quarta-feira, 12 de abril de 2023

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE…

Palavra da Salvação, 12/04/2023 com o Padre Arnaldo Rodrigues



Canal do Youtube: WebTV Redentor

Publicado em 11 de abr. de 2023

Quarta-feira, Oitava da Páscoa

Evangelho (Lc 24,13-35)

13Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois dos discípulos de Jesus iam para um povoado chamado Emaús, distante onze quilômetros de Jerusalém. 14Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido.
15Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. 16Os discípulos, porém, estavam como que cegos, e não o reconheceram. 17Então Jesus perguntou: “Que ides conversando pelo caminho?” Eles pararam, com o rosto triste, 18e um deles, chamado Cléofas, lhe disse: “Tu és o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que lá aconteceu nestes últimos dias?
19Ele perguntou: “Que foi?” Os discípulos responderam: “O que aconteceu com Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e diante de todo o povo. 20Nossos sumos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. 21Nós esperávamos que ele fosse libertar Israel, mas, apesar de tudo isso, já faz três dias que todas essas coisas aconteceram! 22É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos deram um susto. Elas foram de madrugada ao túmulo 23e não encontraram o corpo dele. Então voltaram, dizendo que tinham visto anjos e que estes afirmaram que Jesus está vivo. 24Alguns dos nossos foram ao túmulo e encontraram as coisas como as mulheres tinham dito. A ele, porém, ninguém o viu”.
25Então Jesus lhes disse: “Como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram! 26Será que o Cristo não devia sofrer tudo isso para entrar na sua glória?” 27E, começando por Moisés e passando pelos Profetas, explicava aos discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele.
28Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez de conta que ia mais adiante. 29Eles, porém, insistiram com Jesus, dizendo: “Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!” Jesus entrou para ficar com eles. 30Quando se sentou à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuía.
31Nisso os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus. Jesus, porém, desapareceu da frente deles. 32Então um disse ao outro: “Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho, e nos explicava as Escrituras?” 33Naquela mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém onde encontraram os Onze reunidos com os outros. 34E estes confirmaram: “Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!” 35Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Palavra da Salvação, 11/04/2023 com o Padre Arnaldo Rodrigues



Canal do Youtube: WebTV Redentor

Publicado em 10 de abr. de 2023

Terça-feira, Oitava da Páscoa

Evangelho (Jo 20,11-18)

Naquele tempo, 11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”.
16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer: Mestre). 17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Palavra da Salvação, 10/04/2023 com o Pe. Arnaldo Rodrigues



Canal do Youtube: WebTV Redentor

Publicado em 10 de abr. de 2023

Segunda-feira, OITAVA DA PÁSCOA

Evangelho (Mt 28,8-15)

Naquele tempo, 8as mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos. 9De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: “Alegrai-vos!” As mulheres aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés.
10Então Jesus disse a elas: “Não tenhais medo. Ide anunciar a meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão”. 11Quando as mulheres partiram, alguns guardas do túmulo foram à cidade, e comunicaram aos sumos sacerdotes tudo o que havia acontecido. 12Os sumos sacerdotes reuniram-se com os anciãos, e deram uma grande soma de dinheiro aos soldados, 13dizendo-lhes: “Dizei que os discípulos dele foram durante a noite e roubaram o corpo, enquanto vós dormíeis. 14Se o governador ficar sabendo disso, nós o convenceremos. Não vos preocupeis”.
15Os soldados pegaram o dinheiro, e agiram de acordo com as instruções recebidas. E assim, o boato espalhou-se entre os judeus, até o dia de hoje.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

A Voz do Pastor, 09/04/2023 com o Cardeal Orani João Tempesta



Canal do Youtube: WebTV Redentor

Publicado em 6 de abr. de 2023

Domingo da Páscoa do Senhor

Evangelho (Jo 20,1-9)

1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo.
2Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”.
3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou.
6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte.
8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou.
9De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Homilia Diária | Qual é a chave de leitura de toda a Bíblia? (Quarta-feira da Oitava da Páscoa) - Padre Paulo Ricardo



Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 11 de abr. de 2023

Ao encontrar-se hoje com os discípulos de Emaús, cuja fé foi sepultada no último Sábado Santo, Jesus começa a explicar-lhes que a sua Paixão, Morte e Ressurreição já estavam claramente profetizadas nas Escrituras. Faltava-lhes ainda a inteligência necessária para sair da superfície da Palavra escrita de Deus e compreender, em sua profundidade, que todas e cada uma de suas passagens dizem respeito, direta ou indiretamente, à Palavra viva do Pai, ao Verbo feito carne para a redenção do homem. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 12 de abril, e continue celebrando conosco a Páscoa vitoriosa de Nosso Senhor!

