quinta-feira, 5 de outubro de 2023

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE…

NOVENA A NOSSA SENHORA APARECIDA - Quarto Dia - 6 de Outubro


Oração Inicial

Meu Deus, vinde em meu auxílio.
Senhor, apressai-vos em me socorrer.

Oração ao Divino Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo! Enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado. E renovareis a face da Terra. Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da Sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

Oração para todos os dias

Virgem puríssima, concebida sem pecado, e desde aquele primeiro instante toda bela e sem mancha, gloriosa Maria, cheia de graça, Mãe de meu Deus, Rainha dos anjos e dos homens: eu vos saúdo humildemente como Mãe do meu Salvador, que com aquela estima, respeito e submissão, com que vos tratava, me ensinou quais sejam as honras e a veneração que eu devo prestar-vos; dignai-vos, eu vô-lo rogo, de receber as que nesta Novena vos consagro. Vós sois o seguro asilo dos pecadores penitentes, e assim tenho razão para recorrer a vós; sois Mãe de misericórdia, e por este título não podeis deixar de enternecer-vos à vista das minhas misérias; sois depois de Jesus Cristo toda a minha esperança, e por esta razão não podereis deixar de reconhecer a terna confiança que tenho em vós; fazei-me digno de chamar-me vosso filho, para que possa confiadamente dizer-vos: mostrai que sois nossa Mãe!

Quarto Dia

Ó espelho de pureza, Imaculada Virgem Maria, eu me encho de sumo gozo ao ver que desde a vossa Conceição, foram em vós infundidas as mais sublimes virtudes e, ao mesmo tempo, todos os dons do Espírito Santo. Dou graças e louvo a Santíssima Trindade que com estes privilégios vos favoreceu; e suplico-vos, ó benigna Mãe, que me alcanceis a prática das virtudes, e me façais também digno e receber os dons e a graça do Espírito Santo.

Jaculatória
(ao final todos os dias)

Senhora Aparecida, milagrosa Padroeira, sede nossa guia nesta mortal carreira! Ó Virgem Aparecida, sacrário do Redentor, daí à alma desfalecida vosso poder e valor. Ó Virgem Aparecida, fiel e seguro norte, alcançai-nos graças na vida, favorecei-nos na morte!

Pai Nosso, Ave-Maria, Glória.


LEITURA ORANTE DO DIA 05/10/2023



LEITURA ORANTE

Lc 10,1-12 - Os trabalhadores são poucos


Nesta Leitura Orante vamos conhecer, amar e imitar Jesus
para  com Ele transformar a história.
Creio, meu Deus, que estou diante de Ti.
Que me vês e escutas as minhas orações.
Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.
Tu me deste tudo: eu te agradeço.
Foste tão ofendido por mim:
eu te peço perdão de todo o coração.
Tu és tão misericordioso:
eu te peço todas as graças
que sabes serem necessárias para mim.

1. Leitura (Verdade)
Vamos "conhecer"
O que diz o texto do dia?
Leiamos o texto:: Lc 10,1-12.
Depois disso o Senhor escolheu mais setenta e dois dos seus seguidores e os enviou de dois em dois a fim de que fossem adiante dele para cada cidade e lugar aonde ele tinha de ir. Antes de os enviar, ele disse:
- A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, peçam ao dono da plantação que mande trabalhadores para fazerem a colheita. Vão! Eu estou mandando vocês como ovelhas para o meio de lobos. Não levem bolsa, nem sacola, nem sandálias. E não parem no caminho para cumprimentar ninguém. Quando entrarem numa casa, façam primeiro esta saudação: "Que a paz esteja nesta casa!" Se um homem de paz morar ali, deixem a saudação com ele; mas, se o homem não for de paz, retirem a saudação. Fiquem na mesma casa e comam e bebam o que lhes oferecerem, pois o trabalhador merece o seu salário. Não fiquem mudando de uma casa para outra.
- Quando entrarem numa cidade e forem bem recebidos, comam a comida que derem a vocês. Curem os doentes daquela cidade e digam ao povo dali: "O Reino de Deus chegou até vocês."
Refletindo
Jesus Mestre organiza a equipe de discípulos. Tem objetivo, conteúdo, estratégia e missão claros.
Equipe: setenta e dois discípulos. Setenta (setenta e dois) na tradição judaica significava o número dos povos do mundo. O número de setenta discípulos manifesta o objetivo de Jesus com relação à humanidade inteira. O novo Povo de Deus envolverá todos os povos da terra.
Objetivo: Atenção à vida das pessoas ("cura dos doentes") e anúncio do Reino de Deus.
Conteúdo: preparar a acolhida do Senhor (pré-missão).
Estratégia: oração, despojamento, ir ao encontro, visitar todas as casas, iniciando com saudação de paz.
Missão: a "colheita". Ou seja: formar o novo Povo de Deus.

