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quarta-feira, 17 de agosto de 2022
LEITURA ORANTE DO DIA 17/08/2022
LEITURA ORANTE
Mt 20,1-16a - O Senhor convida trabalhadores em todas as horas
Preparamo-nos para a Leitura Orante,
rezando com todos os internautas:
Espírito Santo que procede do Pai e do Filho,
tu estás em mim, falas em mim,
rezas em mim, ages em mim.
Ensina-me a fazer espaço à tua palavra,
à tua oração,
à tua ação em mim para que eu possa
conhecer o mistério da vontade do Pai. Amém.
1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto: Mt 20,1-16a e observamos o
ensinamento de Jesus na parábola.
Os trabalhadores da plantação de uvas Jesus disse:
- O Reino do Céu é como o dono de uma plantação de uvas que saiu de manhã bem cedo para contratar trabalhadores para a sua plantação. Ele combinou com eles o salário de costume, isto é, uma moeda de prata por dia, e mandou que fossem trabalhar na sua plantação. Às nove horas, saiu outra vez, foi até a praça do mercado e viu ali alguns homens que não estavam fazendo nada. Então disse: "Vão vocês também trabalhar na minha plantação de uvas, e eu pagarei o que for justo."
- E eles foram. Ao meio-dia e às três horas da tarde o dono da plantação fez a mesma coisa com outros trabalhadores. Eram quase cinco horas da tarde quando ele voltou à praça. Viu outros homens que ainda estavam ali e perguntou: "Por que vocês estão o dia todo aqui sem fazer nada?" - "É porque ninguém nos contratou!" - responderam eles.
- Então ele disse: "Vão vocês também trabalhar na minha plantação."
- No fim do dia, ele disse ao administrador:
"Chame os trabalhadores e faça o pagamento, começando com os que foram contratados por último e terminando pelos primeiros."
- Os homens que começaram a trabalhar às cinco horas da tarde receberam uma moeda de prata cada um. Então os primeiros que tinham sido contratados pensaram que iam receber mais; porém eles também receberam uma moeda de prata cada um. Pegaram o dinheiro e começaram a resmungar contra o patrão, dizendo:
"Estes homens que foram contratados por último trabalharam somente uma hora, mas nós aguentamos o dia todo debaixo deste sol quente. No entanto, o pagamento deles foi igual ao nosso!"
- Aí o dono disse a um deles:
"Escute, amigo! Eu não fui injusto com você. Você não concordou em trabalhar o dia todo por uma moeda de prata? Pegue o seu pagamento e vá embora. Pois eu quero dar a este homem, que foi contratado por último, o mesmo que dei a você. Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero com o meu próprio dinheiro? Ou você está com inveja somente porque fui bom para ele?" E Jesus terminou, dizendo:
- Assim, aqueles que são os primeiros serão os últimos(...).
Refletindo
O Senhor convida os trabalhadores, em horas diferentes: "Vão vocês também trabalhar na minha plantação de uvas". E a cada um paga o mesmo valor. Ninguém recebeu mais ou menos. Deus valoriza a todos e distribui seus dons a quem quer e como quer. A recompensa é igual não porque Deus é injusto, mas porque ele é bom. A recompensa não é quantitativa. Equivale à dedicação e interesse pelo trabalho. O Reino é sempre um dom gratuito de Deus.
2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Não devemos "cobrar" de Deus pelo que fizemos em favor dos irmãos. Também não devemos nos contentar com o que já fizemos. Devemos desejar sempre que Deus realize em nós o seu Projeto.
Meditando
Na Conferência de Aparecida, os bispos disseram: "Quando cresce no cristão a consciência de pertencer a Cristo, em razão da gratuidade e alegria que produz, cresce também o ímpeto de comunicar a todos o dom desse encontro. A missão não se limita a um programa ou projeto, mas é compartilhar a experiência do acontecimento do encontro com Cristo, testemunhá-lo e anunciá-lo de pessoa a pessoa, de comunidade a comunidade e da Igreja a todos os confins do mundo (cf. At 1,8)". (DAp 145).
Os operários da vinha na meditação do Papa Francisco
O Papa Francisco explica parábola em que “o dono da vinha sai cinco vezes à praça e chama a trabalhar para ele: às seis, às nove, às doze, às três e às cinco da tarde. Comove a imagem deste proprietário que sai várias vezes à praça à procura de trabalhadores para a sua vinha”.
Segundo o Papa “aquele patrão representa Deus que chama todos e chama sempre. Deus age assim também hoje: continua a chamar qualquer um, a qualquer hora, para convidar a trabalhar no seu Reino. Este é o estilo de Deus, que por nossa vez somos chamados a acolher e imitar. Ele não está fechado em seu mundo, mas ‘sai’ continuamente em busca das pessoas, porque não quer ninguém excluído de seu projeto de amor ". "Deus está sempre em saída, procurando por nós".
Da mesma forma, “as nossas comunidades também são chamadas a sair dos vários tipos de ‘fronteiras’ que possam existir, para oferecer a todos a palavra de salvação que Jesus veio trazer. Trata-se de abrir-se a horizontes de vida que ofereçam esperança a quem estaciona nas periferias existenciais e ainda não experimentou, ou perdeu, a força e a luz do encontro com Cristo”.
“A Igreja deve ser como Deus: sempre em saída. E quando a Igreja não é em saída, adoece de muitos males. ‘Por que essas doenças na Igreja? Porque não está em saída’. É verdade que quando alguém sai corre o perigo de um acidente. Mas é melhor uma Igreja acidentada por sair, anunciar o Evangelho, do que uma Igreja doente de fechamento. Deus sempre sai, porque é Pai, porque ama. A Igreja deve fazer o mesmo: sempre em saída”.
A segunda atitude do dono da vinha na parábola evangélica, que representa Deus, é “o seu modo de recompensar os trabalhadores. Ele combina com os primeiros operários contratados pela manhã o pagamento de uma moeda. Àqueles que se juntam a seguir, ao invés, diz: ‘Eu vos pagarei o que for justo’. No final do dia, o patrão da vinha manda dar a todos a mesma recompensa, isto é, uma moeda”.
“Os que tinham trabalhado desde a manhã ficam indignados e resmungam contra o patrão, mas ele insiste: quer dar o máximo da recompensa a todos, inclusive àqueles que chegaram por último. E aqui se entende que Jesus não está falando do trabalho e do salário justo, mas do Reino de Deus e da bondade do Pai celestial”.
Com efeito, sublinhou o Papa, “Deus se comporta assim: não olha para o tempo e para os resultados, mas para a disponibilidade e a generosidade com a qual nos colocamos ao seu serviço. O agir de Deus é mais do que justo, no sentido que vai além da justiça e se manifesta na Graça. Doando-nos a Graça, Ele nos oferece mais do que nós merecemos”.
“E, então, quem raciocina com a lógica humana, quem espera nos méritos conquistados com a própria capacidade, de primeiro passa a ser o último. Por outro lado, quem se entrega com humildade à misericórdia do Pai, passa do último ao primeiro”, concluiu o Papa Francisco.
3. Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos espontaneamente, com salmos ou outras orações e
concluímos com o canto Venham trabalhar na minha vinha,
de Dom Pedro Brito Guimarães.
1.Venham trabalhar na minha vinha
Dilatar meu Reino entre as nações
Convidar meu povo ao banquete
Quero habitar nos corações.
Unidos pela força da oração
Ungidos pelo Espírito da missão
Vamos juntos construir
Uma Igreja em ação.
2.Venham trabalhar na minha vinha
Espalhar na terra o meu amor
Muitos não conhecem a Boa Nova
Vivem como ovelhas sem pastor.
3.Venham trabalhar na minha vinha
Com fervor meu nome proclamar
Que ninguém se queixe ao fim do dia
Ninguém me chamou a trabalhar.
4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar é de gratidão a Deus que nos ama de forma gratuita
e confia em nós para que realizemos com alegria a missão que nos cabe.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
Ir. Patrícia Silva, fsp
Palavra se fez carne - 17 de agosto, 4ª feira, 20ª Semana do Tempo Comum
17 de agosto, 4ª feira, 20ª Semana do Tempo Comum
- Hoje é dia 17 de agosto, 4ª feira, 20ª Semana do Tempo Comum.
- Deus te ama, sem condições, gratuitamente. Deixa que Ele te fale como um amigo ao seu amigo. Acolhe a graça deste momento e não deixes perder nada do que Deus tem para ti. Experimenta a alegria de estar na sua presença, sem constrangimentos. Confia-te totalmente ao seu amor e começa a tua oração.
