terça-feira, 19 de novembro de 2013

LITURGIA DIÁRIA 20/11/2013


Tema do Dia

Senhor, aqui estão as cem moedas que guardei.

Ontem vimos o martírio de Eleazar, que preferiu a morte gloriosa a uma vida em desonra – traindo Javé e abandonando a Lei de Moisés. Hoje, o martírio dos sete irmãos, assistidos pela mãe que os encorajava, incentivando-os à perseverarem na fé.

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda
e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame
 e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por
 todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores
se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos
a vida eterna. Amém.

Verde. 4ª-feira da 33ª Semana Tempo Comum


Primeira Leitura (2Mc 7,1.20-31)
33º Semana Comum
Quarta-feira 20/11/13

Leitura do Segundo Livro dos Macabeus.

Naqueles dias, 1aconteceu que foram presos sete irmãos, com sua mãe, aos quais o rei, por meio de golpes de chicote e de nervos de boi, quis obrigar a comer carne de porco, que lhes era proibida. 20Mas especialmente admirável e digna de abençoada memória foi a mãe, que, num só dia, viu morrer sete filhos, e tudo suportou valorosamente por causa da esperança que depositou no Senhor. 21Cheia de nobres sentimentos, ela exortava a cada um na língua de seus pais e, revestindo de coragem varonil sua alma de mulher, dizia-lhes: 22“Não sei como aparecestes em minhas entranhas: não fui eu quem vos deu o espírito e a vida nem fui eu quem organizou os elementos dos vossos corpos.
23Por isso, o Criador do mundo, que formou o homem na sua origem e preside à geração de todas as coisas, ele mesmo, na sua misericórdia, vos dará de novo o espírito e a vida, pois agora vos desprezais a vós mesmos, por amor às suas leis”.24Antíoco julgou que ela o desprezasse e suspeitou que o estivesse insultando. Como o mais novo dos irmãos ainda estivesse vivo, o rei tentava persuadi-lo. E não só com palavras, mas também com juramento, prometeu fazê-lo rico e feliz, além de torná-lo seu amigo e confiar-lhe altas funções, contanto que abandonasse as leis de seus antepassados.
25Vendo que o jovem não lhe prestava nenhuma atenção, o rei chamou a mãe e exortou-a a dar conselhos ao rapaz, para que salvasse a sua vida. 26Como ele insistisse com muitas palavras, ela concordou em persuadir o filho. 27Inclinou-se então para ele e, zombando do cruel tirano, assim falou na língua de seus pais: “Filho, tem compaixão de mim, que te trouxe nove meses em meu seio e por três anos te amamentei; que te criei e eduquei até a idade que tens, sempre cuidando do teu sustento. 28Eu te peço, meu filho: contempla o céu e a terra e observa tudo o que neles existe. Reconhece que não foi de coisas existentes que Deus os fez, e que também o gênero humano surgiu da mesma forma. 29Não tenhas medo desse carrasco. Pelo contrário, sê digno de teus irmãos e aceita a morte, a fim de que eu torne a receber-te com eles no tempo da misericórdia”.
30Mal tinha ela acabado de falar, o jovem declarou: “Que esperais? Não obedecerei às ordens do rei, mas aos mandamentos da Lei dada aos nossos pais por Moisés.31E tu, que inventaste toda espécie de maldades contra os hebreus, não escaparás às mãos de Deus”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Responsório (Sl 16)
33º Semana Comum
Quarta-feira 20/11/13

— Ao despertar me saciará vossa presença, ó Senhor!
— Ao despertar me saciará vossa presença, ó Senhor!

— Ó Senhor, ouvi a minha justa causa, escutai-me e atendei o meu clamor! Inclinai o vosso ouvido à minha prece, pois não existe falsidade nos meus lábios!
— Os meus passos eu firmei na vossa estrada, e por isso os meus pés não vacilaram. Eu vos chamo, ó meu Deus, porque me ouvis, inclinai o vosso ouvido e escutai-me!
— Protegei-me qual dos olhos a pupila e guardai-me, à proteção de vossas asas. Mas eu verei, justificado, a vossa face e ao despertar me saciará vossa presença.