2. Meditação (Caminho)
 Amar e imitar Jesus
O que o texto diz para nós, hoje?
Qual palavra mais nos toca o coração?
Respondo aos apelos e convites de Jesus Mestre?
Atualizo a Palavra, ligando-a à minha vida.
Faço parte do Novo Povo de Deus.
Sou também convocado/a a ser discípulo/a missionário/a atento/a ao bem das pessoas e ao anúncio do Reino.
Como disseram os bispos, em Aparecida
"Conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa alegria; segui-lo é uma graça, e transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor nos confiou ao nos chamar e nos escolher." (DAp 18)
Qual o meu compromisso com a Igreja?
Minha fé é dinâmica, comunicativa.
Às vezes, tenho minha fé e compromissos adormecidos, sem expressão.

3. Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Em silêncio damos nossa resposta de adesão ao Senhor que nos convoca e envia e "pedimos ao dono da plantação que mande mais trabalhadores".
Rezamos com o Padre Zezinho, scj:
Poucos os operários, poucos trabalhadores
e a fome do povo aumenta mais e mais.
És o Senhor da messe, ouve esta nossa prece,
põe sangue novo nas veias da tua Igreja.

1. Falta pão porque falta trigo. Falta trigo porque não semeiam
e faltam semeadores porque ninguém foi lá fora chamar.
Falta fé porque não se ouve.
Não se ouve porque não se fala
e falta esse jeito novo de levar luz e de profetizar. 

2. Falta gente pra ir ao povo, descobrir porque o povo se cala.
Pastores e animadores pra incentivar o teu povo a falar.
Falta luz porque não se acende.
Não se acende porque faltam sonhos
e falta esse jeito novo de levar luz e falar de Jesus.

4. Contemplação
(Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Renovamos nosso compromisso de ir ao encontro das pessoas para lhes anunciar a paz. Disseram os bispos, em Aparecida:
"Com os olhos iluminados pela luz de Jesus Cristo ressuscitado, podemos e queremos contemplar o mundo, a história, os nossos povos da América Latina e do Caribe, e cada um de seus habitantes." (DAp 18)
Todos somos vocacionados no Reino de Deus.
Vamos assumir nosso lugar, conforme o Projeto de Deus.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp

Palavra se fez carne - 05 de outubro, 5ª feira, 26ª Semana do Tempo Comum


05 de outubro, 5ª feira, 26ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 05 de outubro, 5ª feira, 26ª Semana do Tempo Comum.

- Hoje somos convidados a refletir mais uma vez acerca do chamado de Jesus e da missão que ele nos confia. De modo particular, nesse relato o mestre escolhe os discípulos e os envia a irem à sua frente a todos os lugares que ele mesmo em breve iria visitar. Contudo, Jesus dá uma série de orientações àqueles que ele chama para que a missão seja bem sucedida de forma que o Reino de Deus seja anunciado. Silencie seu coração para acolher a Palavra que Jesus também te dirige hoje.

- Escute o Evangelho segundo Lucas, capítulo 10, versículos 1 a 12:

Naquele tempo, o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. E dizia-lhes: "A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: "A paz esteja nesta casa!" Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: 'O Reino de Deus está próximo de vós'. Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: 'Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo!' Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade".

- Coloque-se nesse momento dentro do Evangelho. Imagine-se na cena e ouça Jesus que lhe escolhe e envia em missão, te orientando e te ensinando. Perceba que Jesus não envia de qualquer forma e sabe perfeitamente das fragilidades daqueles que ele mesmo escolheu, mas mesmo assim, os chama e deseja que sejam esses os anunciadores do Reino de Deus. Ouça a voz daquele que acredita e deposita em você a missão de levar o Evangelho ao mundo.

- Com qual resposta você deseja corresponder ao chamado de Jesus? O que seu coração sente ao colocar-se como um discípulo escolhido?

- “.. O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente", diz o evangelho. O discípulo não anuncia a si próprio, mas a quem o envia. Que possamos responder a Jesus como na música:

“E pelo mundo eu vou, cantando o teu amor, pois disponível eu estou, para servir-te, Senhor!”