- Escute o Evangelho de Mateus, capítulo 20, versículos 1 a 16a:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: "O Reino dos Céus é como a história do patrão que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha. Combinou com os trabalhadores uma moeda de prata por dia, e os mandou para a vinha. À nove horas da manhã, o patrão saiu de novo, viu outros que estavam na praça, desocupados, e lhes disse: 'Ide também vós para a minha vinha! E eu vos pagarei o que for justo'. E eles foram. O patrão saiu de novo ao meio-dia e às três horas da tarde, e fez a mesma coisa. Saindo outra vez pelas cinco horas da tarde, encontrou outros que estavam na praça, e lhes disse: 'Por que estais aí o dia inteiro desocupados?' Eles responderam: 'Porque ninguém nos contratou'. O patrão lhes disse: 'Ide vós também para a minha vinha'. Quando chegou a tarde, o patrão disse ao administrador: 'Chama os trabalhadores e paga-lhes uma diária a todos, começando pelos últimos até os primeiros! Vieram os que tinham sido contratados às cinco da tarde e cada um recebeu uma moeda de prata. Em seguida vieram os que foram contratados primeiro, e pensavam que iam receber mais. Porém, cada um deles também recebeu uma moeda de prata. Ao receberem o pagamento, começaram a resmungar contra o patrão: 'Estes últimos trabalharam uma hora só, e tu os igualaste a nós, que suportamos o cansaço e o calor o dia inteiro'. Então o patrão disse a um deles: 'Amigo, eu não fui injusto contigo. Não combinamos uma moeda de prata? Toma o que é teu e volta para casa! Eu quero dar a este que foi contratado por último o mesmo que dei a ti. Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero com aquilo que me pertence? Ou estás com inveja, porque estou sendo bom?' Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos".
- O texto nos aponta um contraste entre a generosidade e o ressentimento de alguém, o que nos faz recordar nossas próprias atitudes, principalmente, quando nos comparamos a outras pessoas e questionamos a bondade divina. Perceba que o Evangelho de hoje nos convida a rever nossas atitudes nos fazendo perceber ao mesmo tempo, o quanto a generosidade divina se faz presente constantemente em nossas vidas. Acolha com zelo este convite e permita-se meditar de modo muito particular e pessoal com essa Palavra.
- quais atitudes você se sente impulsionado a realizar a partir do evangelho de hoje? Você se alegra com o bem dos outros, mesmo daqueles que te são menos queridos? Em que situações você se deixa dominar pela inveja?
- “Os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos", diz o evangelho de hoje. Refletindo sobre este texto o Pe. Adraldo Palaoro diz assim:
“Na vinha do Senhor, a lógica que preside é diferente: não é lógica capitalista, não é a contabilização dos feitos e das grandiosidades individuais. Na vinha do Senhor, a fecundidade é resultado da consciência da honra de ser chamado por Ele, não importando o tempo e menos ainda o valor monetário ou a busca de reconhecimento do serviço realizado. Gratuidade e generosidade são as atitudes do coração, marcas de quem trabalha nessa vinha do Reino.”
- Termina sua oração pedindo ao Senhor que te ajude a viver a gratuidade e a generosidade. Peça também pela paz no mundo.
- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Um prêmio igual para todos | (Mt 20, 1-16) #848- Meditação da Palavra - Frei Gilson
Publicado em 17 de ago. de 2022
Homilia Diária - 17.08.2022 | “os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos” - Padre Roger Araújo
Publicado em 17 de ago. de 2022
(Mt 20,1-16a)
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: “O Reino dos Céus é como a história do patrão que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha. Combinou com os trabalhadores uma moeda de prata por dia, e os mandou para a vinha. Às nove horas da manhã, o patrão saiu de novo, viu outros que estavam na praça, desocupados, e lhes disse: ‘Ide também vós para a minha vinha! E eu vos pagarei o que for justo’.
E eles foram. O patrão saiu de novo ao meio-dia e às três horas da tarde, e fez a mesma coisa. Saindo outra vez pelas cinco horas da tarde, encontrou outros que estavam na praça, e lhes disse: ‘Por que estais aí o dia inteiro desocupados?’ Eles responderam: ‘Porque ninguém nos contratou’. O patrão lhes disse: ‘Ide vós também para a minha vinha’. Quando chegou a tarde, o patrão disse ao administrador: ‘Chama os trabalhadores e paga-lhes uma diária a todos, começando pelos últimos até os primeiros!’
Vieram os que tinham sido contratados às cinco da tarde e cada um recebeu uma moeda de prata. Em seguida vieram os que foram contratados primeiro, e pensavam que iam receber mais. Porém, cada um deles também recebeu uma moeda de prata. Ao receberem o pagamento, começaram a resmungar contra o patrão: ‘Estes últimos trabalharam uma hora só, e tu os igualaste a nós, que suportamos o cansaço e o calor o dia inteiro’.
Então o patrão disse a um deles: ‘Amigo, eu não fui injusto contigo. Não combinamos uma moeda de prata? Toma o que é teu e volta para casa! Eu quero dar a este que foi contratado por último o mesmo que dei a ti. Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero com aquilo que me pertence? Ou estás com inveja, porque estou sendo bom?’ Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos”.
Palavra da Salvação, 17/08/2022 com o Padre Arnaldo Rodrigues
Publicado em 16 de ago. de 2022
Ou estás com inveja, porque estou sendo bom?
Evangelho (Mt 20,1-16a)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 1“O Reino dos Céus é como a história do patrão que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha. 2Combinou com os trabalhadores uma moeda de prata por dia, e os mandou para a vinha. 3Às nove horas da manhã, o patrão saiu de novo, viu outros que estavam na praça, desocupados, 4e lhes disse: ‘Ide também vós para a minha vinha! E eu vos pagarei o que for justo’.
5E eles foram. O patrão saiu de novo ao meio-dia e às três horas da tarde, e fez a mesma coisa. 6Saindo outra vez pelas cinco horas da tarde, encontrou outros que estavam na praça, e lhes disse: ‘Por que estais aí o dia inteiro desocupados?’ 7Eles responderam: ‘Porque ninguém nos contratou’. O patrão lhes disse: ‘Ide vós também para a minha vinha’. 8Quando chegou a tarde, o patrão disse ao administrador: ‘Chama os trabalhadores e paga-lhes uma diária a todos, começando pelos últimos até os primeiros!’
9Vieram os que tinham sido contratados às cinco da tarde e cada um recebeu uma moeda de prata. 10Em seguida vieram os que foram contratados primeiro, e pensavam que iam receber mais. Porém, cada um deles também recebeu uma moeda de prata. 11Ao receberem o pagamento, começaram a resmungar contra o patrão: 12‘Estes últimos trabalharam uma hora só, e tu os igualaste a nós, que suportamos o cansaço e o calor o dia inteiro’.
13Então o patrão disse a um deles: ‘Amigo, eu não fui injusto contigo. Não combinamos uma moeda de prata? 14Toma o que é teu e volta para casa! Eu quero dar a este que foi contratado por último o mesmo que dei a ti. 15Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero com aquilo que me pertence? Ou estás com inveja, porque estou sendo bom?’ 16aAssim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Homilia Diária | Não caia na lógica do diabo! (Quarta-feira da 20.ª Semana do Tempo Comum) - Padre Paulo Ricardo
Publicado em 16 de ago. de 2022
A figura do patrão misericordioso, que concede a mesma recompensa tanto aos que trabalharam desde o começo do dia quanto aos que chegaram mais tarde à sua vinha, oferece-nos a ocasião de refletirmos sobre o pecado da inveja. Em que consiste essa lógica verdadeiramente diabólica, que fez caírem Lúcifer, Caim e os trabalhadores insatisfeitos da parábola do Evangelho? Como podemos fugir da tristeza pela graça fraterna, que é, segundo a doutrina de Santo Tomás, um dos seis pecados contra o Espírito Santo? Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 17 de agosto, e descubra a resposta.
HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 20,1-16a - 17/08/2022
Busque amar a todos sem distinção
“Então, o patrão disse a um deles: ‘Amigo, eu não fui injusto contigo. Não combinamos uma moeda de prata? Toma o que é teu e volta para casa! Eu quero dar a este que foi contratado por último o mesmo que dei a ti’.” (Mateus 20,13-14)
Meus irmãos, Nosso Senhor conta esta parábola, conta esta história, este ensinamento aos Seus discípulos, ao povo de Deus. Conta a história deste patrão que saiu para contratar e chamou uma turma às nove, outra ao meio-dia, outra às três da tarde e, por último, os da cinco horas da tarde; e ele havia combinado uma moeda de prata, o que equivale ao trabalho de um dia de um empregado, de um dia.