Evangelho (Lc 19,11-28)
33º Semana Comum
Quarta-feira 20/11/13


Fidelidade criativa à Palavra


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 11Jesus acrescentou uma parábola, porque estava perto de Jerusalém e eles pensavam que o Reino de Deus ia chegar logo. 12Então Jesus disse:
“Um homem nobre partiu para um país distante, a fim de ser coroado rei e depois voltar. 13Chamou então dez dos seus empregados, entregou cem moedas de prata a cada um e disse: ‘Procurai negociar até que eu volte’.
14Seus concidadãos, porém, o odiavam, e enviaram uma embaixada atrás dele, dizendo: ‘Nós não queremos que esse homem reine sobre nós’. 15Mas o homem foi coroado rei e voltou. Mandou chamar os empregados, aos quais havia dado o dinheiro, a fim de saber quanto cada um havia lucrado. 16O primeiro chegou e disse: ‘Senhor, as cem moedas renderam dez vezes mais’. 17O homem disse: ‘Muito bem, servo bom. Como foste fiel em coisas pequenas, recebe o governo de dez cidades’.
18O segundo chegou e disse: ‘Senhor, as cem moedas renderam cinco vezes mais’.19O homem disse também a este: ‘Recebe tu também o governo de cinco cidades’.20Chegou o outro empregado e disse: ‘Senhor, aqui estão as tuas cem moedas que guardei num lenço, 21pois eu tinha medo de ti, porque és um homem severo. Recebes o que não deste e colhes o que não semeaste’. 22O homem disse: ‘Servo mau, eu te julgo pela tua própria boca. Tu sabias que eu sou um homem severo, que recebo o que não dei e colho o que não semeei. 23Então, por que tu não depositaste meu dinheiro no banco? Ao chegar, eu o retiraria com juros’. 24Depois disse aos que estavam aí presentes: ‘Tirai dele as cem moedas e dai-as àquele que tem mil’. 25Os presentes disseram: ‘Senhor, esse já tem mil moedas!’ 26Ele respondeu: ‘Eu vos digo: a todo aquele que já possui, será dado mais ainda; mas àquele que nada tem, será tirado até mesmo o que tem. 27E quanto a esses inimigos, que não queriam que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e matai-os na minha frente’”. 28Jesus caminhava à frente dos discípulos, subindo para Jerusalém.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações
que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los  em prática.
Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedeis todos por mim. Amém

BOM DIA. SABE AQUELE DIA LINDO, CHEIO DE COISAS BOAS? POIS É; É ESTE DIA QUE VIM TE DESEJAR!

QUE A ESPERANÇA NUNCA O ABANDONE. QUE A FÉ SEJA SUA COMPANHEIRA CONSTANTE. QUE O AMOR FAÇA PARTE DO SEU DIA-A-DIA. "QUE VOCÊ TENHA UMA BELÍSSIMA QUARTA-FEIRA!" DEUS TE ABENÇOE!!!

AS LIÇÕES DOS GANSOS SELVAGENS


Os gansos selvagens viajam muitos quilômetros durante o ano, conforme a necessidade de suas vidas. Os estudiosos descobriram porque eles voam em formação “V”; isso tem vários motivos. À medida que cada um bate suas asas, cria uma sustentação para o ganso de trás. Assim, voando em formação "V", o grupo inteiro consegue voar pelo menos 71% a mais do que se cada ganso voasse isoladamente. Eles gastam menos energia, pois diminui a resistência do ar no corpo do que vem atrás.
Sempre que um ganso sai da formação, ele logo sente a resistência do ar e retorna depressa à formação “V”. Quando o ganso líder se cansa, ele reveza com o seguinte, indo para a traseira do "V". Os gansos de trás grasnam para encorajar os da frente a manterem o ritmo e a velocidade. Quando um ganso adoece ou se fere e deixa o grupo, dois outros gansos saem da formação e o seguem, para o ajudar e proteger, até a solução do problema, e então reiniciam a jornada somente os três ou juntando-se à outra formação, até encontrar o seu grupo original.

Quantas lições Deus nos dá por meio da natureza desses gansos! 

1 - A solidariedade nas dificuldades faz com que tudo fique mais fácil e a solução mais rápida. 

2 - Estar ao lado dos colegas nas horas difíceis. 

3 - Compartilhar uma direção comum e cultivar o senso de equipe para chegar à meta mais depressa e facilmente, apoiando-se na confiança mútua.

4 - Descobrir a força, poder e segurança que existe em um grupo, com quem realizamos uma obra. A necessidade de estar junto com aqueles que trabalham conosco, dando e aceitando ajuda, sem orgulho, prepotência e arrogância. 

5 - Descobrir a importância do revezamento na liderança, de modo sincero e desinteressado, quando se faz um trabalho difícil. Nós também, como os gansos, dependemos uns dos outros. Todos precisamos ser animados com apoio e encorajamento, e fazer com que o nosso comentário seja encorajador para a equipe, a fim de melhorar o desempenho do grupo. Isso tudo e muito mais!

(Do livro SABEDORIA EM PARÁBOLAS, Ed. Cléofas – www.cleofas.com.br – 12- 31526566)

COMPARTILHADO NO FACEBOOK PELO:

Rosário de São Miguel ou Terço dos Anjos São Miguel, defendei-nos no combate!

ORAÇÃO AO ARCANJO SÃO MIGUEL


Dia da semana: Terça-feira - Dedicado aos: Santos - Anjos -O auxílio dos Santos Anjos.




O auxílio dos Santos Anjos.
A Igreja confessa a sua fé nos Anjos da guarda

O Papa Bento XVI disse que: “Eliminaríamos uma parte do Evangelho se deixássemos fora esses seres enviados por Deus, que anunciaram sua presença entre nós e que são um sinal dela”. E pediu a intercessão dos anjos “para que nos sustenham no empenho de seguir Jesus até nos identificarmos com Ele” (Zenit.org, março 2009).

