, e continua a ser, uma das expressões mais difundidas e amadas da piedade eclesiástica. Entendida à luz da Sagrada Escritura, a expressão "Coração de Cristo" designa o mesmo mistério de Cristo, a totalidade do seu ser, a sua pessoa considerada no seu núcleo mais íntimo e essencial..."

Santo Agostinho diz:
"A entrada é acessível: Cristo é a porta.
Também se abriu para você quando o seu lado foi aberto pela lança.
Lembra o que dali saiu; portanto olha por onde pode entrar.
Do lado do Senhor pendurado que morria na Cruz saiu sangue e água quando foi aberto pela lança. Na água está a sua purificação, no sangue a sua redenção."

3. Oração (Vida)
O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?
"No Coração de Jesus existe tudo o que precisamos: fortaleza para os fracos, coragem para os tímidos, luz e conselho para os hesitantes; e para todos: humildade, paz, caridade e alegria de viver". (Santa Paula Frassinetti).


Rezamos, agora, com a canção "Daqui quero iluminar", vendo o vídeo:

4. Contemplação (Vida e Missão)
- Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra?
Só pode ser um olhar de amor que se doa, como o de Jesus.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Irmã Patrícia Silva, fsp
https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/

A Palavra entre nós - 07 de junho, 6ª feira, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus


07 de junho, 6ª feira, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus


- Hoje é 07 de junho, 6ª feira, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

- Na solenidade do Sagrado Coração de Jesus, o evangelho nos mostra Jesus e outros dois homens crucificados no dia da preparação para a Páscoa. Os judeus queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante aquele sábado, porque era dia de festa solene. Então pediram a Pilatos para que os tirasse da cruz. Os soldados foram e quebraram as pernas dos outros dois homens, mas não as de Jesus, porque viram que Ele já estava morto. Mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança e dali saiu sangue e água. Abra também seu coração para acolher a Palavra do evangelho.

- Escuta o evangelho de João, capítulo 19, versículos de 31 a 37:

Era o dia da preparação para a Páscoa. Os judeus queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque aquele sábado era dia de festa solene. Então pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas aos crucificados e os tirasse da cruz. Os soldados foram e quebraram as pernas de um e, depois, do outro que foram crucificados com Jesus. Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas; mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. Aquele que viu, dá testemunho, e seu testemunho é verdadeiro; e ele sabe que fala a verdade, para que vós também acrediteis. Isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: "Não quebrarão nenhum dos seus ossos". E outra Escritura ainda diz: "Olharão para aquele que transpassaram".

- Do lado aberto de Jesus na cruz brotam sangue e água. Do coração misericordioso do Senhor jorram os sacramentos da Igreja: a Eucaristia e o Batismo, através dos quais o Ele perpetua sua presença e ação entre nós. Agora podemos beber dessa fonte de vida plena e de salvação com toda confiança e alegria, pois sabemos que as portas do Sagrado Coração de Jesus sempre estarão abertas para cada um de nós.

- Buscamos o coração amoroso de Jesus ou temos buscado outras fontes para saciar as sedes dos nossos corações?

- “um soldado abriu-lhe o lado com uma lança e logo saiu sangue e água”, diz o evangelho de hoje. Somos impulsionados a reacender no coração a confiança no coração misericordioso de Jesus, que foi capaz de nos amar infinitamente. Vamos entregar a esse Sagrado Coração todas as realidades desafiadoras que vivemos, especialmente nesse tempo: as necessidades de nossas famílias e de nossas comunidades, os sofrimentos que afligem o coração das pessoas de tantas maneiras, pelo desemprego, pelo desamor, pela solidão, pelas condições de vida inadequadas, pelas doenças, pelas drogas e por tantos outros males que atingem a humanidade. Sagrado Coração de Jesus, vinde em nosso auxílio, nós confiamos em Vós!

- Senhor, derrama sobre cada um de nós essa água viva que brota do teu Sagrado Coração. Que teu sangue derramado, fonte de infinita misericórdia, nos fortaleça no caminho de discipulado. Sabemos que o coração é a sede dos sentimentos e das decisões fundamentais e queremos aprender com teu Sagrado Coração a decidir sempre pelo amor e pelo serviço ao próximo, numa doação plena da vida pelo anúncio do Evangelho.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Fonte: https://arquidiocesebh.org.br/palavra-entre-nos/

Viva a devoção ao Sagrado Coração de Jesus | Jo 19,31-37 | Padre Adriano Zandoná (07/06/24)