E o patrão começou a acertar as contas com os últimos, com aqueles que chegaram às cinco, às três, às doze e às nove. Os últimos imaginavam que receberiam mais. Por quê? “Bom, se os últimos receberam uma moeda e trabalharam bem menos que nós, então significa que iremos receber mais”. Mas aí o patrão refrescou a memória deles: “Olha, não combinamos uma moeda de prata? Você está chateado porque eu estou sendo bom? Você está com inveja?”.
Meus irmãos, esta parábola tão significativa, tão bonita, é para dizer que Nosso Senhor chama alguns mais cedo para o Seu Reino, outros um pouquinho mais tarde, outros até no final da vida, mas todos recebem o mesmo salário, todos recebem o mesmo amor de Nosso Senhor. O amor de Deus para com todos é para com todos. Ele não faz discriminação, Ele ama a todos, Ele quer bem a todos.
Cuidemos para não amar com distinção – e o pior: amar por interesse
Os primeiros acharam que receberiam mais, mas eles estavam com inveja, porque aquele patrão estava sendo bom. O amor de Deus não privilegia ninguém, Ele ama a todos. Ele foi diferente na forma de amar? Sim! Mas Ele amou a todos, aqueles que chegaram primeiro e aqueles que chegaram por último. Talvez a forma do amor do Senhor seja diferente, mas Ele ama a todos. Assim deveríamos fazer também nós, deveríamos amar a todos sem distinção: aqueles que são mais próximos a nós e aqueles que são também desconhecidos.
Esta parábola nos ensina, meus irmãos, que o Senhor trata bem a todos e ama a todos. Cuidemos, meus irmãos, para não amarmos somente aqueles que nos fazem bem, aqueles que nos são caros, aqueles que são – se assim eu posso dizer – da mesma classe social, do nosso grupo, daquele que pensa igual a nós.
Cuidemos para não amar com distinção – e o pior: amar por interesse. Não devemos amar por interesse. Não seja interesseiro, não seja interesseira. Cuidemos para não amar somente aqueles que podem nos favorecer. Interesseiro! Interesseira! Amemos a todos. Vamos tratar bem a todos, respeito a todos, mas também exortação a todos.
Não vamos ficar – como costumamos dizer aqui na Canção Nova – com respeito humano de não falar com aquele que tem que falar alguma coisa, que tem que exortar, que tem que chamar atenção. Seja rico ou seja pobre, exortemos, amemos. Seja amigo ou não, exortemos, amemos aquele amigo. Não sejamos interesseiros no nosso amor, mas tenhamos um amor desinteressado, e que o nosso único interesse seja em ajudar o irmão, seja amar aquele irmão. Não o interesse de ser beneficiado, mas de salvar aquela alma, salvar aquele filho, aquela filha.
Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Márcio Prado
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.
HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 17/08/2022
ANO C
Mt 20,1-16a
Comentário do Evangelho
A justiça de Deus é amar sem distinção e sem medida.
A parábola, em primeiro lugar, revela algo de Deus: Deus é bom. A expressão dessa bondade é que ele chama a todos para a sua vinha. O amor ou bondade de Deus não são calculados. Em todo tempo, o Senhor toma a iniciativa de chamar a todos para o seu Reino. O amor não se compra, ele é oferecido. A justiça de Deus é amar sem distinção e sem medida.
De algum modo, e em relação aos outros, todos somos operários da undécima hora. O modo de agir de Deus faz balançar nossa escala de valores: “Eu quero dar a este último o mesmo que dei a ti. Acaso não tenho o direito de fazer o que quero com aquilo que me pertence” (v. 15).
Aos olhos de Deus, o importante é ouvir o convite e aceitar os trabalhos na vinha. Este é o verdadeiro e justo salário.O amor de Deus toca as pessoas; ele não faz diferenças. O essencial é acolhê-lo.
Carlos Alberto Contieri, sj
Fonte: Paulinas em 21/08/2013
Comentário do Evangelho
Deus é Bom.
Trata-se de uma parábola do Reino que não figura na lista das parábolas do Reino do capítulo treze. A parábola, em primeiro lugar, afirma algo de fundamental de Deus: Deus é Bom. Em todos os tempos e sem distinção, ele chama a todos para a sua vinha. A parábola é expressão da universalidade da salvação de Deus. A “vinha” é símbolo tanto de Israel como do Reino de Deus. Em todo tempo, representado pelas horas da jornada de trabalho, Deus toma a iniciativa de chamar a todos, onde quer que estejam, para o seu Reino. Deus é quem oferece a possibilidade de participação no seu Reino, independentemente dos méritos de cada um, pois Deus não quer que ninguém que criou se disperse ou se perca (cf. Jo 6,39; 10,28; 17,12). Em que consiste a justiça própria de Deus? Em amar sem distinção e sem limite. A verdade é que o modo de Deus agir revoluciona nossa escala de valores (vv. 13-16). A igualdade ressalta a graça extraordinária feita por Deus aos pecadores. Aos olhos de Deus, o verdadeiro salário é ouvir o convite e ser admitido à sua vinha. O amor de Deus é para todos; Ele não faz acepção de pessoas.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, que eu jamais me deixe levar pelo espírito de ambição e de rivalidade, convencido de que, no Reino, somos todos iguais, teus filhos.
Fonte: Paulinas em 20/08/2014
Vivendo a Palavra
A parábola quer nos fazer compreender que no Reino do Céu não prevalece a contabilidade de créditos/débitos/saldo, mas o que conta é a gratuidade do Amor. Ela se põe aqui como um convite para que nós nos guiemos, já nesta terra abençoada em que vivemos, pela mesma lei do Amor, esquecendo-nos de nossas contas miúdas…
Fonte: Arquidiocese BH em 21/08/2013
VIVENDO A PALAVRA
A parábola quer nos fazer compreender que no Reino do Céu não prevalece a nossa contabilidade de créditos, débitos e saldo, mas o que conta é a gratuidade do Amor. Ela se põe aqui como um convite para que nós nos guiemos, nesta terra abençoada em que vivemos, pela Lei do Amor generoso, esquecendo-nos de nossas continhas miúdas do toma lá, dá cá...
Fonte: Arquidiocese BH em 21/08/2019
VIVENDO A PALAVRA
Uma contabilidade surpreendente! Entregar a mesma importância a cada um, indiferente do tempo trabalhado – e pior ainda: começando pelos últimos que chegaram! Que bom, para nós, que seja assim no Reino do Pai, pois já está chegando a quinta hora da tarde e muitos de nós continuamos na praça, ociosos...
Fonte: Arquidiocese BH em 19/08/2020
VIVENDO A PALAVRA
Qualquer administrador, em nossos dias, acha estranha a matemática que Jesus propõe nesta parábola. Acontece que a lógica do Reino dos céus não segue a lógica da administração terrena. Os judeus pensam que o Reino pertence somente a eles; não compreendem o zelo de Jesus pelos publicanos e pecadores nem a misericórdia divina. Por isso, arriscam a ser os últimos, enquanto os primeiros serão os que se abrem ao amor gratuito de Deus. Para Jesus, de fato, as portas do Reino estão sempre abertas para todos, já que todos são objeto do amor e da salvação. Nesse campo não há privilegiados. Não importa a raça, a nação, a idade, os títulos, as posses, o tempo de pertença. O que conta é a intensidade do compromisso com Cristo e com o seu projeto de justiça.
Fonte: Arquidiocese BH em 18/08/2021
Reflexão
Nós estamos acostumados com a forma de justiça que foi estabelecida pelos homens e, por causa disso, encontramos dificuldades para compreender a justiça divina, principalmente porque os principais critérios da justiça dos homens são a diferença entre as pessoas e a troca entre os valores enquanto que os principais critérios da justiça divina são a igualdade entre as pessoas e a gratuidade dos valores. Isso nos mostra que a lógica divina é totalmente diferente da lógica dos homens e que nós vivemos reivindicado valores que, na verdade, são valores humanos e que não nos conduzem a Deus. Também nos mostra o quanto todos nós somos comprometidos com os valores humanos e deixamos de lado os valores do Reino.
Fonte: CNBB em 21/08/2013 e 20/08/2014
Reflexão
Qualquer administrador, em nossos dias, acha estranha a matemática que Jesus propõe nesta parábola. Acontece que a lógica do Reino dos Céus não segue a lógica da administração terrena. Os judeus pensam que o Reino pertence somente a eles; não compreendem o zelo de Jesus pelos publicanos e pecadores. Não compreendem a misericórdia divina. Por isso, arriscam a ser os últimos, enquanto os primeiros serão os que se abrem ao amor gratuito de Deus. Para Jesus, de fato, as portas do Reino estão sempre abertas para todos, já que todos são objeto do amor e da salvação. Nesse campo não há privilegiados. Não importa a raça, a nação, a idade, os títulos, as posses, o tempo de pertença. O que conta é a intensidade do compromisso com Cristo e com o seu projeto de justiça.