BOA TARDE - “Mandou aos seus anjos que te guardem em todos os teus caminhos. Eles te levarão nas suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra.” (Sl 90/91,11-12)


“Mandou aos seus anjos que te guardem em todos os teus caminhos. Eles te levarão nas suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra.”
(Sl 90/91,11-12)

“Todo aquele que se declarar por Mim diante dos homens, também o Filho do Homem se declarará por ele diante dos anjos de Deus. Aquele, porém, que Me tiver negado diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus
(Lc 12,8-9; cf. A.p 3,5)

TERÇOS – VÍDEOS

TERÇO DA DIVINA PROVIDÊNCIA
 

TERÇO DE CURA E LIBERTAÇÃO
 

TERÇO DA FÉ
 

TERÇO DO ESPÍRITO SANTO
 

TERÇO DA LIBERTAÇÃO CANTADO - JOÃO GREGÓRIO

LITURGIA DAS HORAS

Clique no ícone abaixo
para acesso à Hora Canônica

Mensagens diárias prá vc

Terço - Mistérios Dolorosos - Terça-feira e Sexta-Feira.


Terço do Rosário: Mistérios Dolorosos




São Odon - 19 de novembro

São Odon se fez muito conhecido e querido por todos por ser o superior do mais célebre monastério de seu tempo, o de Cluny, e porque teve sob sua direção mais de mil monges em diversos conventos.

São Ponciano - 19 de novembro

São Ponciano, Papa e Mártir

Pontificado 230 - c.235

Comem. Litúrgica: 19 de novembro.



São Ponciano, era natural de Roma. Seu predecessor,  Santo Urbano I,  havia sofrido constantes perseguições, movidas  pelo prefeito de Roma, sob o império de Alexandre Severo. Apesar do imperador apresentar certa compassividade com os cristãos,  a  guerra era fomentada pelos  principais  inimigos da Igreja, ou seja,  pagãos idólatras e muitos  magistrados que eram inimigos terríveis do cristianismo. Foi por esta influência  que uma grande  quantidade de fiéis tombou morta, inclusive,  o próprio Santo Urbano.

TERÇO DA MISERICÓRDIA - VÍDEOS






"Quando rezarem este Terço junto aos agonizantes, Eu me colocarei entre o Pai e a alma agonizante, não como justo Juiz, mas como Salvador misericordioso".

JESUS, EU CONFIO EM VÓS!!!

Santa Matilde de Hackeborn - 19 de Novembro

Santa Matilde de Hackeborn
monja beneditina
(1241-1299)

Matilde ou Mechtilde — proveniente de uma família principesca, aparentada com a poderosa casa dos Hohenstaufen — teve desde a meninice o desejo de seguir as pegadas da irmã mais velha, Gertrudes, abadessa do mosteiro beneditino de Roderdorf, depois do de Helfta.
Aos 7 anos, pois, a menina foi confiada à irmã para que cuidasse de sua educação. Um bom aprendizado, visto que aos 14 anos Matilde foi admitida entre as noviças, das quais dentro de alguns anos se tornaria a mestra — um encargo confiado a religiosas de comprovada virtude.

Outros Santos e beatos - 19 de Novembro

Santo Abdias - profeta (século IX a.C.)Abdias (o seu nome significa “servo do Senhor”) é autor de um breve livro da Bíblia, composto só de 21 versículos, “profeta pequeno pelo número de versículos, não de idéias”, diz dele são Jerônimo. O profeta proferiu duas ameaças contra os descendentes de Esaú, os edomitas, que se aproveitaram da deportação dos israelitas para apossar-se de seus bens. Depois anuncia a restauração de Jerusalém, destinada a acolher o Messias: “A casa de Jacó será de fogo e a casa de Esaú será de palha...”

São Rafael de São José - 19 de Novembro

São Rafael de São José 
"José Kalinowski"
1835-1907
Nascido no dia 1o de setembro de 1835, em Vilna, capital da Lituânia, São Rafael de São José era filho do casal André e Josefina, ambos de famílias nobres. Foi batizado com o nome de José e educado pelos pais dentro da religião cristã. Aos oito anos, ingressou no Instituto para os Nobres, da sua cidade natal, onde seu pai era professor e diretor.

São Roque González e companheiros mártires - 19 de Novembro





Com alegria celebramos a santidade destes Jesuítas que deram a vida pela fé, amor e esperança em Jesus Cristo, são eles: Roque González e seus companheiros Afonso Rodríguez e João del Castillo.
Roque González nasceu em Assunção do Paraguai, em 1576, e estudou com os Padres Jesuítas, que muito ajudaram-no a desenvolver seus dotes humanos e espirituais.

Oração do Angelus - Padre Antonello - VÍDEO