Canal do Youtube - Padre Adriano Zandoná

Publicado em de jun. de 2024

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=ZrzLws8y3GY

O coração de Cristo foi aberto | (Jo 19, 31-37) #2003 - Frei Gilson




Publicado em de jun. de 2024

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=ISCzjHnrobo

Acolher o coração de Jesus | Mãe Maria 07/06/2024 - Dom Walmor



Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em de jun. de 2024

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=uUAor1an_TU&t=1s

Homilia Diária - 07.06.2024 | "Não existe outro mandamento maior do que estes" - Padre Roger Araújo



Canal do Youtube: Padre Roger Araújo

Publicado em 7 de jun. de 2024

João 19,31-37

Era o dia da preparação para a Páscoa. Os judeus queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque aquele sábado era dia de festa solene. Então pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas aos crucificados e os tirasse da cruz.
32Os soldados foram e quebraram as pernas de um e depois do outro que foram crucificados com Jesus. 33Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas; 34mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.
35Aquele que viu, dá testemunho e seu testemunho é verdadeiro; e ele sabe que fala a verdade, para que vós também acrediteis. 36Isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: “Não quebrarão nenhum de seus ossos”. 37E outra Escritura ainda diz: Olharão para aquele que transpassaram”.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=hxRnbIZx_0o

Palavra da Salvação, 07/06/2024 com o Padre Rafael dos Santos



Canal do Youtube: WebTV Redentor

Publicado em 6 de jun. de 2024

Sexta-feira, Sagrado Coração de Jesus | 9ª Semana do Tempo Comum

Evangelho (Jo 19,31-37)

31 Era o dia da preparação para a Páscoa. Os judeus queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque aquele sábado era dia de festa solene. Então pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas aos crucificados e os tirasse da cruz. 32 Os soldados foram e quebraram as pernas de um e, depois, do outro que foram crucificados com Jesus. 33 Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas; 34 mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. 35 Aquele que viu, dá testemunho, e seu testemunho é verdadeiro; e ele sabe que fala a verdade, para que vós também acrediteis. 36 Isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: "Não quebrarão nenhum dos seus ossos". 37 E outra Escritura ainda diz: "Olharão para aquele que transpassaram".

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=P-zowlEZJu4

Homilia Diária | O amor de Deus manifestado em Jesus Cristo (Sexta-feira da 9.ª Semana do T.C) - Padre Paulo Ricardo



Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 6 de jun. de 2024

A Igreja toda exulta hoje com a celebração, tão aguardada desde o início deste mês, da solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Mas o que significa celebrar, sob essa imagem tão cara aos fiéis, o Coração do nosso Salvador senão recordar a caridade infinita com que Cristo nos ama e à qual nós, infelizmente, tantas vezes respondemos com ingratidões e indiferenças? Como entender melhor a profundidade do amor de Cristo? E como sentir-se animado a responder-lhe com todo o amor que lhe pudermos dar? Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, 07 de junho, e medite conosco, sob a luz dos escritos de São Paulo, sobre a maneira de “compreender a caridade de Cristo, que desafia todo o conhecimento”.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=J419EI2Nbtg&t=18s

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Jo 19,31-37 - 07/06/2024


É do peito aberto de Cristo que jorra o amor à humanidade

“Os soldados foram e quebraram as pernas de um e depois do outro que foram crucificados com Jesus. Ao se aproximarem de Jesus e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas, mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.” (Jo 19,31-37)



Amados irmãos e irmãs, hoje, nós comemoramos, nesta primeira sexta-feira do mês de junho, a solenidade do Sagrado Coração de Jesus, por isso meditamos sobre esse Evangelho, onde o soldado trespassa o peito de Jesus e jorra sangue e água. Mas também outras interpretações nos falam que dali jorrou amor sem fim. O que significa esse amor sem fim? Que Jesus deu tudo de si para nos salvar.
Aquele coração mostra todo esse empenho de Jesus de não perder ninguém, e que foi aberto para a sua salvação, para a minha salvação. Isso não é pouca coisa, meus irmãos, porque esse amor sem fim entregou-nos tudo até a última gota de sangue. Você já parou para compreender isso? Que Jesus não se poupou para salvar você, para você ter tudo o que tem hoje?
É do coração de Jesus que nasce também a Igreja, o sacramento da confissão, da Eucaristia, do crisma e às vocações. Tudo nasce do lado aberto de Jesus. Por isso, meus irmãos e minhas irmãs, nós não podemos dar menos do que isso, dar tudo de nós àqueles que Jesus nos confia.
Vivendo segundo o Coração de Jesus