(Dia a dia com o Evangelho 2019 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)
Fonte: Paulus em 21/08/2019
Reflexão
No Reino de Jesus Cristo, todos têm possibilidade de crescer. Também as pessoas malvistas e marginalizadas pelas autoridades religiosas, ou seja: cobradores de impostos, prostitutas, adúlteras e pecadores em geral. A todo instante, Jesus acolhe e insere, entre seus seguidores, pessoas com essas características. Uma afronta para os chefes religiosos que se consideravam privilegiados diante de Deus. Eles já ouviram em outra parte: “Os cobradores de impostos e as prostitutas vão entrar no Reino de Deus antes de vocês” (Mt 21,31). Deus, na sua avaliação, não usa o mesmo critério que os humanos usam nos seus negócios. O Senhor é justo. Por sua misericórdia, ele abraça os que se empenham em cumprir a vontade do Pai e continua convidando os que ainda não se empenham.
Oração
Senhor Jesus, nossa tendência é descartar os pobres, doentes, analfabetos, prostitutas, ao passo que tu, Senhor, os acolhes com misericórdia e solicitude. Já o disseste: eles nos precederão no Reino dos Céus. Então, de fato, “os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos”. Amém.
(Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades))
Fonte: Paulus em 19/08/2020
Reflexão
Qualquer administrador, em nossos dias, acha estranha a matemática que Jesus propõe nesta parábola. Acontece que a lógica do Reino dos céus não segue a lógica da administração terrena. Os judeus pensam que o Reino pertence somente a eles; não compreendem o zelo de Jesus pelos publicanos e pecadores nem a misericórdia divina. Por isso, arriscam a ser os últimos, enquanto os primeiros serão os que se abrem ao amor gratuito de Deus. Para Jesus, de fato, as portas do Reino estão sempre abertas para todos, já que todos são objeto do amor e da salvação. Nesse campo não há privilegiados. Não importa a raça, a nação, a idade, os títulos, as posses, o tempo de pertença. O que conta é a intensidade do compromisso com Cristo e com o seu projeto de justiça.
Oração
Senhor Jesus, nossa tendência é descartar os pobres, doentes, analfabetos, prostitutas, ao passo que tu, Senhor, os acolhes com misericórdia e solicitude. Já o disseste: eles nos precederão no Reino dos céus. Então, de fato, “os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos”. Amém.
(Dia a dia com o Evangelho 2021 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp e Pe. Nilo Luza, ssp)
Fonte: Paulus em 18/08/2021
Reflexão
A parábola dos trabalhadores da vinha nos revela que Deus é justo e seu Reino é dom gratuito. Ali não pode haver ciúme e competição. Diferente da lógica e das relações estabelecidas em certos ambientes da nossa sociedade. Para Deus, ninguém é excluído. Todos merecem encontrar seu lugar no mundo. O discurso da meritocracia não cabe aqui. Os tratados como últimos, e até sem oportunidade alguma, na dinâmica do Reino ocupam o mesmo patamar dos que já estão há mais tempo no caminho. O pensamento do papa Francisco pode iluminar a reflexão: “Maria Santíssima nos ajude a acolher na nossa vida a lógica do amor, que nos liberta da presunção de merecer a recompensa de Deus e do juízo negativo sobre os outros”.
(Dia a dia com o Evangelho 2022)
Meditação
Qual é o projeto de vida que Deus nos oferece? - A sociedade se preocupa em dar a cada um o que é seu? - E você, se preocupa em receber mais que os outros? - Somos chamados a colocar em primeiro lugar o que em nossa vida? - Deus é misericordioso para conosco. E nós? - Deus nos busca para trabalhar em sua vinha. Será que assumimos generosamente nossas responsabilidades?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuário Nacional em 21/08/2013 e 20/08/2014
Meditando o evangelho
OS OPERÁRIOS DO REINO
Surgira, na comunidade primitiva, uma discussão em torno do privilégio dos que tinham conhecido Jesus e trabalhado com ele, bem como dos que se tinham convertido à fé no começo da pregação apostólica. Quanto mais tarde alguém se tornara discípulo, menos direito teria de participar da recompensa devida aos operários do Reino.
Esta mentalidade estreita não encontrava amparo no ensinamento de Jesus.
A parábola dos operários contratados para trabalhar na vinha aponta para o modo divino de retribuir a quem se dedicou ao serviço do Reino de Deus.
Certo patrão saíra, sucessivas vezes, para contratar trabalhadores para a vinha, até no final da tarde. Os que se fatigaram o dia inteiro acreditaram merecer salário muito maior, em relação aos que só trabalharam uma hora. Por isso, não concordaram quando se deram conta de que todos se tornaram merecedores de igual pagamento. Pareceu-lhes estarem sendo vítimas de uma injustiça. O dono da vinha denunciou-lhes a maldade de coração. Ao dar a todos igual salário, o patrão não estava se orientando pelas normas da justiça, e sim, da misericórdia.
Este era um direito seu, do qual não abriria mão.
A retribuição dos operários do Reino também será feita segundo o princípio da misericórdia. Aí a precedência cronológica é menos importante que a disposição para ser servidor.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total)
Oração
Senhor Jesus, faze-me considerar o Reino, segundo o modo de pensar do Pai e não segundo os estreitos limites da minha mentalidade.
Fonte: Dom Total em 21/08/2019 e 18/08/2021
Meditando o evangelho
OPERÁRIOS DA ÚLTIMA HORA
Os adversários de Jesus irritavam-se com a acolhida que ele dispensava a todos quantos eram vítimas da marginalização social e religiosa de sua época. Sua extraordinária misericórdia levava-o a fazer-se solidário das vítimas do desprezo e da arrogância. Todos, sem distinção, tinham lugar no seu coração.
A parábola do proprietário de uma plantação de uvas ilustra esta sua disposição interior. A bondade do vinhateiro levou-o a sair sucessivas vezes para contratar operários para sua plantação, de modo a não haver indivíduos ociosos na praça. Até mesmo uma hora antes de terminar o expediente diário, ele saiu à procura de desocupados para lhes dar trabalho. Surpreendente é que, na hora de acertar as contas, os da última hora receberam tanto quanto os da primeira hora. Isto foi motivo de protesto para estes últimos, que consideraram injustiça receber salário idêntico aos que trabalharam pouco.
O dono da vinha - imagem de Deus - age com misericórdia e bondade. E se recusa a fazer discriminações indevidas entre os seus diaristas. Uma justiça, falsamente entendida, tê-lo-ia levado a pagar aos últimos uma quantia bem inferior do que aquela paga aos primeiros. No caso de Deus, consistiria em conceder salvação abundante a uns, e relegar os demais a uma espécie de desprezo. Entretanto, como o modo divino de agir vai na direção contrária, a justiça é superada pela misericórdia. E todos são, igualmente, objetos de seu amor.
Oração
Espírito de bondade misericordiosa, que minha vida seja pautada pelo modo divino de agir, porque manifesta sua preferência por quem é vítima da marginalização.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Fonte: Dom Total em 20/08/2014 e 19/08/2020
Oração
Ó Deus, que fizestes do abade são Bernardo, inflamado de elo por vossa casa, uma luz que brilha e ilumina a Igreja, dai-nos, pó sua intercessão, o mesmo fervor para caminharmos sempre como filhos da luz. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Dom Total em 20/08/2014
Comentários do Evangelho
1 - Ou estás com inveja, porque estou sendo bom? - Padre Queiroz
Neste Evangelho, Jesus nos conta a parábola dos trabalhadores esperando na praça. O patrão é Deus; Os trabalhadores somos nós; a vinha é o Reino de Deus. A parábola se refere, ao mesmo tempo, aos dois aspectos: Aos direitos trabalhistas e à nossa atuação, como cristãos, no Reino de Deus. No procedimento do patrão está o procedimento de Deus para conosco, e também o nosso procedimento correto uns com os outros.
O patrão “saiu de madrugada para contratar trabalhadores”. Deus não perde tempo, e nós também não podemos perder. Deus não quer o desemprego. Quer que todos trabalhem. Ele não quer ver ninguém parado na praça.
“Combinou com os trabalhadores uma moeda de prata por dia.” Era o salário justo na época. Os trabalhadores têm direito à remuneração justa.