Homilia Diária | A Ressurreição aconteceu na história! (Terça-feira da Oitava da Páscoa) - Padre Paulo Ricardo



Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 10 de abr. de 2023

Crer na Ressurreição de Cristo é, antes de mais nada, professar a sua veracidade histórica. Não se trata, pois, de um faz de contas nem de um evento de caráter meramente “simbólico”, mas de um fato real, atestado pelo sepulcro vazio e pelo testemunho de centenas de pessoas, entre elas os Apóstolos e as santas mulheres, que viram no corpo glorioso de Jesus as mesmas chagas que Ele, para nos levar deste mundo temporal e passageiro ao outro, eterno e imutável, dignou-se receber na última Sexta-feira Santa. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 11 de abril, e participe das alegrias desta Oitava de Páscoa!

Homilia Diária | Como viver o Tempo Pascal? (Segunda-feira da Oitava da Páscoa) - Padre Paulo Ricardo



Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 9 de abr. de 2023

A Páscoa do Senhor é uma “passagem e diz respeito, portanto, a duas realidades, inseparáveis uma da outra: Cruz e Ressurreição. Nosso Senhor só ressuscitou, de fato, porque morreu, só entrou em sua glória porque sofreu, só assumiu um corpo impassível depois que “padeceu sob Pôncio Pilatos”. Não podemos dividir o mistério pascal, sob o risco de nos tornarmos hereges, no sentido próprio da palavra, escolhendo da doutrina católica e integral, comodamente, apenas a parte que mais nos apetece. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira da Oitava da Páscoa, dia 10 de abril, e aprenda a reconhecer, no corpo glorioso do Salvador, as chagas pelas quais fomos curados!

Homilia | A Ressurreição de Cristo ressuscita nossa fé (Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor) - Padre Paulo Ricardo



Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em  8 de abr. de 2023

Quando a pedra do túmulo rolou, foi sepultada com Cristo a fé de toda a humanidade, exceto a de Maria. Até mesmo aqueles que permaneceram fiéis ao pé da Cruz, como São João Evangelista e Maria Madalena, acabaram esmorecendo diante do sepulcro de Nosso Senhor. Porém, três dias depois, diante do mesmo sepulcro, agora vazio, ambos têm reacesa em seus corações a chama da fé, que transformou por completo as suas vidas. Também nós hoje, se estivermos abertos à graça de Deus, podemos ter nossa fé ressuscitada por Aquele que, vencendo a morte, libertou-nos da escravidão do maligno. Assista à homilia dominical do Padre Paulo Ricardo e medite sobre o sublime mistério da Ressurreição do Senhor.

Homilia Diária | O dia em que a Igreja foi reduzida a uma pessoa (Sábado Santo) - Padre Paulo Ricardo



Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 7 de abr. de 2023

O silêncio que a Igreja impõe hoje à liturgia é uma maneira de comemorar o grande silêncio vivido pela criação quando o corpo de Cristo, autor da vida, foi depositado há dois mil anos numa triste sepultura. Este silêncio fúnebre, no entanto, é delicadamente rompido pela esperança do único coração em que ainda ardia a chama da fé, o Coração de Maria. Hoje, reduz-se a ela a Igreja toda, pois foi ela a única, entre todos os discípulos, que acreditava que o Senhor triunfaria da morte, como Ele mesmo prenunciara. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para este Sábado Santo, dia 8 de abril, e se prepare conosco para a Vigília Pascal.

Homilia Diária | Cruz, uma loucura de amor por mim (Sexta-feira da Semana Santa) - Padre Paulo Ricardo



Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em  6 de abr. de 2023

O amor que Cristo manifesta hoje através de sua Paixão e Morte de Cruz não é um amor “genérico”, dirigido a uma multidão impessoal e sem rosto. A caridade de Cristo, cuja alma santíssima viu ao Pai e a cada um dos homens desde sua concepção virginal no seio de Maria, se estende a todo ser humano como a algo único, objeto de particular dileção. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta Sexta-feira Santa, dia 7 de abril, e reflita conosco sobre a loucura deste divino Amor, que se imolou por mim e por ti como se fossemos os únicos a ser redimidos e resgatados do poder da morte.

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 24,13-35 - 12/04/2023


Deixe-se envolver pela Palavra de Deus

“‘Como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram! Será que o Cristo não devia sofrer tudo isso para entrar na sua glória?’ E, começando por Moisés e passando pelos Profetas, explicava aos discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele. Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez de conta que ia mais adiante. Eles, porém, insistiram com Jesus, dizendo: ‘Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!’ Jesus entrou para ficar com eles. Quando se sentou à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuía. Nisso os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus. Jesus, porém, desapareceu da frente deles. Então um disse ao outro: ‘Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho, e nos explicava as Escrituras?’”. (Lucas 24,25-32)



A liturgia de hoje nos relata a aparição de Jesus ressuscitado a dois discípulos de um povoado, chamado Emaús. Os dois estavam desapontados, entristecidos com tudo que havia acontecido; em seus corações restavam apenas a amargura pelos sonhos desfeitos, a esperança foi crucificada. Vai dizer eles: “Nós esperávamos que Ele fosse libertar Israel, mas, apesar de tudo isso, já faz três dias que todas essas coisas aconteceram!”.