Este peito aberto na cruz veio para iluminar a nossa vida, para que aqueles que vivem neste amor possam progredir também no seu caminho espiritual, no seu caminho de intimidade com Deus. Quem se refugia em Jesus está protegido de todo mal, está protegido de todo pecado.
Uma das promessas do Sagrado Coração de Jesus é que, na hora da nossa morte, se nós tivermos essa devoção, o Senhor vai nos livrar da morte eterna, ou seja, do inferno. Por isso, meus irmãos e minhas irmãs, quem vive no amor de Deus que brota do Seu peito, vive algo que o mundo perdeu: o diálogo, a compreensão e a tolerância.
Do peito aberto de Jesus somos convidados a viver segundo Ele nos falou no Evangelho: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”. Por que nós devemos nos deixar ser formados nesse coração? Para sermos mansos, humildes e termos total abertura para fazer a vontade de Deus, para nos doarmos e não nos pouparmos, pois quem se poupa não consegue compreender tudo o que Jesus passou por nós na cruz.
Quem se poupa não é capaz de amar como Jesus amou, não é capaz de pensar como Jesus pensou, não é capaz de tocar o coração das pessoas como Jesus tocou. Então, neste dia tão importante para a Igreja, que nós possamos nos refugiar neste coração para vivermos a vontade de Deus.
Que Deus o abençoe, em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém!

Padre Ricardo Rodolfo
Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.
Fonte: https://homilia.cancaonova.com/pb/homilia/e-do-peito-aberto-de-cristo-que-jorra-o-amor-a-humanidade/?sDia=7&sMes=06&sAno=2024

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 07/06/2024

ANO B


Jo 19,31-37

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Olharão para aquele a quem transpassaram


Elevado na cruz, Jesus se entregou por nós com imenso amor. Seu lado foi aberto por uma lança e imediatamente correu sangue e água. Esse sangue e essa água são o símbolo dos sacramentos da Igreja. Deles, como em uma fonte de salvação, todos podem beber com alegria. As portas do Coração de Jesus foram abertas para acolher todas as pessoas que o procuram. A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é a expressão da fé dos fiéis na misericórdia de Deus.
Na linguagem comum, o coração é a sede dos sentimentos, bons e maus. Do coração de Cristo, que entregou sua vida pela salvação do mundo, saem os melhores sentimentos de amor e compaixão. A referência ao Coração de Cristo como sede da misericórdia é antiga na Igreja. Santa Margarida Maria, que viu o Coração de Jesus, difundiu a devoção dando-lhe também o caráter de reparação. Jesus ama e não é amado. Seus devotos oferecem-lhe atos de reparação em nome daqueles que não o amam.
Cônego Celso Pedro da Silva,
Fontes: https://catequisar.com.br/liturgia/olharao-para-aquele-a-quem-transpassaram/ e https://www.comeceodiafeliz.com.br/evangelho/olharao-para-aquele-a-quem-transpassaram-07062024

Reflexão

A imagem do Crucificado gera em nós uma atitude de contemplação e de meditação profunda. Estamos diante da expressão máxima da entrega total de nosso Salvador, Jesus Cristo. É a realização das palavras do evangelista: “Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (Jo 13,1). E nos faz recordar o ponto central do quarto Evangelho: “Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que não morra quem nele acredita, mas tenha vida eterna” (Jo 3,16). “Um dos soldados lhe perfurou o lado com uma lança, e imediatamente saiu sangue e água”: o sangue representa a vida; a água representa o Espírito Santo, que Jesus entrega ao Pai e à comunidade. Da morte brota a vida. Então, a morte de Jesus não foi em vão. É a sua glorificação. É a redenção de todo o gênero humano.
(Dia a dia com o Evangelho 2024)
Fonte: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/7-sexta-feira-8/

Reflexão

«Um soldado golpeou lhe o lado com uma lança»