“Saiu outra vez pelas cinco horas da tarde, encontrou outros que estavam na praça e lhes disse: Por que estais aí o dia inteiro desocupados? Eles responderam: Porque ninguém nos contratou”. O desemprego deles era culpa, não deles, mas da sociedade que não lhes dava oportunidades de trabalho. Mas, tanto eles como seus familiares, precisavam comer, do mesmo modo que aqueles que foram contratados de manhã. Ao pagar o salário, o patrão deve considerar também essa parte: aquilo que o trabalhador e sua família precisam para viver.
“Quando chegou a tarde, o patrão disse ao administrador: Chama os trabalhadores e paga-lhes uma diária a todos, começando pelos últimos até os primeiros”. Esta decisão é o coração da parábola. Aí está a diferença entre a justiça do Reino de Deus e a “justiça” do reino do Dragão (Cf Ap 12). Na justiça do Dragão, cada um recebe pelo que produziu, sem levar em conta as necessidades do trabalhador, nem os motivos pelos quais as pessoas estavam desempregadas. No Reino de Deus é o contrário: Todos têm direito à vida, tanto os empregados como os desempregados. E, se os desempregados têm esse direito, ajudá-los não é um favor, uma esmola, mas uma obrigação nossa.
Quanto àqueles que o patrão encontrou na praça às cinco horas da tarde, os motivos do atraso não foram apresentados. Mas, sejam quais forem, estes também têm, assim como suas famílias, as necessidades de todo ser humano: alimentação, vestuário, saúde etc. E mais: O mundo pecador, que leva em conta só a produtividade, marginaliza-os. Por isso no Reino de Deus eles são colocados em primeiro lugar.
Nesta parábola está a chave para entendermos o plano de Deus a respeito do trabalho e toda a questão trabalhista. O mais importante não é o que a pessoa produz, mas a própria pessoa que trabalha.
Lei fundamental na questão do salário é a igualdade, pois todos temos o estômago do mesmo tamanho. Se a diferença entre o salário dos trabalhadores é muito Grande, está havendo injustiça, pois perante Deus nós somos todos iguais.
“Em seguida, vieram os que foram contratados primeiro, e pensavam que iam receber mais.” É o protesto dos egoístas, daqueles que só pensam em si, esquecendo-se dos demais. Veja que o que eles acham errado não é o salário deles, que sabiam que inclusive foi combinado antes com o patrão, mas a igualdade de tratamento usada pelo patrão. Por isso que o patrão os chama de invejosos. Cada vez que alguém quer aumentar o próprio salário sem levar em conta aqueles que ganham menos, está sendo como essa turma, isto é, está contra o plano de Deus!
E Jesus termina a parábola apresentando a lei geral do Reino de Deus: “Os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos”. Em outras palavras, no Reino de Deus os últimos da sociedade são colocados em primeiro lugar, e os primeiros da sociedade são colocados em último lugar. Só quem age desse modo entra no céu.
“Se a vossa justiça não for maior que a dos escribas e dos fariseus, não entrareis no Reino dos Céus” (Mt 5,20). A justiça do mundo nem sempre coloca a pessoa humana em primeiro lugar.
“Construirão casas e nelas habitarão. Plantarão vinhas e comerão seus frutos. Ninguém construirá para outro morar, nem plantará para outro comer. E a vida do meu povo será longa como a das árvores. Meus escolhidos poderão gastar o que suas mãos fabricarem” (Is 52,21-22).
“No princípio, Deus criou o céu e a terra. A terra estava sem forma e vazia; as trevas cobriam o abismo... Deus disse: Que exista a luz!... Então Deus disse: Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele domine os peixes do mar, as aves do céu... E Deus viu que tudo o que havia criado era muito bom. Foi o sexto dia. No sétimo dia Deus terminou o seu trabalho e descansou. Então Deus abençoou e santificou o sétimo dia, porque nele, descansou do seu trabalho” (Gn 1,1-2,3). Pelo trabalho, continuamos a obra de Deus na criação do mundo. Deus trabalha e nos manda trabalhar também, mas sempre dentro do seu plano amoroso.
Certa vez, um empregado chegou para o seu patrão e disse: “É melhor o senhor me dar um aumento de salário”. O patrão perguntou: “Por quê?” O empregado respondeu: “É porque há várias empresas atrás de mim”. O patrão, com um ar muito desconfiado, perguntou: “Quais são essas empresas?” O empregado respondeu: “As empresas são as de água, de luz, de telefone, de cobranças...”
Esse patrão foi convidado a olhar também o lado das necessidades do seu empregado, não apenas a produtividade dele.
Maria Santíssima era uma mulher trabalhadeira. Nas Bodas de Caná, tudo indica que ela, apesar de simples convidada, estava ajudando a servir. Que ela nos ajude a agir corretamente no vasto mundo do trabalho humano.
Ou estás com inveja, porque estou sendo bom?
2 - Ou estás com inveja, porque estou sendo bom? – Claretianos
A avareza do jovem rico, apegado às suas riquezas, contrasta com a grande generosidade de Deus, que paga mais do que o estabelecido. A vinha simbolizava o povo de Israel, agora o novo povo de Deus, que corresponde a toda a humanidade. O ensino é claro. Não é a antiguidade, a qualificação, a quantidade de horas trabalhadas, os cargos que exercemos ou a riqueza que possuímos o que gera privilégios no chamado de Jesus, mas a gratidão e a misericórdia de um chamado que somente espera uma resposta generosa e desinteressada.
Na parábola está refletida a posição de alguns membros da comunidade de Mateus, que não viam com bons olhos que os pagãos, chegados à última hora, tivessem os mesmos privilégios que os judeus que trabalharam desde a primeira hora. Nesta lógica, a frase final, “os últimos serão os primeiros e os primeiros serão últimos”, sublinha a premissa de que no Reino de Deus e na comunidade cristã todos somos iguais.
Essa realidade, em nossas comunidades e sociedades cristãs, infelizmente, está muito distante deste ideal de Jesus. Por sua situação econômica, por sua posição política, seu credo religioso ou sua cultura, muitos cristãos continuam sendo discriminados, excluídos e ignorados.
3 - Trabalhadores de última hora - Ou estás com inveja, porque estou sendo bom? - Padre Antonio Queiroz
Neste Evangelho, Jesus nos conta a parábola dos trabalhadores esperando na praça. O patrão é Deus; Os trabalhadores somos nós; a vinha é o Reino de Deus. A parábola se refere, ao mesmo tempo, aos dois aspectos: Aos direitos trabalhistas e à nossa atuação, como cristãos, no Reino de Deus. No procedimento do patrão está o procedimento de Deus para conosco, e também o nosso procedimento correto uns com os outros.
O patrão "saiu de madrugada para contratar trabalhadores". Deus não perde tempo, e nós também não podemos perder. Deus não quer o desemprego. Quer que todos trabalhem. Ele não quer ver ninguém parado na praça.
"Combinou com OS trabalhadores uma moeda de prata por dia." Era o salário justo na época. Os trabalhadores têm direito à remuneração justa.
"Saiu outra vez pelas cinco horas DA tarde, encontrou outros que estavam na praça e lhes disse: Por que estais aí o dia inteiro desocupados? Eles responderam: Porque ninguém nos contratou". O desemprego deles era culpa, não deles, mas DA sociedade que não lhes dava oportunidades de trabalho. Mas, tanto else como seus familiares, precisavam comer, do mesmo modo que aqueles que foram contratados de manhã. Ao pagar o salário, o patrão deve considerar também essa parte: aquilo que o trabalhador e sua família precisam para viver.
"Quando chegou a tarde, o patrão disse ao administrador: Chama os trabalhadores e paga-lhes uma diária a todos, começando pelos últimos até os primeiros". Esta decisão é o coração da parábola. Aí está a diferença entre a justiça do Reino de Deus e a "justiça" do reino do Dragão (Cf Ap 12). Na justiça do Dragão, cada um recebe pelo que produziu, sem levar em conta as necessidades do trabalhador, nem os motivos pelos quais as pessoas estavam desempregadas. No Reino de Deus é o contrário: Todos têm direito à vida, tanto os empregados como os desempregados. E, se os desempregados têm esse direito, ajudá-Los não é um favor, uma esmola, mas uma obrigação nossa.
Quanto àqueles que o patrão encontrou na praça às cinco horas DA tarde, OS motivos do atraso não foram apresentados. Mas, sejam quais forem, estes também têm, assim como suas famílias, as necessidades de todo ser humano: alimentação, vestuário, saúde etc. E mais: o mundo pecador, que leva em conta só a produtividade, marginaliza-OS. Por isso no Reino de Deus else são colocados em primeiro lugar.
Nesta parábola está a chave para entendermos o plano de Deus a respeito do trabalho e toda a questão trabalhista. O mais importante não é o que a pessoa produz, mas a própria pessoa que trabalha.