- Termina tua oração dando graças ao Senhor por ter te chamado a ser colaborador na missão do anúncio do Reino. Peça também pelo Sínodo sobre a Sinodalidade que acontece em Roma.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Jesus está sempre conosco | Lucas 10,1-12 | Padre Adriano Zandoná (05/10/23)



Canal do Youtube - Padre Adriano Zandoná

Publicado em 4 de out. de 2023

Evangelho (Lucas 10,1-12)

Naquele tempo, o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir.
E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos”. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa nem sacola nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa.
Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’.
Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: ‘Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo!’ Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Eis que vos envio como cordeiro no meio de lobos | (Lc 10, 1-12) #1260 - Frei Gilson




Publicado em 5 de out. de 2023

Mande trabalhadores | Mãe Maria (05/10/2023) - Dom Walmor



Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 5 de out. de 2023

Homilia Diária - 05.10.2023 |"Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos" - Padre Roger Araújo



Canal do Youtube: Padre Roger Araújo

Publicado em 5 de out. de 2023

Lucas 10,1-12

Naquele tempo, o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir.
E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos”. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa nem sacola nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa.
Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’.
Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: ‘Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo!’ Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade”.

Palavra da Salvação, 05/10/2023 com o Padre Rafael dos Santos



Canal do Youtube: WebTV Redentor

Publicado em 4 de out. de 2023

Quinta-feira, 26ª Semana do Tempo Comum

Evangelho (Lc 10,1-12)

Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir.
2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos”. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa nem sacola nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa.
8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’.
10Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: 11‘Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo!’ 12Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Homilia Diária | Um elemento fundamental para a evangelização (Quinta-feira da 26ª Sem. do T. C.) - Padre Paulo Ricardo



Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 4 de out. de 2023

Mais do que retórica e palavras cativantes, o evangelizador precisa sacrificar-se por aqueles a quem deseja apresentar Nosso Senhor. Não há outro caminho nem meio mais eficaz de transmitir o Evangelho, seja em casa, no trabalho ou em qualquer outro ambiente. Embora a pregação tenha, sim, uma importância fundamental e irrenunciável, a maior força do verdadeiro apostolado é o sacrifício, é a oferta generosa do próprio tempo e do próprio sangue, é o “fazer-se tudo para todos” de que nos fala São Paulo. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 5 de outubro, e peçamos a Deus que nos conceda a graça de vermos um dia, na alegria do Céu, os frutos de conversão e reparação de nossas dores e sacrifícios.

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 10,1-12 - 05/10/2023


Dê seguimento à missão de levar o Evangelho a tantos lugares

“Naquele tempo, o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. E dizia-lhes: ‘A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos’. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita.” (Lucas 10,1-2)



Naquele tempo, e ainda hoje, o Senhor continua contando com os seus escolhidos para dar prosseguimento a Sua missão. Missão cheia de responsabilidades, árdua, cansativa, mas uma missão belíssima: a missão de levar o Reino de Deus a tantas pessoas e tantos lugares. Por isso, não podemos nos esquecer das recomendações do Senhor para realizar o apostolado do Senhor. É justo que nos alegremos pelo fato de poder realizar tão nobre missão: anunciar o Reino de Deus, que o Reino está próximo.
E para isso o Senhor conta com todos, sem exceção. Isso porque existe muito a ser feito nesta missão de evangelizar e de levar a boa-nova, fazer com que a boa-nova chegue a todos os povos.
Por isso, ninguém pode ficar de fora desse anúncio, dessa mensagem transformadora. Jesus conta com todos! Este número “setenta e dois” vai justamente significar que o Senhor chama a todos para a Sua missão, para levar a Sua mensagem — que é capaz de transformar um povo bem disposto, de preparar um povo maduro para ser recolhido nos celeiros dos céus.

Ao realizarmos a missão do Senhor, estejamos em íntima união com Ele

E o desejo de Deus é ver esse celeiro completamente cheio, então, Ele envia o máximo possível de operários para que nenhuma alma se perca, para que ninguém fique para trás, pois o Senhor não quer que ninguém fique para trás, que ninguém fique sem ser recolhido.
Meus irmãos, e algo que nós devemos ter bem claro no cumprimento deste apostolado é a certeza de que quem realiza a obra é o próprio Senhor. A obra é d’Ele; e nós somos os operários, Ele é o protagonista da salvação, não somos nós. Cabe-nos apenas anunciar com fidelidade que o Seu Reino está próximo.
A obra de abertura dos corações à fé e à conversão quem realiza é o Senhor, porém, para que isso aconteça, é necessário que nós — que somos operários desse Reino —, estejamos em completa união com o dono da messe. É importante estarmos em união com o Senhor, saber da Sua Palavra, colher da Sua Palavra.
O apóstolo só será eficaz se o fundamento dessa missão estiver na oração e na íntima união com o Senhor. Por isso, ao realizarmos a missão do Senhor, estejamos em íntima união com Ele, pois quem realiza a obra é Ele, e nós somos os operários.
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.