A Palavra de Deus tem o poder de nos devolver a alegria e a esperança em saber que Jesus está vivo

E enquanto caminhavam de volta, desapontados, entristecidos, conversando sobre aquelas coisas que haviam acontecido em Jerusalém, eis que o próprio Jesus se coloca no meio deles. E mesmo tendo ouvido dizer que o túmulo estava vazio, a tristeza e o desapontamento foram tão grandes, que eles não foram capazes de reconhecer que Jesus caminhava ao lado deles.
Meus irmãos, a decepção e a tristeza causadas, às vezes, pelas expectativas que nós criamos nos tornam pessoas lentas na fé; lentos e insensíveis de coração para acreditar.
Jesus está vivo e Ele caminha do nosso lado. E o mesmo Jesus que explicou as Escrituras aos discípulos no caminho de Emaús, agora nos fala por meio do Seu Evangelho. O que precisamos é deixar nos envolver por Sua Palavra.
Porque a Palavra de Deus tem o poder de fazer arder os corações mais frios e incrédulos. A Palavra de Deus tem o poder de nos devolver a alegria e a esperança em saber que Jesus está vivo e caminha ao nosso lado. Por isso, deixemo-nos envolver pela Palavra de Deus, Ele está conosco, Jesus caminha ao nosso lado. Os discípulos disseram: “Não ardia o nosso coração enquanto Ele falava conosco?”; e, ao partir o pão, eles reconheceram que era Jesus vivo.
Jesus está presente na Sua Palavra e na Eucaristia. Busquemos com ardor, deixemo-nos envolver por Sua Palavra e amemos a Jesus que se encontra presente na Eucaristia.
Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Jo 20,11-18 - 11/04/2023


Nunca desista de buscar o Senhor

“Os anjos perguntaram: ‘Mulher, por que choras?’ Ela respondeu: ‘Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram’. Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. Jesus perguntou-lhe: ‘Mulher, por que choras? A quem procuras?’ Pensando que era o jardineiro, Maria disse: ‘Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar’. Então, Jesus disse: ‘Maria!’ Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: ‘Rabuni’ (que quer dizer: Mestre)” (João 20,13-16).



A liturgia de hoje nos coloca diante do testemunho de uma mulher que muito amou Jesus Cristo. Ela muito amou a Jesus porque, primeiramente, foi muito amada por Ele. E foi justamente esse grande amor que a fez superar os seus medos e ir até o túmulo de Jesus.
O amor a fez ter forças para permanecer diante da cruz. O Evangelho testemunha que ela estava diante de Jesus crucificado; e foi o amor que a fez sair de madrugada para ir novamente até o túmulo de Jesus, numa tentativa de amenizar os seus sofrimentos pela ausência d’Aquele que ela muito amou.

Maria Madalena é para nós esse exemplo de alguém que não desistiu de buscar o Senhor

Quem verdadeiramente ama sente falta, sofre com a ausência, com a perda, e sempre vai procurar algum modo de diminuir essa distância, de diminuir essa dor. Maria Madalena, depois de viver a experiência de ser amada, compreendeu que o verdadeiro temor de Deus é o medo de perdê-Lo: “Levaram o meu Senhor e não sei onde O colocaram”.
Meus queridos, sem Jesus nós não podemos ficar bem, sem Jesus não estamos bem. Maria Madalena é para nós esse exemplo de alguém que não desistiu de buscar o Senhor, não desistiu de querer a Sua presença. Ainda que, em meio às lágrimas de sofrimento por tudo que ela testemunhou na Sexta-feira da Paixão, ela vai em busca do seu Amado. E, graças à sua incansável busca, ela teve como recompensa o seu amor fiel, reconhecer o Senhor que a chamou dizendo o seu nome de uma maneira única.
Aqueles que não desanimam de buscar o Senhor, ainda que tudo pareça perdido, terão como recompensa contemplar a beleza do Ressuscitado, terão a graça de serem consolados ao ouvirem o seu nome pronunciado por essa voz inconfundível de Jesus.
Um dia, Jesus também — assim como chamou Maria e ela reconheceu que era Jesus —, dirá o seu nome, se você não desistir de buscá-Lo em meio às lágrimas, em meio a dor. Busque a Jesus. Ele está vivo, Ele recompensará o seu amor fiel.
Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.