Lei fundamental na questão do salário é a igualdade, pois todos temos o estômago do mesmo tamanho. Se a diferença entre o salário dos trabalhadores é muito Grande, está havendo injustiça, pois perante Deus nós somos todos iguais.
"Em seguida, vieram OS que foram contratador primeiro, e pensavam que iam receber mais." É o protesto dos egoístas, daqueles que só pensam em is, esquecendo-se dos demais. Veja que o que else acham errado não é o salário deles, que sabiam que inclusive foi combinado antes com o patrão, mas a igualdade de tratamento usada pelo patrão. Por isso que o patrão OS chama de invejosos. Cada vez que alguém quer aumentar o próprio salário sem levar em conta aqueles que ganham menos, está sendo como essa turma, isto é, está contra o plano de Deus!
E Jesus termina a parábola apresentando a lei geral do Reino de Deus: "Os últimos serão OS primeiros, e OS primeiros serão OS últimos". Em outras palavras, no Reino de Deus OS últimos DA sociedade são colocados em primeiro lugar, e OS primeiros DA sociedade são colocados em último lugar. Só quem age desse modo entra no céu.
"Se a vossa justiça não for maior que a dos escribas e dos fariseus, não entrareis no Reino dos Céus" (Mt 5,20). A justiça do mundo nem sempre coloca a pessoa humana em primeiro lugar.
"Construirão casas e nelas habitarão. Plantarão vinhas e comerão seus frutos. Ninguém construirá para outro morar, nem plantará para outro comer. E a vida do meu povo será longa como a das árvores. Meus escolhidos poderão gastar o que suas mãos fabricarem" (Is 52,21-22).
"No princípio, Deus criou o céu e a terra. A terra estava sem forma e vazia; as trevas cobriam o abismo... Deus disse: Que exista a luz!... Então Deus disse: Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele domine OS peixes do mar, as aves do céu... E Deus viu que tudo o que havia criado era muito bom. Foi o sexto dia. No sétimo dia Deus terminou o seu trabalho e descansou. Então Deus abençoou e santificou o sétimo dia, porque nele, descansou do seu trabalho" (Gn 1,1-2,3). Pelo trabalho, continuamos a obra de Deus na criação do mundo. Deus trabalha e nos manda trabalhar também, mas sempre dentro do seu plano amoroso.
Certa vez, um empregado chegou para o seu patrão e disse: "É melhor o senhor me dar um aumento de salário". O patrão perguntou: "Por quê?" O empregado respondeu: "É porque há várias empresas atrás de mim". O patrão, com um ar muito desconfiado, perguntou: "Quais são essas empresas?" O empregado respondeu: "As empresas são as de água, de luz, de telefone, de cobranças..."
Esse patrão foi convidado a olhar também o lado das necessidades do seu empregado, não apenas a produtividade dele.Maria Santíssima era uma mulher trabalhadeira. Nas Bodas de Caná, tudo indica que ela, apesar de simples convidada, estava ajudando a servir. Que ela nos ajude a agir corretamente no vasto mundo do trabalho humano.
Ou estás com inveja, porque estou sendo bom?
Fonte: Liturgia Diária Comentada2 em 21/08/2013
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
1. Toma o que é teu e vai!
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)
Sinta-se feliz com o bem do outro. Não permita que a inveja corroa seus bons sentimentos. Não houve nenhuma injustiça no pagamento dos trabalhadores das diversas horas. Houve protegidos beneficiados, diríamos. A grande questão está dentro de nós. Por que ele e não eu? O patrão pode ser bom somente para comigo e não ser bom para mais ninguém?
Fonte: NPD Brasil em 21/08/2019
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
1. Ide também vós para a minha vinha! - Mt 20,1-16a
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)
O que é bom? Quem é bom? Que dificuldade temos em aceitar que alguém seja bom para os outros! Por que não me alegro com o bem do outro? “Estás com inveja porque estou sendo bom?”
Fonte: NPD Brasil em 19/08/2020
COMENTÁRIOS DO EVANGELHO
1. A VINHA DO SENHOR!
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)
Quem já ficou desempregado meses a fio a espera de uma vaga, sabe o quanto esta é uma experiência triste, a reserva financeira vai se acabando, as despesas vão sendo cortadas e só se mantém o essencial, e se a vaga demora a chegar, até aquilo que é essencial, como a alimentação, por exemplo, vai começando a rarear.
Não tendo nem o essencial para dar à família, o desempregado vai aos poucos perdendo a auto-estima, começa a andar pelas ruas e praças meio sem destino, ou então, o que é pior, torna-se freqüentador dos botecos da vida, onde se joga muita conversa fora e reclama da situação, tomando “umas e outras” que algum amigo oferece, um conhecido contou-me que se tornou um alcoólatra quando ficou desempregado, ficar sem fazer nada não é coisa boa, pois dizem até que “mente ociosa é oficina do capeta”.
Fiz esta introdução porque me parece ser esta a situação do pessoal da última hora, mencionado nesse evangelho, e que deviam estar bem desanimados quando foram para a praça no final de tarde, jogar conversa fora ou quem sabe, “bater um truquinho”. A colheita em uma vinha carecia de muita mão de obra e para os desempregados era uma ótima oportunidade para ganhar uns “cobres”. Nos que buscam uma oportunidade, sempre há os madrugadores, que acreditam naquele ditado “Quem madruga, Deus ajuda”, eles botam fé em seu potencial e se colocam a disposição bem cedo, para serem logo contratados.
Há os que já estão meio calejados e que dormem um pouco mais, mas às nove horas já estão na praça, à espera de quem os contrate, pois também se julgam eficientes. Não faltam aqueles que só acordam para o almoço, mas ouvindo falar que tem vaga na empreitada, preparam um “miojo” para não perder muito tempo, e vão voando para a praça, nem que seja ao Meio Dia, pois acreditam que também têm chance. A notícia corre rápida e chega até a turma do “Ainda resta uma esperança”, que também animados resolvem arriscar e vão para a praça às três horas da tarde, dando a maior sorte porque acabaram também contratados.
Mas agora, falemos dos desanimados, que já estão a tempo vivendo de JURO, “juro que vou pagar”, para não sucumbirem, assumiram dívidas com o padeiro, açougueiro, leiteiro, verdureiro, aquele dia para eles já está perdido e então vão para a praça às cinco da tarde, só para saber se há alguma novidade, e são surpreendidos pelo Dono da empreiteira, que os interroga, porque estão ali parados, sem fazer nada... Ninguém nos contratou, não temos nenhum valor, ninguém presta atenção no nosso sofrimento, ninguém nos confia um serviço, onde possamos ganhar o pão para o nosso sustento! E foi assim a ladainha de lamentações. A Turma das cinco nem acreditou, quando o Patrão mandou que fossem para a vinha, juntar-se aos outros trabalhadores. Certamente pensaram que fossem fazer Terceira turma, mas às dezoito horas em ponto, soou o apito e a jornada de trabalho acabou, trabalharam só uma hora, não ia dar nem para o leite e o filãozinho... Pensaram os trabalhadores. Então veio a surpresa agradável, foram os primeirões a receber e ganharam uma moeda de prata, que dava para fazer a compra do mês e ainda pagar umas contas, imaginem a alegria desses trabalhadores de última hora.
O clima era de festa e alegria quando a turma dos Madrugadores, profissionais competentes, que deram duro o dia inteiro, desde o nascer do sol, armou o maior barraco e chamaram o sindicato, pois não acharam certo receber apenas uma moeda de prata, tinham plena certeza de que iriam receber muito mais, pois se julgavam merecedores, mas o Patrão os lembrou sobre o contrato assinado: o pagamento da diária seria uma moeda de prata.
Na religião de Israel e no cristianismo de hoje, acontece a mesma coisa, o título de cristãos e o fato de ser membro de uma igreja, faz com que as pessoas se sintam privilegiadas diante de Deus, merecedores de sua graça, do seu amor, das suas bênçãos e de todos os seus favores, se a pessoa atua em alguma pastoral ou movimento, então aumenta a obrigatoriedade de Deus atender. Infelizmente é essa a imagem que muitos fazem de Deus, que sempre surpreende os que buscam conhecê-lo melhor.
Na parábola em questão, contratou pessoas sem nenhum valor, e que, entretanto, apesar de terem chegado muito depois dos Madrugadores, foram alvos da mesma atenção e receberam o mesmo tratamento. Na verdade, ao invés de sermos a imagem e semelhança de Deus, muitas vezes projetamos Nele a nossa imagem e semelhança, para que seja bom com quem mereça, que trate as pessoas a partir dos seus merecimentos, o que na lógica humana é muito justo.