P. Raimondo M. SORGIA Mannai OP
(San Domenico di Fiesole, Florencia, Italia)

Hoje,oferece-se aos nossos olhos - melhor ainda, aos “olhos interiores”, iluminados pela fé - a figura de Cristo a quem, acabado de morrer na Cruz, o centurião golpeou o lado com uma lança. «E logo saiu sangue e água.» (Jo 19,34). Espetáculo angustiante e, ao mesmo tempo, muito eloquente! Já não há o mínimo lugar para manter a tese de alguns que afirmam tratar-se de uma morte aparente: Jesus está realmente 100% morto. E mais, aquela misteriosa “água”, que não sairia de um corpo saudável, normal, indica-nos, segundo a medicina moderna, que Cristo deve ter morrido por causa de um enfarte ou, como diziam os nossos antepassados, com o coração rebentado. Só nesse caso se verifica a separação entre o soro e os glóbulos vermelhos. Isto explicaria aquele “sangue e água” invulgar.
Portanto, Cristo morreu verdadeiramente, e morreu seja por causa dos nossos pecados seja devido ao seu principal e mais vivo desejo: poder anular os nossos pecados. «Com a minha morte venci a morte e exaltei o homem até à sublimidade do céu» (Melitão de Sardes). Deus, que manteve a promessa de ressuscitar o seu Filho, manterá também a segunda promessa: também nos ressuscitará e nos elevará até à sua própria direita. Mas põe uma condição mínima: crer n’Ele e deixarmo-nos salvar por Ele. Deus não impõe a ninguém o seu amor em detrimento da liberdade humana.
Por fim, sobre aquele Homem que sofreu o golpe da lança no seu coração, «Olharão para aquele que trespassaram» (Jo 19,37), também o Apocalipse nos confirma: «Olhai: Ele vem no meio das nuvens! Todos os olhos o verão, até mesmo os que o trespassaram» (Ap 1,7). Esta é uma sagrada exigência da Justiça divina: finalmente também aqueles que o rejeitaram obstinadamente, terão de O reconhecer. Também o tirano auto idólatra, o assassino cruel, o ateu soberbo..., todos sem excepção se verão obrigados a ajoelhar-se perante Ele, reconhecendo-O como o verdadeiro, único Deus. Não é melhor, então, ser seus amigos já desde agora?
Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «Deste Coração Divino emanam três riachos: o primeiro é o da misericórdia para com os pecadores; o segundo é a da caridade; do terceiro emanam o amor e luz para com os seus amigos» (Santa Margarida Alacoque)

- «Misericórdia é a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade. Misericórdia: é o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro: é o caminho que une Deus e o homem» (Francisco)

- «A oração da Igreja venera e honra o Coração de Jesus, tal como invoca o seu Santíssimo Nome. Adora o Verbo encarnado e o seu Coração que, por amor aos homens, Se deixou trespassar pelos nossos pecados (...)» (Catecismo da Igreja Católica, nº 2.669)
Fonte: https://evangeli.net/evangelho/feria/2024-06-07

Reflexão

O coração de Deus comove-se!

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, a Igreja oferece à nossa contemplação este mistério, o mistério do coração de um Deus que se comove e derrama todo o seu amor sobre a humanidade: o coração de Deus comove-se!
Um amor misterioso, que nos textos do Novo Testamento nos é revelado como paixão incomensurável pelo homem. Ele não se rende perante a ingratidão, e nem sequer diante da rejeição do povo que Ele escolheu para si. Com misericórdia infinita, envia ao mundo o seu Filho, o Unigênito, para que assuma sobre si o destino do amor aniquilado a fim de que, derrotando o poder do mal e da morte, possa restituir dignidade de filhos aos seres humanos, que o pecado tornou escravos. Tudo isto a caro preço: o Filho Unigênito do Pai imola-se na cruz.
—No Coração de Jesus está expresso o núcleo essencial do cristianismo, em Cristo foi-nos revelada e comunicada toda a novidade revolucionária do Evangelho: o Amor que nos salva e nos faz viver já na eternidade de Deus.
Fonte: https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2024-06-07

Comentário sobre o Evangelho

O Coração aberto de Jesus na Cruz: «Olharão para aquele que traspassaram»


Hoje, atônitos, contemplamos o "coração estourado" de Cristo. Ele já estava morto! Este último ato violento foi necessário? Jesus quis permanecer com o "coração aberto" para que, entrando nele, tenhamos acesso ao amor do Pai e do Espírito Santo. Isto é Deus: Abra o Amor Infinito.
- Que jogada não poderia ferir a Cristo, porque ele já havia dado a vida. Doeu à Virgem Maria. E a você?
Fonte: https://family.evangeli.net/pt/feria/2024-06-07

Meditação

A Solenidade do Sagrado Coração de Jesus vem iluminar nossa vida, pois assim reconhecemos seu infinito amor para conosco. Quem vive em seu amor, progride nesta vida, nas atitudes cristãs, no diálogo sincero... Torna-se adulto na fé! Ele deu sua vida inteira por nós, para que aprendêssemos a ser doadores de vida também; esse é seu grande ensinamento para todos. Contemplar o Coração de Jesus é contemplar sua paixão, morte e ressurreição. Somente nele teremos a vida em plenitude.
Oração
Ó DEUS TODO-PODEROSO, alegrando-nos com a solenidade do Coração do vosso amado Filho, recordamos os grandes benefícios do seu amor para conosco. Concedei que mereçamos receber desta fonte divina uma torrente de graças. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Fonte: https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=07%2F06%2F2024&leitura=meditacao