Porém, o amor e a justiça de Deus vão sempre buscar os últimos, os renegados, o que não tem mais nenhuma chance diante da sociedade “perfeita” ou da religião padrão, os que não têm o que fazer porque ainda não acharam um sentido para suas vidas. Os desprezados, tratados com frieza e que nunca são levados a sério.
E quando descobrimos que Deus os ama tanto quanto a nós, que nos julgamos “justos” em vez de fazermos com eles uma grande festa, manifestando alegria, agimos como o irmão mais velho do Filho Pródigo: derrubamos o beiço e nos recusamos a entrar na casa do Pai, isso é, a vivermos na comunhão com Deus, ao lado dos trabalhadores da última hora, sonhamos com um céu especial e nos frustramos ao ver que o coração de Deus, cheio de misericórdia, manifestada em Jesus, há lugar para todos os homens.
2. Ide também vós para a minha vinha! Eu pagarei o que for justo - Mt 20,1-16a
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)
O Espírito de alegria que habita em nós se manifesta quando nos alegramos com o bem dos outros. Ao contrário, entristecemos o Espírito quando, bloqueando a nossa sensibilidade, impedimos que ele se manifeste.
Fonte: NPD Brasil em 18/08/2021
Liturgia comentada
Dar-vos-ei o que for justo... (Mt 20,1-16a)
Desconcertante esta parábola! Uma das numerosas parábolas que Jesus contou para nos transmitir algo que está acima da humana capacidade de compreensão: a natureza do Reino dos Céus. A raiz do problema é que nossos idiomas foram construídos para recortar o mundo em que vivemos: seres, qualidades, dimensões e quantidades DESTE MUNDO. Ao usar a nossa linguagem para falar do ALÉM, das realidades espirituais, tudo cai por terra.
Nesta parábola – a dos trabalhadores da vinha -, o que deve cair por terra é o nosso senso de justiça humana. Alguns operários começaram a jornada ao clarear do sol, à hora prima. Outros, às 9 da manhã. Outros, ainda, ao meio-dia e às três da tarde. E ainda chamou outros quando sobrava apenas uma hora de luz solar para o trabalho: a undécima hora, 5 da tarde. Aos primeiros, o dono da vinha prometeu salário normal: um denário. Aos outros, “o que fosse justo”.
Finda a jornada, na hora do acerto, surpresa geral! Não só o patrão pagava a jornada integral a todos, mas (não é uma provocação do próprio narrador, Jesus?) começava o pagamento pelos que haviam trabalhado apenas uma hora, e já na amenidade da sombra do pôr-do-sol...
Natural, os demais começam a “chiar!” Não era justo! Ao menos segundo a “justiça” humana, distributiva, toda cálculos e aritmética. O exegeta J. Jeremias pinta a cena dos “protestantes” reunidos em piquete diante da casa do patrão, que parece desconhecer as regras elementares da isonomia salarial, para gritar em altas vozes o seu descontentamento.
E Jesus Cristo sorria do impacto que suas parábolas causavam no auditório. Afinal, eram judeus, herdeiros das promessas da Primeira Aliança. Sim, aqueles israelitas eram os que esperavam pelo Messias, “labutando” desde a madrugada da história da salvação. Agora, em novos tempos, vinha a reles samaritana ou uma siro-fenícia “impura” e se habilitava a receber o mesmo “salário”, isto é, a mesma salvação?! Não era justo!
Sim, parece desigual e injusto a quem não conhece o coração de Deus. Um coração que ama a todos, sem distinção. Não porque são bons, mas porque Ele – Deus – é bom. Não os salva por méritos de gente esforçada que suou a camisa “toda a jornada”, a vida inteira, mas porque aceitam as condições do dono da vinha, ainda que o façam na prorrogação da partida que está em jogo...
Se alguém duvida do “sistema de retribuição” do Patrão, favor recordar que o Reino em questão foi inaugurado por um vil ladrão, crucificado após uma vida de crimes. Aquele que nós - com boa dose de preconceito - chamamos de BOM ladrão, tentando fazer dele uma exceção.
Vamos para a vinha do Senhor? Ainda é tempo!
Orai sem cessar: “É eterna, Senhor, a vossa bondade!” (Sl 138,8)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
santini@novaalinca,com.br
Fonte: NS Rainha em 21/08/2013
HOMILIA DIÁRIA
A inveja é um mal a ser combatido
A inveja causa tristeza em nós, gera dentro de nós sentimentos negativos. Começamos a querer o mal do outro, a falar mal dele. A inveja é um mal a ser combatido.
“Então o patrão disse: ’Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero com aquilo que me pertence? Ou estás com inveja, porque estou sendo bom?’ Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos.” (Mt 20,15-16a)
Veja as parábolas que Jesus nos conta sobre os trabalhadores da vinha, na qual o proprietário mesmo paga para seus trabalhadores um salário igual, tanto para o que começou a trabalhar cedo quanto para aquele que veio no meio do dia e para aquele outro que veio no final da tarde. Olhando assim, o que chegou no final do dia foi mais favorecido do que aquele que começou a trabalhar cedo.
A pergunta é: O senhor da messe, proprietário ou administrador, foi injusto com alguém? Óbvio que não, pois ele pagou a cada um aquilo que havia combinado com eles. No entanto, se ele resolveu ser mais generoso, nós não podemos ter inveja da generosidade dele, mas nos conformarmos em receber aquilo que nos foi prometido, aquilo que foi combinado.
O senhor resolveu ser generoso e dar um carinho igual a todos. Nos critérios humanos, isso se chama injustiça, mas nos critérios de Deus se chama bondade e misericórdia.
Infelizmente, nós temos um coração movido pela inveja. Se nós não ficássemos sabendo que aquele homem ganhou o mesmo tanto, talvez nem nos importássemos com isso. Mas quando sabemos que alguém recebeu uma gratificação, um elogio, uma bênção ou uma graça, ao invés de nos alegrarmos com o bem do outro, nós nos entristecemos. Aí está o mal.
A inveja causa tristeza em nós, gera dentro de nós sentimentos negativos. Começamos a querer o mal do outro, a falar mal dele. A inveja é um mal a ser combatido.
Que a misericórdia de Deus possa chegar a todos os corações. E não importa o tamanho da generosidade, o que importa é que o Pai sabe o carinho, o amor, o afeto que cada um dos Seus filhos merecem. E se há pessoas que chegam no Reino dos Céus depois de nós, não há problema. O que nós não podemos é deixar que a inveja mate a graça de Deus que está em nós.
A inveja é maligna, destrói o Reino de Deus em nós. Que nós possamos combatê-la com toda a força do nosso coração.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 21/08/2013
HOMILIA DIÁRIA
A graça de Deus conquista a todos
“Ao receberem o pagamento, começaram a resmungar contra o patrão: ‘Estes últimos trabalharam uma hora só, e tu os igualaste a nós, que suportamos o cansaço e o calor o dia inteiro’.” (Mateus 20,11-12)
A parábola do administrador que contratou operários para a sua vinha remete-nos aos acontecimentos finais da humanidade. Durante toda a história do ser humano, Deus vai chamando os Seus. Alguns vêm na primeira hora, outros vêm na metade do dia, outros vêm quase no final do dia, e a cada tempo a graça de Deus vai chegando nos corações.
O importante é que a graça de Deus chegue. O importante é que a graça de Deus conquiste o maior número possível de pessoas, porém, existem as intempéries humanas presentes, não só nas questões religiosas, mas nas questões cotidianas da nossa vida.
Queremos entender que justiça é sermos todos iguais quando, na verdade, não somos. A justiça é dar o tratamento que cada um merece, de modo que ser injusto é não dar ao outro o que ele merece.
O amor de Deus é para com todos, ainda que ele não chegue a todos ao mesmo tempo, por diversas situações, mas o desejo do Pai é chegar ao coração de todos.
Na mão de Deus ninguém é injustiçado, na mão de Deus ninguém fica sem receber Sua graça e Seu amor
O nosso coração humano é movido pela inveja, pelo ciúmes, e, nos últimos tempos, têm acelerado, cada vez mais, o processo de competição entre as pessoas. Competir quer dizer sentir-se inferior ao outro, mais importante e mais valorizado que o outro.
Deus valoriza aquilo que ninguém valoriza, Ele reconhece aquilo que não reconhecemos, Ele faz justiça de acordo com o Seu coração e não de acordo com os critérios do coração humano, que faz acepção de pessoas, coloca pessoas mais importantes que outras.
Deus vai começando dos últimos para tratar a cada um conforme o seu coração. Uma coisa podemos ter certeza: na mão de Deus ninguém é injustiçado, na mão de Deus ninguém fica sem receber Sua graça e Seu amor. O que acontece é que o egoísmo, o orgulho e a soberba humana não se satisfazem, muitas vezes, com o que têm, querem sempre mais, por isso entregam a alma à tristeza, entregam o coração à competição e não se conformam com a situação que têm.
Quando recebemos uma coisa, ficamos satisfeitos com o que temos. A insatisfação toma conta de nós quando começamos a nos comparar com o outro: “O outro é melhor”, e começamos a desgostar do que é nosso.
Uma criança recebe um presente e está muito feliz, mas ela começa a se desfazer do presente quando sabe que o outro tem um presente melhor que o dela. Esses operários que receberam o seu salário estavam satisfeitos com o que foi combinado, mas eles começaram a murmurar e a reclamar quando souberam que outros funcionários ganharam igual a ele, porém, eles receberam o que foi combinado.
O sentimento humano é assim, quando começamos a nos comparar, começamos a invejar e a criar outros sentimentos, porque vão nos deprimindo e nos comparando sempre com os outros.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 21/08/2019
HOMILIA DIÁRIA
Cuidemos da graça que Deus nos concedeu
“Em seguida vieram os que foram contratados primeiro, e pensavam que iam receber mais. Porém, cada um deles também recebeu uma moeda de prata. Ao receberem o pagamento, começaram a resmungar contra o patrão.” (Mateus 20,10-11)
Que beleza o trabalho desse patrão, porque ele saía para contratar operários para o trabalho logo pela manhã, depois, ao meio-dia, às três horas da tarde e, por fim, às cinco horas, que era praticamente a última hora; faltava somente uma hora para terminar o trabalho, e ele também saiu para contratar.
Na hora de pagar, ele começou pelos últimos. Quem foi contratado por último recebeu uma moeda de prata; quem foi contratado às três também recebeu a sua moeda de prata; quem foi contratado ao meio-dia… Porém, aqueles que começaram cedo, disseram: “Vamos receber mais”, e simplesmente ficaram chateados, decepcionados e acharam que o patrão foi injusto, porque se eles começaram a trabalhar mais cedo, deveriam receber mais.
Essa mentalidade que parece ser justa, por meio da qual nós olhamos o mundo em que estamos, é justa para o nosso padrão de mundo. É óbvio que quem trabalha numa construção ou em qualquer outro trabalho, vai ganhar de acordo com o tanto que trabalhou. É mais do que justo e correto!
Em vez de olharmos a graça que é nossa, queremos viver sempre nos comparando aos outros
Entenda que, no Reino dos Céus, não é assim. Quem se converteu no final da vida é tão digno de Deus como quem já nasceu caminhando na graça d’Ele. Quem chegou para colaborar com o Reino de Deus agora, é tão operário do Reino dos Céus como quem já está há mais tempo.
É óbvio que quem já está há mais tempo no Reino de Deus está há mais tempo agraciado, porém, às vezes, estamos há mais tempo, mas não estamos com o coração convertido, porque temos inveja, ciúmes, e murmuramos. Sabe por que isso acontece? Porque, em vez de olharmos a graça que é nossa, queremos viver sempre nos comparando aos outros. É aquela pessoa que está há muito tempo trabalhando para Deus e quer reconhecimento, ela quer aplausos e títulos, ela quer dizer: “Servi a Deus quarenta anos, cinquenta anos”. Maravilha, você foi agraciado por isso, que bênção! Mas você é tão de Deus como o irmão que chegou agora. Deus ama tanto um como ama o outro.
Se não tirarmos o foco daquilo que é a graça, daquilo que é Deus – não importa o tamanho, mas a intensidade do amor com que Ele nos ama –, não iremos criar competição nem rivalidade, não ficaremos olhando para o que é do outro, mas para aquilo que é nosso.
O operário que começou a trabalhar primeiro perdeu a graça, porque, em vez de cuidar da graça que era dele, foi se ocupar, murmurar, reclamar e se chatear com o que era do outro.
Se olharmos para aquilo que Deus fez e faz por nós, e não ficarmos comparando – “Ele tem mais”, “Ele pode mais”, “Ele é mais” –, vamos só crescer na graça sem precisar competir com ninguém.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 19/08/2020
HOMILIA DIÁRIA
Deus é bom e justo com todos nós
“O Reino dos Céus é como a história do patrão que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha.” (Mateus 20,1)
Essa parábola, contada por Jesus, para a nossa formação e para o nosso crescimento na fé, para muitos é difícil de entender. Mas a dificuldade não é na parábola, a dificuldade é dentro daquilo que nós carregamos no nosso coração. Porque, o nosso coração tem um senso de justiça, e esse senso de justiça não corresponde àquilo que é a justiça de Deus.
Deus não é só justo, Deus é bom; Deus não é só bom, Ele é justo. Justiça e bondade fazem parte de uma única virtude divina, o homem justo precisa ser bom; e o homem bom precisa ser justo. Em Deus jamais haverá injustiça; jamais poderemos acusar Deus de ser injusto. Agora, o Deus que é justo, o Deus que é aquele que faz justiça para com todos, Ele é bondoso para aqueles a quem lhe aprouver experimentar da Sua bondade e da Sua generosidade.
Por isso, que eu gosto de dominar essa parábola de hoje como a “parábola da justiça e da bondade”, primeiro, porque Deus é justo nos contando essa história desse patrão. O patrão que sai de madrugada, contrata trabalhadores bem cedo, um pouco mais cedo, na metade do dia e depois no final do dia. E como diz um velho ditado: “O combinado não custa caro”.
Deus é muito bom para todos, sem jamais deixar de ser justo
O que ele combinou pagar para cada um, o patrão pagou. Então, quando é no primeiro horário, ele combinou uma moeda de prata para trabalhar o dia, no final do dia, ele pagou a moeda de prata; aos trabalhadores das nove horas da manhã, combinou uma moeda de prata, ele pagou o que foi combinado. Então, esse patrão foi justo com todos, porém, quando chegou ao final do dia, e ele pagou a mesma quantia para aqueles que trabalharam apenas no final do dia, houve um problema. Porque os que trabalharam no início do dia esperaram que iam receber a mais, mas ele não combinou a mais com ninguém, ele combinou pagar a moeda de prata.
Qual é o problema? É aquilo que a Palavra está dizendo: “Vocês estão com inveja porque eu estou sendo bom?”. O problema todo é a inveja, porque se aqueles que trabalharam por último não ficassem sabendo o que recebeu os que trabalharam depois, não teria problema nenhum. O problema foi porque ele parou de olhar para aquilo que ele recebeu e foi reparar o que o outro recebeu.
Quando nós paramos de olhar para nossa vida e valorizamos o que temos, valorizamos a família que temos, a bênção que temos, o cuidado que temos e tiramos nossa energia e o nosso olhar para reparar a vida dos outros, a inveja começa a tomar conta de nós, outros sentimentos começam a tomar conta de nós, deixamos de ser justos para sermos justiceiros; e começamos a ficar irritados, começamos a ficar azedos, começamos a ficar negativos; e é aí que está o problema, porque confundimos a nossa justiça com sermos justiceiros e deixamos de lado a bondade.
Deus é muito bom para todos, sem jamais deixar de ser justo. Que deixemos de reparar a bondade de Deus com os outros e valorizemos a bondade que Ele tem para conosco. Deus jamais vai ser injusto com ninguém!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 18/08/2021
Oração Final
Pai Santo, faze-nos agradecidos pelos dons e talentos que recebemos de tua misericórdia de Pai que também é Mãe e generosos para partilhá-los com os companheiros de peregrinação nesta vida. Queremos seguir os passos do Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 21/08/2013
ORAÇÃO FINAL
Pai Santo, faze-nos agradecidos pelos dons e talentos que recebemos de tua misericórdia de Pai que também é Mãe. Ensina-nos o desapego, para compartilhá-los generosamente com os companheiros de peregrinação nesta vida. Queremos seguir os passos do Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 21/08/2019
ORAÇÃO FINAL
Pai misericordioso, afasta de nós o ciúme, a inveja ou qualquer desejo de comparação com nossos companheiros de viagem por este teu encantado Reino de Amor. Ensina-nos a cultivar a gratidão pelos dons que recebemos, e a generosidade para partilha-los, como fez Jesus de Nazaré, o Cristo teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 19/08/2020
ORAÇÃO FINAL
Senhor Jesus, dá-nos força e coragem para acolher nossos irmãos, especialmente os mais pobres e os excluídos, com misericórdia e solicitude. Já o disseste: eles nos precederão no Reino dos céus. Então, de fato, “os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos”. Amém.
Fonte: Arquidiocese BH em 18/08/2021
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